Geral => Assuntos Diversos => Legislação e Organismos Públicos => Tópico iniciado por: moto2cool em 26 de Maio de 2021, 15:01

Título: Lane sharing em Oregon
Enviado por: moto2cool em 26 de Maio de 2021, 15:01
EUA - Oregon:

SB574 legaliza o lane sharing não seguintes condições:

 Estradas:

Lane sharing permitido apenas em estradas com um limite de velocidade afixado de 50 MPH ou superior

 Trânsito na estrada:

 Deve estar interrompido, ou movendo-se a 10 milhas por hora ou menos

 O motociclista:

Não pode viajar mais do que 10 milhas por hora mais rápido do que o tráfego

Não deve impedir o movimento normal e razoável do tráfego

Deve-se fundir com segurança no tráfego, se a velocidade do tráfego exceder 10 milhas por hora

Deve passar pelo tráfego que viaja na mesma direção

 Os Motociclistas não podem compartilhar a faixa:

Entre uma via de tráfego e a ciclovia (em ambos os lados)

Entre uma via de tráfego e uma fila de veículos estacionados (em ambos os lados)

No lado direito da via de tráfego mais à direita ou no lado esquerdo da via de tráfego mais à esquerda

 Numa zona escolar

Os motociclistas também devem usar o bom senso ao compartilhar a faixa e em dúvida usar reforçar a cautela: “Se não pode caber, não divida”.
Título: Re: Lane sharing em Oregon
Enviado por: karloxilva em 26 de Maio de 2021, 17:11
50 mph, conta simples: 75 km/h (50x1.5). Regra geral,  falamos em vias fora das localidades.
De qualquer forma, um iniciativa interessante que vai de acordo ao que temos visto a ser testado  um pouco por todo o mundo.
Aqui, falamos de países onde a fiscalização rodoviária se faz sentir mais e as coimas doem bastante - é a impressão que tenho.

Não tenho por hábito dizer que por cá seria assim ou assado, o velho discurso de autocomiseração, o do "bom aluno" e de outras coisas que me irritam solenemente... isto para referir que algo assim implicaria mais responsabilidade por parte dos motociclistas. Mais do que aquela que merecemos por parte de outros que partilham a estrada de forma mais... "blindada". Não apenas destes outros (outro traço dessa cultura: são sempre os "outros")... como não sou "tribalista" também mais cabecinha de quem ainda só anda em duas rodas e não percebeu o que é conduzir uma mota - ou ser "motard", para utilizar o termo que recolhe mais agrado por parte da nossa comunidade. Parece, mas não é a mesma coisa.
Passar de quatro rodas para duas não significa diminuir a responsabilidade em 50%.

Isto para dizer que gostaria de ver algo assim por cá e que podemos começar a passar a palavra nesse sentido nos meios que frequentamos. Comecei o anterior parágrafo daquela forma para justificar que acho que os maiores obstáculos que teremos pela frente serão, por um lado, o dado objectivo de que a maioria esmagadora dos que decidem não anda de mota, o outro dado, de natureza subjectiva e mais decisivo, o que justifica não o propor porque "por cá a malta não cumpriria"...
Se não se consegue fazer nada perante o primeiro argumento, depende do gosto livre de cada um, o outro já me merece mais atenção:
"Se deixais de fazer o que seja por causa dos "abusadores", tornais todos os outros reféns de quem não respeita ninguém; se deixais que seja o abuso a ditar as regras... estais aí a fazer o quê?!".
Título: Re: Lane sharing em Oregon
Enviado por: moto2cool em 26 de Maio de 2021, 18:01
A responsabilidade é dividida pelo número de rodas , os motociclistas tem o dobro da responsabilidade porque os seus erros e os dos outros refletem-se sempre no corpo.
Título: Re: Lane sharing em Oregon
Enviado por: moto2cool em 29 de Maio de 2021, 07:39
O governador de Oregon chumbou a lei, volta ao parlamento e só pode passar se aprovada por mais de dois terços.
Já agora um vídeo explicativo: