Marcas de Maxiscooters => Comparativos => Tópico iniciado por: LeoLopes em 28 de Julho de 2021, 23:29
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Duelo interessante...
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Quem pretende o equilibrio mecânico quase perfeito ,uma ciclistica boa,só pode escolher xmax 300.
Na estrada ,na prática a forza continua a não ter rodas para os 28cv da 300 ,provado.
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MPANeves:
O motor da Honda é superior, as medições são claras.
Eu continuo a preferir a Yamaha, mas com algumas actualizações a Honda é capaz de começar a liderar.
O que custa ver na Honda são os maus materiais e montagem. Há Kymco com melhor aspecto.
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Uauuu. Há algum tempo que não havia aqui um debate de marcas
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MPANeves:
O motor da Honda é superior, as medições são claras.
Eu continuo a preferir a Yamaha, mas com algumas actualizações a Honda é capaz de começar a liderar.
O que custa ver na Honda são os maus materiais e montagem. Há Kymco com melhor aspecto.
Na pratica não é assim ,uma xmax 300 bem rodada ,bem tratada,faz suar uma 400,sei do que falo,a unica que dá mais trabalho é a kymco e possivelmente a piaggio beverly
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Uauuu. Há algum tempo que não havia aqui um debate de marcas
Para mim nao falo de marcas,mas sim na prática, e com o que tenho na mão
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MPNeves:
Eu limitei-me a ver o filme acima e comentei as conclusões que tiraram.
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Marco, não sei o que para ti está "provado"...
Nem a forma como tal foi..."provado".
Nem eventuais alterações de alguma das máquinas para que se prove aquilo que não se tem visto...
Deixo aqui para quem quiser ver.
(https://i.postimg.cc/fbNkM4sv/Screenshot-20210314-092813.jpg)
VÍDEO...
Ainda assim não deixo de dizer sempre que velocidade, acelerações e recuperações...não são tudo numa moto!
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Ainda assim não deixo de dizer sempre que velocidade, acelerações e recuperações...não são tudo numa moto!
Pois, eu continuaria a preferir a XMAX porque me parece um melhor produto, mas em relação aos números, eles são claros.
Não temos a obrigação de defender os produtos que compramos. Eu tive duas Honda e não gostei e tenho uma Yamaha e gosto, mas números são números.
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Boas,
Recentemente passei pelo mesmo dilema, quando decidi "reformar" a minha Piaggio 250.
Devorei comparativos tais como o que originou este tópico, assisti atentamente a testes e reviews destes 2 modelos, bem como algumas propostas de taiwan.
Companheiros como o MPANeves, e outros Vloggers nacionais foram uma bela ajuda pela forma como testam as unidades na perspetiva do utilizador, e não através de uma folha de excel.
Os comparativos (quando não tendenciosos) são uteis para evidenciar os pontos fortes e fracos de cada modelo. O veredicto será sempre do consumidor final, dependendo das características que mais importância dá.
A estética é e será sempre muito subjectiva, mas outras nem por isso, como o preço final, ou o valor de retoma daqui a uns anos e com uns kms em cima.
Procurava uma proposta (dentro da classe 300/350cc), para 40kms/dia, durante as 4 estações do ano, e a verdade é que tanto uma como a outra cumpririam perfeitamente os critérios. Concluí então, que os pontos fortes de cada modelo em específico não fariam assim tanto a diferença no mundo real.
Assim, e reconhecendo qualidade, performance, praticalidade e estética em ambas, escolhi Honda, simplesmente porque foi melhor proposta face á Yamaha no que diz respeito ao negócio em si. Não andei a palmilhar todos os concessionários a pedir propostas, até porque normalmente costumam andar muito bem alinhados, mas isso daqui a 1 mês poderia ser diferente, e escolheria a X-Max sem hesitação.
Até porque como já li ou ouvi dizer varias vezes em fóruns ou em video:
"- não há decididamente a scooter 300/350cc perfeita, apenas características que poderão ou não, fazer a diferença de acordo com o o que cada um procura" .
No caso destas duas acho que a expressão anterior se adequa perfeitamente.
Se a minha rotina se mantiver, deverei fazer entre 12500 e 15000 kms por ano, portanto ainda vai demorar uns anos até poder afirmar que foi a escolha acertada. Não será com 20 ou 30000kms que se poderá reclamar creditos ao nivel da fiabilidade, a não ser pela negativa, caso dê problemas sérios antes disso. Para quem troca de moto a cada 10000 kms, qualquer uma serve, a aí talvez a tal folha de excel fale mais alto.
Bem, já me alonguei mais do que desejado...
Boas curvas!
_convivio_
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Os comparativos valem o que valem, muitas vezes são enviesados, outras são lidos de forma enviesada
O importante é dentro de gamas semelhantes de qualidade procurar aquela em que nos sentimos melhor, mais 0,2 litros ou de 5 km/h max são irrelevantes.
A Yamaha parece querer dificultar a escolha:
https://electrodealpro.com/the-yamaha-xmax-300-2021-answers-the-challenge-of-the-honda-forza-350/
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Como é que se podem ler números inteiros de forma enviesada?
Onde está 9 lê-se 19? Não estou a perceber.
Como referi, e é verdade, prefiro a XMax 300. Já vi a Forza 350 ao vivo e fiquei desiludido. Antes disso até tinha comentado com o Sapiens21 que seria uma hipótese de troca.
Agora quanto a números são o que são. As sensações de «pujança» são o que menos interessa.
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Comcordo com tudo que foi dito e mais uma vez vou responder ao amigo isaac ,o que respondi a outro amigo:
Não é por ter uma xmax 300,obvio que as prestações da minha não são as das outras originais, não é por ja ter andado nas forzas,ter amigos com forzas,mais que xmax até, não é por lhes mexer todos os dias atualmente, simplesmente para mim ,ha motas que dão aquele click,outras não.
Sei bem do mais fraco que a xmax 300 tem,sei as suas limitações e os seus limites,sei que numa mota,scooter,o motor pode nao ser tudo,ainda assim continuo na xmax 300 pelo equilíbrio entre conforto,potência, economia que ela dá,embora a nova forza 350 ja esteja bem mais apetecível.
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Penso que não faz muito sentido discutir "prestações" em scooters de 300/350cc _pensador_
Quem compra estas scooters vai à procura de economia e de uma maior capacidade de ultrapassagem, relativamente às 125cc. Mais que a velocidade de ponta que, como não existem milagres, não deve ser nada de especial, o comprador destas máquinas deseja economia, conforto, o máximo de equipamento e o mínimo de preço.
Penso que são duas propostas muito equivalentes, a XMAX mais desportiva e a Forza com mais GT. O anterior motor 300 da Honda era muito fraco, este deve ser superior.
Não se esqueçam da BMW que tem uma 350cc, embora diga que é uma 400, cheia de equipamento e claro, com um preço condizente com a marca.
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Marco, não sei o que para ti está "provado"...
Nem a forma como tal foi..."provado".
Nem eventuais alterações de alguma das máquinas para que se prove aquilo que não se tem visto...
Deixo aqui para quem quiser ver.
(https://i.postimg.cc/fbNkM4sv/Screenshot-20210314-092813.jpg)
VÍDEO...
Ainda assim não deixo de dizer sempre que velocidade, acelerações e recuperações...não são tudo numa moto!
Esse comparativo para ser justo é com a forza 300, e não com a 350, se tem um ligeiro acréscimo de cilindrada tinha de ser muito má para não ter um acréscimo de prestações, penso que com qualquer uma das duas quem as escolher fica bem servido, com pontos fortes diferentes mas igualmente boas.
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:)
A questão é que me limitei a publicar o vídeo em virtude de ter sido dito acima que era a X-Max que tinha melhores prestações. Para ser preciso...que 'esta Forza não tinha rodas para acompanhar a X-Max' .
Ou seja, limitei-me apenas e só a mostrar a realidade das 2 máquinas em estado stock.
Nada mais que isso.
Se é justo ou não, sinceramente não é 'guerra' onde me queira meter. :)
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:)
Ou seja, limitei-me apenas e só a mostrar a realidade das 2 máquinas em estado stock.
Nada mais que isso.
Pois. Mas a Xmax com o kit 377 cc e variador Rivarossi é muito mais rápida.
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:)) 8)
O poder e ao mesmo tempo a subtileza da ironia empregues na altura certa. _pol_
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Como é que se podem ler números inteiros de forma enviesada?
Onde está 9 lê-se 19? Não estou a perceber.
Como referi, e é verdade, prefiro a XMax 300. Já vi a Forza 350 ao vivo e fiquei desiludido. Antes disso até tinha comentado com o Sapiens21 que seria uma hipótese de troca.
Agora quanto a números são o que são. As sensações de «pujança» são o que menos interessa.
Ler números de forma enviesada é uma prática mais corrente do que pode parecer, a política assenta nisso.
Mas dou um exemplo do anedotário português:
Um determinado comentador nacionalista apresentava a seguinte notícia:
Nesta corrida muito difícil, na qual só participavam dois concorrentes, o nosso herói conseguiu a proeza de conseguir o 2o lugar, enquanto o concorrente do outro país não ficou além do penúltimo
Já agora nos meios universitários, que conheces bem, circula a seguinte definição:
"Estatística é a ciência de torturar os números até revelarem o que queremos"
São dois casos de leitura enviesada dos números
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Já agora nos meios universitários, que conheces bem, circula a seguinte definição:
"Estatística é a ciência de torturar os números até revelarem o que queremos"
Olha lá...isso funciona com notas de 5 €? Torturar as malditas até virarem de 50€????
_vinho_
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Já agora nos meios universitários, que conheces bem, circula a seguinte definição:
"Estatística é a ciência de torturar os números até revelarem o que queremos"
Saúde!
Primeiro, em defesa dos meios universitários, a afirmação presta-se mais aos políticos, o que é publicado pelas academias tem a tradição saudável de ser escrutinado pelos pares (Tese, Antítese... Síntese, assim se faz Ciência).
Quanto ao tema em debate, a minha tese: acreditam mesmo que alguém que ajuíze (estas) duas scooters irá escolher baseado em décimos de segundo a chegar aos 100 km/h ou na diferença de velocidade máxima? Enfim, há gente para tudo. "Ah e tal, é porque uma dá 155 e a outra, puf!, só dá 150 km/h"... A sério?!
Era mesmo uma scooter que querias comprar? Lembra-te de me avisares quando saíres à estrada para eu ficar em casa... a rezar para que os travões acompanhem toda essa "perfomance" e o desempenho da habilidade acompanhe essa máquina de sonho.
Tendo em conta (estas) duas scooters, a qualidade idêntica das ofertas e dos preços, acredito em algo mais do género "Esta é mais bonita do que aquela".
Eu esmiuçar-me-ia assim: nenhuma delas tem um desenho que me faça virar a cara, são ambas bonitas (se bem que a frente da Yamaha me prenda mais), a qualidade de construção e os consumos são idênticos (apesar de eu pensar que a Yamaha se distingue tradicionalmente na qualidade levada ainda mais ao pormenor)... Todavia: esta outra algo mais baixa, acessível, do que aquela (algo que eu valorizo), além disso tem uma suspensão mais amiga das costas (o que eu valorizo ainda mais). Aí, a minha escolha iria para a Honda. O resto são "pinutes".
Como disse, a minha "tese", antíteses não faltarão. Em matéria de motos e scooters é impossível chegar-se a qualquer "síntese". Dúvidas, experimentem ir ao motor de busca do vosso browser e escrever: "A melhor scooter 300"... Não fiquem admirados por verem lá Sym e Kymco... pois, ainda há mais pormenores que contam para a valorização.
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Olha lá...isso funciona com notas de 5 €? Torturar as malditas até virarem de 50€????
_vinho_
Podes sempre desenhar um zero a seguir ao cinco, mas tenho dúvidas que aceitem
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Saúde!
Primeiro, em defesa dos meios universitários, a afirmação presta-se mais aos políticos, o que é publicado pelas academias tem a tradição saudável de ser escrutinado pelos pares (Tese, Antítese... Síntese, assim se faz Ciência).
Quanto ao tema em debate, a minha tese: acreditam mesmo que alguém que ajuíze (estas) duas scooters irá escolher baseado em décimos de segundo a chegar aos 100 km/h ou na diferença de velocidade máxima? Enfim, há gente para tudo. "Ah e tal, é porque uma dá 155 e a outra, puf!, só dá 150 km/h"... A sério?!
Era mesmo uma scooter que querias comprar? Lembra-te de me avisares quando saíres à estrada para eu ficar em casa... a rezar para que os travões acompanhem toda essa "perfomance" e o desempenho da habilidade acompanhe essa máquina de sonho.
Tendo em conta (estas) duas scooters, a qualidade idêntica das ofertas e dos preços, acredito em algo mais do género "Esta é mais bonita do que aquela".
Não é preciso defender os meios universitários, tenho todo o respeito por eles, nem poderia deixar de ser
Mas se experimentares fazer trabalhos que no fim os dados não são significativos estatisticamente para validar as hipóteses, o afastamento de séries por alegado enviesamento é uma tentação .
Claro que ninguém faz......
E já nem falo na alteração subtil nas hipóteses de o trabalho não estiver autorizado precisamente
Já citei aqui um prof universitário que foi confrontado com o resultado de estudo internacional e que respondeu com desdém " pois, eu sei o que são esses estudos internacionais, eu também os faço...."
Abraço
[Editado para corrigir erro ortográfico]
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O que ouvi dizer, mas pode ser boato, é que, na história da humanidade, nunca houve conclusão de um estudo contrária a quem o financiou.
Relativamente aos testes das scooters há limites, porque há forma de verificarmos por nós próprios.
Recordo que o Sapiens21 por muitas vezes realizou testes independentes de consumo, de aceleração, entre outros.
Digo independentes porque estiveram presentes muitos membros deste e de outros «fóruns» como testemunhas.
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O que ouvi dizer, mas pode ser boato, é que, na história da humanidade, nunca houve conclusão de um estudo contrária a quem o financiou.
Há vários exemplos honrosos em sentido contrário, um dos mais significativos é o da célebre investigação sobre a idade do nosso planeta.
Financiado pela industria petrolífera, o cientista apercebeu-se de concentrações elevadas de chumbo nas profundidades menores do oceano...não fazia sentido. O Chumbo, "Pb" é um metal venenoso, hoje sabe-se que na antiguidade foi responsável por muitas mortes no Império Romano que o usava nas canalizações (aliás, foi usado até à era moderna, eu lembro-me de o ver em tubos de contadores da água nos anos 60/70...). Abreviando, depois foi uma luta de Patterson para erradicar o chumbo da gasolina, algo que lhe custou a carreira...
Abrevio:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Clair_Patterson (https://pt.wikipedia.org/wiki/Clair_Patterson)
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O Clair Cameron Patterson foi financiado pela Indústria Petrolífera?
Pelo que li em Língua Inglesa foi financiado pela AEC, que obviamente não tem nada a ver com chumbo.
A investigação sobre o chumbo iniciou-se ainda era estudante.
O facto de ter sido criticado (indirectamente) pela Indústria Petrolífera não significa que tenha sido financiado por ela.
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O Clair Cameron Patterson foi financiado pela Indústria Petrolífera?
Pelo que li em Língua Inglesa foi financiado pela AEC, que obviamente não tem nada a ver com chumbo.
A investigação sobre o chumbo iniciou-se ainda era estudante.
O facto de ter sido criticado (indirectamente) pela Indústria Petrolífera não significa que tenha sido financiado por ela.
[/quote
Referi-me ao estudo sobre a idade da Terra. Não foi criticado indirectamente, os pares (alguns financiados pelo lobby petrolífero) fizeram com que ele (o maior especialista) fosse corrido da comissão (http://scihi.org/clair-cameron-patterson-age-earth/ (http://scihi.org/clair-cameron-patterson-age-earth/))
Não consegui encontrar um link sobre o financiamento desse estudo em concreto sobre a Idade da Terra. Mas não foi nada de extraordinário, era comum (é) as grandes empresas financiarem investigação científica que consideram anódina para a sua actividade, faz parte da projecção da imagem corporativa das empresas - e nessa altura com a moda dos dinossauros ainda era muito presente, a Idade da terra estava na moda. Claro que o tema da Idade da Terra não começou aí para o académico, o problema foi esse estudo em particular, ele ter olhado para o chumbo e ter chegado a pensar que as amostras estavam contaminadas. De qualquer forma, foi precisa muita coragem para viver o resto da vida pela descoberta. Pelo que me lembro do documentário, foi um vulgar senador que se interessou pela história e trouxe a coisa a lume... até o chumbo ter sido banido da gasolina.
Lembro-me de há anos ver um documentário que falou deste assunto, e ficou-me na memória. Suponho que o mesmo que falava da forma como os industriais do Flúor conseguiram tornar os excedentes da produção em "substância milagrosa" para a saúde dentária - hoje algo muito contestado.
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Onde isto ja vai
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Onde isto ja vai
É para desfazer o estereótipo de que a malta das motas só pensa com o escape...
Da minha parte, se a Adm. entender limpar os meus fora-do-tópico, está legitimada.
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Mas o boato aparentemente mantém-se, «nunca houve conclusão de um estudo contrária a quem o financiou»
Cada produto, ou solução, não tem apenas vantagens ou apenas inconvenientes. O chumbo era utilizado nos combustíveis como aditivo com bastantes benefícios. Era prejudicial à saúde mas recordo-me que vários substitutos também o eram.
Se financiam um estudo sobre as vantagens de uma solução não é sensato descrevermos os inconvenientes.
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Ainda hoje, mais uma vez alguém me perguntou,forza 350 ou xmax300?
A minha resposta:
A xmax tem vocação mais desportiva e gasta menos
A forza tem novos argumentos e promete um equilíbrio elevado
Escolhe com o coração e vai para a que te chama
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Os pormenores de acabamento, pintura, cuidado na montagem favorecem uma delas.
Vocês sabem qual é.
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Os pormenores de acabamento, pintura, cuidado na montagem favorecem uma delas.
Vocês sabem qual é.
A VStrom não está neste comparativo
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Estava mesmo a pensar nesse monumento à durabilidade e longevidade :)
Nas scooters, a Suzuki tinha a rainha há 10 anos mas desistiu a meio.
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Estava mesmo a pensar nesse monumento à durabilidade e longevidade :)
Nas scooters, a Suzuki tinha a rainha há 10 anos mas desistiu a meio.
Era mesmo a rainha, e é pena gostava de ver a suzuki com propostas no segmento das scooters, ou mais opções...
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Provavelmente deixaram ficar a 400 apenas para marcar posição até recuperar as outras.
A Suzuki anda numa de revivalismo: Hayabusa ( montada na Índia), Katana, DRBig ( 1050) provavelmente virá aí a Burgman 650 daqui a uns anos
A não ser que queriam recuperar o S-Ride
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Provavelmente deixaram ficar a 400 apenas para marcar posição até recuperar as outras.
A Suzuki anda numa de revivalismo: Hayabusa ( montada na Índia), Katana, DRBig ( 1050) provavelmente virá aí a Burgman 650 daqui a uns anos
A não ser que queriam recuperar o S-Ride
A 400 está uma excelente proposta, mas o preço está salgadissimo..
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Por falar em XMax300...
https://www.motor7.pt/index.php?ws=1 (https://www.motor7.pt/index.php?ws=1)
Campanha de desconto na XMax.
(Declaração: não tenho interesse particular e não estou envolvido com a marca ou a loja)
Editado para corrigir o "link" acima.
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i=If93Ll361Nr8IpJa