Geral => Assuntos Diversos => Legislação e Organismos Públicos => Tópico iniciado por: TiagoMDias em 15 de Março de 2012, 23:13
-
Caros,
Este tópico é para discussão de perguntas relacionadas com o módulo "Classificação das Vias" da carta de moto.
Tal como eu, coloquem aqui as perguntas que tem dúvidas sobre este módulo.
Pfv, quando quizerem responder, façam "Citar" na pergunta.
Obrigado.
-
Na condução de um motociclo de duas rodas em curva e com piso molhado, a acção da força centrifuga potencia:
a) A derrapagem.
b) O aumento de aderência dos pneus ao solo.
c) O equilíbrio do veículo.
A minha resposta seria a a) contudo já tenho visto quem responde c)
-
Na condução de um motociclo de duas rodas em curva e com piso molhado, a acção da força centrifuga potencia:
a) A derrapagem.
b) O aumento de aderência dos pneus ao solo.
c) O equilíbrio do veículo.
A minha resposta seria a a) contudo já tenho visto quem responde c)
Para mim é A
-
Resposta correcta: a)
-
Na condução de um motociclo de duas rodas em curva e com piso molhado, a acção da força centrifuga potencia:
a) A derrapagem.
b) O aumento de aderência dos pneus ao solo.
c) O equilíbrio do veículo.
Resposta a) sem dúvida alguma.
-
esta não tem a ver com classificação de vias..mas aqui vai (tive que responder antes do exame de condução e fiquei um pouco baralhado entre a "a" e a "b")
Regra gerar deve-se proceder da seguinte forma.
a) Meter o motociclo a trabalhar e depois acender as luzes
b) Acender as luzes e só depois por o motociclo a trabalhar
c) Não acender as luzes
Resposta correcta: a
-
A T400 acende os médios assim que ligo a ignição, nem precisa de ter o motor a trabalhar.
No entanto, voto na a)
-
esta não tem a ver com classificação de vias..mas aqui vai (tive que responder antes do exame de condução e fiquei um pouco baralhado entre a "a" e a "b")
Regra gerar deve-se proceder da seguinte forma.
a) Meter o motociclo a trabalhar e depois acender as luzes
b) Acender as luzes e só depois por o motociclo a trabalhar
c) Não acender as luzes
Resposta correcta: a
Resposta a) a meu ver. isso é regra geral mesmo nos automóveis.
-
Nesta situação devo circular o mais afastado possível da berma (cruzamento com um veiculo num estreitamento de via, e com um sinal de perigo de despiste)
a) Certo.
b) Errado
a minha resposta seria a b), pois o mais afastado iria ficar quase frente a frente com o outro carro no estreitamento de via.
qual a vossa opiniao?
ab
-
deve-se conduzir sempre o mais possível à direita.
-
por isso eu respondi a alinea b)
mas num dos testes online, da como certo a alinea a)
o que tenho mais encontrado de dificulddade, é saber em meia duzia de respostas, um concenso para depois no IMTT ser a certa.
parece que cada um dá opiniao diferente consoante o sitio onde se fizer os testes. mas qual sera o mais verdadeiro? para mim esta tem sido a grande dificuldade, nao o acertar nem fazer os testes
-
Boa Noite,chamo-me Fabrizio, sou da Covilhã e registei-me neste fórum pois qualquer vou a exame de código e como costumo fazer aqui uns teste na net queria a vossa opinião à cerca de algumas questões, ex:
Na condução de um motociclo de duas rodas em curva, a acção da força centrífuga:
A)Aumenta a velocidade instantânea.
B)Condiciona a possibilidade de realizar manobras.
C)Impede que o veículo entre em derrapagem.
Eu meti a resposta C, parece estranho mas como lá na escola já me aceitou nos testes e até aqui em alguns, voltei a meter a C mas afinal dizia-me que era a B, o que acham ?
-
Boa Noite,chamo-me Fabrizio, sou da Covilhã e registei-me neste fórum pois qualquer vou a exame de código e como costumo fazer aqui uns teste na net queria a vossa opinião à cerca de algumas questões, ex:
Na condução de um motociclo de duas rodas em curva, a acção da força centrífuga:
A)Aumenta a velocidade instantânea.
B)Condiciona a possibilidade de realizar manobras.
C)Impede que o veículo entre em derrapagem.
Eu meti a resposta C, parece estranho mas como lá na escola já me aceitou nos testes e até aqui em alguns, voltei a meter a C mas afinal dizia-me que era a B, o que acham ?
Resposta correcta é a b)
-
Ao circular neste local, devo saber que o efeito da deslocação do ar:
A-Obriga-me a circular o mais à esquerda possível.
B-Tende a empurrar-me para a berma.
C-Tende a puxar o motociclo para junto do veículo pesado.
Eu meti a C, devido a me aceitar algumas vezes, agora num teste que fiz na net, deu-me certa a B, tem mais lógica, pois o vento lateral empurra para os lados.
-
Na condução de motociclos de duas rodas, o risco da perda de aderência é uma séria probabilidade:
A - Durante a circulação em piso molhado ou com gelo.
B - Em quaisquer circunstâncias devido à instabilidade destes veículos.
C - Sempre que a tara destes veículos é superior a 180Kg.
Eu fiz agora um teste (em que errei 0 :)) e meti a resposta A, pois achei a mais certa, mas já houve em testes que me aceita a resposta B, mas penso que seja a A, pois os motociclos, têm aderência, embora em água ou em gelo tem menos que os automóveis, aguardo por opiniões.
-
Na condução de motociclos de duas rodas, o risco da perda de aderência é uma séria probabilidade:
A - Durante a circulação em piso molhado ou com gelo.
B - Em quaisquer circunstâncias devido à instabilidade destes veículos.
C - Sempre que a tara destes veículos é superior a 180Kg.
Eu fiz agora um teste (em que errei 0 :)) e meti a resposta A, pois achei a mais certa, mas já houve em testes que me aceita a resposta B, mas penso que seja a A, pois os motociclos, têm aderência, embora em água ou em gelo tem menos que os automóveis, aguardo por opiniões.
KFBRITO, esse teste que acabaste de fazer foi os não oficiais da net (www.testesdecodigogratis.com/testes) ou foi os da segurança rodoviária?
Pergunto isto pois hoje na escola calhou-me essa pergunta e a resposta era a b.
_pol_
-
Fiz na net, acho que na escola já me calhou a B, mas as respostas, penso que são do imtt, pelo menos são as mesmas que aparecem na escola.
-
Fiz na net, acho que na escola já me calhou a B, mas as respostas, penso que são do imtt, pelo menos são as mesmas que aparecem na escola.
As opções de resposta são as mesmas pois são as que estão no site do imtt, o que não quer dizer que a resposta dada como certa seja a mesma.
As respostas a considerar correctas são as da segurança rodoviária, pois o site dos testes grátis é não oficial _pol_
Ainda ontem fiz um teste da net onde uma das respostas segundo a segurança rodoviária não estava correcta.
-
As luvas que um motociclista deve usar é
essencialmente para o protegerem em caso de queda.
A afirmação é falsa.
A afirmação é verdadeira.
Penso que seja a B certo?, além de mais uma vez aceitar a AAA
-
As luvas que um motociclista deve usar é
essencialmente para o protegerem em caso de queda.
a) A afirmação é falsa.
b) A afirmação é verdadeira.
Penso que seja a B certo?, além de mais uma vez aceitar a AAA
Resposta certa (segundo a segurança rodoviária) -> B
-
Já me facultaram os pdf's corrigidos do imtt, mas algumas tenho certeza que estão mal, pois não são oficiais do imtt as corrigidas, a maior partes está bem...
-
Não percebi o que escreveste :(
Não existe pdf nenhum oficial com as respostas correctas. O que existe são os pdfs que estão disponíveis gratuitamente no site do imtt (com as opções de resposta) e alguém pegou nisso e respondeu, tal como eu e tu podíamos fazer. ;)
-
Pois é isso, tem sublinhado a resposta a cor amarela, mas não sei se é mesmo a certa, pois não foi corrigido pelo imtt, já marcaste exame ? xD
-
já marcaste exame ? xD
Talvez _careta_ , não fiquemos em offtopic _corado_
-
xD
Vê esta:
A que distância devo circular da berma?
O mais próximo possível.
O mais afastado possível.
A uma distância de 5m
É a AAA certo?
-
A que distância devo circular da berma?
a)O mais próximo possível.
b)O mais afastado possível.
c)A uma distância de 5m
Resposta certa (segundo a segurança rodoviária) -> A
-
olha adiciona-me no msn: f.zio@hotmail.com
Assim podemos tirar dúvidas e falar mais sobre estas questões.
-
olha adiciona-me no msn: f.zio@hotmail.com
Assim podemos tirar dúvidas e falar mais sobre estas questões.
Não uzo msn nem divulgo contactos no fórum...além de que se perdia o intuito do fórum -> partilhar informação.
Vai colocando as tuas perguntas, naquilo que os membros do CPM puderem estou certo que ajudarão. _pol_
-
Mas aquelas perguntas que vais dizendo " segundo a segurança rodoviária é "a-b-c" "
Tens a certeza que são consideradas certas pelo imtt?
-
Mas aquelas perguntas que vais dizendo " segundo a segurança rodoviária é "a-b-c" "
Tens a certeza que são consideradas certas pelo imtt?
Alguém tem? Não! Mas julgo que no site da segurança rodoviária tens a resposta à tua pergunta...a ressalva que coloco é porque não quero ser responsável por influenciar negativamente ninguém, se nunca me calhou a perguntar em teste da segurança rodoviária não venho aqui colocar a resposta, muito menos do site dos testes grátis.
-
Caso um motociclo circule na auto-estrado apenas com as luzes de presença pratica uma contra-ordenação:
Leve
Grave
Muito Grave
???
-
Caso um motociclo circule na auto-estrado apenas com as luzes de presença pratica uma contra-ordenação:
a)Leve
b)Grave
c)Muito Grave
Resposta certa (segundo a segurança rodoviária) -> C
Se não for em auto-estrada é "apenas" grave.
-
Mas nos testes da escola dava-me grave, pensei assim " talvez seja grave por ainda ter os mínimos, mas a instrutora disse-me que era muito grave"
Os sistemas de fecho dos capacetes de protecção
oferecem todos os mesmos níveis de segurança?
Não.
Sim, desde que sejam bem utilizados.
Sim.
Os veículos de duas rodas tornam-se mais silenciosos
em andamento quando:
O condutor usa o capacete integral.
O sistema de transmissão é por correia.
Os pneus se encontram com a pressão indicada.
Na correcção estão B-A
Mas acho que é A-B
-
Não vou responder pois não estão no tópico correcto.
A segunda já foi respondida aqui no CPM. _pol_
-
Regra geral, durante a realização de uma curva, a
velocidade deve:
Aumentar gradualmente e, por sua vez, diminuir
progressivamente a inclinação do veículo.
Diminuir gradualmente e, por sua vez, aumentar
progressivamente a inclinação do veículo.
Manter-se constante, bem como a inclinação do veículo.
Acho que é a A
-
Boas, voltam dúvidas :/
Espero que me ajudem ;)
Regra Geral durante a realização de uma curva, a velocidade deve:
A- Manter-se constantes, bem como a inclinação do veículo.
B- Aumentar gradualmente e , por sua vez, diminuir a inclinação do veículo.
C- Diminuir gradualmente e , por sua vez, aumentar progressivamente a inclinação do veículo.
Os tratocarros estão sujeitos a matrícula?
A- Sim.
B- Não.
C- Só quando transitam fora das localidades.
Os motociclos tem uma serie de probabilidades quanto à perda de aderência:
A- Em piso molhado ou com gelo.
B- Com o piso seco.
C- Sempre, devido à instabilidades destes veículos.
Segunda a correcção nos testes as respostas certas, são aquelas que estão a "negrito", mas eu penso que seja B-B-A
Quanto à dos tratocarros, não percebo muito bem a instrutora diz que acha melhor a resposta Não, devo a segurança rodoviária dizer "Estão sujeitos" mas não diz que são obrigados.
Aguardo Ajuda :))
-
Boas, voltam dúvidas :/
Espero que me ajudem ;)
Regra Geral durante a realização de uma curva, a velocidade deve:
A- Manter-se constantes, bem como a inclinação do veículo.
B- Aumentar gradualmente e , por sua vez, diminuir a inclinação do veículo.
C- Diminuir gradualmente e , por sua vez, aumentar progressivamente a inclinação do veículo.
Os tratocarros estão sujeitos a matrícula?
A- Sim.
B- Não.
C- Só quando transitam fora das localidades.
Os motociclos tem uma serie de probabilidades quanto à perda de aderência:
A- Em piso molhado ou com gelo.
B- Com o piso seco.
C- Sempre, devido à instabilidades destes veículos.
Segunda a correcção nos testes as respostas certas, são aquelas que estão a "negrito", mas eu penso que seja B-B-A
Quanto à dos tratocarros, não percebo muito bem a instrutora diz que acha melhor a resposta Não, devo a segurança rodoviária dizer "Estão sujeitos" mas não diz que são obrigados.
Aguardo Ajuda :))
Eu diria A-A-A
-
Talvez a pergunta dos tratocarros seria "São obrigados a ter matrícula?"
Sendo assim é que era Não, mas se dizer estão sujeitos sim também penso que seja sim, já não me lembro se era Obrigados, ou estão sujeitos?!?
Aguardo mais indicações, obrigado Tiago
-
BOAS MAIS UMA VEZ MALTA RESPONDA-ME A ESTA PERGUNTA SE FIZEREM O FAVOR:
Na condução de um motociclo de duas rodas em curva, a acção da força centrífuga:
A-Condiciona a possibilidade de realizar manobras.
B-Aumenta a velocidade instantânea.
C-Impede que o veículo entre em derrapagem.
-
BOAS MAIS UMA VEZ MALTA RESPONDA-ME A ESTA PERGUNTA SE FIZEREM O FAVOR:
Na condução de um motociclo de duas rodas em curva, a acção da força centrífuga:
A-Condiciona a possibilidade de realizar manobras.
B-Aumenta a velocidade instantânea.
C-Impede que o veículo entre em derrapagem.
A-Condiciona a possibilidade de realizar manobras.
-
Concordo plenamente com o manhas!
Resposta A
-
Resposta A.
-
Isto lixa-me o sistema todo!! pHa!
Mas o meu instrutor diz que é a "impede que o veículo entre em derrapagem" disse a força centrífuga é aquilo que faz com que o motociclo " se deite" sem entrar em derrapagem, fico todo confundido.
-
Não haverá confusão entre força centrífuga e centrípeta?
-
Podes-me explicar melhor essas 2 coisas sff :)
-
Podes-me explicar melhor essas 2 coisas sff :)
Não leves a mal a pergunta, mas não te deram um livro de codigo para estudar?
Pergunto isto porque tambem estou a tirar a carta e no livro vinha a explicar a diferença das duas forças.
Basicamente, a força centrifuga empurra-te para fora da curva e a outra para dentro.
-
No livro de código que comprei não vem isso, só deve haver a explicação nos livros expecíficos de mota, há outra pergunta parecida que é:
Na condução de um motociclo de duas rodas em curva e com piso molhado, a acção da força centrifuga potencia:
a) A derrapagem.
b) O aumento de aderência dos pneus ao solo.
c) O equilíbrio do veículo.
Porque aqui já é a derrapagem ?
-
Na minha modesta opinião, a resposta é correta porque a força centrifuga empurra a mota para fora da estrada, quanto maior a velocidade maior a inclinação, menos contato com o asfalto.
Sim foi-me dado um livro pequeno com informaçao especifica de motociclo.
-
No livro de código que comprei não vem isso, só deve haver a explicação nos livros expecíficos de mota, há outra pergunta parecida que é:
Na condução de um motociclo de duas rodas em curva e com piso molhado, a acção da força centrifuga potencia:
a) A derrapagem.
b) O aumento de aderência dos pneus ao solo.
c) O equilíbrio do veículo.
Porque aqui já é a derrapagem ?
Diria que porque não pode ser nenhuma das outras :))
-
Não leves a mal a pergunta, mas não te deram um livro de codigo para estudar?
Pergunto isto porque tambem estou a tirar a carta e no livro vinha a explicar a diferença das duas forças.
Basicamente, a força centrifuga empurra-te para fora da curva e a outra para dentro.
Podes-me explicar melhor essas 2 coisas sff :)
É como refere o Miguel Alonso. Aqui ficam as noções:
Força Centrípeta (http://www.infopedia.pt/$forca-centripeta)
Força Centrífuga (http://www.infopedia.pt/$forca-centrifuga)
No livro de código que comprei não vem isso, só deve haver a explicação nos livros expecíficos de mota, há outra pergunta parecida que é:
Na condução de um motociclo de duas rodas em curva e com piso molhado, a acção da força centrifuga potencia:
a) A derrapagem.
b) O aumento de aderência dos pneus ao solo.
c) O equilíbrio do veículo.
Porque aqui já é a derrapagem ?
Neste caso e tendo em conta as noções dos links, a estrada molhada reduz a força centrípeta, propriciando a derrapagem.
-
No livro de código que comprei não vem isso, só deve haver a explicação nos livros expecíficos de mota, há outra pergunta parecida que é:
Na condução de um motociclo de duas rodas em curva e com piso molhado, a acção da força centrifuga potencia:
a) A derrapagem.
b) O aumento de aderência dos pneus ao solo.
c) O equilíbrio do veículo.
Porque aqui já é a derrapagem ?
Acrescentando algo mais ao que já foi bem dito, se quiseres ver um exemplo prático da força centrifuga, é olhares para a máquina de lavar roupa na altura da centrifugação, basicamente é esse o efeito que sofremos quando fazemos uma curva, que é compensado com a inclinação que damos para manter a trajectória. Essa inclinação tem de ser qb, a suficiente para manteres o equilibrio sem que sofras o efeito centrifugo que te empurra para fora. Na questão colocada o piso molhado provoca que tenhas menos atrito , menos aderência logo se imaginares que ao fazeres a curva tens uma força a empurrar de dentro para fora e de baixo para cima (do centro de gravidade para cima) e com as forças que se contrariam estas são basicamente o teu peso e da mota é facil entrares em derrapagem. Se te derem um encontrão da cintura para baixo o mais certo é tu tombares para o lado onde levaste o encontrão, mas ires parar uns metros ao lado contrário de onde o levaste.
Bons Estudos...
-
Obrigado pela explicação até outro dia.
-
A circulação neste tipo de via de características urbanas e com trânsito intenso implica o reconhecimento por parte do condutor que:
A- A condução pode tornar-se monótona.
B- O ambiente rodoviário é mais estável do que em outro tipo de vias.
C- O ambiente rodoviário muda mais rapidamente do que em outro tipo de vias.