Marcas de Maxiscooters => Comparativos => Dúvidas na Escolha => Tópico iniciado por: ibacelar em 01 de Junho de 2017, 02:00
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Olá a todos,
Sou muito "virgem" nesta coisa das motos, scooters, maxi-scooters...
Peço-vos paciência, mas acima de tudo ajuda.
Sou um "jovem" de 32 anos que sempre conduzio carro, e por circunstâncias da vida, tive de dar uma volta em vários tópicos do dia-a-dia, passando também pela viatura com que me desloco.
Vivi em Ibiza uns anos e lá deslocava-me de 125, mas de pouco ou nada de comparação serve.
Vou passar de uma carrinha Mercedes C250 para uma scooter! :S
Vivo em Massamá e desloco-me diariamente para Lisboa, sendo que faço nunca menos de 30/50Km diários, muitas vezes com pendura, e daí a minha escolha recair sobre uma maxi-scooter.
Estou muitoo inclinado para a SYM GTS 125i, apesar de muita gente me querer inclinar para a afamadas PCX.
Preciso de saber a vossa opinião!
Sobre o quê?
Tudo!
Se estou a tomar a escolha certa na aquisição da scooter certa, conselhos, tudo, tudo, é bem-vindo!
Aquisição proposta:
SYM GTS 125i - 4.559€ (Nova)
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Por esse preço preferia uma honda forza usada em stand com garantia,sym nova desvaloriza muito. Pcx para pendura fica curto mas 30km faz se bem, mas para pendura uma maxi sem dúvida.
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Para andar com pendura uma maxi é inevitável. Quanto ao modelo e marca sugiro que faças testes para avaliares uma em que te sintas confortável assim como o(a)pendura.
Forza, Burgman ou X-Max, são excelentes opções e no mercado dos usados em stand costumam ter óptimas propostas.
Boa escolha.
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Eu comprei uma Forza 125 usada por 4000 com 3000kms e não me arrependo em nada da compra.
Acho que é fundamental fazeres um test-ride e verificar qual a melhor para ti, porque por esse valor encontras muitas boas alternativas
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Não poço queixar da minha Joaninha SYM GTS 125 i .faço 18 km AE sem problemas com o vento laterais ( esta semana foi demais ) . Com PCX teria alguma dificuldade andar 95 a 100.
Por esses valores a Forza e uma das que eu escolheria .já fiz um teste drive 5* .
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Eu também ia para uma Forza 125cc
Tenho uma SYM 125 GTS ABS ano 2015, estou muito satisfeito com ela, bom comportamento e muito manobrável em curvas e tudo, apenas com 4500km, mas depois ter ter visto a Forza fiquei com o bixinho de um dia poder a vir ter uma _corado_
Ainda vendo a minha para comprar uma Forza ;D
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Daquilo que te referem e irão escrever por aqui, para além do que deverás ler sobre os dois modelos que te interessam, irás descobrir que os modelos são diferentes: da proteção aerodinâmica por exemplo aos custos de manutenção.
É uma questão de comparares de do tamanho da tua carteira.
Pelo que leio irás fazer deslocações diárias todo o ano no percurso casa/emprego/casa numa das mais congestionadas vias de Lisboa.
Precisas de leveza e agilidade, mas igualmente espaço de arrumação e proteção.
Não te indico modelo a escolher, recomendo-te ir ver as duas, sentar e se possível conduzir. Ver custos de manutenção, consumos, etc. etc.
Eu pessoalmente prefiro veículos com ABS, dos modelos que apresentas como opção apenas um o tem.
Equipamento e proteções.
Se com o básico(capacete-obrigatório, luvas e blusão) terás uma convivência sã com o teu veículo. No entanto e na minha opinião, o uso diário de um veículo de duas rodas durante todo o ano e nos grandes centros urbanos, aumentam o risco de infortúnios, pelo que deve considerar a compra de material adicional: proteções, calças, calçado adequado (e não é preciso ser de motociclista), atenção aos blusões de 4 estações (para mim isso não existe na ordem de preços até os 200€): ou muito calor no verão ou entrada de água numa chuvada a sério e dificuldade de secar de um dia para o outro.
Isto é a minha experiência pessoal, outros terão outras experiências e até maiores do que a minha daí ser por demais importante a leitura dos DB, não só pelas máquinas mas pela vivência em duas rodas.
E tu como "virgem" nestas andanças a "tempo inteiro" toda a informação é bem vinda... e irás sempre aprendendo na vivência com a máquina.
Dito isto tudo e regressando ao inicio, deverás ter em conta a tua carteira, considerando que a compra de um veículo de duas rodas com o intuito de poupança de dinheiro, implicará as contas bem feitas.
Desculpa a racionalidade que impus ao meu discurso, mas posso dar-te uma opinião numa forma mais emocional e dizer-te que andar de scooter/maxi/mota liberta-te da jaula de 4 rodas que tens andado em filas no percurso casa/trabalho/casa.
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Uma sym gts já custa 4500€??! _confuso_ _confuso_
5000€ por uma 125!? _lol_ só para ricos!!! _lol_ _lol_
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Uma sym gts já custa 4500€??! _confuso_ _confuso_
5000€ por uma 125!? _lol_ só para ricos!!! _lol_ _lol_
Agora que existe a lei de quem não tem carta pode conduzir 125cc eles aproveitaram-se logo para se esticarem nos preços _lol_ _lol_ _lol_
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Se estás a começar tenta procurar em stands de confiança um modelo usado. Há probabilidade de começares a gostar e quereres uma coisa mais ambiciosa, ou podes tirar a carta A e não ficas por 125cc, ou podes não gostar da experiência e vendes ou ficas com ela parada na garagem. Em qualquer caso uma usada reduz-te imenso as perdas e ficas mais livre para fazeres asneiras, como deixar cair a scooter, etc.
Quanto ao modelo, todos fazem o que tu queres, uns são melhores para furar filas de trânsito (pcx) outras para AE (GTS). Não compres sem experimentar.
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Agora que existe a lei de quem não tem carta pode conduzir 125cc eles aproveitaram-se logo para se esticarem nos preços _lol_ _lol_ _lol_
_lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _convivio_
A parte mais engraçada e que quando comprei uma 125, a Sym custava em números redondos 2500/2700 €
Alguém está a ganhar mais....
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_lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _convivio_
A parte mais engraçada e que quando comprei uma 125, a Sym custava em números redondos 2500/2700 €
Alguém está a ganhar mais....
Pois agora custam 4100€ e dão 5 anos de garantia ou 100.000 km
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Pareço a velha no anuncio do Continente a dizer: "no meu tempo, um kilo de batatas custava 25 tostoes" _Zang_ _Zang_
4100... _lol_ alguém se esta a encher de dinheiro... _reg_
Agora percebo o porque dos números do PIB do Centeno _lol_
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Companheiro, se conseguires encontrar uma Forza usada / semi-nova nao penses 2 vezes. Acho que vale muito mais a pena em comparação com a Sym.Vais muito bem servido e nao te vais arrepender ;-)
Boa sorte e boa escolha,
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Desde já obrigado a todos pela forte ajuda, ainda não tomei a decisão final, quero ver se esta semana decido, vou tentar ir a um stand Honda experimentar a Forza devido às diversas opiniões.
A nível mecânico, custos de manutenção é melhor?
Mais opiniões são bem-vindas, todas e sobre tudo, sou mesmo um menino nesta praia! :)
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Companheiro, tens um topico específico para a Honda Forza 125. Da uma olhadela porque tens la muita informação sobre a Forza _pol_
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Concordo que a Forza é uma scoter top , mas a nova gts não é nada de se deitar fora , na minha opiniao devias fazer teste drive e ver em qual das máquinas te sentes melhor , e ver qual o melhor negocio que te propoem , ofertas dos stands etc .
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Agora que existe a lei de quem não tem carta pode conduzir 125cc eles aproveitaram-se logo para se esticarem nos preços _lol_ _lol_ _lol_
Sem a mínima dúvida, é um preço absurdo para uma 125.
Não vão roubar para a estrada, não é preciso, já lá estão!!!!!
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Sem a mínima dúvida, é um preço absurdo para uma 125.
Não vão roubar para a estrada, não é preciso, já lá estão!!!!!
O aumento de preços tem-se sentido na generalidade das cilindradas e marcas. Quem andava de 125cc e tirou entretanto a carta A fez aumentar a procura dos restantes motociclos. Concordo que alguém se anda a encher, e não é pouco!
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Se tens dinheiro e não pensas em subir de cilindrada Forza ou Xmax é o ideal, plano de manutenção mais alargado do que a sym, desvaloriza muito menos que uma sym, qualidade e acabamentos melhores.
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Se tens dinheiro e não pensas em subir de cilindrada Forza ou Xmax é o ideal, plano de manutenção mais alargado do que a sym, desvaloriza muito menos que uma sym, qualidade e acabamentos melhores.
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Nas novas SYM a revisão é aos 6000 mil, na altura ainda questionei e confirmaram-me.
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Quando saiu a Forza 125, fiz um test-drive e gostei muito.
Na altura acabei por comprar a Sym GTS pois foi um bom negócio em 2a mão e estava longe desses preços... E apesar de ter gostado muito da SYM, se tivesse que optar caso os valores fossem próximos, sem duvida a Forza.
Depois tirei a carta e pronto, fui para outras cilindradas :)
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Obrigado a todos!
Ainda não tive oportunidade de ir "visitar" a forza.
Se não for pertinente estar a pedir conselhos de dia-a-dia na condução por muito básicos que vos possam parecer, agradeço.
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Boas!
Fui hoje à Honda, marquei rest-drive para amanhã, nos reviews, a Honda de um modo geral ganha sempre. No entanto prende-se a questão de valores.
Através de um bom co tacto consegui fechar a Gts nova por 4140€, já a Forza, fica em 4910€.
A grande questão aqui prende-se, até que ponto estes quase 1000€ se justificam.
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Companheiro,
se todas as reviews apontam num sentido, creio que a resposta está dada.
No entanto a GtsI é uma boa máquina, certamente que farás muitos e bons kilometros com ela _pol_
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Boas!
Fui hoje à Honda, marquei rest-drive para amanhã, nos reviews, a Honda de um modo geral ganha sempre. No entanto prende-se a questão de valores.
Através de um bom co tacto consegui fechar a Gts nova por 4140€, já a Forza, fica em 4910€.
A grande questão aqui prende-se, até que ponto estes quase 1000€ se justificam.
Depende de vários factores, sendo que o principal é a tua percepção sobre se a qualidade de uma face à outra justifica ou não a diferença de preço.
Alguns factos que te posso adiantar sobre as duas:
Revisões:
- 1ª revisão aos 1.000km (igual para ambas)
- Revisões seguintes, ambas de 6000 em 6000.
- A Honda troca de correia aos 24.000km (segundo o manual da mota). No caso da SYM não sei.
Consumos, são semelhantes entre ambas, embora a Honda costume apresentar algumas décimas a menos que a SYM.
(honda: https://www.spritmonitor.de/en/overview/18-Honda/0-All_models.html?exactmodel=forza%20125&powerunit=2) Média de 2,51 L/100km
(SYM: https://www.spritmonitor.de/en/overview/104-SYM/0-All_models.html?exactmodel=GTS%20125i&powerunit=2) Média de 3,25 L/100km
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Depende o peso do condutor xD a gts evo a revisão da correia era aos 12 mil, se puderes dar a diferença dos 1000€ vais ver que desvaloriza menos se a quiseres vender daqui a 2/3 anos
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É oficial!
Quase prestes a fechar o negócio da GTS, eis que surge a luz ao fim do túnel!
Forza moto de serviço na Santogal - 4600€ / Fevereiro de 2017 - 2000 e poucos kilometros.
Decisão tomada, Forza!
Levanto a viatura sexta e partilho convosco.
Vem agora a segunda parte, capacetes, casacos, luvas...
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Atenção companheiro essa Forza é maquina , mas esses 2000 Km iniciais foram feitos , por varias pessoas com varios tipos de condução.
Acho que é máquina para aguentar na boa , mas é o periodo crucial para o motor .
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Atenção companheiro essa Forza é maquina , mas esses 2000 Km iniciais foram feitos , por varias pessoas com varios tipos de condução.
Acho que é máquina para aguentar na boa , mas é o periodo crucial para o motor .
humm..."rodagens.."
Tenho uma Mt-09 com 35 mil kms em que os primeiros 3500kms foram rodados como mota de serviço e que deve ter aguentado estafas bem piores..curiosamente entre as várias marcas e modelos que já tive é aquela que com precisamente os mesmos kms das poucas que não me deram quaisquer problemas. Zero.
Força nessa Forza, ela quer é quilómetros.
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Já é o modelo europeu 4 ou o anterior?
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Parabéns pela compra e bem-vindo ao mundo das Forza
O equipamento também é muito importante. Boa escolha
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Já vi que vou tarde, lol, eu na altura andava em dúvida pela gts, xmax,forza. A gts tive medo da desvalorização, a forza não me adaptei ao banco pois achei o mt duro e com 3 dígitos medidos na balança cá de casa o que acaba por sofrer são as minhas Costas. Para ajudar a minha pendura tb não gostou mt do conforto do banco da forza e avisou me logo que por ela não comprava a mota por se sentir desconfortável. Experimentamos então por fim a X Max e ficamos satisfeitos. Custou a dar os 4...€ mas 3600km depois em 8 meses e estamos os 2 maravilhados. Não é a diaba das motas bem porque ela pesa 160kg e eu mais a minha co-piloto fazemos outro tanto logo no há milagres numa montada 125cc.
O Mais importante é que vamos a todo lado nela sem restrições e uma vez por semana lá calha fazer um passeio nela nunca a baixo dos 100km sempre de sorrisos no rosto.
Parabéns pela tua compra e boa sorte amigo.
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