- HERO Duet E -
Scooter eléctrica "Made in India"
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Frachanasansad.edu.in%2Fdept%2FEnvior%2Fairquality%2Fimg%2FRachana_1_1.jpg&hash=895e3749bc80197554ad899b27afd8b62599b394)
Como muitos saberão, a Índia sofre de problemas gravíssimos de contaminação do ar, em grande medida por via do crescimento industrial sem controlo ou medidas atenuantes eficazes na saída dos gases para o meio ambinte.
Como se não bastasse, também o crescimento do parque automóvel ali existente tem sido alvo de sucessivos booms todos os anos, não havendo nem sequer ponto de comparação com o cuidado tido nas emissões poluentes dos veículos que circulam na UE.
Assim e encarando o problema de frente, a enorme construtora Indiana (HERO) decicidiu desenvolver um produto que, acreditam, pode vir a revolucionar a forma como se circula na India e também a forma como se pretende contribuir para uma solução mais vasta de combate à poluição do ar...
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Findianautosblog.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F02%2FHero-Duet-E-front-quarter-at-the-Auto-Expo-2016.jpg&hash=79ada4d56d8257d747943d60bd23f5dc11a90417)
E a Hero Duet E (scooter eléctrica), parece ali reunir consenso...
De aspecto visual sem rasgos de grande originalidade e baseada num modelo já existente, é no entanto o objectivo pretendido em que aposta tudo...
Com vista à produção em série e muito provavelmente de forma massiva, esta pequena scooter com motor eléctrico promete vir a revolucionar a forma como se circula na Índia e noutros mercados onde a mesma venha a ser vendida.
Prometendo um preço acessível (ainda não divulgado), esta scooter permite uma autonomia de 65Kms, uma aceleração dos 0-60Km/h comparável à de um motociclo com 150cc e um binário muito razoável de 14Nm constantes.
A marca ainda não informou o tempo de carga das suas baterias de Lithium-Ion, acopladas a um motor do tipo BLDC (5KW BLDC Motor), mas pessoalmente acredito que seja inferior a 5h até 100%, ou seja, deixar a carregar durante a noite.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Findianautosblog.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F02%2FHero-Duet-E-tail-lamp-at-the-Auto-Expo-2016-681x1024.jpg&hash=79e7c6885724f4316fc1324410bc5d924bd5cf52)
De aspecto muito prático e sendo essencialmente um veículo para fazer de foma económica e limpa os trajectos de A a B, a Hero Duet pode vir a revolucionar dentro de pouco tempo as grandes urbes de mercados Asiáticos.
O sistema de travagem é básico (tambor nas 2 rodas) para conter o preço de aquisição o mais baixo possível, mas ainda assim não deixa de ser curioso saber que a versão protótipo tem já licenças para um sistema que permite a localização da scooter em caso de roubo.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Findianautosblog.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F02%2FHero-Duet-E-rear-quarter-at-the-Auto-Expo-2016-1024x862.jpg&hash=008e6995562bbd3e958de24ea233577cfafceb69)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Findianautosblog.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F02%2FHero-Duet-E-front-quarter-at-Auto-Expo-2016-1024x682.jpg&hash=087c293ec242c031b711afe6faa4cf1594cc1c31)
O vídeo desta scooter Indiana é interessante:
Imagens obtidas em: http://indianautosblog.com; http://rachanasansad.edu.in