Marcas de Maxiscooters => Yamaha => Mecânica => Tópico iniciado por: Estica em 03 de Maio de 2013, 17:48
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Boas companheiros
Hoje fui para o trabalho como sempre e estacionei a menina a porta. A hora do almoco la fui contente pegar nela, mas nada. O motor de arranque trabalha na perfeicao mas nem uma faisquinha nas velas. Alguem ja teve algo semelhante que me possa dar umas luzes.
Grande abraco
Estica
Desculpem a acentuacao mas nao atino com os acentos no tablet.
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Boas Estica,
A minha Tmax acabou de aterrar em casa...pelo que não posso ajudar muito á data de hoje. No entanto existem por aqui especialistas no modelo...que certamente se irão pronunciar em breve! _pol_
Abraços,
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Bomba de Gasolina - os modelos de 2007 para a frente têem esse problema com as primeiras bombas que vieram montadas.
Já existem umas novas que não avariam que vieram para substituir essas.
O problemas das bombas antigas está nos vedantes de borracha que dilatam com o calor e trancam o funcionamento da bomba - as novas já têem outros vedantes e um chip electronico de ligação á ignição diferente.
A bomba da gasolina da T-MAX está colocada dento do deposito de gasolina e por isso é afectada pela temperatura do motor que está logo ali a uns centimetros.
Soluções (mesmo com a bomba nova montada) - retirar o deposito e forrar a parte inferior com manta térmica deflectora de calor (Há no AKI) - depois abrir umas entradas de ar na consola central lateral (pernas) para arrefecimento.
E ainda abrir uma outra entrada de ar no plastico por debaixo do banco para arrefecer a zona por baixo do depósito.
A minha já tem isto tudo - quando tiver tempo coloco fotos ou link para fotos.
A minha já levou uma bomba de gasolina nova.
Agora prepara-te é para "largar" 430 Euros.
A título de curiosidade - Em Espanha, França e Itália se a tua T-MAX apresentar este problema até 4 anos depois da compra, basta pedir a bomba à YAMAHA Japão através de qualquer concessionário e eles oferecem-te a bomba nova e a montagem.
Cá na nossa bela terra se for depois dos 2 anos da garantia mandam-te dar uma curva.
Falei com três concessionários e disseram-me que não .. não sabiam de nada ... não tinham nenhuma comunicação nesse sentido ...
Só fica mal no retrato a Yamaha Portugal.
Devem gostar de perder clientes.
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Boas companheiros
Hoje fui para o trabalho como sempre e estacionei a menina a porta. A hora do almoco la fui contente pegar nela, mas nada. O motor de arranque trabalha na perfeicao mas nem uma faisquinha nas velas. Alguem ja teve algo semelhante que me possa dar umas luzes.
Grande abraco
Estica
Desculpem a acentuacao mas nao atino com os acentos no tablet.
Bem, se as velas não dão faisca, provavelmente não será a bomba de gasolina... lol
Da parte electrica conheço muito pouco, mas certamente virá dai o problema... algum fusivel, bobine ou algo do genero...
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boas
De facto não deve ser da bomba pois ela trabalha, gasolina não falta. O que falta é chispa para ela explodir. Já vi os fuziveis e as velas faltam-me ainda algumas coisas. Consegui arranjar o manual de serviço em PDF. Se alguem precisar avisem, é do modelo de 2001.
abraço
Estica
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Poderá ser a bobine.
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Já tens a scooter a andar?
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Meus amigos
O meu mecânico veio buscar a minha menina ao meu trabalho, levou-a na carrinha para a oficina...........no dia seguinte colocou-a no elevador desmontou as tampas...mas pensou; deixa-me tentar ligar para ver o que ela faz. E não é que a desgraçada pegou á 1ª e tem estado a funcionar perfeitamente.
Por descargo de consciencia ele trocou velas, cabos e limpou as fichas todas da bobine e arredores, espero que não volte a acontecer. Tem um feitio muito especial. Não gostou que a deizasse ao sol.
Abraços
Estica
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Deixa lá a minha tambem pelos vistos tem personalidade propria...Espero que agora role bem...boa sorte :D
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Eu não quero que fiques aborrecido, mas vai voltar a acontecar, é a bomba de gasolina tal como o Diman disse _pol_
prepara 300€ _Rolley_
Na próxima quando não pegar, esperas um bocado e voltas a tentar vais ver que pega!
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Para ser mais rápido, abres o depósito de gasolina para ajudar a arrefecer _pol_
_convivio_
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O deposito da GP ficava tipo panela de pressao no Verao...mas a bomba sempre imp.
fica o registo... _vinho_
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Acho que não será a bomba Panda, eu ouvia a bomba a trabalhar antes de dar ao starter... o problema era não ter faisca nas velas. Eu vi que os cabos estavam velhos e a bobine tinha muito zebro.
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boas !!!!
já tenho a minha tmax ha 4 anos- e sempre tive este problema que ninguem sabe resolver.
nos foruns internacionais toda a gente se queixa do mesmo, só cá em portugal é que nada ouço...!
em dias quentes, quando paro a maxi, passado uma hora hora e meia aprox, já não pega.
roda-se a chave mas não se houve a bomba de gasolina a ganhar pressão.
se esperar que a maxi arrefeça, arranca sem stress algum !!!
lá fora chamam-lhe a "Tmax fever" e "vapor lock".
ontem fiquei de novo parado....!
já tentei abrir o depósito para arrefecer, o banco, etc. mas o que é certo é que o depósito está realmente muito quente !
está neste momento na yamaha a ver se descobrem o que é pois desconhecem o problema...
espero que alguém me consiga ajudar, pois ando com ela nas 4 estações e só neo verão tenho stress !!!
abraços e boas curvas !
claudio
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Bomba gasolina nova com ela _pol_
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....Na minha até agora ainda nada se passou ( talvez por não estar a andar na hora do maior calor ), apenas a ventoinha de arrefecimento tem disparado + vezes por causa deste bafo de 30 e muitos graus.
Se calhar tens de colocar 1 jerrican no frigorifico antes de encheres. _lol_
Espero que resolvas isso, li algures que o pessoal dessas Ts faz umas aberturas extras na zona adjacente ao depósito e nos plásticos relevantes para forçar + ar para a zona ( tudo para aumentar o arrefecimento ) Acho que no São Google há alguma info sobre isso.
1 abraço
Scooterado scooter_ _slb_
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Viva Pessoal,
Já passou algum tempo e não sei se esta resposta ainda é oportuna mas ainda assim acho importante partilhar a minha experiência. Aqui vai ...
Há uns dias a minha TMAX recusou-se a pegar e tive de chamar assistência em viagem para a levar para uma oficina Yamaha. Quando lá cheguei o mecânico pôs a moto a trabalhar à primeira sem fazer nada. Até fiquei gago de vergonha.
Depois fez o diagnóstico e explicou-me que estava com o erro da bomba de gasolina. Parece que é um problema crónico nestes modelos. A bomba falha e depois de arrefecer volta a trabalhar.
Orçamento : + de 300 Eur só de material
Como "não me apeteceu" largar logo os 300 eur, continuei a andar durante mais 2 ou 3 dias até que voltou a falhar. Desta vez nunca mais deu sinal de vida.
Reboquei a mota pra casa e fiz várias perguntas a um amigo chamado Google _convivio_
Foi então que descobri este post num forum americano :
http://majestyusa.com/forums/viewtopic.php?f=27&t=13329 (http://majestyusa.com/forums/viewtopic.php?f=27&t=13329)
Conclusão : Comprei uma bomba de gasolina no ebay por 58 Eur EXACTAMENTE igual à original (sim leu bem : Cinquenta e oito aéreos) e depois de 2,5 horas para desmontar tudo e outro tanto para montar ..... Voilá !!!!!
Já lá vão cerca de 2.500 Km e até agora .... IMPECÁVEL !!!
Recomendo vivamente esta solução mas Atenção : É preciso "descascar" a mota TODA até conseguir aceder à bomba de gasolina por isso é preciso: tempo; coragem para desmontar tudo sem medo de estragar; paciência; e sobretudo ... organização para conseguir voltar a colocar os 999 parafusos todos no mesmo sítio (sobraram-me 2 _Rolley_)
Pronto ! Aqui fica o meu primeiro contributo para este forum !
Saudações motards !
JS
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Companheiros
Tbm já me aconteceu o mesmo. Chamei assistência em viagem e depois tirar a motor reboque e por curiosidade dei ah chave. Pegou ah primeira. Depois disso fez outra vez e deixei moto onde estava e voltei passado umas 4 horas. Pegou logo. Vi na net que uma das soluções era colocar um tecido isolante de calor entre o deposito e o motor (por baixo ). Deu resultado ate agora passados 1000 kms nao repetiu.
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A resolução deste problema há muito conhecido nas T é bastante simples e houve em tempos um DIY da resolução deste problema por um ex-companheiro aqui no CPM... Infelizmente já não há... :(
Enviado do meu Nexus 7 através de Tapatalk
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Viva Pessoal,
Já passou algum tempo e não sei se esta resposta ainda é oportuna mas ainda assim acho importante partilhar a minha experiência. Aqui vai ...
Há uns dias a minha TMAX recusou-se a pegar e tive de chamar assistência em viagem para a levar para uma oficina Yamaha. Quando lá cheguei o mecânico pôs a moto a trabalhar à primeira sem fazer nada. Até fiquei gago de vergonha.
Depois fez o diagnóstico e explicou-me que estava com o erro da bomba de gasolina. Parece que é um problema crónico nestes modelos. A bomba falha e depois de arrefecer volta a trabalhar.
Orçamento : + de 300 Eur só de material
Como "não me apeteceu" largar logo os 300 eur, continuei a andar durante mais 2 ou 3 dias até que voltou a falhar. Desta vez nunca mais deu sinal de vida.
Reboquei a mota pra casa e fiz várias perguntas a um amigo chamado Google _convivio_
Foi então que descobri este post num forum americano :
http://majestyusa.com/forums/viewtopic.php?f=27&t=13329 (http://majestyusa.com/forums/viewtopic.php?f=27&t=13329)
Conclusão : Comprei uma bomba de gasolina no ebay por 58 Eur EXACTAMENTE igual à original (sim leu bem : Cinquenta e oito aéreos) e depois de 2,5 horas para desmontar tudo e outro tanto para montar ..... Voilá !!!!!
Já lá vão cerca de 2.500 Km e até agora .... IMPECÁVEL !!!
Recomendo vivamente esta solução mas Atenção : É preciso "descascar" a mota TODA até conseguir aceder à bomba de gasolina por isso é preciso: tempo; coragem para desmontar tudo sem medo de estragar; paciência; e sobretudo ... organização para conseguir voltar a colocar os 999 parafusos todos no mesmo sítio (sobraram-me 2 _Rolley_)
Pronto ! Aqui fica o meu primeiro contributo para este forum !
Saudações motards !
JS
UP!!!!! _convivio_
Esta informação vai dar jeito no futuro, para mim e para quem tenha uma tmax>= 2007 que ainda não tenha mudado a bomba de combustivel.
Obrigado!