Geral => Assuntos Diversos => Tópico iniciado por: rycardo em 10 de Maio de 2020, 12:45
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Companheiros das duas rodas,
gostava de saber qual a vossa opinião sobre o melhor produto a utilizar nos plásticos e estruturas metálicas das nossas scooters.
A minha maxi scooter dorme ao relento, tenho uma capa para o banco, não vou colocar uma capa integral porque não acho pratico para o uso que lhe quero dar.
Para evitar ferrugem, já encontrei um produto que me parece ser TOP, o XCP rust blocker (não encontrei à venda em PT, tive de encomendar de UK). Até ver tem funcionado muito bem (uma aplicação a cada 6 meses), não sei se conhecem, quais os vossos feedbacks, e sugestões de outros produtos.
Relativamente aos plásticos, tenho muitas duvidas sobre o que devo utilizar, há muita malta a utilizar o WD40 simples, será o melhor produto? Quais as vossas sugestões e ideias para que os plásticos se mantenham preservados pela maior quantidade de tempo possível?
Obrigado.
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Companheiro, desde que alguns companheiros mais atentos a detalhes das nossas scooters me indicaram o Kuntstoff, nunca mais quis outra coisa.
(https://s1.medias-norauto.pt/images_produits/971054_pt/900x900/kunststoff-intensivpf-pflege-1lt-nextzett--971054.jpg)
Repelente e durável, além de que te deixa os plásticos como se fossem novos.
ATENÇÃO: NÃO USAR EM PLÁSTICOS PINTADOS
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Amigo Élio,
Quando avisas para "NÃO USAR EM PLÁSTICOS PINTADOS" estarás a referir-te àquelas peças repintadas por nós após uma bricolage ou um retoque amador e não às pinturas originais que vêm em todas as meninas certo?
1 abraço
Scooterado scooter_ _slb_
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Esse produto é sò para usar na parte interior da scooter ou seja nos plasticos pretos?
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O WD40 para ferrugem é sempre uma boa opção, não só para tirar como para conservar, agora em plásticos é que não vejo a utilidade, por óleo nos plásticos?Para aí um protector tipo cera de abelha ou parecido
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Scooterado desaconselhado para qualquer tipo de plástico pintado. Porém podes sempre experimentar numa zona escondida.
Daniel. É para qualquer plástico interior ou exterior
Mototocool. O local onde adquiri disse para não usar cera de abelha. Com o tempo tira a cor aos plásticos.
Este produto além de não engordurar como a silicone, hidrata o plástico e deixa-o com aspeto novo.
WD40 é para lubrificar, desenferrujar, etc.
Além do mais o produto protege a Mota da chuva e mantém aquele aspecto limpo.
1 embalagem dá para a vossa scooter, para a do vizinho, para outra que venham a comprar e outra...
Uma pequena quantidade numa esponja de polir dá para tudo.
Recentemente apliquei numas malas a um companheiro e ficaram novas.
Mas la está. As máquinas são vossas. Façam o que vos deixa mais confortáveis.
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Esse produto parece dar jeito para o pára-choques do Jeep. _palmas_
Agora fiquei com medo de aplicar na scooter, a minha é uma Forza 300, tem plásticos pretos e cinzas. Mas os pretos, eu não sei se também são pintados/envernizados.
E meto quebproduto nos plásticos cinzas?
Eu estava a pensar meter aquele da wd40 cera e polimento em tudo.
No metal meto aquele que disse no primeiro post, é muito eficaz.
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Eu na minha nas partes pintadas de 6 em 6 meses dou cera líquida e tem resultado bem, nos plásticos pretos dou um armor Hall para tabier gosto porque hidrata sem ficar gorduroso.
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ACF50, é caro e um pouco dificil de arranjar mas é do melhor.
Mota na rua anos a fio sem ponta de ferrugem ou oxidos
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ACF50, é caro e um pouco dificil de arranjar mas é do melhor.
Mota na rua anos a fio sem ponta de ferrugem ou oxidos
Desconhecia o ACF entrei no site deles fiquei impressionado onde costumas comprar?
Dás na mota toda?
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ACF50 recomendo em spray e o ACF50 Corrosion Block para zonas que beneficiam de massa.
Podes comprar na MotoCenter em Lisboa ou no Ebay.
No meu caso comprei o spray no MotoCenter e o Corrosion Block no Ebay.
Em resumo: é necessário lavar e secar bem as superfícies e depois aplica-se. Duram muitos meses.
Convém ter cuidado com discos de travão e com os discos do ABS (aqueles perfurados) porque já me afectou o ABS uma vez.
Estes produtos para a corrosão são infinitamente superiores ao WD-40 e quejandos.
É que não têm nada a ver.
O XCP gostaria de experimentar, mas li que agarra a poeira e o lixo.
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Este é muito bom, comprei para combater a ferrugem e o salitre nas partes metálicas da minha SW-T400
(https://live.staticflickr.com/4528/24592729988_a79eab40ba_b.jpg) (https://flic.kr/p/DtbaQ1)DSC_0104 (https://flic.kr/p/DtbaQ1) by A G (https://www.flickr.com/photos/152561932@N05/), on Flickr
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Nas partes metálicas sujeitas a apanhar ferrugem também uso o WD-40.
Mas como tenho as motas em garagem nem associei o tema a não ser em relação aos plásticos.
Antigamente nos metais cromados e não só, usávamos um pouco de petróleo no fundo de um balde e de seguida enchíamos o balde com água em jacto.
Aquilo produzia uma espuma e era assim que lavava as motas. Quando aparecia ferrugem nos raios ou nos amortecedores, dava com palha de aço junto com aquela solução de petróleo e a mota ficava nova.
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Eu nas partes metalicas tambem dou wd 40 , mas não dura assim tanto ,tem de se andar em cima.
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ACF50 recomendo em spray e o ACF50 Corrosion Block para zonas que beneficiam de massa.
Podes comprar na MotoCenter em Lisboa ou no Ebay.
No meu caso comprei o spray no MotoCenter e o Corrosion Block no Ebay.
Em resumo: é necessário lavar e secar bem as superfícies e depois aplica-se. Duram muitos meses.
Convém ter cuidado com discos de travão e com os discos do ABS (aqueles perfurados) porque já me afectou o ABS uma vez.
Estes produtos para a corrosão são infinitamente superiores ao WD-40 e quejandos.
É que não têm nada a ver.
O XCP gostaria de experimentar, mas li que agarra a poeira e o lixo.
O ACF 50 também é muito conhecido, mas nos reviews que circulam na NET, perde sempre para o XCP, exemplo: https://www.bennetts.co.uk/bikesocial/reviews/products/the-best-motorcycle-corrosion-protectants/tested-xcp-rust-blocker-corrosion-protectant-review
Eu aplico o rust blocker por baixo da scooter, nas zonas onde estão os metais e a forquilha, no escape, e com um pano meto na ponta dos parafusos, e deixo secar bem antes de andar com ela.
Depois de ler os vossos comentários, decidi que vou continuar com o XCP para metais, depois para zonas escuras vou meter o Kuntstoff (ja vi que vendem na norauto por 19 euros), e nas zonas pintadas com outras cores, vou colocar o WD40 Cera e Polimento.
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o ACF parece realmente bom e tem ar de ser caro ,alguem sabe valores?
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o ACF parece realmente bom e tem ar de ser caro ,alguem sabe valores?
É isto?
https://www.fc-moto.de/pt/Oxford-ACF-50-13oz-Lubrificante
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É isto?
https://www.fc-moto.de/pt/Oxford-ACF-50-13oz-Lubrificante
Eu penso que sim , é caro mas pelos vistos é eficaz .
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Eu penso que sim , é caro mas pelos vistos é eficaz .
Companheiro:
Vou apenas falar no Kuntstoff para termo de comparação.
Ontem, sei que o nosso companheiro Caldeira adquiriu um frasco deste produto.
E sei disto porque lhe entreguei umas malas que estavam com aspeto novo e ele perguntou que liquido era e onde se comprava.
Adiante. O frasco deve ter tido um preço à volta de 20,00€. Só que aquilo dura imenso tempo. E quando digo imenso tempo, é mesmo imenso tempo.
Eu sei que ultimamente não tenho dado a atenção que as nossas máquinas merecem. Mas seguramente tenho o frasco à 2 anos.
É que aquilo ainda por cima dura bastante tempo, já que é repelente de água.
Por isso quando vais lavar a scooter, depois de bem seca, passas com um pano macio e fica de novo com bom aspeto.
Por isso o valor torna-se barato, tendo em conta a quantidade de vezes que se pode usar, o tempo que dura e a qualidade do produto.
Se o ACF-50 for igual em termos de qualidade e duração... é barato.
Costuma dizer-se "É caro, comparado com o quê?" Com um produto que custa metade do preço e que apenas deu para 2 ou 3 vezes? Ou que ainda por cima a curto/médio prazo te começa a queimar os plásticos e faz o efeito contrário ao que pretendes? Não creio.
Espero com este meu comentário, ter ajudado.
Boas curvas
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Confirmo tudo o que o companheiro Élio disse sobre o produto, Kuntstoff _pol_ _pol_ eu na minha mota a unica coisa que tenho em plástico é a top e se derem uma vista de olhos no meu DB vão ver a top sempre a brilhar e sempre com esse produto e já é um top com perto de 30 anos é vintage tanto a top como a mota e como o dono _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
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Eu fiquei na ideia que o Acf é sò para dar nas partes metalicas propensas á corrosão . _pensador_
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Eu penso que sim , é caro mas pelos vistos é eficaz .
Sim é isso mesmo.
Eu cheguei ao produto por pessoal em Inglaterra que tem muito mais problemas com a corrosão, e entretanto a primeira vez que comprei aqui em PT foi numa loja que vendia material para aeronáutica civil/recreio, pelos vistos também é conhecido nesse meio.
Actualmente não compro em spray acho que fica mais caro e tem mais desperdício. Existe em outros formatos, mas aviso já que isto dura imenso tempo e portanto o que inicialmente é caro acaba por ficar barato. Não é preciso andar sempre a aplicar mesmo depois de "seco" continua lá a proteger, é mesmo muito eficaz, 2 a 3 aplicações por ano é mais do que suficiente, mesmo com as lavagens e limpezas intermédias que damos na mota.
https://www.acf-50.pt/produtos (nunca contactei ou comprei aqui, até porque é relativamente recente)
a ultima compra que fiz foi na amazon.de
https://www.amazon.de/-/en/ACF-50-ACF-50-964ml-G1/dp/B071X48N74/ref=sr_1_1?dchild=1&keywords=acf+50&qid=1589289729&sr=8-1
e tem também esta versão para quem quiser dar banho de imersão na mota _lol_
https://www.amazon.de/-/en/50-Anti-Corrosion-Lubricating-Formula-Liter-Bottle/dp/B015K5XXJO/ref=sr_1_4?dchild=1&keywords=acf+50&qid=1589289729&sr=8-4
a primeira opção de 0.95L, vem com o aplicador spray (tipo limpa vidros) mas normalmente aplico com um pequeno pincel e depois limpo/espalho com um pano de micro fibra.
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Eu fiquei na ideia que o Acf é sò para dar nas partes metalicas propensas á corrosão . _pensador_
Sim, da minha experiência aconselho totalmente para as partes metálicas, inclusive no escape e cromados dos espelhos da maxsym (nem ponta de ferrugem, o escape faz uma fumarada do catano depois de aplicar mas depois de secar, maravilha) , mas podem passar sobre os plásticos, borrachas que não tem problema. No entanto com os plásticos e painéis pintados nunca tive um cuidado especial sempre usei os mesmos produtos que se usam nos carros... o detergente e aquelas ceras de interior em spray tipo redex e afins.
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Sim, da minha experiência aconselho totalmente para as partes metálicas, inclusive no escape e cromados dos espelhos da maxsym (nem ponta de ferrugem, o escape faz uma fumarada do catano depois de aplicar mas depois de secar, maravilha) , mas podem passar sobre os plásticos, borrachas que não tem problema. No entanto com os plásticos e painéis pintados nunca tive um cuidado especial sempre usei os mesmos produtos que se usam nos carros... o detergente e aquelas ceras de interior em spray tipo redex e afins.
Se é usado na aeronautica deve ser muito bom , são muitos criteriosos com os produtos utilizados.
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Pessoal, só em jeito de apontamento...
Após ter lido todos os comentários, fiquei com a ideia que o WD-40, era só para partes metálicae para prevenir ferrugens, etc... E é verdade... Mas é o óleo lubrificante.
Após uma pesquisa que fiz, descobri que para os plásticos e borrachas, existe o WD-40 Renovador de Silicone.
Portanto quando se fala de WD-40, é preciso ter atenção que há mais do que um produto. Neste caso temos dois, com funções e finalidades diferentes.
Boas curvas scooter_
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É este WD-40 que usei nas minhas meninas depois de uma boa lavagem. Exactamente como o Zeg mencionou. _pol_
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.picasion.com%2Fpic90%2F6dc81d4be0ba2556ca7e67001b013b07.gif&hash=6cdc2eafd9cb9f6bcec871dcd717e0770453092f)
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Pessoal, só em jeito de apontamento...
Após ter lido todos os comentários, fiquei com a ideia que o WD-40, era só para partes metálicae para prevenir ferrugens, etc... E é verdade... Mas é o óleo lubrificante.
Após uma pesquisa que fiz, descobri que para os plásticos e borrachas, existe o WD-40 Renovador de Silicone.
Portanto quando se fala de WD-40, é preciso ter atenção que há mais do que um produto. Neste caso temos dois, com funções e finalidades diferentes.
Boas curvas scooter_
Para limpar as jantes não á nada melhor que o WD-40 o normal o mais conhecido _pol_
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Para limpar as jantes não á nada melhor que o WD-40 o normal o mais conhecido _pol_
Por acaso já pensei em dar wd nas jantes, mas pensei que ainda ia agarrar mais sujidade pó etc
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Por acaso já pensei em dar wd nas jantes, mas pensei que ainda ia agarrar mais sujidade pó etc
Dás o WD-40 nas jantes e limpas com um pano, vais ver que nem esforço fazes para sair tudo _pol_
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Dás o WD-40 nas jantes e limpas com um pano, vais ver que nem esforço fazes para sair tudo _pol_
Boa dica, a próxima vez, já experimento. _convivio_
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Dodots (de qualquer marca)
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Dodots (de qualquer marca)
Já experimentei e gosto mais do WD-40 torna-se mais fácil _careta_ _lol_ _lol_ _lol_
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Antigamente usava uma solução de petróleo com água em jacto num balde.
Aquilo fazia imensa espuma e era com isso que lavava a Mota.
Especialmente os raios das rodas.
Hoje em dia não estou muito inclinado para me meter a fazer isso, até porque não tenho onde usar o petróleo e depois água para enxaguar.
Vamos a ver como vou limpar os raios das rodas.
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Pois limpar as jantes de raios é mais difícil, um convencional limpa jantes não resulta?
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Pois limpar as jantes de raios é mais difícil, um convencional limpa jantes não resulta?
Só experimentando
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Pois limpar as jantes de raios é mais difícil, um convencional limpa jantes não resulta?
O WD-40 dá para limpar qualquer que seja a superficie _pol_ _pol_
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Este tópico foi objecto de intervenção por parte da moderação. Nesse âmbito e como resultado, foram apagadas algumas mensagens que não se continham dentro do espírito ou matéria debatida no tópico e/ou consubstanciavam violação de vários pontos do termo de aceitação de registo.
Agradeço aos membros que participam neste e noutros tópicos que se mantenham concentrados no objecto (finalidade) do mesmo e cuidem de cumprir as regras do CPM, no sentido de não desvirtuar o tópico e o objecto deste “nosso” grande fórum.
Muito obrigado.
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A minha "BUGA" ficou assim brilhante usando o tal WD-40 depois de uma banhoca. Parece nova _pensador_
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.picasion.com%2Fpic90%2F6845d0e3974954cd6fe5207329181260.gif&hash=be3db7f451888180818f516a2986b34ee5ed41c8)
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A minha "BUGA" ficou assim brilhante usando o tal WD-40 depois de uma banhoca. Parece nova _pensador_
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.picasion.com%2Fpic90%2F6845d0e3974954cd6fe5207329181260.gif&hash=be3db7f451888180818f516a2986b34ee5ed41c8)
Alguém me disse que isso ao sol acaba por queimar os plásticos.
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A minha "BUGA" ficou assim brilhante usando o tal WD-40 depois de uma banhoca. Parece nova _pensador_
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.picasion.com%2Fpic90%2F6845d0e3974954cd6fe5207329181260.gif&hash=be3db7f451888180818f516a2986b34ee5ed41c8)
deste nos plasticos todos ? ficou brilhante..
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Em tudo. Protege o banco e os plásticos. _pol_
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Em tudo. Protege o banco e os plásticos. _pol_
Tenho de experimentar da proxima vez que lave a mota..no plastico vermelho tenho dado cera liquida resulta muito bem tambem , nos plastico preto tenho dado um Armor hall de tablier , não fica gorduroso.