Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: davidsantos em 24 de Junho de 2021, 11:05
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Boas companheiros, tal como o tópico indica qual é a duração média dos vossos roletes e quando os costumam trocar, faço tensões de trocar os meus aos 15000 km aquando a troca da Correia, na gts que tive troquei aos 27000 km e já bastante quadrados..
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Os de origem da Xmax 300 que mudei aos 20 mil tinham um pequeno vinco, diria portanto que os 20 mil que a Yamaha recomenda estão certos.
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Eu fiz uma limpeza de variador aos 10000 kms e estavam impecáveis e ainda sem marca nenhuma, por acaso não sei a quilometragem preconiza para a troca.. _pensador_
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Isso depende das acelerações bruscas e coisas do gênero... Eu tenho variador e roletes malossi e vou trocar aos 7 mil _Rolley_
Mas original penso que seja os 15 mil mais coisa menos coisa. Vai vendo também se o desempenho altera
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Depende, depende de muita coisa,mais das mãos
Ja fiz 3000km numa 50 e por outro lado os da xmax 300 aos 20000 estavam novos, faziam mais 10000km na boa,por isso guardei tudo .
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Nas minhas 2 primeiras (X7 125 e Nexus 500) coincidia sempre com a troca da correia entre os 10 e 15 mil, mas, por experiência própria assim que se mete Malossi ou outra marca para procurar melhoramentos de performance a vida é bem mais curta, na X7 partiu a correia antes da revisão e os pesos estavam marcados, na Nexus só usei peças originais mas notava se o desgaste nos pesos. Tanto que na altura comprei 2 sets de pesos para misturar 1 set de 21g e outro de 15g e ficou bem melhor.
Esta Xciting que tenho agora tem vareador Polini e nota se que já estão a ficar quadrados, o que tem mais desgaste são as guias do vareador, tanto que no ralenti ouve se o tilintar do vareador devido à folga entre os 2 pratos onde estão os pesos.
Cumps
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Sim depende certamente muito da utilização, quem fizer muita cidade não tem hipótese...
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Troquei minha correia agora com quase 20.000km e o mecânico disse que no estado que a correia estava, rodaria até os 30.000.
E os roletes não apresentavam desgastes.
Só que minha utilização é geralmente em rodovia, não passo dos 7.000rpm e arranco bem suave com a mota.
Logo a vida útil vai muito da utilização da mota.
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Penso que com uma utilização normal fazem de 25000 a 30000 dependendo da utilização.
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Na yamaha xmax entre outras, é para se trocar de 20 em 20.000km,alguns saiem quase novos ,outros nem por isso, depende da condução e do dono
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20000 parece uma boa quilometragem para aproveitar bem os roletes...
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Olá,
Quando tinha a Scarabeo 500 fiz duas mudanças de correia e roletes aos 24000 e 48000.Das duas vezes estavam para durar. Na MP3 acho que as indicações são as mesmas, mas vou-me informar melhor. Como foi dito, depende muito da utilização e, no meu caso, sempre fiz mais estrada do que cidade, daí não terem muito desgaste.
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Eu tirei uma vez uns duma gts com 28000 e estavam já muito maus, acho que 20000 fazem na boa, agora na cruisym vou trocar Correia e roletes aos 15000 como vem no kit de manutenção aproveito e troco..
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Eu tirei uma vez uns duma gts com 28000 e estavam já muito maus, acho que 20000 fazem na boa, agora na cruisym vou trocar Correia e roletes aos 15000 como vem no kit de manutenção aproveito e troco..
Depois avisa como estavam. A minha é a 300 mas está agora com 12.000 e também estou a ponderar se troco aos 15.000 como indica no manual ou se aguento até aos 20.000.
Qual é o sintoma de roletes gastos? O que se nota na condução?
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Depois avisa como estavam. A minha é a 300 mas está agora com 12.000 e também estou a ponderar se troco aos 15.000 como indica no manual ou se aguento até aos 20.000.
Qual é o sintoma de roletes gastos? O que se nota na condução?
Na gts que tive com roletes gastos notava um arranque pouco suave por vezes aos solavancos e eles de facto já estavam, na Cruisym que tenho agora abri aos 10000 para verificar tudo, roletes, Correia etc e fiz limpeza á embraiagem e estava tudo em perfeito estado, eu vou trocar mais para não andar a pensar nisso e cumprir o plano de manutenção, optei por comprar o kit de manutenção da sym que me ficou em cerca de 112€.
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Resumindo
É melhor seguir o que diz no manual da máquina
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Resumindo
É melhor seguir o que diz no manual da máquina
Claro, nada mais sensato.
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Claro, nada mais sensato.
Algo que recentemente tenho de conviver e que me incutem:
Um mecânico a sério, ao mexer na máquina usa e consulta o manual de oficina dela.
Um dia chego la
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E por cá os roletes originais ocupam o lugar dos sliding rollers que tinha desde os 20000km,que desilusão,ainda vou fazer uma reclamação com toda a documentação necessária informando que os roletes não prestaram numa xmax 300, pois começaram a prender e a não deixar o vareador abrir, original,nada melhor e mais duradouro, toma para aprenderem
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E por cá os roletes originais ocupam o lugar dos sliding rollers que tinha desde os 20000km,que desilusão,ainda vou fazer uma reclamação com toda a documentação necessária informando que os roletes não prestaram numa xmax 300, pois começaram a prender e a não deixar o vareador abrir, original,nada melhor e mais duradouro, toma para aprenderem
Bolas nem os sliding rollers são boa escolha? Isto estás a falar dos dr. pulley e tech pulley certo?
Bem para quem gosta de modificar um pouco a scooter está difícil.
Já estudei um pouco de várias escolhas para a cruisym existe os novos Variador Axial Yasuni, mas parece que destroem correias facilmente e são caros, existe o kit da Polini Maxi Hi-Speed mas dá trabalho a instalar e envolve trocar molas da embreagem _thumbdown_ (não é trabalho para amador com ferramentas básicas).
Então pensei meter uns rollers tech pulley 1grama abaixo dos de origem para ver se a alma da scooter era reavivada, principalmente a sair dos semáforos que ela tem alguma hesitação mas se o mpaneves diz que são uma desilusão então fico sem saber se alguma opções para além dos originais é viável.
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A minha GTS Evo vai agora com quase 36 000, comprei-a com 17500 e não sei lhe tinham trocado os roletes antes de eu a comprar.
Pelo comportamento dela, que tem vindo a aumentar as rotações comparativamente à velocidade - a correia tem 5000km e a substituição não alterou nada em relação à velha - devem estar a precisar de ser trocados. Olhando à quilometragem já feito são mesmo para substituir brevemente.
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A minha GTS Evo vai agora com quase 36 000, comprei-a com 17500 e não sei lhe tinham trocado os roletes antes de eu a comprar.
Pelo comportamento dela, que tem vindo a aumentar as rotações comparativamente à velocidade - a correia tem 5000km e a substituição não alterou nada em relação à velha - devem estar a precisar de ser trocados. Olhando à quilometragem já feito são mesmo para substituir brevemente.
Não notas o arranque pouco progressivo e aos solavancos se for a baixa rotação?
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A minha GTS Evo vai agora com quase 36 000, comprei-a com 17500 e não sei lhe tinham trocado os roletes antes de eu a comprar.
Pelo comportamento dela, que tem vindo a aumentar as rotações comparativamente à velocidade - a correia tem 5000km e a substituição não alterou nada em relação à velha - devem estar a precisar de ser trocados. Olhando à quilometragem já feito são mesmo para substituir brevemente.
da minha própria experiência, ainda mais do que com os roletes, aconselho cuidado e vigilância das guias plásticas no compartimento dos roletes. O desgaste excessivo ou até se uma destas se partir, leva a vibração e à rápida destruição das nervuras de alumínio onde estas deslizam... as peças que formam o compartimento dos roletes são bem mais caras do que fazer a manutenção normal ou pelo menos sem exageros. (estas guias plásticas que custam 1/2 dúzia de euros tem por norma uma vida útil mais reduzida que a correia e ou roletes)
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da minha própria experiência, ainda mais do que com os roletes, aconselho cuidado e vigilância das guias plásticas no compartimento dos roletes. O desgaste excessivo ou até se uma destas se partir, leva a vibração e à rápida destruição das nervuras de alumínio onde estas deslizam... as peças que formam o compartimento dos roletes são bem mais caras do que fazer a manutenção normal ou pelo menos sem exageros. (estas guias plásticas que custam 1/2 dúzia de euros tem por norma uma vida útil mais reduzida que a correia e ou roletes)
Bom trabalho para mim é quando se troca Correia trocar também guias e roletes, ao fazer isso também se minimiza a vibração e desgaste prematuro da Correia..
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Bolas nem os sliding rollers são boa escolha? Isto estás a falar dos dr. pulley e tech pulley certo?
Bem para quem gosta de modificar um pouco a scooter está difícil.
Já estudei um pouco de várias escolhas para a cruisym existe os novos Variador Axial Yasuni, mas parece que destroem correias facilmente e são caros, existe o kit da Polini Maxi Hi-Speed mas dá trabalho a instalar e envolve trocar molas da embreagem _thumbdown_ (não é trabalho para amador com ferramentas básicas).
Então pensei meter uns rollers tech pulley 1grama abaixo dos de origem para ver se a alma da scooter era reavivada, principalmente a sair dos semáforos que ela tem alguma hesitação mas se o mpaneves diz que são uma desilusão então fico sem saber se alguma opções para além dos originais é viável.
Sim ,os franceses da techpulley,eram bons,não davam hipótese a outra toda original mas não duraram
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Não notas o arranque pouco progressivo e aos solavancos se for a baixa rotação?
Por enquanto ainda não, mas quero trocá-los antes disso. Até para tirar a conclusão sobre o facto de a 100km/h já ir a tocar no redline.
Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk
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Por enquanto ainda não, mas quero trocá-los antes disso. Até para tirar a conclusão sobre o facto de a 100km/h já ir a tocar no redline.
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Rui esse já é um sintoma, a minha evo quando entrava no Red já ia a 115 kmh..
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Rui esse já é um sintoma, a minha evo quando entrava no Red já ia a 115 kmh..
Certo mas a tua não era a Evo com o motor de carburador, certo?
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Certo mas a tua não era a Evo com o motor de carburador, certo?
Era precisamente uma evo com motor a carburador tal como a tua.
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Eu também já substituí a correia e roletes da minha Nmax 2021. O manual indica mudança aos 18mil km mas de forma preventiva, achei por bem substituir já, até porque os meus percursos são maioritariamente autoestrada, e sendo uma 125cc, é difícil não andar sempre a fundo. Através disto, fui perdendo alguma velocidade de ponta que já me andava a chatear. Dificilmente passava dos 113kmh e após a troca, já voltou a fazer 121kmh (a descer, claro ).
Deixo umas fotos comparativas da.correia nova vs. Original bem como a comparação dos roletes (https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210929/77aaa2f5e24aa2c0d34f0e8ed64a3472.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210929/a294c34b8534351b98204876238e3633.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210929/01126b494a452be3a150883a2e6ef0fe.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210929/52c0fd48f19d758d9e318f46ec850ccd.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210929/f0e67de1c98a87103daaad15abb0f4d8.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210929/e317d0bc543c7f866c073d9c6c868f59.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210929/522d84af2941f13d19aa903a05918d0f.jpg)
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Eu também já substituí a correia e roletes da minha Nmax 2021. O manual indica mudança aos 18mil km mas de forma preventiva, achei por bem substituir já, até porque os meus percursos são maioritariamente autoestrada, e sendo uma 125cc, é difícil não andar sempre a fundo. Através disto, fui perdendo alguma velocidade de ponta que já me andava a chatear. Dificilmente passava dos 113kmh e após a troca, já voltou a fazer 121kmh (a descer, claro ).
Deixo umas fotos comparativas da.correia nova vs. Original bem como a comparação dos roletes (https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210929/77aaa2f5e24aa2c0d34f0e8ed64a3472.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210929/a294c34b8534351b98204876238e3633.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210929/01126b494a452be3a150883a2e6ef0fe.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210929/52c0fd48f19d758d9e318f46ec850ccd.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210929/f0e67de1c98a87103daaad15abb0f4d8.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210929/e317d0bc543c7f866c073d9c6c868f59.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210929/522d84af2941f13d19aa903a05918d0f.jpg)
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O companheiro sabe os nm dessas porcas ?
É que aparecem muitas estragadas para se resolver na marca
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Boas qual a quilometragem da tua nmax mtnunes?
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Na oficina trocaram-me agora correia, roletes e guias.
Mas após a troca, sinto um arrancar estranho... em velocidade tudo normal, mas ao arrancar não tem a mesma força que tinha...
Poderá ser algum erro na montagem?
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Na oficina trocaram-me agora correia, roletes e guias.
Mas após a troca, sinto um arrancar estranho... em velocidade tudo normal, mas ao arrancar não tem a mesma força que tinha...
Poderá ser algum erro na montagem?
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Quantos kms tens após a troca de correia?
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200km talvez
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Pode ser erro de montagem ou roletes diferentes
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O que pode acontecer,e já me aconteceu, é ao ser tudo limpo e lubrificado pode saltar gordura para as máxilas da embraiagem,nada de grave, é só desengordurar ,algo que ao testar a scooter se poderia ter notado antes da entrega.
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O que pode acontecer,e já me aconteceu, é ao ser tudo limpo e lubrificado pode saltar gordura para as máxilas da embraiagem,nada de grave, é só desengordurar ,algo que ao testar a scooter se poderia ter notado antes da entrega.
Espero que assim seja... contactei a oficina para ver se la posso ir no sábado de manhã
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Espero que assim seja... contactei a oficina para ver se la posso ir no sábado de manhã
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Se apenas tem essa quilometragem alguma coisa não estará bem..
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O companheiro sabe os nm dessas porcas ?
É que aparecem muitas estragadas para se resolver na marca
Eu agora não me recordo ao certo mas sei que pesquisei sobre isso na altura para fazer o aperto como a marca recomenda e se a memória não me falha, são 45 e 47nm respetivamente. Confirmas? :) Boas qual a quilometragem da tua nmax mtnunes?
Quando alterei a correia e roletes, estava na casa dos 12.100km
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Eu agora não me recordo ao certo mas sei que pesquisei sobre isso na altura para fazer o aperto como a marca recomenda e se a memória não me falha, são 45 e 47nm respetivamente. Confirmas? :) Quando alterei a correia e roletes, estava na casa dos 12.100km
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Trocaste cedo...
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Trocaste cedo...
Sim eu sei. Mas é como disse... Como os meus percursos casa - trabalho - casa (90km) são cerca de 80% autoestrada, não é difícil ir ali sempre de punho enrolado porque afinal, é uma 125cc que pouco mais de 100kmh dá a direito. Como tal, fui perdendo velocidade de ponta a olhos vistos. Daí ter substituído prematuramente a correia e roletes
É que além de ter ganho a velocidade de ponta de outrora, a mesma aguenta-se melhor em regimes mais altos
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Nesse caso fizeste bem..
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Na gts que tive com roletes gastos notava um arranque pouco suave por vezes aos solavancos e eles de facto já estavam, na Cruisym que tenho agora abri aos 10000 para verificar tudo, roletes, Correia etc e fiz limpeza á embraiagem e estava tudo em perfeito estado, eu vou trocar mais para não andar a pensar nisso e cumprir o plano de manutenção, optei por comprar o kit de manutenção da sym que me ficou em cerca de 112€.
Tenho uma Cruisym 300 2021 fez agora revisao 5000 km e ela nestas chuvas ao fim de umas voltas cheira um pouco a borracha queimada.
A tua tambem fazia com esses kms?
Kit de manutenção da transmissão consiste em quê? Limpeza e polimento e cintas de embreagem?
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Com esses km é provável fazer, mas a causa aponto mais para teres os calços de embraiagem para o vidrado, é de fácil resolução, a borracha queimada nunca me cheirou , o kit de manutenção costuma trazer correia, roletes,guias de variador , junta de cárter , filtro de ar, filtro de combustível e vela , não tarda estou a comprar um kit a minha já está perto dos 29000 aos 30 troca correia.
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Pessoalmente só troco quando tenho de trocar o kit de transmissão que é de 20 em 20000 km,os roletes saem com bom aspecto,mas é para trocar trocamos....
Dica:
Depois de rolar ,no caso do companheiro,em estrada e praticamente a fundo algum tempo,experimente ao chegar ao destino deixar o motor repousar ao ralentim pelo menos 1 min,com isto a temperatura geral do motor e transmissão baixa e evita que os roletes fiquem bastante quentes logo parados numa posição, é isso que os mete quadrados