Marcas de Maxiscooters => Comparativos => Dúvidas na Escolha => Tópico iniciado por: nunomt em 28 de Maio de 2016, 16:31

Título: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: nunomt em 28 de Maio de 2016, 16:31
Boa tarde companheiros.

Vou na próxima semana inscrever-me para tirar a carta e acabar com os penosos kms de autoestrada limitados a 100km/h da minha querida Sym GTS EVO.

Apesar de adorar a GTS é bastante penoso as viagens que faço a Lisboa duas a três vezes por semana, pois dado o meu peso a coitada da GTS só chega aos 100km/h no redline. gostava da vossa opinião para me ajudarem a escolher a próxima montada.

Deixo-vos aqui as minhas ideias para ponderarem a resposta:

-Percurso habitual: 3 dias por semana ando 30km por dia, estrada nacional até ao meu estúdio + 2 a 3 dias por semana vou a Lisboa onde faço para além dos 30 referidos mais uns 40km de autoestrada e umas voltinhas no trânsito da ponte e Lisboa. Mais uma volta ou outra ao fim de semana, que espero sejam mais longas depois do upgrade.
-Dizer que sou pesado é um eufemismo. A balança acusa 130kg e a maxi tem de os levar às costas  _lol_
-Prezo muito o conforto. Uma posição de condução confortável, um banco com um bom apoio para o meu peso é indispensável. Sobretudo se pensar num futuro poder fazer umas saídas de fim de semana com a maxi e umas viagens mais longas.
-Prezo também a capacidade de carga. A nova montada levará certamente uma topcase mas espaço adicional não será demais.
-Espaço para as pernas. Sou grande e pesado e gosto de ir à vontade  _corado_
-Para mim a mota para além do prazer em conduzi-la tem um aspecto monetário importante... Após 20 anos sem andar decidi voltar às duas rodas por motivos económicos. Pelo que um consumo comedido é fundamental, assim como poupar em manutenção, IUC, etc. Daí ter escolhido a categoria das 400cc.
Pretendo uma montada que me permita ir a 120-130km/h sem grandes problemas, com reserva para alguma ultrapassagem que seja preciso.

Basicamente esta minha listagem (Maxym/Xcyting) prende-se com estes pontos referidos acima. A cilindrada nos 400cc tem haver com o facto de pensar ser um bom compromisso entre desempenho e consumos. Sei que as 300cc são um pouco mais económicas em termos de consumos, mas tendo em vista alguns passeios não quero daqui por um ano estar a pensar em trocar de montada de novo. Tenho aqui uma janela de oportunidade de trocar nos próximos meses e vaiter de servir por muitos anos a nova escolha.

Esteticamente acho a Kymco Xcyting brilhante, embora trocasse antes da saída do stand aquele vidro curto preto que não acho piada nenhuma. Mas tenho receio que em termos de conforto e espaço para as pernas seja pior que a Maxym.  Alguém que já tenha andado ou tido uma GTS e depois tenha passado para a Maxym sabe se o espaço para as pernas é mais generoso?

Em relação a valores estou aqui limitado nos 5000€, tendo em conta que darei a minha em troca que valerá uns 2500€. Pelo que estamos a falar de maxis usadas, mas tenho visto dentro destes valores e com poucos kms (2014 ou 2015). Outra coisa que me tem passado pela cabeça é se valerá a pena fazer um investimento um pouco maior e ir para algo como uma NC750X (também usada claro). Como se compara o conforto de uma mota destas comparada com uma scooter? Outra moto que gosto muito esteticamente é a Benelli N302, que com uma topcase já me safava, mas a Rame Moto diz que faz revisões de 3000 em 3000km, o que para mim é um absurdo! Vocês considerariam outras opções quer em scooter quer em mota?

Uma última achega é que de vez em quando aparecem umas Maxym 600 a bom preço. Por exemplo num concessionário da zona de Lisboa está uma Maxym 600 ABS Executive por pouco mais de 5000€ com cerca de um ano. Ponderariam esta, apesar dos consumos/seguro/IUC mais elevados?

Peço desculpa pelo post longo mas vai em jeito de dúvida e desabafo.

Agradeço as vossas opiniões.

Abraço
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: FF em 28 de Maio de 2016, 18:30
Já tive as duas, são ambas boas montadas. Mas sem sombra de duvida eu aconselho a kymco, melhor motor, não vibra, mais divertida de conduzir, um pouco mais economica, plasticos melhores, travagem melhor, e embora a maxsym tenha um banco melhor, não achei a kymco muito inferior neste campo, tem uma excelente posição para uma desportiva ( tens muito espaço para as pernas, em ambas).
Mas nada melhor que um teste.
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: fastnet em 28 de Maio de 2016, 20:12
Companheiro, o que não te falta são opções em scooter ou até em mota, virada para o conforto.
Uma scooter com baú jeitoso e top-case ficas com uma boa capacidade de carga e uma mota com top-case e malas laterais tambêm não ficas nada mal, e não precisas de subir muito a fasquia.
Saindo das 125cc vais perder sempre nos custos, pode ser mais ou menos consoante a cilindrada que escolhas.
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Chelopes em 28 de Maio de 2016, 20:15
Tenho a maxsym 600i ABS executive o que te posso dizer... consumo 4,75 faço como tu AE até Há 25 de abril e depois cidade até ao aeroporto com velocidades de AE acima do permitido por lei ;) IUC ainda não paguei só tem 6 meses.  Seguro +-€ 46  semestral.

Chelopes

Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Filipe Pombo em 29 de Maio de 2016, 09:02
Tenho a maxsym 600i ABS executive o que te posso dizer... consumo 4,75 faço como tu AE até Há 25 de abril e depois cidade até ao aeroporto com velocidades de AE acima do permitido por lei ;) IUC ainda não paguei só tem 6 meses.  Seguro +-€ 46  semestral.

Chelopes

Esta até tem a vantagem de estar desvalorizada em mercado de usados... os problemas conhecidos e discussão de que foi alvo pelos seus problemas de juventude,  _Rolley_ levou a que os seus valores de retoma tenham sido penalizados, pelo que se consegue uma Maxym 600 por valores inferiores ás 400.
 _pol_


Tendo passado por este problema de escolha na scooter acima dos 400, o que considero é que de facto as 400 são o limite da poupança e da razão.. a partir daqui é mais emoção do que razão   :-?  é o IUC , são os consumos e depois os excessos...que tirando a Integra, que consome menos que todas, depois tens outras despesas..e falta de espaço na mota sem malas. Para além de que para pendura estamos a falar de um triangulo  _Zang_


Experimentei as duas em causa que colocas no cesto, e quanto a mim a Kymco é a melhor escolha no mercado, equiparada á Yamaha Xmax 400, quer  pelas características, quer pela estética, claro, não gosto do painel nem do vidro miniatura que não são um must. Da Kymco não gostei do baú para um capacete apenas, do valor de retoma que tem a haver com notoriedade da marca...que é nenhuma tirando para quem a tem , isto devido á fraca representação de que é alvo em Portugal.

A Maxsym 400 é uma scooter interessante, confortável..mais tipo sofá..anda bem mas não tem as características desportivas face ás concorrentes.. em ambas as motas  pessoas com perna curta dão-se bem  _careta_

A Maxsym tem valor de retoma e é reconhecida, tem baú generoso e espaço de pernas que sobra.

Boa compra e boa sorte na carta  _pol_








 
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: pedroareias em 29 de Maio de 2016, 09:45
Kymco. Ou então uma maior (mais) usada.

Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Pianoman em 29 de Maio de 2016, 10:27
Relembro que a Motodiana tem uma Maxsym 600 para venda.
O seu historial é sobejamente conhecido aqui do fórum.
Pode ser interessante...
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Pedro Alexandre Silva em 29 de Maio de 2016, 13:59
Boas companheiro,

Ambas as maxis são uma escolha..(embora eu seja suspeito), o que te posso aconselhar é fazeres um test-drive a ambas, e aí sim, podes escolher qual te sentes melhor e qual te dá melhor prazer de condução.

Boa escolha.   _pol_   _pol_
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: cross em 29 de Maio de 2016, 15:52
Já agora aconselhava a testares tb uma NC com DCT. Cá em casa anda uma por isso resolvi mencionar.
Seguramente cobre todos os requisitos e ultrapassa largamente em alguns que mencionas importantes. Apenas o espaço debaixo do banco é maior que um met-in de uma NC mas para um capacete chega. E já vi que de qualquer maneira vai levar top case portanto...

Boas escolhas e em especial baseadas nas tuas experiências com elas.

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Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: nunomt em 29 de Maio de 2016, 16:46
Tenho a maxsym 600i ABS executive o que te posso dizer... consumo 4,75 faço como tu AE até Há 25 de abril e depois cidade até ao aeroporto com velocidades de AE acima do permitido por lei ;) IUC ainda não paguei só tem 6 meses.  Seguro +-€ 46  semestral.

Chelopes

Boa média para o que tenho lido. No site Fuely tem uma média de 5,3.

Sabes me dizer se entre a 400 e a 600 há alguma diferença de tamanho? Ou é apenas o motor que é diferente?
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Cláudio Nunes em 29 de Maio de 2016, 16:48
Eu tenho uma kymco e entre as duas que mencionas, acho que é a melhor escolha!
Neste momento, e com a experiência e os conhecimentos adquiridos, a minha escolha racional e não de paixão iria para uma integra 750, só peca pelo diminuto espaço de arrumo.


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Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Cláudio Nunes em 29 de Maio de 2016, 16:52
Principais razões de escolha (tirando a treta de que Honda é Honda, pq tbm avariam), revisões de 12000 em 12000 e consumos de uma 125...
Consumos de 3l/100km.


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Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: nunomt em 29 de Maio de 2016, 17:11
Esta até tem a vantagem de estar desvalorizada em mercado de usados... os problemas conhecidos e discussão de que foi alvo pelos seus problemas de juventude,  _Rolley_ levou a que os seus valores de retoma tenham sido penalizados, pelo que se consegue uma Maxym 600 por valores inferiores ás 400.
 _pol_


Tendo passado por este problema de escolha na scooter acima dos 400, o que considero é que de facto as 400 são o limite da poupança e da razão.. a partir daqui é mais emoção do que razão   :-?  é o IUC , são os consumos e depois os excessos...que tirando a Integra, que consome menos que todas, depois tens outras despesas..e falta de espaço na mota sem malas. Para além de que para pendura estamos a falar de um triangulo  _Zang_

Eu percebo-te... O meu raciocínio é parecido com o teu. Adoro o prazer que andar de mota me proporciona. Fico sempre com um grande sorriso quando passo a ponte de mota em vez de carro, mas a escolha tem de ser racional e com uma ponderação económica forte.

Tendo em conta o que referes, que a 600 compra-se quase pelo preço da 400, e segundo o preço do seguro apresentado pelo amigo Chelopes ficamos com a diferença practicamente nos consumos... Pelas minhas contas com as médias referidas no Fuely é cerca de 1L por cada 100km, ou seja 22 a 25€ por mês de diferença para quem faça cerca de 1500km por mês. Não é muito mas também não ´propriamente desprezível. Será que em termos de revisões há uma diferença significativa no custo?

Experimentei as duas em causa que colocas no cesto, e quanto a mim a Kymco é a melhor escolha no mercado, equiparada á Yamaha Xmax 400, quer  pelas características, quer pela estética, claro, não gosto do painel nem do vidro miniatura que não são um must. Da Kymco não gostei do baú para um capacete apenas, do valor de retoma que tem a haver com notoriedade da marca...que é nenhuma tirando para quem a tem , isto devido á fraca representação de que é alvo em Portugal.

A Maxsym 400 é uma scooter interessante, confortável..mais tipo sofá..anda bem mas não tem as características desportivas face ás concorrentes.. em ambas as motas  pessoas com perna curta dão-se bem  _careta_

A Maxsym tem valor de retoma e é reconhecida, tem baú generoso e espaço de pernas que sobra.

Boa compra e boa sorte na carta  _pol_
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: nunomt em 29 de Maio de 2016, 17:27
Principais razões de escolha (tirando a treta de que Honda é Honda, pq tbm avariam), revisões de 12000 em 12000 e consumos de uma 125...
Consumos de 3l/100km.


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Cláudio as médias do site fuely apesar de terem poucas Integras  lá registadas são mais perto dos 4L do que dos 3, assim como os da NC750X. Agora em termos de espaçamento das manutenções ai sim uma grande vantagem. Pessoalmente não sou grande fã esteticamente da Integra, e mesmo em segunda mão  e com cerca de dois anos não é fácil encontrar abaixo dos 7000 euros, quanto muito seis mil e muitos, o que já fica muito puxado para mim. Para isso ponderava a NC750X, com consumos parecidos  e creio que intervalos de manutenção também parecidos ou ainda maiores na NC750X.

Em termos de conforto par ao pendura alguém sabe dar feedback em relação a motas do género da NC750? Creio que o conforto para o pendura deverá ser maior nas maxyscooters dado o banco normalmente ser mais generoso. Certo? Ou há mais a dizer do que o tamanho?
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Filipe Pombo em 29 de Maio de 2016, 17:36
Tendo em conta o que referes, que a 600 compra-se quase pelo preço da 400, e segundo o preço do seguro apresentado pelo amigo Chelopes ficamos com a diferença practicamente nos consumos... Pelas minhas contas com as médias referidas no Fuely é cerca de 1L por cada 100km, ou seja 22 a 25€ por mês de diferença para quem faça cerca de 1500km por mês. Não é muito mas também não ´propriamente desprezível. Será que em termos de revisões há uma diferença significativa no custo?

Sinceramente, e percebendo que cada um sabe do seu bolso  _Rolley_, os 25€ de consumo entre a Sym 400 e a Sym 600 justificam-se pelo prazer adicional de teres uma mota que responde melhor...hoje.., lá está...tens uma 125 e tudo que venha é lucro  _lool_ ...mas depois, quando começares a apurar o tacto relativamente á mota, de certo vais querer mais....

Parece-me que se fizeres uma condução de 400 a 600 consome como uma 400 , mas claro que isso é utópico a não ser nas caravanas do CPM em que a concentração de 125cc nos obriga a um consumo moderado.   _careta_

Não te esqueças de preferir scooter com ABS , e se andas em Lisboa, algo importante é que tenha travão de estacionamento...a Xmax 400 NÃO tem e faz-me uma falta incrível...   _martelada_ _martelada_   é que volta não volta, alguns estacionamentos de mota não me servem porque sinto a mota a escorregar na calçada  _Zang_  ... acho que qualquer das duas ou três se considerares a Sym600 têm esse acessório   _pol_ 


Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Ccarvalho em 29 de Maio de 2016, 18:30
E porque não uma como esta? (Sim, já sei, sou suspeito, mas o motor bicilíndrico é um must, sempre é uma 400cc com 39cv)  _pol_

http://www.custojusto.pt/porto/motos/honda-sw-t-400cc-silver-wing-2009-19811346

Só é pena já não haverem novas a estrear...
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Pianoman em 29 de Maio de 2016, 19:01


Boa média para o que tenho lido. No site Fuely tem uma média de 5,3.

Sabes me dizer se entre a 400 e a 600 há alguma diferença de tamanho? Ou é apenas o motor que é diferente?

São iguais nas dimensões. Diferem apenas no motor e mais uns pormenores pequenos, dos quais destaco o escape.

Na 600, as médias mais comuns são na ordem dos 5,2L/100 km.

Na 400, são na ordem dos 4,1-4,2L/100km
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Chelopes em 29 de Maio de 2016, 19:33

São iguais nas dimensões. Diferem apenas no motor e mais uns pormenores pequenos, dos quais destaco o escape.

Na 600, as médias mais comuns são na ordem dos 5,2L/100 km.

Na 400, são na ordem dos 4,1-4,2L/100km
A 600 pesa mais 10kg ;)

Chelopes

Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: nunomt em 29 de Maio de 2016, 20:01
Acho que de um ponto de vista racional a NC750X e a Maxsym 400 parecem as escolhas mais racionais e económicas.

Em termos de conforto para o pendura as motas tipo Trail ou algo como a NC750X é confortável? Ou nesse aspecto a scooter levará sempre vantagem?

Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: CarlaLopes em 29 de Maio de 2016, 20:08
E encontras uma Nc 750X usada por 5000 Euros?
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: nunomt em 29 de Maio de 2016, 20:26
E encontras uma Nc 750X usada por 5000 Euros?

Não. Mas consigo abaixo dos 6000 com cerca de 2 anos e menos de 10 mil km. Seria um esforço financeiro superior (mais 1000 a 1500€ que a Maxym ou Xcyting 400) mas se conpensar... posso ponderar isso.
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: CarlaLopes em 29 de Maio de 2016, 20:45
Em termos de conforto do passageiro. Andei na Gts Evo 125 e na Integra e a Sym é de longe bem mais confortável.
Eu ía para a Xciting.
Título: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Nunext84 em 29 de Maio de 2016, 21:58
No outro dia vi uma Sym Gts 300 de 2011 com 30.000 kms por 2500€ (não sei se é curta)
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: CarlaLopes em 29 de Maio de 2016, 22:27
E esta?


https://olx.pt/anuncio/yamaha-majesty-400-abs-IDyBN6D.html

Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: JViegas em 30 de Maio de 2016, 10:39
Companheiro...
Boa sorte com a carta de condução.

Recomendava sempre fazer um test drive nas que referes. Para "veres" onde te encaixas mais a/o pendura.

Se for para o dia à dia uma 400 sem sombra de dúvida pela economia que representam e serem ainda o patamar, como já aqui referiram, onde a poupança ainda faz sentido.

Não é que com a subida de cilindrada vás gastar mais, e os DB's "espalhados" por aqui são uma boa fonte de informação, bem como o que alguns companheiros aqui comentaram já.

Pessoalmente gosto muito da Kymco, mas a 400/600 da SYM também não são de esquecer, daí que será sempre uma questão de escolha pessoal.

Quanto à "outra" que referes, ao nível de economia e espaço de manutenção é algo que não deve ficar fora da equação. Pode ser que te adaptes ao estilo e porque não, depois de teres a carta na mão, dar um salto a um stand e experimentar?




Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: tparracho em 30 de Maio de 2016, 10:48
Nuno, vou tentar ir de encontro a algumas das tuas questões, de forma o mais sintética possível.

- Conforto: o banco das scooters é mais confortável do que o da NC, tanto para pendura como para condutor (sobretudo para quem faz muitos quilómetros). Mas, a NC, por ter rodas de maior diâmetro, absorve melhor as estradas em mau piso do que uma scooter de rodas pequenas.

- Posição de condução: nas scooters a posição de condução é bastante diferente de uma mota tradicional, como é o caso das NC (excepto a integra). É mais vocacionada para conforto, ao passo que numa mota tradicional é uma posição mais convidativa para quem gosta de curvar. Embora nas motas não chegue a ser desconfortável.

- Proteção aerodinâmica: nas scooters é muito superior à das motas tradicionais, sobretudo na parte inferior do corpo. Especialmente no inverno, terás de ter equipamento apropriado (botas e calças) para fazer face ao frio e chuva.

- Consumos: A NC é provavelmente a mais poupada de todas as já mencionadas, mas se a nossa condução não for exigente, isto é, se não andares de punho trancado e em velocidades constantemente superiores a 120km/h. Fazendo acelerações mais puxadas e andando em velocidades constantes acima dos 120 os consumos da NC sobem para os 4l/100 ou mais.

- Revisões: A NC faz revisões de 12.000 em 12.000km mas tens de ir fazendo a manutenção da corrente preferencialmente a cada 1000km. Um bom óleo de corrente custa à volta de 15€, e sinceramente não te sei dizer para quantas aplicações dá (nunca prestei atenção).

- IUC: a NC paga cerca de 50€ de IUC (este ano ainda não vi quanto é, ou se já aumentou).

- Em termos de problemas, até ao momento não tive nenhum, mas também a minha ainda é jovem, só conta com cerca de 34.000km. Teve que trocar o kit de transmissão há cerca de 5.000km, mas nas scooters a troca de correia também é algo com que tens de contar de x em x quilómetros. Embora me pareça que o custo dos kits de transmissão de corrente seja um pouco superior ao das correias das scooters. No meu caso paguei 195€, mas já houve quem pagasse menos (pianoman).

- Espaço de arrumação: a NC tem met-in que dá perfeitamente para um capacete. Mas deverás necessitar de top case para teres mais espaço de carga.

Tentei fazer-te um resumo de principais aspectos a teres na decisão. Foquei-me na NC, porque é a que conheço de experiência própria.

Mas o melhor conselho que te dou é o de experimentares aquelas que pensas vir a comprar, pois só assim poderás decidir melhor.
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: moto2cool em 30 de Maio de 2016, 18:25
IUC para motas após 1996

De 120 até 250              5,52€   
Mais de 250 até 350       7,81€   
Mais de 350 até 500     18,86€   
Mais de 500 até 750     56,68€   
Mais de 750               123,08€
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: nunomt em 30 de Maio de 2016, 22:27
IUC para motas após 1996

De 120 até 250              5,52€   
Mais de 250 até 350       7,81€   
Mais de 350 até 500     18,86€   
Mais de 500 até 750     56,68€   
Mais de 750               123,08€

Fogo... acima de 500cc até doi :)
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: nunomt em 30 de Maio de 2016, 22:30
Hoje estive no concessionário Linhaway, queria ver a Sym Maxsym que eles lá tinham. Fui muito bem recebido, embora tentassem desvalorizar imenso a minha GTS para o negócio.

Não consegui montar a Maxym pois tal era a confusão de motas no stand quase encavalitadas umas nas outras, Mas fiquei com a ideia de que aquilo é GRANDE. Parece um navio tipo porta contentores :)
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Marco46 em 01 de Junho de 2016, 14:34

Vai ao Franklinmotos na Povoa de Santa Iria, diz que vais da parte do Marco da Vodafone e testa a Xciting 400 Negro Mate que ele lá tem!



 _convivio_
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: nunomt em 02 de Junho de 2016, 00:16
Vai ao Franklinmotos na Povoa de Santa Iria, diz que vais da parte do Marco da Vodafone e testa a Xciting 400 Negro Mate que ele lá tem!



 _convivio_

Excelente Marco. Obrigado.
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: nunomt em 26 de Junho de 2016, 16:01
Bem neste momento estou a tirar a carta, ainda não posso andar a experimentar modelos, mas a demanda para encontrar a próxima montada está no ar  _careta_

Um modelo que não tinha ponderado mas que vi a um preço aceitável foi uma Xmax usada, apesar de ser de 1013 e eu em principio queria que no máximo fosse de 2014. Mas quando a vi pessoalmente percebi uma coisa: em termos de tamanho e espaço para as pernas pareceu-me muito menos generosa que a Maxsym. Algum companheiro pode confirmar isso, se já esteve montado em ambas?

Neste momento a minha dúvida continua a recair sobre a Maxsym 400 ou Kymco Xciting 400... Tem sido difícil encontrar a Maxsym 400 com abs em segunda mão... E também pelo que já foi rferiod aqui anteriormente por uma questão de preço... começo a ponderar a Maxsym 600 ABS (ou a versão executive) pois a diferença de preço é relativamente pequena e tenho visto algumas com pouco tempo (1 a 2 anos) a preços convidativos. Se a diferença de consumo não for mais do que 1l por cada 100km... ainda me deixo levar pelo coração :)
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: FARMOBOY83 em 26 de Junho de 2016, 20:47
Bem neste momento estou a tirar a carta, ainda não posso andar a experimentar modelos, mas a demanda para encontrar a próxima montada está no ar  _careta_

Um modelo que não tinha ponderado mas que vi a um preço aceitável foi uma Xmax usada, apesar de ser de 1013 e eu em principio queria que no máximo fosse de 2014. Mas quando a vi pessoalmente percebi uma coisa: em termos de tamanho e espaço para as pernas pareceu-me muito menos generosa que a Maxsym. Algum companheiro pode confirmar isso, se já esteve montado em ambas?

Neste momento a minha dúvida continua a recair sobre a Maxsym 400 ou Kymco Xciting 400... Tem sido difícil encontrar a Maxsym 400 com abs em segunda mão... E também pelo que já foi rferiod aqui anteriormente por uma questão de preço... começo a ponderar a Maxsym 600 ABS (ou a versão executive) pois a diferença de preço é relativamente pequena e tenho visto algumas com pouco tempo (1 a 2 anos) a preços convidativos. Se a diferença de consumo não for mais do que 1l por cada 100km... ainda me deixo levar pelo coração :)

Uma xmax de 1013 já deve ter muita ferrugem...lol Eu ia para a maxsym 600 e aí já nem pensavas em mais potência nos próximos anos porque em termos de consumos a andar ao mesmo nível da 400 deve ser igual ou marginalmente superior. A xciting 400, xmax 400 são mais leves e ágeis. Deves encontrar usadas majesty 400 que não deixaram de ser boas scooters. 
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: nunomt em 26 de Junho de 2016, 21:00
Eu queria no maximo algo com dois anos... 2014 ou mais recente. E o que dizes também me tem vindo à cabeça... Algo que não me faça pensar em upgrades durante muito tempo... E como de todas a maxsym 600 é a que tenho visto com melhores negócios tem me ficado na cabeça...

Enviado do meu Vodafone Smart ultra 6 através de Tapatalk

Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Filipe Pombo em 27 de Junho de 2016, 04:32
Uma xmax de 1013 já deve ter muita ferrugem...lol Eu ia para a maxsym 600 e aí já nem pensavas em mais potência nos próximos anos porque em termos de consumos a andar ao mesmo nível da 400 deve ser igual ou marginalmente superior. A xciting 400, xmax 400 são mais leves e ágeis. Deves encontrar usadas majesty 400 que não deixaram de ser boas scooters.

os consumos das 400 igual ao da Sym600??  _careta_

devem apenas ser  25% mais do que a 400, dependendo do punho mas as 400 devem andar entre os 4 e os 4,5  e as 600 em geral precisam de encher o cilindro para alimentar os cavalinhos... nunca menos de 5,a menos que se comportem como umas 125 cc  _martelada_  como já escrevi antes as 400 em geral são o limite da razão e a passagem para a emoção  _lool_

A minha Xmax 400 tem 40,000 kms em dois anos e dorme na rua...os meus gatos não lhe dão tréguas na garagem  :-?  e não tem ferrugem ...   >:D...

É na realidade uma mota confortável, não é nenhum sofá, as Sym são _pol_ , por isso não optei por nenhuma..   _Rolley_

Confesso que me faz confusão comprar uma desportiva e andar a contar os mililitros que gasta em combustível ... _careta_  e quem compra uma mota superior a 400, de certo está á procura de prazer de condução, aceleração e mais binário..de outra forma ficaria em cilindradas inferiores..  digo eu...   _pensador_


Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Sapiens21 em 27 de Junho de 2016, 08:03
Por acaso é perfeitamente possível e o Farmoboy83 até tem o seu ponto de vista certeiro.

A 600 a andar nos mesmos regimes de velocidade da 400, pode de facto fazer um consumo muitíssimo próximo desta.
A maior cilindrada não significa directamente mais consumo e existem diversos exemplos disso.  _pol_
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: António C F Nascimento em 27 de Junho de 2016, 08:46
Bom dia, companheiros.
Para dar uma pitada de condimento ao debate, informo que, aos 23000, a minha Maxym 400 faz 3,5 l / 100, às 5000, em estrada, e 4,5 l / 100 em cidade.
Parece-me muito bom.
Abraços.
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: JetSetWilly em 27 de Junho de 2016, 17:40
Tenho uma Xcyting 400 ABS e estou super contente.
É tipo sport e "vive" tão bem na cidade como na estrada.

Penso que a maxsym é mais estradista (ainda que se comporte bem em cidade) e a Xciting é mais polivalente. Por outro lado o baú da maxsym deve ser quase o dobro do da Xciting.
Tudo depende dos objectivos e dos percursos. Os consumos são aqueles que impuseres. Entre 3.x e 5.x.
Eu tinha uma expectativa de valores de consumo irrealista. Com o uso que dou  _mau_ (sem entrar em pormenores) anda sempre no 4.++.

Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Filipe Pombo em 27 de Junho de 2016, 20:56
Por acaso é perfeitamente possível e o Farmoboy83 até tem o seu ponto de vista certeiro.

A 600 a andar nos mesmos regimes de velocidade da 400, pode de facto fazer um consumo muitíssimo próximo desta.
A maior cilindrada não significa directamente mais consumo e existem diversos exemplos disso.  _pol_

Não vou dizer que seja impossível, mas já andei com Maxyms 600 ao ritmo de 125's  e não foi a mesma quantidade de gasoil que elas abasteceram   _vinho_

Atenção que a Sym 600 não tem uma velocidade de ponta tão diferente, que circule em descanso quando acompanhada das Xmax 400 ou a Xciting 400 , ...qual é a velocidade das 400's 150?  160?  170? qual delas é económica?  a minha não é   _confuso_  quando regista 170 no velocimetro..o consumo é algo para cima dos 5  _Rolley_

Na minha experiência , que é maior com carros, tenho a ideia que  maior cilindrada é menor consumo precisamente quando em ritmos maiores, pois o binário é favorável...basta comparar o consumo da Tmax relativamente á Xmax 400, que até aos 140  a Xmax gasta 4,5 e a Tmax cerca de 5,5 e daí para cima a Xmax dispara os consumos e a Tmax nem por isso  _Rolley_

Mas discussões  de consumo não são a minha praia desde que deixei as 125  _anjo_ _anjo_
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Pianoman em 27 de Junho de 2016, 21:11
Meus amigos, o consumo médio das Maxsym em percursos mistos e andamentos NORMAIS, é:
4,2 a 4,4 na 400;
5,1 a 5,3 na 600.

Se não servirem estes dados, pelo menos podem usar como referência, pois o condutor e os percursos foram os mesmos.

Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: pedroareias em 27 de Junho de 2016, 21:23
Pianoman:

Achas que a 600, no geral e para uma utilização completa (ou seja sem tentar evitar AE) compensa o preço e consumo em relação à 400?

Segundo consta, a Xciting 400 é mais espigada do que a Maxsym400, mas a 600 parece-me já uma scooter para manter mais anos. Mais versátil, digamos.

Qual é a tua opinião sobre as duas Maxsym? Presumo que não a deste já, mas se deste por favor indica que eu vou lá ler.

Meus amigos, o consumo médio das Maxsym em percursos mistos e andamentos NORMAIS, é:
4,2 a 4,4 na 400;
5,1 a 5,3 na 600.

Se não servirem estes dados, pelo menos podem usar como referência, pois o condutor e os percursos foram os mesmos.
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Sapiens21 em 27 de Junho de 2016, 21:26
Nesse caso rendo-me aos dados indicados por quem teve os dois modelos  _pol_, pois pensei que a diferença entre a 400 e a 600 da SYM fosse no max. 0,2-0,3L nos mesmos regimes.

Assim e dada a indicação, a diferença situar-se-á em média, nos 0,9L/100kms.  :)
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Pianoman em 27 de Junho de 2016, 21:47
A 600 é mais completa, por assim dizer.
Com a maior potência e cilindrada, acaba por fazer tudo o que a 400 faz (o chassis é o mesmo), já que a diferença de peso não é significativa.
Claro que em AE e Estradas Nacionais mais "a direito" acabas por andar mais depressa do que andarias na 400, e, assim, o consumo também aumenta.
É possível fazer 4 e tal na 600, mas é muito difícil.

A 600 tem apenas uma questão que é ser já uma cilindrada que muitos dizem ser elevada demais (565cc) para um cilindro apenas. Curiosamente vibra MENOS que a 400.

Para comprar sem ter nenhuma: a 600
Se já se tem a 400, comprar a 600 não compensa. Só se o dinheiro não for questão.
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: nunomt em 27 de Junho de 2016, 23:59
A 600 é mais completa, por assim dizer.
Com a maior potência e cilindrada, acaba por fazer tudo o que a 400 faz (o chassis é o mesmo), já que a diferença de peso não é significativa.
Claro que em AE e Estradas Nacionais mais "a direito" acabas por andar mais depressa do que andarias na 400, e, assim, o consumo também aumenta.
É possível fazer 4 e tal na 600, mas é muito difícil.

A 600 tem apenas uma questão que é ser já uma cilindrada que muitos dizem ser elevada demais (565cc) para um cilindro apenas. Curiosamente vibra MENOS que a 400.

Para comprar sem ter nenhuma: a 600
Se já se tem a 400, comprar a 600 não compensa. Só se o dinheiro não for questão.

Pianoman então se fosse uma mota para manter 4 a 6 anos, ou seja n~~ao pensar em mudar ou upgrades tão cedo achas que a 600 é a mais indicada?
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Pianoman em 28 de Junho de 2016, 00:05
Eu acho que a 600 será indicada, sim.
Isto se a questão do consumo de óleo já estiver, como penso, ultrapassada.
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Filipe Pombo em 28 de Junho de 2016, 07:43
Comprar uma 600 para quem anda todos os dias não é só a gasolina que conta  _Rolley_

Os Pneus da Sym600 até doí quando se vai pagar a conta ... _thumbdown_

As revisões são mais penosas do que a da Sym 400   _thumbdown_

o IUC já é a sério  _thumbdown_  muito mais caro   >:D

A desvalorização da Sym600 na retoma face ao valor da Sym400  por causa do problema do óleo parece a queda da Libra  _careta_  daí é muito fácil conserva-la por vários anos...ninguém lhe pega  _careta_ (a Sym 600)  já a 400 é de fácil venda ... e revenda , é sem dúvida produto seguro...
   _pol_

O problema do óleo terá sido resolvido, o que é certo é que a maioria das Sym 600 aqui do CPM , já mudaram de dono.. _anjo_ _anjo_

Também as existem novas e companheiros satisfeitos   _pol_ 
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Pianoman em 28 de Junho de 2016, 09:57
Comprar uma 600 para quem anda todos os dias não é só a gasolina que conta  _Rolley_

Os Pneus da Sym600 até doí quando se vai pagar a conta ... _thumbdown_

São iguais aos da 400...

O IUC passa de 18.77 para 56.40
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: pedroareias em 28 de Junho de 2016, 13:31
Já suspeitava. A 600 acaba por ser a melhor opção, neste caso.

Imagino que com pendura e bagagem mantenha melhor o andamento.
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Sapiens21 em 28 de Junho de 2016, 13:34
O teu interesse no modelo, acaso significa que estarás comprador de uma, Pedro??  ;)  scooter_
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: pedroareias em 28 de Junho de 2016, 13:38
Não me importava de ter uma: não tenho quaisquer complexos nem preconceitos.

Para mim, Sym, Kymco, Honda, Yamaha, etc têm modelos que me agradam e outros que me agradam menos.

E também acho os acabamentos e o aspecto das MaxSym muito bons.

No entanto, estava a tentar ajudar um companheiro a tomar uma decisão, para evitar erros que cometemos.
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Pianoman em 28 de Junho de 2016, 15:01
Já suspeitava. A 600 acaba por ser a melhor opção, neste caso.

Imagino que com pendura e bagagem mantenha melhor o andamento.
Sem sombra de dúvida. Aqui em casa éramos uns 180kg de "gente" em cima da mota. A 400 suava...a 600 tinha outra folga de motor (embora se notasse o "excesso de carga").
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Ccarvalho em 28 de Junho de 2016, 15:09
Aqui em casa também somos mais ou menos 180 kg "de gente" em cima da 400, não chega a suar mas bufa um bocado.
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Pianoman em 28 de Junho de 2016, 18:49
Aqui em casa também somos mais ou menos 180 kg "de gente" em cima da 400, não chega a suar mas bufa um bocado.
Eu fui conservador no número que referi... hehehehe
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Filipe Pombo em 28 de Junho de 2016, 18:58
Eu fui conservador no número que referi... hehehehe

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_


Acho que vale a pena o valor que se paga a mais de facto pela 600.

Mais performance pelo quase o mesmo.. _pol_


Eu optaria pela 600


 scooter_ scooter_ scooter_
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: nunomt em 12 de Agosto de 2016, 22:44
Bem após muita pesquisa, muita leitura e muito correr stands, volto de novo às minhas dúvidas...

Tenho visto muitos stands com pouca vontade de vender motas/scooters, vendedores que nada sabem sobre o que estão a fazer/vender e que têm frustrado por vezes a minha procura de informação.

Após as vossas sugestões e opiniões aqui dadas fui-me convencendo que a Maxsym 600 seria não a scooter que eu preciso mas aquela que mais me enche o coração. Sei que são será a mais económica mas também sei que tão cedo não irei puder mudar de montada... já esta estava fora dos planos e veio aqui uma janela de oportunidade financeira que me permite pensar no upgrade. Mas o que me está a fazer deixar de pé atrás é a manutenção... Duas revisões por ano, pelo menos, em que numa delas troca a correia significa provavelmente gastar mais do que 400€ por ano em manutenção... E se gastar mais um litro aos cem não me faz desistir da montada... cerca de 40€/mês em manutenção já me faz ficar balançado...

Por outro lado surgiu aqui um anova "competidora" a roubar as atenções da Maxsym.. A nova Honda CB500X. Esteticamente adoro a mota, uma posição de condução mais direita/descontraída que não sendo uma scooter acho que se tornará confortável para o dia a dia. Ainda mais com uns consumos quase tão bons como a NC700. O problema é que só daqui por duas semanas poderei fazer o test drive (se passar no exame :) ) e ainda não haver motas destas usadas (dado que a Maxsym seria usada também) o que acarreta um investimento maior...

Ai dúvidas do meu coração...
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: antoniopat em 12 de Agosto de 2016, 23:45
Em relação à CB500X novo modelo a motinha é maquina mesmo e para quem tem uma 125 não assusta em pico de rotação e tem muito binário e suavidade gostei imenso da máquina com as 3 malas fica um espetáculo no minimo uma topcase de 42 litros e jóia as sym ainda não testei talvez na próxima semana vá ver isso nos usados há muita coisa uma scooter fixe a swt600 e uma que gosto a Aprilia Atlantic 500.

Cumps
Título: Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
Enviado por: Jmartins13 em 28 de Agosto de 2016, 14:55
Olá,

Em relação à MaxiSym 400, não te sei dizer grande coisa, apenas me sentei numa, e a sensação que tive foi de ser bastante espaçosa e confortável, especialmente quando comparada com a Sym GTS, ganha muito em espaço de pernas e dá para esticá-las, coisa que numa GTS, os meus 1.83m, não deixam.
A Xciting 400 de 2016 foi uma Scooter que me deixou a dizer :Quero! É esta! Travagem soberba, adora curvas e contra curvas ( é super rápida neste campo, até assusta como pende de um lado para o outro). Chega aos 140km/h num tirinho  e sentes segurança plenas nestas velocidade, tem, sem dúvida,  uma verdadeira orientação desportiva, o que significa que em conforto, é bom, mas abaixo da MaxiSym de certeza com o passar dos Kms.

Em relação à NC750X e à CBX500, também já experimentei as duas, a NC é mais estável e tens melhor posição, apenas achei que o motor se tivesse um pouco menos de binário, seria perfeito, pois torna-se demasiado "tactor". A CBX, embora mais fraquinha e muito leve, e uma boa moto, mas sente-se menos plantada em estrada do que a NC. O motor gostei mais do que o da NC, mas perde no conforto e tende a querer mandar-se para o chão a partir de uma certa inclinação, coisa que não senti na NC. Entre uma e outra, além de menos 900 euros na CBX em nova, contas com 18euros de IUC na CBX e 50 e qq coisa na NC. Consumos dvem ser ela por ela.

Se ponderas uma moto sem ser scooter, já que falas na CBX e na NC750X (motos difíceis de arranjar a bom preço devido à imensa procura) já te debruçaste bem sobre a Honda Deauville? Embora pelos valores que mencionas tenhas de ir para uma de 2008-2011, e contes com consumos de 5litros/100kms, é máquina! Transmissão por veio, motor mais que provado( Conheço quem tenha feito mais de 200 mil kms e zero problemas), tem malas, optima posição de condução e protecção aerodinâmica, e além disso tem tamanho e motor para cidade no dia a dia tanto como, para uma viagem daqui até.....onde se queira, com conforto para condutor e pendura.

Espero ter ajudado, também ando à procura de uma segunda moto para dia a dia e económica, daí andar a experimentar e a procurar, tanto scooters como motos entre 400-750cc.

Cumprimentos