Marcas de Maxiscooters => Comparativos => Dúvidas na Escolha => Tópico iniciado por: Albertojsfernandes em 06 de Março de 2016, 17:32
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Boas tardes a todos.
Abri este tópico , pois de momento encontro me com bastantes duvidas em relação a escolha da minha nova scooter. Se não o estou a fazer no sitio correcto , peço a moderação que o mude SFF.
O assunto é o seguinte: a scooter ca de casa é uma sym fidlle 2 125, scooter essa que "herdei" da minha esposa, pois eu sempre preferi o carro nas deslocação casa/trabalho. Depois de ter experimentado a sym neste trajecto, já não quero outra coisa. Poupo bastante em gasóleo e portagens, e também me divirto ao faze-lo. Agora, passado quase 5 anos e cerca de 30 mil km, gostaria de mudar para algo mais pessoal, pois a fidlle sempre vai ser a scooter da minha esposa. Para mim é útil, mas não é aquilo que olho, ando e digo que adoro :-?
Durante estes 5 anos ganhei alguma experiência, já fui ao tapete por 2 vezes, uma delas com ossos partidos, mas mesmo assim continuo a gostar de andar em 2 rodas. Agora esta na altura de comprar algo que eu diga, adoro, não quero sair daqui ;D
Depois de muito ler e ver , já fiz algumas escolhas, mas como tenho alguns critérios que precisam de ser correctamente preenchidos, preciso da vossa ajuda...Ajuda de pessoas que já tenham passado por isto e que entendem o que estou praqui a dizer neste longo e aborrecido texto _careta_
A futura maxi tem de ser:
-confortável, Pois faço 88 km por dia no trajecto casa/trabalho. maioritariamente por nacional e cerca de 5km por via rápida
-económica , pois meio litro de combustível de diferença em cada 100km no final do mês faz a diferença
-Qualidade , Pretendo ter a mota o máximo de tempo possível. Não sou pessoa de trocar seja o que for apenas pq saiu algo mais bonito. a meu ver , utilidade e funcionalidade acima de tudo. Se esta bom e funciona não tem porque de trocar.
E as minhas escolhas são:
Kymco Downtown 125 (a minha preferida)
Sym Gts 125
Suzuki burgman 125 (neste momento a mais barata)
E é isto, espero que todos Vos me ajudem com as vossas dicas e opiniões para eu poder fazer a melhor escolha possível, baseado nos parâmetros que estabeleci. Obrigado pelo vosso tempo e desculpem o longo texto, mas só assim ficam a perceber o meu dilema ;D
Obrigado _palmas_
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Caro Alberto,
Compras nova ou usada?
Estás limitado às 125? Não ponderas tirar a carta e subir para uma 250-400?
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Boas _pol_
Novo ou usado é indiferente. Apenas nao quero gastar mais de 4000euros. De momento estou limitado as 125. Ja tentei tirar a carta de moto , mas tive o acidente de mota e desisti da ideia...Foi dinheiro pro lixo( 80 euros de inscrição) :P Mas se me apresentarem argumentos dizendo que pros parâmetros que estabeleci uma 125 não é suficiente , e o melhor é uma cilindrada superior, pondero tirar a carta de mota.
cumprimentos
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Olá Alberto!
Para os km's que fazes uma 125cc é algo curta, e falo por experiência própria, embora seja possível. Eu faço em média quase 60km por dia, irás fazer +50% do que eu, embora pouco em AE/ via rápida...
O dilema da carta existe, também passei por ele, e a ele voltarei...
Qualquer das Maxi 125cc que mencionaste são boas opções, fiáveis e com provas dadas, mas como vais fazer muitos km's toma atenção aos planos de manutenção! Quanto mais alargados melhor, senão passas muitos dias na oficina.... :p
A vantagem de uma 250cc/300cc ou superior acaba mesmo por ser neste ponto, a maior parte têm revisões mais espaçadas, e as mecânicas não estão tão sujeitas a esforço como as 125cc que andam sempre em altas...
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Companheiro, qualquer dessas opções é um bom upgrade para a fiddle. Ficarás com mais espaço, conforto e segurança.
Os kilometros diários que mencionado já são alguns, embora com pouca AE, para uma 125cc. Claro que a mecânica aguenta, o aborrecido aqui são os planos de manutenção. Mudar óleo a cada 3k não é igual a cada 4k ou 8k, ou no caso da correia mudar aos 12k ou 24k, consoante a marca.
Mais cilindrada pode significar ainda intervalos mais espaçados na manutenção e com custos muito semelhantes até os 250-300cc.
Acho o mercado das 125 demasiado inflacionado, por ex uma forza 300 custa sensivelmente o mesmo que uma forza 125.
Podes tirar a carta por menos de 200euros em Lisboa e outras oportunidades de montada te surgirão.
Boa escolha e não esqueças de fazer test-drive em cada uma das tuas opções.
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Obrigado a todos pelas dicas.
Um ponto comum que vocês estão a salientar é os intervalos de manutenção e realmente, tem razão. Não tinha pensado nisso.
Como faço para saber os intervalos de manutenção das scooters por mim indicadas?
Quais são as diferenças a nível de manutenção de uma 125 pra uma 300/400?
Desde já o meu obrigado. Cumprimentos
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O nosso companheiro Sapiens está a fazer um resumo das manutenções, podes ver aqui http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,27678.0.html (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,27678.0.html)
O que acho é que espaços mais longos é menos tempo na oficina e menos despesa, não invalidando o controle pelo próprio do estado da máquina. _pol_
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Ex. uma Piaggio X10 350cc
http://www.piaggiox10.co.uk/service-info.html (http://www.piaggiox10.co.uk/service-info.html)
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Bem, pelo que pude constatar, existe diferenças entre cada marca, mas dentro dessa marca independentemente da cilindrada da scooter , não vi muita diferença. A kymco, Sym, a suzuki, independentemente da cilindrada os intervalos de manutenção são idênticos.Seja 125 ou 300. Agora a Honda parece me uma das marcas com espaços mais alargados entre manutençoes.
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Neste momento, o que me da na alma é ver uma Suzuki burgman 125 por 3200 euros. eu considero um achado... e pelas reviews que vejo é uma maxi muito solida, capaz de me durar muitos bons anos. ta por ai alguém que me possa dar o feedback desta mota? quanto a manutenção, de quanto em quanto tempo tenho de a por na oficina?
desde já obrigado e cumprimentos
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Não sei se as diferenças serão assim tão pequenas em termos de despesa, mas entre sym com mudança óleo a cada 3k (creio que ainda é assim) e honda aos 8k, correia aos 12k vs 24k vai alguma diferençá.
As marcas vão-se defendendo e ao negócio dos seus agentes, sym faz revisões a cada 6k e honda a 4k, a Piaggio troca tudo a cada 10km...
250-300 são por vezes como uma 125 mais gorda de motor, muitos componentes são iguais á 125. Acho que a partir daqui a coisa muda de cenário...
Ao preço que a buga está admiro-me por não ver mais por aí a rolar, talvez por o pessoal gostar mais de novidades. Muito confortável e grande espaço carga, menos bom talvez o banco muito largo para o pendura, o tamanho das rodas e a menor potência face a modelos mais recentes.
Não vejas tudo apenas pelo preço, admito que é necessário estipular um valor mas só depois de experimentares vários modelos podes sentir aquela que condiz melhor contigo.
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Neste momento, o que me da na alma é ver uma Suzuki burgman 125 por 3200 euros. eu considero um achado... e pelas reviews que vejo é uma maxi muito solida, capaz de me durar muitos bons anos. ta por ai alguém que me possa dar o feedback desta mota? quanto a manutenção, de quanto em quanto tempo tenho de a por na oficina?
desde já obrigado e cumprimentos
Companheiro,
Procura aqui no fórum que tens companheiros com Burgman 125. Serão os mais indicados para te darem opiniões.
O companheiro Carlos Gomes é um dos exemplos:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?action=profile;u=7551
Abraço
MR
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Quem faz esses kilometros todos numa Fiddle ao passar para umas das três mencionadas vai achar diferença para melhor, podendo não ter a necessidade de subir de cilindrada.
São as três boas máquinas, depende também do gosto pessoal.
Também achas algumas Yamaha Xmax por um bom preço. Pesquisa.
Queres com ou sem Abs?
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Quem faz esses kilometros todos numa Fiddle ao passar para umas das três mencionadas vai achar diferença para melhor, podendo não ter a necessidade de subir de cilindrada.
São as três boas máquinas, depende também do gosto pessoal.
Também achas algumas Yamaha Xmax por um bom preço. Pesquisa.
Queres com ou sem Abs?
Em relação ás opções que colocas não as conheço, mas pelos relatos de companheiros aqui do fórum são ótimas máquinas, posso dizer-te que tive durante cerca de 3,5 anos uma X-Max a qual fez 87 000km, e existe aqui no fórum um companheiro com uma que já deve ter chegado ao 90.000km, são maquinas para durar e com grande capacidade de carga, as mudanças de óleo são a cada 6 000km e a correia a cada 18 000km, mas chegam sem grandes problemas aos 20 000km.
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Ora ai esta Carla :) esse pormenor conta muito. Apesar de nunca ter andado em mais nenhuma mota, a não ser as que tenho, a fiddle sempre esteve la pras curvas. Não é a mais confortável (no inicio era muito dura, depois de regular o amortecedor traseiro a coisa melhorou), não é a mais rápida, mas para andar na nacional chega (já cheguei a ser multado por excesso de velocidade. 74km numa zona de 50. A sorte é que a mota esta no nome da mulher:) portanto até a data ela serviu o propósito. Por isso mesmo é que não penso em cilindradas superiores...
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Acredito que a x-max seja grande maquina. Apenas não entra nas minhas escolhas pela questão do preço. Se a Burgman tivesse com o preço antigo (3990€) tmb dificilmente entrava...
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Quanto as manutenções, não estou a ver nada de muito diferente da fiddle. Óleo é de 3 em 3 mil, mas como tenho q repor os níveis de vez em quando (penso que é característico deste motor) o mecânico disse me que posso alongar mais um pouco, tipo 4 em 4 mil. Correia e roletos foi aos 20 mil. Vela aos 10 mil. Transmissão não faço a mínima, tinha de ver no livro de revisões...e as revisões nunca foram muito caras. Resumindo, pelo o q leio aqui esta dentro do normal.
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Tens muitas X max, usadas por menos de 4 mil euros, no custo justo.
Vê também a Kymco Kxct, o colega mpneves tem uma e está satisfeito .
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Sim Carla ,tenho a kxct desde dezembro ,faço quase 1000 por mês e ,por enquanto,nada a assinalar,as mudas de óleo de 5 em 5000 ,filtro de ar e vela mais tarde, consumos entre os 3 e os 3.7 máximos embora na rodagem foi menos de 3 e é possível se não passar das 7 k rpme muiiiiito cuidado no punho, novas estão ainda em campanha por menos de 4000 EUR.
Marco Neves
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Quanto as manutenções, não estou a ver nada de muito diferente da fiddle. Óleo é de 3 em 3 mil, mas como tenho q repor os níveis de vez em quando (penso que é característico deste motor) o mecânico disse me que posso alongar mais um pouco, tipo 4 em 4 mil. Correia e roletos foi aos 20 mil. Vela aos 10 mil. Transmissão não faço a mínima, tinha de ver no livro de revisões...e as revisões nunca foram muito caras. Resumindo, pelo o q leio aqui esta dentro do normal.
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Ao citar as revisões queria mencionar as que vêm mencionadas no plano de manutenção oficial e feita em agente da marca, nada mais.
Uma revisão simples não custará menos de 40euros aqui por Lisboa.
Creio que o motor da fiddle é arrefecido a ar e o óleo acaba por sofrer um pouco mais desgaste em especial no verão e a velocidades mais altas.
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Sim Carla ,tenho a kxct desde dezembro ,faço quase 1000 por mês e ,por enquanto,nada a assinalar,as mudas de óleo de 5 em 5000 ,filtro de ar e vela mais tarde, consumos entre os 3 e os 3.7 máximos embora na rodagem foi menos de 3 e é possível se não passar das 7 k rpme muiiiiito cuidado no punho, novas estão ainda em campanha por menos de 4000 EUR.
Marco Neves
Ola marco, obrigado pela dica. Gosto muito da kxct, mas considero a downtown mais utilitária...mais espaço debaixo do banco, mais protecção (vidro + alto), maior espaço pras pernas...resumindo axo que fico com mais por menos. A kxct é mais desportiva, mais moderna(euro 4), mais cara :)
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Saudações Fastnet.
Citas te as revisões, e falas te bem pq era um pormenor que não tinha incluído nas contas. na actual fiddle confesso ,que por vezes é aborrecido ter que ir pra oficina de 2 ou 3 vezes por ano. Portanto se puder alargar esse prazos melhor:) No stand onde comprei a mota, as revisões (normais) a todas as 125 são 35€. Ontem, por iniciativa da Carla, andei a ver motas usadas, e até encontrei alguns negócios bem interessantes...conclusão, tenho muita margem de manobra pra fazer a escolha acertada, pois ate as melhores marcas estão abaixo dos 4mil€, usadas.
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A usada para mim é uma excelente opcao... depois de muito ler acabou por ser a minha opção para 1ª montada.
Nas 125, a X-Max e a Honda Forza sao as 2 melhores maquinas, seguidas pela Burgaman e todas as outras mais atras... esta hierarquia reflecte-se no preço de aquisição _pol_
Mas parece-me que inconscientemente o companheiro ja fez a opcao pela DT pelo que é avancar sem receios pois tambem é uma boa maquina _pol_
Ola, bom dia :)
Ontem já andei a ver a Xmax...grande maquina. Bons consumos, excelente motor, e é Yamaha. Existe alguns negócios interessantes em segunda mão, negócios esses que vão complicando mais a decisão :) da xmax , só não gostei do preço de algumas revisões feitas na marca. é mais uma pra lista das possíveis escolhas...Quanto a downtown, ja vivo de amores por ela muito antes de comprar a fidlle,mas não o suficiente pra a comprar por impulso, sem antes rever todas as opções disponíveis:)
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Uma boa opção será a Forza 125 que prima pela qualidade e no que diz respeito a manutenções julgo que será a que tem prazos mais alargados, contudo para o valor que estás disposto a gastar julgo que seja difícil uma vez que ainda não vi nenhuma no mercado de usados.
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Uma boa opção será a Forza 125 que prima pela qualidade e no que diz respeito a manutenções julgo que será a que tem prazos mais alargados, contudo para o valor que estás disposto a gastar julgo que seja difícil uma vez que ainda não vi nenhuma no mercado de usados.
Pois, tmb ja andei a ver .penso que faz revisões de 12 em 12 mil e no custo justo tem la pelo menos 2, 1 delas a 4000€...
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A usada para mim é uma excelente opcao... depois de muito ler acabou por ser a minha opção para 1ª montada.
Nas 125, a X-Max e a Honda Forza sao as 2 melhores maquinas, seguidas pela Burgaman e todas as outras mais atras... esta hierarquia reflecte-se no preço de aquisição _pol_
Mas parece-me que inconscientemente o companheiro ja fez a opcao pela DT pelo que é avancar sem receios pois tambem é uma boa maquina _pol_
Sim companheiro ,tens razão,vendo esse prisma das melhores ,tens Peugeot e Piaggio ao nível, ou melhor que xmax,que para mim, e já tive um motor desses na xcity que ainda tem mais cv de registo,já era esse motor já tem quase 10 anos,é bom sim senhor mas há melhor e segundo já li por aqui as downtown passam por elas....,qualidade? Ha mais e iguais ,agora a forza sim,moderna eficiente e cara...
A kxct é de facto muiiito bonita mas mais acanhada nas pernas e em baixo do banco,algo que para mim não me afeta
Acho que o companheiro tem de as ver ao vivo e com os euros disponíveis tomar a tal decisão inteligente e sei que é difícil pois eu em dezembro passei pelo mesmo acabando por trazer o que não esperava e a mais cara do lote que tinha em escolha,enfim....
Marco Neves
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Olá
Alberto, também tive uma situação semelhante à tua.
Precisava de algo mais barato que um 2º carro e que desse para transporte diário a dois.
A opção foi mais racional que emocional, pelo que as contas na manutenção da maquina foram sempre tidas em conta.
Dos modelos que indicas só te posso indicar um modelo: aquele que tem ABS. Já que estás a escolher por um bom par de anos... _pol_
Independentemente da escolha que faças, e recomendo sempre testar se possível, pois a maxi pode parecer muito bonita e tal, mas depois não serve para ti.
Atendendo que estás orientado com a tua SYM, procura com calma no mercado de 2ª mão pois existem bons negócios. Dá preferência a stands (não desfazendo claro no particular, mas... sempre com cuidado) pois a garantia de um ano é sempre um extra.
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Saudações Fastnet.
Citas te as revisões, e falas te bem pq era um pormenor que não tinha incluído nas contas. na actual fiddle confesso ,que por vezes é aborrecido ter que ir pra oficina de 2 ou 3 vezes por ano. Portanto se puder alargar esse prazos melhor:) No stand onde comprei a mota, as revisões (normais) a todas as 125 são 35€. Ontem, por iniciativa da Carla, andei a ver motas usadas, e até encontrei alguns negócios bem interessantes...conclusão, tenho muita margem de manobra pra fazer a escolha acertada, pois ate as melhores marcas estão abaixo dos 4mil€, usadas.
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Eu só falei porque geralmente o pessoal esquece-se desta questão e a gulodiçe das marcas fazem-nos pagar mt bem estas manutenções.
Noutra oficina, ou até mesmo em regime "homemade" pode-se poupar muito dinheiro em coisas básicas como mudar óleos, vela, filtros, pastilhas, etc.
Por vezes nos saldos de inverno nas usadas podem haver potenciais bons negócios, tens muito onde escolher.
Seleciona as que te agradam mais e vai rolar com elas, vais ver que nenhuma é igual à outra e acabarás por sentir qual é a tal. _pol_
Boa escolha
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Há uma Forza azul e Branca nos usados.
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Bem, ontem a caminho do trabalho parei num stand, que por acaso é agente das 3 marcas que apresentei aqui. Só tinha expostas a downtown e a sym Gts. Observei, sentei me nas 2...gostei mais da kymco. A posição de condução é diferente. Na sym parecia q estava muito em cima dos manometros. de salientar que a sym não era o modelo novo. Depois veio a pior parte. Ouvir as historias de quem não sabe o que esta a vender(maxiscooters). Algumas dessas historias foram hilariantes :) do tipo, o ABS não se justifica numa 125, pois só entra em funcionamento a partir dos 100km/h ou então, a sym é a marca branca da suzuki, logo não tem a mesma qualidade que a kymco ou Suzuki...
Em nenhum momento contrariei o senhor, deixei o falar, agradeci o tempo dispensado e vim embora :) fiquei com pena de não ter a Burgman125, fica pra próxima... Em outro stand, é claro :)
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Fizeste bem em vir embora :) _pol_
Se te sentires à vontade não percas a oportunidade de testar todos os modelos que te suscitam interesse.
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Fizeste bem em teres visitado um stand e experimentado. Lamentável o que te informaram. A pessoa em causa provavelmente não conduz em duas rodas, pois só assim se justifica o que disse.
Continua a tua pesquisa pelo modelo em que melhor te adaptes, vais ver que valerá a pena.
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Algumas dessas historias foram hilariantes :) do tipo, o ABS não se justifica numa 125, pois só entra em funcionamento a partir dos 100km ou então, a sym é a marca branca da suzuki, logo não tem a mesma qualidade que a kymco ou Suzuki...
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_lol_ "Sym marca branca da Suzuki"??? _lol_ Já não ouvia esse disparate há algum tempo. Esse senhor vendedor tem de atualizar-se rapidamente.
Quanto a manutenções, a minha Sym 300 muda o óleo de 6.000 em 6.000 kms e a última correia de transmissão durou 24.000kms. Podes ver o meu DB, se quiseres. _convivio_
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Realmente notou-se o profissionalismo do vendedor ,só bacoradas ....sym e kymco são marcas de Taiwan ,nada mais,já estiveram aliadas a outras grandes,ou partilham componentes com outros ,nada mais
Marco Neves
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Eu acho que fazia falta a alguns vendedores estudar um pouco o que estão a vender. Olha podem vir aqui ao Cpm retirar muita informação, assim já não faziam figuras tristes.
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... o ABS não se justifica numa 125, pois só entra em funcionamento a partir dos 100km/h...
Viva companheiro
Essa do ABS é fenomenal.
Se lá voltares, leva uma maceta daquelas pesadas da construção civil e pede-lhe informações sobre k7s.
A pretexto de veres como fica visualmente pede-lhe que o coloque (na cabeça dele) e dá-lhe uma marretada valente com a justificação de quereres saber se seria eficaz num embate a 100km/h...
Veio-me à lembrança um anuncio publicitário já antigo da TV que pretendia chamar a atenção para o uso dos k7s.
Desculpem lá o off topic. Não consegui ficar calado (quieto)
_convivio_
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Saudações pessoal.
Depois de alguma pesquisa, a escolha esta feita... Honda Forza 125 :) A mota agrada me bastante:) tendo , pra mim, como único defeito, o preço. Preço esse que foi negociado e com a retoma da sym chegamos a valores muito simpáticos, não tinha como dizer que não :)
Bem, já esta encomendada, cor- branca e preta . tempo previsto de entrega- 15 dias :) Agora é só aguardar....
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Parabéns pela escolha, vai atualizando quando a receberes e primeiras impressões.
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Boa escolha _pol_
Ficamos à espera do teu DB
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Obrigado. Já agora, podem me dizer como por um anuncio aqui nos classificados? Tenho 2 pneus novos da Sym, que queria vender...
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Obrigado. Já agora, podem me dizer como por um anuncio aqui nos classificados? Tenho 2 pneus novos da Sym, que queria vender...
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Boas
Vé aqui as normas para os classificados _pol_
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,769.0.html
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Obrigado...Já vi que não preencho os requisitos. É uma pena. Os pneus sao um óptimo negocio, e apenas queria dar primazia ao fórum...fica pra próxima :)
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Parabéns pela escolha! Já tive oportunidade de experimentar a Forza, embora tenha sido num parque de estacionamento e sem capacete, e é uma scooter fantástica! _pol_ _pol_
Votos de muitos e bons km's na menina! _convivio_ _scp_
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Sim senhor ,boa escolha,parabéns
Marco Neves
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Boas noites rapaziada.
Fugindo um bocado ao tópico, pois a escolha esta feita,( se foi ou não a mais inteligente, só o tempo dira) , gostaria de saber como tem de se andar na mota nos primeiros 1000km? Na antiga sym, disseram la no stand, que não tinha que me preocupar com nada, era conduzir normalmente. Mas depois do que li aqui no fórum, vejo opiniões muito diferentes... Esta vai ser a minha primeira scooter nova (a sym era da mulher:) e como pretendo te la durante muitos anos, quero saber todos os truques para que isso aconteça...portanto toda a ajuda é bem vinda :) Mal a scooter chegue, prometo que coloco fotos para aguçar o apetite de futuros interessados.... Obrigado
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O melhor será respeitar o que o manual indica,lembro que no caso da CBF diziam para ter cuidado nos primeiros 500 km mas mesmo ao fim dos 2 ou 3000 a mota ainda andava presa
Marco Neves
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Quanto mais se respeitar e poupar a máquina, mais ela nos consegue oferecer no futuro.
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Eu não sou acelerado, mas gostava de saber existe limitações nos primeiros quilómetros... Do tipo:
faixa de rotações benéfica.
Andar com pendura ou nao
Gasolinas brancas ou aditivadas
Acelerações bruscas, mesmo a baixas rotações
Coisas deste género...mal a mota chegue, levo cerca de 15 dias a espetar-lhe 1000km... :)
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Não ultrapassar as 3500 rpm. Creio que é esse o valor. A gasolina 95 chega bem. O resto é gozar a máquina e aproveitar todas as oportunidades.
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3500!! Isso não é muito baixo? Dessa forma vou demorar um tempo a chegar ao trabalho :(
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Faz a rodagem ao fim de semana, começas no sábado é só acabas no domingo. _lol_
Ficas logo despachado.
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Lol...não me tinha lembrado dessa :)
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Com isto, creio que ficarás bem elucidado.
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=8930.0#top
Qualquer dúvida e é só dizer. ;)
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Obrigado sapiens :)
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Olha dou-te o exemplo que fiz agora na kxct e faço sempre,de manhã ou sempre que o motor está frio coloco a trabalhar e minha da para ser com as luzes apagadas,fica serca de 1 min.
Arranco sem passar das 7000 até o motor atingir a temperatura normal de funcionamento,isto da para aí uns 4 km,aliás aos primeiros 1000 km não passou das 7000 rpm que ouve-se e sente-se que o motor vai sem esforço e a brincar .só a puxo com motor quente e ao desligar nunca desligo logo,perguntam porquê?
Mania simples ,os roletes vão a uma temperatura alta e ao parar logo começam a criar aquele calço e a ir a vida,assim ainda tem tempo de baixar uns graus e durar mais tempo,isto é mais uma dica de um mestre que me ensinou.
E faço isto no dia a dia,da para andar até as 7000 rpm e assim não passa dos 80 para os consumos é excelente,mas não consigo pois é depois das 8000 que ganham outra vida....
Gasolina ,eu por experiência própria agora uso aditivada,simples nunca,já testei e nas pequenas eu noto,isto porque a 98 é escassa e caríssima senão era só dessa.
Resumindo,nada de esforços,deixa rolar com calma,ah e cuidado com pneus e travões que também precisam de acamar!!!!
Forza nessa máquina que quando a testei fiquei bastante satisfeito ,principalmente com motor!!!
Marco Neves
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Não ultrapassar as 3500 rpm. Creio que é esse o valor. A gasolina 95 chega bem. O resto é gozar a máquina e aproveitar todas as oportunidades.
Isso seria num 1200CC, a forza quase não arranca se não for acima das 3500rpm... Além disso o motor das scooters de variador funciona de forma diferente de um modelo de dct ou caixa tradicional pois o motor anda sempre nos regimes médios ou altos. Evitar arranques a fundo, velocidades acima dos 120kmh e de resto é meter gasolina.
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Olha dou-te o exemplo que fiz agora na kxct e faço sempre,de manhã ou sempre que o motor está frio coloco a trabalhar e minha da para ser com as luzes apagadas,fica serca de 1 min.
.....ao desligar nunca desligo logo,perguntam porquê?
Mania simples ,os roletes vão a uma temperatura alta e ao parar logo começam a criar aquele calço e a ir a vida,assim ainda tem tempo de baixar uns graus e durar mais tempo,isto é mais uma dica de um mestre que me ensinou.
Concordo contigo, ao iniciar faço o mesmo ( embora não tenha conta-rotações e a luz se ligue automaticamente), mas ao desligar não tenho grandes hipótese de fazer o mesmo porque quando baixo o descanso lateral ele desliga o motor. Teria que sair da scooter e baixar o descanso central :-\
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É o que faço,companheiro, raramente uso o lateral..
Marco Neves
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Obrigado a todos pelas excelentes dicas :) Nunca mais chega a hora :)
Já agora, explico vos o porque de ter optado pela forza, visto esta nem estar nas minhas primeiras opções( por achar demasiado cara)
-os consumos. Nesta mota parecem me excelentes. depois de ter "assistido" as 24h non stop aqui do fórum, fiquei rendido as evidências. Dentro das velocidades legais a forza é muito poupada.
- revisões mais espaçadas. La no stand dizem que vai ter de ser de 6 em 6mil km. Na minha anterior era 3/4 mil. Mas tmb já li aqui no fórum que o manual diz 12 em 12 mil...
-Qualidade. É Honda. Não é perfeita, e de certeza que vai dar raia em algum aspecto:) mas é um grande nome na industria das motas e isso deve valer de alguma coisa.
-preço. Este foi sem duvida o aspecto principal. Em casa fazia contas e dizia, epá, esta brincadeira custa bastante. Mas isso foi ate conversar com o stand:) depois de negociado e com a retoma da sym , o negócio vai ser feito por valores inferiores a 3500€ já com documentos. Estes valores encaixam na perfeição no orçamento inicial, e colocam me super radiante :) Agora, é só aguardar...
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