Marcas de Maxiscooters => Kymco => Tópico iniciado por: HAntunes em 21 de Outubro de 2019, 11:53

Título: Kymco Downtown 2013
Enviado por: HAntunes em 21 de Outubro de 2019, 11:53
Bom dia,

conforme informei na minha apresentação sou completamente novo nestas andanças.

Adquiri um Kymco Downtown de 2013 (com cerca de 15.000 Kms) num stand em Aveiro e recebi-a na passada semana. No entanto, e dado a falta de prática, decidi dar uma volta de teste apenas no Sábado. Sempre ouvi dizer que esta era uma das motos no mercado com cerca de 15cv e daí esperar então um arranque mais "pujante" digamos assim desta moto.

Fui dar uma volta pela periferia de Leiria e acabei o giro a fazer cerca de 3km de IC2 onde atingi os 90km/h (debaixo de uma chuvada enorme que serviu de baptismo).

Verifiquei, de forma geral, o seguinte:

- preciso de acelerar até cerca das 4.500rpm para a mota começar a rolar;
- que a circular a 90km o conta rotações passava já das 8.000rpm;

Alguém me pode conseguir ajudar e esclarecer se estas situações são normais nesta moto?

Obrigado a todos desde já pelo apoio!

Abraço
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: emilio.l.msilva em 21 de Outubro de 2019, 15:08
Olá Antunes, espero que esteja tudo bem contigo. Eu tenho uma People 300i que possui o mesmo conjunto motor+câmbio da Downtown. O conjunto é ótimo e já cheguei a velocidade de 140km/h no plano e com pouco vento. É muito robusto também. Infelizmente, a People não possui conta-giros e não sei responder a tua segunda pergunta. Mas a primeira, eu posso tentar. A transmissão das motonetas é do tipo CVT, transmissão de velocidade contínua. É uma peça de engenharia e tanto, mas ela trabalha por atrito -
Então, sucede que existe mesmo um "lag" ou atraso na partida porque parte da energia cinética do motor é transformada em calor e não em movimento. A People é mais leve que a Downtown e este "atraso" é menor por isto ela parte mais rápido. Enfim, a subida de giro é normal para sair da imobilidade. Mas, se o câmbio estiver com algum desgaste, principalmente, na correia, ele patina demais e a motoneta demora mais a partir. É isto aí. Forte abraço e parabéns pela aquisição.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk

Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: HAntunes em 21 de Outubro de 2019, 15:18
Boa tarde Emílio,

Obrigado pela partilha.  ;)

Vamos ver se outros colegas que tenham conta-giros nas motos partilham a experiência deles.

Um abraço
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: scarreira em 21 de Outubro de 2019, 22:20


- preciso de acelerar até cerca das 4.500rpm para a mota começar a rolar;
- que a circular a 90km o conta rotações passava já das 8.000rpm;


a parte das rotações no arranque sim é normal ,é uma 125...
a 90 vamos aguardar alguém que tenha um modelo igual para confirmar essa situação, mas julgo que não seja problema...
se o companheiro tiver carta para uma mota superior e fizer um test drive a uma de cilindrada superior e/ou bicilindrica, as rotações iram baixar... (isto em scooters...)
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: HAntunes em 22 de Outubro de 2019, 09:25
Bom dia,

muito obrigado! :)
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: DnL em 22 de Outubro de 2019, 09:31
Bom dia. Tenho uma igual, 125 , mas de 2011.
É normal tudo o que descreves, essa é a velocidade "máxima recomendada para consumos baixos". Digo isto desta forma pois faço muita autoestrada e noto bastante nos consumos se passo dos 100km/h. É normal estar nas 8000rpm, pois a mota não dá muito mais..  ;)
Cumprimentos
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: fastnet em 22 de Outubro de 2019, 11:47
Como já indicado o sistema CVT obriga a maior rotação do motor, em especial no arranque.
Na pequenas cilindradas a embraiagem pode só "agarrar" pelas 3000rpm, por ex, e depois necessita de mais algumas rotações para iniciar movimento.
Mais de 8000rpm para 90km/h é que parece obter pouca velocidade para tantas rotações, mas pode depender do peso da inclinação da via, etc.
Ou pode indicar algum desgaste no conjunto de transmissão.
Certamente aqui virão mais companheiros que têm/tiveram esse modelo e podem dar a sua opinião.   
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: JPA em 22 de Outubro de 2019, 12:20
Viva!

Tive uma DownTown de 2010 durante quase 3 anos.

Os 15 CV não se notam muito devido ao peso do conjunto, e se ainda a tua scooter tiver o variador / roletes +  correia de origem, talvez seja necessário alguma inspecção ou mesmo substituir algum destes componentes, que se desgastam com os Km's.

Com um motor 125cc não há milagres e a Kymco atinge a velocidade máxima a rondar os 110 KM/h já quase no redline.

De resto é uma magnifica scooter, com alguma agilidade no arranque e em estrada é muito estável e agradável para desfrutar dezenas de KM's.

Se tivesse hoje de comprar uma Downtown dessa geração seria sempre a 300cc, cujo o motor é o mais indicado para esse quadro e peso.
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: HAntunes em 22 de Outubro de 2019, 12:53
Boa tarde a todos pelos esclarecimentos,

como não tenho experiência nenhuma, os 90km/h já serão uma velocidade muito boa para mim.

Agora sei que, mais coisa menos coisa, estará tudo conforme.

Bons passeios para todos! :)

Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: petervivas em 22 de Outubro de 2019, 15:48
Tive uma máquina exatamente igual, de final de 2012 (vendi este mês)

É tudo normal o que referes.
A minha andava mais abaixo dessas rotaçõeos a 90, mas eu coloquei roletes mais pesadotes na bicha, que como sou leve, chegavam bem e davam para rolar a mais velocidade com menos rotação.

Isso é uma máquina excelente, e a igual mas 300 então ui ui!
Aproveita os bons kms que ela te vai dar sem chatices se a mantiveres como manda a lei. É revisões a tempo e horas,e a velocidade a não passar dos 100...tens ia mota até perder de vista, para qualquer lado/distância que vás.

Sempre estive muito contente com a minha, so a vendi para subir de cilindrada. Se fosse a 300 tinha-me deixado ficar com ela.

Qualquer dúvida, vê no meu diário de bordo, espero que ajude.
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,35513.0.html

Abraço
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: HAntunes em 22 de Outubro de 2019, 16:56
Tive uma máquina exatamente igual, de final de 2012 (vendi este mês)

É tudo normal o que referes.
A minha andava mais abaixo dessas rotaçõeos a 90, mas eu coloquei roletes mais pesadotes na bicha, que como sou leve, chegavam bem e davam para rolar a mais velocidade com menos rotação.

Isso é uma máquina excelente, e a igual mas 300 então ui ui!
Aproveita os bons kms que ela te vai dar sem chatices se a mantiveres como manda a lei. É revisões a tempo e horas,e a velocidade a não passar dos 100...tens ia mota até perder de vista, para qualquer lado/distância que vás.

Sempre estive muito contente com a minha, so a vendi para subir de cilindrada. Se fosse a 300 tinha-me deixado ficar com ela.

Qualquer dúvida, vê no meu diário de bordo, espero que ajude.
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,35513.0.html

Abraço


Top,

muito obrigado pela ajuda.

Já agora, a título de curiosidade, se eu quiser mudar os roletes, poderá ficar-me em quanto mais ou menos?

Um abraço
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: petervivas em 23 de Outubro de 2019, 10:56
Já agora, a título de curiosidade, se eu quiser mudar os roletes, poderá ficar-me em quanto mais ou menos?

Um jogo de roletes sao (contas redondas) 20 euros...

Mais uma hora de mão de obra, deve ser suficiente. Depende da oficina onde vás/se mudas em casa ....
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: HAntunes em 23 de Outubro de 2019, 14:33
Um jogo de roletes sao (contas redondas) 20 euros...

Mais uma hora de mão de obra, deve ser suficiente. Depende da oficina onde vás/se mudas em casa ....

Top,

muito obrigado.

Tenho que encontrar uma oficina aqui em Leiria que entenda ser de confiança.
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: Andarilho em 29 de Outubro de 2019, 11:29
Bom dia Companheiro,

Sem querer influenciar, faço todas as revisões na AC.domingues em Monte Redondo.

Tenho montado na minha Kimco, um variador JCosta alterado, que atinge 120Km/h com alguma facilidade.


Um Abraço e boas Curvas.
Carlos Santos (Andarilho)
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: filipecduarte em 29 de Outubro de 2019, 13:52
Bom dia Companheiro,

Sem querer influenciar, faço todas as revisões na AC.domingues em Monte Redondo.

Tenho montado na minha Kimco, um variador JCosta alterado, que atinge 120Km/h com alguma facilidade.


Um Abraço e boas Curvas.
Carlos Santos (Andarilho)

O que é um variador JCosta alterado? Qual a diferença com o kit do JCosta?
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: emilio.l.msilva em 29 de Outubro de 2019, 13:53
O que é um variador JCosta alterado? Qual a diferença com o kit do JCosta?
Boa pergunta! Ficamos no aguardo.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk

Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: Andarilho em 29 de Outubro de 2019, 18:36
A alteração foi feita no interior, devido ao desgaste rápido destes variadores.
 Sobre a alteração posso perguntar ao mecânico, se não se importa de facultar os pormenores.

B/c

Andarilho

Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: HAntunes em 04 de Novembro de 2019, 10:36
Bom dia Companheiro,

Sem querer influenciar, faço todas as revisões na AC.domingues em Monte Redondo.

Tenho montado na minha Kimco, um variador JCosta alterado, que atinge 120Km/h com alguma facilidade.


Um Abraço e boas Curvas.
Carlos Santos (Andarilho)

Bom dia companheiro,

Muito obrigado pela ajuda. ;)
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: HAntunes em 03 de Fevereiro de 2020, 10:14
Bom dia a todos,

Tenho andado um pouco mais frequentemente do que aquando das mensagens iniciais.

Estou bastante contente com a menina e vou percebendo melhor como é que ela vai reagindo.

No entanto, ontem e hoje, aconteu algo que me deixou preocupado:

- Quando ia a rodar normalmente (ontem a cerca de 70km/h e hoje na casa dos 90), senti um corte súbito de potência como que se ela se tivesse engasgado. Ontem aconteceu uma vez e hoje aconteceu duas vezes quase de seguida. Em ambos os casos o motor já estaria quente (não só deixo aquecer um pouco antes de me fazer à estrada como em ambos os casos ia com cerca de 15km feitos.

Alguém já experenciou uma situação semelhante? Se sim, foi uma situação grave? É Possível que por cada viagem que faça o ritmo destas falhas aumente ou é completamente aleatório e foi coincidência?

Obrigado desde já pela ajuda.

Um abraço e boas curvas
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: davidsantos em 03 de Fevereiro de 2020, 21:07
Boas vê se tens o cachimbo de vela bem encaixado, e poderás também verificar o estado da vela para começar.
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: HAntunes em 04 de Fevereiro de 2020, 09:37
Bom dia David,

obrigado pela dica.

Um abraço
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: DnL em 13 de Setembro de 2020, 14:43
Boas! Tambem me aconteceu na minha antiga Downtown, era mesmo o cachimbo.
Tive de o trocar, comprei numa casa de peças e com tempo, troquei na garagem de casa :D Coisa barata e fácil de se resolver. Em último caso, é a vela.. que tambem troquei, pois não é nenhuma fortuna.
Cumps!
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: davidsantos em 13 de Setembro de 2020, 20:39
Chegaste a dar com o problema?
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: HAntunes em 23 de Setembro de 2020, 11:43
Bom dia,

Desculpem a ausência da resposta mas tenho estado de férias e não tenho vindo ao pc.

Tenho feito a manutenção da mota na A.C. Domingues em Monte Redondo e eles têm sido fantásticos.

Desde Fevereiro (quando vos apresentei a questão) e até ao final de Julho, substituiu-se a vela e apesar de ter resolvido a questão do corte de potência em andamento, continuou a ter algumas paragens ainda a frio. Relativamente ao cachimbo, eles nunca me falaram disso.

No entanto, e em final de Julho/início de Agosto, substituiram-me uma peça à experiência para resolver este último problema - um regulador de corrente acho eu - que tem estado a funcionar em pleno.

Em Julho fiz também a revisão à menina tendo substituido: óleo, filtro de óleo, cabos do assento, velas, correia, roletes (11gr), e pastilhas dos travões pelo que agora rola que é uma maravilha.

A razão pela qual coloquei roletes de 11gr. deve-se ao facto de fazer pouca cidade e muita estrada "aberta" - Leiria/Marinha Grande - Marinha Grande/Vieira de Leiria e consigo ir assim facilmente a 100km/h na casa das 8.000 rpm ganhando mais 10km/h na mesma rotação.

Para já, tudo impec. Tenho que vos agradecer pela disponibilidade que têm tido e na ajuda que têm mostrado.
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: davidsantos em 23 de Setembro de 2020, 11:58
O importante é que tens o problema resolvido , assim o feedback poderá servir para outro companheiro com o mesmo problema. _convivio_
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: _AXE_ em 23 de Setembro de 2020, 13:44

Gastem uns 25€, mais mão de obra, colocando (nos casos DT125) uma MOLA BRANCA MALOSSI, tirando a de origem e vão ver o que a maxi fica a andar... ficam com uma maxi completamente diferente (para melhor)
Ganha força/alma aos 90kmh, importante para ultrapassar camiões (por exemplo)

Apostem na mola branca MALOSSI e depois digam o que alterou.

Foi mais uma info minha, e só vinha aqui para responder às minhas PM''s...

Até um dia

Boas curvas.
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: moto2cool em 23 de Setembro de 2020, 21:13
Estamos a falar da mola da embraiagem ou do variador?

https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,26544.msg90067238.html#msg90067238
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: davidsantos em 23 de Setembro de 2020, 22:03
Penso que o AXE se refere à mola do variador..
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: _AXE_ em 23 de Setembro de 2020, 22:21
Estamos a falar da mola da embraiagem ou do variador?

https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,26544.msg90067238.html#msg90067238

Pois, quer uma quer as 3 são todas da embraiagem!!!
É só para ficarem esclarecidas as dúvidas...

Quando se fala em "variador" propriamente dito, fala-se do jogo que compõe os pratos, os roletes e deslizadores, que fica "engatado/apertado" no veio da biela/piston das scooter's.

Quando se fala em embraiagem, fala -se da mola"principal/mandante" que com a rotação faz abrir as 3 molas "dos calços" (iguais aos dos travões de trás das motos e carros mais antigos) que por sua vez, encostam ao prato "da embraiagem" que esta presa à caixa do motor das scooters.

Eu se falei em mola, é só uma e de cor branca, foi a experiência que tive com a minha Maria Felisberta (https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,8953.msg90106689.html#msg90106689)

Há por aí mais uns tópicos de DY's e não só que eu refiro tudo e tento explicar tudo o mais bem possível... claro com a minha 4classe sei mais do que muitos intelectuais de mecânica/electicidade/etc referente a motas ou maxis...

Espero ter mais uma vez ajudado em algum tipo de info.

Nota: só cá vim, porque me perguntaram directamente a mim a questão, que mola (variador ou embraiagem).
Por respeito respondo, mas a vontade não é muita... de resto venho cá responder a PM's

Até um dia destes

Boas curvas

Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: _AXE_ em 23 de Setembro de 2020, 22:22
Penso que o AXE se refere à mola do variador..

O variador não tem mola, trabalha por centrifugação!

....
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: _AXE_ em 23 de Setembro de 2020, 22:32

Partilho mais um link e se procurarem há muitos mais tópicos meus a explicar...

https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,20573.msg310044.html#msg310044 (https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,20573.msg310044.html#msg310044)

Inté....

Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: davidsantos em 23 de Setembro de 2020, 23:25
O variador não tem mola, trabalha por centrifugação!

....

Tens razão, enganei me queria dizer a mola  grande do lado da embraiagem,
Título: Re: Kymco Downtown 2013
Enviado por: _AXE_ em 29 de Setembro de 2020, 00:21

Pois companheiro, há uns ditados engraçados antigamente que diziam:

- esquece muito a quem não sabe...
- quem sabe não esquece...
- quem sabe não inventa...
- etc...

Acho que agora já devem ter percebido o que é um variador e uma embraiagem, pelo menos ensinei algo a alguém que teve acesso à faculdade...

Inté ...