Geral => Assuntos Diversos => Tópico iniciado por: las125 em 08 de Janeiro de 2021, 17:31
-
Caros companheiros,
Antes de mais faço votos de um Bom Ano Novo a todos! _pol_
De regresso às lides maxiscooteristas depois de longo interlúdio de jejum estou de regresso e em processo de escolha/compra de uma yamaha xmax 125 usada.
Contudo encontro na net muitas à venda a bons preços mas com muitos quilómetros.
Daí surgiu a dúvida de quantos quilómetros seriam demasiados para uma scooter 125 ou superior.
Gostaria de saber a vossa opinião a este respeito.
scooter_ _pol_
-
É uma boa pergunta mas não sei se tem resposta, existem tantos factores envolvidos, nomeadamente o tipo de uso, o tipo de cuidados e o tipo de motor/ mota que não sei se pode existir uma regra geral.
Subjetivamente para comprar afastava uma mota/scooter acima dos 50.000 km, ou pelo menos tinha especial cuidado. Mas uma mota pode ter 80 k muito bem estimados ou 5 k toda estragada.
-
Boas companheiro, é uma pergunta pertinente, no entanto o estado de cada mota é muito subjectivo, depende de manutenção, utilização que foi dada etc, na minha opinião é já comprei uma 125 usada com cerca de 21000 kms revisões em dia plásticos também cuidados, e como prévia não tive problemas nenhuns com ela, acho entre 20 a 25000 aceitável para mim, agora existem máquinas com muito mais kms e em excelente estado.
-
Não é fácil definir quantos são muitos kms para uma máquina.
Eu vendi a minha com 11 anos e a bater nos 50K, e creio que quem a comprou não terá feito mau negócio. Estava tão à vontade que quando ia para a entregar, pedi-a emprestada para fazer um passeio com amigos já combinado, com alguns 400 Kms.
Claro que com a idade vão surgindo algumas mazelas, e vão sendo resolvidas. Mas é mesmo assim. Mesmo as mais recentes podem ter problemas.
Por isso, Kms à parte, é testar e ver o estado geral da máquina, combinar um valor justo a ambas as partes e siga prás bombas meter gasolina !
Boas escolhas.
-
Os motores são muito mais resistentes do que imaginamos.
Pessoalmente, não teria qualquer problema em comprar uma mota com mais de 50 mil kms.
Com um mínimo de manutenção básica um motor passa facilmente esse marco psicológico.
Se este fosse um fórum Inglês, estávamos a falar de 50 mil milhas, o que dá 80 mil kms...
Um aspecto que não vejo abordado é o que acontece quando um motor chega "ao fim de vida".
Exactamente, o que acontece?
Perda de compressão? Consumo excessivo de óleo? Algum rolamento gripado?
É um processo irreversível? Pode ser reparado?
Claro que sim.
No fim, é sempre uma questão económica.
Já mencionei por aqui o Sr Mário, o meu vizinho que tem uma PCX. Com 130 mil kms.
O valor comercial desea Scooter é muito, muito baixo. No entanto se alguém a comprasse por 500 euros ia muito, mas muito bem servido.
-
Os motores são muito mais resistentes do que imaginamos.
Pessoalmente, não teria qualquer problema em comprar uma mota com mais de 50 mil kms.
Com um mínimo de manutenção básica um motor passa facilmente esse marco psicológico.
Se este fosse um fórum Inglês, estávamos a falar de 50 mil milhas, o que dá 80 mil kms...
Um aspecto que não vejo abordado é o que acontece quando um motor chega "ao fim de vida".
Exactamente, o que acontece?
Perda de compressão? Consumo excessivo de óleo? Algum rolamento gripado?
É um processo irreversível? Pode ser reparado?
Claro que sim.
No fim, é sempre uma questão económica.
Já mencionei por aqui o Sr Mário, o meu vizinho que tem uma PCX. Com 130 mil kms.
O valor comercial desea Scooter é muito, muito baixo. No entanto se alguém a comprasse por 500 euros ia muito, mas muito bem servido.
No fim, é sempre uma questão económica.
Já mencionei por aqui o Sr Mário, o meu vizinho que tem uma PCX. Com 130 mil kms.
O valor comercial desea Scooter é muito, muito baixo. No entanto se alguém a comprasse por 500 euros ia muito, mas muito bem servido.
[/quote]
Concordo em tudo com o acima expresso.
Tenho tido sempre motos usadas e tento comprar em bom estado e o mais barato possível. Prevenindo-me para um eventual azar e consequente entrada na oficina.
Sao máquinas.
Até as novas avariam sendo por uma utilização menos correcta ou defeitos de material, montagem etc.
Por isso é na minha opinião que essa 125 por 500€ seria uma excelente compra estando eu prevenido para vir a gastar mais outro tanto quando necessário.
Efectivamente o mercado dita preços e não podemos querer comprar o que vale 1500€ por 500 (a sorte ajuda mas Exceptuando os stands........).
Aproveitei o caso do Sr. Mário só por exemplo.
Opto sempre por comprar a que gosto mais de momento, até porque considero que sao quase todas boas com a diferença de marca e assistências. Depois se tiver problemas...... foi a minha escolha.
-
Viva,
è tudo uma questão de se ver se a mota fez a manutenção atempadamente e de preferência numa oficina credenciada, a minha FORZA 300 já tem 54.000kms e está impecável de motor, até me parece que nunca andou tão bem é de referir que 70% dos kms são em estrada ou autoestrada.
Abraço e boa compra
-
No fim, é sempre uma questão económica.
Já mencionei por aqui o Sr Mário, o meu vizinho que tem uma PCX. Com 130 mil kms.
O valor comercial desea Scooter é muito, muito baixo. No entanto se alguém a comprasse por 500 euros ia muito, mas muito bem servido.
Concordo em tudo com o acima expresso.
Tenho tido sempre motos usadas e tento comprar em bom estado e o mais barato possível. Prevenindo-me para um eventual azar e consequente entrada na oficina.
Sao máquinas.
Até as novas avariam sendo por uma utilização menos correcta ou defeitos de material, montagem etc.
Por isso é na minha opinião que essa 125 por 500€ seria uma excelente compra estando eu prevenido para vir a gastar mais outro tanto quando necessário.
Efectivamente o mercado dita preços e não podemos querer comprar o que vale 1500€ por 500 (a sorte ajuda mas Exceptuando os stands........).
Aproveitei o caso do Sr. Mário só por exemplo.
Opto sempre por comprar a que gosto mais de momento, até porque considero que sao quase todas boas com a diferença de marca e assistências. Depois se tiver problemas...... foi a minha escolha.
Nem mais companheiro António,
Eu também compro motas usadas em bom estado mas sempre com o meu mecânico comigo e depois espero que ele me diga se vou gastar algo ou não. Se tiver que fazer uma intervenção na maquina negocio o preço para o mínimo possível.
Outra coisa que faço é comprar a uma pessoa que eu conheço assim a sinceridade e transparência tem mais valor (por vezes não é bem assim) mas temos de confiar nos amigos.
A minha Burgman veio das mãos de um companheiro nosso e até hoje não posso dizer nada porque continua 5*, graças a Deus nunca tive um único problema e já vai com 67.000 kms de estradas nacionais e autoestrada.
Revisões é o meu mecânico que faz ou vou a RG Motor no Cacém.
Se esta pandemia desaparecer este ano vou comprar outra com mais potencia mas usada.
-
Epah eu já fiz muitas rodagens e no entanto ainda estou apto para muitas mais a minha mulher é que não ia-me deixar _lol_
Agora mais sério, como já foi dito um motor que tenha sido sempre bem assistido pode fazer muitos quilometros e a prova disso é a quantidade de motas antigas que andam por ai.
Na terra do meu pai existe algumas com mais de 40 anos e que andam pelos caminhos de terra batida alguns quase caminhos de cabras e parecem um relógio pegam à primeira, apesar de não estimarem a nivel dos percursos que fazem mas quando chega à hora de mudanças de óleo nunca falham.
-
Boas
Não faço ideia de quantos quilómetros seriam demasiados para uma scooter 125 ou superior, isso varia de muitos factores.
Tive uma Kymco xciting 500r com 16mil quilómetros (fiz 2mil) que gripou nas minhas mãos, talvez o antigo dono tenha andado sempre na esgalha ou falta de manutenção adequada, estava na garantia, foi a minha sorte.
Depois tive uma Suzuki burgman 250 de 2000 com 104mil quilómetros, pois é, e ainda a vendi há uns 6 anos e sei que anda por lisboa !
Portanto varia muito do percurso dela, como já referiram.
-
Acho que a pergunta deve ser algo do género :
Quem as mantém bem?
Quem as mantém por algum tempo ?
Quem tem cuidado?
-
Também acho que depende da marca da scooter. Já tive varias de marcas diferentes e posso dizer que algumas deviam ser "abatidas" antes de serem vendidas..... _lol_
O tratamento é muito importante assim como as revisões. Conheço um sujeito que raramente faz manutenção a horas e scooter anda sem parar, não divulgo a marca porque sou suspeito... _corado_
ps : não é a minha
-
A manutenção atempada é fundamental, a minha Sym já leva 90000 e está aí para as curvas... scooter_
-
A manutenção atempada é fundamental, a minha Sym já leva 90000 e está aí para as curvas... scooter_
Nossa. 90.000!!!! A minha está com 43.000 e eu já estava a ficar preocupado.
-
A typhoon 50 de 94 do meu pai,quando a reconstrui tinha mais de 100000km e a trabalhar bem,e eram a 2t bem simples
-
Companheiro:
Vê este post do nosso companheiro
https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,29887.msg90209258.html#msg90209258
-
Tenho uma Forza de 2016 que comprei em 08.2016 com 850km. Revisões sempre a cada 6mil e fez ontem 100.000km e já está agendada a revisão dos 102. Nunca me deixei ficar mal e nunca gastei nada que não fosse previsto na revisão. Sempre assistida na Mototrofa.
-
Tenho uma Forza de 2016 que comprei em 08.2016 com 850km. Revisões sempre a cada 6mil e fez ontem 100.000km e já está agendada a revisão dos 102. Nunca me deixei ficar mal e nunca gastei nada que não fosse previsto na revisão. Sempre assistida na Mototrofa.
É mais uma prova que desde que bem mantidas fazem mesmo muito km..
-
Se a scooter tiver cuidada não deve de haver grande problema, no entanto um maior nr de kms pode ditar um excelente negocio porque altas kilometragens é sempre um ponto a favor de quem compra isto se a ideia é manter por muito tempo.
Nos carros não tenho tido nada demais e encontro bons negocios, nas motos tambem já tive (e tenho) com muitos kilometros e não me arrependo.
Cumps
-
Já agora lançar outra tema para a discussão. Mais depressa procurariam uma scooter/mota com 150mil km feitos em 5 anos ou 50mil km feitos em 15 anos?
Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk
-
Já agora lançar outra tema para a discussão. Mais depressa procurariam uma scooter/mota com 150mil km feitos em 5 anos ou 50mil km feitos em 15 anos?
Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk
Nenhuma ;)
-
Eu preferia a dos 15 anos 50000...
-
Já agora lançar outra tema para a discussão. Mais depressa procurariam uma scooter/mota com 150mil km feitos em 5 anos ou 50mil km feitos em 15 anos?
Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk
Neste caso é dificil a escolha embora o caso mais normal será dos 15 anos e 50 mil kms. Há veiculos com 5 anos e 150 mil kms que são veiculos de passseio outros com 15 anos e 50 mil kms veículos de domingo para a brincadeira qual destes está pior?
É dificil de responder qual escolheria só em casos concretos é que dá para ter noção.
Cumps
-
Já agora lançar outra tema para a discussão. Mais depressa procurariam uma scooter/mota com 150mil km feitos em 5 anos ou 50mil km feitos em 15 anos?
Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk
150.000 Km feitos em 5 anos, não é muito usual em veículos de 2 rodas. A enormidade de material de desgaste deve dar uma fatura jeitosa... para esse andamento a quantidade e rigor da revisões tem ser como um relógio para garantir alguma fiabilidade.
Agora 50.000 Km em 15 anos, e se as revisões forem certinhas e com material de qualidade parece-me pacifico.
-
É tudo uma questão de €uros e, como sempre, cada caso é um caso.