Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: FiddleIII em 17 de Outubro de 2016, 23:43
-
Olá, pessoal! Inscrevi-me neste fórum mais com o intuito de ir tirando umas dúvidas que vão aparecendo, já que sou novo por estas andanças e admito, percebo muito pouco ou quase nada de mecânica, manutenção, coisas práticas e tal... mas devia!
Ora bem, vou tentar explicar bem a situação: tenho uma scooter Sym Fiddle III, de 50cc e 4 tempos, comprada há dois anos, primeiramente para ser usada pela minha mãe (crise de meia idade, só pode!), sendo que mais tarde, ela, à custa de um aparatoso acidente (estava parada...), finalmente percebeu que ela e as rodas não se dão mesmo bem. Os plásticos do lado direito da mota foram quase todos à vida e só ao fim de muitos meses e de uma grande cirurgia plástica, a mota ficou novinha. Mota parada, vende-se, não se vende, enfim, só neste Verão lá a motita começou a andar activamente.
Hoje, a mota está a poucos quilómetros dos mil, anda todos os dias em média 30 quilómetros, sempre com trânsito relativamente intenso (baixa do Porto, Boavista...).
Agora a parte negligente: à excepção de ir controlando a pressão dos pneus (boa...), a mota nunca teve qualquer tipo de manutenção, quer seja uma revisão, verificação do nível do óleo, enfim, nada! É mau, eu sei! É por isso que preciso mesmo da vossa ajuda, para me darem umas dicas, eh pá, o vosso know-how acerca desta temática. Quando é que se fazem as revisões, de quanto em quanto tempo se muda o óleo e outras coisas que admito que não faço grande ideia, sim, essas coisas básicas que qualquer utilizador de mota deveria saber, enfim...
Apesar disso tudo, a mota está-se a comportar muito bem, coisa que não estava à espera vindo de uma marca chinesa, eh pá, dá um jeito enorme para andar pela cidade, ir para a faculdade, ir às compras, passear... só um senão, irrita-me a treta do bloqueador de velocidade, porque mesmo estando a descer e com o acelerador no máximo, aquilo nunca ultrapassa os 50km/h! Vê-se mesmo que a mota quer dar mais, sinto uma certa pressão vinda do motor, mas nada de ultrapassar os cinquenta!
Grande abraço!
-
_convivio_ Olá boas
Companheiro em 1º lugar não tens uma mota chinesa
eu sei que os caracteres são parecidos mas a marca da tua mota é de taiwan
para as manutenções podes sempre procurar no Porto uma oficina que represente a Sym
abraços e bem vindo
-
Quando disse chinesa, pronto, é o que se costuma dizer... sim, a Sym é de Taiwan.
Sim, eu sei onde são os concessionários/oficinas que representam a Sym no Porto, mas gostaria mesmo de uma opinião, vá lá, mais pessoal, mais directa, sem interesses também, por isso é que me inscrevi de propósito neste fórum... eu confio em vocês, pá!
Obrigado!
-
Companheiro, deves ter o manual da mota onde consta o plano de manutenção.
Sinceramente não sei desse plano de 50cc.
O comum nas sym 125cc é primeira revisão aos 1000kms ou 6meses, trocas óleo a cada 3000km e revisão a cada 6000km.
Se não tens o tal livrito vai a um agente sym e pede um.
Quanto à revisão atendendo aos 2 anos que tem e com mesmo óleo devias marcar isso quanto antes.
O limitador existe por limitação legal de 45km/h para ciclomotores.
-
http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiQyuOhmOTPAhUBUBQKHSb1DxoQFggdMAA&url=http%3A%2F%2Fwww.sym.pt%2Fdata%2Fsympt%2Ffreedocuments%2F31_manual_utilizador_fiddleii-iii.pdf&usg=AFQjCNFO0qEeSOuh4eAMCrXCBLABHVbZrQ&sig2=DuwqWrknMOC58VDh0TPFPQ
Com o google também encontras o service manual
-
Não encontrei o manual que veio com a mota, aliás, nunca o vi, mas já sabia que existia online.
Nesta semana, estou decidido a ir a um concessionário/oficina da Sym cá no Porto. No centro da cidade há dois locais: a Motoboxe e a Rodrigues & Rodrigues. Para quem é cá do Porto ou tem conhecimento destas coisas, qual é que acham que presta os melhores serviços e preços? Desde já, obrigado!