Marcas de Maxiscooters => Yamaha => Tópico iniciado por: fastnet em 11 de Novembro de 2020, 15:52
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Aqui fica um video com opinião da N-Max 2021.
O modelo em análise é versão 160, em portugal é comercializada a versão 155.
Exceptuando a maior cilindrada a versão de 125 será idêntica.
Novo quadro, novo quadrante, novas rodas, maior depósito, ...
https://www.youtube.com/watch?v=i1NWDD4-94w&t=604s (https://www.youtube.com/watch?v=i1NWDD4-94w&t=604s)
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Já tinha estado a ler um artigo sobre ela, e fiquei com a sensação que o modelo anterior era mais atrativo. Reconheço que trás boas novidades, como a Smart Key, o pequeno porta luvas fechado, ou a tomada 12V, mas depois... Bem, depois apresenta o sistema stop&start, que tinha sido um dos motivos que me tinha levado a optar pela NMax, em vez da PCX, exatamente por não ter esse sistema. Fala-se num aumento da capacidade do depósito de combustível, de 0,5L. O que, com os consumos que faço, equivale praí a mais 15kms de autonomia. Irrelevante... E esteticamente, parece-me menos apelativa. A única coisa que deviam ter dado especial atenção, nesse campo, e não o fizeram, foi no escape, que acaba por destoar e sobressair demasiado, da scooter. Acho que já merecia uma proteção mais bonita, e uma ponteira final, cromada, ou, pelo menos, pintada numa tonalidade diferente da restante panela...
Enfim, vamos aguardar, para a poder ver ao vivo. Talvez seja melhor do que aparenta, para já...
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Sendo as duas marcas a liderarem o segmento das citadinas, é normal que se aproximem uma da outra em cada geração.
Esta versão da N-Max tem Start-Stop, a nova versão Pcx deve vir com novo motor de 4 válvulas...
A evolução na concorrência _pol_
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O quadrante está diferente de quando me lembro de a ter testado. _pol_
Tem algumas pequenas diferenças de design, mas é mais uma evolução do que revolução, o que se compreende perfeitamente.
Editado pois percebi depois que o interesse era não ter start-stop.
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Mas sempre teve...
Se bem sei em todas as suas gerações. :)
Sim, a PCX sempre teve, mas a NMax não tinha, e isso foi um dos motivos que me levou a optar pela Yamaha. O Start&Stop obriga a um tipo mais específico de bateria (e um pouco mais cara), e acho que não se justifica, aqui para a nossa pequena cidade de Évora.
Coincidência, ou não, já depois de ter a NMax, um dia parou um sr, numa PCX, ao pé de mim, ali nos semáforos da Serpa Pinto. O semáforo estava vermelho, parámos os dois, e a PCX lá fez o Stop. O semáforo passa a verde, aceleramos os dois, a NMAX arranca, e a PCX não faz o Start, para colocar o motor em andamento. Quando olhei pelo espelho, estava ele a empurrá-la, para sair da frente do trânsito...
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Editado pois percebi depois que o interesse era não ter start-stop.
Sim ;)
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Não é um problema específico da PCX, há outras Honda a empatar o trânsito :).
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A Nmax decididamente está no bom caminho.. _palmas_
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máquina muito interessante, que vê actualizados alguns aspectos menos conseguidos na versão anterior, como é bitola na generalidade das marcas _pol_
Dizer que tem os pneus mais lagos do segmento é que já esticar um pouco a corda...
grande potencial para discutir a liderança do segmento _pol_
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Boas pessoal nao sei se neste caso e em geral vem quase sempre com botao para desligar ( o start - stop) no meu caso pcx 2010 , com um piston de 64mm (kit yuminashi ) vs (51mm origem) é quase impossível andar com o start /stop ligado...
Ou seja eu nao uso , alias no meu percurso de 50/75 km diarios se parar 2 vezes é uma festa...
Mas o mal é como foi dito mais a cima, a bateria ba honda custa 100 e tal euros.. Por acaso comprei por 28€, ja vai fazer 3 anos, mas la esta o start / stop comigo esta arrumadinho..lol . outra coisa que leva a malta escolher a a nmax deve se ao facto da honda achar que o sistema de tambor é muito bom....lol e que os pneus fininhos á chuva sao top...lol porque eu acho que ambas as motas sao muito idênticas... ( a pcx 2021) também já traz smart key ... Acho que a escolha por mim recai no gosto de cada um ....
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A NMax e a PCX dominam, cada uma tem vantagens e desvantagens em relação á outra. Um dos pontos que a PCX se vangloriava era o start/stop que agora a NMax também tem.
Como na pcx era desligavel (espero que na NMax também) aquilo era inócuo, porque nós semáforos atrasava a saída um ou dois segundos se estivesse ligado.
Se for permanente será muito chato e um ponto contra.
As scooters citadinas não precisam de start/stop porque não estão paradas em filas e das poucas vezes que estão (semáforos) querem sair depressa
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Sò as duas novas versoes , porque acho que nas versoes que estavam em vigor a Nmax levava uma pequena vantagem ,nestas novas sò vendo.. :-?
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Sim, a Nmax atingia regra geral mais cerca de 10km/h que a PCX _pol_
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Sim, a Nmax atingia regra geral mais cerca de 10km/h que a PCX _pol_
Já nem vou sò por aì ,mas tinha travao disco atras , pneu mais largo ... a nivel de segurança sempre me pareceu melhor.
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Sim, a Nmax atingia regra geral mais cerca de 10km/h que a PCX _pol_
Os motores da yamaha sempre firam mais rotativos.... As hondas sempre foram motas para uma vida e fiáveis.. Nao quer fizer que nao exista na yamaha ... Mas todos se lembram que quem tinha Yamaha para fazer uma viagem teria de levar a lata do oleo do motor para fazer a viagem...
mas se formos por ai em relacao á yamaha andar mais .... Lol pcx gasta muito menos ..hahhahHHa
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Os motores da yamaha sempre firam mais rotativos.... As hondas sempre foram motas para uma vida e fiáveis.. Nao quer fizer que nao exista na yamaha ... Mas todos se lembram que quem tinha Yamaha para fazer uma viagem teria de levar a lata do oleo do motor para fazer a viagem...
mas se formos por ai em relacao á yamaha andar mais .... Lol pcx gasta muito menos ..hahhahHHa
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Filosofias diferentes kkk _lol_
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Yamaha para fazer uma viagem teria de levar a lata do oleo do motor para fazer a viagem...
Eu sempre fiz grandes viagens e nunca levei lata de oleo nem nunca acrescentei oleo entre as mudas _pol_
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Os motores da yamaha sempre firam mais rotativos.... As hondas sempre foram motas para uma vida e fiáveis.. Nao quer fizer que nao exista na yamaha ... Mas todos se lembram que quem tinha Yamaha para fazer uma viagem teria de levar a lata do oleo do motor para fazer a viagem...
mas se formos por ai em relacao á yamaha andar mais .... Lol pcx gasta muito menos ..hahhahHHa
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Já percebi que não posso ser indirecto... passo a explicar a minha observação...
- o companheiro moto2cool mencionou... "A NMax e a PCX dominam..." observação com a qual concordo e as vendas assim o demonstram _pol_
- o companheiro davisantos respondeu... " Só as duas novas versões , porque acho que nas versoes que estavam em vigor a Nmax levava uma pequena vantagem ,nestas novas sò vendo.." observação à qual ironizei uma vez que sendo ambas líder do segmento, em vendas, a PCX ao contrário do mencionado leva alguma vantagem, sendo que em minha opinião são ambas top para a sua finalidade (cidade pura e dura).
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Já percebi que não posso ser indirecto... passo a explicar a minha observação...
- o companheiro moto2cool mencionou... "A NMax e a PCX dominam..." observação com a qual concordo e as vendas assim o demonstram _pol_
- o companheiro davisantos respondeu... " Só as duas novas versões , porque acho que nas versoes que estavam em vigor a Nmax levava uma pequena vantagem ,nestas novas sò vendo.." observação à qual ironizei uma vez que sendo ambas líder do segmento, em vendas, a PCX ao contrário do mencionado leva alguma vantagem, sendo que em minha opinião são ambas top para a sua finalidade (cidade pura e dura).
Concordo contigo ,para a finalidade são as duas melhores opçoes ,quando referi que a nmax levava uma pequena vantagem não era em vendas que aì a pcx bate toda concorrencia ,mas sim em segurança e é a minha opiniao a nivel pessoal , escolhendo uma ou outra acho que se fica sempre bem servido . _pol_
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Eu sempre fiz grandes viagens e nunca levei lata de oleo nem nunca acrescentei oleo entre as mudas _pol_
Tambem tenho yamaha e nunca tive stress com.os oleos..mas as fzr era mato a história dos oleos... Mas é como em tudo á bons e maus , a favor e contra...
Nao estou a defender a honda porque tenho.... Alias tenho yamaha à 13/14 anos...
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A Tracer gasta óleo sim, se andarmos sempre a apertar com ela, nota-se.
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Para gastar óleo está a Suzuki, cada viagem consome sempre são as moelas, os rissóis, as bifanas a pingar,o pernil, etc.
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Já para não falar na cerveja que todas elas consomem.
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A Tracer gasta óleo sim, se andarmos sempre a apertar com ela, nota-se.
Ninguem falou especificamente da tracer, falou-se em motores Yamaha _pol_
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Ninguem falou especificamente da tracer, falou-se em motores Yamaha _pol_
É o meu testemunho. Por vezes os proprietários omitem os factos e aqui sabem que eu não o faço.
O meu vw também gasta.
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Uma coisa entre revisoes o nivel baixar um pouco ,outras é desaparecer.
So tive um motor e era japonês, de carro, a gastar oleo,tratei dele e deixou de o gastar,como sempre me ensinaram, maus tratos,maus oleos,etc....quem paga é a mecânica.
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É o meu testemunho. Por vezes os proprietários omitem os factos e aqui sabem que eu não o faço.
O meu vw também gasta.
Gastar oleo....a Tmax não gasta mas a Vespa é bebada.... _lool_ aqueles motores italianos quando se apertam.... _vinho_
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O consumo de óleo seja em máquina for se for residual não há problema nenhum.
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Uma vez coloquei aqui uma citação que dizia que perder óleo era um bom sinal (acho que era de uma HD)
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Uma vez coloquei aqui uma citação que dizia que perder óleo era um bom sinal (acho que era de uma HD)
Uma Harley só perde óleo para marcar território... são inúmeros os "memes" que o confirmam!!!!
(https://xv1700.files.wordpress.com/2010/04/ty1.jpg)
- Na generalidade qualquer motor tem de consumir óleo, mas é praticamente residual.
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Perder é uma coisa, consumir é outra _lol_
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Por acaso, tenho visto alguns proprietários de Nmax a dizerem que elas baixam o nível de óleo, entre revisões. Já li casos de terem mesmo de adicionar algum, a meio, porque baixam bastante o nível. A minha, até agora, ainda não o fez (também, tem pouco mais de 3.000kms). Onde me está a surpreender, é nos consumos! Hoje fiz cerca de 60kms em IP, a uma velocidade constante, entre os 95 e os 105km/h. Dei-me ao trabalho de medir bem os consumos, e aquilo veio a fazer acima de 3,5L! Peso pouco mais de 90kg, tenho 1,78m, e ainda me dei ao trabalho de sacrificar as costas, ao tentar esconder-me um pouco, atrás do vidro... :-[
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Por acaso, tenho visto alguns proprietários de Nmax a dizerem que elas baixam o nível de óleo, entre revisões. Já li casos de terem mesmo de adicionar algum, a meio, porque baixam bastante o nível. A minha, até agora, ainda não o fez (também, tem pouco mais de 3.000kms). Onde me está a surpreender, é nos consumos! Hoje fiz cerca de 60kms em IP, a uma velocidade constante, entre os 95 e os 105km/h. Dei-me ao trabalho de medir bem os consumos, e aquilo veio a fazer acima de 3,5L! Peso pouco mais de 90kg, tenho 1,78m, e ainda me dei ao trabalho de sacrificar as costas, ao tentar esconder-me um pouco, atrás do vidro... :-[
95-105km/h é muito próximo da velocidade máxima da Nmax. Não há milagres...
Para andares nessas velocidades e fazeres bons consumos, precisas de uma 250cc-300cc.
Posso-te dizer que a essas velocidades, na minha NC 750X faço ligeiramente menos do que 3,5L/100km
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Por acaso, tenho visto alguns proprietários de Nmax a dizerem que elas baixam o nível de óleo, entre revisões. Já li casos de terem mesmo de adicionar algum, a meio, porque baixam bastante o nível. A minha, até agora, ainda não o fez (também, tem pouco mais de 3.000kms). Onde me está a surpreender, é nos consumos! Hoje fiz cerca de 60kms em IP, a uma velocidade constante, entre os 95 e os 105km/h. Dei-me ao trabalho de medir bem os consumos, e aquilo veio a fazer acima de 3,5L! Peso pouco mais de 90kg, tenho 1,78m, e ainda me dei ao trabalho de sacrificar as costas, ao tentar esconder-me um pouco, atrás do vidro... :-[
De qualquer forma acho esse consumo elevado, tens conhecimento de máquinas iguais a fazer esse consumo?
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95-105km/h é muito próximo da velocidade máxima da Nmax. Não há milagres...
Para andares nessas velocidades e fazeres bons consumos, precisas de uma 250cc-300cc.
Posso-te dizer que a essas velocidades, na minha NC 750X faço ligeiramente menos do que 3,5L/100km
Sim, já esperava consumos altos. Aliás, quando a adquiri, já sabia que fazia consumos superiores à PCX. Uso-a sobretudo para lazer, e faço poucos kms por ano, por isso, não é algo que me pese muito na carteira. Mas esperava coisas aí dentro dos 2,5 a 3L...
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De qualquer forma acho esse consumo elevado, tens conhecimento de máquinas iguais a fazer esse consumo?
Tenho lido aqui, e em grupos no Facebook, de pessoal a dizer que faz 2,5L, 2,8L... Agora, 3,5L devo ser o primeiro...
Já pensei se terá contribuído para isso, o facto de ter metido gasolina simples 95 (em Portel, era essa, ou 98 advance)...
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Quando um motor anda perto do seu limite máximo o consumo de combustível sobe. ( e o de óleo fica mais provável)
Como foi dito para velocidades dessas em regime de conforto do motor teria que ter mais alguma capacidade disponível.
Mas nada que não faça
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Poderá ser de a ter puxado muito perto das capacidades máximas dela..
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Depois desta tirada, até me esqueci de ver o nível do óleo... A ver se amanhã vejo.
Pois, os consumos também se podem justificar com o facto de vir "quase a fundo". Mas devo dizer que, consumos à parte, portou-se lindamente, apesar do regime. Só num momento, experimentei levá-la aos 115km/h de top speed. De resto, veio sempre bem, ainda ali com uma pequena de acelerador...
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Depois desta tirada, até me esqueci de ver o nível do óleo... A ver se amanhã vejo.
Pois, os consumos também se podem justificar com o facto de vir "quase a fundo". Mas devo dizer que, consumos à parte, portou-se lindamente, apesar do regime. Só num momento, experimentei levá-la aos 115km/h de top speed. De resto, veio sempre bem, ainda ali com uma pequena de acelerador...
Então é isso, no limite ou perto do limite gasta mais claro.
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Fica o video da Yamaha.
A nova integração com uma app tem umas funções interessantes.
Uma grande mais valia para muita gente, seguramente.
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Está gira a nmax 2021..
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Boas a todos.
Mera curiosidade, mas a Nmax 155 não dá para conduzir com carta de carro apenas, ou dá?
Obg desde já.
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Boas a todos.
Mera curiosidade, mas a Nmax 155 não dá para conduzir com carta de carro apenas, ou dá?
Obg desde já.
Não
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Obg
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Fui ver a nmax de 2021, dá a sensação de que é maneirinha, tive a sensação de que se manobra bem, é leve, vou um destes dias dar uma volta e ver se convence. Avisaram-me logo de que os stocks estão curtos e os prazos de espera estão dilatados (falta de chips). Não me pareceu nada má, mas lá está é mota de cidade. Avisaram também que com a carta de carro dá para andar com uma de cilindrada superior, mas de 3 rodas (estilo a tricity) coisa que desconhecia.
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Fui ver a nmax de 2021, dá a sensação de que é maneirinha, tive a sensação de que se manobra bem, é leve, vou um destes dias dar uma volta e ver se convence. Avisaram-me logo de que os stocks estão curtos e os prazos de espera estão dilatados (falta de chips). Não me pareceu nada má, mas lá está é mota de cidade. Avisaram também que com a carta de carro dá para andar com uma de cilindrada superior, mas de 3 rodas (estilo a tricity) coisa que desconhecia.
a tricity carta B pois é homologada como triciclo, logo carta de carro.
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Fui ver a nmax de 2021, dá a sensação de que é maneirinha, tive a sensação de que se manobra bem, é leve, vou um destes dias dar uma volta e ver se convence. Avisaram-me logo de que os stocks estão curtos e os prazos de espera estão dilatados (falta de chips). Não me pareceu nada má, mas lá está é mota de cidade. Avisaram também que com a carta de carro dá para andar com uma de cilindrada superior, mas de 3 rodas (estilo a tricity) coisa que desconhecia.
Sim , com a carta B até a tricity 300 podes conduzir..
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Já tive as duas, aqui no Brasil a PCX é 150 e a NMax é 160. Quanto ao consumo de combustível, a diferença á irrisória, mas notei que a NMax tem melhor arrancada e velocidade final maior. O espaço sob o banco da PCX é maior e sempre desliguei o start-stop porque achava dispensável. Quanto aos pneus, realmente os da NMax proporcionam conforto extra em pisos irregulares. E, por aqui, a manutenção da Yamaha é mais barata.
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Tenho lido aqui, e em grupos no Facebook, de pessoal a dizer que faz 2,5L, 2,8L... Agora, 3,5L devo ser o primeiro...
Já pensei se terá contribuído para isso, o facto de ter metido gasolina simples 95 (em Portel, era essa, ou 98 advance)...
também leio muita coisa acerca dos consumos, e nada corresponde ao que a minha xmax125 faz :)
nunca consegui baixar dos 3.1 seja em cidade ou estrada _confuso_ …e ando nas calmas…já pensei se ela não terá algum problema lol
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Geralmente motores de baixa cilindrada consomem mais em rodovia, onde rodam perto da faixa máxima de giros. Na minha cidade o consumo da NMax era de 2,6 l/100km e da PCX, 2,4. Mas entendo que a topografia e o fluxo de tráfego influem bastante no consumo. Jundiaí tem longas avenidas com pequena inclinação e poucos semáforos, proporcionando fluxo livre.
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A topografia e o tráfego influenciam, e o estilo de condução também
Na pcx médias de 2,3 são normais sem AE.
Colocar gasolina 95 não altera valores de consumo, na minha humilde opinião, o excesso de octanas da 98 vão para o contentor do desperdício
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relativamente a consumos de depois de 2 meses e meio e pouco mais de 8000 km´s feitos em cidade estrada e autoestrada quase repartidamente de forma igual concluo que a Nmax faz media de 2.4, só cidade 2.1 até faz 2.0 com a condução normal sem aqueles arranques nos sinais e gerindo a desaceleração sem necessidade de ir a abrir e depopis travar a fundo em cima do sinal, agora quando vamos para autoestrada 2.8 a 3 e não baixo disso mas também a fazer medias de velocidade a rondar os 100 km/h o que mesmo assim comparando ao carro a gasóleo sempre é menos de 1,5l.
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Parecem médias normais com os diferentes tipos de utilização..