Geral => DIY - Faça você mesmo => Tópico iniciado por: interceptor em 13 de Junho de 2015, 22:55
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É uma operação bastante simples no entanto se não se sentir à vontade prefira antes conferir esta operação a um profissional. Se mesmo assim preferir insistir em fazer a substituição e correr mal o único responsável será você mesmo.
A minha xmax têm o escape akrapovic e como tal para ter acesso a bomba é necessário desmontar o escape e respectivo suporte. No entanto com o escape original o aceso ao mesmo é feito facilmente.
Desapertar os dois parafusos que suportam a maxila
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os parafusos são tambem guias e apenas roscados no inicio
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi991.photobucket.com%2Falbums%2Faf33%2Froadruner_2009%2Fimg%2520018_zpsv4fombay.jpg&hash=b3763227d5feaa8c289d691dc2a18cf7b1f53326)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi991.photobucket.com%2Falbums%2Faf33%2Froadruner_2009%2Fimg%2520019_zpsgzvk6ism.jpg&hash=11b90849b77002e577fe8245503356284e92511f)
a maxila sai por cima e as pastilhas ficam à vista, é só puxar para si e elas saem facilmente
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi991.photobucket.com%2Falbums%2Faf33%2Froadruner_2009%2Fimg%2520021_zpsmgh5pjdn.jpg&hash=b21281d85d0b210bbb436f1f09a8cd449a07f8a1)
saem as gastas com aproximadamente 14mk
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi991.photobucket.com%2Falbums%2Faf33%2Froadruner_2009%2Fimg%2520022_zpsh5zdz8kp.jpg&hash=3920cecb8acb4b62be339d395d66c6c7ff4e6ec6)
aproveite para limpar as zonas mais escondidas da bomba e introduza as novas na posição correcta o mais possível encostadas ao disco, só entram de uma forma portanto não há margem para erro
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi991.photobucket.com%2Falbums%2Faf33%2Froadruner_2009%2Fimg%2520027_zpskagdaesw.jpg&hash=eeaf100a310dce9279363d90c4b7f0a3bc82d753)
à medida que as pastilhas se vão gastando os êmbolos vão ficando mais saídos e consequentemente o óleo baixa no copo
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi991.photobucket.com%2Falbums%2Faf33%2Froadruner_2009%2Fimg%2520020_zps8nic6yds.jpg&hash=46f959e019aefd67a4a38d5105a00d3679350c32)
devem recolher facilmente se empurrarem para dentro à mão
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi991.photobucket.com%2Falbums%2Faf33%2Froadruner_2009%2Fimg%2520025_zpsvphyd5lc.jpg&hash=06c4f8cf0129a33e8b19dcbb6761372663414564)
a bomba vai entrar facilmente no local de onde saiu. É fundamental lubrificar os parafusos de fixação do embolo que também servem de guia para a bomba deslizar facilmente
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi991.photobucket.com%2Falbums%2Faf33%2Froadruner_2009%2Fimg%2520028_zpsn6sqnqjz.jpg&hash=c2ce00f127e5f329211fd8d4af472439ba65dbba)
não apertei a bomba com chave dinometrica embora seja aconselhável e o valor de aperto é de 27nm
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi991.photobucket.com%2Falbums%2Faf33%2Froadruner_2009%2Fimg%2520029_zpstyirnrxu.jpg&hash=6c7580e22226b78e088224746b02b32ea8ab36ab)
Antes de arrancarem devem accionar varias vezes a manete do travão de forma a ajustar os êmbolos à pastilha/disco.
O fabricante indica um período de rodagem para o material acamar de 300 km.
Cumprimentos a todos
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Publicado que está este tópico desde há quase 2 meses, com uma explicação detalhada passo a passo e perfeitamente documentada por fotos que não deixam margem para dúvidas quanto às operações realizadas (e que podem vir a ser úteis aos actuais proprietários do modelo), só lhe encontrei um problema que não poderia continuar a deixar em branco....
Não tem um único aplauso ou palavra de agradecimento pelo trabalho feito...e estas coisas dão de facto o seu trabalho em prol dos outros....
Como tal, aqui vai o meu.... _palmas_ _pol_ _convivio_
Bela explicação, obrigado!
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_convivio_ Olá
Tens razão Isaac e peço desculpa mas deve ter sido colocado em algum dia que eu nem cá vim
mas muitos Parabéns para o Interceptor bom trabalho coisa que eu nem penso em fazer
tenho que confiar a minha menina nas mãos do mecânico para não me sair mais caro mais tarde
é que com o jeitinho que eu tenho com as minhas duas mãos esquerdas a coisa ia ficar feia
_palmas_ _palmas_ _palmas_
abraços
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Boas pessoal.
Eu tenho a mota (SYM GTS 125i) desde 11/2014 e vai agora com 10mK, já se sente a travar mais "longe" nas mãos. Como está em garantia não sei se devo/posso eu mesmo fazer a troca.
Mas ainda assim, depois da excelente explicação _pol_ fiquei apenas com a duvida de: que marca/tipo de pastilhas de travão são aconselháveis e onde podemos adquirir as mesmas.
Porque se a troca não implicar perda de garantia vou ser eu a tratar. no carro já o faço à anos, ou desde de que tenho carro, + 20 anos, logo isto não pode ser mais difícil.
Boas curvas a todos. scooter_ _scp_
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Só agora vi este tópico e queria dar os parabéns ao Pedro _palmas_ Pela elaboração e clareza do mesmo _pol_
Seria ótimo se conseguíssemos elaborar uns mini tutoriais mecânicos dos modelos mais comuns cá no Cpm _pol_
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Nem mais.
_palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Obrigado pela partilha
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Bolas como é que este post me escapou? Parabéns companheiro pelo trabalho em preparar este post.
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Interceptor no seu melhor _palmas_
Obrigado pela partilha _pol_
quandoqueresésumespetaculolol
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(....)fiquei apenas com a duvida de: que marca/tipo de pastilhas de travão são aconselháveis e onde podemos adquirir as mesmas(....)
Companheiro, podes comprar p. ex. as EBC que são bem conhecidas e os preços não são exagerados.
Havendo orgânicas e sinterizadas, opta pelas segundas...apesar de um pouco mais caras, também duram mais e aguentam temperaturas mais elevadas.
Procura na MotoClasse.com que certamente terá por lá variedade. _pol_
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Mapa as pastilhas na sym gts são bem fáceis de trocar, se já fazes isso no carro na sym custa menos de metade a substituir as pastilhas.
Obrigado a todos _pol_
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Faço minhas as palavras iniciais do Issac, pois vi o tópico mas não comentei logo e depois puff, esfumou-se no éter...
Tenho mesmo que aprender a fazer a manutenção básica da minha X-Max, pelo menos assim que acabar a garantia...
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Uma dúvida:
Não se costuma colocar massa cobreada nos apoios das pastilhas?
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Nos carros costuma-se fazer isso, não sei se é mito urbano mas dizem que é para as pastilhas não chiarem outros porem dizem que não faz nada bem e existe até um produto alternativo (http://www.autoaftermarketnews.com/manchete.php?id=194&cat=23&marca=0). Honestamente nas motas e como as pastilhas estão muito expostas à agua da chuva acho que não será aconselhável esta pratica uma vez que a massa pode escorrer com as lavagens e a agua da chuva criando gordura nos pneus potenciando a falta de aderência e a consequente queda.
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Sempre achei que a massa cobreada era utilizada para lubrificar as calhas onde assentam as pastilhas de modo a estas actuarem com mais suavidade. Mas essa teoria de pingar para o disco é interessante _pensador_
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Interceptor excelente topico.
Vai me servir para tentar um dia _pol_
Ricardo lima
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Boa noite.
Tenho uma x-max 125 com cerca de 5000km que faz ruido 'ferro com ferro' no relantim após o uso do travão traseiro. Estive a confirmar o nível do óleo do travão traseiro e está um pouco acima do mínimo. É normal o desgaste da pastilha com estes kms ou posso estar perante um problema mais grave? os kms que a moto tem é sobretudo em cidade.
Obrigado