Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: Jo_Loureiro em 02 de Janeiro de 2020, 17:56

Título: Filtro de ar DNA GTS 300i '13
Enviado por: Jo_Loureiro em 02 de Janeiro de 2020, 17:56
Hoje chegou mais um miminho para a minha menina. Coloquei um filtro de ar  DNA, pela aparência e consulta no site do fabricante tem um melhor fluxo de ar e isso nota -se pelas fotos que vou deixar aqui. Ainda não tive a oportunidade de testar para ver se noto alguma diferença. (https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200102/dd1d87e61000c92b2f9055249f920342.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200102/163d66da5d1f816d0e7b5b18405bf2e4.jpg)

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Título: Re: Filtro de ar DNA GTS 300i '13
Enviado por: davidsantos em 02 de Janeiro de 2020, 21:47
Sim a entrada de ar superior é notória, podes divulgar o custo do filtro e local de aquisição? Depois dá um feedback das diferenças.
Á cruisym usa o mesmo filtro, neste momento estou com um hiflofiltro.
Título: Re: Filtro de ar DNA GTS 300i '13
Enviado por: Jo_Loureiro em 03 de Janeiro de 2020, 07:54
Comprei aqui no ebay.
https://rover.ebay.com/rover/0/0/0?mpre=https%3A%2F%2Fwww.ebay.co.uk%2Fulk%2Fitm%2F182798725467

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Título: Re: Filtro de ar DNA GTS 300i '13
Enviado por: Jo_Loureiro em 03 de Janeiro de 2020, 17:20
Sim a entrada de ar superior é notória, podes divulgar o custo do filtro e local de aquisição? Depois dá um feedback das diferenças.
Á cruisym usa o mesmo filtro, neste momento estou com um hiflofiltro.
Já consegui ir experimentar. As primeiras impressões que notei foi uma resposta mais linear ao longo das rotações e um melhor disparo. Já não noto o motor a enrolar quando se precisa de ultrapassar, está muito mais solto. Na saída das curvas tem um resposta muito melhor. E com este filtro a velocidade de ponta atinge-se mais depressa e consegui que ela cortasse a rotação coisa que com o filtro de origem era mais difícil.

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Título: Re: Filtro de ar DNA GTS 300i '13
Enviado por: davidsantos em 05 de Janeiro de 2020, 11:30
Já consegui ir experimentar. As primeiras impressões que notei foi uma resposta mais linear ao longo das rotações e um melhor disparo. Já não noto o motor a enrolar quando se precisa de ultrapassar, está muito mais solto. Na saída das curvas tem um resposta muito melhor. E com este filtro a velocidade de ponta atinge-se mais depressa e consegui que ela cortasse a rotação coisa que com o filtro de origem era mais difícil.

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Porreiro está a cumprir então ,será que não vai aumentar os consumos?
Título: Re: Filtro de ar DNA GTS 300i '13
Enviado por: Jo_Loureiro em 05 de Janeiro de 2020, 21:35

Porreiro está a cumprir então ,será que não vai aumentar os consumos?
Boas...isso vai ser quando atestar novamente o depósito para comparar. Visto que coloquei o filtro ainda nem a meio estava. Mas pela volta de teste que fui fazer não olhei a consumos e pelo que o ponteiro desceu penso que esteja a gastar menos. Depois deixo o feedback novamente.

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Título: Re: Filtro de ar DNA GTS 300i '13
Enviado por: FabioEsteves em 26 de Janeiro de 2020, 00:56

Porreiro está a cumprir então ,será que não vai aumentar os consumos?

Teoricamente quando se tem uma maior entrada de ar a injeção eletrônica tende a injetar mais combustível. Pois a mistura ar/combustível tem que se manter na mesma proporção.
Logo deve subir um pouco o consumo sim.
Título: Re: Filtro de ar DNA GTS 300i '13
Enviado por: davidsantos em 04 de Abril de 2020, 01:28
Boas companheiro chegaste a ter um feedback dos consumos com esse filtro?
Título: Re: Filtro de ar DNA GTS 300i '13
Enviado por: PSH72 em 04 de Abril de 2020, 17:46
Teoricamente quando se tem uma maior entrada de ar a injeção eletrônica tende a injetar mais combustível. Pois a mistura ar/combustível tem que se manter na mesma proporção.
Logo deve subir um pouco o consumo sim.

Mas pode-se dar o caso de consumir menos, pelo menos fazer menos esforço, logo menos aceleração menos combustivel.

Tudo depende do punho.
Título: Re: Filtro de ar DNA GTS 300i '13
Enviado por: davidsantos em 04 de Abril de 2020, 18:54
Mas pode-se dar o caso de consumir menos, pelo menos fazer menos esforço, logo menos aceleração menos combustivel.

Tudo depende do punho.

Também pode acontecer consumo mais baixo, como o motor tem mais pulmão faz menos esforço, daí a minha curiosidade e pergunta acerca dos consumos.
Título: Re: Filtro de ar DNA GTS 300i '13
Enviado por: Scooterado em 04 de Abril de 2020, 19:23
......E como esses filtros Tipo K&N são laváveis, podes fazer a limpeza deles com mais frequência ( caso se justifique por exº ires regularmente em filas atrás de chaços a gasóleo ou estradas com poeira ) e assim otimizar a entrada de ar no sistema e filtro limpo só tem vantagens no consumo e desempenho do motor e ainda, a de o filtro se pagar a si próprio.
Estes filtros reutilizáveis foram sempre das primeiras alterações que fiz nas minhas meninas e tenho-me dado bem com isso.
Outra alteração em conta que se pode fazer é colocar uma vela de melhor qualidade ou mudá-la com maior frequência.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
Título: Re: Filtro de ar DNA GTS 300i '13
Enviado por: davidsantos em 04 de Abril de 2020, 20:20
Boas companheiro em relação ao filtro concordo com as vantagens, em relação à vela poderá fazer se notar numa máquina como a tua tmax, em relação a uma 125cc penso que não fará grande diferença ou notória pelo menos, tem é sempre a vantagem óbvia de fazer mais kms, mas também é mais cara.
Título: Re: Filtro de ar DNA GTS 300i '13
Enviado por: Mercurio em 05 de Abril de 2020, 11:35
Sendo a área total do filtro que determina a maior ou menor facilidade com que o ar passa, neste caso o de origem ganha por K.O.
Reparem, o de origem tem 50 dobras, o DNA 35.
Sendo, mais ou menos, 10 cm altura e 4 profundidade cada dobra tem 40 cm2 de área.
O DNA com uma altura média de 12 cm por dobra e os mesmo 4 de profundidade (deve de ter menos mas vou ajudar!)
cada dobra tem uma área de 48 cm2.
Área filtro original 2000 cm2
Área filtro DNA 1680 cm2.
Ou seja, o filtro de origem tem aproximadamente 20% mais área que o DNA.

Depois do filtro vem o tubo de admissão que tem cerca de 5 cm de diâmetro.
Usando pi.r2 dá uma área de 19.6 cm2.
Dividindo a área do filtro original pela área da admissão dá 102 ou seja, o filtro de ar original tem mais de 100 vezes a área da admissão, dificilmente o motor andará "estrangulado".
Estes filtros "performance" como DNA , KN, BMC têm ainda um defeito em relação aos originais,  são menos eficazes a filtrar, isto é, a reter poeiras em suspensão no ar o que pode comprometer a longevidade do motor.

Parece-me óbvio que, se aumentar a potência e diminuir o consumo fosse tão fácil como por um certo tipo de filtro de ar, ele vinha de origem.

(https://i.ebayimg.com/images/g/X6sAAOSwdjdcrOw7/s-l300.jpg)
Este é o filtro de ar que vem na Ducati Panigale, uma mota extrema em que cada grama conta, em que não olharam a custos e usaram fibra de carbono, titânio, magnésio e outros materiais nobres.
E, aparentemente, não conseguiram esticar o orçamento para um filtro de ar mais performante...
Título: Re: Filtro de ar DNA GTS 300i '13
Enviado por: PSH72 em 05 de Abril de 2020, 12:06
E em relação ao filtro de Ar do motor Mercurio entre o original e o DNA, o DNA aqui tem maior volume por ser maior correto.

Só agora reparei que este topico é da Sym, julguei que fosse da Xmax , ai sim o DNA é maior a entrada de ar.
Título: Re: Filtro de ar DNA GTS 300i '13
Enviado por: davidsantos em 05 de Abril de 2020, 13:04
Eu já tive uma fase em que era de alterações fosse em carros ou motas, já á uns bons anos para cá tenho vindo a mudar de opinião, penso que por muitas voltas que se dê o projeto original acaba por ser mesmo o melhor caminho ir repondo tudo o que são peças por material stock se possível, na minha o filtro é da hiflo e apenas por uma questão de valor em relação ao de origem que o preço dele deu para comprar 2 hiflo e ainda sobraram 6 €, lol..
Título: Re: Filtro de ar DNA GTS 300i '13
Enviado por: Mercurio em 06 de Abril de 2020, 12:52
E em relação ao filtro de Ar do motor Mercurio entre o original e o DNA, o DNA aqui tem maior volume por ser maior correto.

Só agora reparei que este topico é da Sym, julguei que fosse da Xmax , ai sim o DNA é maior a entrada de ar.

A área total OEM é maior que o DNA.
Se tirasses os filtros do seus suportes e os estendesses, verias que o filtro de origem têm uma area total maior.
Se, por exemplo, o filtro de origem tem uma área 30% maior, o DNA teria de ser no mínimo 30% mais permeável à passagem de ar para igualar o filtro original.

(https://image.slidesharecdn.com/tovalidatebernoullistheorembyexperiment-121125165111-phpapp01/95/bernoullis-theorem-4-638.jpg?cb=1353862945)

Nesta imagem,  No ponto h1 o ar circula com uma verta velocidade (V1) e pressão (P1).
Quando chega ao ponto h2, onde a conduta tem um diâmetro superior, a velocidade (V2) diminui. 

Para onde foi então a energia contida na inércia do ar? A equação, de um ponto de vista energético, tem de bater certo.
Essa energia foi traduzida em pressão, ou seja, a pressão do ar no ponto h2 é maior que no ponto h1 na directa proporção do "abrandamento" do ar.

É a pressão, não a velocidade, que os motores de combustão necessitam. Um bom exemplo são os turbo-compressores, não há "turbo-aceleradores"...
 
Outro fenómeno que se passa na caixa do filtro de ar é exactamente o mesmo que se usa nos Subwoofers.
Uma certa frequência é amplificada de forma a aumentar a eficiência volumétrica do motor. Chama-se a este fenómeno ressonância  Helmholtz.

Se, por exemplo, fizerem uns furos num subwoofer para o som sair melhor este perde toda a sua eficácia. É como aqueles "buracos" que têm as colunas de som a que normalmente se chama de bass reflex que usa o mesmo principio de ressonância. O diâmetro  desse "buraco" e o tamanho do tubo que o alimenta é calculado com extrema precisão para garantir esse efeito.

A soma destes dois principios, entre outros, dita o formato e tamanho da caixa do filtro de ar e outros componentes entro dela.
Duvido que a BNC, DNA, K&N ou outros que vendem esses filtros milagrosos que, aparentemente, as grandes marcas desconhecem,  façam todos esses testes em TODOS os modelos de mota ou carro.

Talvez em aplicações muito especificas haja vantagens mas para o utilizador comum o material standard é o melhor.
Título: Re: Filtro de ar DNA GTS 300i '13
Enviado por: PSH72 em 06 de Abril de 2020, 19:40
Atenção que o filtro DNA ou BMC vai de uma extremidade a outra do filtro.