Marcas de Maxiscooters => Suzuki => Mecânica => Tópico iniciado por: scoup em 07 de Julho de 2015, 13:16
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Boa tarde companheiros,
Foi-me dada uma Suzuki clássica de 1980 50cc a 2t. Ela esteve parada 5 anos numa garagem, e à coisa de 3 semanas quando a fui buscar ela pegou de kick sem grandes stresses (a bateria estava morta). Ela vinha toda engasgada mas lá andou.
O problema veio depois. Tinha o habito de a por a trabalhar uma vez por dia, até que houve um dia em que ela não quis. Pensei que fosse a vela encharcada, devido ao cheiro forte a gasolina, então removi a vela, queimei com um maçarico e tornei a colocar. Com ajuda de uns cabos meti-a a trabalhar de quick, e ao fim de muito esforço ela lá pegou. Dei uma voltita rápida e dei-lhe descanso.
No dia a seguir ela pegou bem 2 vezes no kick, mas passados 5 min ela desliga-se e nunca mais pegou.
Tentei dar ao kick outra vez, mas ele ficou preso, simplesmente não vai para baixo. Da mesma maneira que a mota também não pega de quick. Estou sem saber o que fazer.
cumps
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Tinha a mistura correcta de autolube?
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A mistura é feita automaticamente com o deposito para o óleo e para a gasolina..
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É como a minha.
Já tentaste desmontar a ver o porquê do kick estar preso?
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Ainda não, não queria mexer sem pelos menos ter umas luzes do que se poderá passar ???_
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Inicialmente, é tentar perceber o "encravamento" do kick, porque sem ele a funcionar não consegues fazer nada visto a bateria estar nas lonas.
Depois de verificares o kick, experimenta mudar a vela porque pode estar danificada.
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Depois da mota ter ido abaixo ainda consegui dar ao kiko ou nunca mais conseguiu meter o kiko para baixo ?
Boas curvas
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Depois da mota ter ido abaixo ainda consegui dar ao kiko ou nunca mais conseguiu meter o kiko para baixo ?
Boas curvas
O motor deve ter agarrado _martelada_
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O motor deve ter agarrado _martelada_
Pois, essa é uma hipótese.
Boas curvas
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Se agarrou, deixa arrefecer o motor e depois basta tirar a tampa lateral do lado esquerdo colocar uma chave 14 na porca do veio do alternador, rodar um pouco em cada sentido para destravar.
Para fazer essa operação terás de desengatar o cabo de embreagem, tirar o pedal das mudanças, e mais meia dúzia de parafusos e pronto já está _Rolley_
Verificar se o reservatório do óleo para mistura baixa de nível, senão baixar terás de misturar manualmente a 3% e rodar um bom bocado até ver se a bomba impulsiona o óleo como deve ser.
Ajudei a reparar uma Suzuki 100 desta forma, a 50 é em tudo igual.
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O motor deve ter agarrado _martelada_
Ahhh pois é ::)
Abraço e boa sorte
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Boas pessoal,
obrigado pelas dicas todas. Eu pensei nessa hipótese do motor ter agarrado, mas, depois de o kick ter ficado preso ainda consegui por a mota a trabalhar com ajuda de um cabo e uma bateria externa.
Momentos antes da mota se ter ido abaixo, quando deixava de acelerar, dava a sensação de que estava a mandar raters, pequenos fluxos de ar pelo escape. Será que com este sintoma haverá outra hipótese ? Eu já pensei que carburador sujo, mas... _martelada_
de qualquer maneira vou experimentar essa situação do kick, pelo menos resolvo um problema _pol_
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Se está a dar rateres tem a ver com parte eléctrica.
Essa ainda deve de ser de dínamo e platinado ...
Pode ser bobine...
Primeiro que tudo é limpar bem o carburador ( o companheiro Tmax fez recentemente um tópico excelente)
Vai tirando ilações (conclusões) até a mota trabalhar na perfeição _pol_
Boas curvas
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Podemos dar todos os palpites mas não á como ir a um bom mecânico, especialista em 2 tempos.
Nessas scooters existe muita gente a mexer nisso e é fácil detetar anomalia.
João _scp_ _scp_ _scp_ _scp_
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Pois... rateres tem a ver com a parte electrica. Geralmente sinal de vela queimada ou bobine
Agora se tem o kick preso, isso ja muda tudo... talvez seja melhor levar isso a um mecanico para ele ver o que se passa _pol_ pois ha diagnosticos que só mesmo com a moto à frente é que se podem fazer _pol_
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Aqui todos podemos palpitar ... _Rolley_
Mas só "on-real" (como costumo dizer) é que se tem certezas _pol_
Da experiência de cada um sai um palpite, mas só alguns acertam _careta_
Depois de um mecânico ver isso, vem reportar o que afinal aconteceu, assim todos podemos aprender algo mais _lool_
Boas curvas
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Aqui todos podemos palpitar ... _Rolley_
Mas só "on-real" (como costumo dizer) é que se tem certezas _pol_
Da experiência de cada um sai um palpite, mas só alguns acertam _careta_
Depois de um mecânico ver isso, vem reportar o que afinal aconteceu, assim todos podemos aprender algo mais _lool_
Boas curvas
Eu não dizia melhor _pol_
Leva ao Mecânico que ele vê isso em 2 tempos _lol_ _lol_
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Bem mais uma vez muito obrigado :)
Há mesmo a hipótese de ser a vela a dar de sí, visto que a mota tem 4800km e nunca levou vela. Da ultima vez ela só pegou com a vela já vermelha de levar com o maçarico _lol_
Vou trocar de vela e limpar o carburador. Se entretanto ela pegar, depois tento perceber o que se passa com o kick, visto que se ela pegar com a bateria o kick não atrapalha.
boas curvas pessoal, e muito obrigado por todas as dicas.
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Se está a dar rateres tem a ver com parte eléctrica.
Essa ainda deve de ser de dínamo e platinado ...
Pode ser bobine...
Primeiro que tudo é limpar bem o carburador ( o companheiro Tmax fez recentemente um tópico excelente)
Vai tirando ilações (conclusões) até a mota trabalhar na perfeição _pol_
Boas curvas
Hoje tirei a tarde para tratar da menina e finalmente consegui _lool_ _lool_
Pegando na sugestão decidi dar uma olhadela na vela. Fui comprar uma nova, apliquei, liguei os cabos de corrente e pimba, motinha a trabalhar. Toda atrapalhada ao inicio mas lá voltou ao fôlego normal.
Depois de estar um tempo ao relantim para queimar um pouco de gasolina decidi dar uma vista de olhos ao kick. Desligo o motor, subo o descanso, bombada no kiko e mota a trabalhar nas horas. Conclusão, o kick preso arranjou-se sozinho, maravilha ;D ;D ;D
Deixo-vos com um video da start up da menina, com uma vela de aniversário nova _pol_ _pol_
Vou também criar um tópico com a apresentação da mota, com fotos videos etc.
Abraços e boas curvas.
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Parabéns! Agora é dar gaz nisso! Só um reparo companheiro: primeiro liga-se o positivo e depois o negativo. Quando é para desligar é o inverso. Não leves a mal.
Abraços
Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk
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Agora anda devagar ... não te atrases scooter_
Boas curvas