Marcas de Maxiscooters => Kymco => Mecânica => Tópico iniciado por: pedroccamara em 11 de Outubro de 2016, 09:20
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Bom dia a todos
Gostava de saber quais as vantagens de meter um variador na kymco downtown 125 bem como se é importante a marca deste. Muito obrigado a todos
1 abc
Pedro
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Companheiro, não sei se percebi a questão.
O sistema de transmissão da scooter é por um sistema de polias e correia, ie tem variador senão não funciona.
Estarás a querer falar de trocar de variador para eventuais ganhos?
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Percebi a questão.
Da um pouco mais de genica,arranque e ponta ,agora a questão é , será que vale a pena ?
Se a mantiveres por algum tempo em que o valor investido seja retornado,vale ,senão não vale a pena investir cerca de 150 euros
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Caro Pedro Camara,
meter um variador numa 125 é um bocado como puxar o cobertor para cima: o companheiro tapa a cabeça mas vai destapar os pés _pol_
Se quer um conselho, deixe estar como está _pol_ ou entao compre um 2 jogo de roletes e aligeire 0.5 grama a 1 grama em cada um
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Eu tenho um variador malossi e penso que não vale a pena. Perde força em velocidade de ponta.
Vou deixar andar mais um tempo e provavelmente ainda o vou retirar na revisão dos 5 mil.
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Agradeço a todos as vossas respostas. Deixem-me esclarecer o objectivo, para mim, de pôr um variador: preciso de ultrapassar em segurança na ponte, passar rapidamente de 80 a 100 e uma vez que só dá 109km/hora, gostava de poder ir aos 120 ou 130 uma vez que às vezes ando na auto estrada. Obrigado a todos pelas vossas respostas. 1 abc
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Nesse caso precisas de variar é a cilindrada _Rolley_
Um variador so te vai dar é mais arranque, à custa de pores o 125 sempre perto do redline.
Na velocidade maxima nao ha nada a fazer: o variador atinge o seu deslocamente maximo e o torque drive "encolhe" o raio da correia para o minimo e nisso o variador ou os peso dos roletes ja influencia pouco.
Poderas ganhar velocidade maxima colocando uma correia e uns roletes novos, no caso de estes ja estarem desgastados _pol_
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Mas não ganho no arranque? Ou seja, ou uma coisa ou outra? Não há o melhor dos dois?
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arranque até aos 80km h tem um arranque poderoso. Mas para mim não compensa.
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Companheiro
Creio que a melhor solução é mesmo mudares de cilindrada.
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Pois....também acho mas queria curtir mais uns meses esta mota...
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Então não podes curtir mais uns meses a máquina? Alguma coisa te impede disso?
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Claro...mas era por uma questão de maior segurança a ultrapassar na ponte...
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Dito pelo mecânico da marca que já instalou ,da mais um pouco de ponta .
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Claro...mas era por uma questão de maior segurança a ultrapassar na ponte...
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Cansado estou eu de passar a ponte em 125, e tens limite de 70km/h. Mas podes ir à velocidade que conseguires...
Agora mais a sério, em situações de muito vento, que são as mais dificeis, convêm saber a que velocidade podes ir, não devagar nem depressa e por vezes circular protegido por um veiculo mais alto ajuda.
Se quiseres esticar a máquina em AE, convêm algumas alterações ou subires de cc para não andares no red-line aos 110km/h.
Tens de ver para o teu caso qual a melhor opção.
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Ok obrigado a todos
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Também tenho uma Downtown 125, também passo a 25 abril todos os dias. Contrariamente às opiniões que tenho ouvido, sempre que apanho dias de muito vento reduzir a velocidade ajuda-me. Já tentei o inverso e com as rajadas de vento já tive muita dificuldade e controlar a scooter e vi de pertinho um carro onde o vento me cuspiu... Desde essa altura, devagar... muita atenção e a rezar que passe rápido :)
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Mas isso também é correcto, senão desejável. O problema é a ultrapassagem em segurança. Acredito que o variador me vai dar mais cavalos, para ultrapassar rápido, sem me tirar velocidade de ponta que é bem pequena, 109
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... Acredito que o variador me vai dar mais cavalos, para ultrapassar rápido, sem me tirar velocidade de ponta que é bem pequena...
Hoje li esta noticia (https://www.noticiasaominuto.com/pais/672024/continuam-convencidos-de-que-fatima-nos-livrara-de-um-acidente-grave?utm_source=gekko&utm_medium=email&utm_campaign=daily), que nada tem a haver com variadores mas sim com credos (enfase no ultimo parágrafo).
O variador não vai dar "mais cavalos"... poderá dar um pouco mais de genica mas não é nada do outro mundo... nota-se mais na carteira (para baixo) do que no aumento de performances (para cima).
Uma 125cc é sempre algo limitada e ressente-se de todo o "peso extra" (uns quilinhos a mais no condutor ou debaixo do banco), da estatura do condutor (se este for alto, há uma grande parte do corpo que vai a apanhar vento o que aumenta a resistência aerodinâmica), se tem top-case ou não (também aumenta a resistência aerodinâmica).
A minha antiga DT atingia os 118kms comigo em cima, a andar num plano horizontal mas tinha-me de fazer "mais pequeno" (encolher-me um pouco atrás do vidro) pois o peso não o podia alterar (quase 100kg) mas, precisava de muito espaço para conseguir atingir essa velocidade e, quando decidia andar a essas velocidades tinha de rodar o acelerador a fundo e esperar que ela desenvolvesse. Nas mãos do novo condutor, que pesa quase 30Kg a menos do que eu e tem 20cm a menos do que em altura, ela passa um pouco dos 120Kms mas continua a demorar a lá chegar.
A DT 125, de origem, tem um certo "fosso" entre os 70 e os 90Kms hora, ou seja, roda-se o punho e ela demora a desenvolver. A minha também fazia isso, e melhorei a coisa quando lhe coloquei uns roletes Dr. Pulley, ou seja, a aceleração era mais linear, mas não ficou nada de fulgurante. Partindo de uma velocidade de 60/70Kms para atingir a velocidade máxima (rodando o punho ao máximo e mantendo-o nessa posição) deveria de necessitar de uns bons 100/150m de estrada para conseguir isso (nunca medi esta distância exactamente, mas não deve de andar muito longe).
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Atenção que nenhum vareador da cavalos, não se iludam .
a potência vem do motor , o vareador é a "caixa de velocidades " que pode ser mais acertada ao gosto de cada um ou pode ser mais eficiente que de fábrica, difícil em alguns casos....
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O Companheiro Pedro nao se expressou da melhor forma mas penso que percebi que o que queria era mais aceleração _pol_
Para isso o variador vai ajudar, e pode fazer uma grande diferença numa scooter com cilindrada media ou alta, pois ajustando as rampas e os pesos consegue-se melhorar muito a resposta ao acelerador e a própria da aceleração.
O problema é a pouca potencia das 125, para por a DT a andar melhor sempre que rodar o acelerador o variador vai mandar as rotações para muito perto do red-line.
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Obrigado a todos pela vossa ajuda
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eu coloquei um variador malossi e consegui o que queria... mais força!