Geral => Equipamento => Sistemas de comunicação/GPS/Vídeo => Tópico iniciado por: r16 em 27 de Março de 2014, 23:08

Título: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 27 de Março de 2014, 23:08
Boa noite.
Nos dias de hoje e cada vez mais estamos sujeitos a assaltos, furtos etc.
Existe no mercado uma vasta gama de equipamentos que auxiliam a prevenir o furto tal como os alarmes convencionais como também alarmes mais avançados com pagers.
Nomeadamente também existe sistemas de localização Gps com ou sem mensalidade que possibilitam reencontrar o veiculo.

Pois bem, decidi criar algo que penso que não existe pelo menos eu nunca encontrei, e caso tenham encontrado por favor respondam a este tópico a indicar onde e o que existe.

Trata-se apenas de o uso de um Telemovel como sistema Android, que ligado na scooter nos possibilita de duas tarefas importantes para além de muitas outras que no final citarei.

A primeira é: Caso a Scooter esteja estacionada e por ventura, sofrer algum tipo de movimento tanto para os lados como frente,trás,cima,baixo automaticamente fará uma chamada telefonica para o vosso telemovel pessoal, ou telefone de casa/trabalho etc...

A segunda tarefa é a localização exata da scooter caso está tenha sido mesmo furtada , caso nós não tenhamos chegado a tempo de prevenir tal acto.

O que é necessário??

1 - Um telemóvel Android barato mas que tenha o sensor "acelerometro" e A-GPS importante ter A-Gps "assisted gps" podem comprar um em segunda mão nos sites como olx,custojusto,ebay etc...

2 - Um cartão SIM de qualquer operador móvel Optimus,Meo,Vodafone etc (com saldo e com um plano de dados vulgo 3g)
Hoje já existem tarifários a preços acessiveis com ofertas de sms grátis e internet.

3- Um carregador de isqueiro ( não vai ser para ligar ao isqueiro da mota) vai ser para ser descarnado e ligar directamente ao positivo e negativo da mota).

4- Habilidade para efectuar essa ligação aos 12v constantes da mota e claro esconder o telemovel num sitio que não se veja.


O que é preciso instalar no telemóvel?

Primeiramente devem claro, ter inserido no telemovel já o cartão com o 3g e activa-lo ou seja vai estar sempre activo poucos dados vão ser consumidos devem tirar as actualizações do market e terem o minimo de aplicações lá instaladas.

Segundo devem ativar o GPS.

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/6916111/Screenshot_2014-03-21-22-20-48.png)

Terceiro , na maior parte dos telemoveis Android para instalar aplicações não oficiais sem ser do Market devem ir a Definições > Segurança a opção Fontes desconhecidas.

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/691611[/url]

[img width=337 height=600]https://dl.dropboxusercontent.com/u/6916111/Screenshot_2014-03-21-21-54-24.png)

https://www.dropbox.com/s/llnuab7k0sj8igz/gps.apk?dl=0

Essa aplicação vai permitir a que o telemovel fica com a tela sempre acesa, o que faz que o telemovel não adormeça ficando sempre com o sinal gps activo e pronto para receber e efetuar os comandos..(ver mais a frente)

Nesta aplicação ponham um VISTO  onde diz DIM SCREEN apenas e só ai.
Depois cliquem no botão abaixo que diz LOCK SCREEN.
De seguida podem sair dai, que em cima na barra de notificaçoes deverá aparecer um carinha amarela (smile).

Após terem instalado essa , instalem então a aplicação que será o cerebro do sistema:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/6916111/gps.apk (https://dl.dropboxusercontent.com/u/6916111/gps.apk)

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/6916111/Screenshot_2014-03-27-22-05-38.png)

Ao abrirem a aplicação têm dois campos prontos a preencher.

O primeiro campo , coloquem o número para onde querem que o telemovel que está na mota efectue a chamada.

No segundo coloquem a sensibilidade vai de 1 a 5, o 1 é o minimo. Se estiver 1 fica super sensivel.Aqui depois vocês testem qual se melhor adapta.

Ao preencherem esses dados e como supostamente vocês fizeram tudo certo acima descrito, o icone do gps começara a piscar indicando que está a capturar os satelites, assim que ficar fixo quer dizer que o telemovel está localizado, que posteriomente se estiver na mota obviamente que a localização será a mesma.

Como funciona então isto?

Vejamos , estamos na praia ou no café onde a mota está fora da nossa linha de vista...
Assim que ela tiver um movimento, fará de imediato uma chamada para vós .. aqui vocês têm a certeza que ela sofreu algum tipo de movimento diferente do seu estado inicial quando vocês a deixaram estacionada. Aqui vai funcionar o sensor acelerometro, que se encarrega desse trabalho.

Oh raios, tivemos mesmo azar e a mota foi mesmo levada, posta em cima duma carrinha e desapareceu, aqui o modulo gps vai se encarregar de nos safar com a ajuda também do nosso cartão com o plano de dados.

TUDO FUNCIONA VIA SMS COM LETRAS minusculas

OS COMANDOS SÃO:

A sms com o texto : on
" Activa o sistema, devemos enviar uma sms com esse texto sempre que queiramos que o telemovel faça a chamada para nos em caso de movimentos. Fará uma chamada para nós de minuto em minuto até nós desativarmos."

A sms com o texto: off
"Desactiva o sistema, devemos enviar uma sms com esse texto sempre que vamos pegar na mota, para impedir que o telemovel faça a chamada para nós em caso de movimentos,e também no caso de ela ser mesmo furtada para que impeça de o telemovel estar constamente a ligar para nós"

A sms com o texto: pcx
"O telemovel que está na mota, vai enviar uma sms para o vosso telemovel pessoal a indicarvos as coordenadas exactas , aparecerá um link google maps"

A sms com o texto: 1 ou 2 ou 3 ou 4 ou 5.
"Irá reajustar a sensibilidade, imaginemos que temos a sensibilidade em 1 está muito vento... é bom alterarmos para 2 por exemplo.

A sms com o texto: 960003300 (isto é um exemplo de número)
"Imaginem que estão na praia e o vosso telemovel ficou sem bateria , impedindo que sejam notificados da tentativa de roubo, podem pegar no telemovel da vossa mulher/marido etc e enviar uma sms apenas contendo o número novo de telemovel. O telemovel que está na mota vai receber essa sms e vai colocar +351 atrás do novo número... pois se vocês tiverem numa praia em espanha ou mesmo em Italia ou seja onde for é necessário o indicativo.



Basicamente é apenas isto, com uns simples 50 60 70 euros, conseguem um sistema barato funcional para a segurança da vossa mota, que vos pode ajudar e muito tanto a prevenir o roubo como a recuperar em caso de furto.
É IMPORTENTE QUE O TELEMÓVEL ESTEJA CONSTANTEMENTE LIGADO AOS 12V DA SCOOTER,PARA ISSO ANTES DE O LIGAREM LÁ CARREGUEM NO PRIMEIRO EM CASA ATÉ AOS 100% E SÓ DEPOIS O INSTALEM NA MOTA, PORQUE O TELEMOVEL AO ESTAR CARREGADO E DEPOIS LIGADO AOS 12V DA MOTA, O CONSUMO VAI SER MINIMO CERCA DE 0,02mah, O QUE DÁ PARA TEREM O TELEMOVEL NA MOTA LIGADO, PELOS MENOS 2 SEMANAS SE A MOTA ESTIVER PARADA SEM TEREM PROBLEMAS NA BATERIA.

                                                      OBSERVAÇÕES

O sistema Android possibilita depois uma data de coisas interessantes, ao terem o telemovel com um plano de dados internet.
Ao instalarem por exemplo uma aplicação chamada webkey podem aceder ao telemóvel que está na mota como se ele tivesse na vossa mão.

Imaginem que emprestaram a mota ao vosso filho ou seja a quem for para ir a um lado qualquer, basta voces se conectarem a ele remotamente abrir uma aplicaçao tipo Ndrive, ou tomtom ou qualquer outra tipo de navegaçao e conseguem ver em tempo real onde a mota anda.

No caso da tentativa de roubo, ou seja quando o telemovel da mota esta a ligar para vocês e terem a reação.

"raios é o telefone da mota que está a chamar.. estão a mexer nela... sim podem e devem atender essa chamada, irão ouvir o que se esta a passar... e devem correr ;)


E outra funcionalidade importante que para mim pode ser fulcral, instalar uma aplicação chamada cerberus, imaginem que a vossa e mesmo roubada, e vai para uma cave,...se for para uma garagem da forma que eu programei o programa, pode ainda captar os salelites porque eu forcei o gps.. mas se tiver numa cave podem mesmo ter azar... e se o ladrão se lembram de começar a desmanchar a mota e encontrar o telemovel, primeiro vai se borrar todo se for inteligente verá que foi alvo de localização e que as autoridades já foram avisadas por voces que a mota foi roubada... e depois se for ainda mais inteligente vai desligar o telemovel, pois sabe que um misero telemovel de 50 euros com gps lhe pode tramar a vida.
E depois se for burro, que eu acredito que a maior parte de ladraozecos de scooters o é vai achar " eheheh este parvalhao para alem de ter ficado sem mota ainda ficou sem telemovel" pois é....pode ser que se lixe, pois esse programa chamada cerberus, faz maravilhas.

Ou seja, o sacana desligou o telemovel,mas lembrou-se de por la o cartao dele,,, ao por la o cartao dele, nos automaticamente vamos receber uma sms no nosso telemovel com o numero dele.. e conseguimos tambem ver todos os numeros e mensagens que ele telefonou enviou, tal como chamadas que recebeu e sms que recebeu.
Mas como nos la pusemos na moto um telemovel barato , certamente não terá camera frontal, se não até a tromba do sacana lhe podiamos ver, caso ele tivesse o telefone com net, tanto por 3g ou numa rede wireless seria enviado para o nosso mail uma foto.

Meus amigos esta parte das observações foi só um aparte de como hoje podemos estar MAIS QUE PROTEGIDOS OU DESPROTEGIDOS  :)


Espero que isto vos seja útil, e desculpem o programa não ter mais recursos, mas sou um mero curioso, com poucos conhecimentos, apenas tive uma ideia...

Aos interessados que testarem o programa, dúvidas que tenham digam.

PS: o programa foi elaborado primeiramente, para os pcxistas, daí muito texto na aplicação aparecer pcx.. mas isso é um mal menor que pode ser alterado para a marca e modelo da vossa scooter.


Um abraço
r16
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: PMarques em 27 de Março de 2014, 23:32
Parece-me que aí tens um belo projeto, à primeira vista pode parecer que não faz sentido estar a gastar dinheiro num telemóvel e numa mensalidade de telemóvel, mas analisando as coisas certamente sai mais barato que outro tipo de proteção provavelmente menos viável.
Só há aí um pormenor que não me convence muito, que é o facto do ecrã ficar sempre ligado, entendo qual a razão, a questão é que vai dar algum desgaste à bateria da mota e vai acabar por gastá-la na totalidade.
De qualquer forma está muito bom, agora é só afinar tudo _pol_
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: José em 28 de Março de 2014, 00:05
Ó companheiro r16!!! quantos valores tiveste no curso? isto não é para todos,  :) :) :) :)
Tens que registar a patente,  :)) _palmas_ _palmas_ _palmas_
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: nribeiro em 28 de Março de 2014, 01:16
Este companheiro é mesmo um pro! Como te disse r16 quando testar mais a fundo dou-te o feedback.
Abraços
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: mauricius em 28 de Março de 2014, 08:25
Viva

Companheiro gostei da ideia e parece ser mais barata que a instalacao de um alarme, apesar de haver alguns baratos e bons no ebay, mas depois o problema que se poe e quem os monta...
Vou tentar seguir a tua ideia e instalar a ver se bule mesmo pois como disse parece uma alternativa muito e deveras interessante.
Obrigado pela partilha e estas ideias são sempre bem vindas aqui para a malta

Boas Curvas  scooter_
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: paulodio21 em 28 de Março de 2014, 08:37
Eu mesmo já andei a informar de GPS anti-roubo para a minha Maximus. Sim, são +/- 180kg mas uma carrinha e 2 gajos, carregam bem para dentro da mesma e desaparecem.
Esta é um ideia brilhante, mas é mais uma ocupação para o dia-a-dia estar sempre a verificar o tel, etc etc.
Parabéns r16 pela info.

Eu acho que vou mesmo pelos GPS próprios para esses assuntos.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: JGarcia em 28 de Março de 2014, 08:51
Belo texto companheiro, muitos parabéns pelo brico!!  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: Rodrigues1 em 28 de Março de 2014, 09:19
Belíssima e completa informação  _pol_

Caro r16 agradeço que me esclareças;

O MeoDrive gratuito que considero bastante bom e preciso, embora não necessite de ligação de dados, e sim apenas o GPS ligado,(existem outros que pedem a ligação de dados), o programa instalado para fazer a chamada não necessita de ligação de dados para envio de sms ? e não estará configurado para aceder á internet sem autorização esgotando o pacote de dados sem nos apercebermos ?

No meu Android tenho sempre a ligação de dados inativa e só a ligo para receber ou enviar MMS, normalmente uso o HI-FI sempre que posso.

Tendo a ligação de dados ligada noite e dia não irá aparecer uma conta inesperada por excesso de dados, é que de ilimitada como sabes só tem o nome.

Abraço  _convivio_
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: nribeiro em 28 de Março de 2014, 10:10
O MeoDrive não é só para 96 ou então está a escapar-me alguma... Loool
Quanto aos dados, dá para brincar com isso tudo.
Eu no meu mando MMS e não gasta mais nada de dados e estão activos. Basta que mudes uma letra no APN da Internet e pronto. Consegues mandar MMS sem desligar os dados e assim as apps não gastam tráfego.
Qualquer dúvida no móvel apita. Loool

Abraços
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: Rodrigues1 em 28 de Março de 2014, 12:00
Citar
O MeoDrive não é só para 96 ou então está a escapar-me alguma... Loool
Quanto aos dados, dá para brincar com isso tudo.
Eu no meu mando MMS e não gasta mais nada de dados e estão activos. Basta que mudes uma letra no APN da Internet e pronto. Consegues mandar MMS sem desligar os dados e assim as apps não gastam tráfego.
Qualquer dúvida no móvel apita. Loool

Abraços

Já retifiquei essa coisa do 96, confundi com outro app, quanto ao resto agradeço a informação  _pol_

Abraço
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 28 de Março de 2014, 12:19
Parece-me que aí tens um belo projeto, à primeira vista pode parecer que não faz sentido estar a gastar dinheiro num telemóvel e numa mensalidade de telemóvel, mas analisando as coisas certamente sai mais barato que outro tipo de proteção provavelmente menos viável.
Só há aí um pormenor que não me convence muito, que é o facto do ecrã ficar sempre ligado, entendo qual a razão, a questão é que vai dar algum desgaste à bateria da mota e vai acabar por gastá-la na totalidade.
De qualquer forma está muito bom, agora é só afinar tudo _pol_


O ecran pode escurecer basta baixares a luminosidade ha apps que o fazem ate ficar preto.
Quanto ao desgaste um alarme tambem o da é um desgaste minimo exprimenta ligar um medidor de corrente e veras que o telemovel tendo a bateria carregada o consumo quando ligado a 12v e minimo pois nao vai fornecer quase nada a bateria do tlm. Nao sei se me faco entender.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 28 de Março de 2014, 12:20
Ó companheiro r16!!! quantos valores tiveste no curso? isto não é para todos,  :) :) :) :)
Tens que registar a patente,  :)) _palmas_ _palmas_ _palmas_

pensei em registar sim mas custa muito dinheiro amigo.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 28 de Março de 2014, 12:23
Eu mesmo já andei a informar de GPS anti-roubo para a minha Maximus. Sim, são +/- 180kg mas uma carrinha e 2 gajos, carregam bem para dentro da mesma e desaparecem.
Esta é um ideia brilhante, mas é mais uma ocupação para o dia-a-dia estar sempre a verificar o tel, etc etc.
Parabéns r16 pela info.

Eu acho que vou mesmo pelos GPS próprios para esses assuntos.

o que queres dizer com o andar sempre a verificar o telemovel????
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 28 de Março de 2014, 12:26
Belíssima e completa informação  _pol_

Caro r16 agradeço que me esclareças;

O MeoDrive gratuito que considero bastante bom e preciso, embora não necessite de ligação de dados, e sim apenas o GPS ligado,(existem outros que pedem a ligação de dados), o programa instalado para fazer a chamada não necessita de ligação de dados para envio de sms ? e não estará configurado para aceder á internet sem autorização esgotando o pacote de dados sem nos apercebermos ?

No meu Android tenho sempre a ligação de dados inativa e só a ligo para receber ou enviar MMS, normalmente uso o HI-FI sempre que posso.

Tendo a ligação de dados ligada noite e dia não irá aparecer uma conta inesperada por excesso de dados, é que de ilimitada como sabes só tem o nome.

Abraço  _convivio_

o programa nao precisa dos dados para fazer a chamada.
os dados sao apenas precisos para capturar melhor os satelites quando ao gps este fica sempre forcado a trabalhar enquanto a aplicacao esta aberta. So numa cave perderas o sinal.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: twin-pt em 28 de Março de 2014, 12:50
Depende das caves e também dos telemóveis... Com A-GPS e se o mesmo tiver um dos últimos chipset a localização só é invalidada se não houver mesmo rede de dados e se for bem fundo... _pensador_
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 28 de Março de 2014, 15:37
Depende das caves e também dos telemóveis... Com A-GPS e se o mesmo tiver um dos últimos chipset a localização só é invalidada se não houver mesmo rede de dados e se for bem fundo... _pensador_

Correcto mas mesmo um telemovel barato mas com a-gps faz o serviço.
Testem e deixem o feedback. Obrigado
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 31 de Março de 2014, 00:43
Boa noite.
Foi efectuado mais duas modificações ao programa.
Para quem não quer ligar o telemóvel permanentemente a bateria da moto, e queira apenas usar o sistema em certas e determinadas ocasisões como apenas uma simples noite, ou uma estadia na praia, jogo de futebol etc etc.

Foi adicionado um botão chamado " Ligar Alarme" este botão serve para activar o alarme como descrito acima.
Exemplo: Levantam o banco da scooter e nas costas do banco arranjam uma capa,ou um acessorio tipo velcro que dê para colocar o telemovel de ecran virado para baixo, quando então tiverem o telefone preso carregam no botão " LIGAR ALARME " depois têm 20 segundos para baixar o banco, após 20 segundos o sistema fica activo e qualquer movimento que a mota tenha irá então fazer a chamada para vós.

Ps: quando vocês próprio chegarem a mota e levantarem o banco obviamente o telemóvel não sabe que é o dono que está a mexer, por isso vai fazer a chamada,,, mas voces logo que o tiverem na mão rejeitam-na e fecham a aplicação, ou como descrito no tutorial , podem enviar uma sms com o texto off, que já podem abrir o banco que ele nao faz a chamada.

Este botão também faz com que vocês possam ativar e desactivar o alarme sem gastarem o dinheiro via sms...MAS SÓ PARA O CASO DE NÃO TEREM O TELEMOVEL LIGADO PERMANENTEMENTE NA MOTO... pois não tinha lógica desmancharem metade da moto, so para carregar no botão, nesse caso ativem e desativem via sms.


A outra alteração foi o botão " Salvar todos os Dados", após executarem a aplicação pela primeira vez, e ao preencherem o numero de telemovel, e a sensibilidade cliquem nesse botão, isto só é preciso uma vez..
Pois na próxima vez que abrirem o programa,, os campos já apareceram preenchidos.


https://dl.dropboxusercontent.com/u/6916111/gps.apk (https://dl.dropboxusercontent.com/u/6916111/gps.apk)

Alguma dúvida DIGAM.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: zcarvalho em 31 de Março de 2014, 22:14
Bem, acho a ideia muito boa.
Eu próprio faço uma coisa parecida, tenho um tlm barato escondido no Jolly Jumper.  Gasta a bateria em +- 1o dias.
Quando pensei nisto, o raciocinio foi: Se apanharam os sítios por onde andou o Carlos Cruz pelo tlm, porque não apanharão a scooter ? Sei que a precisão não é a mesma do GPS, mas é o que se pode arranjar.
Agora dúvidas sobre o teu sistema.
A-GPS : Tenho um tlm nokia que se liga a uma antena de GPS por bluetooth. Também é preciso carregar a bateria da antena.
Tenho também um blue belt da tmn com gps, desbloqueado, que trabalha em windows. Nenhum deles tem acelerómetro, não servem, pois não ?

E já agora, modelos compatíveis, é que eu não percebo nada de tlm...

Desde já obrigado.

Abç
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 01 de Abril de 2014, 22:16
Bem, acho a ideia muito boa.
Eu próprio faço uma coisa parecida, tenho um tlm barato escondido no Jolly Jumper.  Gasta a bateria em +- 1o dias.
Quando pensei nisto, o raciocinio foi: Se apanharam os sítios por onde andou o Carlos Cruz pelo tlm, porque não apanharão a scooter ? Sei que a precisão não é a mesma do GPS, mas é o que se pode arranjar.
Agora dúvidas sobre o teu sistema.
A-GPS : Tenho um tlm nokia que se liga a uma antena de GPS por bluetooth. Também é preciso carregar a bateria da antena.
Tenho também um blue belt da tmn com gps, desbloqueado, que trabalha em windows. Nenhum deles tem acelerómetro, não servem, pois não ?

E já agora, modelos compatíveis, é que eu não percebo nada de tlm...

Desde já obrigado.

Abç

Boa noite zcarvalho, antes mais obrigado pelo teu interesse nesta ideia.
Antes de mais,eu não entendi muito bem quando dizes que a precisão não é a mesma que um GPS.
Neste caso em concreto com esta aplicação seguindo o tutorial, que acima está descrito, a posição das coordenadas é real, e funciona tão bem quanto um gps convencional.

respondendo a tua pergunta do belt da tmn, infelizmente esse telemovel não dá para operar com esta aplicação pois este usa o sistema android.
Hoje, já poderás comprar um telemovel android com o sensor acelerometro, barato.....marcas há muitas não convém gastarmos dinheiro em um telemovel novo para este efeito,, podes comprar um barato por exemplo um xperia x10 minié pequeno e já tem A.GPS e dá para isto.

Existem muito mais, é uma questão de dares uma vista de olhos no olx, ves preços e se tiveres duvidas se traz ou não acelerometro, procuras no google exemplo: samsung ace acelerometro...e ves se nas caracteristicas o menciona.

Ps; é muito importante também que tenha A-GPS pois o protocolo: assisted global positioning system é uma ferramente que ajudara a que o telemóvel capte  rapidamente os satelites usando a rede gsm, e o 3g, passa obstaculos,paredes betão não muito profundos.

alguma dúvida não exites em perguntar, adicionalmente e brevemente irei publicar um video no youtube a mostrar como funciona a aplicação dando também algumas dicas extra.

Obrigado.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: zcarvalho em 02 de Abril de 2014, 20:58
Boas ! Obrigado pela resposta.
Quando disse "Sei que a precisão não é a mesma do GPS, mas é o que se pode arranjar" referia-me ao tlm que trago escondido na acelera, não ao teu sistema.

Abç
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 06 de Abril de 2014, 21:53
A aplicação sofreu uma ligeira modificação apenas no layout, embora agora também possa ativar e desativar a mão sem ser via sms, para aqueles que querem apenas usar a aplicação em situações exporadicas.

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/6916111/Screenshot_2014-04-01-00-22-59.png)

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/6916111/Screenshot_2014-04-01-00-23-13.png)

Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 20 de Abril de 2014, 22:54
Viva rapaziada.

Foi feita uma alteração ao programa, graças ao uso da aplicação por alguns utilizadores foi me enviado vários emails, a relatar uma falha que eu mesmo não me tinha apercebido dela.

Ao ativar o alarme manualmente pelo botão sem ser via sms,,, o sistema teria que dar pelo menos 20 segundos.. até dar tempo de fecharmos o banco e só depois desses 20 segundos ficar ativo... o que acontecia antes de eu corrigir agora esse problema,,, é que o sistema não dava esses 20 segundos,,, ao carregar no botão ele não esperava para ativar e ativava logo de imediato.

o problema está resolvido.
Obrigado a quem por email, não sei quem.. me foi enviando esse erro.

PS: Em breve vai ser feita outra alteração mas não põe em causa o vosso uso
Pois vou traduzir a aplicação para inglês, espanhol e françês,,,,
Pois eu não sei o que já fizeram para ai.... que já recebi 3 emails internacionais a perguntar como se usa...fiz uma vasta procura por alguns foruns e não encontro a aplicação em lado nenhum... mas "eles andem aí..."

nova versão:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/6916111/gps.apk
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: Hugo Gonçalves em 21 de Abril de 2014, 00:00
Ainda não tive a oportunidade de experimentar mas... _palmas_

Parabéns acho este software, que penso que desenvolves-te, uma opção espetacular!!!  _pol_ Utilizar as ferramentas já existentes de um telemovel quando este está tão vocacionado para o que é pedido aqui é simplesmente uma opção inteligente da tua parte!  _palmas_

Mais uma vez parabéns e um obrigado pela partilha!  _pt_
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: nribeiro em 21 de Abril de 2014, 20:32
Eu testei mas nao consegui meter a funcionar. Entretanto vendi o I9000 que estava parado e ja nao tentei mais mas ja vi a funcionar muito bem a pouco nas maos do r16.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk

Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: mauricius em 09 de Maio de 2014, 07:28
Viva companheiro

Desde já os meus Parabéns depois de várias azelhices da minha parte lá consegui por o sistema a funcionar. Não sei se é do telemóvel mas as coisas estavam bem lendas para ficarem ok. Lá limpei algumas aplicações do bicho é consegui que funcionasse um pouco mais rápido. Mas faz o que disseste é o que interessa, até já o experimentei no enlatado. ;-)

Enviado do meu Lenovo A820 através de Tapatalk

Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: RCEu em 09 de Maio de 2014, 11:49
Simplesmente fantástico. O companheiro devia tentar fazer um esforço para registar e vender a ideia.


Isto é muito à frente  _confuso_
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 09 de Maio de 2014, 12:21
É muito caro registar a ideia.

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: jcsc em 22 de Maio de 2014, 12:28
Estava a ver o PPLWARE do sapo

http://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/rubrica-as-apps-dos-nossos-leitores-10/

e pensei que ia ver a tua aplicacao, manda para eles, pelos menos fica divulgado o teu trabalho.

Parabens.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: zcarvalho em 22 de Maio de 2014, 12:51
É muito caro registar a ideia.

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Há tempos vi na Tv, que uma empresa do norte financiava o registo, se achasse que valia a pena, ficando com 50% dos eventuais lucros.
Vi isto já há tempos, nem sei se a empresa ainda existe.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: jcsc em 22 de Maio de 2014, 14:06
O financiamento coletivo[1] (crowdfunding) consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, jornalismo cidadão[2] , pequenos negócios e start-ups, campanhas políticas, iniciativas de software livre, filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros.

É usual que seja estipulada uma meta de arrecadação que deve ser atingida para que o projeto seja viabilizado. Caso os recursos arrecadados sejam inferiores à meta, o projeto não é financiado e o montante arrecadado volta para os doadores.[3]

A plataforma crowdfunding.pt é em Portugal o sitio onde os projetos podem e devem ser registados dando não só a conhece-los ao mercado como também a potenciais investidores que poderão aqui fazer contribuições diretamente aos projetos que mais lhes interessarem.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Financiamento_coletivo

exemplo:
http://ppl.com.pt/
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: joaomsraposo em 02 de Junho de 2014, 10:50

Bom dia companheiro R16,

É mesmo isto que eu preciso para ficar mais descansado quando deixo a minha  scooter_ longe da minha vista, vou procurar comprar um tlm baratinho   _Rolley_ com as funções de acelarómetro e a-gps, para instalar a app.

Parabéns pela tua exelente ideia!!!   _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Um abraço  _convivio_
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: Paulo Borges em 02 de Julho de 2014, 12:18
Boas Companheiros,

Sistema instalado conforme indicado, apenas a ligação permanente (ainda) não foi realizada, estou a ponderar essa parte.  _pensador_
Os comandos funcionam na perfeição e, com a sensibilidade a Nível 1, nem o vento passa sem ser detectado   _palmas_

Relativamente ao atender a chamada efectuada pelo sistema e ouvir o que se passa à volta, é subjectivo.
Com o smartphone instalado debaixo do banco, pouco ou nada se percebe da conversa exterior.
No entanto, adicionei um auricular de fios com o micro no exterior do banco e a experiência já foi muito mais satisfatória.

O controlo Via Cerberus é 90% Fiável.
Aqui a margem de erro é mais significativa. Mas não fazer a mínima ideia onde está a moto (ou o que seja), ou saber que está "ali" num raio de 10 metros faz uma GRANDE diferença.
Através deste software, faz-se um rastreio online através do Google Maps excelente. Um verdadeiro CarTrack, neste meu caso MaxiScooterTrack  _lol_

 _palmas_  _lool_ _palmas_  _lool_ _palmas_   r16, só posso dizer, OBRIGADO e PARABÉNS!!!    _palmas_  _lool_ _palmas_  _lool_ _palmas_
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 02 de Julho de 2014, 12:27
Obrigado por teres partilhado a tua experiencia so falta fazeres um video e pores no youtube....por curiosidade hoje mesmo recebi um email de um frances filho de Portugueses que a aplicacao ja lhe evitou o furto em Paris, quando o telefone lhe pessoal tocou ja ia o ladrão com a mota em direçao a uma carrinha.. so que teve ainda assim azar..o ladrao deixou cair a mota para fugir e partiu o espelho, e mais uns riscos. Mas fico satisfeito pelas vossas experiencias partilhadas ou não.

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: power-full em 30 de Agosto de 2014, 09:46
sim senhora...lol
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: tma254763 em 24 de Setembro de 2014, 22:22
Excelente ideia  e com essa descrição toda será fácil termos as nossas meninas mais seguras eu só acrescentaria uma coisa.
quanto a instalação da ficha 12v permanente eu já fiz isso na minha  scooter comprei o material indicado no    http://www.mauser.pt/catalog/index.php?cPath=570_841 pelo valor de 6.35 baratinho e é simples fazer a ligação
Abraços
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: Grandpa em 06 de Junho de 2016, 19:03
Os meus agradecimentos ao companheiro.
Estou a usar o sistema há algum tempo e tem funcionado 5*
Para evitar andar sempre a deslocar o telemóvel para carregar, anexei-lhe um powerbank. Tenho energia para mais de uma semana
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 06 de Junho de 2016, 20:31
Fico muito feliz que após este tempo todo ainda esteja tudo a funcionar...obrigado pelo feedback.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: piedade em 06 de Junho de 2016, 23:21
Ideia interessante companheiro.
Espero que tenhas dado continuidade ao teu projecto

Abraço
Piedade
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: Wilaxxx em 15 de Junho de 2016, 16:49
Boas companheiro, já instalei a aplicação de alarme mas falta-me a para desligar o ecrã, na appstore só aparecem algumas para baixar a luminosidade, e o link da Dropbox está off.

Estou a começar a preparar o Setup, hoje já vou tentar testar ;)

 Parabéns pela iniciativa.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 15 de Junho de 2016, 16:55
Boas companheiro, já instalei a aplicação de alarme mas falta-me a para desligar o ecrã, na appstore só aparecem algumas para baixar a luminosidade, e o link da Dropbox está off.

Estou a começar a preparar o Setup, hoje já vou tentar testar ;)

 Parabéns pela iniciativa.

O programa é este https://play.google.com/store/apps/details?id=com.duckprog.alwayson
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: Mercurio em 15 de Junho de 2016, 17:05

podem tb, por uns €10, montar um destes na vossa scooter
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimage4.pushauction.com%2F0%2F0%2F8d33a5de-ada2-4516-aaab-5c017e187591%2Fc3c216f0-d948-4a93-9719-a45e15668ae7.JPG&hash=fce071262903d434f9dfd0b1c5369cc74a5a4574)

Parece-me mais prático que o telefone e funciona da mesma maneira.

Por cerca de uns €30 ficam com um alarme completo. com corte de corrente e tudo.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: Wilaxxx em 15 de Junho de 2016, 17:10
O programa é este https://play.google.com/store/apps/details?id=com.duckprog.alwayson

Thanks  _pol_
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 15 de Junho de 2016, 17:15
podem tb, por uns €10, montar um destes na vossa scooter
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimage4.pushauction.com%2F0%2F0%2F8d33a5de-ada2-4516-aaab-5c017e187591%2Fc3c216f0-d948-4a93-9719-a45e15668ae7.JPG&hash=fce071262903d434f9dfd0b1c5369cc74a5a4574)

Parece-me mais prático que o telefone e funciona da mesma maneira.

Por cerca de uns €30 ficam com um alarme completo. com corte de corrente e tudo.

Não funciona bem da mesma maneira...basta ler o que um faz e outro faz.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: Mercurio em 15 de Junho de 2016, 17:35
Dá-te as coordenadas GPS (link maps), avisa-te se alguém mexer na scooter
Por 10 Euros...
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: pfreire em 15 de Junho de 2016, 17:39
Boa ideia e iniciativa.
Para quem tiver ja um tlm android antigo e queira reciclar é excelente.

Para comprar de raiz e gastando ate 40 euros, ha no ebay sistemas com opção de corte de corrente,sirene e comando (alem das funcionalidades aqui indicadas por esta solução).

A sugestão que te dava era teres uma app que fosse o master ou comando, onde num clique de um botão enviasse as sms de controlo para o "alarme" que tens na mota.
Título: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: Mercurio em 15 de Junho de 2016, 17:50
Quem queira reciclar um telefone não pense duas vezes, esta é uma excelente iniciativa
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 15 de Junho de 2016, 17:56
Boa ideia e iniciativa.
Para quem tiver ja um tlm android antigo e queira reciclar é excelente.

Para comprar de raiz e gastando ate 40 euros, ha no ebay sistemas com opção de corte de corrente,sirene e comando (alem das funcionalidades aqui indicadas por esta solução).

A sugestão que te dava era teres uma app que fosse o master ou comando, onde num clique de um botão enviasse as sms de controlo para o "alarme" que tens na mota.

Da para fazer...se houver realmente muitos interessados eu faço.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: Mercurio em 16 de Junho de 2016, 12:26
Tenho 2 alarmes destes:
http://www.c2stek.com/product/mt20n.html (http://www.c2stek.com/product/mt20n.html)
Os dois custaram €42

Além do habitual comando, fazem uso de uma aplicação android, que dá um jeitão.

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1373.photobucket.com%2Falbums%2Fag385%2Fgeorider26%2FMobile%2520Uploads%2FScreenshot_2016-06-16-12-09-27_zps0nr6jt0v.png&hash=051de12ca62126ec88c2ad93417d2b85c7178222)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1373.photobucket.com%2Falbums%2Fag385%2Fgeorider26%2FMobile%2520Uploads%2FScreenshot_2016-06-16-12-09-38_zpsr63zzzv3.png&hash=af09d6d5ccfc43533add09d543c7e036263e027d)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1373.photobucket.com%2Falbums%2Fag385%2Fgeorider26%2FMobile%2520Uploads%2FScreenshot_2016-06-16-12-09-16_zps6s0zfyok.png&hash=892b98a6c0a548c86d384e988e36d11b9b19943d)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1373.photobucket.com%2Falbums%2Fag385%2Fgeorider26%2FMobile%2520Uploads%2FScreenshot_2016-06-16-12-08-52_zpsujvxbin9.png&hash=805784f777a851edadf07b76ab1b6f3b381cba42)

Em caso de alarme, recebo um telefonema e uma mensagem com o motivo e a localização.
Se atender o telefone, posso escutar o que se passa ao pé da mota.

Como é costume, as funções nunca mais acabam e acabo sempre por usar apenas o botão armar/desarmar.

Esta aplicação torna tudo muito mais fácil, não é indispensável.
Mandando ( e decorando...) uma SMS tipo *codigo*text# recebe-se uma mensagem com "localização Av Liberdade, 74" ou *codigo*GPS# umas coordenadas e por aí a fora.

Tem corte de corrente, piscas, etc.

Não me parece um mau investimento.

Volto a dizer que a ideia de aproveitar um telefone esquecido lá por casa parece-me uma excelente ideia.
Quem, por exemplo queira apenas um alarme para passar uns dias fora, é uma grande alternativa, parabéns.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: JetSetWilly em 16 de Junho de 2016, 13:00
Caros companheiros especialistas

Estou a considerar comprar/utilizar um sistemas destes. Telemovel ou GPS/GMS directo.
Contudo há uma coisa que ainda não percebi.

Se o sistema detecta movimento e desata a enviar mails, o que é bom se for alguem a brincar com a propriedade alheia.
Contudo quando somos nós a fazer enviará do mesmo modo as tais mensagens email ou SMS o que já não tem piada.
Ou seja como é que se activa e desativa o sistema cada vez que se entra/sai da moto ?
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 16 de Junho de 2016, 23:36
No meu sistema ativas e desativas por sms ou se riveres o telemovel com bom acesso podes desativar diretamente no ecran. Le o primeiro post sff.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: herpez em 17 de Junho de 2016, 00:17
Já pensaste em usar BT para "desactivar" o alarme?.
Por ex, tmv alarme sempre com BT ligado. Quando emparelhado com tmv user, ficava suspenso. Assim que BT desemparelhasse, ficava activo com os sensores de movimento, inclinação, etc ligados.
Para algumas pessoas daria jeito.
Só uma ideia...
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 17 de Junho de 2016, 12:57
Não é mau pensado....mas tenho que exprimentar a ver se da....
No entanto por sms o range é outro...podes tar em casa ou mesmo ja no trabalho e te ter esquecido de ativar e ele ativa ou desactiva por sms.

Porque o bluetooth ja depende de varias versoes android...pode nao ser ckmpativel so exprimentando.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: Wilaxxx em 04 de Agosto de 2016, 10:01
Bom deixando de parte o pessoal POBRE E MAL AGRADECIDO vou te já dar os parabéns pelo projecto, porque sei o custa fazer estes trabalhos.

Tenho estado a testar a aplicação, no telemóvel que tenho a app não está a apanhar o sinal de gps, o que faço é utilizar os serviços de localização da própria Google.

Uma sugestão, talvez poderias ter usado o sensor de proximidade para desligar o ecrã e manter a aplicação a correr normalmente, era mais ecológico que teres uma segunda app a correr e tornava a tua mais completa.  _pol_

continuação do bom trabalho.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: JoaoMgs em 24 de Setembro de 2017, 13:42
Alguem me pode disponibilizar a app? Todos os links que estão no post, ja não teem o ficheiro disponível.
Obrigado.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 24 de Setembro de 2017, 17:31
Tenta de novo
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: JoaoMgs em 24 de Setembro de 2017, 21:31
Obrigado r16!
Grande Abraço, e obrigado por disponibilizares o teu trabalho!
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: JoaoMgs em 24 de Setembro de 2017, 23:44
Já tenho a app a funcionar.
Mas dei uns abanos para ver se ligava e nada, e tenho a sensibilidade no 1,é normal? Tava no descanso.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 24 de Setembro de 2017, 23:46
Exprimenta pegar no tlm e inclina lo. A ver se funciona.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: JoaoMgs em 25 de Setembro de 2017, 00:21
Exprimentei na varanda com o gps activo, e abanando ligava. Será do telemovel? Achei estranho porque dizes que so com o vento pode activar, e o mru parecia que a mota tinha que pelo menos sair do descanso para activar.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 25 de Setembro de 2017, 00:34
Sim pode ser do acelerometro.ha tlm mais sensiveis que outros. Exprimenta a tirar a mota do descanso a ver se ele activa.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: JoaoMgs em 25 de Setembro de 2017, 00:43
De manha eu vejo! Tenho mais um tlm aqui em casa, amanha vou testar para ver se é mais sensivel.
A posição que ele fica ativado influencia em alguma coisa o seu funcionamento? Agora ficou no porta luvas na vertica, de pe encostado. Amanha com calma vou arranjar um sitio escondido.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 25 de Setembro de 2017, 15:11
Quem usou ou usa nunca me reportou esses problemas no entanto eu uso o meu tb na vertical. Contudo já é um projecto que pus um fim. Derivado a não ter tempo para o melhorar e ate porque perdi o projcto onde tava salvo. Teria que começar de novo.
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: JoaoMgs em 25 de Setembro de 2017, 22:58
Acredita que a APP tem uma utilidade espetacular, pena teres deixado, mas dou-te todo o mérito por um trabalho muito bem desenvolvido!
Estive a testar todo o dia, e nunca me falhou, só falhou porque começaram os avisos de bateria fraca, e quando o telemóvel tem aquele aviso no visor ,a APP não faz a chamada.

Tenho procurado maneira de desabilitar os avisos, mas não encontrei maneira nenhuma.
Tenho que arranjar maneira de conseguir manter o telemóvel com a bateria a cima do aviso (30%) .

Tou sem tempo para ligar á bateria da mota.

Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: r16 em 26 de Setembro de 2017, 00:07
Acho que se puseres uma rom modificada nesse tlm da para desactivares esse aviso. Ou entao procura na playstore por uma app que possa desactivar isso.
Sim a app tem utilidade tanto em paris como na suica ja tive ccasos em que os donos apanharam a tempo a tentativa de furto. Cumps
Título: Re: Sistema GPS e aviso de tentativa de roubo via Sistema Android
Enviado por: JoaoMgs em 01 de Outubro de 2017, 22:53
Tenho estado a testar a app até esconder o telemóvel, mas já me aconteceu por duas vxs uma coisa que ainda não me levou a esconde-lo.
Activo a APP,venho para casa, sem motivo acionou e ligou-me, sabia que não era nada, rejeitei a chamada, passados uns minutos, liga de novo, voltou a rejeitar e envio SMS Off, passados poucos minutos, volta de novo a ligar, isto umas 5 vxs, só parou quando voltei a mota, desliguei a chamada, fechei a APP é voltei a abrir.
Se já o tivesse escondido, teria que desmontar a mota, tou a fazer alguma coisa mal ?