Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: saraiva em 25 de Julho de 2018, 17:45

Título: Sistema de Mudanças - dúvida de principiante
Enviado por: saraiva em 25 de Julho de 2018, 17:45
Tenho uma dúvida: Porque é que todas as ""motas"" naked, chopper, R, etc têm mudanças manuais e todas as scooters (esqueçamos as vespas) têm mudanças automáticas?

Algumas pessoas têm a ideia que as motos com mudanças andam mais e duram mais. Isto tem algum fundo de verdade? O que perdemos a nível de performance por ter mudanças automaticas, além das brincadeiras com o escape?
Título: Re: Sistema de Mudanças - dúvida de principiante
Enviado por: mpaneves em 25 de Julho de 2018, 17:58
Amigo Saraiva,são veículos diferentes.
As scooters são veículos idealizados para serem práticos , fáceis de conduzir e economicos .
As scooter usam um sistema de vareador continuo em vez de caixa normal como nas motas, atenção que já existem motas de caixa automática e scooters com caixa automática em que podes ter modos de condução diferente.
Em cidade  a scooter é a escolha acertada por ser mais fácil no trânsito e mais comoda ao ser automática,já em estrada a moto é melhor , dependendo sempre do modelo , claro
Título: Re: Sistema de Mudanças - dúvida de principiante
Enviado por: moto2cool em 25 de Julho de 2018, 19:10
Tenho uma dúvida: Porque é que todas as ""motas"" naked, chopper, R, etc têm mudanças manuais e todas as scooters (esqueçamos as vespas) têm mudanças automáticas?

Algumas pessoas têm a ideia que as motos com mudanças andam mais e duram mais. Isto tem algum fundo de verdade? O que perdemos a nível de performance por ter mudanças automaticas, além das brincadeiras com o escape?
Comparando o que é comparável, motas com mudanças manuais ou não, em teoria perdes controle sobre a máquina, uma vez que as mudanças são decididas pela "máquina" (existem queixas que podem parecer desajustadas, com por exemplo entrar em curva com mudança demasiado alta). Todavia podes encontrar sistemas de meter mudanças nessas motas.
De resto pouco ou nada se diz. Não conheço ninguém que tivesse uma DCT, por exemplo, e quisesse mudar por causa disso.
A oferta é limitada pelo peso e custo da solução e porque o mercado ainda está muito virado para a caixa manual.
Título: Re: Sistema de Mudanças - dúvida de principiante
Enviado por: antoniopat em 25 de Julho de 2018, 23:38
O que posso dizer em relação a essa pergunta é o seguinte nas de caixa manual tu podes sempre escolher a relação indicada para o que pretendes por exemplo o travão motor de uma scooter é sempre igual na moto já varia consoante a relação para uma estrada sinuosa podes optar entre sair de uma terceira ou uma quarta na scooter é sempre igual ou em ultrapassagem podes escolher a relação consoante a pressa na scooter não, mas, na scooter não mandas pregos nem vai abaixo num arranque nem perdes tempo a pôr relações abaixo para sair rapido é só enrolar na pratica vai dar quase tudo ao mesmo é conforme o que se pretenda. Até ver continuo a preferir scooter sem duvida.

Cumps
Título: Re: Sistema de Mudanças - dúvida de principiante
Enviado por: saraiva em 27 de Julho de 2018, 17:32
Pode-se dizer que é a falta de mercado então.

Se eu quiser uma naked, mas não quiser mudança manuais não me safo.

Se eu quiser uma scooter com espaço mas quiser mudanças manuais também não me safo.

Parece que só ha os dois extremos.
Título: Re: Sistema de Mudanças - dúvida de principiante
Enviado por: moto2cool em 27 de Julho de 2018, 17:57
Podes optar pelo motor NC da Honda onde tens três soluções scooter, mota com caixa manual e mota com DCT ( automática)
As restantes opções com caixa automática em motas são todas mais potentes e quase exclusivas da Honda
 A 750 da Honda com DCT existe em naked ( 750 S) e em adventure (750 X).
Título: Re: Sistema de Mudanças - dúvida de principiante
Enviado por: Pianoman em 27 de Julho de 2018, 19:52


Podes optar pelo motor NC da Honda onde tens três soluções scooter, mota com caixa manual e mota com DCT ( automática).

Qual é a versão da NC scooter, mesmo?
(Não esquecer que estamos a falar de caixas de velocidades)
Título: Re: Sistema de Mudanças - dúvida de principiante
Enviado por: Castanheiro em 28 de Julho de 2018, 08:33
Há quem chame scooter à integra :-)
Título: Re: Sistema de Mudanças - dúvida de principiante
Enviado por: moto2cool em 28 de Julho de 2018, 08:35
A NC scooter é a integra ou a XAdv, partilham do motor NC embora enquadrado em modelos de viatura diferentes. Como aliás tenho a certeza que sabes ;)
Mas pela pergunta parece-me que te estás a meter com o facto de ter dito que era scooter ;)
Título: Re: Sistema de Mudanças - dúvida de principiante
Enviado por: Pianoman em 28 de Julho de 2018, 11:59
A NC scooter é a integra ou a XAdv, partilham do motor NC embora enquadrado em modelos de viatura diferentes. Como aliás tenho a certeza que sabes ;)
Mas pela pergunta parece-me que te estás a meter com o facto de ter dito que era scooter ;)
Não.
A questão é que tu dizes que há três versões:
Scooter
Caixa manual
DCT

Continuo sem perceber, pois se a Integra/X-ADV são versões obrigatoriamente com DCT...
Título: Re: Sistema de Mudanças - dúvida de principiante
Enviado por: moto2cool em 28 de Julho de 2018, 17:18
O que escrevi foi : "Podes optar pelo motor NC da Honda onde tens três soluções scooter, mota com caixa manual e mota com DCT ( automática)"
Foi na mota que diferenciei o tipo de caixa.
Na scooter, por natureza, a caixa não é manual, é automática (DCT)
Título: Re: Sistema de Mudanças - dúvida de principiante
Enviado por: pmfs em 01 de Agosto de 2018, 23:49
...até hoje as vespas (novas) são todas twist and go!  _thumbdown_

cumps
Título: Re: Sistema de Mudanças - dúvida de principiante
Enviado por: saraiva em 02 de Agosto de 2018, 10:18
Pois, já percebi que é tudo uma questão de mercado.

De qualquer forma tenho pena, que salvo as devidas exceções, não haja mais opções de scooters com mudanças manuais ou motas com automáticas.
Título: Re: Sistema de Mudanças - dúvida de principiante
Enviado por: JPA em 02 de Agosto de 2018, 14:28
Pois, já percebi que é tudo uma questão de mercado.

De qualquer forma tenho pena, que salvo as devidas exceções, não haja mais opções de scooters com mudanças manuais ou motas com automáticas.


Boas !

A questão de mercado talvez não seja a principal, mas sim diferenças entre veículos de 2 rodas ( motociclos vs scooters), isto no campo das "mudanças" .

Scooters com mudanças manuais já não existem, houve sim em tempos as Piaggios Vespas com 4 velocidades accionadas no punho com embraiagem.

Uma scooter convencional não tem mudanças automáticas, pois não existe caixa de velocidades. A transmissão à roda passa por alguma complexidade e peso pois consiste num  um variador de transmissão continua ( CVT) com "pesos" ou "roletes" cuja rotação ao ser transmitida pela correia dentada ( V -belt), aumenta ou diminui uma polie conforme rotação do motor e assim aumenta a velocidade.

A vantagem é uma enorme simplicidade de condução em 2 rodas, mesmo com alguma perda de eficácia na transmissão da força do motor à roda.

As motos não tem mudanças manuais, mas sim a embraiagem é de acionamento manual. As mudanças são feitas num selector de engrenagem no pé.

A vantagem é uma melhor capacidade de resposta do motor, sem grande  perdas na transmissão à roda.

A Honda com o patenteado DCT ( caixa robotizada de dupla embraiagem ) é que é a grande inovadora neste campo. Há quem goste e há quem desgoste, são gostos pessoais

Pessoalmente são realidades diferentes e ainda bem que é assim… motos convencionais vs scooters são mundos um pouco separados mas não totalmente dissociados, pois as scooters são a alternativa às motos convencionais e não o contrário. Basta olhar para a oferta dos tradicionais construtores de motos e contar a oferta comercial do o número de modelos de scooters e de motos ( a maioria).
Título: Re: Sistema de Mudanças - dúvida de principiante
Enviado por: Ccarvalho em 02 de Agosto de 2018, 15:13
Temos ainda a Burgman 650 cujo CVT simula a existência de uma caixa de velocidades.