Boas
Eu tenho mais dificuldade em curvar para a direita
temos sempre um lado pior :'( :'( :'( :'( :'( acho eu mas para a direita será????
Qual o lado mais dificil para vocês (se é que tem algum ) claro _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_
Qual é o mal/problema de fazer curvas a velocidade normal com a inclinação do condutor DIFERENTE da inclinação da mota, ou seja, a mota está inclinada na direcção da curva e o condutor está direito ou até ligeiramente inclinado para o lado oposto.Deixo a minha opinião...
Que consequências pode ter esta linda posição?
Obrigado pela utilíssima informação !
Já me tinha interrogado sobre esta questão precisamente. Agora a minha dúvida está esclarecida.
Mas...tenho outra pergunta:
Qual é o mal/problema de fazer curvas a velocidade normal com a inclinação do condutor DIFERENTE da inclinação da mota, ou seja, a mota está inclinada na direcção da curva e o condutor está direito ou até ligeiramente inclinado para o lado oposto.
Que consequências pode ter esta linda posição?
Cumprimentos.
Deixo a minha opinião...
Quando fazes uma curva a velocidade normal estás sujeito à força centrífuga que te "empurra" no sentido contrário ao da curva. Se não contrariares esta força deslocando a mota e o teu corpo em sentido contrário, poderás ter consequências ao nível da trajetória e do equilíbrio.
A trajetória poderá ser mais aberta e impelir-te para fora da estrada ou para a faixa contrária, consoante o sentido da curva seja para a esquerda ou para a direita, respectivamente.
O equil'ibrio pode ficar comprometido pois não estás em coerência com a inclinação da mota.
Companheiro,
podes ver alguma informação aqui: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=9121.0
O que entendem por "Empurrar o guiador"?
Será virar o guiador ou de alguma forma forçar a menina a inclinar ou não é nada disto?
Companheiro Ferro, imagina-te montado na tua MaxiScooter a fazer uma curva, mas a máquina tende levar-te para a faixa contrária, que fazer?
AbraçoKota
P.S. - Isto é muito importante.
Só agora é que vi esta questão... :-[
podes responder Kota?
Companheiro Ferro, imagina-te montado na tua MaxiScooter a fazer uma curva, mas a máquina tende levar-te para a faixa contrária, que fazer?
AbraçoKota
P.S. - Isto é muito importante.
Isso quer dizer que a velocidade com que se entrou na curva foi demasiada. Em motas com cx de velocidades, basta mandar uma abaixo e retificava-se a trajetória.. nas nossas scooters só temos os travoes, por isso uso o travão trazeiro para compensar, mas nada em demasiado. Aliás... tive de voltar a aprender a andar de mota quando comprei o meu chocalho, pois sempre estive habituado ao travao k o motor faz e nas scooters é sempre em frente, kuando se tira o acelerador.Boas curvas companheiros
A minha opniao sobre este assunto:
Sempre tive motas com mudanças e ao comprar uma scooter, tive que alterar o meu estilo de conduçao.
1. Uma scooter em curva é sempre um peso morto, ou seja nao tem motor para em caso de emergencia. Entao a minha recomendaçao é travar antes e deliniar uma trajectoria adqueada para nao ter disabores inesperados. Não podemos esquecer que as scooters nao tem a mesmo grau de inclinaçao (roda baixa) de que uma mota normal.
2. Travar em caso de necessidade na curva: pois aqui depende muito da situaçao, em situaçoes normais trava-se com o da frente, mas em emergencia tem que ser com dois, e mesmo assim esperamos que seja suficiente. O travao de tras no meu estilo é utilizado poucas vezes, sendo mais em chuva.
Por isso o melhor mesmo é travar antes e acelarar a meio da mesma para a mota tenha aderencia.
Adolfo
Olá
Este é um ótimo tópico. Excelente para quem tem pouca experiência.
Agora estava aqui com uma dúvida. Quando se fala em velocidade normal, velocidade baixa e velocidade alta, podem-se atribuir valores aproximados? Só para ter uma noção do que é velocidade normal.
Em relação à condução defensiva que o Neves falou gostaria de perguntar-lhe se vale a pena ir ao curso para quem ainda nem andou 2km numa scooter ou ir mais lá para a frente depois de já conhecer a scooter que tem ns mãos. scooter_
Este assunto é muito bom porque estatisticamente é nas curvas que vamos mais vezes ao chão seja por descuido ou falta de prevenção ou mesmo por uma surpresa como oleo ou animais _policia_, por isso li este assunto com muita atenção e aprendi bastante muito bom.
Em relação à condução defensiva que o Neves falou gostaria de perguntar-lhe se vale a pena ir ao curso para quem ainda nem andou 2km numa scooter ou ir mais lá para a frente depois de já conhecer a scooter que tem ns mãos. scooter_
....
Qual a razão pela qual acham que deveria ter começado com a 50? Tem a ver com a potencia/velocidade mais baixa? Ou com algum outro motivo? Desculpem se calhar a pergunta parva, mas ainda sou novata _corado_
scooter_
Hummmm..... Então e o contra-esterço???????
3. Inclinar - Para virar, a scooter tem de se inclinar.Para inclinar a scooter, empurre ligeiramente o guiador na direção da curva.
Empurrar o guiador para a direita + inclinar para a direita + virarpara a direita.
Empurrar o guiador para a esquerda + inclinar para a esquerda + virar para a esquerda.
..................
@Cristina
Existem algumas partes do Video que é para MOTO e pouco se aplica a Scooter's, ("como o joelhito de fora") mas nunca se sabe se um dia não se passa por essa experiência tbm.
Como podes ver no video, por vezes é o "medo" que nos faz curvar mal _Rolley_
Faz as coisas naturalmente que aprendes rápido _lol_ _lol_ _lol_
Este é dos tais tópicos que não canso de ler.
Muito Bom 5*****
_palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Boas curvas
Caro _AXE_
Só discordo do que dizes numa coisa: não se pode aplicar a maxis curvar com o joelho e corpo pendurado porquê?
Achas que é pela queda? não é bem verdade embora o seja racional para a maioria de nós.
Deixo-te aqui duas formas de curvas numa maxi com e sem joelho no limite do angulo de inclinação.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcdn.blogosfere.it%2Fmotopassione%2Fimages%2Fgilera%2F04m%2520Gilera%2520Nexus%2520300_Simoncelli.jpg&hash=b7008366368efa240966d3607219a2430e3394c4)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages.motofan.com%2FA%2F0%2F7%2F2%2Fgilera-nexus-500-ie-sp-aceleracion-garantizada_hd_8927.jpg&hash=5d5c54d2e60f96b0368b86ae55ae430f901bf0db)
saudações a todos
_convivio_
Excelente tópico e acho que vou tirar um curso de condução segura para scooters.
Alguém conhece algum local bom na margem sul?
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Excelente tópico e acho que vou tirar um curso de condução segura para scooters.
Alguém conhece algum local bom na margem sul?
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jcsc.... é bem verdade.... mas queria uma coisa mais simulada e nao tao real..... :-)
B_Black, obrigado pela dica..... vou investigar.
Mais uma duvida para alguem que tenha feito este ultimo: compensa fazer em motas deles ou o risco de queda é baixo e podemos levar a nossa sem risco de a maltratarmos?
Boas companheiro,
Não penses nisso das quedas mas de qualquer modo faz nas motas deles porque isso também faz parte de toda a experiência. No final podes ir buscar a tua e fazer umas voltinhas tb para rematar. Eles são impecáveis.
Excelente iniciativa da Honda de certificar estes instrutores pelo mundo inteiro no Japão, nos mesmos standards de formação para eles levem para os vários países esse conhecimento.
Eu não fiz o curso mas a patroa fez. Achamos que seria bom depois de 20 anos de interregno.
Têm uma vertente teórica e simulador que não vi só posso comentar pelo que me disse mas que tentar mostrar as situações mais frequentes na estrada e como se deve proceder.
Na parte pratica claro é na rua e estava lá para ver. Vai desde como montar, por o descanso até as tácticas de condução travagem, travão de traz para que serve etc.... Eles adaptam a instrução conforme o nível de cada um já tem e isso é muito bom porque não é um script igual para todos.
Digamos que tens uma vertente scooters e outra moto com mudanças, normalmente acho que fazem 1 ou o outro.
Tens o modelo mais icónico da Honda a Ruckus, a vison 50, vision 110, claro pcx, sh125, sh300, e vai passando por todos. Nas motas, cbf125, cbr250, cb500 ae não me esqueço de algum.
Só para finalizar, vi lá pessoas que nunca tinham tocado num mota e com receio de o fazer e que depois de meio dia tinham andado em todas as scooters e sem qualquer medo de ir para a estrada logo em seguida.... Impressionante.
Acho que ha videos no YouTube de como funciona porque a ideia foi mesmo ter a mesma coisa no mundo inteiro.
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Hummmm..... Então e o contra-esterço???????
Alguém pode repostar as imagens iniciais deste tópico?
Obrigado!
Feito.
_convivio_
Aqui vai mais um video que demonstra como usar a técnica de countersteering para curvar com segurança,mesmo em baixas velocidades (o senão é ser em inglês, mas poderei explicar para os companheiros que não entendam a língua):
https://www.youtube.com/watch?v=SF1ezf8LNNU (https://www.youtube.com/watch?v=SF1ezf8LNNU)
"Por exemplo, em certas situações dou por mim inclinado ligeiramente para o lado oposto da curva (mas a fazer counter steering) para manter o centro de gravidade da scooter..."
Excelente vídeo que demonstra bem o que disse atrás. O problema com as scooters tem a ver com a parte da ancoragem. Não temos um depósito para nos ajudar, como nas motas. Por isso é importante ir praticando até arranjarmos uma posição no banco confortável que permita fazer as curvas em controlo total, mesmo a alta velocidade.
Não esquecer também que a scooter tem um centro de gravidade diferente da mota por isso a parte da inclinação (que para mim tem mais a ver com a forma como nos comportamos em cima da scooter) é mais relevante que a ancoragem. Por exemplo, em certas situações dou por mim inclinado ligeiramente para o lado oposto da curva (mas a fazer counter steering) para manter o centro de gravidade da scooter...
Volta a insistir naquela parte do praticar. Por acaso tenho sorte pois moro num sítio com uma avenida de 350 metros com pouco movimento e por isso logo que me ponho em marcha lá vou eu a fazer ziguezagues. Não só pratico o counter steering como aqueço os pneus ao mesmo tempo.