Marcas de Maxiscooters => Outras Maxiscooters, com motor ecológico => Tópico iniciado por: 3R4ZOR em 03 de Outubro de 2023, 13:12
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Boas!
Vou ter de trocar em breve a minha Sym GTS 125i por algo mais apropriado para fazer 90Km ou mais por dia.
Não encontro nem uma scooter elétrica com boa autonomia em percursos auto-estrada/urbanos. Só encontro a Vetrix e mesmo assim acho muito à pele.
Será que a única opção é continuar com combustão?
Obrigado! ;)
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Numa Vectrix podes fazer um pack à tua medida.
A BMW C Evolution deve ser justa, mas a versão Long Range deve servir (e tem mais potência).
Depois, fora do conceito scooter, tens as Energica e Zero Motorcycle.
Todas estas opções são mais caras que as respectivas opções com o motor de combustão!
Se te focares no retorno a longo prazo, vai compensar, mas se gostas de trocar regularmente de scooter/mota, terás muita dificuldade em aceitar pagar a diferença.
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Esses km são seguidos ou não?
As eléctricas ao contrário da combustão,são piores em autoestrada,ou gastas mais numa tipo enérgica ou então se é para poupar uma 300 CC é o ideal.
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Vi há pouco tempo um vídeo de uma scooter penso que com 300cc convertida para bi-fuel. Aceita gasolina e GPL.
Não me recordo se era Honda ou Yamaha.
O depósito de GPL ficou instalado por baixo do banco, ocupando metade do baú.
Isto foi numa oficina aqui perto de mim e o próprio dono da oficina quis filmar porque nunca tinha visto nenhuma.
Tendo em conta o preço do GPL, será uma opção? Converter uma 300/350/400 para GPL?
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Mesmo a melhor Vetrix em Auto-estrada a 120Km/h tem uma autonomia muito reduzida e a BMW é demasiado cara para o que é. Fora das scooters não há espaço de arrumação para nada além da top case e as autonomias são fraquinhas e como sou um tipo pesado não pode ser qualquer coisa. ;D
Faço todos os dias 45/50Km para cada lado em estrada nacional, auto-estrada e alguma cidade, por isso preciso de algo versátil como as scooters são.
Isso do GPL em scooters nunca tinha ouvido falar…
A Sym gasta sempre 3.1L/100 neste percurso.
Estava a pensar em evoluir a sério para ou a NC750x ou a Forza 750 que são muito económicas, mas se houvesse alguma coisa viável preferia elétrica.
Este é o link onde há mais informação sobre o assunto:
https://wattmoving.pt/motas-scooters-eletricas/
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Mesmo a melhor Vetrix em Auto-estrada a 120Km/h tem uma autonomia muito reduzida e a BMW é demasiado cara para o que é.
A velocidade máxima da Vectrix VX-1 é 110km/h, excepto se tiver sido alterada.
A autonomia é aquela que quis€r€s! Essa é uma das vantagens delas!
Uma Vectrix em Viseu (https://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=14959&start=1000#p11294943)
O contra é a assistência técnica, pois só podes contar com 2 a 3 pessoas ou um dos representantes de motas eléctricas.
A BMW C Evolution dá-te a garantia de assistência e o preço delas não vai diferir muito de uma Vectrix VX-1 com um pack equivalente.
Fora das scooters não há espaço de arrumação para nada além da top case e as autonomias são fraquinhas e como sou um tipo pesado não pode ser qualquer coisa. ;D
O motor eléctrico tem muito mais binário e é imediato, por isso a tua noção de potência de uma scooter/mota eléctrica pode estar desfasada da realidade.
A Energica Experia (https://www.energicamotor.com/en/models/energica-experia/) tem 80cv e 115nm .
Tem uma autonomia combinada de 250km.
As 3 malas de certeza que te dão bastante arrumação.
O preço é que... 🙄
Faço todos os dias 45/50Km para cada lado em estrada nacional, auto-estrada e alguma cidade, por isso preciso de algo versátil como as scooters são.
Dá para carregar depois desses 50km?
Estava a pensar em evoluir a sério para ou a NC750x ou a Forza 750 que são muito económicas, mas se houvesse alguma coisa viável preferia elétrica.
Volto a dizer, se é para mergulhar de cabeça, então é melhor escolheres eléctrica.
Agora, se só queres molhar o dedo grande do pé, a água vai estar sempre fria!