Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: 3R4ZOR em 17 de Janeiro de 2022, 11:27
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Boas!
Fazem ideia do que possa ser isto e quanto me vai ficar o estrago?
Obrigado _pol_
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Eu primeiro verificava se não tens as pastilhas demasiado encostadas no disco , como está a nível de trocas de óleo da transmissão? A mota já tem muito Km?
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As pastilhas não estão encostadas ao disco, e o som parece vir de dentro da roda. Será um rolamento?
A mota tem 34000Km e revisões sempre feitas a tempo e horas na marca.
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Sim provavelmente será mesmo rolamento , só abrindo transmissão e ver os estragos ,o importante é não rolar mais com ela para não danificar mais nada.
Não sei se é o caso mas muitas oficinas usam a valvulina 80/90 quando na realidade estás máquinas o óleo de transmissão preconizado é o 85/140 o que pode dar origem a problemas, que realco novamente não sei se é o caso.
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Por acaso na última revisão trocaram a valvulina. Tenho que averiguar isso... Obrigado!
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Por acaso na última revisão trocaram a valvulina. Tenho que averiguar isso... Obrigado!
Quase de certeza que é um rolamento gripado. A lavagem com agulheta de pressão, dá nisso.
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Quase de certeza que é um rolamento gripado. A lavagem com agulheta de pressão, dá nisso.
Não deve ser isso que a mota não me parece muito lavada... _lol_
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Não deve ser isso que a mota não me parece muito lavada... _lol_
E não está. _lol_ _lol_
Lavar é só quando o rei faz anos. Quase só vê água quando chove.
A mota faz 90Km por dia quase sempre em auto-estrada. Não sei se terá alguma influência no problema...
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E não está. _lol_ _lol_
Lavar é só quando o rei faz anos. Quase só vê água quando chove.
A mota faz 90Km por dia quase sempre em auto-estrada. Não sei se terá alguma influência no problema...
A utilização não será problema , eu apontaria mais para a assiduidade da troca de valvulina ou tipo de valvulina que lá andará dentro , ou então foi um azar e um dos rolamentos simplesmente deixou de cumprir a sua função.
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Parece um rolamento.
Podes tirar a roda e rodar o eixo.
Se faz o mesmo barulho, é da transmissão, se nao é um rolamento da roda.
Esses sao muito baratos e fáceis de mudar.
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Tenho de ver também na minha que está parecida, embora ainda não faça tanto barulho.
A minha, pelo menos desde que a tenho, nunca levou lavagens a alta pressão.
Mas a primeira vez que lhe mudei o óleo da transmissão, comprei-a com 17500 e mudei aos 23500, detetei que tinha óleo a menos, 75ml em vez dos 100ml.
Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk
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Depois de resolver deixa aqui feedback companheiro..
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Na maxsym fiz revisão completa à "transmissão final" com cerca de 100000km e não fazia barulho como essa.
Essa transmissão não está ou andou seca? Tem também os rolamentos da embraiagem e o da tampa da transmissão onde apoia o veio da embraiagem...
Se o companheiro não está à vontade para verificar isso é melhor passar rapidamente num mecânico. Eu com esse barulho não andava com a mota, para não agravar o problema e principalmente salvaguardar a minha pele :)
Boa sorte com isso e depois pf conte como correu
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Está no mecânico. Nem lhe toquei mais desde que dei com isto.
Quando houver novidade deixo aqui o notícias. ;)
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Bem, são três rolamentos novos dentro da transmissão mais retentores.
Mesmo tendo trocado o óleo a tempo... 170€ de estrago :'(
(https://i.postimg.cc/2Ld7jbBy/533c5f65-1548-4c32-b8ea-cd7d6b865a53.jpg) (https://postimg.cc/2Ld7jbBy)
(https://i.postimg.cc/sB8cTRrj/0e152a5b-18f2-4c97-acdd-5101fce3f3d9.jpg) (https://postimg.cc/sB8cTRrj)
(https://i.postimg.cc/QKZqrkCv/e3b8a492-0ce1-46ee-9f51-22536ac16800.jpg) (https://postimg.cc/QKZqrkCv)
(https://i.postimg.cc/zbgkMPzn/63f822d7-f9e7-44b4-a830-85ec0de9f72a.jpg) (https://postimg.cc/zbgkMPzn)
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Ainda fica caro te , atenção agora á valvulina usada ,conseguiste apurar a viscosidade que tem sido usada?
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confirma-se então, de qq forma isso aconteceu muito cedo.
Agora é manter as trocas e nível da valvulina certinhas que isso dura uma vida.
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Se o óleo da transmissão não for o mais indicado ( índice de viscosidade), ou mesmo a falta dele, é o mais provável ser a causa de uma avaria tão prematura.
Numa das fotos, parece-me que um rolamento está partido... excesso de fadiga por calor ?
Os óleos das transmissões tem uma função paralela de refrigeração de engrenagens !
Repesco este tópico já antigo sobre o tema, mas com alguma importância.
https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,13311.0.html (https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,13311.0.html)
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Não consegui saber ao certo qual a valvulina que utilizaram porque não falei com o mecânico que fez a manutenção mas com o dono que torceu o nariz à pergunta. Posso simplesmente ter tido azar, mas de qualquer forma a JPM é representante oficial da SYM e não sei até que ponto iriam meter água nisto mas ainda vou perguntar. De qualquer forma será sempre muito complicado saber se foi responsabilidade deles.
Agora vou certificar-me do que lá metem.
Abraço e obrigado pelos comentários.
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Não consegui saber ao certo qual a valvulina que utilizaram porque não falei com o mecânico que fez a manutenção mas com o dono que torceu o nariz à pergunta. Posso simplesmente ter tido azar, mas de qualquer forma a JPM é representante oficial da SYM e não sei até que ponto iriam meter água nisto mas ainda vou perguntar. De qualquer forma será sempre muito complicado saber se foi responsabilidade deles.
Agora vou certificar-me do que lá metem.
Abraço e obrigado pelos comentários.
Pois, sem querer ter má fé, eu também comprei a minha, usada, num concessionário, com 17500km e a revisão dos 18000 feita, no concessionário.
E com garantia.
E todas as revisões marcadas no livro e sempre nesse concessionário.
Aos 23500km fui trocar o óleo da transmissão e sairam 75ml em vez de 100ml.
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Não consegui saber ao certo qual a valvulina que utilizaram porque não falei com o mecânico que fez a manutenção mas com o dono que torceu o nariz à pergunta. Posso simplesmente ter tido azar, mas de qualquer forma a JPM é representante oficial da SYM e não sei até que ponto iriam meter água nisto mas ainda vou perguntar. De qualquer forma será sempre muito complicado saber se foi responsabilidade deles.
Agora vou certificar-me do que lá metem.
Abraço e obrigado pelos comentários.
Eu neste momento nem diria nada esperava para ver a válvulina que lá era colocada e por aí já poderá tirar algumas ilações.
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Eu neste momento nem diria nada esperava para ver a válvulina que lá era colocada e por aí já poderá tirar algumas ilações.
o problema é que para alem do nível como é que se verifica qual a valvulina aplicada? Infelizmente acho que é um dos casos em que ou se confia no que nos dizem ou então só se formos nós a comprar e a fazer o trabalho...
Sobre o concessionário, confirmo, quando estavam nas instalações antigas tinham os pés mais assentes na terra e “dependendo do dia” até conseguiam ser simpáticos e dialogar com o cliente que lhes põe o dinheiro no bolso.
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Neste caso só se vier discriminado na fatura a viscosidade,eu normalmente sou eu que trato dos meus veículos e aí tenho a certeza do que está feito e como está feito, entendo que muita gente tenha que recorrer a oficina e aí só lhes resta confiar ,mas quero acreditar que ainda há boas oficinas ,a oficina em causa não tenho opinião formada porque não conheço,ao stand já lá fui e foram porreiros.
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Não consegui saber ao certo qual a valvulina que utilizaram porque não falei com o mecânico que fez a manutenção mas com o dono que torceu o nariz à pergunta. Posso simplesmente ter tido azar, mas de qualquer forma a JPM é representante oficial da SYM e não sei até que ponto iriam meter água nisto mas ainda vou perguntar. De qualquer forma será sempre muito complicado saber se foi responsabilidade deles.
Agora vou certificar-me do que lá metem.
Abraço e obrigado pelos comentários.
Companheiro, se não for indiscrição, poderia depois relatar o que teve de levar e em quanto ficou o estrago?
Desconfio que o problema da minha será algo similar e tenho de ir preparando a bolsa.
Obrigado
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Companheiro, se não for indiscrição, poderia depois relatar o que teve de levar e em quanto ficou o estrago?
Desconfio que o problema da minha será algo similar e tenho de ir preparando a bolsa.
Obrigado
Rui já está um pouco mais acima , 170€ ,3 rolamentos...
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Rui já está um pouco mais acima , 170€ ,3 rolamentos...
Obrigado. A minha deve ir à oficina na próxima semana. Logo vejo quanto será o estrago.
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