Geral => Segurança => Tópico iniciado por: nneves2 em 16 de Setembro de 2010, 09:25
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Aqui fica um video que vi noutro forum e achei interessante para a nossa comunidade. Principalmente porque temos por cá muitos users que vão enfrentar agora o primeiro inverno na mota.
Motoattack - Conduccion urbana en mojado (http://www.youtube.com/watch?v=Xl3T1qZy-AM#)
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Boas dicas...à que relembrar a cada dia.
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Gostei
menos uma coisa
Recuso-me a pôr o dedo no chão e lambê-lo a seguir. Isso é que eu não faço :P
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Pois essa do dedo... ???_
A minha moto não tem intermitentes :(
Mui bueno este tópico, mui bueno
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Bom está a chover, porreiro já ai a uns 6 meses que não apanhava uma boa molha _pol_.
Conselhos para os que apanham agora as primeiras molhas:
1- Chegue a casa, mude de roupa o mais rapidamente possível, até as cerolas devem ir fora, aproveite que já esta molhado e passe gel duche no corpo e tome um duche. _lol_
Vista-se e vai ver que não apanha constipação nenhuma.
(Pode parecer idiotice, mas desde que tenho mota e apesar de ter apanhado ja umas valentes chuvadas e molhas por não ter o habito de andar com o facto de chuva atrás de mim, debaixo do banco da mota, o meu numero de constipações baixou drasticamente, isto porque a minha mota não tem sofagem, simplesmente saio do frio, e vou no frio, continuo no frio.)
2-Além de roupa adequada, em tempo de chuva, deve usar-se um calçado que além de proteger em caso de queda, deve ter alguma aderência ao piso molhado.
3 - Pressão dos pneus: Com chuva deve-se baixar ligeiramente a pressão dos penus para termos uma maior superfície de contacto com o asfalto. No entanto, sempre conduzi com a pressão correcta indicada pelo fabricante e nunca tive problemas. Deixo esta ao vosso critério, ao vosso tipo de mota e de condução. Muito importante é ter os pneus em boas condições para aumentarmos ao máximo a aderência dos mesmos! Se está a pensar colocar uns pneus novos, quando começa a aparecer a chuva é a altura ideal
4-Conduzam com calma, não tenham medo, nem façam travagens bruscas, em caso de má visibilidade na viseira, abram-na um bocadinho para terem melhor visibilidade, e não tenham medo da chuva nos olhos, essa só vos limpa os olhos. Mas quando circularem atrás de um camião ou outro veiculo que levante bastante água do asfalto, fechem a viseira, pois podem ficar sem ver, porque a água que o veiculo levanta do asfalto é suja!
5- Posicionamento do corpo: Uma das coisas que aprendemos no curso de condução defensiva é "sair da mota" nas curvas, principalmente quando o piso está molhado. Ao "sairmos da mota", estamos a alterar o centro de gravidade, conseguimos curvar mais facilmente sem praticamente ter de inclinar a mota. Logo, se a mota está a direito não vai haver problemas com a água! (já teve algum problema a passar por bocados de água em rectas??? também acho que não )
6- As travagens fazem-se sempre antes de abordar a curva e não dentro da própria, por isso avalie com certa antecedência a velocidade que vai abordar a curva, e reduza a velocidade calmamente até abordar a curva.
7- Alem de cuidado com a travagem devem tê-la também com o arranque pois com chuva e oleosidade da estrada nas primeiras chuvas um arranque mais brusco pode originar um patinar de roda e consequente atravessanço ou mesmo queda!
8- Deve-se evitar sempre circular em cima das faixas brancas da estrada e travar/acelarar sobre elas (passadeiras, tracejados, juntas de dilatação), se quando o piso está seco reparamos que a aderência diminui, com o piso molhado parece que estamos em cima de mosaico.
9- Na travagem se tiver sistema combinado de travagem use este preferencialmente, se não possui o mesmo sistema tente dosear de forma suave e ao mesmo tempo o travão da frente com o traseiro de modo a poder ter uma travagem mais repartida na potencia e também em relação ao solo (assim está a usar mais superfície de contacto para parar a sua Maxi, ao usar os dois travões "duas rodas a parar o movimento").
10 - Se por algum motivo sentir que a Maxi esta a perder aderência ou esta a sair da sua trajectória, não trave isso só irá provocar menor aderência pois a tendência e o pneu entrar em aquapaling, ou derrapar, largue sim o acelerador da mota e tente corrigir a trajectória da mesma.
11-Como corrigir trajectórias, seja em agua seja em geada!
A mota não esta a sair de trajectória, isto é apenas uma ilusão sua, como tal mantenha-se como estava, desacelere só a mota não trave, quando lhe passar a alucinação que a mota estava a sair da trajectória, então tente corrigir a mesma, lentamente sem movimentos bruscos, pois não se esqueça acabou de sair de uma alucinação, e o seu cérebro deve ser acordado desta lentamente senão poderá lhe causar graves danos cerebrais. Por isso o meu melhor conselho é sem duvida manter a calma, nada de movimentos bruscos, esquecer o travão, desacelerar e só tentar corrigir a trajectória quando sentir que a mota já tem aderência.
12- Reduzam a velocidade, é mais fácil dominar parar ou curvar com a maxi em velocidade reduzida e se por extremo dos azares caírem as consequências são sempre menores!
13-Lembre-se nos percursos habituais (quer sejam longos ou curtos), e que nós já conhecemos como a "palma das mãos", em condições adversas (chuva, nevoeiro, etc), tornam-se substancialmente diferentes. As próprias trajectórias habituais das curvas deixam de ser aconselháveis devido à acumulação de água, a combinação de lixo e água nas bermas aumenta consideravelmente o risco de queda, etc. Resumindo, especialmente à chuva, esqueçam que conhecem perfeitamente o trajecto que vão abordar porque, logo a seguir à primeira curva...ele pode estar bem diferente!!
14- Vistam o colete reflector especialmente à noite, com a chuva a visibilidade diminui os vidros dos enlatados embaciam-se e a probabilidade de não nos verem aumenta!
15- Aumentem a distancia ao veiculo que circula à vossa frente e vigiem pelo retrovisor o que vos precede pois uma vossa travagem para evitar o da frente pode resultar em um toque do que vem atras com as consequências que já conhecemos, eu se o veiculo que me precede circula muito junto a mim encosto e mando-o passar!
16- Nunca é demais lembrar todas as precauções que devemos tomar, e andam para ai alguns condutores de enlatados que gostam muito de andar coladinhos á nossa traseira eu ando sempre a dar toques no travão para ver se eles descolam alguns dá resultado mas outros são como os burros não aprendem mais do que aquilo são condutores de fim de semana.
17- Já agora, convém lembrar também que os peões ficam "malucos" e para fugir da chuva saltam para o meio da estrada sem olhar e que os enlatado não sabem usar o desembaciador, e têm ainda mais dificuldade em ver-nos.
18- Para quem passa as pontes, muito cuidado com a rede metálica com piso molhado, a evitar totalmente, cuidado também com os traços descontínuos que separam as duas faixas molhados tornam-se escorregadios.Recomendações para uma situação mais extrema, procurar "abrigo" ao lado dum autocarro ou veiculo mais alto que nos proteja do vento, se isso não for possível tentar uma condução curvado o mais possível para a frente para evitar o efeito de vela.
Deixo aqui este tópico para os restantes companheiros irem comentando, e depois eu irei actualizando em cima.
cump.
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Nunca é demais relembrar os topicos _pol_ bom post
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Obrigado companheiro, nunca é demais umas dicas para enfrentar o Inverno.
Espero não vir a ler um tópico no decorrer do Inverno sobre uma queda.
Boa Sorte a todos companheiros..
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Já agora, convém lembrar também que os peões ficam "malucos" e para fugir da chuva saltam para o meio da estrada sem olhar _martelada_ e que os enlatado não sabem usar o desembaciador, e têm ainda mais dificuldade em ver-nos.
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Dicas de quem já fez muitas centenas de km's de baixo de chuva:
Reduzam a velocidade, é mais fácil dominar parar ou curvar com a maxi em velocidade reduzida e se por extremo dos azares caírem as consequências são sempre menores!
Vistam o colete reflector especialmente à noite, com a chuva a visibilidade diminui os vidros dos enlatados embaciam-se e a probabilidade de não nos verem aumenta!
Alem de cuidado com a travagem devem tê-la também com o arranque pois com chuva e oleosidade da estrada nas primeiras chuvas um arranque mais brusco pode originar um patinar de roda e consequente atravessanço ou mesmo queda!
Aumentem a distancia ao veiculo que circula à vossa frente e vigiem pelo retrovisor o que vos precede pois uma vossa travagem para evitar o da frente pode resultar em um toque do que vem atras com as consequências que já conhecemos, eu se o veiculo que me precede circula muito junto a mim encosto e mando-o passar!
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Nunca é demais lembrar todas as precauções que devemos tomar, e andam para ai alguns condutores de enlatados que gostam muito de andar coladinhos á nossa traseira eu ando sempre a dar toques no travão para ver se eles descolam alguns dá resultado mas outros são como os burros não aprendem mais do que aquilo são condutores de fim de semana. _polb_ _polb_
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Eu ainda não consegui estriar-me com a chuva.
Desde que comprei a minha scooter_ ( Março de 2010 ) até agora já choveu, e aluns dias torrencialmente, mas como trabalho por turnos, chuveu só antes ou depois de ir trabalhar ... _pol_ _pol_
Mas pelo sim pelo não comprei ontem o impremeavel, só falta agora a boia _careta_ _lool_ _martelada_
A ver vamos quando chegar o Inverno a sério . . ., o mais certo é ir de entalado ...., mas já não estou habituado eh eh eh eh
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Actualizado, se mais companheiros tiverem alguma coisa a acrescentar as dicas, metam que eu actualizo, gostaria também que algum dos nossos companheiros que atravessa as pontes, tivesse dicas/ procedimentos em como as atravessar em dias de chuva. _pol_, contribuisse para o tópico.
Off Topic-( Kota, conheces melhor gel duche para o corpo que o mosto de uvas? deixa a nossa pele tratada, hidratada, e contem montes de antoxidantes, eu na realidade já tenho 70 anos, mas pareço um jovem de 20, achas que é devido ao quei? _lol_ _lol_ _lol_)
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Boas informações!!! _palmas_ _palmas_ _palmas_
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Obrigado por todos estes avisos. vou fazer um print e colar na mota ;D ;D ;D. A sério, para quem está a começar estes post são muito bons. ALIÁS!!! _pensador_, porque é que não se cria um post do tipo "CONDUÇÃO PARA TÓTÓS", com dicas e pequenas frases de ajuda.
Boas curvas, com e sem chuva
Luís
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Obrigado pelas xlentes dicas!
Ontem a noite fui surpreendido pela chuva mas mesmo assim fiz-me à estrada (que remédio, não tinha outra hipótese!). foi um trajecto pequeno, de cerca de dez minutos, mas notei que "afinal" não é assim tão mau porque a chuva tinha sido abundante, a estrada estava lavada e não houve nenhum stress. Mas também o meus sentidos iam muito mais alerta e fui mais devagar.
Hoje a estrada está toda lavadinha!.
claro que ao chegar a casa foi só passar o sabão azul e branco e já tá ;D
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obrigado pelos conselhos, nunca é demais relembrar mos estes pontos visto irmos entrar numa estação aborrecida _pol_
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scooter_
Pois é companheiros a estrada está lavadinha para quem vem com a luz do dia, mas de manha cedo além da humidade há outra coisa que se chama geada(que está para chegar) e ai sim parece vidro _confuso_ _confuso_ _confuso_, outra coisa também que ainda não foi referido é que chuva e vento _confuso_ ainda piora a situação, mas nada que o dobro das precauções não resolvam.
Boas curvas para todos
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Obrigado Companheiro!
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_pol_
Muito bom Nuno
...principalmente porque há muitos companheiros que vão enfrentar o 1º Inverno (eu só ainda vou no 2º _corado_). O essencial está bem descrito e se for levado em conta, chega e sobra para ultrapassar as dificuldades que "as duas rodas" enfrentam nas estações do ano mais agrestes. Se me permites, apenas gostaria de reforçar a ideia de que os percursos habituais (quer sejam longos ou curto), e que nós já conhecemos como a "palma das mãos", em condições adversas (chuva, nevoeiro, etc), tornam-se substancialmente diferentes. As próprias trajectórias habituais das curvas deixam de ser aconselháveis devido à acumulação de água, a combinação de lixo e água nas bermas aumenta consideravelmente o risco de queda, etc. Resumindo, especialmente à chuva, esqueçam que conhecem perfeitamente o trajecto que vão abordar porque, logo a seguir à primeira curva...ele pode estar bem diferente!!
Abraço
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Obrigado Companheiro Nuno e demais companheiros que vão incrementando esta lista.
Como eu, há certamente muito mais companheiros que ainda não passaram o 1º Inverno.
Estas dicas ou regras a seguir, são da maior importância e sensatez. Para lembrar SEMPRE _pt_
Mas aos que já passaram alguns invernos, sempre é bom relembrar... Afinal quanto maior a confiança...
Mais uma vez obrigado.
Espero e desejo que nada nos aconteça durante este Inverno e tenhamos sempre oportunidade de aprender. mas não da pior maneira.
MaxiAbraço,
LO
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Obrigado por este post.
Para os maçaricos como eu é muito importante termos sempre estes conselhos bem presentes cada vez que ligamos a scooter.
_pol_ _pol_ _pol_ scooter_
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Obrigado por este post.
Para os maçaricos como eu é muito importante termos sempre estes conselhos bem presentes cada vez que ligamos a scooter.
_pol_ _pol_ _pol_ scooter_
Os mais mais faceis de seguir e mais importantes são sem duvida, reduzir a velocidade, nada de travagens bruscas, acelarações bruscas, aumentar a distancia para os os veiculos da frente. Outra muito importante, mantenham-se longe dos camiões. Depois dos taxistas eles são os nossos melhores amigos!
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Alguém mencionou a travessia da Ponte com chuva.
Pois bem aqui, e sem querer melindrar os "caloiros" _rir_ , é que a porca torce o rabo.
Muito cuidado com a rede metálica com piso molhado, a evitar totalmente, cuidado também com os traços descontínuos que separam as duas faixas molhados tornam-se escorregadios.
Agora para mim o pior cenário na Ponte é o binómio chuva-vento, esta situação é deveras propicia a sustos, pois as rajadas incertas apanham-nos muitas vezes desprevenidos e lá andamos aos papéis.
Recomendações para esta situação mais extrema, procurar "abrigo" ao lado dum autocarro ou veiculo mais alto que nos proteja do vento, se isso não for possível tentar uma condução curvado o mais possível para a frente para evitar o efeito de vela e em situações mesmo extremas e já me aconteceu preparar os pés para os por no chão para nos ajudar ao equilíbrio. _confuso_
Claro que estas situações mais graves acontecem apenas em dúzia e meia de dias do Inverno _careta_
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Viva!
Eu sou um caloiro nestas coisas de andar de moto à chuva... mas nestes dias já aprendi qualquer coisinha _pol_
Passei a olhar as passadeiras, os traços, as tampas de esgoto com outros olhos, mas em relação a isso já ía mais ou menos prevenido. Agora o que me apanhou completamente desprevenido foi o calçado. Não por deixar entrar água (estava de ténis), mas porque ao parar e pôr os pés no chão parecia que estava a fazer patinagem _confuso_ Estive para malhar quase parado _martelada_.
Portanto, em tempo de chuva, deve usar-se um calçado que além de proteger em caso de queda, deve ter alguma aderência ao piso molhado.
Cumps e boas curvas _convivio_
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E esta, hein?
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.motociclismo.pt%2Fimages%2Fstories%2FTESTES%2F190808_adiva_04598018h.jpg&hash=630f429e4e7f966253fd9136edb64ef140ce8dc6)
http://www.adiva.it/newsite/eng/home.html (http://www.adiva.it/newsite/eng/home.html)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.adiva.it%2Fnewsite%2Feng%2Fimmagini%2F03_artop.jpg&hash=25859962f929fa37447901c7cb17ead6f437e8ae)
http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1416&Itemid=183 (http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1416&Itemid=183)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.eu-r.com%2FAdiva%2FPictures%2FAdivaMain.jpg&hash=014b1833d31bc825a2829ece42ece8789db2795d)
à venda em Portugal na EU-R http://www.eu-r.com/Adiva/Index.html (http://www.eu-r.com/Adiva/Index.html)
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Citando "1 - Pressão dos pneus: Com chuva deve-se baixar ligeiramente a pressão dos penus para termos uma maior superfície de contacto com o asfalto. No entanto, sempre conduzi com a pressão correcta indicada pelo fabricante e nunca tive problemas. Deixo esta ao vosso critério, ao vosso tipo de mota e de condução. Muito importante é ter os pneus em boas condições para aumentarmos ao máximo a aderência dos mesmos! Se está a pensar colocar uns pneus novos, quando começa a aparecer a chuva é a altura ideal."
Pergunta : - Não vamos com isto alterar a capacidade de escoamento da água por parte do pneu e prejudicar a aderencia?
Sinceramente, este é um conselho que não me parece muito apropriado, pois se os pneus estão dimensionados para uma determinada pressão, é com essa pressão que têm o rendimento máximo. Se tivermos uma maior area de contacto do pneu com o chão, mas mais água pelo meio, não vejo vantagem.
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Excelente vídeo... mto prático... e educativo!
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olá a todos,
Vejam que desta serie Motoattack no youtube , existem mais alguns interessantes sobre outros assuntos.
Luis
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Sim, muito útil _pol_
Para quem não tem experiência como é o meu caso, à semelhança de outros, são alertas muito importantes. _pol_
Quem tem, é sempre bom lembrar....
E, o mais importante, que tudo corra sobre rodas sem deslizes, a todos os companheiros!!!!!
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Excelente. A questão de não inclinar a mota é muito importante com a chuva a curvar é extremamente importante.
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Citando "1 - Pressão dos pneus: Com chuva deve-se baixar ligeiramente a pressão dos penus para termos uma maior superfície de contacto com o asfalto. No entanto, sempre conduzi com a pressão correcta indicada pelo fabricante e nunca tive problemas. Deixo esta ao vosso critério, ao vosso tipo de mota e de condução. Muito importante é ter os pneus em boas condições para aumentarmos ao máximo a aderência dos mesmos! Se está a pensar colocar uns pneus novos, quando começa a aparecer a chuva é a altura ideal."
Pergunta : - Não vamos com isto alterar a capacidade de escoamento da água por parte do pneu e prejudicar a aderencia?
Sinceramente, este é um conselho que não me parece muito apropriado, pois se os pneus estão dimensionados para uma determinada pressão, é com essa pressão que têm o rendimento máximo. Se tivermos uma maior area de contacto do pneu com o chão, mas mais água pelo meio, não vejo vantagem.
Concordo contigo, alias pneus de dimensões maiores em chuva, tem mais dificuldade em fazer o escoamento de agua e existe mais probabilidade de aquaplaning.
Por alguma razão quem for afixionado do desporto automovel, (ralis), repara que em neve ou chuva as dimensões (largura) usadas no pneus são inferiores as utlilizadas em piso seco.
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Já que falam em pneus, tenho a dizer que me sinto bastante seguro na minha PCX que, como devem saber, se trata de um modelo com uns pneus um pouco mais estreitos do que é habitual apesar da jante maior.
Por vezes a qualidade da borracha faz toda a diferença e isso vê-se precisamente nas condições mais adversas, pelo que acerca dos pneus existe muito que se lhe diga!
Mas no geral tenho que concordar com o que aqui tem sido dito acerca dos pneus: tê-los na pressão correcta, não os deixar chegar a menos de 1mm de rasto e fazer o possível para manter a acooter o mais direita possível em dias de chuva para o escoamento se fazer correctamente.
É sempre bom recordar tudo o que tem sido dito neste post sobre a condução em chuva!
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O tempo bom está chegando, _pol_ mas nunca se sabe, quando de repente
vem umas gotas, ou uma boa chuvada. Nunca é demais relembrar...
Pequenas dicas para a condução em piso molhado.
You Tube (http://www.youtube.com/watch?v=09GXM4KjrVs&feature=player_embedded)
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Muito bom _pol_
Sempre a aprender _pol_
Obrigado FMelo _palmas_
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Obrigado pela partilha _pol_
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Muito bom! _pol_
Mas o rapaz andar a cair sem luvas é obra... _Rolley_
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Obrigado pelo link.
É muito importante ter sempre presente este tipo de situações para nos tornar a viagem mais segura.
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Unidos Tópicos com o mesmo tema.
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Optimo post do Nuno. Vai ser o meu primeiro Inverno e com pneus de origem "DURO".Espero não ir ao Tapete e Para Voçês igualmente
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Boas, eu não tenho uma grande experiência a andar à chuva, visto que só ando de maxi há um ano, mas mantive-me firme durante todo este inverno sem desistir de vir de maxi _pol_
Há uma coisa que eu reparei, sobretudo em estradas sinuosas (como é o caso da estrada de Colares para Sintra) e em dias em que não chove abundantemente, que é as manchas de combustível/óleo deixadas pelos enlatados normalmente situadas no centro da via em que circulamos. Portanto, eu nessas condições, e visto que vou mais devagar, sigo sempre a trajectória dos pneus dos enlatados quando estou a curvar.
Esta "técnica" já me safou de várias das referidas manchas de combustível/óleo.
Ps: só passei a fazer isto após ter passado numa dessas manchas (só a vi já mesmo em cima) em que a maxi começou a deslizar _confuso_. lá consegui dar uma sapatada com o pé que ia do lado de dentro da curva e endireitei a maxi o suficiente para conseguir segurá-la. Ainda hoje não sei bem como consegui fazer isso _pensador_, mas o que é certo é que em estrada em que choveu, prefiro seguir a trajectória dos pneus dos enlatados _Rolley_.
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Boas, eu não tenho uma grande experiência a andar à chuva, visto que só ando de maxi há um ano, mas mantive-me firme durante todo este inverno sem desistir de vir de maxi _pol_
Há uma coisa que eu reparei, sobretudo em estradas sinuosas (como é o caso da estrada de Colares para Sintra) e em dias em que não chove abundantemente, que é as manchas de combustível/óleo deixadas pelos enlatados normalmente situadas no centro da via em que circulamos. Portanto, eu nessas condições, e visto que vou mais devagar, sigo sempre a trajectória dos pneus dos enlatados quando estou a curvar.
Esta "técnica" já me safou de várias das referidas manchas de combustível/óleo.
Ps: só passei a fazer isto após ter passado numa dessas manchas (só a vi já mesmo em cima) em que a maxi começou a deslizar _confuso_. lá consegui dar uma sapatada com o pé que ia do lado de dentro da curva e endireitei a maxi o suficiente para conseguir segurá-la. Ainda hoje não sei bem como consegui fazer isso _pensador_, mas o que é certo é que em estrada em que choveu, prefiro seguir a trajectória dos pneus dos enlatados _Rolley_.
Bem vista essa questão da trajectória dos enlatados _pensador_
Mais uma para aprender.
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Boas, eu não tenho uma grande experiência a andar à chuva, visto que só ando de maxi há um ano, mas mantive-me firme durante todo este inverno sem desistir de vir de maxi _pol_
Há uma coisa que eu reparei, sobretudo em estradas sinuosas (como é o caso da estrada de Colares para Sintra) e em dias em que não chove abundantemente, que é as manchas de combustível/óleo deixadas pelos enlatados normalmente situadas no centro da via em que circulamos. Portanto, eu nessas condições, e visto que vou mais devagar, sigo sempre a trajectória dos pneus dos enlatados quando estou a curvar.
Esta "técnica" já me safou de várias das referidas manchas de combustível/óleo.
Ps: só passei a fazer isto após ter passado numa dessas manchas (só a vi já mesmo em cima) em que a maxi começou a deslizar _confuso_. lá consegui dar uma sapatada com o pé que ia do lado de dentro da curva e endireitei a maxi o suficiente para conseguir segurá-la. Ainda hoje não sei bem como consegui fazer isso _pensador_, mas o que é certo é que em estrada em que choveu, prefiro seguir a trajectória dos pneus dos enlatados _Rolley_.
Bem visto, obrigado _pol_
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Já agora, aproveito para referir também os pontos críticos onde se encontram maiores manchas de combustível/óleo na estrada:
- Cruzamentos/Semáforos/Stops/cedências de prioridade
- faixas do BUS
tenham especial cuidado ao passarem nestes sítios, sobretudo onde os autocarros/camiões fiquem mais tempo parados, pois estes costumam deixar manchas bem grandes de diâmetro.
deixo um exemplo: O semáforo na rotunda do Marquês, de quem vem da Av Duque de Loulé em direção à Av Fontes Pereira de Melo, costuma ter manchas gigantes devido à quantidade de autocarros que lá param.
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Vem aí novamente a época da chuva, muita atenção com o equipamento e os pneus. É a altura de mudar de pneus se estiverem perto do limite ou tiverem um comportamento perigoso em piso molhado.
Também o equipamento não pode ser desprezado, conduzir com frio ou com a roupa molhada junto à pele leva a desconcentração e erros.
Não se esqueçam de levar uma muda para o regresso, nomeadamente de luvas.
Além do risco natural, cada um adopta o comportamento de risco que pretender
(https://preview.ibb.co/ha1z9U/risco.jpg%5b/img%5d%5b/)
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Aqui fica umas dicas para se andar de mota á chuva _pol_ _pol_
https://cartaodeemergenciadomotociclista.blogspot.com/2016/10/andar-de-moto-chuva.html
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Aqui fica umas dicas para se andar de mota á chuva _pol_ _pol_
https://cartaodeemergenciadomotociclista.blogspot.com/2016/10/andar-de-moto-chuva.html
Estive a ler este artigo à coisa de uma hora e achei muito bom!
Conselhos muito bons, vale a pena dar uma leitura
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Excelente partilha!
Sobre as zonas mais secas, em dia de chuva não concordo totalmente, principalmente se estivermos a falar do centro da via e dentro de localidades, normalmente é aí que se encontra a maior concentração de óleo e derrames de combustível, estes quandopresentes em grande quantidade acabam por expulsar a água dessa zona mais cedo e até parece que a estrada esta seca. Eu, em dias de chuva evito ao máximo circular no centro da via e em transito compacto posiciono a mota o mais entre faixas possível. Caso aconteca alguma coisa entre carros tenho sempre uma ultima oportunidade de me esgueirar por entre os carros que seguem a frente.
( ja me aconteceu a descer a calcada de carriche nos semaforos... se nao adotasse essa postura ti ficado esmagado entre carros num choque em cadeia...)
Mas o mais importante é mesmo ter um pouquinho de sorte :) andar com muito muito cuidado nesses dias e tentar antecipar as situações que vão ou podem acontecer a cada momento.
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Aqui fica umas dicas para se andar de mota á chuva _pol_ _pol_
https://cartaodeemergenciadomotociclista.blogspot.com/2016/10/andar-de-moto-cthuva.html
Excelente post _pol_
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Aqui fica umas dicas para se andar de mota á chuva _pol_ _pol_
https://cartaodeemergenciadomotociclista.blogspot.com/2016/10/andar-de-moto-chuva.html
E os pneus, conforme foi abordado por outros companheiros neste tópico??
Nunca descurar este elemento mais que fundamental e crucial para a segurança.
-Tantas dicas e recomendações, e nada sobre pneus !? Publicidade à parte, mas esperava um pouco mais desta divulgação do "cartaodeemergenciadomotociclista" _Rolley_
Um bom pneu com pouco desgaste ou com desgaste uniforme, confere uma boa drenagem de água.
Atenção que mesmo em curva, a banda lateral tem de garantir uma boa capacidade de aderência e igual escoamento.
Muita calma, muita atenção e devagarinho… e olhem para os pneus.
Grato pela partilha !! _pol_ … é sempre bom relembrar.
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Para andar à chuva? Obviamente Michelin :)