Geral => Segurança => Tópico iniciado por: Ferro em 29 de Setembro de 2011, 15:29

Título: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Ferro em 29 de Setembro de 2011, 15:29
Curvar com scooter é diferente de curvar com outro tipo de moto?


Sim. Tendo em conta o diâmetro das rodas que é mais reduzido, o centro de gravidade e a posição de condução, é, sem dúvida, diferente a arte de curvar quando se circula numa scooter.
Existem vários casos relatados de motociclistas experientes que após circularem milhares de quilómetros em motas de roda alta e motor central, acabam por cair nas primeiras curvas que fazem numa scooter.
É necessária uma fase de habituação para se fazer a transição segura entre estes dois tipos de veículos - Imagens 1 e 2.



(https://dl.dropboxusercontent.com/u/51693170/CPM/mota.png)
Imagem 1 – Características gerais de um motociclo comum.


(https://dl.dropboxusercontent.com/u/51693170/CPM/scooter.png)
Imagem 2 – Características gerais de uma maxiscooter.

Etapas da curva

Em curva, condutor e scooter estão sujeitos à ação da força centrífuga, que tende a empurrá-los para fora da estrada – imagem 3.

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/51693170/CPM/centrifuga.gif)
Imagem 3 – Força centrífuga.

Para contrariar essa tendência é necessário inclinar a scooter de forma a mudar ligeiramente o centro de gravidade, garantindo assim a manutenção do equilíbrio e da trajectória.


São QUATRO os passos básicos para curvar:

1. Reduzir - Nunca entrar em excesso de velocidade numa curva. Tenha o cuidado de desacelerar e, se for caso disso, travar ligeiramente antes da curva. Não se deve travar durante uma curva, mas, caso isso seja inevitável, não travar bruscamente e de uma só vez. Deverá dar leves apertos na manete de travão, corrigindo a trajectória do veículo.


2. Olhar - Usar a cabeça e os olhos para direccionar a sua trajectória e não os ombros. Olhar através da curva para o ponto onde quer chegar, mantendo os olhos dirigidos para a linha de horizonte, evitando olhar para o chão. Este procedimento facilita muito a manutenção de trajectórias seguras e estáveis.

3. Inclinar - Para virar, a scooter tem de se inclinar.Para inclinar a scooter, empurre ligeiramente o guiador na direção da curva.

Empurrar o guiador para a direita + inclinar para a direita + virarpara a direita.
Empurrar o guiador para a esquerda + inclinar para a esquerda  + virar para a esquerda.

As velocidades mais elevadas ou curvas mais apertadas exigem um ângulo de inclinação maior. Em curvas normais, o condutor e a scooter funcionam como um só e devem inclinar-se juntos no mesmo sentido – imagem 4.


(https://dl.dropboxusercontent.com/u/51693170/CPM/curvas%20a%20velocidade%20normal.png)
Imagem 4 – Curvas a velocidade normal.


Em curvas mais lentas, o truque é inclinar só a scooter e manter o corpo direito – imagem 5.
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/51693170/CPM/curvas%20a%20BAIXA%20velocidade.png)
Imagem 5 – Curvas a baixa velocidade.

4. Recuperar lentamente velocidade - Evitar desacelerar enquanto estiver em curva. Manter ou aumentar muito ligeiramente a velocidade vai estabilizar a suspensão e melhorar o controlo global. Acelere gradualmente assim que atingir o final da curva. A trajectória do veículo deve ser adequada à curva - Imagens 6 e 7.


(https://dl.dropboxusercontent.com/u/51693170/CPM/curva%20direita.png)
Imagem 6 – Curvas à direita.


(https://dl.dropboxusercontent.com/u/51693170/CPM/curva%20esquerda.png)
Imagem 7 – Curvas à esquerda.
 
Fontes:
www.hondapilotomais.com.br (http://www.hondapilotomais.com.br)
http://www.arranques.com.br/dicas_de_direcao_defensiva.htm (http://www.arranques.com.br/dicas_de_direcao_defensiva.htm)
http://www.beginnerbikers.org/showthread.php?32043-Experimental-Motorcycle-Dressage(or-parking-lot-practice-exercise(s)-for-beginners)/page21 (http://www.beginnerbikers.org/showthread.php?32043-Experimental-Motorcycle-Dressage(or-parking-lot-practice-exercise(s)-for-beginners)/page21)
http://www.motoseguranca.com.br/manual7_03.html (http://www.motoseguranca.com.br/manual7_03.html)
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Afonso em 29 de Setembro de 2011, 15:36
Ferro!

Tópico muito útil. "thanks"!

Abraço e boas curvas.
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: _AXE_ em 29 de Setembro de 2011, 16:06

Mt Bom !!  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Bom trabalho !!  _pol_ _pol_ _pol_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: ffmarques em 29 de Setembro de 2011, 16:23
Muito bom.  _palmas_ Informação muito útil.  _palmas_

Como sempre, Ferro no seu melhor.  _lool_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: José Paulo em 29 de Setembro de 2011, 17:32
Pequenos pormenores, que por vezes até achamos insignificantes ou ridículos,

mas que nos podem salvar a vida.

Obrigado pela partilha

Cumprimentos

J. P.
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: PALMABLUE em 29 de Setembro de 2011, 18:26
INFORMAÇÃO! _pol_
Obrigado. Muito bom.
Um abraço
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Cristina Marques em 29 de Setembro de 2011, 18:50
Boas


Eu tenho mais dificuldade em curvar para a direita

temos sempre um lado pior  :'(  :'( :'( :'( :'( acho eu mas para a direita será????

Qual o lado mais dificil para vocês (se é que tem algum ) claro  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: _AXE_ em 29 de Setembro de 2011, 19:57
Boas


Eu tenho mais dificuldade em curvar para a direita

temos sempre um lado pior  :'(  :'( :'( :'( :'( acho eu mas para a direita será????

Qual o lado mais dificil para vocês (se é que tem algum ) claro  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_


ALugas uma motinha e vais para a areia macia (tipo praia) e vais aprender a curvar e a cair  _lol_ , vais ver que depressa te passa esse receio dos lados de queda  _lool_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Pianoman em 29 de Setembro de 2011, 20:28
Obrigado pela utilíssima informação !

Já me tinha interrogado sobre esta questão precisamente. Agora a minha dúvida está esclarecida.

Mas...tenho outra pergunta:
Qual é o mal/problema de fazer curvas a velocidade normal com a inclinação do condutor DIFERENTE da inclinação da mota, ou seja, a mota está inclinada na direcção da curva e o condutor está direito ou até ligeiramente inclinado para o lado oposto.
Que consequências pode ter esta linda posição?

Cumprimentos.
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: nunoc em 29 de Setembro de 2011, 22:39
Muito bom Ferro!

 _pol_ _pol_ _pol_ _pol_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Tourister em 29 de Setembro de 2011, 22:45
Óptimo tópico  _pol_

Muito obrigado amigo Ferro _palmas_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Ferro em 29 de Setembro de 2011, 22:52
Qual é o mal/problema de fazer curvas a velocidade normal com a inclinação do condutor DIFERENTE da inclinação da mota, ou seja, a mota está inclinada na direcção da curva e o condutor está direito ou até ligeiramente inclinado para o lado oposto.
Que consequências pode ter esta linda posição?
Deixo a minha opinião...
Quando fazes uma curva a velocidade normal estás sujeito à força centrífuga que te "empurra" no sentido contrário ao da curva. Se não contrariares esta força deslocando a mota e o teu corpo em sentido contrário, poderás ter consequências ao nível da trajetória e do equilíbrio.
A trajetória poderá ser mais aberta e impelir-te para fora da estrada ou para a faixa contrária, consoante o sentido da curva seja para a esquerda ou para a direita, respectivamente.
O equil'ibrio pode ficar comprometido pois não estás em coerência com a inclinação da mota.
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: ZEIDEIAS em 29 de Setembro de 2011, 23:02
Muito bom _pol_ _palmas_!!!...Companheiro Ferro, são sempre uteis e importantes estas dicas sobre a condução, principalmente para aquele pessoal mais jovem (e não só) que pela sua erreverencia propria da juventude se julga o melhor conductor mundo, e que muitas vezes exagera especialmente nas abordagens ás curvas, e ás vezes acontecem os acidentes, por vezes fatais.

Abraço e continuação de boas curvas scooter_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: _AXE_ em 29 de Setembro de 2011, 23:06
Obrigado pela utilíssima informação !

Já me tinha interrogado sobre esta questão precisamente. Agora a minha dúvida está esclarecida.

Mas...tenho outra pergunta:
Qual é o mal/problema de fazer curvas a velocidade normal com a inclinação do condutor DIFERENTE da inclinação da mota, ou seja, a mota está inclinada na direcção da curva e o condutor está direito ou até ligeiramente inclinado para o lado oposto.
Que consequências pode ter esta linda posição?

Cumprimentos.
Deixo a minha opinião...
Quando fazes uma curva a velocidade normal estás sujeito à força centrífuga que te "empurra" no sentido contrário ao da curva. Se não contrariares esta força deslocando a mota e o teu corpo em sentido contrário, poderás ter consequências ao nível da trajetória e do equilíbrio.
A trajetória poderá ser mais aberta e impelir-te para fora da estrada ou para a faixa contrária, consoante o sentido da curva seja para a esquerda ou para a direita, respectivamente.
O equil'ibrio pode ficar comprometido pois não estás em coerência com a inclinação da mota.


Força centrífuga / versos / centro de gravidade .....

isso diz tudo .....
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Hugo Tavares em 29 de Setembro de 2011, 23:22
Excelemte topico

Os meus parabens  _palmas_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: BCarvalho em 30 de Setembro de 2011, 21:45
Obrigado Ferro,

Excelente tópico, bem detalhado e ilustrado. Este tipo de informação é sempre importante.

Abraços  scooter_

Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: ZeZeZoom em 01 de Outubro de 2011, 11:03
Concordo com os posts anteriores, nunca é demais este tipo de informação e as imagens são muito esclarecedoras. Muito obrigado. _pol_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: kota em 01 de Outubro de 2011, 16:01
Companheiro Ferro, imagina-te montado na tua MaxiScooter a fazer uma curva, mas a máquina tende levar-te para a faixa contrária, que fazer?
AbraçoKota
P.S. - Isto é muito importante.
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: vasco em 01 de Outubro de 2011, 17:31
bom assunto as curvas de  scooter_  , agora todo o cuidado  _policia_  é pouco com gasóleo/ oleos   _vinho_  derramados , parece manteiga   _confuso_

boas curvas de  scooter_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: almeida em 01 de Outubro de 2011, 19:05
Companheiro Ferro, 

Excelente tópico, muito útil e bem documentado... _pol_

Obrigado e continuação de boas curvas.... scooter_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: joao rosa em 05 de Dezembro de 2011, 22:37
Ola companheiros  antes de mais desculpem a seca que vos poderei dar mas estou com algumas duvidas em relaçao a um assunto que pelos vistos todos ou quase todos gostam AS CURVAS . Ora bem entao e o seguinte eu tenho a minha babe a apenas 2 semanas e quando chego a uma curva parece que fico bloqueado nao sei bem como devo entrar na curva se rodo punho dentro da curva qual a inclinaçao ( principalmente esta e a minha duvida ) que hei de dar a mota e que no dia a seguir a ter ido buscar a mota cai numa curva tera sido por causa disto que agora estou assim .Agradeço desde ja os vossos concelhos e dicas e desculpem o testamento 1 abraço a todos _pt_ _scp_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: zexalex em 05 de Dezembro de 2011, 22:53
Olá,

A inclinação depende em grande medida da velocidade. Se te inclinas demasiado e vais devagar, curvas demais... Se te inclinas pouco e vais depressa, falhas a trajectória e não fazes a curva.

A dose certa é impossível de explicar aqui (pelo menos para mim).

Eu tive problemas com o curvar ao início (acho que todos passamos por isso) e acho que o melhor é praticares num local sem trânsito e com curvas. Se necessário vai para um parque de estacionamento grande que esteja vazio e pratica dando voltinhas devagar e progressivamente mais depressa até perceberes como é que a mota reage em cada curva em relação à velocidade que vais.

O perfl do pneu quando visto de frente também incluencia muito o comportamento da moto ao virar. Os meus pneus de origem eram muito em "U" e era muito difícil inclinar a mota, tinha de fazer força para ela se inclinar. Os que tenho agora são mais em "V" e é muuuuito mais fácil inclinar a mota, basta um ligeiro movimento para o lado.

Uma regra básica é travar ANTES de iniciar a curva para a iniciar à velocidade apropriada. Acelerar em curva, só progressivamente.

E claro, muita atenção ao piso - se estiver molhado, com areia, se existem traços brancos (zebras ou de sinalização), pois tudo isso pode influenciar a aderência dos pneus...

Quando chove eu pareço um coxo a fazer rotundas... Evito inclinar a mota em piso molhado e nas rotundas por vezes há óleo, etc...
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: _AXE_ em 05 de Dezembro de 2011, 22:55
Aconselho-te a procurar este topico de "como curvar" que já foi postado outrora por outro companheiro.
Vasculha todos os tópicos que encontras.

Vou tentar dar a minha opiniao.

Cada caso é um caso, cada curva é uma curva.....

O que eu faço é deixar de acelerar antes da curva, caso seja necessário travo um pouco, depois se for uma curva para a direita faço força a empurrar o punho direito, a moto curvar-se á sozinha conforme empurro mais ou menos o punho. Se a curva for para a esquerda faço exactamente a mesma coisa, empurro com a mao esquerda o punho e ela fará a curva, conforme a força que se faz conforme se vai virar. Tendo em conta a velocidade e o angulo da curva claro !

Normalmente nas Nacionais basta desacelerar antecipadamente para se fazer as curvas em segurança, nas curvas mais apertadas, é sempre necessário travar antecipadamente para se curvar em segurança.

Nunca acelerar a fundo quando se curva, acelerar sim se necessário devagar e progressivamente.

Depois com a pratica e com o conhecimento da propria moto, tudo se fará instantaneamente.

Espero ter ajudado

Boas curvas.

Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Ferro em 05 de Dezembro de 2011, 22:57
Companheiro,

podes ver alguma informação aqui: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=9121.0
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: _AXE_ em 05 de Dezembro de 2011, 23:02
Companheiro,

podes ver alguma informação aqui: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=9121.0

Companheiro Ferro, andava á procura disso mesmo !!  _palmas_ _palmas_ Belo trabalho teu  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: joao rosa em 05 de Dezembro de 2011, 23:09
Antes demais obrigado pelas vossas dicas companheiro Ferro esse topico deu me algumas luzes obrigado boas curvas  _pt_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Sapiens21 em 05 de Dezembro de 2011, 23:12
Acho que o melhor conselho que te podiam dar, já aqui foi referido....sem prejuízo dos restantes, todos eles mais do que válidos.

Vai para um parque (até pode ser de noite, desde que iluminado) e pratica pratica pratica. Foi assim que a minha mulher aprendeu a vencer o medo das curvas.

Um abraço
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Jorge Pinto em 06 de Dezembro de 2011, 12:29
Companheiro João Rosa

Já te deram algumas dicas, valiosas sem duvida, mas permite-me um conselho, se tiveres possibilidades ( +/- 130€ ) inscreve-te num dos cursos de condução que é ministrado na escola de pilotagem de honda. É muito bom, eu fi-lo e posso dizer-te que dei por bem empregue o dinheiro que gastei, há técnicas que desconhecemos e pequenos truques que aprendemos que são importantes para a nossa segurança.

Cumprimentos

Jorge Pinto
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Di em 06 de Dezembro de 2011, 23:26
Excelentes tópicos sobre como fazer curvas! Tanto este aqui como o anterior que falaram, com imagens exemplificativas.  _palmas_

Mas ainda assim fiquei com uma dúvida.  _pensador_
O que entendem por "Empurrar o guiador"?
Será virar o guiador ou de alguma forma forçar a menina a inclinar ou não é nada disto?

Desculpem mas sou mesmo novata neste assunto  _corado_ além de meio aloirada  :P
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: mjesus em 06 de Dezembro de 2011, 23:33
Boas,

Eu entendo o "empurrar do guiador" como o conjunto do movimento que fazes com o corpo para te inclinares, ou seja vais exercer pressão sobre o lado do guiador oposto ao que te vais inclinar / curvar. Ou também se pode ver como empurrar o lado do guiador que fica para o lado da curva. (agora que penso sobre isso  _lol_ )

Pelo menos para mim, ás vezes não sinto necessidade de curvar, mas mais de inclinar.

Bem isto é no meu meu entender e eu sou mesmo loiro LOL  _rir_  _lol_  _lol_

Cumps,

MJ
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Ferro em 10 de Dezembro de 2011, 12:16
O que entendem por "Empurrar o guiador"?
Será virar o guiador ou de alguma forma forçar a menina a inclinar ou não é nada disto?

É mesmo fazer alguma (suave) pressão de cima para baixo no punho que fica do mesmo lado da curva.
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/51693170/CPM/curva%20esquerda1.png)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/51693170/CPM/curva%20direita1.png)
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: dinis espadinha em 10 de Dezembro de 2011, 12:19
Companheiro Ferro ao seu mais alto nivel .
da minha parte 5*****.  scooter_ _slb_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: _AXE_ em 10 de Dezembro de 2011, 13:18

 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

EXACTAMENTE O QUE EU TINHA DITO !!!


FERRO  _pol_ SEMPRE IMPECAVEL  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_


Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: zexalex em 10 de Dezembro de 2011, 17:32
Eu não preciso fazer nada com as mãos, basta um ligeiro movimento com o rabo/corpo e a mota inclina-se logo. O mesmo não acontecia com os pneus antigos, nesses tinha mesmo de fazer força como acima indicado. Penso que tem a ver com as características do pneu / perfil.
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Ferro em 10 de Dezembro de 2011, 17:39
Cada um curva a máquina como lhe parece bem... acho que não há maneiras melhores ou piores. Este é só um pequeno truque que pretende facilitar a aprendizagem a quem se sente mais inseguro no início.
 _convivio_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Di em 10 de Dezembro de 2011, 22:51
Já ando a ter aulas de reciclagem de mota, mas são em motas normais.

Agora já percebi bem como funciona com a scooter.
Acho é que não vou conseguir dar o balanço com o corpo, como faz o Zexalec que sou levezita  ;D

Obrigada!!
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: zexalex em 10 de Dezembro de 2011, 23:53
Não dou balanço nenhum, basta uma ligeira inclinação... Gostava de poder emprestar a moto para verem como com este tipo de pneus é mesmo assim... Vê-se mesmo a 20 km/h...
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Ferro em 22 de Janeiro de 2012, 11:45
Companheiro Ferro, imagina-te montado na tua MaxiScooter a fazer uma curva, mas a máquina tende levar-te para a faixa contrária, que fazer?
AbraçoKota
P.S. - Isto é muito importante.

Só agora é que vi esta questão... :-[

podes responder Kota?
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: José em 22 de Janeiro de 2012, 13:03
Só agora é que vi esta questão... :-[

podes responder Kota?

Ó Ferro! numa situação destas, travando ligeiramente com travão traseiro resolverá a situação? _pensador_ _pensador_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: digital-jesus em 22 de Janeiro de 2012, 18:38
Companheiro Ferro, imagina-te montado na tua MaxiScooter a fazer uma curva, mas a máquina tende levar-te para a faixa contrária, que fazer?
AbraçoKota
P.S. - Isto é muito importante.

Isso quer dizer que a velocidade com que se entrou na curva foi demasiada. Em motas com cx de velocidades, basta mandar uma abaixo e retificava-se a trajetória.. nas nossas scooters só temos os travoes, por isso uso o travão trazeiro para compensar, mas nada em demasiado. Aliás... tive de voltar a aprender a andar de mota quando comprei o meu chocalho, pois sempre estive habituado ao travao k o motor faz e nas scooters é sempre em frente, kuando se tira o acelerador.Boas curvas companheiros
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Virgílio em 23 de Janeiro de 2012, 10:44
Bom tópico.
Isto é que é serviço público _pol_.

Pois é para nós que gostamos de scooters, este é um ponto em que as nossas montadas ficam a perder para as motos. E não é só em curva a travagem também, pela dimensão da roda, é mais eficaz nas motos.

Obrigado pelo tópico
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: neves em 23 de Janeiro de 2012, 10:51
Isso quer dizer que a velocidade com que se entrou na curva foi demasiada. Em motas com cx de velocidades, basta mandar uma abaixo e retificava-se a trajetória.. nas nossas scooters só temos os travoes, por isso uso o travão trazeiro para compensar, mas nada em demasiado. Aliás... tive de voltar a aprender a andar de mota quando comprei o meu chocalho, pois sempre estive habituado ao travao k o motor faz e nas scooters é sempre em frente, kuando se tira o acelerador.Boas curvas companheiros

Concordo! E aliás, este foi um dos tópicos abordado no curso de condução defensiva que fiz há umas semanas atrás.
Correcção de trajectória durante uma curva = sempre e apenas com o travão de trás!
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Sapiens21 em 23 de Janeiro de 2012, 23:25
Está aqui um tópico muito bom. Obrigado Ferro...é sempre bom relembrar certas técnicas de condução que se perdem com o tempo...
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: julitog em 24 de Janeiro de 2012, 08:33
A Jet4 tem (para mim)o guiador alto, o que me dá uma posição de condução erecta mas confortável e de muito boa manobra por entre o transito.
quanto ao tema aqui tratado tenho um centro de gravidade um pouco mais elevado, em curvas lentas (rotundas) tento manter-la o mais direita possível, virando o guiador. Nas curvas rápidas antecipando as trajectorias com os olhos no eixo da curva e nunca á frente da roda (também dá geito para evitar buracos, etc) contrabalançando com o corpo, como fazem os pilotos nos circuitos, inclinando o menos possível a scooter para ter o max. de pneu em contacto com a estrada.
No entanto travo sempre antes da curva o suficiente para não ter surpresas, pois á curvas que fecham a meio, ou inclinam para fora.
Poupar algumas décimas de segundo a fazer uma curva demasiado rápida, pode sair caro.
Claro que fazer uma curva no max. com o descanso a raspar no chão dá um prazer do caraças _Rolley_ _lool_ _lool_ _lool_
Boa Semana a todos.
Se algum companheiro vier á Serra e precisar de alojamento,ou _convivio_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: nsilva em 27 de Janeiro de 2012, 09:26
ISSO É MUITO BOM ESPECILALMENTE PARA MIM QUE VOU TIRAR A CARTA DAQUI A 4 / 5 MESES :P
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: miguel de obidos em 27 de Janeiro de 2012, 11:28
Grande Ferro...   _pol_


Como sabem (alguns) passei dos 15.000km na minha bela amada Satelis e já estou nos 10.000 na Harley. A posição de condução e o centro de gravidade é sem dúvida algo muito diferente e a forma de encarar a curva muda muito.
Nota-se bem numa scooter que o peso está todo sobre a roda de trás e muito mas mesmo muito alto, daí que a frente fique solta, além da roda muito pequena e o escudo frontal que cria um drag excessivo em vento lateral. Numa mota como a minha HD o motor fica muito baixo e centrado, como também não tem protecção frontal o pouco que sofre com o vento lateral é o nosso volume corporal e a curvar é perfeitamente diferente, pois ao contrário da scooter, mesmo em rotundas (velocidade baixa) a forma de inserir na curva permite atacar mais com a posição do corpo sem ter que mandar a mota para um lado e o corpo para o outro, mesmo sem compensar com travão, coisa que na scooter tem que se fazer mas sim algum controlo de embraiagem.  Basta desambraiar à entrada da curva e deitar pois o motor e todos os 180kg da menina parece que colam a mota ao chão... curiosamente há uns dias um amigo emprestou-me uma Satelis 400 para matar saudades... ia caindo numa rotunda... simplesmente fui em frente à massarico...  _polb_

Atenção que a minha HD não é uma HD tradicional long a low e pernas para a frente... a R trava bem, e tem uma posição mais próxima das touring... já com as pernas para a frente... curvar é uma tragédia...
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: JMarques em 16 de Fevereiro de 2012, 23:47
Excelentes dicas de condução  _pol_ _pol_ no entanto tenho uma questão para os mais veteranos.
Em alguns comentários li que trvão com o travão de trás sempre que têm necessidade no "meio" da curva, isso é excelente quando se tem travão de trás e travão da frente "separados".
Digo isto porque a minha "burra" (SYM GTS 125) tem travão da frente (manete direita) e travão da frente e travão de trás (manete esquerda), é certo que o "aperto" das duas manete é diferente ou seja o travão da frente é mais sensivel que o misto mas como reagir/o que fazer quando te armaste em campeão e entraste um pouco mais rápido com a maxi do que a curva "aceita"?
Ao fim de duas semanas nestas novas andanças e por 2/3 sustos que já apanhei por excesso de confiança, eu travo com a manete "mista" e desacelero e acoisa tem corrido bem até ao momento, mas algum dia pode não correr.
O que diz a vossa experiência?
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: neves em 17 de Fevereiro de 2012, 00:07
Viva!

Eu tive uma Daelim S2 que tinha travagem combinada, tal e qual como a nova Sym GTS 125 Evo.
Correcções de trajectória em curva (primeiro de tudo, evitam-se, mas em caso de necessidade...) é com o travão de trás; aprendi isso mesmo no curso de condução defensiva para motos. Também nessa altura tive a oportunidade de testar isso, começando com velocidades mais baixas e depois aumentando gradualmente. A questão é que eu estava à espera da situação, ou seja, sabia antecipadamente que iria travar para corrigir a trajectória. Em situação real, estas correcções de trajectória podem acontecer por diversas razões: entrada em curva com velocidade excessiva, um animal que nos salta para o meio do caminho, etc... Isto significa que temos o factor surpresa, que muitas vezes nos leva a "atacar" os travões como se não houvesse amanhã. O travão de trás, mesmo combinado, isto é, mesmo actuando um pouco na roda da frente, vai sempre permitir uma correcção mais segura.
Algo que eu também já me tenho apercebido é que o desacelerar a meio da curva pode ser tão mau como travar com o travão da frente, pois transfere o peso para a dianteira da mota.

Resumindo, primeiro deve-se evitar correcções de maior na trajectória em curva, mas não evitando, devem-se evitar desacelerações bruscas e travagens com o travão dianteiro. Dar um toque no travão traseiro (ou combinado) - manete esquerda - e se necessário desacelerar um pouco será o ideal.

 _convivio_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Ferro em 17 de Fevereiro de 2012, 11:05
Este assunto merece mesmo a pena ser discutido... _pol_

a reter:

1 - conduzir um motociclo "tradicional" é diferente de conduzir uma maxiscooter. Já tinha dito aqui que mesmo os utilizadores mais veteranos sentem as diferenças quando mudam de montada e agradeço ao Miguel por ter partilhado connosco o seu caso pessoal.
2 - entradas em curva a velocidade elevada são desaconselhadas nos motociclos e completamente mortais nas maxiscooters.
3 - em caso de necessidade de travar em curva é melhor travar ligeiramente com o travão de trás ou com o combinado.
4 - a travagem com o motor numa maxi (transmissão por variador sem embraiagem manual) é muito limitada pelo que os resultados da sua utilização não são elevados.
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: adolfo lima em 17 de Fevereiro de 2012, 16:53
A minha opniao sobre este assunto:

Sempre tive motas com mudanças e ao comprar uma scooter, tive que alterar o meu estilo de conduçao.

1. Uma scooter em curva é sempre um peso morto, ou seja nao tem motor para em caso de emergencia. Entao a minha recomendaçao é travar antes e deliniar uma trajectoria adqueada para nao ter disabores inesperados. Não podemos esquecer que as scooters nao tem a mesmo grau de inclinaçao (roda baixa) de que uma mota normal.
2. Travar em caso de necessidade na curva: pois aqui depende muito da situaçao, em situaçoes normais trava-se com o da frente, mas em emergencia tem que ser com dois, e mesmo assim esperamos que seja suficiente. O travao de tras no meu estilo é utilizado poucas vezes, sendo mais em chuva.

Por isso o melhor mesmo é travar antes e acelarar a meio da mesma para a mota tenha aderencia.

Adolfo
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: _AXE_ em 17 de Fevereiro de 2012, 17:51
A minha opniao sobre este assunto:

Sempre tive motas com mudanças e ao comprar uma scooter, tive que alterar o meu estilo de conduçao.

1. Uma scooter em curva é sempre um peso morto, ou seja nao tem motor para em caso de emergencia. Entao a minha recomendaçao é travar antes e deliniar uma trajectoria adqueada para nao ter disabores inesperados. Não podemos esquecer que as scooters nao tem a mesmo grau de inclinaçao (roda baixa) de que uma mota normal.
2. Travar em caso de necessidade na curva: pois aqui depende muito da situaçao, em situaçoes normais trava-se com o da frente, mas em emergencia tem que ser com dois, e mesmo assim esperamos que seja suficiente. O travao de tras no meu estilo é utilizado poucas vezes, sendo mais em chuva.

Por isso o melhor mesmo é travar antes e acelarar a meio da mesma para a mota tenha aderencia.

Adolfo

Concordo plenamente com o adolfo, pois eu sempre que posso usar uso o travao da frente!! sempre!!
é o travao da fente que segura a moto e nao o de trás, mas em conduçao defensiva ensinam que se deve travar com o de tras....eu nao faço isso!!

Sempre andei e conduzi todo o tipo de moto e de todas as cilindradas e uma coisa eu sei, é o travao da frente que segura seja que moto for, o de tras é usado para ajudar mas nao resolve(so nas bicicletas é que resolve)
Isto para dizer que façam o que fizerem, numa curva que seja perigosa e nao se tome ANTES qualquer tipo de precauçao para a fazer..... (usando o travao de tras como ensinam) JÁ NA CURVA se nao travarem com o da FRENTE nao conseguem segurar a moto. Disso podem voces ter a certesa!!

Claro que nao estou a dizer para travarem a modos de derrapagem frontal, mas no limite SIM, DEVEM FAZER !!

Na travagem combinada nao tem de ter medo, pois se travarem de urgencia com o da frente automaticamente a de tras tbm esta a ajudar a travar....se forem com os dois ajudam-se mutuamente, podendo ser prigoso sim se derrapar na traseira ou mesmo na dianteira..... Aí prevalece a experiencia de cada um e cada um sabe, ou devia saber, a moto que nas maos leva !! (para evitar derrapagens so mesmo com abs)

Por isso .....
Prevençao, travar antes da curva (com frente ou tras, a "caca" é quase a mesma) desde que seja prevenida!

Espero tbm ter ajudado com a minha experiencia

Boas curvas

Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: dinis espadinha em 17 de Fevereiro de 2012, 18:10
Que a sym 400 não tem abs todos sabemos, agora que eu já me vi apertadinho numa curva que de repente fez um U isso já e pensei que era daquela vez que ia ao chão.
Com calma travei com os dois muito pouco inclinei e só tirei travão quando endireitei a moto.
Correu-me bem, podia ter corrido mal, mas penso que se deve travar com os dois, dá maior consistência na travagem.  scooter_ _slb_ _slb_ _slb_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: neves em 17 de Fevereiro de 2012, 18:26
Bom, em relação a esta controvérsia travão dianteiro vs travão traseiro, penso que o que transmitem na condução defensiva (pelo menos o que me foi transmitido) é que o travão de trás não trava.... abranda. Portanto, a sua utilização em curva (e mesmo a direito) visa uma correcção de trajectória, mas nada de extremo, pois para situações extremas.... simplesmente não há receita. Cada situação é única e cada mota/scooter tem um comportamento diferente, dependendo até "das unhas" de quem a conduz.

Um dos exercícios que fiz na condução defensiva foi exactamente o de fazer um slalom mantendo o punho do acelerador fixo e controlando a velocidade com o travão traseiro. A comparação foi feita com o mesmo percurso efectuado controlando a velocidade apenas acelerando e desacelerando. As diferenças em termos de sentir a mota segura são notórias, sendo mais seguro e suave com a utilização do travão traseiro.

Por outro lado, se for para fazer uma travagem de emergência (trajectória a direito), aí sim, a utilização de ambos os travões permite uma distância de travagem mais curta quando comparada com a utilização unicamente do travão traseiro (a mais longa) e a utilização unicamente do dianteiro (a intermédia e menos segura).

 _convivio_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: IsaNyce em 03 de Abril de 2012, 15:16
Olá
Este é um ótimo tópico. Excelente para quem tem pouca experiência.

Agora estava aqui com uma dúvida. Quando se fala em velocidade normal, velocidade baixa e velocidade alta, podem-se atribuir valores aproximados? Só para ter uma noção do que é velocidade normal.
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: neves em 03 de Abril de 2012, 15:35
Olá
Este é um ótimo tópico. Excelente para quem tem pouca experiência.

Agora estava aqui com uma dúvida. Quando se fala em velocidade normal, velocidade baixa e velocidade alta, podem-se atribuir valores aproximados? Só para ter uma noção do que é velocidade normal.

Bom.... a resposta que eu vou dar até pode parecer um pouco palerma... mas a minha interpretação de velocidade normal é a velocidade adequada à via em que circulamos e às condições atmosféricas. Eu sei que isto parece paleio de livro de código, mas é um pouco isto.

Esquecendo agora as vias e as condições.... Em geral, para uma 125 , a velocidade óptima (economia de combustível e não coloca o motor em demasiado esforço) de circulação deverá rondar os 90 km/h; esta poderá ser considerada como uma velocidade normal de circulação. Claro que não se está a falar dentro da cidade....
Se falarmos de velocidades entre 110-120 km/h já estaremos no limiar das velocidades que as 125 atingem.... portanto uma velocidade alta.

Mas isto é para uma 125cc.... portanto não é um caso geral.

Espero não ter baralhado  _corado_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: JGarcia em 03 de Abril de 2012, 16:09
Boas  _pt_
Já aqui tinha relatado uma experiencia  numa rotunda em que tive que travar por causa de um enlatado, tendo eu usado o travão de tras(combinado) e tive um arrepio pois ela fugiu um pouco de FRENTE, o piso estava humido e como a  scooter_  trava à frente e atras foi o suficiente para o susto!
Abraços e curvas das boas
 scooter_
 _slb_
 _slb_
 _slb_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: CCM em 03 de Abril de 2012, 23:11
Viva!

Recomendo a leitura do Manual de Proprietário da Daelim S3. A partir da página 74!

Vejam aqui: http://www.daelim.es/5doc/1/Manual%20do%20proprietario-357-0.pdf

Abraço ;)
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: JAF em 03 de Abril de 2012, 23:25
Este assunto é muito bom porque estatisticamente é nas curvas que vamos mais vezes ao chão seja por descuido ou falta de prevenção ou mesmo por uma surpresa como oleo ou animais _policia_, por isso li este assunto com muita atenção e aprendi bastante muito bom.
Em relação à condução defensiva que o Neves falou gostaria de perguntar-lhe se vale a pena ir ao curso para quem ainda nem andou 2km numa scooter ou ir mais lá para a frente depois de já conhecer a scooter que tem ns mãos. scooter_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: neves em 04 de Abril de 2012, 10:12
Em relação à condução defensiva que o Neves falou gostaria de perguntar-lhe se vale a pena ir ao curso para quem ainda nem andou 2km numa scooter ou ir mais lá para a frente depois de já conhecer a scooter que tem ns mãos. scooter_

Viva!
Não me vou alongar muito na resposta pois não quero entrar em off-topic.
Sobre o curso de condução defensiva, eu criei na altura este tópico: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=10038.0
Para te responder, e isto é apenas a minha opinião, eu diria que se não te sentires totalmente à vontade para ires progressivamente conhecendo a tua scooter, o curso poderá dar uma ajuda, pois eles têm scooters mais pequenas para quem nunca pegou num "brinquedo" destes e durante o próprio dia, a pessoa pode ir progredindo para scooters maiores.

Se tiveres mais questões, contacta por PM ou no tópico do curso... só para não estarmos em off-topic aqui.

 _convivio_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: adolfo lima em 04 de Abril de 2012, 10:21
Este assunto é muito bom porque estatisticamente é nas curvas que vamos mais vezes ao chão seja por descuido ou falta de prevenção ou mesmo por uma surpresa como oleo ou animais _policia_, por isso li este assunto com muita atenção e aprendi bastante muito bom.
Em relação à condução defensiva que o Neves falou gostaria de perguntar-lhe se vale a pena ir ao curso para quem ainda nem andou 2km numa scooter ou ir mais lá para a frente depois de já conhecer a scooter que tem ns mãos. scooter_

Boas!

Eu sou da opinião, que qualquer motociclista, deve ter alguma experiência quando compra uma 125. Acho deveria comecar com uma 50cc, e só depois entao ir para uma 125.
É minha opinião


Adolfo
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: JAF em 18 de Abril de 2012, 17:21
Boas tardes Adolfo,

 Sabes que eu tive tentado em comprar uma 50 que em segunda mão não faltam e até muito mais baratas que as 125 mas deparei-me com varias opiniões contrarias por exemplo este site explica detalhadamente o porque de comprar logo de inicio uma superior a 50cm3:
http://www.scooterlust.com/50cc-scooter-power/

E boas burvas scooter_,
JAF
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: optio em 02 de Julho de 2013, 16:18
Nunca tinha reparado neste tópico......

Muito bom mesmo, grande partilha _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: NadiaConceicao em 03 de Dezembro de 2013, 17:13
Olá a todos,

Comecei com uma 125, comprei-a há poucos dias, apenas com a experiência de conduzir as 50 dos amigos, nas férias e tal...
A ideia inicial seria comprar uma 50, mas achei que valia a pena por mais uns € comprar algo em que me sentisse um pouco mais segura, e como vou ter de andar na 2ª circular, decidi-me pela 125.
Qual a razão pela qual acham que deveria ter começado com a 50? Tem a ver com a potencia/velocidade mais baixa? Ou com algum outro motivo? Desculpem se calhar a pergunta parva, mas ainda sou novata  _corado_

 scooter_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Dinispalma em 03 de Dezembro de 2013, 17:31
Gostei imenso, já tenho alguns anos de 2 rodas mas esta informação é sempre muito útil e serve tb para tirar dúvidas.
Todo o ser humano está sempre aprender.
Obrigado companheiro Ferro... _lool_ _lool_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: santos466 em 03 de Dezembro de 2013, 22:15
....
Qual a razão pela qual acham que deveria ter começado com a 50? Tem a ver com a potencia/velocidade mais baixa? Ou com algum outro motivo? Desculpem se calhar a pergunta parva, mas ainda sou novata  _corado_

 scooter_

Se fosse há uns anos atrás a pergunta era mais descabida, agora nem por isso. A 125cc está certa para o que pretendes.

As 50cc actuais estão extremamente limitadas em tudo. Com as novas normas de antipoluição e afins os motores passaram de 2Tempos a 4 Tempos sendo estes ultimos mais eficientes no gasto de combustivel e poluem pouco, MAS...... também viram a sua potência ser reduzida. Não te sei explicar a mecânica/ diferença no trabalhar de 2T VS 4T  , mas para ignorantes como eu  fica assim:
As 125cc de hoje em termos de andamento ou potência são as 50cc de antigamente.

Antes tinhas uma mota 125cc que podia dar 150 ou 170km/h  porque tinha entre 20 a 30 cavalos. As cinquentas tinhas entre  8 a 15cavalos e davam cerca de 110 ou 120km/h o que era mais que suficiente para andar na cidade e arredores.

Actualmente as 125cc têm 8 a 15 cavalos e poucas passam dos 110-120km/h. As 50cc estão limitadas a 60km/h acho.

Portanto nas deslocações diárias com uma 50cc moderna ias sofrer bastante a pressão de andar no trânsito ainda para mais na 2ª circular!!! Por experiência a média em cidade com IC, 2ª circular , avenidas mais espaçosas, etc... ronda os 80/90 km/h.

Com a 125cc vais estar taco a taco com um andamento de um carro , juntando depois a vantagem que as motas têm na cidade como furar no transito, arrancar 1º nos semáforos, estacionar....etc...

Boas voltas e muita precaução! Vais passar a ser uma Spiderwoman com os sentidos sempre alerta! lol Não confies em ninguém , nem nas prioridades que te são devidas, nem nos piscas e que depois nos saltam para cima....sempre alerta porque esta malta dos carros nem sempre respeita as scooters, ou porque não nos vêem ( dizem eles) ou porque julgam que o veiculo é inferior e passam por cima !

AH !!! Usa e abusa do facto de seres mulher, porque facilita em tudo! Eles deixam sempre uma mulher passar ( ou quase sempre) ! Nada como um bocadinho de charme e consegues o que queres! ahahahahah

Eu já tentei mas a minha barba não me deixa ser sexy para os gajos! ahahahahahhahahahahahahahaha
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: NadiaConceicao em 04 de Dezembro de 2013, 09:58
Obrigada pela explicação. Pois, a minha tem 12 cavalos, acho que até se safa bem nas acelerações, mas, depois de conduzir carros há 13 anos, todos os dias, e sempre na confusão de Lisboa, peguei na minha Znen e sinto que estou a aprender a conduzir de novo, a habituar-me à estrada, aos carros à minha volta, a por o pisca ao mesmo tempo que faço a curva e vejo se vem alguem... parece que tudo me faz confusão outra vez  _corado_

Ainda não a testei à velocidade máxima, mas consegue fazer subidas a 80km/h, o que acho bastante bom, e, por enquanto, não preciso nem quero mais, ainda não estou à vontade para mais.  _Rolley_
A parte de passar entre os carros também ainda não experimentei, tenho algum receio de levar um espelho atrás, ou de cair com o impacto  :-?

Mas a experiência está a ser óptima, é uma sensação completamente diferente, mal chego a casa apetece-me voltar outra vez, acho que vai ser o início de uma boa amizade  _pol_

Resumindo, agora é que me apercebo da selva que é conduzir em Lisboa, depois de tantos anos dentro de um enlatado  _vinho_
Estou a ver que devia ter comprado um casaco cor-de-rosa, para verem logo que sou mulher  _careta_

Obrigada pela ajuda  scooter_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Jorge Valente em 04 de Dezembro de 2013, 11:07
Belo tópico, mesmo tendo estas noções nunca é demais ler e falar sobre elas pois mantemos o assunto presente e ficamos mais atentos.

Um abraço,
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Marco46 em 05 de Dezembro de 2013, 16:38

Bem vinda Nadia, 

Nós nem que andassemos todos de flurescente amarelo, rosa, verde, etc, os enlatados nos viriam, pois iam alegar sempre o mesmo.  _martelada_

qd tiveres aflita é buzinadelas para cima deles, não te preocupes! ;)


Saudações

 _convivio_ 
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: NadiaConceicao em 05 de Dezembro de 2013, 18:28
Obrigada pela dica  scooter_7
Ainda nem a usei, mas a partir de agora... preparem-se  !!! _policia_ _policia_ _policia_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: NadiaConceicao em 11 de Dezembro de 2013, 11:01
Excelente tópico, principalmente para novatas como eu  _corado_ _corado_ _corado_

Deu para tirar algumas dúvidas  _pol_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Scooterado em 13 de Dezembro de 2013, 00:56
Hehehe, na minha T não é necessário fazer nada, ela ensina a curvar _Rolley_
Mas, com os quase 50.000 kms ( Xmax/Tmax e outras alugadas) destes últimos 3 anos posso dizer que, a antecipação da curva e o entrar com a velocidade correta e não travar dentro da curva serão os pontos chave para evitar sustos ( claro que, ter os pneus em bom estado ajuda imenso ) e depois com a prática até nem é preciso travar, bastará reduzir punho que a scooter trava o suficiente e poupa-se nas pastilhas travão.
Scooterado  scooter_ _slb_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: André Rocha em 23 de Março de 2014, 19:07

3. Inclinar - Para virar, a scooter tem de se inclinar.Para inclinar a scooter, empurre ligeiramente o guiador na direção da curva.

Empurrar o guiador para a direita + inclinar para a direita + virarpara a direita.
Empurrar o guiador para a esquerda + inclinar para a esquerda  + virar para a esquerda.
 
..................
Hummmm..... Então e o contra-esterço???????
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: interceptor em 23 de Março de 2014, 22:40
O que é o "contra-esterço"?
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Sapiens21 em 23 de Março de 2014, 22:52
O contra-esterço é um nome esquisito mas existe de facto.

Em palavras e explicação simples, diz respeito ao efeito (em curva), em que não existe alinhamento da trajectória da roda da frente com a traseira, envolvendo alguma perícia na correcta transferência e controlo de massas (muitas vezes com o escorregar propositado da roda traseira), se bem que seja uma manobra mais para profissionais do motociclismo, do que propriamente para o comum dos condutores de uma maxiscooter.

Vejam estes exemplos:

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-Leyxokqy5Js%2FThN_TMb5HMI%2FAAAAAAAADjA%2F9vIsonu29nk%2Fs1600%2F15_thumb.jpg&hash=13226dd773be3ba3ea61ac2c01a700cd0b4c030d)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg822.imageshack.us%2Fimg822%2F332%2Fsupermotoslidepeq.jpg&hash=4e2373a3968f3e62a124e1ef4905785f6d3071e2)

Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: paulodio21 em 01 de Abril de 2014, 13:26
Boas dicas pessoal!

Mas nos dias de chuva, toda atenção é pouca. Ainda ontem ia um Seat Leon dos novos a minha frente e sair da VCI para a Via Norte, talvez ia a uns meros 40kmt/h e atravessou o carro. É preciso muitoo cuidado e por vezes sorte para não apanhar as poças de óleo.
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: André Rocha em 22 de Maio de 2014, 22:20
Sem usar termos dificeis  _careta_ é virar o guiador para o lado oposto de onde se deseja inclinar a moto..  _pol_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: jorge taborda em 23 de Maio de 2014, 19:27
em relaçao as scooters,a sua potencia,eu comprei uma 50cc para comecar,ja esta perto de fazer um ano q a tenho e estou desejoso para ter uma 125,so a condiçao financeira ainda nao deixa..com a minha 50cc tive de fazer retficaçao ao pistao e como ia abrir o motor e o preço ia ser o mesmo,preferi aumentar o pistao,é de 2t,velocidade maxima vai aos 80 mas ja a esforçar muito(escape furado,correia gasta,etc limitam a velocidade)..sinto muito a falta q ela possa andar em a.e ...em relaçao as curvas,aprendi pela propria pele,ninguem me ensinou,foi pegar nela e começar a andar.normalmente faço contra-peso nas curvas,eu e que domino a curva nao a mota,inclino-a consoante a curva e vou com o corpo fazendo contra-peso o que achar suficiente para permitir fazer a curva,na hora de endireitar a mota faço força para o lado contrario e ela fica direita...é uma tatica,nao sei se é a mais correta mas foi como aprendi...em relaçao as travagens,travo com o da frente como se ela tivesse abs,um movimento de prender e soltar continuo,com a ajuda do trazeiro,isto antes de chegar a curva,mesmo para abrandar.
no meio da curva se tiver que travar e com o de traz,o da frente NUNCA,pois tenho umas luzes q a mota podera   desiquilibrar,o da frente derrapar e ela virar mandando me ao chao.so cai uma vez numa rotunda,quando arranquei e com o susto de ver um carro a andar bem na rotunda travei com tudo com o da frente,conclusao mota para um lado e eu para o outro...levantei me como se nada fosse,peguei nela e andei como se nada fosse.
acelarar,a meio da curva para ajudar a endireitar,ou com acelaraçoes continuas para ajudar o equilibrio ate acabar a curva..
sustos,so com o piso molhado e vento,ai sinto a a fujir de trazeira mas com sangue frio la a seguro,foge sem travar,apenas com a inclinaçao.
esta e a minha defeniçao,cheira me a quem anda a toda a velocidade ou em competiçoes(as vezes esagero sim) mas ate agora n cai lool  _anjo_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: _AXE_ em 16 de Julho de 2014, 12:07


Este filme é grande, mas eu aconselho vivamente a verem!!



Quem não tem experiência, ou mesmo quem a tem, (ou pensa que sim) e quer perceber como se curva, o que se deve ou não fazer......mesmo depois de tudo o que já foi dito, vejam este filme com bastante atenção, irão aprender algo certamente !!!



Clicar para ver -->
VIDEO (https://docs.google.com/file/d/0B3gXfI9lbv93V2FCamNFRHJtbkU/edit?pli=1)


Boas curvas
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: cristina em 16 de Julho de 2014, 12:46
Muit fixe! só vi os 1ºs 4 minutos, mas vou arranjar tempo para ver todo  _pol_

Será desta que aprendo a curvar sem a BuBu?  _corado_ _lol_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: _AXE_ em 16 de Julho de 2014, 12:53

@Cristina

Existem algumas partes do Video que é para MOTO e pouco se aplica a Scooter's, ("como o joelhito de fora") mas nunca se sabe se um dia não se passa por essa experiência tbm.

Como podes ver no video, por vezes é o "medo" que nos faz curvar mal  _Rolley_

Faz as coisas naturalmente que aprendes rápido  _lol_ _lol_ _lol_

Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: cristina em 16 de Julho de 2014, 13:20
@Cristina

Existem algumas partes do Video que é para MOTO e pouco se aplica a Scooter's, ("como o joelhito de fora") mas nunca se sabe se um dia não se passa por essa experiência tbm.

Tás enganado! eu cá ando com o joelhinho de fora a raspar.... nos enlatados quando me distraio  _careta_ _lol_

Como podes ver no video, por vezes é o "medo" que nos faz curvar mal  _Rolley_

Faz as coisas naturalmente que aprendes rápido  _lol_ _lol_ _lol_

Sem dúvida!
Lembro-me sempre da Cátia Silva (que nos esqueceu  :'( infelizmente) quando ando em sítios de curvas apetecíveis! ela parece que nasceu em cima de uma mota, e na realidade aprendeu a andar pouco depois de mim (tem é menos um ou 2 anitos  _Rolley_ )
Mas além do medo, também o estado de espírito do dia influencia, e há ocasiões em que parece que a mota se conduz sózinha, e há outras em que qualquer curva parece perigosa  :-[

Mas uma coisa é certa, com a BuBu, não era preciso saber curvar! ela sabe por nós  _palmas_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: karloxilva em 07 de Agosto de 2014, 12:11
Eis um vídeo bem feito, curto e simples, de um nosso irmão do outro lado do Atlântico, partilho:
https://www.youtube.com/watch?v=H9v1aMSXn3k (https://www.youtube.com/watch?v=H9v1aMSXn3k)
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: marb em 08 de Agosto de 2014, 23:38
Muito bom o video!
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Marco46 em 09 de Agosto de 2014, 22:55
Para aqueles que não sabem e querem aprender ou aperfeiçoar a sua condução, vejam OBRIGATORIAMENTE o documentário Twist of the Wrist com o Guru da Kawa Keith Code.

Tanto serve para moto como para scooter, com a diferença que o Lean angle de uma Scooter jamais se equipará ao de uma moto, no resto está lá a base toda.

Pesquisem e vejam se for preciso vezes sem conta e apliquem os conselhos dados por ele na estrada. Vao ver que sem nos apercebermos fazíamos coisas completamente erradas, fruto dos erros e vícios que vamos adquirindo.

Caro _AXE_

Só discordo do que dizes numa coisa: não se pode aplicar a maxis curvar com o joelho e corpo pendurado porquê?
Achas que é pela queda? não é bem verdade embora o seja racional para a maioria de nós.

Deixo-te aqui duas formas de curvas numa maxi com e sem joelho no limite do angulo de inclinação.

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcdn.blogosfere.it%2Fmotopassione%2Fimages%2Fgilera%2F04m%2520Gilera%2520Nexus%2520300_Simoncelli.jpg&hash=b7008366368efa240966d3607219a2430e3394c4)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages.motofan.com%2FA%2F0%2F7%2F2%2Fgilera-nexus-500-ie-sp-aceleracion-garantizada_hd_8927.jpg&hash=5d5c54d2e60f96b0368b86ae55ae430f901bf0db)


saudações a todos

 _convivio_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Morgas em 12 de Setembro de 2014, 12:53
Este é dos tais tópicos que não canso de ler.
Muito Bom 5*****
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Boas curvas
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: marb em 14 de Setembro de 2014, 16:28
Este é dos tais tópicos que não canso de ler.
Muito Bom 5*****
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Boas curvas

Subscrevo!  _pol_ _pol_ _pol_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: _AXE_ em 25 de Setembro de 2014, 16:48
Caro _AXE_

Só discordo do que dizes numa coisa: não se pode aplicar a maxis curvar com o joelho e corpo pendurado porquê?
Achas que é pela queda? não é bem verdade embora o seja racional para a maioria de nós.

Deixo-te aqui duas formas de curvas numa maxi com e sem joelho no limite do angulo de inclinação.

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcdn.blogosfere.it%2Fmotopassione%2Fimages%2Fgilera%2F04m%2520Gilera%2520Nexus%2520300_Simoncelli.jpg&hash=b7008366368efa240966d3607219a2430e3394c4)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages.motofan.com%2FA%2F0%2F7%2F2%2Fgilera-nexus-500-ie-sp-aceleracion-garantizada_hd_8927.jpg&hash=5d5c54d2e60f96b0368b86ae55ae430f901bf0db)


saudações a todos

 _convivio_

Boas companheiro Marco46.

Aquilo que eu quis transmitir, foi exactamente o que está explicito nas fotos .....

Pelo que me parece, mesmo com o joelhito de fora, as Maxis vão ambas a fezer uma curva com a mesma inclinação. Perecendo-me até que a que não tem o joelho de fora tem um angulo um pouco mais acentuado....

Bem, o que eu queria mesmo dizer, é que não há necessidade de andar tipo "fittipaldi" armado aos "cucos" visto que não são nem corredores, nem estão em nenhuma pista de corridas....
Faz-se bem as curvas, e em segurança, sem nenhum problema  _pol_

Mas claro está, se alguém preferir meter o joelhito de fora, ou o capacete, tass bem  _pol_

Boas curvas
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: jfreitas em 29 de Novembro de 2014, 22:28
excelentes ideias bons concelhos.
já li este tópico varias vezes pôs ainda tenho algum medo nas curvas.




 _pt_ scooter_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: nsbarros em 10 de Abril de 2015, 01:22
Boa noite,
Ainda não vi o video e como já são 1 da manhã e tenho que me levantar às 6h30, vejo-o mais tarde.
Após 2 meses de condução diária com a minha pipoca, bem me parecia que curvar numa maxiscooter era diferente do que numa mota.
Sempre achei que a minha scooter tinha um centro de gravidade muito alto e um pouco deslocado para trás e depois do que li aqui já percebi porquê.
Como tenho pouca experiência tenho andado a fazer testes sobre a melhor forma de conduzir a pipoca.
Nos últimos dias ganhei confiança ao adoptar esta técnica quando curvo em locais mais apertados (50 km/h): inclino-me para a frente e ponho a perna de fora e para trás, a fazer de âncora. Consigo assim baixar e deslocar para a frente o centro de gravidade da scooter. Alguém vê inconvenientes nesta abordagem?
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: toffy em 10 de Abril de 2015, 10:52
Excelente tópico e acho que vou tirar um curso de condução segura para scooters.

Alguém conhece algum local bom na margem sul?


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Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: jcsc em 10 de Abril de 2015, 14:50
Excelente tópico e acho que vou tirar um curso de condução segura para scooters.

Alguém conhece algum local bom na margem sul?


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Luis, tu que fazes a estrada nacional que atravessa a Charneca da Caparica, tens o melhor curso que se pode tirar.
Aquilo é uma verdadeira montanha russa com tanto remendo e tampa de esgoto com saliencia, agua na estrada quando chove.
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: B_Black em 10 de Abril de 2015, 16:09
Excelente tópico e acho que vou tirar um curso de condução segura para scooters.

Alguém conhece algum local bom na margem sul?


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Podes-te informar aqui:

http://www.crm.pt/ (http://www.crm.pt/)

Esta escola é no Kartródomo de Palmela.

Info. retirada do site.

"CONDUÇÃO DEFENSIVA 2 RODAS

Objectivos      

Estes cursos preparam os participantes para fazer face às principais situações de tráfego do dia-a-dia praticando na nossa pista exercícios de travagem, equilíbrio, obstáculos, slalom, curvas e controlo de derrapagem.

Destinatários      Condutores de veículos de 2 rodas. Motorizadas, scooters e motos.

Duração      4 horas

Horário      Das 9h às 13h ou 14h às 18h

Preço      
com moto própria 87€ + IVA - com moto da escola 107€ + IVA

Programa      
Condução defensiva
Mecânica básica e manutenção
Equipamentos de protecção e seu uso
Posição de condução e maneabilidade;
Travagens em recta e em curva;
Equilíbrio e passagem de obstáculos;
Curvas e trajectórias

Observações      
Para menores é necessária autorização do encarregado de educação. Os cursos são ministrados por monitores credenciados da Escola de Pilotagem Honda."

Espero ter ajudado
Cumprimentos
 _convivio_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: toffy em 11 de Abril de 2015, 00:54
jcsc.... é bem verdade.... mas queria uma coisa mais simulada e nao tao real.....    :-)

B_Black, obrigado pela dica..... vou investigar.

Mais uma duvida para alguem que tenha feito este ultimo: compensa fazer em motas deles ou o risco de queda é baixo e podemos levar  a nossa sem risco de a maltratarmos?
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: cross em 11 de Abril de 2015, 09:07


jcsc.... é bem verdade.... mas queria uma coisa mais simulada e nao tao real.....    :-)

B_Black, obrigado pela dica..... vou investigar.

Mais uma duvida para alguem que tenha feito este ultimo: compensa fazer em motas deles ou o risco de queda é baixo e podemos levar  a nossa sem risco de a maltratarmos?

Boas companheiro,

Não penses nisso das quedas mas de qualquer modo faz nas motas deles porque isso também faz parte de toda a experiência. No final podes ir buscar a tua e fazer umas voltinhas tb para rematar. Eles são impecáveis.
Excelente iniciativa da Honda de certificar estes instrutores pelo mundo inteiro no Japão, nos mesmos standards de formação para eles levem para os vários países esse conhecimento.

Eu não fiz o curso mas a patroa fez. Achamos que seria bom depois de 20 anos de interregno.
Têm uma vertente teórica e simulador que não vi só posso comentar pelo que me disse mas que tentar mostrar as situações mais frequentes na estrada e como se deve proceder.

Na parte pratica claro é na rua e estava lá para ver. Vai desde como montar, por o descanso até as tácticas de condução travagem, travão de traz para que serve etc.... Eles adaptam a instrução conforme o nível de cada um já tem e isso é muito bom porque não é um script igual para todos.

Digamos que tens uma vertente scooters e outra moto com mudanças, normalmente acho que fazem 1 ou o outro.

Tens o modelo mais icónico da Honda a Ruckus, a vison 50, vision 110, claro pcx, sh125, sh300, e vai passando por todos. Nas motas, cbf125, cbr250, cb500 ae não me esqueço de algum.

Só para finalizar, vi lá pessoas que nunca tinham tocado num mota e com receio de o fazer e que depois de meio dia tinham andado em todas as scooters e sem qualquer medo de ir para a estrada logo em seguida.... Impressionante.

Acho que ha videos no YouTube de como funciona porque a ideia foi mesmo ter a mesma coisa no mundo inteiro.

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Título: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: toffy em 11 de Abril de 2015, 12:02

Boas companheiro,

Não penses nisso das quedas mas de qualquer modo faz nas motas deles porque isso também faz parte de toda a experiência. No final podes ir buscar a tua e fazer umas voltinhas tb para rematar. Eles são impecáveis.
Excelente iniciativa da Honda de certificar estes instrutores pelo mundo inteiro no Japão, nos mesmos standards de formação para eles levem para os vários países esse conhecimento.

Eu não fiz o curso mas a patroa fez. Achamos que seria bom depois de 20 anos de interregno.
Têm uma vertente teórica e simulador que não vi só posso comentar pelo que me disse mas que tentar mostrar as situações mais frequentes na estrada e como se deve proceder.

Na parte pratica claro é na rua e estava lá para ver. Vai desde como montar, por o descanso até as tácticas de condução travagem, travão de traz para que serve etc.... Eles adaptam a instrução conforme o nível de cada um já tem e isso é muito bom porque não é um script igual para todos.

Digamos que tens uma vertente scooters e outra moto com mudanças, normalmente acho que fazem 1 ou o outro.

Tens o modelo mais icónico da Honda a Ruckus, a vison 50, vision 110, claro pcx, sh125, sh300, e vai passando por todos. Nas motas, cbf125, cbr250, cb500 ae não me esqueço de algum.

Só para finalizar, vi lá pessoas que nunca tinham tocado num mota e com receio de o fazer e que depois de meio dia tinham andado em todas as scooters e sem qualquer medo de ir para a estrada logo em seguida.... Impressionante.

Acho que ha videos no YouTube de como funciona porque a ideia foi mesmo ter a mesma coisa no mundo inteiro.

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Obrigado Cross pela tua partilha. Sem dúvida que se já estava inclinado para fazer, agora está decididissimo: vou mesmo fazer...

Quem sabe eles estão hoje na FIL e trato já de tudo.....


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Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: seringas em 21 de Abril de 2015, 13:34
Já alguém daqui fez este curso? que feedback pode dar?
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: cgomes em 04 de Maio de 2015, 11:44
Vou ver se passo por lá. Boa dica.
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: antonio-rodrigues em 28 de Julho de 2015, 11:19
Pré-inscrito para Setembro, boa dica obrigado.
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: darkangel em 28 de Julho de 2015, 11:25
parabens pelo topico :) _slb_ _slb_ _slb_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: nsbarros em 21 de Agosto de 2015, 18:32
E se se criasse um tópico para angariar pessoal do CPM para fazer um curso do condução defensiva 2 rodas, em Palmela?
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: toffy em 22 de Agosto de 2015, 01:36
Parece-me boa idea....

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Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: antonio-rodrigues em 25 de Agosto de 2015, 09:18
Excelente ideia!

No site deles: "As datas indicadas estão sujeitas a confirmação após pré-inscrição e podem ser alteradas de acordo com disponibilidade dos participantes e/ou de recursos envolvidos."


No meu caso, até preenchi há umas semanas o formulário de pré-inscrição porque aparecia no calendário uma data de Setembro (dia 6 ou 9, não me recordo).

No entanto nunca recebi confirmação, e entretanto o curso deixou de estar agendado no calendário  _Zang_

Esta seria uma óptima forma de reunir os participantes necessários para a CR&M agendar de novo o curso  _pol_
Para mim que sou mesmo rookie nestas coisas das motos seria um must.
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: nsbarros em 25 de Agosto de 2015, 23:24
Já criei o tópico nos assuntos diversos.
O próximo curso está agendado para sábado,  dia 29 de agosto.
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: pjmartinho em 26 de Agosto de 2015, 00:06
Fui fazer este curso no fim de semana passado e posso dizer que dei por bem empregue o meu dinheiro, pois aprendi ali algumas coisas das quais nem fazia ideia.

Tal como já foi dito, o curso é adaptado às necessidades e experiência do grupo pelo que, quem só pretende andar de scooter 125, passa pelas scooters de 50cc onde aprende as bases da condução defensiva e só depois é que passa para uma de 100cc e depois para as scooters de 125cc... e dentro das 125 passa por várias diferentes.

O curso está previsto para durar 4 horas mas, no dia em que fiz o curso, este acabou por durar 5 horas o que foi bom pois deu para dar mais umas voltinhas de scooter e experimentar as técnicas ensinadas.

Quanto ao processo de inscrição no curso, até que a coisa correu bem e rápida. Liguei para o CRM e pedi informações e disseram para enviar um mail com o meu contacto para passarem ao formador. 3 dias depois o formador estava-me a ligar para confirmar a minha inscrição e disse-me que tinha um grupo de 4 pessoas para o fim de semana seguinte e eu seria o 5º participante. Como diz um ex-primeiro ministro do nosso país "Porreiro, pá"... no espaço de 1 semana tratei de tudo.

O custo do curso usando as motas da escola é de 130€ e se for com mota própria é de 100€. Não sei se esta diferença compensa, para quem já tem moto, pois os riscos de se cair por ali são baixos - eu sei que se pode cair a qualquer velocidade - até porque se está num ambiente controlado e o sentido de circulação é igual para toda a gente, pelo que não há cá uns a "irem para lá" e outros a "virem para cá".

Sei que vai haver outro curso no próximo sábado, pois o formador enganou-se e enviou-me um sms a confirmar a minha presença no curso.

De qualquer forma posso fornecer o contacto do formador e falam com ele directamente para agendarem uma data, uma vez que ele só faz o curso com um número minimo de participantes.
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Nomex em 21 de Outubro de 2015, 22:40
Hummmm..... Então e o contra-esterço???????

Também conhecido com "counter-steering" é a forma como eu abordo todas as curvas acima dos 30km/h. Consiste em virar para a direita para fazer a curva à esquerda e vice-versa.

Na minha opinião é bem mais seguro e mais estável do que "inclinar" usando o corpo.
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: pfreire em 05 de Abril de 2016, 21:58
Alguém pode repostar as imagens iniciais deste tópico?

Obrigado!
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Ferro em 08 de Abril de 2016, 16:12
Alguém pode repostar as imagens iniciais deste tópico?

Obrigado!

Feito.
 _convivio_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: AJCaiado em 08 de Abril de 2016, 17:58
Obrigado companheiro!

Um abraço e boas curvas!  scooter_

António Caiado
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: pfreire em 11 de Abril de 2016, 14:04
Feito.
 _convivio_

Altamente _pt_  scooter_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: nsbarros em 15 de Abril de 2016, 09:28

A inclinação do corpo para virar uma mota é um mito. Se fizermos counter-steering a mota inclina e por isso o corpo também. Desta forma, a inclinação do corpo é uma consequência e não uma causa da mota virar.


O counter-steering consiste, como bem disse o nosso companheiro Nomex, em virar para a direita para fazer a curva à esquerda e vice-versa. Porém, este conceito é muito mais simples de aplicar do que parece. Não se vira o guiador para lado nenhum (pelo menos no sentido em que o fazemos quando temos que fazer uma inversão de marcha). Basta pressionar (para a frente e ligeiramente para baixo) o punho do lado da curva que queremos fazer e a mota vira para esse lado, pois a roda virou para o lado contrário. Não se percebe, pois o movimento é muito ligeiro, mas a roda virou e foi isso que causou a inclinação da mota. Aliás, o efeito é logo imediato. E resulta mesmo abaixo dos 30 km/h e também é a técnica ideal para nos desviarmos de obstáculos na via.
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: NadiaConceicao em 18 de Abril de 2016, 14:35
Obrigada nsbarros, pela explicação simples para malta que não percebe (quase) nada disto como eu  _pol_

Não há nada como ir fazer o curso, quando o tempo (€) o permitir  _lol_ _lol_ _lol_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Avila61 em 07 de Maio de 2016, 17:38
Muito bom _pt_
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: AJCaiado em 08 de Maio de 2016, 15:25
Aqui vai mais um video que demonstra como usar a técnica de countersteering para curvar com segurança,mesmo em baixas velocidades (o senão é ser em inglês, mas poderei explicar para os companheiros que não entendam a língua):



Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: protas em 08 de Maio de 2016, 16:12
muito bom
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: pfreire em 09 de Maio de 2016, 12:25
Tem funcionado bastante bem esta técnica. Acaba por ser algo natural depois de começar a usar.

A segurança em muitas curvas melhorou imenso.

Obrigado pelas partilhas.

E para quando uns workshops? Deve ser algo interessante para muita gente aqui do fórum!
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Altar em 09 de Maio de 2016, 12:33
excelente aula prática

infelizmente nas escolas de condução não se ensina nada, faz-se uns 8s e nada mais

curvar e travar são duas coisas bastante importantes para quem anda de mota
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: nsbarros em 10 de Maio de 2016, 18:47
Aqui vai mais um video que demonstra como usar a técnica de countersteering para curvar com segurança,mesmo em baixas velocidades (o senão é ser em inglês, mas poderei explicar para os companheiros que não entendam a língua):

https://www.youtube.com/watch?v=SF1ezf8LNNU (https://www.youtube.com/watch?v=SF1ezf8LNNU)


Excelente vídeo que demonstra bem o que disse atrás. O problema com as scooters tem a ver com a parte da ancoragem. Não temos um depósito para nos ajudar, como nas motas. Por isso é importante ir praticando até arranjarmos uma posição no banco confortável que permita fazer as curvas em controlo total, mesmo a alta velocidade.
Não esquecer também que a scooter tem um centro de gravidade diferente da mota por isso a parte da inclinação (que para mim tem mais a ver com a forma como nos comportamos em cima da scooter) é mais relevante que a ancoragem. Por exemplo, em certas situações dou por mim inclinado ligeiramente para o lado oposto da curva (mas a fazer counter steering) para manter o centro de gravidade da scooter...
Volta a insistir naquela parte do praticar. Por acaso tenho sorte pois moro num sítio com uma avenida de 350 metros com pouco movimento e por isso logo que me ponho em marcha lá vou eu a fazer ziguezagues. Não só pratico o counter steering como aqueço os pneus ao mesmo tempo.
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: catb em 07 de Dezembro de 2016, 00:01
Boa partilha .Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: Ronaldo em 04 de Maio de 2018, 19:13
As imagens do primeiro post do tópico não estão aparecendo, poderiam fazer um repost, seja via novo tópico caso o autor da primeira postagem não esteja mais a utilizar o fórum .
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: nunoleve em 23 de Agosto de 2019, 12:18
Tambem gostaria de ver as imagens deste topico, tão interessante
Lamento só agora ter chegado, mas nunca é tarde para aprender
Título: Re: Nas curvas... em segurança!!
Enviado por: ruicosta em 27 de Agosto de 2019, 11:17

Excelente vídeo que demonstra bem o que disse atrás. O problema com as scooters tem a ver com a parte da ancoragem. Não temos um depósito para nos ajudar, como nas motas. Por isso é importante ir praticando até arranjarmos uma posição no banco confortável que permita fazer as curvas em controlo total, mesmo a alta velocidade.
Não esquecer também que a scooter tem um centro de gravidade diferente da mota por isso a parte da inclinação (que para mim tem mais a ver com a forma como nos comportamos em cima da scooter) é mais relevante que a ancoragem. Por exemplo, em certas situações dou por mim inclinado ligeiramente para o lado oposto da curva (mas a fazer counter steering) para manter o centro de gravidade da scooter...
Volta a insistir naquela parte do praticar. Por acaso tenho sorte pois moro num sítio com uma avenida de 350 metros com pouco movimento e por isso logo que me ponho em marcha lá vou eu a fazer ziguezagues. Não só pratico o counter steering como aqueço os pneus ao mesmo tempo.
"Por exemplo, em certas situações dou por mim inclinado ligeiramente para o lado oposto da curva (mas a fazer counter steering) para manter o centro de gravidade da scooter..."

Faço isso todos os dias no percurso casa - trabalho em várias curvas.
Não sei se é a forma correcta mas é a que encontrei para as fazer.

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