Marcas de Maxiscooters => Outras Maxiscooters, com motor ecológico => Tópico iniciado por: Gilberto em 19 de Abril de 2014, 23:44

Título: scooter eléctrica serve para serviço de carteiro?
Enviado por: Gilberto em 19 de Abril de 2014, 23:44
boas noites companheiros,tenho andado a ver aqui no forum algumas coisas acerca de scooter eletrica e ando com algumas duvidas, pelo que peço ajuda a quem esteja mais bem informado do que eu.
Eu ando a pensar adquirir uma scooter eletrica, mas a minha duvida e se ela aguenta a minha atividade profissional, pois sou carteiro, e os giros ou (voltas) que eu faço tem cerca de 80 a 90 km em para e arranca, sera que ja existe alguma maquina que aguente, se alguem souber mais alguma coisa acerca destas coisas eu agradeço scooter_.
Título: Re: scooter eléctrica serve para serviço de carteiro?
Enviado por: Sapiens21 em 19 de Abril de 2014, 23:49
Essa é das perguntas mais fáceis de responder, pois a resposta é de um inequívoco SIM.
Basta passar pelos Diários de Bordo já criados na correspondente secção e tenho a certeza que qualquer dúvida ou receio, cai imediatamente por terra!

Título: Re: scooter eléctrica serve para serviço de carteiro?
Enviado por: Sapiens21 em 20 de Abril de 2014, 00:04
A eléctrica visada no link abaixo é, pura e simplesmente, uma devoradora de kms.
É de tal forma usada pelo seu dono, que o odómetro acumula + de 1000kms por semana....sim, por semana.

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=17068.0

Cada vez estou mais interessado nestas tecnologias aplicadas aos motociclos... _Rolley_
Título: Re: scooter eléctrica serve para serviço de carteiro?
Enviado por: marcopns em 20 de Abril de 2014, 09:12
Eu tenho uma eléctrica com 47 000kms e acho que aguenta.

A nível mecânico não há correias nem caixa de velocidades, há apenas um motor que em muitos casos está incluído na própria roda traseira. O desgaste é mínimo e no para-arranca muito intenso penso que o problema serão apenas os pneus e as pastilhas de travões.

A autonomia há para todos os gostos, depende apenas da carteira de cada um. As baterias são um componente caro, por isso, quantas mais tiver, mais cara fica a mota. A minha mota tem 4,6kwh de baterias que me dá uma autonomia media de 120kms. A mota referida pelo Sapiens, é um monstro com 9kwh ou seja, quase o dobro da autonomia da minha!
Se algum dia a autonomia se revelar insuficiente, é possível acrescentar um pequeno pack em paralelo. Também é possível carregar a mota com dois ou mais carregadores ao mesmo tempo e assim carregar cerca de 60kms de autonomia numa hora, por exemplo durante o almoço.

Marcas... é o pior. As marcas premium são caríssimas.
Depois existem vários importadores de scooters chinesas muito mais acessíveis. O facto de ser chinês não deve assustar, pois as motas eléctricas têm-se revelado mais fiáveis que as próprias marcas premium.
Conheço a Ecoglady, a Ecocriterio, mas destaco a Gingabike. A Gingabike tem uma garantia de 5 anos ou 100 000kms e tem uma rede de mais de 80 agentes autorizados espalhados pelo país que fornecem também carga gratuita a quem necessitar.

Para o próprio carteiro, penso que será uma vantagem enorme trabalhar sem ruído do motor.  _pensador_
Título: Re: scooter eléctrica serve para serviço de carteiro?
Enviado por: mpaneves em 20 de Abril de 2014, 18:20
Já vi umas em teste aqui por Cascais e como falo bem com um deles perguntei,a resposta foi : ganda .... Não faz o giro completo e fica sem carga, nem as kewaays nem yamahas ,honda vision é o que mais aguenta.
Título: Re: scooter eléctrica serve para serviço de carteiro?
Enviado por: marcopns em 20 de Abril de 2014, 20:01
Pois é... como já foi dito ha motas eléctricas a fazer mais de 4 000km por mês.

Quando os vendedores não percebem do assunto e não sabem aconselhar, as coisas não correm bem.

De qualquer forma nós estamos cá para ajudar.
Título: Re: scooter eléctrica serve para serviço de carteiro?
Enviado por: Sapiens21 em 20 de Abril de 2014, 20:36
Tendo em conta as características mecânicas das eléctricas, a sua adaptação a esse tipo de actividade parece-me bastante vantajosa do ponto de vista da fiabilidade.
Naturalmente e como foi dito, existem autonomias para todos os gostos e carteiras, sendo que este será um dos pontos chave que ainda não permitiu catapultar a maior das atenções para este tipo de energia aplicado aos motociclos.

Mas o tempo dar-lhes-á o devido valor, se com o tempo vier também uma redução no preço, aumento da autonomia e proliferação de postos de carregamento rápido.
Título: Re: scooter eléctrica serve para serviço de carteiro?
Enviado por: TwisteR em 21 de Abril de 2014, 11:42
Este tipo de trabalho para uma máquina com motor de combustão é uma forma lenta de assassínio.
Lembro-me bem das conversas no Aeroporto da Madeira sobre os Yaris que fazem serviço de taxi na placa ("pista"). Ao fim de 40 000km são sucata.

O motor eléctrico é sem dúvida a solução. A minha dúvida prende-se com a autonomia, pois o único problema vão ser os arranques frequentes que são uns autênticos "papões" de autonomia, mas seguramente que haverá um modelo que preenche as medidas :)