Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: joaoccbernardo em 14 de Abril de 2022, 21:32
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Boa tarde,
Comprei uma Daelim S3 usada do ano de 2018 com 16.000 KMS.
Fiz a revisão completa e correu tudo bem.
O único defeito é que a partir 6500 rpm a mota faz uma vibração metálica vindo do escape. O mecânico diz que é por dentro do escape. Mas eu não acreditei.
Comprei silicone preto de alta temperatura moleável e dei dentro dos apoios sinoblocos de borracha, por estes estarem com desgaste. Também antes experimentei dar uns ligeiros pontapés no escape do lado de fora para dentro da mota e fazia barulho. E voltei a dar do lado de dentro para fora e não faz barulho.
Depois de dar o tal silicone o barulho tem vezes que faz e tem outras que não faz. As vezes só faz se andar muito tempo.
Agora reparo que tem um buraco redondinho na parte inferior do escape. Esse buraco é normal ou o escape tá roto? Será os apoios sinoblocos estragados, daí a vibração?
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Boas companheiro tens fotos do buraco? Já verificasse todos apertos?
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Boa tarde,
Comprei uma Daelim S3 usada do ano de 2018 com 16.000 KMS.
Fiz a revisão completa e correu tudo bem.
O único defeito é que a partir 6500 rpm a mota faz uma vibração metálica vindo do escape. O mecânico diz que é por dentro do escape. Mas eu não acreditei.
Comprei silicone preto de alta temperatura moleável e dei dentro dos apoios sinoblocos de borracha, por estes estarem com desgaste. Também antes experimentei dar uns ligeiros pontapés no escape do lado de fora para dentro da mota e fazia barulho. E voltei a dar do lado de dentro para fora e não faz barulho.
Depois de dar o tal silicone o barulho tem vezes que faz e tem outras que não faz. As vezes só faz se andar muito tempo.
Agora reparo que tem um buraco redondinho na parte inferior do escape. Esse buraco é normal ou o escape tá roto? Será os apoios sinoblocos estragados, daí a vibração?
Normalmente esses buracos por baixo é normal mas se poderes mete foto. Em geral o que acontece " tive igual na minha Yamaha maxster" é partir se o miolo do escape .. aquilo faz um chinfrim de chapas soltas que até mete medo...como tal abri fiz umas soldadura e tal e retirei algumas coisinhas que estavam a mais ...*** Mas atenção que tenho outro completo com o catalisador e tal não vá vir às inspeções..lol
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Boas já verifiquei todos os parafusos. O barulho diminuiu muito com o silicone que dei nos apoios. Vou comprar os 3 apoios com borracha nova e substituir. O buraco é por baixo perto do triângulo cromado. Parece um buraco redondo perfeito. Mas se tapar o buraco irá fazer mal?
Se nada disto resolver estou a pensar cortar um retângulo na parte de trás do escape e verificar se tem alguma coisa solta por dentro, e voltar a soldar.
Mas é esse barulho metálico que falas.
Irei por fotos amanhã.
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Se desmanchares o escape e abanares a panela verificas logo se tem miolo solto..
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Se abanar e não fizer barulho nenhum. Quer dizer que o problema não está dentro, mas sim noutro lado. Certo?
E o orifício por baixo do escape é normal? Para que serve? Não deveria o escape ser todo tapado e só ter a saída na traseira?
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Se abanar e não fizer barulho nenhum. Quer dizer que o problema não está dentro, mas sim noutro lado. Certo?
E o orifício por baixo do escape é normal? Para que serve? Não deveria o escape ser todo tapado e só ter a saída na traseira?
Esse furos por baixo por vezes servem para deixar sair a condensação
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Se abanar e não fizer barulho nenhum. Quer dizer que o problema não está dentro, mas sim noutro lado. Certo?
E o orifício por baixo do escape é normal? Para que serve? Não deveria o escape ser todo tapado e só ter a saída na traseira?
Sim se o miolo não estiver solto o barulho terá que vir de outro lado.
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Já tirei fotos e já sei de onde é o barulho. É desta junta. Tenho de tirar fora e dar massa de escape por dentro.
(https://i.ibb.co/PCBJtc9/IMG-20220417-165242.jpg)
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Posso soldar essa união dos tubos? Tem alguma abraçadeira que funcione para apertar. A massa de escape acaba por sair.
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Posso soldar essa união dos tubos? Tem alguma abraçadeira que funcione para apertar. A massa de escape acaba por sair.
Em geral isso usa uma junta em gênero de amianto... Tenta ver no catálogo de peças de origem a ver se não leva ao essa junta ...
Por exemplo na minha Yamaha é este n 17 da foto
https://www.oemmotorparts.com/en/genuine-oem/yamaha/scooter/xq-maxster-125/2001/exhaust
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Não. No catálogo, não leva nada aí nessa união.
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Não. No catálogo, não leva nada aí nessa união.
Esquesito ferro com ferro faz sempre barulho..solda isso...
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Esquisito é isso não levar uma abraçadeira..
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Pois. Também posso dar dois cortes, meter junta e depois braçadeira a apertar. Ou então apenas soldar. Não sei qual a opção melhor
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Se aquilo não é soldado por algum motivo será, eu optaria pela primeira opção.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_
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O problema.vem daqui. Tou a pensar deitar massa de escape por dentro e colar ao catalisador. Se me percebem.
(https://yourimageshare.com/ib/0ECq1Zugxx.jpg)
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O problema.vem daqui. Tou a pensar deitar massa de escape por dentro e colar ao catalisador. Se me percebem.
(https://yourimageshare.com/ib/0ECq1Zugxx.jpg)
Como não usa nenhum flexível se não soldar ou não colocar uma junta de amianto não vai resolver nada .. vais meter a massa e assim que aquecer salta fora
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Mas o resto da ponta do escape partida, está colada no pedaço recto do catalisador. Como coloco junta de amianto. Vai ter espaço? O corte fica á boca. E se soldar não corro omrisco do resto que tem preso no catalisador se soltar?
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Será caro o tubo partido que está partido?
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Talvez, não. E como tiro l resto partido dentro do encaixe do catalisador?
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Isso já tens de ter cuidado e soltar o bocado ou com uma chave de fendas velha ou um pulsão, com cuidado e se te sentires a vontade e com aptidão para isso...
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A melhor hipóteses penso que irá ser soldar. Acabo por não correr o risco de ganhar folha novamente. No fim de contas aquilo não tem junta, logo é como se tivesse soldado de fábrica. Mas como o antigo dono andou com os sinoblocos todos estragados o tubo de escape partiu por dentro. Outra dúvida, a mota tem 16.000 km e os sinoblocos estavam todos estragados. Os sinoblocos duram assim pouco tempo?
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Vou ir a um torneiro agora colocar os sinoblocos, o gajo da oficina das motas diz que tem de ser num torneiro, que ele não faz esse tipo de trabalho lol.
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Os sinoblocos não eram suposto durarem tão pouco..
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Os sinoblocos não eram suposto durarem tão pouco..
Pois, não percebo como estavam todos estragados. Tinha um já sem borracha, era silicone de juntas. E os outros dois também tinha pedaços da borracha que já não tinha.
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Já coloquei os parafusos dos sinoblocos. Parece que não ficaram muito centrados. Apertei até fazer pressão. Ainda dava para ir apertando mais. É preciso apertar até não dar mais aperto?
(https://i.ibb.co/r7BptBb/IMG-20220423-160005.jpg) (https://ibb.co/2nzM6z8)
(https://i.ibb.co/jfskm6N/IMG-20220423-160000.jpg) (https://ibb.co/W5jvZxh)
(https://i.ibb.co/7pnz69M/IMG-20220423-155954.jpg) (https://ibb.co/bvs38fw)
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Já não faz barulho metálico. Vamos ser se a massa de escape aguenta dentro agora. Se não aguentar vou soldar
A massa de escape por fora depois é para lixar e pintar.
Vamos ver se aguenta.
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Esses parafusos são de aço de figueira.. quando mais alertas mais esticam até que. Partem.
Quando Meyers os sinoblocos novos compra parafusos novo no mínimo de 8.8 ..
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Mas coloquei os antigos. Agora a questão é se aperto mais e se está bem assim ou se tenho de centrar mais