Marcas de Maxiscooters => SYM => Tópico iniciado por: Kevincego em 31 de Outubro de 2021, 16:04

Título: Qual a melhor GTS Evo 125?
Enviado por: Kevincego em 31 de Outubro de 2021, 16:04
Ando á procura duma GTS 125 evo na casa dos 1800€ para fazer uns percursos curtos e deparei-me com uma variedade de versões desta mota que desconhecia e como tal decidi abrir este tópico para tentar que esclareçam as minhas dúvidas.
1a. Qual o melhor ano?

2a. Entre 2009 e 2016 houve alguma evolução ou melhoramentos?

3a. Injecção ou carburada, prós e contras?

4a. O que significam as letras SE a vermelho
que algumas GTS trazem ao lado dos piscas dianteiros?

5a. Qual a razão das GTS Evo serem mais caras que uma PCX ou NMax mais recentes?

Desde já o meu muito obrigado a todos.
Título: Re: Qual a melhor GTS Evo 125?
Enviado por: ruicosta em 31 de Outubro de 2021, 21:28



1a. Qual o melhor ano?
Não sei qual o melhor mas parece que o pior foi o de 2011, no qual saiu um lote com problemas num parafuso da biela. Penso que foi um lote muito no pequeno e a marca chamou os que tinham motas desse lote para resolver.
Poderá ter existido alguma na qual não tenha sido resolvido.

3a. Injecção ou carburada, prós e contras?
Injeção tem menor consumo e segundo me indicaram tem melhor aceleração e maior velocidade de ponta.
Como desvantagem, não tem pedal de arranque, só arranque eléctrico.


5a. Qual a razão das GTS Evo serem mais caras que uma PCX ou NMax mais recentes?
São gamas diferentes, dimensões diferentes...
Eu estive para comprar uma PCX, mas tive a felicidade/infelicidade de ser ultrapassado por um camião enquanto conduzia uma e depois seguir atrás do referido camião.
No caso da GTS estamos a falar de uma mota cujo corpo e dimensão estão perfeitamente dimensionados para o motor 300. Outras coisas como os espaços de arrumação, por exemplo, fazem toda a diferença.

E pode parecer estranho mas ainda há muito quem aprecie o motor de carburador, pela simplicidade e por ter o pedal de arranque.

Desde já o meu muito obrigado a todos.



Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk

Título: Re: Qual a melhor GTS Evo 125?
Enviado por: davidsantos em 31 de Outubro de 2021, 21:38
Eu tive a versão Evo SE ,a diferença era aquela cor mate que era comercializada e as letras vermelhas nada mais,foi apenas uma versão mecanicamente sem diferenças , a GTS é mais cara que uma PCX porque a GTS é uma maxi e uma PCX uma citadina são motos com portes diferentes ,dê uma volta nas duas e perceberá a diferença,á 5 anos atrás entrei num concessionária Honda para comprar uma PCX e saí de lá com uma GTS Evo se de 2013 ... scooter_
Título: Re: Qual a melhor GTS Evo 125?
Enviado por: ruicosta em 31 de Outubro de 2021, 21:42
Eu tive a versão Evo SE ,a diferença era aquela cor mate que era comercializada e as letras vermelhas nada mais,foi apenas uma versão mecanicamente sem diferenças , a GTS é mais cara que uma PCX porque a GTS é uma maxi e uma PCX uma citadina são motos com portes diferentes ,dê uma volta nas duas e perceberá a diferença,á 5 anos atrás entrei num concessionária Honda para comprar uma PCX e saí de lá com uma GTS Evo se de 2013 ... scooter_
Boa. Eu entrei num concessionário Honda/Sym/ Piaggio maravilhado com a diversidade e quantidade de scooters que tinham, novas, usadas e de serviço e saí a pé, depois de me tentarem enfiar uma PCX nova pela garganta abaixo.


Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk

Título: Re: Qual a melhor GTS Evo 125?
Enviado por: davidsantos em 31 de Outubro de 2021, 23:46
Boa. Eu entrei num concessionário Honda/Sym/ Piaggio maravilhado com a diversidade e quantidade de scooters que tinham, novas, usadas e de serviço e saí a pé, depois de me tentarem enfiar uma PCX nova pela garganta abaixo.


Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk

Eu depois de dar uma volta numa PCX e logo de seguida na GTS ,decidi me imediatamente pela GTS.. tinha entrado á pouco tempo como retoma e estava excelente ainda andei com ela um ano e meio e nem uma lâmpada precisei de trocar ,enfim excelente máquina
Título: Re: Qual a melhor GTS Evo 125?
Enviado por: fastnet em 04 de Novembro de 2021, 16:04
Existiram várias versões da GTS 125 EVO, as mais antigas com farois sobrepostos hoje já raras de se ver.

A EVO mais comum de se ver é a de dois farois paralelos e carburador.

Surgiu mais tarde a versão com injeção e designação i

A versão a carburador eventualmente pode ser mais fiável, mas tem consumo alto comparando com modelos mais atuais.

A GTS e a pcx custavam quase o mesmo no inicio de carreira, embora sejam máquinas de porte diferente, valor andava pelos 2000 euros.

Ambas subiram bastante de preço embora a pcx sofresse atualizações e a EVO permaneceu inalterável até final de comercialização.

Após introdução de 5 anos garantia na Sym, o preço da EVO subiu cerca de 500 euros.

A 125 EVO foi substituída pela GTS 125i e o modelo 250 EVO pela 300i

Quanto à eventual diferença de valores encontrados, o mercado nem sempre é racional.