Marcas de Maxiscooters => SYM => Tópico iniciado por: rmjsantos em 03 de Setembro de 2014, 00:30
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Olá a todos.
Comprei à cerca de dois meses a SYM GTS 125i, novinha em folha…. Simplesmente maravilhosa, branquinha como a neve, mesmo linda!
Até ao momento, posso afirmar que estou muito satisfeito com ela, pois nunca tinha conduzido nenhuma moto, até que decidi arriscar e devo confessar que apesar de algum receio inicial, estou deliciado.
A nível de conforto muito boa, boa estabilidade, muito segura e económica a nível de consumos.
Neste momento estou com 2100km e está a fazer média de 3,0l aos 100km, penso que seja uma boa média.
Entretanto, aí cerca dos 1000kms, comecei a sentir uma ligeira vibração na roda traseira, a partir dos 60, 70kms/h senti-a aos saltinhos, era desconfortante devo confessar, e depois assim que lhe dava mais aceleração, a vibração não se notava tanto.
Passei no concessionário onde a comprei, e expliquei o sucedido.
Testaram a mota, viram a roda e notou-se que estava um pouco ovalizado e como a moto é nova e está na garantia, trocaram o pneu por um novo.
Colocaram um Michelin. A tremedeira passou, ou pelo menos julguei eu!
Agora, com 2100kms as vibrações voltaram novamente.
Hoje ao chegar do serviço, na garagem coloquei a moto no descanso central e dei-lhe uma aceleração boa e reparei que a roda circula “aos saltos”, não gira certa, e sente-se no banco muita vibração.
O pneu parece estar bem, pois não o vejo ovalizado, a jante, a olho nu, não parece empenada e a pressão parece-me bem.
Até agora só posso dizer bem dela, apesar deste novo “imprevisto”, tem tido um comportamento espetacular.
Como tenho de fazer a revisão aos 3000kms estava a pensar em depois contar o que se está a passar agora.
A minha questão/dúvida é, será que faço bem aguardar mais uns quilómetros e depois contar o sucedido?
Poderei andar em segurança ou posso agravar ainda mais a situação?
Gostaria muito que me pudessem aconselhar/ajudar o que fazer e também se sabem do que poderá ser este problema (vibração)?
Desculpem este tão extenso texto…
Cumprimentos,
Rui
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Verifica se falta algum peso de chumbo da calibragem, nota-se a marca onde estava, principalmente se passas muitas vezes no empedrado de V.F.Xira.
Normalmente os pesos são colados e com as lavagens de alta pressão podem cair.
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Não terás dado nenhuma pancada seca ou passado por cima de algum buraco?
E os amortecedores, se abanares a roda, como se comporta ela, estando no descanso central? a roda está bem fixa? Já agora, verifica se os amortecedores estão ambos na mesma posição de dureza.
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Estive a verificar e não encontro nenhum peso de chumbo, nem na jante da roda traseira, como também na da frente. _pensador_
Como já a lavei várias vezes não deteto marcas onde pudessem estar e também não a lavei a alta pressão, foi tudo à mão e com muito carinho. _martelada_
Poderão dizer o sitio mais especificamente?
O trajeto que faço diariamente, quando saio de Alcântara, ando um pouco em empedrado, mas depois é sempre Eixo Norte-Sul e A1 até Alverca, o piso, de uma maneira geral é bom, embora já tenha passado por um buraco ou outro, não digo que não.
Volto a frisar que não tenho nada a apontar a nível do comportamento dela, os amortecedores estão ambos na mesma posição (2 orifícios à mostra), responde bem, faço o trajeto na casa dos 80 – 115kms/hora, exceto quando entro na Av. De Ceuta.
É apenas esta vibração…, sinto um vibrar estranho quando estou a acelerar, como disse, ela responde bem, não noto quebras de velocidade, apenas aquela vibração por baixo do banco e nos pés também. Uma coisa que me apercebi, é que noto que nem sempre faz. scooter_
Voltei a pô-la no descanso central, dei-lhe punho, a roda gira aos saltos, como se estivesse empenada mas como já disse atrás, a olhar para a roda, o pneu parece estar bem, e ela já levou um pneu novo.
Não será do eixo que possa estar empenado, ou do rolamento, não sei… não sou muito entendido em mecânica, que vos parece? _pensador_
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A minha EVO vibrava era depois das 8000rpm mas isso era a treta do motor que fazia a vibrar. mas isso nao ter pesos pode ter vindo ja assim de fabrica. Atenção que por raras vezes consegue-se equilibrar uma roda sem levar qualquer peso, mas isso é algo muito raro, por vezes basta rodar o pneu da jante e tem que se meter mais ou menos peso :)
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Considero muito estranho as duas jantes não terem pesos, um pneu precisa sempre de ser calibrado, basta o peso da válvula para tremer tudo.
Poderá muito raramente não precisar de calibragem numa jante, agora nas duas em simultâneo, duvido muito.
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Considero muito estranho as duas jantes não terem pesos, um pneu precisa sempre de ser calibrado, basta o peso da válvula para tremer tudo.
Poderá muito raramente não precisar de calibragem numa jante, agora nas duas em simultâneo, duvido muito.
O meu irmao ja teve uma casa de pneus a uns anos, e eu ajudei-o e tomei conta da loja muita vez, e por vezes la acontecia calibrar uma roda sem pesos, e por vezes a maquina pedia muito peso, e eu rodava o pneu na jante e baixava o peso ou as vezes aumentava
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O Paulo Pessoa teve um problema igual na sua ex-Sym gts 125 e na altura o diagnostico foi este (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=9351.msg127024#msg127024).
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O meu irmao ja teve uma casa de pneus a uns anos, e eu ajudei-o e tomei conta da loja muita vez, e por vezes la acontecia calibrar uma roda sem pesos, e por vezes a maquina pedia muito peso, e eu rodava o pneu na jante e baixava o peso ou as vezes aumentava
Eu sei que isso é possível, vai-se rodando o pneu até estar numa posição ideal sem precisar de calibragem, mas quantos oficinas têm essa paciência ? na fábrica de onde vem montada não têm de certeza, é sempre a despachar.
O Paulo Pessoa teve um problema igual na sua ex-Sym gts 125 e na altura o diagnostico foi este.
Se for o mesmo problema será que vem assim de fábrica ou foi um daqueles buracos em que a gente quase desaparece de vista _lol_
De facto o eixo é comprido e apoiado apenas numa extremidade, levando uma pancada forte e se estiver quente pode empenar.
Agora vir empenado de fábrica _pensador_
Podem ver o eixo na foto quando retirei a roda.
(https://lh5.googleusercontent.com/-bLofbqOyb-0/U6XFQ97zaUI/AAAAAAAAAxA/0z1alflMkZY/w788-h591-no/20140621_113316.jpg)
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Agora vir empenado de fábrica _pensador_
Não sei qual é a admiração, se estão a sair de fabrica sym's gts 125 com defeitos da cavilha do piston que fazem estoirar os motores em andamento também é provável que saiam com os rolamentos ou com o veio empenado.
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Não sei qual é a admiração, se estão a sair de fabrica sym's gts 125 com defeitos da cavilha do piston que fazem estoirar os motores em andamento também é provável que saiam com os rolamentos ou com o veio empenado
Já não troco a minha _lool_
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Amigo eu tambem tinha um problema semelhante mas eu tinha passado por um um buraco e a jantr ficou empenada no entanto fui ao Lumiar ao Justino Bessa e Filhos calibrei as duas rodas e olha e brutal a diferença.
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Deve precisar de equilibrar as rodas!
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Viva, já mudei os pneus de origem por uns uns Hoop e estão calibrados. Acho que é mesmo feitio da SYM sentir vibração entre os 70 / 80 kmh. Mas em caso de dúvida é passar numa casa para recalibrarem o pneu. Ou então umaboa lavagem com pressão e depois lubrificar o eixo da roda ajuda a reduzir bastante a vibração.
Mas eu tenho a sensação que a vibração é mesmo do motor.
Não me incomoda muito é uma ligeira vibração e só se sente entre os 70 e 80. E a estrada que uso trabalho casa que tem limite de velocidade de 70! :-?
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Já agora off topic aconselho vivamente a não comprarem os famosos pneus Hoop. Fui na conversa do são muita bons e tal... paguei um dinheirão e os pneus melhores do mundo começaram se a desfazer. Pesquisem na web "diamond shape" hoop. eles começam a perder bocados de borracha, não fui o único a ter este problema. É claro mudaram me o pneu, mas a custo uma vez que só aconteceu no pneu de trás. A sorte é que era uma scooter porque vieram com a conversa de eu andar a fazer burnouts e tal... então pneus tão bons e a desfazerem-se. Bom resultado final jante riscada, mota parada enquanto troca não troca e ainda fiquei com prejuízo monetário. enfim chatices desnecessarias. E segundo o número de queixas não é defeito de lote, pois são muitas e antigas. enquanto venderem bem os pneus porque mudar.
Não ir na conversa das marcas , o que é bom é caro mas se tiver um produto igual a tantos outros e lhe aumentar o preço dá logo a sensação de qualidade. Marketing >:(
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Viva, já mudei os pneus de origem por uns uns Hoop e estão calibrados. Acho que é mesmo feitio da SYM sentir vibração entre os 70 / 80 kmh. Mas em caso de dúvida é passar numa casa para recalibrarem o pneu. Ou então umaboa lavagem com pressão e depois lubrificar o eixo da roda ajuda a reduzir bastante a vibração.
Mas eu tenho a sensação que a vibração é mesmo do moto.
Não me incomoda muito é uma ligeira vibração e só se sente entre os 70 e 80. E a estrada que uso trabalho casa que tem limite de velocidade de 70! :-?
Eu tive na minha scooter uma vibração desse tipo mas eu tinha os rolamentos da embraiagem gripados .
Os sintomas era um vibração entre os 60k e 80k com uma suada.
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O tópico é antigo, mas depois de o ter lido de manhã, quando fui ao pé da minha SYM 125I GTS 20015 vi que também nenhuma jante tem pesos de calibragem, e o antigo dono até tinha mudado pneus novos e mesmo assim quem os montou nem se deu a trabalho ver se precisava de ser calibrada ou não.