Era interessante perceber o fenómeno que está por trás deste aumento de vítimas?
Será o aumento exponencial de condutores em 125 sem experiência de condução em motas?
Era interessante perceber o fenómeno que está por trás deste aumento de vítimas?
Será o aumento exponencial de condutores em 125 sem experiência de condução em motas?
E outros que tiram a carta, mudam de cilindrada e já são heróis.
Infelizmente aqui ao pé de minha casa, na mesma avenida no espaço de cinco meses dois jovens de vinte e poucos anos perderam a vida, mas estes infelizmente pele irresponsabilidade de condutores de automóveis que teimam em não parar aos STOP...
Se calhar até vou ser criticado pelo que vou escrever, mas cá vai _lol_ _lol_
Eu sempre foi contra a quem tem carta de automovel poder conduzir motas até 125cc, isto porque a maioria nunca sequer pegou em motas, e dou um exemplo, tenho duas filhas que só tem carta de automovel e estão hablitadas a conduzir motas até 125cc, e nunca sequer alguma vez conduziram motas na vida, acham isso correto? na minha opinião no minimo deviam de tirar umas lições de mota.
Mas isto é o que penso _pol_
Se calhar até vou ser criticado pelo que vou escrever, mas cá vai _lol_ _lol_
Eu sempre foi contra a quem tem carta de automovel poder conduzir motas até 125cc, isto porque a maioria nunca sequer pegou em motas, e dou um exemplo, tenho duas filhas que só tem carta de automovel e estão hablitadas a conduzir motas até 125cc, e nunca sequer alguma vez conduziram motas na vida, acham isso correto? na minha opinião no minimo deviam de tirar umas lições de mota.
Mas isto é o que penso _pol_
Se calhar os motociclistas tambem nao iam a 50 km/h, pelo menos o do ultimo acidente, tinha a mota ha meia duzia de dias.... nao estou a desculpar o carro, ate acho que nenhum dos 2 acidentes foi por ter parado em stops ou nao, mas sim toque por tras e noutro caso lei da prioridade .
Eu vou maioritariamente de carro para Lisboa, e ha motociclistas que devem estar fartos de andar por cá.
Ainda hoje na fila do IC20, carros na fila da direita a andar, as outras quase paradas e 2 motas a ultrapassarem pela berma pelo lado direito, um deles até deste forum... e ainda apitaram para o carro se desviar para o lado esquerdo.
Era interessante perceber o fenómeno que está por trás deste aumento de vítimas?
Será o aumento exponencial de condutores em 125 sem experiência de condução em motas?
Se calhar até vou ser criticado pelo que vou escrever, mas cá vai _lol_ _lol_
Eu sempre foi contra a quem tem carta de automovel poder conduzir motas até 125cc, isto porque a maioria nunca sequer pegou em motas, e dou um exemplo, tenho duas filhas que só tem carta de automovel e estão hablitadas a conduzir motas até 125cc, e nunca sequer alguma vez conduziram motas na vida, acham isso correto? na minha opinião no minimo deviam de tirar umas lições de mota.
Mas isto é o que penso _pol_
Julgo que não seja tanto por ai, mas sim mais pela idade dos jovens adulcentes que tiram a carta e aqui alguns se julgam uns Rossi
Resta saber se é mencionado no aumento de acidentes se aparece as idades e as cilindradas, ai podiam-se saber se tem alguma coisa haver com a situação de podrem conduzir as 125cc
Sobre este assunto já me expressei noutro tópico, mas continuo a dizer que nenhum portador de carta de automóvel deve de estar de imediato agilizado a conduzir 125cc.
Tem de ter obrigatoriamente formação prática e teórica sobre condução de motos.
Todos os dias encontramos nos mais diversos forum perguntas inocentes de como circular. Isto significa que precisam de aprender, querem aprender.
Se por cada mota a menos que se venda, conseguirmos manter uma família completa, que se venda menos uma.
Formação inicial prática e teórica sobre motos para já!
Inspeçao técnica as motas para já!
E para os carros? Formação especializada aos condutores !
Esta é a minha posição
Isto é como tudo, tanto se aplica nas motos como nos carros se não houver civismo só dá *****
Já em 2010 mencionavam, a maioria dos acidentes é numa faixa etaria de jovens que julgam que já sabem tudo e aplica-se tanto nos carros como nas motas.
http://www.lux.iol.pt/sociedade/tvi24/acidentes-mortais-nos-jovens-motards-crescem-75-por-cento
Na verdade há pessoas que têm carta de carro e não deveriam conduzir carros, quanto mais motas.
O facto de ter tirado a carta de moto, fez de mim um melhor condutor de automóvel, pelo menos tenho a noção do quanto vulneráveis somos todos nós em 2 rodas.
Citação do companheiro JPA.
A estrada é só uma, e nela circulam os mais variados veículos, se conhecermos minimamente a forma como cada veículo se comporta ou pode comportar poderá ser uma mais valia para nós e até para os outros.
Eu comecei a conduzir motas, devido á lei das 125 e não penso que isso tenha sido um erro, pois foi melhor escola que ter tirado a carta e ido logo para uma cilindrada maior, eu tirei a carta de mota e tive 7 ou 8 aulas, em que básicamente aprendi a fazer 8, não me tornou nem melhor nem pior condutor.
Nos poucos eventos em que participei, que envolveram um maior número de pessoas da comunidade motociclistica, bem ouço as conversas, bem vejo os exageros e garantidamente, nenhum deles passou pela benesse das 125.
Tudo passa pelo bom senso e pelo civismo, que escassa na sociedade independentemente do veiculo que se conduz.
PS: Já era altura dos construtores (automóvel e motociclo) reintroduzirem a manete dos piscas nos veículos. _lol_
Não deixas de ter razão Bairrada mas hoje a mentalidade é outra e por isso os acidentes acontecem, maioria por falta de civismo. _pensador_
Tudo passa pelo bom senso e pelo civismo, que escassa na sociedade independentemente do veiculo que se conduz.
Tudo passa pelo bom senso e pelo civismo, que escassa na sociedade independentemente do veiculo que se conduz.
Eu comecei a conduzir motas, devido á lei das 125 e não penso que isso tenha sido um erro, pois foi melhor escola que ter tirado a carta e ido logo para uma cilindrada maior, eu tirei a carta de mota e tive 7 ou 8 aulas, em que básicamente aprendi a fazer 8, não me tornou nem melhor nem pior condutor.
Nos poucos eventos em que participei, que envolveram um maior número de pessoas da comunidade motociclistica, bem ouço as conversas, bem vejo os exageros e garantidamente, nenhum deles passou pela benesse das 125.
Tudo passa pelo bom senso e pelo civismo, que escassa na sociedade independentemente do veiculo que se conduz.
O "filme" companheiro é este......em geral hoje o pessoal nasce pensando que já sabem tudo.....no meu tempo nós aprendia-mos e tinha-mos formação. Eu vejo pelos filhos dos meus vizinhos que agora teem mota aquilo que fazem na estrada. Um deles
já está sem mota e sem carta pela porcaria que fez. Tirou carta de mota numa 500 da escola e logo a seguir comprou uma Ninja
1000 esquecendo da potencia e travagem era diferente e curva era apertada o carro que vinha em sentido contrario não saiu da frente e......ai já ves o filme...certo ?
O "filme" companheiro é este......em geral hoje o pessoal nasce pensando que já sabem tudo.....no meu tempo nós aprendia-mos e tinha-mos formação. Eu vejo pelos filhos dos meus vizinhos que agora teem mota aquilo que fazem na estrada. Um deles
já está sem mota e sem carta pela porcaria que fez. Tirou carta de mota numa 500 da escola e logo a seguir comprou uma Ninja
1000 esquecendo da potencia e travagem era diferente e curva era apertada o carro que vinha em sentido contrario não saiu da frente e......ai já ves o filme...certo ?
Não sei qual é a fonte da informação estatística que os mortos são maioritariamente condutores de 125 sem carta A. Eu não a li em lado nenhum.
Bem tentei procurar, alguém me elucida?
Hoje mais dois acidentes com a pior consequencia, um na A5 e outro no Fundao, os dois acima dos 40 anos...
Hoje mais dois acidentes com a pior consequencia, um na A5 e outro no Fundao, os dois acima dos 40 anos...
E foram ambos em que tipo de motos?
Há pouco tempo, veio a lume os números da sinistralidade moto-ciclistica em Portugal, sendo o seu destaque para o aumento da mesma face a anos anteriores
Claro que à ideia, veio o facto do numero de motas e scooter em Portugal ter aumentado exponencialmente , quer pela facilidade de acesso às grandes cidades por pessoas (como eu ) nunca tinham conduzido mota até aos 40's , quer pela famosa lei das 125 que permitiu a condução das motas até 125 cc a condutores com carta de ligeiros (com as devidas limitações ás idades mais jovens) ...
Acontece, que tal como os famosos avistamentos dos ultra rápidos drones de há alguns tempos que acompanhavam os jatos das companhias aérias e que deu pano para mangas e que afinal eram noticias que só serviram interesses ..licenciamentos absurdos, burocracias e pagamentos de taxas para voar em determinadas zonas ... estas noticias parecem que afinal têm o seu objectivo... com a distorção da interpretação dos números apresentados..desta forma..alguns lobbyes pretendem avançar mais depressa com as inspecções das motas e assim poderem arrecadar mais uns milhões á custa de quem tenha adquiro motas acima dos 300 cc ...
Assim, transcrevo o texto do deputado Miguel Tiago, que além de motociclista ele próprio, foi quem deu o mote para a lei das 125 cc a qual quase todos agradecemos.
"Acidentes de moto matam cada vez mais?
MIGUEL TIAGO·QUINTA-FEIRA, 2 DE NOVEMBRO DE 2017
O JN faz uma notícia que parece encomendada pela ANCIA (os senhores que querem por força cobrar-nos uma taxa inútil para uma declaração inútil de conformidade nos centros de inspecção), na qual afirma que as vítimas mortais e os feridos graves envolvidos em acidentes com ciclomotores e motociclos vem aumentando.
O tom é dramático e chega mesmo a dizer-se que “O número de mortos quase duplicou de 2016 para 2017”. Ora vejamos então os números, que pelos vistos os senhores do JN se esqueceram de verificar. Sim, é que os números que constam deste quadro publicado no jornal estão manipulados.
Diz-nos o quadro que em 2008 morreram 91 pessoas em acidente de motociclos e ciclomotores. Então fui ler o relatório da ANSR de 2008 e eis que afinal o que esse relatório no diz é que em 2008 morreram 62 pessoas em ciclomotores e 102 em motociclos, e diz também que em 2007 morreram 62 em ciclomotores e 142 em motociclos, o que perfaz os totais de ciclomotor+motociclo de 204 em 2007 e de 164 em 2008. Começa mal o JN.
Também 2009 não bate certo: os número da ANSR dizem que morreram 152 pessoas (50 em ciclomotores e 102 em motociclos) e o quadro remete para 94 mortos.
Algo não vai bem nas fontes do JN. Até fiz o exercício de verificar as mortes a 24H, para o caso de ser o dado que o JN estava a contabilizar. Mas nem assim. Veja-se 2010, o ano em que a lei das 125 produz efeito estatístico relevante com a venda de quase 14 mil motociclos abaixo de 125cc: nesse ano, segundo a ANSR morreram em motociclo e ciclomotor (a 24H) 177 pessoas, 65 em ciclomotores e 112 em motociclos.
Está explicado, nas letras pequenas, que os números se referem aos primeiros sete meses de cada ano. Pronto. E com essa explicação, explicam que não estão a mentir, apenas a manipular a forma como percepcionamos os números.
Mas mesmo que não fôssemos verificar os números da ANSR para detectar a fraude da ANCIA e do JN, reparemos no quadro publicado. O JN diz que os acidentes de moto matam cada vez mais mas o próprio quadro que publica mostra uma estabilização no número de acidentes mortais entre motociclos e ciclomotores. Apesar de a manipulação gráfica fazer parecer que o ano de 2017 é particularmente mau, se olharmos com atenção verificamos que o primeiro ano do quadro (2008) tem um número de mortes de 91 e que 2009 é o máximo com 94 mortos. Portanto, o ano de 2017 não é sequer o pior dos últimos dez anos.
Do quadro que o JN publica, para mim, só há uma conclusão a retirar: desde a entrada em vigor da lei das 125 há menos acidentes mortais com motos e ciclomotores. Depois de 2009, nunca mais se chegou àquele número de 94 mortes entre janeiro e julho. E isso é que é a única conclusão estatística legítima. E é uma conclusão particularmente importante porque mostra como as vozes alarmistas das escolas de condução (que chegaram a acusar-me de ter sangue nas mãos por ser o primeiro subscritor da lei das 125, com o Grupo Parlamentar do PCP) estavam erradas e mostra como a voz alarmista dos centros de inspecção está longe de ser verdade. A verdade demonstra que, apesar de o parque circulante ter aumentado em largos milhares, ou seja, apesar de haver muito mais gente a conduzir motos, o número de mortos tem vindo a diminuir consistentemente.
O resto é conversa. Quem não consegue vender inspecções periódicas por serem úteis, quer vendê-las como obrigatórias. Belo negócio."
https://www.facebook.com/notes/miguel-tiago/acidentes-de-moto-matam-cada-vez-mais/1683770468364499/
Modificar mensagem
... os instruendos a passar por mim de mota só usam o espelho, então e virar a cara (quase a partir o pescoço não?")? pois para mim já evitou muito susto... o famoso ponto morto, complica a vida a muita gente e ele tb existe nas motos não só nos enlatados...
https://www.facebook.com/notes/miguel-tiago/acidentes-de-moto-matam-cada-vez-mais/1683770468364499/
O deputado Miguel Tiago explica.
Boas JCSC
Peço desculpa por ter repetido o teu post, mas só agora reparei ...que já tinhas mencionado o artigo em causa, o seu a seu dono .... antes repetir que tentar aniquilar um tema de interesse .. _martelada_
Há pouco tempo, veio a lume os números da sinistralidade moto-ciclistica em Portugal, sendo o seu destaque para o aumento da mesma face a anos anterioresSeria tão mais fácil dizer que a culpa seria dos "gajos que têm carta B"' mas não, os números são contrários a essa tendência o que cala alguns que aqui se manifestaram.
Claro que à ideia, veio o facto do numero de motas e scooter em Portugal ter aumentado exponencialmente , quer pela facilidade de acesso às grandes cidades por pessoas (como eu ) nunca tinham conduzido mota até aos 40's , quer pela famosa lei das 125 que permitiu a condução das motas até 125 cc a condutores com carta de ligeiros (com as devidas limitações ás idades mais jovens) ...
Acontece, que tal como os famosos avistamentos dos ultra rápidos drones de há alguns tempos que acompanhavam os jatos das companhias aéreas e que deu pano para mangas e que afinal eram noticias que só serviram interesses ..licenciamentos absurdos, burocracias e pagamentos de taxas para voar em determinadas zonas ... estas noticias parecem que afinal têm o seu objectivo... com a distorção da interpretação dos números apresentados..desta forma..alguns lobbyes pretendem avançar mais depressa com as inspecções das motas e assim poderem arrecadar mais uns milhões á custa de quem tenha adquirido motas acima dos 300 cc ...
Assim, transcrevo o texto do deputado Miguel Tiago, que além de motociclista ele próprio, foi quem deu o mote para a lei das 125 cc a qual quase todos agradecemos.
"Acidentes de moto matam cada vez mais?
MIGUEL TIAGO·QUINTA-FEIRA, 2 DE NOVEMBRO DE 2017
O JN faz uma notícia que parece encomendada pela ANCIA (os senhores que querem por força cobrar-nos uma taxa inútil para uma declaração inútil de conformidade nos centros de inspecção), na qual afirma que as vítimas mortais e os feridos graves envolvidos em acidentes com ciclomotores e motociclos vem aumentando.
O tom é dramático e chega mesmo a dizer-se que “O número de mortos quase duplicou de 2016 para 2017”. Ora vejamos então os números, que pelos vistos os senhores do JN se esqueceram de verificar. Sim, é que os números que constam deste quadro publicado no jornal estão manipulados.
Diz-nos o quadro que em 2008 morreram 91 pessoas em acidente de motociclos e ciclomotores. Então fui ler o relatório da ANSR de 2008 e eis que afinal o que esse relatório no diz é que em 2008 morreram 62 pessoas em ciclomotores e 102 em motociclos, e diz também que em 2007 morreram 62 em ciclomotores e 142 em motociclos, o que perfaz os totais de ciclomotor+motociclo de 204 em 2007 e de 164 em 2008. Começa mal o JN.
Também 2009 não bate certo: os número da ANSR dizem que morreram 152 pessoas (50 em ciclomotores e 102 em motociclos) e o quadro remete para 94 mortos.
Algo não vai bem nas fontes do JN. Até fiz o exercício de verificar as mortes a 24H, para o caso de ser o dado que o JN estava a contabilizar. Mas nem assim. Veja-se 2010, o ano em que a lei das 125 produz efeito estatístico relevante com a venda de quase 14 mil motociclos abaixo de 125cc: nesse ano, segundo a ANSR morreram em motociclo e ciclomotor (a 24H) 177 pessoas, 65 em ciclomotores e 112 em motociclos.
Está explicado, nas letras pequenas, que os números se referem aos primeiros sete meses de cada ano. Pronto. E com essa explicação, explicam que não estão a mentir, apenas a manipular a forma como percepcionamos os números.
Mas mesmo que não fôssemos verificar os números da ANSR para detectar a fraude da ANCIA e do JN, reparemos no quadro publicado. O JN diz que os acidentes de moto matam cada vez mais mas o próprio quadro que publica mostra uma estabilização no número de acidentes mortais entre motociclos e ciclomotores. Apesar de a manipulação gráfica fazer parecer que o ano de 2017 é particularmente mau, se olharmos com atenção verificamos que o primeiro ano do quadro (2008) tem um número de mortes de 91 e que 2009 é o máximo com 94 mortos. Portanto, o ano de 2017 não é sequer o pior dos últimos dez anos.
Do quadro que o JN publica, para mim, só há uma conclusão a retirar: desde a entrada em vigor da lei das 125 há menos acidentes mortais com motos e ciclomotores. Depois de 2009, nunca mais se chegou àquele número de 94 mortes entre janeiro e julho. E isso é que é a única conclusão estatística legítima. E é uma conclusão particularmente importante porque mostra como as vozes alarmistas das escolas de condução (que chegaram a acusar-me de ter sangue nas mãos por ser o primeiro subscritor da lei das 125, com o Grupo Parlamentar do PCP) estavam erradas e mostra como a voz alarmista dos centros de inspecção está longe de ser verdade. A verdade demonstra que, apesar de o parque circulante ter aumentado em largos milhares, ou seja, apesar de haver muito mais gente a conduzir motos, o número de mortos tem vindo a diminuir consistentemente.
O resto é conversa. Quem não consegue vender inspecções periódicas por serem úteis, quer vendê-las como obrigatórias. Belo negócio."
https://www.facebook.com/notes/miguel-tiago/acidentes-de-moto-matam-cada-vez-mais/1683770468364499/
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Se calhar até vou ser criticado pelo que vou escrever, mas cá vai _lol_ _lol_
Eu sempre foi contra a quem tem carta de automovel poder conduzir motas até 125cc, isto porque a maioria nunca sequer pegou em motas, e dou um exemplo, tenho duas filhas que só tem carta de automovel e estão hablitadas a conduzir motas até 125cc, e nunca sequer alguma vez conduziram motas na vida, acham isso correto? na minha opinião no minimo deviam de tirar umas lições de mota.
Mas isto é o que penso _pol_
Até 2020 incentivos à compra de motas seguras?
O que é isso?
Vão impedir a venda de motas de qualidade duvidosa?
Ou estamos a falar em inspeções? Será?
Obrigatoriedade do uso de mais equipamento de proteção. Em França por exemplo, parece-me que o uso de luvas já é obrigatório. Ainda ontem vi dois motociclistas sem luvas (e não conduziam 125).
Quem sou eu para criticar mas numa "pequena" queda a raspar pelo alcatrão com as mãos a evitar que a cara se cole ao chão... arrepia-me.
Mais formação? Sim concordo. De todos. Enlatados também.
Vias com melhores condições.
Sinalização em condições e já agora fiscalização a sério e não caça às multas. (estado dos veículos, habilitação dos condutores e seguros).
Não é preciso estar a inventar a roda.
Por cada pessoa que se retire das estradas seja a conduzir em 4 ou 2 rodas e que não possua a habilitação, não esteja em condições físicas ou mentais e que a sua viatura constitua perigo por não estar inspecionada (vale o que vale), é provavelmente uma vida que é salva seja por atropelamento ou abalroamento em duas rodas.
Isto é uma selva, seja de carro ou de mota. Princípios básicos de convivência estão degradados, frustrações ou inexperiência, colocadas em cima de uma mota ou carro potenciam os acidentes e mortes dos próprios ou de terceiros.
Nota: não sou nenhum santinho. Também faço porcaria, também me irrito, mas também já tenho tido muita sorte, por situações em que me coloquei ou devido a ações de outros.
Hoje no DN na pag 10 vêm a falar sobre os acidentes de motas, e vem lá informação que o aumento dos acidentes este ano nada têm haver com a lei das 125cc e que nem estas são a causa do aumento de acidentes, pelo contrario é em cilindradas superiores que se viu o aumento de acidentes e a causa é a velocidade excesiva.
Aqui fica o artigo para quem quiser ler:
https://www.dn.pt/portugal/interior/bom-tempo-economia-e-velocidade-explicam-mais-sinistralidade-com-motos-9020524.html
Aqui fica o artigo para quem quiser ler:
https://www.dn.pt/portugal/interior/bom-tempo-economia-e-velocidade-explicam-mais-sinistralidade-com-motos-9020524.html