....
Resumindo, estamos perante um fórum de Maciscooters que por força das circunstâncias neste momento as motas estão a acelerar mais que as Maxiscooters!!
Só para me situar...
De acordo com o disposto no Artº 1º/1 dos Estatutos (ainda em vigor) foi criado um Clube que adoptou a denominação de Clube Português de Maxiscooters.
De acordo ainda com o número 2 do mesmo artigo “O CPM assume como Maxiscooter o veículo motorizado de duas ou três rodas que permite a posição de condução sentada e com os pés apoiados no piso, sem a necessidade de usar os pés para a troca de velocidades e possuindo, em regra, transmissão por variação contínua, sem embraiagem manual e com cilindrada igual ou superior a 124 centímetros cúbicos.”
Quanto à missão do CPM o Artº 3º define que: “O CPM tem por missão a promoção e desenvolvimento do mototurismo e de outras atividades ligadas às Maxiscooters …”
Nota: os sublinhados são da minha autoria
Paulo Renato Ferreira
Companheiros,
Eventualmente estarei em boa posição para vos dizer a razão da criação do CPM... O CPM foi criado na sequência de uma discriminação que foi implementada noutro Clube.
Essa segregação criou massa crítica e energia para alimentar um movimento de mudança que desaguou na abertura do nosso Clube em dezembro de 2009.
Nenhuma das pessoas que estiveram na génese do CPM se revia em discriminações, segregações, elitismos ou hierarquias bacocas.
A única forma que teremos de honrar a nossa génese é simplesmente aprender com ela, refutando qualquer possibilidade de sentirmos aqui no nosso espaço, naquilo que criámos, o travo amargo da injustiça, do preconceito ou da marginalização... para estes sentimentos não há espaço no CPM. De resto há espaço para tudo: amizade, solidariedade, companheirismo, convívio, informação, formação...
Desde sempre, todos os que vieram por bem têm o seu espaço aqui reservado. Penso que é assim que vai continuar a ser, pois esse é o ESPÍRITO CPM!!
Quem quer ler tópicos sobre Maxiscooters, lê. Quem quer ler tópicos sobre segurança, lê. Quem quer ler tópicos sobre equipamento, lê. Quem quer ler tópicos sobre outras motos, lê. Quem só quer ler o coffee-break, lê.
Sim, o Clube é de Maxiscooters! Sim, o Clube é de quem quer partilhar! Sim, o Clube é de quem quer amar, pois amizade é uma forma de amor.
Há espaço para todos. No dia em que não houver, adquirimos um alojamento maior! VIVA O CPM!!
_pt_
Companheiros,
Eventualmente estarei em boa posição para vos dizer a razão da criação do CPM... O CPM foi criado na sequência de uma discriminação que foi implementada noutro Clube.
Essa segregação criou massa crítica e energia para alimentar um movimento de mudança que desaguou na abertura do nosso Clube em dezembro de 2009.
Nenhuma das pessoas que estiveram na génese do CPM se revia em discriminações, segregações, elitismos ou hierarquias bacocas.
A única forma que teremos de honrar a nossa génese é simplesmente aprender com ela, refutando qualquer possibilidade de sentirmos aqui no nosso espaço, naquilo que criámos, o travo amargo da injustiça, do preconceito ou da marginalização... para estes sentimentos não há espaço no CPM. De resto há espaço para tudo: amizade, solidariedade, companheirismo, convívio, informação, formação...
Desde sempre, todos os que vieram por bem têm o seu espaço aqui reservado. Penso que é assim que vai continuar a ser, pois esse é o ESPÍRITO CPM!!
Quem quer ler tópicos sobre Maxiscooters, lê. Quem quer ler tópicos sobre segurança, lê. Quem quer ler tópicos sobre equipamento, lê. Quem quer ler tópicos sobre outras motos, lê. Quem só quer ler o coffee-break, lê.
Sim, o Clube é de Maxiscooters! Sim, o Clube é de quem quer partilhar! Sim, o Clube é de quem quer amar, pois amizade é uma forma de amor.
Há espaço para todos. No dia em que não houver, adquirimos um alojamento maior! VIVA O CPM!!
_pt_
Companheiros,
Eventualmente estarei em boa posição para vos dizer a razão da criação do CPM... O CPM foi criado na sequência de uma discriminação que foi implementada noutro Clube.
Essa segregação criou massa crítica e energia para alimentar um movimento de mudança que desaguou na abertura do nosso Clube em dezembro de 2009.
Nenhuma das pessoas que estiveram na génese do CPM se revia em discriminações, segregações, elitismos ou hierarquias bacocas.
A única forma que teremos de honrar a nossa génese é simplesmente aprender com ela, refutando qualquer possibilidade de sentirmos aqui no nosso espaço, naquilo que criámos, o travo amargo da injustiça, do preconceito ou da marginalização... para estes sentimentos não há espaço no CPM. De resto há espaço para tudo: amizade, solidariedade, companheirismo, convívio, informação, formação...
Desde sempre, todos os que vieram por bem têm o seu espaço aqui reservado. Penso que é assim que vai continuar a ser, pois esse é o ESPÍRITO CPM!!
Quem quer ler tópicos sobre Maxiscooters, lê. Quem quer ler tópicos sobre segurança, lê. Quem quer ler tópicos sobre equipamento, lê. Quem quer ler tópicos sobre outras motos, lê. Quem só quer ler o coffee-break, lê.
Sim, o Clube é de Maxiscooters! Sim, o Clube é de quem quer partilhar! Sim, o Clube é de quem quer amar, pois amizade é uma forma de amor.
Há espaço para todos. No dia em que não houver, adquirimos um alojamento maior! VIVA O CPM!!
_pt_
Companheiros,
Eventualmente estarei em boa posição para vos dizer a razão da criação do CPM... O CPM foi criado na sequência de uma discriminação que foi implementada noutro Clube.
Essa segregação criou massa crítica e energia para alimentar um movimento de mudança que desaguou na abertura do nosso Clube em dezembro de 2009.
Nenhuma das pessoas que estiveram na génese do CPM se revia em discriminações, segregações, elitismos ou hierarquias bacocas.
A única forma que teremos de honrar a nossa génese é simplesmente aprender com ela, refutando qualquer possibilidade de sentirmos aqui no nosso espaço, naquilo que criámos, o travo amargo da injustiça, do preconceito ou da marginalização... para estes sentimentos não há espaço no CPM. De resto há espaço para tudo: amizade, solidariedade, companheirismo, convívio, informação, formação...
Desde sempre, todos os que vieram por bem têm o seu espaço aqui reservado. Penso que é assim que vai continuar a ser, pois esse é o ESPÍRITO CPM!!
Quem quer ler tópicos sobre Maxiscooters, lê. Quem quer ler tópicos sobre segurança, lê. Quem quer ler tópicos sobre equipamento, lê. Quem quer ler tópicos sobre outras motos, lê. Quem só quer ler o coffee-break, lê.
Sim, o Clube é de Maxiscooters! Sim, o Clube é de quem quer partilhar! Sim, o Clube é de quem quer amar, pois amizade é uma forma de amor.
Há espaço para todos. No dia em que não houver, adquirimos um alojamento maior! VIVA O CPM!!
_pt_
Com todo o respeito por tudo e todos,mas não resisto a perguntar........... Posso iniciar um diário de bordo do meu Dacia Duster? _convivio_
Com todo o respeito por tudo e todos,mas não resisto a perguntar........... Posso iniciar um diário de bordo do meu Dacia Duster? _convivio_
Companheiros,
Eventualmente estarei em boa posição para vos dizer a razão da criação do CPM... O CPM foi criado na sequência de uma discriminação que foi implementada noutro Clube.
Essa segregação criou massa crítica e energia para alimentar um movimento de mudança que desaguou na abertura do nosso Clube em dezembro de 2009.
Nenhuma das pessoas que estiveram na génese do CPM se revia em discriminações, segregações, elitismos ou hierarquias bacocas.
A única forma que teremos de honrar a nossa génese é simplesmente aprender com ela, refutando qualquer possibilidade de sentirmos aqui no nosso espaço, naquilo que criámos, o travo amargo da injustiça, do preconceito ou da marginalização... para estes sentimentos não há espaço no CPM. De resto há espaço para tudo: amizade, solidariedade, companheirismo, convívio, informação, formação...
Desde sempre, todos os que vieram por bem têm o seu espaço aqui reservado. Penso que é assim que vai continuar a ser, pois esse é o ESPÍRITO CPM!!
Quem quer ler tópicos sobre Maxiscooters, lê. Quem quer ler tópicos sobre segurança, lê. Quem quer ler tópicos sobre equipamento, lê. Quem quer ler tópicos sobre outras motos, lê. Quem só quer ler o coffee-break, lê.
Sim, o Clube é de Maxiscooters! Sim, o Clube é de quem quer partilhar! Sim, o Clube é de quem quer amar, pois amizade é uma forma de amor.
Há espaço para todos. No dia em que não houver, adquirimos um alojamento maior! VIVA O CPM!!
_pt_
Para não desvirtuar o DB onde esta questão surgiu, acabo por ser eu a abrir este tópico. A moderação, se quiser, mova as mensagens que considere relevantes do outro tópico para aqui, de forma a fazer sentido.
A questão, quanto a mim, parece-me ser: deve o CPM ser inclusivo ao ponto de admitir (e porque não dizer, incentivar) a participação no fórum de proprietários de motas que não sejam maxiscooters, nomeadamente na criação de DBs?
É isto que proponho que se debata, sem culpas ou apontar de dedos. Apenas tentando chegar a uma conclusão.
Obrigado.
(Impressão minha ou um companheiro agora eleito para o novo CC tem uma maxiesquisita _Rolley_ )
...venho desafiar-vos a todos a reactivarem os vossos Diários de Bordo!!!
Tirem-lhes o pó, escrevam por lá qualquer coisa...
Com todo o respeito por tudo e todos,mas não resisto a perguntar........... Posso iniciar um diário de bordo do meu Dacia Duster? _convivio_Tem de ser dois DB, um por cada par de rodas _careta_
(...) . Continuo avter uma moto de aleijado, da qual gosto muito e continuo a ter uma moto convencional que ostenta com muito orgulho o brasão do Clube Português de Maxiscooters.
desculpa a pergunta companheiro , e a minha ignorância mas... "Moto de aleijado" é o quê?
Ainda me lembro com se fosse (também não foi assim a tanto tempo _lol_ ) hoje do dia em que entrei para o CPM.
Fui abordado num semáforo em plena Amadora por um companheiro com uma GTS 125 escura (ainda hoje tou para descobrir quem é _pensador_ ), depois de uma troca de cumprimento, eis que o companheiro se vira e sugere a minha inscrição neste clube, e eu respondo que não tenho nenhuma maxiscooter pelo que não tem lógica inscrever-me no CPM.
Passo a citar a resposta do companheiro:
"O Cpm é um clube aberto a toda a gente, até podes andar a pé, transportes públicos ou de carro que toda a gente te recebe bem, ainda este fim de semana fomos à Serra da Arrabida e foi um espectáculo"
Com base nestas palavras, decidi inscrever-me e até hoje, já fui a diversos eventos e tertúlias (dentro dos limites da minha 50cc) e nunca notei diferenças de tratamento por ter uma cinquentinha, antes pelo contrário, sempre me fizeram grandes festas quando lá chego (também não é para menos depois das tareias que levo _lol_ )
Claro que já fiz algumas amizades desde que entrei e é nisto que o CPM é enorme.
_convivio_
É um termo criafo por um membro do CPM que define, em tom de brincadeira, toda e qualquer moto com um sistema de transmissão automática.
Recebi mensagens e telefonemas hoje de apoio cujo os companheiros não se manifestam publicamente por medo de represálias
...e já que estamos a brincar, pois este fórum sem "piadolas" seria uma seca, talvez um dia o CPM tenha um espaço idem para este veículos...
(https://cld.pt/dl/download/0d0a6dba-cff8-4383-bedc-730ca559a87e/KHUK%2520Web%281%29.jpg)
Que tenhamos todos o mesmo espirito quando formos velhotes, e que as amizades granjeadas neste fórum permaneçam.
Era só isto...
;D ;D ;D ;D ;D
Recebi mensagens e telefonemas hoje de apoio cujo os companheiros não se manifestam publicamente por medo de represálias.
Se for de mudanças automáticas... _pol_ só a brincar
@Filipe Pombo
Não creio que este tópico tenha sido criado por tua causa.
Não vi o post a que te referes mas creio que o Pianoman terá criado o tópico pois este é um tema que tem surgido dentro e fora do fórum.
O próprio poderá depois aqui o afirmar mas parece-me que procurou um debate sobre um tema que tem criado algum incómodo e procurou aferir a opinião do cpm como um todo.
O problema que aqui se põe é, um clube que se chama Clube Português de Maxiscooters, ter um "FrontPage" dominado por posst sobre motas. Tenho alguns conhecimentos sobre como se trabalha nas definições dos destaques, nos programas de edição para a internet,de maneira que certas notícias tenham mais destaque que outras.
Do como exemplo o meu DB da Tmax, onde esta polémica começou, que realmente ficou perdido nos confins do fórum, o mesmo tem acontecido ultimamente com certos DB que costumo visitar e que, apesar de terem introduções diárias, nunca aparecem na "FrontPage".
...
O que aqui tem que se discutir, como clube aberto e democrático que é o CPM, é a organização do fórum e a maneira como os destaques são dados.
No dia que sentir que alguém está a condicionar de forma desproporcionada a minha participação no fórum, esse alguém será de imediato denunciado.
Filipe,
Eu penso que consegui ler bem a tua questão, mas acho que a estás a ver ao contrário, a questão não será tanto o porquê de haver tantos DB de motas de caixa activos (Isso acontece mais nas últimas semanas, porque muitas delas são recentes), o problema e a pergunta a colocar é porque não estão mais DB de Maxiscooters activos e actualizados? E se tu avançares com a tua ideia, será menos um DB de Maxiscooters que estará activo e não serão os DB de motas a aumentar, mas sim os de Maxiscooters a diminuir.
A forma desproporcionada com que fui abordado ontem no DB do Silveiro foi pública , felizmente o Paulo teve o bom senso de apagar _pol_
A questão para mim não é a quantidade dos DB's das motas de corrente ou de caixa, nem penso nisso, é a forma que alguns elementos picam sucessivamente esses tópicos de forma clubistica e tendenciosa o que vai contra a regulamentação do forum...que ao contrário do que estou a fazer aqui, _corado_
Também acho que a participação no forum nas Scooters é mais limitada, dizem que é por falta de assunto ou de novidades, eu não aceitei, e por exemplo eu tinha preparado duas abordagens de temas novos que iriam ajudar na escolha de scooters . Temas não descritos aqui no forum, e que lá está, iriam dinamizar a vida scooteirista no forum... _pensador_ (scooteirsta soa estranho ) _pensador_ depois disto fiquei sem vontade...sinceramente... tal como um workshop de fotografia que tinha dado o lamiré no Face, a realizar em Janeiro , não é á toa que a caixa de eventos está vazia... enquanto houver pessoal a mandar "postas de pescada" sem olhar a quem..é bom ver sorrisos...não é levar com pedradas, não ganhamos nada com isto :-?
Acho que o Filipe e outros tocaram recentemente no cerne da questão: neste momento (e já o é assim desde há alguns meses), a actividade do forum resume-se basicamente aos eventos semanais (importantíssimos e que são 50% da razão de andar ainda por cá), aos DB das maxi-esquisitas adquiridas recentemente e que vêm sido actualizadas regularmente (Rodrigues, CB500X7, geraldescity, e mais alguns) e depois muito poucas scooters, que basicamente se resumem ao TMaxer, alguns companheiros da PCX e... Alguém sabe ou aponta mais casos?
Aproveitando a tua frase, dou o exemplo do meu novo DB da Sw-T que adquiri recentemente. Os companheiros que dão feedback normalmente são apenas meia dúzia e estão bem identificados. De ti, por exemplo, não vi lá qualquer comentário.
Portanto, se não há feedback nem sequer da parte de quem tem scooters, ou porque o modelo em questão ou porque o membro do fórum em particular não despertam grande interesse, conclui-se facilmente que a vontade de alimentar o DB é pouco mais que nenhuma...
Quanto aos DB de motos, embora na realidade não me despertem grande interesse, não sou contra os mesmos nem contra quem os publica. No entanto, julgo que para quem chega de novo ao CPM, pode estranhar que a esmagadora maioria dos tópicos recentes de um fórum de maxiscooters sejam relativos a motos convencionais.
Da minha parte, mesmo que venha a adquirir uma moto convencional no futuro, não irei criar aqui qualquer DB para não desvirtuar o fórum. Mas essa é uma decisão só minha, sem qualquer interferência de terceiros.
E Ccarvalho? É verdade, não coloquei nenhum comentário no teu DB porque não calhou, porque não tive oportunidade, porque achei que não ia contribuir positivamente para além de uma palmadinha nas costas virtual a congratular a aquisição, algo que aliás já tive o prazer de o fazer pessoalmente em Sintra, mesmo que tenha sido fugaz... Ou por outra razão qualquer...
Mas podemos fazer então outra análise: quantos tópicos é que a maioria dos membros "activos" iniciaram? Quantos comentários/mensagens úteis têm no CPM? Também podíamos ir por aí, mas não vale a pena.
Contar espingardas nunca mudou o rumo de nenhuma batalha... Escaramuça... Opinião...
O importante já disse: o que falta no CPM são membros activos no sentido que já descrevi. Os que só aparecem nos encontros, copofonia, almoçaradas, etc., são importantes, mas são só mais uns...
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E para fazer essa intervenção....vou-me colocar "na pele" de um qualquer membro que tenha moto...e aqui não interessa se já teve ou não scooter antes, fazendo-o unicamente para ver este assunto pelos seus olhos e perceber que leitura retirará disto tudo!!!
E é aí que fico preocupado verdadeiramente...
Um qualquer membro com uma moto, que até aqui partilhava, comentava, dava a sua presença e auxílio sem nada receber...repentinamente vê-se de alguma forma (e dificilmente alguém dirá o contrário) ostracizado, marginalizado, colocado "fora do grupo".
Não é o que está a ser dito nos posts anteriores e da forma como aqui a estou a verter por palavras, não me entendam mal s.f.f., mas o sentimento de quem tem moto e está a ler tudo isto...como poderá não o ser??
É bom ver que a Provedoria apoia a integração das pessoas que escolheram ter uma mota convencional e vê como positiva a sua presença no Clube e a sua participação no Fórum.
Por outro lado é de lamentar que alguns, poucos felizmente, considerem a presença de temas e DBs de motas como uma ameaça à génese do CPM, sinceramente e felizmente não consigo alcançar tal pensamento, parece-me desprovido de qualquer razão.
Os que não gostam de ver a partilha de experiências por utilizadores de motas tradicionais, que por vezes dominam os temas do fórum só podem queixar-se da sua própria inoperância, contribuam com algo e contrariem essa tendência se consideram que esse é o caminho.
Muito sinceramente é de lamentar que tenha sido necessário abrir este tópico de forma a clarificar posições, este tema simplesmente não devia existir e fico com a sensação que a habitual discriminação dos motards para como os scootards, que reprovo totalmente, está agora a ser exercida ao contrário por alguns membros do CPM.
Corrijo, JoseR,Bom...
não é só a provedoria que aprova, somos nós todos que aprovamos, todos somos motociclistas, como o Mata refere , todos levamos com o mesmo vento na cara, todos andamos e gostamos de circular, e o CPM é isto e sempre foi.
Estive a ler com atenção este tópico, e a conclusão a que se cheguei é que não é um problemas das motas de corrente andarem a circular pelo CPM, é o facto das Maxi Scooters estarem mais ou menos estacionadas _martelada_ .
Para além disto temos dois factores, que tem a haver com a maneira de estar de cada um:
O facto de haverem elementos que tentam dominar os tópicos de entrada com pequenas mensagens e repetitivas e que criam uma tendência , este factor está associado á forma de estar e de conhecimento de cada um de como funcionam estes foruns. Acho que estes elementos estão identificados, pelo menos menos fala-se disso nas tertúlias e sabe-se de quem se trata... raramente ou nunca os vejo por lá...
O facto das motas, ditas normais , serem "per si" objecto de muitos mais upgrades do que as scooters o que permitem "mais pano para mangas", ou dito de outra forma..serem construídas ás peças e a tornarem-se scooters outra vez _Rolley_, na verdade estes upgrades e montagens permitem aos seus proprietários que alimentem os seus DB com coisa de interesse...ao contrário das scooters que , tirando uns punhos, uns roletes ou uns leds, pouco acrescentam durante a sua vida nas mão dos proprietários.
Há quem volte para as scooters, há que siga em frente...
Mas todos são bem vindos e espero que com esta discussão construtiva possamos aprender alguma coisa.
Aos Motards, Scootards e Lambretards que partilhemos, ninguém quer que saia ninguém...do CPM e muito menos que quem cá está se sinta a mais..da minha parte não faço distinções...
Gostei de ver a participação de muitos elementos e sentir o que é o CPM...da minha parte coloco um cilindro em cima disto e sigo em frente
bem hajam!
O Gosto pelas duas rodas e pelo CPM
Chama-se a isso agitar o barco para acordar a Malta a dormir (nem que seja para o enjoo)... 😂😂😂
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Tal como outros companheiros , já escrevi e repensei o que responder, já que como perceberam sou o visado nesta história.Neste fórum, leio muitíssimo mais do que o que escrevo. Existem aqui alguns membros cujos posts dou mais atenção do que a outros, seja pela forma de escrever, pelos conteúdos ou simplesmente pela forma costrutiva com que contribuem para o forum. O companheiro Filipe é uma dessas pessoas.
Tenho tido como comportamento neste fórum , ser o mais discreto e tento não criar problemas pelo que me modero o mais que posso.
O meu nome está aqui presente em diversas respostas, e como não se trata de NICk, cabe-me opinar sobre a minha maneira de pensar em vez de ler bacoradas sobre o que penso ou deixo de pensar.
Na realidade não sou contra as motas tradicionais, pelo contrário, uma das hipóteses que tenho de futuro é comprar uma máquina a sério, se ainda não o fiz, é porque não quis, vai ser uma que passe os 160 kms/h, sem se borrar toda. Tenho a verba e tenho carta que o permite, quando o fizer não será publico.
Também, não sou contra a inserção de DB’s ou de tópicos sobre todas as motas, muito menos defendo a saída de seja de quem for.
Quem me conhece, e sou participativo em eventos , sabe que não discrimino pessoas, credos ou raças, muito menos companheiros de um fórum ao qual me sinto privilegiado de conhecer e pertencer, não , não me sinto dono nem proprietário de nada no CPM, sou um mero utilizador e visitante, quando me pedem auxílio, dou sem olhar a meios nem ter pedido nada em troca..
Se tenho expressado alguma relutância em ver o fórum inundado de tópicos de motas, não é porque isso me faça impressão, ou rejeite as motas tradicionais, mas sim porque, existem membros no fórum que insistentemente multiplicam pequenas respostas facciosas no mesmo tópico , (contra os regulamentos) e acabam por matar todos os temas que não lhes interessam, fazendo da frontpage a imagem á sua própria tendência de interesse, que por acaso neste momento não é a minha.
Assim, ontem, escrevi num Db , que sendo de uma Scooter minha afilhada, acabei por não saber da sua existência, deste DB, já que não tenho vindo ao fórum, dado os temas não têm sido do meu interesse.
Isto é uma opinião pessoal, tal como o que escrevi no meu DB, sendo um espaço de opinião e pessoal, penso que não ofendendo, não utilizando linguagem inadequada, não discriminando nem credos, raças, religiões ou opiniões posso ter o direito ao meu pensamento desde que não ofenda ninguém, apenas é uma opção minha, ver e ler os tópicos que me interessam.
Como li ainda neste tópico a liberdade de uns acaba com a liberdade de outros, parece que todos somos obrigados a gostar de motas … como terá escrito Orson Welles , “ todos iguais, mas uns mais iguais do que outros..”
Quanto a mim, que realmente está em causa e que me preocupa neste momento, não é o direito de se escrever sobre motas, correntes, carnagens, side-cars, ou variadores, repito, até gosto de ler quando são matéria de interesse, e o saber não ocupa lugar, preocupante é o domínio sobre a opinião alheia, estou a ser enxovalhado por ter exercido a minha modesta opinião do porquê de muitos elementos com quem falo não participarem mais.
Recebi mensagens e telefonemas hoje de apoio cujo os companheiros não se manifestam publicamente por medo de reações negativas. (auto-moderado)
Eu próprio sinto isso, por isso , esta é a minha ultima participação no forúm, CPM, quem não se sente não é filho de boa gente, não, não vou apagar a conta, apenas fico como a maioria do pessoal, leitor e a ler tudo sobre motas , correntes, e aprender ..com o que escrevem aqui e noutros foruns...contribuições?? não... deixo-me disso.
Apagarei a seu tempo todos os registos e participações da minha parte que estejam a incomodar …e que sejam felizes e bom natal.
Auto moderado pelo próprio
A temática aqui abordada ganha rapidamente algumas ramificações, que acabam por ser normais, mas que ainda assim de alguma forma me levam a aqui vir escrever novamente, motivado eventualmente por alguma preocupação que agora começo a ter. Aliás, começo a ter mesmo muita preocupação...Concordo inteiramente contigo. Quem se registou no CPM e trocou de montada, a meu ver não pode ser colocado de lado. E sim, quem lê alguns comentários que aqui foram feitos nao fica a sentir-se com muita vontade de participar ativamente.... O que acho que é de evitar. Opiniões existem muitas mas conheço várias pessoas que ja nao têm maxiscoters, scooter ou "triciclos" e que continuam a considerar esta casa como sua.... Devemos limitar a ação dessas pessoas? Na minha opinião, não.
E faço aqui uma nova intervenção enquanto scootard que sou...enquanto proprietário e usual condutor de scooter...enquanto membro que nunca comprou uma moto apesar de já ter andado em algumas...
E para fazer essa intervenção....vou-me colocar "na pele" de um qualquer membro que tenha moto...e aqui não interessa se já teve ou não scooter antes, fazendo-o unicamente para ver este assunto pelos seus olhos e perceber que leitura retirará disto tudo!!!
E é aí que fico preocupado verdadeiramente...
Um qualquer membro com uma moto, que até aqui partilhava, comentava, dava a sua presença e auxílio sem nada receber...repentinamente vê-se de alguma forma (e dificilmente alguém dirá o contrário) ostracizado, marginalizado, colocado "fora do grupo".
Não é o que está a ser dito nos posts anteriores e da forma como aqui a estou a verter por palavras, não me entendam mal s.f.f., mas o sentimento de quem tem moto e está a ler tudo isto...como poderá não o ser??
E isto vejo-o com muita preocupação enquanto membro, pois eu não posso dizer desta água não beberei - nem eu nem ninguém - e se hoje tenho scooter, amanhã poderei ter moto. E com agrado e com muita felicidade gostaria, porventura como qualquer outro, de aqui o comunicar e quiçá abrir um Diário de Bordo.
E já que falo nos Diários de Bordo....o que faremos agora já que ocupam por vezes o tão badalado layout inicial do fórum?
Vamos encerrar os DB's de motos?
Vamos paulatinamente convidar a sair os aludidos membros (malandros!) que se mudaram para o "outro lado"?
Vamos ao invés de bloquear os DB's de motos, impor-lhes quotas de posts diários ou mesmo semanais?
Vamos fazer já um crivo inicial para saber o tipo de tendência motociclista de um novo membro?
Claro que não!!!
E sei que quem comentou neste já longo tópico, expressando unicamente uma mais do que valorosa opinião, também não o quererá.
Não é a V-Strom, a CB, a NC, a MT-09, a MT-07, a Duke....que aqui escrevem! São pessoas, são membros que decidiram ajudar a construir o fórum e que, na minha humilde opinião, não podem de maneira nenhuma ser levados a pensar que estão a mais ou que a felicidade com que partilham as vicissitudes tidas com os seus modelos, não interessam nem têm aqui lugar...
As minhas desculpas como eventualmente escrevi e talvez com um pouco de entoação excessiva...mas eu parece-me que vejo aqui uma situação a que normalmente chamaria de Não-Problema, a tornar-se num potencial Problema.
Da mesma forma que peço a quem tem moto que não deixe de maneira nenhuma de utilizar este que é um espaço seu, também peço a quem tem scooter que faça o mesmo....comentando, partilhando, ajudando e já agora, tanto quanto for possível, sem olhar a marcas!
Não estou há muitos anos no CPM, basta dar uma olhadela à data. Como muita gente que aqui chegou, não vim por conhecimento pessoal com alguém já inscrito, mas através de um "link" da internet. Gostei particularmente da possibilidade de poder ler os comentários sem me exigirem uma inscrição e apreciei também o que me pareceu ser um espírito de entreajuda, uma coisa que a malta de duas rodas costuma manter apesar de muitos recém-chegados virem "infectados" com as manias comparativas do mundo das quatro rodas. Justifico porque tem a ver com o debate:
Vivemos num país que se "automobilizou" há relativamente pouco tempo e (ainda) vivemos aquela fase em que a marca e cilindrada do carro valem tanto como a etiqueta de uma camisola. O "prestígio" é a coisa que muita gente paga mais caro do que os cavalos do carro.
Em sentido contrário, tenho para mim que o pessoal das duas rodas sempre foi mais solidário e inclusivo, talvez porque a este meio de transporte "estranho" nunca foi associada "promoção social", "imagem de sucesso" e as outras tretas com que vendem carros. A bom rigor, até há pouco tempo: na medida em que se massifica o "consumo" de motas, aquilo que se criticava nos automobilistas replica-se no meio das duas rodas.
Mas relembro, andar de mota sempre foi uma coisa mais "marginal" (alguns fazem questão de serem isso mesmo), por isso há muito enlatado (mental) que olha para um tipo de moto ou scooter com os mesmos olhos que um "skinhead" olha para um tipo de tez mais escura. Adiante.
Marcas, cilindradas, tipo de montada, por aí afora, só tinham sentido na forma jocosa como os das motos se referem aos "tuparuéres" [quem não alcançou, é uma analogia aos plásticos da Tupperware] ou como a malta das scooters lhes atira com as caixas que colocam atrás nas motas para levarem a casa com eles mesmo quando só vão para o trabalho... E a coisa ficava por aqui. Excessos tribais houve, há idiotas em todas as longitudes e latitudes, mas deixava-se o "tribalismo" aos que levam o carro ao fim de semana para locais de paisagens aprazíveis onde ficam a medir-se uns aos outros.
Entretanto a Lei da 125 trouxe muito mais gente para este mundo. Alguns, como eu, olha(v)am para uma mota com a mesma paixão com que uma mulher olha para uma máquina de lavar: só querem que lave e não avarie (companheiras, não pretendi ser misógino, só pus "mulher" por causa do reconhecido sentido prático da maioria, bem mais apurado que o nosso que tem mais tendência a apaixonar-se pela máquina de lavar do que por aquilo que ela é capaz de fazer). Fosse qual fosse a motivação, ficámos agarrados, e descobrimos que além de ir para o trabalho também se podia ir mais além e muitos, como eu, acabámos com o carro na garagem ou entregue às mãos de um filho/a.
A Lei das 125 trouxe o "vício", basta ver este fórum, a maioria de nós começou com uma 125 e só depois "subiu" para outras cilindradas (note-se bem: a única coisa que "subiu" foi a cilindrada). Entretanto as marcas fizeram o resto, arranjando uma parafernália de "estilos", de "tipos", segmentaram o mercado oferecendo mais "escolhas". E cada um foi pelo caminho que quis, que mais que lhe convinha... que mais gostava ("o amor é louco não faças pouco")... e que podia (já pensaram neste "item" os que têm tendência a ser depreciativos com as montadas dos outros?).
A questão.
Apesar de a maioria de nós não vir da tradição motociclista (aquela a quem bastava uma duas-rodas bonita, com força suficiente e que não avariasse, e um blusão de cabedal cuja marca não interessava patavina desde que protegesse do frio e ajudasse numa queda), vamos deixar que esse Espírito de Companheirismo (mesmo que utópico e não generalizado) se esfume para acompanharmos a estratificação imposta pelo Mercado que vive da insatisfação permanente com aquilo que se tem (mesmo que não precisemos de outra coisa!) impondo através desta uma permanente comparação de "pilinhas" entre cilindradas modelos, marcas, tipo de montada, scooter ou mota... o que for?
Já vai longo, mas respondo:
Gosto de andar de mota ("prontos", chamem-lhe "tuparuére"), apenas, só isso. Não aderi a nenhum culto, a nenhuma tribo, a um clube de futebol ou fã-"site" de uma marca qualquer. Não sei o o que vou conduzir amanhã (calma "gorda", que ainda vais durar uns tempos).
Tal como eu, a maioria das pessoas que aqui aparece fá-lo porque intuem que aqui ninguém lhes vai atirar com qualquer "reservado o direito de admissão" ou começar por perguntar a marca e modelo da mota. Não conheço as pessoas deste fórum a não ser daqui (aliás, a única pessoa daqui que tive o prazer de conhecer foi por causa deste fórum, já que não sou "habitué" dos encontros e tertúlias), mas arrisco que ninguém se atreveria a discriminar ninguém, cair-lhe-ia o "ceú" em cima.
Sendo assim, companheiro/as, qual é a crise?
Qual é mesmo o problema?
Já não somos eclécticos?
Deixemos de inventar problemas onde eles não existem.
"Respect!"
Deixemos de inventar problemas onde eles não existem.
"Respect!"
Eu ja tenho motas de turismo ha muitos anos e nunca tinha reparado nas scooters. Ate que uns anos depois de vender a minha pan european comprei para satisfazer o bixinho das motas comprei uma sym 300 . Conheci por mero acaso uma pessoa do CPM fui com o grupo num fim de semana e fiquei a adorar pessoas como o Pardal a esposa o Elio o Axe e muitos outros.. depois da sum 300 ja tive a maxim 400 a integra 700 a BMW k 1200 LT e agora tenho um ferro uma Drag Star 1100, e nunca nunca me passou pela cabeça deixar o CPM porque o que me ligou ao grupo não foi as scooters mas sim as pessoas que fazem parte do grupo.
É mesmo um não assunto
Caldeira
Eu ja tenho motas de turismo ha muitos anos e nunca tinha reparado nas scooters. Ate que uns anos depois de vender a minha pan european comprei para satisfazer o bixinho das motas comprei uma sym 300 . Conheci por mero acaso uma pessoa do CPM fui com o grupo num fim de semana e fiquei a adorar pessoas como o Pardal a esposa o Elio o Axe e muitos outros.. depois da sum 300 ja tive a maxim 400 a integra 700 a BMW k 1200 LT e agora tenho um ferro uma Drag Star 1100, e nunca nunca me passou pela cabeça deixar o CPM porque o que me ligou ao grupo não foi as scooters mas sim as pessoas que fazem parte do grupo.Muito bem dito.
É mesmo um não assunto
Caldeira
Companheiros,
Eventualmente estarei em boa posição para vos dizer a razão da criação do CPM... O CPM foi criado na sequência de uma discriminação que foi implementada noutro Clube.
Essa segregação criou massa crítica e energia para alimentar um movimento de mudança que desaguou na abertura do nosso Clube em dezembro de 2009.
Nenhuma das pessoas que estiveram na génese do CPM se revia em discriminações, segregações, elitismos ou hierarquias bacocas.
A única forma que teremos de honrar a nossa génese é simplesmente aprender com ela, refutando qualquer possibilidade de sentirmos aqui no nosso espaço, naquilo que criámos, o travo amargo da injustiça, do preconceito ou da marginalização... para estes sentimentos não há espaço no CPM. De resto há espaço para tudo: amizade, solidariedade, companheirismo, convívio, informação, formação...
Desde sempre, todos os que vieram por bem têm o seu espaço aqui reservado. Penso que é assim que vai continuar a ser, pois esse é o ESPÍRITO CPM!!
Quem quer ler tópicos sobre Maxiscooters, lê. Quem quer ler tópicos sobre segurança, lê. Quem quer ler tópicos sobre equipamento, lê. Quem quer ler tópicos sobre outras motos, lê. Quem só quer ler o coffee-break, lê.
Sim, o Clube é de Maxiscooters! Sim, o Clube é de quem quer partilhar! Sim, o Clube é de quem quer amar, pois amizade é uma forma de amor.
Há espaço para todos. No dia em que não houver, adquirimos um alojamento maior! VIVA O CPM!!
_pt_
Já tinha tido scooters algum tempo e nem sabia do CPM, anos depois o Rufido comprou uma Nexus 500 igual a que tinha e inscreveu-se no CPM. Fartou-se de me dizer para me juntar ao forum e eu com a minha maneira de ser sempre dizia que não.Subscrevo inteiramente as tuas palavras Americano, só não usava os termos upgrade/downgrade. São duas formas de andar em duas rodas, apenas diferentes ( muito pouco diferentes ) :)
Um dia em Janeiro de 2015 decidi inscrever-me para ele não falar mais no assunto, nem tinha scooter nessa altura, e inscrevi-me a dizer "apeado" até ao dia que comprei uma......desgraça total....no primeiro passeio conheci a malta do CPM e nunca mais larguei.
Mesmo que compre uma "mota" não vou deixar esta familia que me acolheu de tal maneira que não vou esquecer.
Por isso há aqueles que tinham scooter e fizeram um "upgrade" para mota e outros que tinham mota e fizeram o "downgrade" para scooter. Portanto o que interessa é o convivio.
O resto é canja de galinha chinesa injetada com "steroids" _lol_ _lol_
Boas curvas scooter_
Subscrevo inteiramente as tuas palavras Americano, só não usava os termos upgrade/downgrade. São duas formas de andar em duas rodas, apenas diferentes ( muito pouco diferentes ) :)
Atualmente somos mais scooters ou motos?
Fica a dúvida pois tantos vão mudando