Marcas de Maxiscooters => Kymco => Tópico iniciado por: Afonso em 13 de Julho de 2014, 13:28

Título: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 13 de Julho de 2014, 13:28
Pessoal!

Ontem fiz um upgrade a minha DT 125i.

Já tinha montado o variador e a correia Malossi, há cerca de um mês, e ontem foi a vez de montar um escape LeoVince Granturismo, um filtro de ar BMC e uma vela NGK de irídio. Contas feitas, gastei 550€.
Noto uma diferença enorme no desempenho da moto. A velocidade de ponta subiu para os 137 km/h, agora puxa nas subidas e já sinto alguma tranquilidade a fazer ultrapassagens, mas ainda não sei se a relação custo/benefício compensa, já que estas são as primeiras impressões. Espero esclarecer este ponto nos próximos km.

Abraço e boas curvas
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Sapiens21 em 13 de Julho de 2014, 14:51
O custo desses upgrades na tua Kymco foi de facto um pouco elevado, mas só o escape deve representar cerca de 70% do valor investido.

Mas, apesar do valor dispendido, se passaste a gostar ainda mais do desempenho da máquina e se o que pretendes é continuar nas 125cc, então por não???!!!  _pol_

Boas voltas nessa rápida 125cc, companheiro.  scooter_
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 13 de Julho de 2014, 19:50
Companheiro!

Na verdade, o escape LeoVince Granturismo representou 60% do investimento.
Apesar da minha DT estar com praticamente 60.000 km, não penso trocar de maxy nos próximos meses, por isso resolvi investir.
Com referi, as primeiras impressões são bastante positivas, mas espero conseguir fazer um feedback mais pormenorizado depois dos primeiros 1000 km, com este upgrade.

Abraço e boas curvas
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: nunorcduarte em 15 de Julho de 2014, 12:20
Olá Afonso,

Vou acompanhar muito de perto o teu feedback pois também tenho um DT 125 com variador malossi e filtro de ar BMC e tenho alguma curiosidade em saber como se comporta a mota com o dito escape.

Foste tu que o montaste ou levaste a algum lado? Qual o feedback a nível de consumos?

grande abraço,
Nuno Duarte
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Marco46 em 15 de Julho de 2014, 13:45


entao agora para completares o upgrade da forma correcta, falta ainda um cilindro, carretos de mudanças, molas para embraiagem e ai sim fica um upgrade todo pujante!


saudações

 _convivio_
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: _AXE_ em 15 de Julho de 2014, 17:05

entao agora para completares o upgrade da forma correcta, falta ainda um cilindro, carretos de mudanças, molas para embraiagem e ai sim fica um upgrade todo pujante!


saudações

 _convivio_

Mas ainda não existe no mercado............nem carretos de mudanças, nem cilindros  _Rolley_

Já existe aumento de Power com evotech's entre outros ...... mas somente isso  _corado_

Boas curvas
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 16 de Julho de 2014, 21:24
Olá Afonso,

Vou acompanhar muito de perto o teu feedback pois também tenho um DT 125 com variador malossi e filtro de ar BMC e tenho alguma curiosidade em saber como se comporta a mota com o dito escape.

Foste tu que o montaste ou levaste a algum lado? Qual o feedback a nível de consumos?

grande abraço,
Nuno Duarte

Companheiro!

É verdade! o escape foi montado na garagem cá de casa, sem qualquer stress.

Abraço e boas curvas
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 16 de Julho de 2014, 21:28
Companheiros!

Gostava de ouvir a vossa opinião relativamente a este facto:

- o trabalhar da moto ao relanti parece-me que ficou ligeiramente irregular. Está algum tempo com o mesmo trabalhar, depois noto uma ligeira diferença, muito rápida, depois volta a ficar regular durante algum tempo, e assim sucessivamente.

Agradeço desde já as vossas opiniões.

Abraço e boas curvas
Título: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: pedrompmartins em 17 de Julho de 2014, 00:07
boas eu tenho um akrapovic na minha, e o relanti sempre ficou normal... a tua ficou iregular quando montaste o escape?
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Saboga em 17 de Julho de 2014, 09:26
Afonso,
Viva!

Quando referes irregular queres dizer que há alteração nas rpm? Ao ralenti ela deve estar entre as 1.800/2.000.
Ou o irregular que referes é mais uma espécie de "bater"?
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 17 de Julho de 2014, 11:28
Afonso,
Viva!

Quando referes irregular queres dizer que há alteração nas rpm? Ao ralenti ela deve estar entre as 1.800/2.000.
Ou o irregular que referes é mais uma espécie de "bater"?

Companheiro Saboga!

Nada de bater. Parece-me mais que a moto nao queima a gasolina naquele momento.
Parece que faz um muito pequeno rater, naquele momento.
O que é que achas?

Abraço e boas curvas
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Saboga em 17 de Julho de 2014, 11:40
Afonso,
Pode ser tanta coisa.... Filtro, o escape com alguma má montagem, o próprio ralenti a necessitar de ser afinado.
O filtro que compraste é para a 125, ou para a 300? Se for para a 125 poderá não ter débito de ar suficiente.

Julgo que a mota do HF andou com um comportamento semelhante.

Apesar dos rateres que referes, não existe oscilação nas rpm aos ralenti?

Eu levaria a uma oficina para ligarem à máquina e ver se os parametros estão todos correctos.
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 17 de Julho de 2014, 12:03
O filtro de ar que comprei é o bmc para a DT 300i.
Se bem me lembro a moto só fez isto depois de mudar a vela. Com a vela de origem nao fazia.
A vela que montei foi uma NGK de irídio, mas o indice de temperatura é o 8 em vez de o 7, como a de origem.
Nomeadamente, ela deu-me o erro 16, sensor de temperatura, que nao sei se tera algo a ver com isto. Depois de limpar o sensor do escape ela deixou de dar esse erro.
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Saboga em 17 de Julho de 2014, 13:23
Esse erro acontece, também já passei pelo mesmo e bastou spray de limpeza na ficha do sensor.
Relativamente ao teu relato, pode de facto ser a vela, não consegues colocar outra para testar?
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: pedrompmartins em 17 de Julho de 2014, 13:57
Concordo com o saboga, podes ter danificado a sonda dos gazes, ai ela estar a dar outra leitura... E tenho uma vela igual que a que metes-te e sempre funcionou bem.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 17 de Julho de 2014, 14:26
Vou colocar a vela de origem e verificar. Depois faco o feedback.
Mas quero referir que a moto trabalha perfeitamente e que as performances sao mesmos muito boas.
Esta situacao podera ser uma afinacao de valvulas, ja que agora a entrada de ar é bem maior do que a original.

Relativamente ao erro 16, foi ultrapassado apenas com uma limpeza do sensor.
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Saboga em 17 de Julho de 2014, 14:47
Sim, também pode estar a necessítar de afinar válvulas, quando foi a última vez que foram afinadas?

De qualquer forma, como o erro fica em memória, se conseguires, passa numa oficina para te ligaram e mota à máquina e limparem esse registo.
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 17 de Julho de 2014, 14:56
Nao tinha conhecimento de que ficava na memoria. A verdade e que depois de fazer o teste ja nao aparece o respetivo erro.
Ja foram afinadas ha alguns mil km. Penso que nao sao afinadas desde os 30000 km. Ela ja esta perto dos 60000 km.
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Saboga em 17 de Julho de 2014, 15:00
Com 30.000km feitos é importante afinares as válvulas, até porque esse sintomo que descreves, como dizes, pode ser oriundo dai.

Sim, os erros ficam em memória, e convém limpar.
Já me aconteceu um erro intermitente que não ficou, mas todos os outros, mesmo depois de mecanicamente corrigidos, estavam registados.
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 17 de Julho de 2014, 18:33
Cheguei à pouco a casa e pus a moto a trabalhar.
Estive atento ao pontei das rotações de ao som do motor.

O ponteiro das rotações sobe até às 2200 rpm, quando ligo a moto, e desce depois para as 1800 rpm, mantendo-se regular nestas rpm, sem qualquer tipo de alteração.
Depois da temperatura subir dei-lhe umas aceleradelas e deixei-a novamente a trabalhar ao relanti. As rotações continuaram nos 1800 rpm sem oscilações.

Agora que estive mais atento, ao ponteiro das rotações e ao som, acho que a diferença esta no som dela a trabalhar. Mas penso que será normal já que com o escape de origem o som era bastante mais baixo e agora é muito mais alto.

Acho que os sintomas que falei poderão ter a ver: com o ser tudo novo e as peças estarem a acamar-se, ou da minha "cabeça", já que não estou habituado ao trabalhar da moto com o novo escape. Vou fazer mais km e fazer um feedback mais tarde.

Relativamente ao erro 16, "sensor de temperatura", vou passar na MotoReis para eles o eliminarem da memória, já que o mesmo não aparece no mostrador.

Agradeço as vossas opiniões.

Abraço e boas curvas
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 20 de Julho de 2014, 11:49
Pessoal!

Estive uns dias sem pegar na moto. Hoje, voltei a pô-la a trabalhar. Deixei-a a trabalhar ao ralenti, e hoje voltei a detetar umas pequenas variações de rpm. Afinal não era da minha cabeça. Voltou nomeadamente a dar o erro 16 (sensor de temperatura).
Tenho quase a certeza que este erro deve-se ao facto de ter colocado a vela. A verdade é que a vela de origem é uma CR7 e eu coloquei uma CR8. Ainda não tive oportunidade de voltar a meter a vela de origem, mas vou fazê-lo o mais rapidamente possível para perceber se resolve o problema ou não.

Alguma sugestão da vossa parte?

Abraço e boas curvas
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Saboga em 20 de Julho de 2014, 11:55
Além do que já referi, ligar a mota à máquina, trocar a vela vai dissipar essa dúvida.

Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 20 de Julho de 2014, 12:01
Entretanto deixei a trabalhar uma beca. Desliguei-a, voltei-a liga-la e ela além de já ter ultrapassado o erro também ultrapassou as variações das rpm.
Está visto que o bacano onde comprei a vela me enganou. Referi que a moto levava a CR7, mas ele disse que não vendia aquele modelo, e que levasse a CR8 porque a diferença era mínima e não iria notar qualquer diferença. Parece que não é bem assim.

Nota: a diferença entre a CR7 e a CR8 está no índice temperatura.

Possivelmente por esta razão ela está a dar-me o erro 16 (sensor de temperatura).
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: JPA em 20 de Julho de 2014, 12:47
Viva Afonso.

Quando tinha  a Kymco, coloquei a CR7E IX para substituir a CR7E original , e notava-se bem o arranque a frio com menos esforço, e sobretudo o ralenti muito certinho a quente.

Deves manter a mesma referência na vela no que concerne à temperatura.

Um abraço
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 20 de Julho de 2014, 15:22
Viva Afonso.

Quando tinha  a Kymco, coloquei a CR7E IX para substituir a CR7E original , e notava-se bem o arranque a frio com menos esforço, e sobretudo o ralenti muito certinho a quente.

Deves manter a mesma referência na vela no que concerne à temperatura.

Um abraço

Companheiro João!

Cometi esse erro, mas apenas porque não estava dentro do assunto. A loja a que me dirigi não tinha disponível a CR7E IX e o vendedor impingiu-me a CR8E IX, dizendo que a diferença era mínima e que não iria notar qualquer diferença.

A verdade é que notei uma diferença enorme, nomeadamente quando a moto está fria e a ponho a trabalhar. Primeiro porque dispara-me o erro 16 (sensor de temperatura, que é ultrapassado depois da moto estar quente) e segundo porque o trabalhar dela é tudo menos regular/linear.

Já coloquei a vela de origem. a CR7. Vou fazer alguns testes, para perceber se voltou tudo ao normal. Depois vou tentar arranjar uma vela CR7E IX.

Abraço e boas curvas
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: JPA em 21 de Julho de 2014, 10:08
Não sou capaz de relacionar a avaria 16 com a vela colocada, pois no meu entender são situações distintas.

Conforme citado no manual de oficina, o erro 16 = "Engine temperature sensor or electric circuit malfunction"

2 hipóteses a ter em conta cujos os passos de resolução e mais uma vez, conforme o manual são as seguintes:

1- verificar se  a ficha de ligação  do sensor está solto
2- verificar a ficha de ligação da centralina ( ECU) - pino partido
3 - verificar a resistência do sensor


Outro aspeto que podes fazer, para melhores diagnosticar a avaria, é o RESET dos códigos de erro, visto que mesmo que a avaria seja solucionada, a ECU memoriza e informa anteriores auto diagnósticos (self test)  com erro - no limite isto pode tornar-se num ciclo e causar alguma confusão.

Se não se resolver, tens mesmo que levar à máquina para analisarem o DTC.

Espero ter ajudado em mais alguma coisa.

Boa sorte Afonso.
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 22 de Julho de 2014, 20:29
Não sou capaz de relacionar a avaria 16 com a vela colocada, pois no meu entender são situações distintas.

Conforme citado no manual de oficina, o erro 16 = "Engine temperature sensor or electric circuit malfunction"

2 hipóteses a ter em conta cujos os passos de resolução e mais uma vez, conforme o manual são as seguintes:

1- verificar se  a ficha de ligação  do sensor está solto
2- verificar a ficha de ligação da centralina ( ECU) - pino partido
3 - verificar a resistência do sensor


Outro aspeto que podes fazer, para melhores diagnosticar a avaria, é o RESET dos códigos de erro, visto que mesmo que a avaria seja solucionada, a ECU memoriza e informa anteriores auto diagnósticos (self test)  com erro - no limite isto pode tornar-se num ciclo e causar alguma confusão.

Se não se resolver, tens mesmo que levar à máquina para analisarem o DTC.

Espero ter ajudado em mais alguma coisa.

Companheiro João!

Como poderei fazer o reset aos erros? Só ligando a moto à máquina, correto?
Troquei a vela, pela de origem, e a verdade é que o erro não voltou a aparecer e a moto voltou a trabalhar regularmente.
Consegues explicar-me o porque da diferença entre as velas, nomeadamente no índice de temperatura?
Isso não influenciará o temperatura do motor que por sua vez faz disparar o erro 16?
Agradeço as vossas sugestões.

Abraço e boas curvas

Boa sorte Afonso.
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Saboga em 28 de Julho de 2014, 15:43
Viva Afonso,
Novidades? Já está tudo ok? Confirma-se que o problema era da vela?

Abraço
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 07 de Agosto de 2014, 19:53
Companheiro Saboga!

Confirmei que o erro 16 se deveu à vela, já que após ter colocado novamente a vela de origem CR7, não voltou a dar o erro. Tinha colocado uma CR8eix em vez de uma CR7. Os valores 8 e 7 referem-se ao índice de temperatura. O erro 16 refere-se ao sensor de temperatura. Logo, penso que faz sentido a relação entre o índice de temperatura da vela e o erro do sensor de temperatura.
Relativamente ao trabalhar irregular, não é nada de extraordinário, mas nota-se uma irregularidade, de vez enquanto. Penso que isto deve-se à desafinação das válvulas.
Não podemos esquecer-nos de que neste momento, com o filtro de ar BMC, entra muito mais ar. Logo, é normal que as válvulas precisem de uma afinação.
De qualquer forma ainda não passei na oficina: 1.º para eliminar o tal erro que poderá ter ficado em memória e 2.º para afinar as válvulas.

Abraço e boas curvas
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Saboga em 07 de Agosto de 2014, 23:58
Ainda bem que a questão do erro está resolvida.

Abraço Afonso.
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: José Bairrada em 08 de Agosto de 2014, 17:40
Bolas, que só na nossa seleção  _pt_ é que o CR7 não resolve.  _martelada_ _martelada_  _lol_ _lol_ _lol_

Tens aí um máquina, para continuar a devorar kms, os relatos das tuas longas viagens na Downtown já deixam saudades.
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: twin-pt em 09 de Agosto de 2014, 10:44
Off-topic:

O CR7 até pode ser o melhor do mundo, mas se a equipa não acompanha... Ponham os olhos na Holandesa ou na campeã do mundo...

End off-topic.

Pois, convém passares por uma BOA oficina para ajustar e afinar o que for preciso! _pol_
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 10 de Agosto de 2014, 11:31
Companheiro Saboga!

Por descargo de consciência fiz a seguinte alteração: mantive o escape LeoVince Granturismo, mas retirei o filtro de ar BMC e voltei a colocar o de origem, no entanto a moto continuou com o trabalhar ligeiramente irregular.
Sinceramente não sei se o problema já existia antes de trocar o escape, ou se apareceu apenas agora com a troca do escape. A verdade é que este escape amplia em muito o trabalhar da moto e só agora me apercebi disso.

De qualquer forma, penso que não restam dúvidas. Terei de fazer uma afinação às válvulas para que as coisas resultem em pleno; escape LeoVince Grandturismo, filtro de ar BMC, e vela NGK CR7iex. As válvulas de minha moto não são ajustadas desde os 30.000 km's e ela está com praticamente 60.000 km's.
Vou tratar disso na próxima revisão.

Abraço e boas curvas
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 09 de Setembro de 2014, 20:22
Olá Pessoal!

Aqui ficam as novidades relativamente à minha DT com upgrade.
Levei a DT finalmente ao mecânico. Lá arranjei T€€€mpo para tal.

Relativamente ao erro 16: realmente nada tinha a ver com a vela, nem com o índice de temperatura da mesma, mas apenas com limpeza do sensor de temperatura.
E perguntam vocês: Que grande coincidência o erro 16 ter dado depois de teres trocado o escape!!! O que terá acontecido???

Pois é: o "sapateiro" que montou o escape (eu), esqueceu-se de meter a anilha metálica, do antigo no novo, fazendo com que escape ficasse com fuga à saída do coletor.

Relativamente ao trabalhar irregular ao ralenti: está explicado em epígrafe, ou é necessário bater uma "beca" mais no "seguinho sapateiro" e dizer que o trabalhar irregular se devia também à fuga na saída do coletor!?!?

Entretanto, antes de a levar ao mecânico, apareceu também o erro 15. Já tinham ouvido falar neste?
Este deve-se ao facto de a moto ter ultrapassado os valores programados na centralina (velocidade/rpm), e quanto a este erro nada há a fazer (pelo menos foi o que o mecânico disse), já que não dá para reprogramar a centralina.

Espero ter sido elucidativo.

Abraço e boas curvas

PS - Ver se vou testar a minha DT com upgrade, à grande no próximo fim de semana. Alguém se quer juntar?
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: marb em 09 de Setembro de 2014, 22:12
Vê lá como testas para não aparecer novamente o erro 15  _lol_
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 11 de Setembro de 2014, 19:47
Pessoal!

Hoje fui dar uma volta para testar a DT.
Não há dúvida que com este upgrade sente-se mais "power", mas nem tudo são rosas.

A rotações altas, a moto, tem um desempenho fenomenal. A questão está em quando desço para rotações mais baixas, depois de lhe ter dado um apertão.

Acabei agora de fazer uma voltinha saloia. Sai de casa e fui até a Venda do Pinheiro, pela nacional, nas calmas. Aqui, entrei na autoestrada em direção a Loures. Em autoestrada apertei bem com ela. O ponteiro da DT quase tocou nos 140 km/h, na descida entre Cabeço de Montachique e Loures. Voltei para casa pela nacional, de Loures para o Vale de São Gião. A subida foi feita a cerca de 90 km/h, sempre que possível, mas com algumas variações de velocidade por causa das ultrapassagens. Desacelerações, e acelerações a fundo. Na descida entre o Cabeço de Montachique e o Vale de São Gião deixei-a vir ao ralenti, para ouvir o trabalhar dela, e eis quando ela começa a mandar uns rateres (vai lá vai!!!).

Em resumo: Fazer alterações neste tipo de motos é complicado. Isto porque há sempre qualquer coisa que não fica tão bem. Não nos podemos esquecer que este tipo de motos não permiti a reprogramação da centralina, logo há algo que vai ficar desafinado. Na verdade o motor está a "chupar" mais gasolina do que aquela que consegue queimar.

Vou continuar a fazer km's com o upgrade e a deixar-vos alguns testemunhos.

Abraço e boas curvas
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Rodrigues em 11 de Setembro de 2014, 20:51
Como não permite a reprogramação da centralina?
Tenho uma máquina de diagnóstico que também dá para a DT, é só fazer reset, apagar o erro que ela reprograma-se por si própria nas novas condições que lhe foram impostas pelo upgrade.

Enviado do meu D2303 através de Tapatalk

Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 12 de Setembro de 2014, 07:22
Companheiro!

Sim, existe uma máquina de diagnóstico que elimina os erros, mas não aceita novas configurações.

Abraço e boas curvas
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Rodrigues em 14 de Setembro de 2014, 09:01
Companheiro!

Sim, existe uma máquina de diagnóstico que elimina os erros, mas não aceita novas configurações.

Abraço e boas curvas
Não existe uma, mas sim várias e com programas diferentes.

Não permite configurações porque o CDI configura-se por si próprio.

Se por exemplo trocares o filtro de ar o sensor de entrada de ar lê o novo fluxo e o CDI regula a injecção, se colocares 98 a sonda lambda emite ordem para o CDI e assim sucessivamente.

Os sensores ( 13 no caso da SYM Gts) é que informam o sistema, o CDI é apenas o controlador de bordo.

Poderá ocasionalmente um sensor ficar limitado não aceitando a configuração do CDI e então aí sim não é possível a reconfiguração enquanto não se trocar o sensor.

Se por acaso houver um erro enquanto não se fizer reset e trocar o sensor que originou o erro, o CDI vai assumir a configuração anterior não aceitando outra.

É quase o mesmo que se passa com um programa instalado num PC, só funciona correctamente depois de reiniciar.

Sei que muitos mecânicos ainda não estão à vontade a trabalhar com a máquina, limitam-se a fazer reset e pouco mais.

Abraço

Enviado do meu D2303 através de Tapatalk
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 14 de Setembro de 2014, 09:54
Comoanheiro!

Desconhecia que a repreogramação da ctralina funciona dessa maneira.
A verdade é que depois de voltar a dar um apertão na DT os alarmes voltaram todos a desparar novamente, nomeadamemte o erro 16 e o 13.
Podes dizer uma oficina onde o mecânico se sinta à vontade para trabalhar na centralina da minha DT.
É que pelo que estou a ver, paguei e fiquei mal servido.

Agradeço desde já toda a tua atenção.

Abraço e boas curvas
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Rodrigues em 14 de Setembro de 2014, 19:08
Comoanheiro!

Desconhecia que a repreogramação da ctralina funciona dessa maneira.
A verdade é que depois de voltar a dar um apertão na DT os alarmes voltaram todos a desparar novamente, nomeadamemte o erro 16 e o 13.
Podes dizer uma oficina onde o mecânico se sinta à vontade para trabalhar na centralina da minha DT.
É que pelo que estou a ver, paguei e fiquei mal servido.

Agradeço desde já toda a tua atenção.

Abraço e boas curvas
Viva Companheiro
Gostaria de te poder ajudar, só conheço concessionários Sym, a máquina que possuo é só para uso pessoal.

Tenta num concessionário Sym que façam o reset ao CDI, provavelmente a máquina deles também tem o software para a DT.

Abraço

Enviado do meu D2303 através de Tapatalk

Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 27 de Outubro de 2014, 20:04
Pessoal!

Depois de uma serie de peripécias, parece que as coisas começam a entrar nos eixos. A minha DT leva agora 1500 km feitos com o upgrade.
As primeiras impressões não foram muito boas, porque a moto pareceu ter ficado ligeiramente desafinada. Agora, e depois de ter ido ao médico, de ter feito um reset à centralina e de ter feito uma série de km, as coisas começam a melhorar. Os erros deixaram de aparecer e já não faz rateres. Como é que é possível???
A moto anda que se farta, faz umas recuperações espetaculares e os consumos voltaram ao normal (cerca de 3l/100km).
Este fim de semana deu para fazer o gosto ao punho e rolei mais de 200 km com pendura sem qualquer stress.

De qualquer forma, continuo a afirmar que a relação desempenho/preço não compensa.
Aconselho áqueles que querem ter outra sensação com a sua DT125i a troca do variador, dos roletes, da correia e da vela, mas não do escape. Primeiro pelo preço (mais de 300€), segundo pela desafinação da centralina (rateres), terceiro pelo cheiro (gases da queima).

Vou continuar a fazer km e a dar notícias do upgrade.

Abraço e boas curvas

Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: nribeiro em 27 de Outubro de 2014, 21:14
A minha PCX começou a fazer raters e com trabalhar irregular ao relanti depois de ir trocar o pneu traseiro. É que o escape tem de ser tirado para trocar o pneu e quem montou o escape na primeira vez fui eu. Ainda estive para o retirar depois de ter mudado o pneu mas o curioso é que acho que de momento é que está bem montado pois eu não deixei o colector tao encostado ao motor com medo sei lá do quê.
De momento até se nota uma marca à volta da área onde o colector encosta o que parece indicar que os gases andaram a escapar por ali mas curiosamente tinha um trabalhar mais certo e não mandava raters a baixa velocidade....
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Rodrigues em 28 de Outubro de 2014, 13:35
Citar
Depois de uma serie de peripécias, parece que as coisas começam a entrar nos eixos. A minha DT leva agora 1500 km feitos com o upgrade.
As primeiras impressões não foram muito boas, porque a moto pareceu ter ficado ligeiramente desafinada. Agora, e depois de ter ido ao médico, de ter feito um reset à centralina e de ter feito uma série de km, as coisas começam a melhorar. Os erros deixaram de aparecer e já não faz rateres.

Afinal sempre foi possível fazer reset   _Rolley_
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 28 de Outubro de 2014, 15:38
Afinal sempre foi possível fazer reset   _Rolley_

Companheiro,

É possível fazer o reset à centralina, o que não é possível é reprogramar a mesma.

Após o reset à centralina a DT continuou na mesma, só agora, ao fim de cerca de 500/1000 km, é que as coisas mudaram e a moto deixou de fazer rateres.
De qualquer forma, continua com o trabalhar ligeiramente irregular, depois de quente, ao relanti, e com o cheiro a gases da queima. O mecânico diz que estas situações se devem ao escape, mas não trazem qualquer prejuízo para a moto.

Abraço e boas curvas
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Rodrigues em 28 de Outubro de 2014, 15:46
Companheiro,

É possível fazer o reset à centralina, o que não é possível é reprogramar a mesma.

Após o reset à centralina a DT continuou na mesma, só agora, ao fim de cerca de 500/1000 km, é que as coisas mudaram e a moto deixou de fazer rateres.
De qualquer forma, continua com o trabalhar ligeiramente irregular, depois de quente, ao relanti, e com o cheiro a gases da queima. O mecânico diz que estas situações se devem ao escape, mas não trazem qualquer prejuízo para a moto.

Abraço e boas curvas

 _pol_

Ok Companheiro, cada caso é um caso, depois de tantas mexidas é normal alguma coisa ter ficado fora da harmonia do conjunto

O essencial é que o motor não fique prejudicado com o upgrade, podes sempre voltar á origem

Abraço
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: José em 28 de Outubro de 2014, 19:34
A moto anda que se farta, faz umas recuperações espetaculares e os consumos voltaram ao normal (cerca de 3l/100km).

Olá Afonso,
Com que velocidade máxima ficou?

 :) _pol_
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 28 de Outubro de 2014, 19:47
Olá Afonso,
Com que velocidade máxima ficou?

 :) _pol_

Companheiro José!

O ponteiro fica muito perto dos 140 km/h (não encosta ao fundo do mostrador, mas sobrepõe o número), tipo 137 km/h.
No entanto, todos sabemos que a velocidade real dever ser mais baixa.
Quando tiver oportunidade, irei ligar o GPS para aferir a velocidade máxima exacta.

Mas, melhor do que a velocidade máxima, são as recuperações que ela faz com este upgrade.

Abraço e boas curvas
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: José em 28 de Outubro de 2014, 21:29
Companheiro José!

O ponteiro fica muito perto dos 140 km/h (não encosta ao fundo do mostrador, mas sobrepõe o número), tipo 137 km/h.

A essa velocidade já está quase no red line, né?
 :) :) :)
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Rodrigues em 28 de Outubro de 2014, 21:45
A essa velocidade já está quase no red line, né?
 :) :) :)
Estou mesmo a ver que já andas com ideias eh eh eh

De Tapatalk

Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: José em 29 de Outubro de 2014, 01:53
Estou mesmo a ver que já andas com ideias eh eh eh

De Tapatalk

Nãnã, até já me propuseram um da Malossi, roletes e correia, mas os consumos íam para
os 3 lts e pouco,  _martelada_ e eu primo pela economia, €€€€€€€€  _reg_ _reg_ _reg_
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Kota125 em 29 de Outubro de 2014, 11:09
Boas! 137 km/h de ponta? Qual relação dos roletes? Com o meu variador Malossi a minha só chega 120 km a direito e 125 a descer... Mais força e disparo noto mas quando atinge aquela velocidade acabou. Tem escape de origem mas penso que não seja por aí.
Cmps
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 30 de Outubro de 2014, 19:49
Boas! 137 km/h de ponta? Qual relação dos roletes? Com o meu variador Malossi a minha só chega 120 km a direito e 125 a descer... Mais força e disparo noto mas quando atinge aquela velocidade acabou. Tem escape de origem mas penso que não seja por aí.
Cmps

Companheiro!

Montei o Malossi Multivar 2000, os roletes de 10,5 gr e a respetiva correia, mas tenho também uma vela de iridum e o escape Leo Vince.

Penso que cada moto é como qual. Umas dão mais outra um pouco menos. Penso que poderá ter a ver com muita coisa, mas principalmente com o peso do motard e a forma como foi feita a rodagem.

Abraço e boas curvas
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: nribeiro em 09 de Novembro de 2014, 14:07
Boas! 137 km/h de ponta? Qual relação dos roletes? Com o meu variador Malossi a minha só chega 120 km a direito e 125 a descer... Mais força e disparo noto mas quando atinge aquela velocidade acabou. Tem escape de origem mas penso que não seja por aí.
Cmps
Acredita que o escape menos restritivo dá mais fôlego à mota mas se sentes ela a cortar então é porque a rotação chegou ao limite. Para dar um pouco mais e se não tens troca a correia. A correia da Malossi vai dar mais qualquer coisa.
Ainda digo mais, a minha correia original da PCX estava guardada e tinha só 1000km. Agora quando meti o variador original com Dr. Pulley e como a correia Malossi partiu devido a estupidez minha pois subiu tanto no variador que roçou na tampa da transmissão, meti a correia original... A pcx ficou a dar os 120 de origem...
Meti a correia da Athena e passou logo para perto dos 130.
Porque meti a correia original primeiro? Porque tinha muitos muitos km a menos que a da Athena. Certo e que já vai com carradas de km e ainda não perdi ponta.
De salientar que esta correia da Athena já andou no meu variador JCosta e agora anda no original.
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 30 de Novembro de 2014, 08:01
Acredita que o escape menos restritivo dá mais fôlego à mota mas se sentes ela a cortar então é porque a rotação chegou ao limite. Para dar um pouco mais e se não tens troca a correia. A correia da Malossi vai dar mais qualquer coisa.
Ainda digo mais, a minha correia original da PCX estava guardada e tinha só 1000km. Agora quando meti o variador original com Dr. Pulley e como a correia Malossi partiu devido a estupidez minha pois subiu tanto no variador que roçou na tampa da transmissão, meti a correia original... A pcx ficou a dar os 120 de origem...
Meti a correia da Athena e passou logo para perto dos 130.
Porque meti a correia original primeiro? Porque tinha muitos muitos km a menos que a da Athena. Certo e que já vai com carradas de km e ainda não perdi ponta.
De salientar que esta correia da Athena já andou no meu variador JCosta e agora anda no original.

Companheiro!

Quando coloquei o variador da Malossi na minha DT troquei também para uma correia da mesma marca.
A minha DT neste momento já ultrapassou todos os erros e está a andar muito bem.

Abraço e boas curvas
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Marco46 em 01 de Dezembro de 2014, 14:56
Voçes esquecem-se de uma coisa essencial. não é por meterem variadores, roletes e filtros que fica um upgrade bem feito.

É claro que vai dar mais uns kilomteros e andar mais solta, mas nao mais do que isso. Se atingias x vel. no Red Line, agora passam a ter um pouco mais de vel. nesse mesmo red line e ninguem anda no vermelho a matar o motor.

Voçes alem desses upgrades têm é de mudar o principal que é o Kit cilindro, e ai sim, andas com muito mais velocidade a muito menos rotação.

Depois a mudança de alguns cilindros requer mexer nos carretos das mudanças, para aproveitar mais potencia e nao cortar a X velocidade, e por fim ainda podem mudar a arvore de cames!

iimaginem uma maxi com velocidade maxima de 120kms as 9500rpm com 12cv.  Com estas alteraçoes todas ficavam com velocidade maxima de 140\150 às 7500rpm e cerca de 16\17cv

no fundo é libertar o motor com mais velocidade, mais cavalos, mais potencia, mais ronco por muito menos rotaçao!

Dei este exemplo porque foi o que se passou com a minha majesty, no fundo tenho mais por menos. Quando as outras ja nao podem mais, eu ainda tenho uma grande reserva e não a levo ao limite da rotaçao. ;)

entendem agora???


Saudaçoes

 _convivio_
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Diogo em 01 de Dezembro de 2014, 15:12
Com essa alteração no motor n vai desgastar as peças internas mais depressa?
Perguntas de um leigo  _martelada_
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: _AXE_ em 01 de Dezembro de 2014, 15:45

Tudo o que sejam alterações feitas a um motor de origem e todos os componentes periféricos ao mesmo faz (pode fazer) desgaste prematuro do mesmo (motor)

Claro que como diz o Marco46, o melhor era mesmo meter um pistom/cilindro novo, mas como não existe nenhum no mercado o pessoal vai-se contentando com o que existe... sempre assim foi e sempre assim será, certo?
Tal como diz o velho ditado, "quem não tem cão caça com gato" e é isso que foi feito.

Agora falando em desgaste, com este "upgrade" faz com que a às mesmas velocidades se ande em rotações mais baixas.
Claro que no máximo vai em Red-Line, óbvio, mas sem este "upgrad" tbm se andava bastava passar os 120kmh, agora isso só acontece passando dos 130kmh.... não acham que melhorou?

Espero ter sido esclarecedor .....

Qualquer Kit/upgrade, desde que bem feito normalmente é sempre um beneficio, mas tanto estraga a andar de origem no máximo como com o Kit no máximo...

Melhor mesmo é tirar a carta e subir de CC ........ acreditem ou não, uma 300 às mesmas velocidades/prestações gastam tanto ...... ou menos que uma 125cc, ganhando sempre em pulmão para os casos mais difíceis de ultrapassagem e perigos constantes na via publica.

Boas curvas
Título: Re: Kymco Downtown 125i com upgrade
Enviado por: Afonso em 29 de Setembro de 2015, 13:57
Caros Companheiros,

Após mais de 5000km's feitos com este upgrade, gostava de salientar o seguinte:
- o desempenho da DT continua muito acima do normal;
- não verifico qualquer tipo de desgaste anormal, que poderia advir do upgrade;
- continuo com o erro intermitente do sensor de temperatura que, após discussão com mecânico experiente, concluímos que se deve ao escape, já que o de origem é de ferro e o LeoVince instalado é de inox.

Logo, gostaria de concluir o seguinte:
- penso que é proveitoso fazer o upgrade da vela, do variador, dos roletes, da correia e do filtro de ar;
- penso que é uma asneira fazer o upgrade do escape.

Abraço e boas curvas