Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: moto2cool em 27 de Agosto de 2020, 20:56
-
(https://www.todocircuito.com/ckfinder/userfiles/images/CadenaMEndurance-2244.jpg)
A BMW lançou a primeira corrente de transmissão que não precisa de manutenção periódica. Batizada de "Corrente M Endurance", possui um enchimento de lubrificante permanente entre os roletes e os pinos - encapsulados nos X-rings - e, segundo informações da BMW, não requer lubrificação posterior ou tensionamento periódico.
Essa enorme vantagem em termos de conforto foi possibilitada pela utilização de um novo material para recobrir os rolos, o carbono tetraédrico amorfo (ta-C), também conhecido como diamante industrial. Este revestimento é caracterizado por extrema resistência e dureza, e está situado entre a conhecida camada DLC (Carbon as Diamond) e o diamante puro.
Em contraste com as superfícies metálicas utilizadas até agora, o revestimento com o diamante industrial ta-C não se desgasta. Ao mesmo tempo, este tipo de revestimento faz com que o coeficiente de atrito seja drasticamente reduzido.
Graças às excelentes propriedades de lubrificação a seco e eliminação do desgaste, os rolos revestidos com carbono tetraédrico amorfo na corrente M Endurance oferecem conforto de manutenção equivalente ao de uma motocicleta com eixo de transmissão.
Isso inclui todo o trabalho de limpeza que é inevitável com uma corrente convencional devido a respingos de lubrificante. Desta forma, a rede M Endurance também oferece o máximo respeito ao meio ambiente.
A corrente 525 M Endurance está agora disponível inicialmente para os dois modelos BMW S 1000 RR e S 1000 XR de 4 cilindros como um acessório ou diretamente de fábrica como equipamento opcional a um custo de 122 euros. A BMW afirma estar trabalhando para expandir esta cadeia para outros modelos de seu catálogo. No momento, a marca alemã não deu detalhes sobre a duração média deste kit de transmissão.
https://www.todocircuito.com/noticias/24105-revolucion-bmw-presenta-una-cadena-que-no-necesita-lubricacion-ni-tensado-periodico.html
-
Viva!
Existe uma empresa de Tawain que já faz a mesma coisa para bicicletas.
A novidade é o lançamento comercial desta corrente cujo beneficio e quase ausência de manutenção será de muito do agrado de quem tem uma moto com corrente.
Esta corrente é manufacturado pela REGINA, marca um pouco secundária sem o gabarito da DID, RK ou AFAM
Em Espanha já tem preço... 286€, não incluído o pinhão e cremalheira.
(https://www.motosan.es/wp-content/uploads/2020/08/P90397349_lowRes_bmw-motorrad-m-endur.jpg)
-
Grande inovação.
Resta mesmo perceber se a duração irá justificar tanto dinheiro
-
Grande inovação sem dúvida..
-
Em termos económicos para esse preço não justifica de certeza, quando muito poupa algum esforço , não é claro que aumenta a durabilidade. Com lubrificação contínua acho que perde parte do interesse, mesmo os ciclos lubrificação/limpeza só na parte da limpeza são mais chatos, a lubrificação são 5 min
-
Pelos iniciais 122€ até era bom preço pois a minha que é uma normal corrente que tem de ser lubrificada e limpa, custou 90€, era só mais uns patacos e ficava a andar com a jante traseira limpa. 280€ já é outra história.
-
Pois o preço desencorajar apesar das vantagens evidentes..
-
Também se é BMW tem que pagar a marca , para o preço mas motas deles nem se nota este pequeno custo
-
Quantas pessoas continuarão a lubrificar a corrente mesmo sabendo que não é necessário????
-
Quantas pessoas continuarão a lubrificar a corrente mesmo sabendo que não é necessário????
Eh eh eh, por segurança......
-
Viva!
Existe uma empresa de Tawain que já faz a mesma coisa para bicicletas.
A novidade é o lançamento comercial desta corrente cujo beneficio e quase ausência de manutenção será de muito do agrado de quem tem uma moto com corrente.
Esta corrente é manufacturado pela REGINA, marca um pouco secundária sem o gabarito da DID, RK ou AFAM
Em Espanha já tem preço... 286€, não incluído o pinhão e cremalheira.
(https://www.motosan.es/wp-content/uploads/2020/08/P90397349_lowRes_bmw-motorrad-m-endur.jpg)
Boas.
Não me leves a mal, mas, aqui tem informação errada a Regina é uma marca histórica no fabrico de correntes e outros produtos metalúrgicos. Foi fundada em 1919 (como o azeite Gallo _pensador_), em Itália, são as melhores correntes do mundo e são muito utilizadas na competição.
São caras, bem caras, para a minha sucati _lol_ um kit Regina custa cerca de 400€, um da RK ou DID fica por pouco mais de metade desse preço, o preço da qualidade.
Em relação ao assunto do tópico o que me está a criar dúvidas é que não se fala da cremalheira e do pinhão, como o material é diferente acredito que, sem lubrificação, iremos ter um desgaste permaturo desses componentes. E se aparecer um kit completo acredito que será bem caro talvez para mais de 500€.
Cumps
-
Quantas pessoas continuarão a lubrificar a corrente mesmo sabendo que não é necessário????
Isso é como aqueles que param na bomba para abastecer de gasolina um carro eléctrico
[Edit] coloquei a citação porque não era claro a que se dirigia este comentário
-
Boas antoniopat
A REGINA é talvez mais cara por ser fabricada em Itália, mas uma RK JAPAN faz o mesmo serviço, e vende...
Para a minha Strom nem consta no catálogo... mas que elitistas !!! _lol_ _lol_
O pinhão e a cremalheira sofrem desgaste e por isso é quase sempre vendido o kit.
Se calhar a REGINA ainda tem mais algo a divulgar com a parceira BMW... aguardemos !
-
Felizmente, a fabrica desta corrente, Regina, anunciou a intenção de lançar este kit de transmissão denominado High Performance Endurance. A marca italiana vai comercializar esta corrente a partir do próximo mês de janeiro, e fá-lo-á também com diversas medidas de adaptação aos mais diversos modelos e marcas do mercado.
A cadeia Regina HPE usa carbono tetraédrico amorfo (ta-C), também conhecido como diamante industrial, para revestir os rolos, uma técnica que se caracteriza por extrema resistência e dureza, e está situada entre a conhecida camada DLC (Carbono Diamante). e o diamante puro.
Ao contrário do revestimento metálico tradicional das outras correntes, o diamante industrial ta-C não se desgasta e, ao mesmo tempo, este tipo de revestimento reduz drasticamente o coeficiente de atrito.
Segundo explicou a Regina, com a corrente HPE não é necessária a manutenção periódica de limpeza e lubrificação que qualquer kit tradicional precisa a cada 1.000 quilómetros, e garantem que a duração da corrente seja a mesma de qualquer outro kit de transmissão sem este tratamento com carbono tipo ta-C
https://motorcycleonline.info/?p=24231