Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: maxcondor em 03 de Novembro de 2021, 14:08
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Boas a todos,
hoje ao andar com a minha Sym GTS de 2013, reparei que o conta rotações não fica nos zeros, quando está parada. Mesmo parado a rotação está nas 3000 rpm. Já aconteceu isto a alguém?
O que poderá ser?
Desde já obrigado
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Boas companheiro mas até desligada fica nas 3000 rpm?
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Se o motor estiver a trabalhar, tem que mostrar a quantas rotações está a trabalhar o motor.
Se estiver desligada, aí sim, tem uma avaria qualquer.
Agora, 3000 rotações com a maxi parada é que me parece um bocado alto. Nas minhas (GTS Evo carburador e MaxSym 400), as rotações com elas paradas ao relanti sempre estiveram ligeiramente abaixo das 2000...
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Boas,
não me expliquei bem! Tenho a mota desligada mas o ponteiro do conta rotações fica nas 3000 rpm. Parece-me que algo avariou!!!
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Não há nada solto dentro do quadrante que prenda a agulha e não a deixe baixar mais?
Algum cabo/ficha desligado ou a fazer mau contacto? _pensador_
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Vou ter que desmontar para ver se está alguma coisa fora do sitio. Depois dou noticias!
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Boas,
não me expliquei bem! Tenho a mota desligada mas o ponteiro do conta rotações fica nas 3000 rpm. Parece-me que algo avariou!!!
Comigo aconteceu ao contrário. Com o motor parado, RPM - 0. / Velocímetro - 40 km/h. Em andamento, por exemp. 6.000 RPM 100 km/h. Ainda estava na garantia. Levou o painel frontal novo.
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Provavelmente avaria no quadrante..
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Provavelmente avaria no quadrante..
Geralmente acontecia quando o quadrante ficava exposto aos raios solares mais intensos. De vez em quando tapava o quadrante com um pano.
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Ainda assim tentaria a reparação do quadrante em casa especializada..
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Este fim de semana estive a ver o que pode estar na origem desta situação e continuo na mesma. Desliguei, limpei e voltei a ligar a ficha do quadrante e nada de novo. Alguém consegue dizer onde fica a válvula que liga ao conta rotações? Procurei mas não a encontrei. Desliguei várias fichas mas nenhuma era do conta rotações. Deixo um vídeo para perceberem o que acontece. Há demasiada rotação para a velocidade!
https://youtu.be/crYAoenBgNs (https://youtu.be/crYAoenBgNs)
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Este fim de semana estive a ver o que pode estar na origem desta situação e continuo na mesma. Desliguei, limpei e voltei a ligar a ficha do quadrante e nada de novo. Alguém consegue dizer onde fica a válvula que liga ao conta rotações? Procurei mas não a encontrei. Desliguei várias fichas mas nenhuma era do conta rotações. Deixo um vídeo para perceberem o que acontece. Há demasiada rotação para a velocidade!
https://youtu.be/crYAoenBgNs (https://youtu.be/crYAoenBgNs)
E rotação para rotação do motor? Esquecendo a velocidade que atinge a rotação medida aparenta corresponder ao regime de rotação real do motor? Já investigou sensor de rotação do motor e ligações ao mesmo? Versão de Injeção ou carburador?
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Penso que terá de haver um captor para perceber a rotação do motor poderá ser daí...mas é apenas uma hipótese
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E rotação para rotação do motor? Esquecendo a velocidade que atinge a rotação medida aparenta corresponder ao regime de rotação real do motor? Já investigou sensor de rotação do motor e ligações ao mesmo? Versão de Injeção ou carburador?
A rotação do motor e mais baixa do que mostra o ponteiro. Para ter uma ideia, por vezes vou a 80km/h e vou quase no red line. As ligações já dei uma vista de olhos e aparentam estar ok. A minha dúvida é onde é que está esse sensor de rotação do motor
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Penso que terá de haver um captor para perceber a rotação do motor poderá ser daí...mas é apenas uma hipótese
Eu não sei é onde é que ele se encontra no motor. Se alguém conseguisse dizer era fixe
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Já tentei procurar uma imagem para ser mais fácil localizar na mota mas não encontrei nada
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Já tentei procurar uma imagem para ser mais fácil localizar na mota mas não encontrei nada
A moto é de injeção electronica?
Injeção; ignição e RPMs não serão calculados na ECU? Ou seja, para garantir correcta ignição e injeção, a ECU tem que ter em conta o regime do motor, e se este trabalha sem problemas, só resta mesmo o painel de instrumentos, ou ligações ao mesmo.
É só mais uma ideia.
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A rotação do motor e mais baixa do que mostra o ponteiro. Para ter uma ideia, por vezes vou a 80km/h e vou quase no red line. As ligações já dei uma vista de olhos e aparentam estar ok. A minha dúvida é onde é que está esse sensor de rotação do motor
Na dúvida o melhor é seguir a cablagem.
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update...
depois de consultar um manual de serviço (versão injeção), acho que não existe um sensor especifico para a rotação do motor. o conta rotações deriva o sinal do comando da bobina de ignição proveniente da centralina.
ou seja:
se o motor funciona normalmente a avaria esta no quadrante.
se o motor esta com comportamento anomalo então a cetralina pode ser a fonte do problema ou pelo menos estar envolvida.
espero que ajude...
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update...
depois de consultar um manual de serviço (versão injeção), acho que não existe um sensor especifico para a rotação do motor. o conta rotações deriva o sinal do comando da bobina de ignição proveniente da centralina.
ou seja:
se o motor funciona normalmente a avaria esta no quadrante.
se o motor esta com comportamento anomalo então a cetralina pode ser a fonte do problema ou pelo menos estar envolvida.
espero que ajude...
Isso já me parece mais dispendioso..
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Esta versão da GTS 125 parece-me ser a de carburador, sem a óbvia centralina.
Qualquer semelhança será sempre o modelo SYM Joymax 250 ( carburador), cujo manual de oficina está na net.
Ignição transitorizada, avanço das rpm , carburador... tudo começa por aqui.
O taquimetro recebe informação por sinal/impulso.
Começaria pelo painel de instrumentos e procurar as fichas da cablagem desconecta-las e com algum cuidado passar abundantemente spray limpa contactos.
Remontar e verificar os pontos ( parafusos) de massa.
Este modelo é propenso a ganhar humidades no interior do painel (quadrante), situação esta documentada em alguns Diários de Bordo de há uma década para cá.
Não invalida que o painel esteja mesmo avariado, e se assim for... será caro, mas é importante suprimir esta variável.
A opinião de um concessionário será a ter em conta.
Boa sorte e vai deixando novidades.
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Obrigado a todos pela ajuda/opinião/conselho. Vou tentar sacar o quandarnte fora e ver com alguém especializado. Também que parece que o problema deve vir daí pois o motor está a trabalhar como sempre. Relógio suíço 🤣
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Mais relógios suíços não