Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: golag em 26 de Janeiro de 2014, 15:13

Título: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: golag em 26 de Janeiro de 2014, 15:13
Gostaria de saber o que poderia mudar para melhorar ou seja que upgrade (material,preços e ligeira explicação) posso fazer para melhorar o desempenho desta máquina?
Desde já o meu muito obrigado.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: fozzie em 26 de Janeiro de 2014, 15:57
Ola golag,

existem ligeiras (subentenda-se) alterações que se podem fazer dependendo da carteira. Elas são:
- trocar o variador: o mais usado é o da JCosta e ronda os €160,00, mais ou menos;
- trocar o filtro de ar, por um de melhor rendimento (tipo K&N) que permita uma maior entrada de ar e ronda os €30 a €40;
- trocar o escape (aqui não sei os valores mas creio que poderá andar na ordem dos €100,00)
- vela de ignição (daquelas especias de corrida);

Há ainda mais uma coisa mas que pode ser "perigoso" - reajuste das valvulas de admissão e escape (esta não aconselho).

o que se ganha?  talvez mais uns 10 a 15 Km/hora embalado e, eventualmente, um melhor arranque.

Cuidados a ter: a correia terá maior desgaste com a troca de variador; o filtro de ar requer manutenção periodica (limpeza e lubrificação); o escape fará mais barulho; a vela de ignição poderá durar menos tempo também.

fica bem.




Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Paulo Renato Ferreira em 26 de Janeiro de 2014, 18:09
Companheiro

Também estou interessado nesta matéria e sei que já houve companheiros nossos que procederam a estas alterações.

Aquilo que sei é que há um Kit da Sym (não afecta a garantia da marca) que (espero não ir dizer alguma asneira):
- aumenta o arranque
- para quem, como eu, anda quase sempre com pendura, mais força
- aumenta a velocidade de ponta
- diminui as rotações

Também sei que há dois sítios onde se fazem estas alterações:
- Lombas e Curvas (300€)
- Luis Tunning em Vila Franca de Xira (400€)

Depois de ter dito aquilo que sei, que é muito pouco, fico também a aguardar testemunhos daqueles que já fizeram estas alterações.
Entretanto vou pedir mais pormenores ao Carlos Lebre do Lombas e Curvas

Paulo Renato
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: golag em 26 de Janeiro de 2014, 21:55
Obrigado pela informação, também fico a aguardar mais sobre o assunto.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: José Bairrada em 26 de Janeiro de 2014, 22:03
Segundo sei estes kits são originais Sym, portanto não afectam a garantia.

As alterações feitas nestes dois locais, não são iguais, daí a diferença de preço.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: mpaneves em 26 de Janeiro de 2014, 22:24
So uma correcao,a vela ao ser de platina(iridium)vai durar e mais,nao menos pois o material e melhor,qt ao filtro ha testes que indicam que estes de rendimento filtram mais que os originais de papel e ainda deixam o motor respirar melhor,eu por experiencia(nao na sym mas sim na yamaha ,honda,gilera) recomendo
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: AJA em 27 de Janeiro de 2014, 12:26
Aqui há tempos pensei em efetuar alterações à SYM no sentido de obter um melhor rendimento (um bocadinho mais de potência e velocidade de ponta). Ponderei o variador, o tal Kit, etc...
O que fiz? Com o dinheiro que eventualmente iria gastar...fui tirar a carta e subi de cilindrada. É o que recomendo. As portas abrem-se para outras realidades. Eu que o diga que ponderava ficar nas scooters (350cc ou 400cc) e....lá veio a F800ST.

Abraço,

AJA
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Paulo Renato Ferreira em 27 de Janeiro de 2014, 12:27
Companheiros

Já mandei um mail para o Carlos Lebre da Lombas e Curvas com pedidos de esclarecimento, quer técnicos e não só, relacionados com o Kit para a Sym GTS 125.
Logo que recepcione a resposta postarei aqui toda a informação.

Paulo Renato
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: JGarcia em 27 de Janeiro de 2014, 15:24
O nosso companheiro A. Fialho fez um up grade na dele e tem realmente que ver com um kit... acho que ele passou de uma 125 para uma 200, sem afectar a garantia...

Ele poderá falar melhor da coisa  _pensador_
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: sepossivel em 27 de Janeiro de 2014, 16:00
Acho que o melhor kit que podem adequerir sera uma moto nova ...


Subida de cilindraada e acabam-se as xatices ..

Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: mauricius em 27 de Janeiro de 2014, 16:36
Viva Companheiros

Relativamente ao kit para as nossas 125cc é na realidade, pelo que sei e pelo que me informei, um kit de 175cc que equipa as SYM 200cc.
Já andei com uma e nota-se diferença a nivel de força da mesma, relativamente a velocidade não notei grande aparato que me disse-se que ela andava muito mais.
Sei de um companheiro que tem na sua, o OCTAVIANO, para mais esclarecimentos e aspectos tecnicos tentem falar com ele.
Quanto aos filtros de rendimento recomendo também porque a minha já o tem á alguns Kms, a unica marca que consegues encontrar é a SIMOTA e só no Ebay, porque foi onde comprei o meu e sai mais barato que comprares a empresa que os fabrica. Quanto aos liquidos de limpeza e lubrificção da mesma marca só também pelo ebay e vem da alemanha, porque da china não os podem enviar via aerea.
Quanto aos variadores tens uma mao cheia deles, eu optei pelo J.Costa e estou satisfeito.
Desculpa este aparte mas muitos dizem que em vez de fazeres estes up grades todos para tirares a carta e comprares um motão, neste caso cada um sabe de sim e faz o que quer é uma opção pessoal.
Espero que te tenha esclarecido alguma coisa
Abraço

Boas Curvas  scooter_
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Alf em 27 de Janeiro de 2014, 21:56
Companheiro
Se tens a moto na garantia, importante é verificares se efectivamente a alteração a realizar afecta a garantia ou não.
Tambem sinto o mesmo problema, por vezes falta-me "motor" para realizar uma manobra mais rapida.
Pelas consultas que obtive rondava os 300 euros, ganhava 10 a 15 Km/h. assim preferi tirar a carta que é o que estou a fazer neste momento.
Dessa forma ficaras apto a um upgrade e um leque de opções mais amplo e a não andares sempre a verificar se vais no red line.
A opção será sempre tua, por opção, por disponibilidade, what ever.
Cmpts.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: John Master em 28 de Janeiro de 2014, 09:54
Boas companheiros,

Em relação a este assunto, em minha opinião, continuo a achar muito dinheiro para pouco ganho. Mas claro é apenas a minha opinião.

Abraço a todos.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Paulo Renato Ferreira em 28 de Janeiro de 2014, 10:03
Tal como tinha prometido entrei ontem em contacto com a Lombas e Curvas, na pessoa do Carlos Lebre e hoje de manhã recebi as respostas às questões colocadas, que aqui Vos deixo.

Bom Dia Caro Paulo,

Aqui vão as respostas:

P - maior arranque?
R - Sim, mais “ligeiro” essencialmente.

P - mais força quando condutor e pendura?
R - Sim, apesar de levar os carretos para ganhar um pouco mais de velocidade.

P - menores rotações no motor?
R - No arranque não, depois para manter a velocidade sim, ou seja, aos 100 km/h a moto leva menos rpm

P - aumento velocidade de ponta?
R - Cerca de 10 a 15 km/h, mas consegue é manter melhor a velocidade em subida

P - De que é composto o Kit da Sym?
R - Cilindro, piston, juntas, carretos desmultiplicadores

P - Esta alteração é para as de carburador e para as novas?
R - Ambas

P - Tecnicamente que alterações são feitas’
R - Troca do grupo térmico (cilindro, piston) e carretos desmultiplicadores.
 
P - Problemas ou questões que têm surgido?
R - Apenas no modelo de injecção por vezes a moto vai abaixo no semáforo ou no ralentim, nas carburador … Zero problemas

P - Preço final (com tudo incluído)?
R - 300,00€ este preço já foi o preparado para os CPM

P - Quando tempo demora a proceder-se à alteração?
R - Mota entra de manhã e está pronta ao fim do dia.

P - Necessidade de marcação?
R - Sim.

P - Moto de cortesia?
R - Sim.

No global melhora a performance da mota, os consumos praticamente não se alteram, e chega mesmo a baixar caso se use a mota nas mesmas velocidades de quando estava a 125cc, o kit é fornecido pela SYM e em tudo é igual ao que equipa o motor original, apenas com mais cilindrada. Temos a nossa de serviço que levou um kit com 0 km e já vai com cerca de 7000 km sem qualquer problema.

Alguma duvida ou esclarecimento não hesitem …

Grande Abraço.

Cumprimentos / Regards,
Carlos Lebre
Departamento Comercial - Lombas e Curvas
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: José Bairrada em 28 de Janeiro de 2014, 10:14
No Luis Tuning o preço é mais elevado, mas tanto quanto sei, para além de tudo isto, o Luis faz também uma alteração no variador que potencia ainda mais todas as alterações e também não afecta garantias, existem companheiros que já fizeram a alteração no Luis e no Lombas e curvas, seria interessante o relato desses companheiros, para comparar diferenças.

Eu pessoalmente, também continuo a achar que o valor é demasiado elevado(não estou a dizer que as oficinas estão a "cravar"), poe esse preço tira-se a carta e abrem-se um leque sem fim de opções, não querendo perder as caracteristicas desta ma´quina, com a carta tem a hipótese da GTS300, esta é uma opnião pessoal, não estou a criticar quem opta por colocar este ou outro kit.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: interceptor em 28 de Janeiro de 2014, 12:24
Para o material apresentado + mão-de-obra, 300€ não me parece um valor exagerado. Se vale a pena ou não é uma resposta que têm de fazer a vocês próprios, como já foi dito com 300€ já se tira a carta, e a forma mais rápida, segura e eficaz de ter uma mota com potencia é... comprar uma mota mais potente.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Paulo Renato Ferreira em 28 de Janeiro de 2014, 12:40
Com todo o respeito que opiniões de upgrade me merecem, dizer-se que com esse preço se tira a carta e novas possibilidades surgem, na minha modesta opinião, não será bem assim, senão vejamos:
- 300€ da alteração da Sym GTS 125 dão para tirar a carta? Talvez...
- Quanto custa o IUC de uma 125cc e quanto custa o IUC de uma 300cc, 400cc ou 600cc?
- Quanto custa o seguro de uma 125cc e quanto custa um seguro para uma 300cc, 400cc, 600cc ou, por aí fora... para um condutor recém-encartado?
- Consumos, será que o consumo de uma 125cc tem alguma coisa a ver com uma 400cc ou 600cc?
- E as despesas de manutenção (revisões, pneus, roletes, correias...) de uma 125cc tem alguma coisa a ver com uma 300cc, 400cc ou 600cc?

É que a questão não tem só a ver com os 300€ da alteração, tem a ver com tudo o resto, isto numa perspectiva meramente economicista.
Mas há outros aspectos a ter em consideração.
Para mim, gosto da Sym GTS 125, até gosto mais deste modelo do que do novo por isso apesar de ser de carburador optei por este modelo mais antigo.
Gosto de scooters e não gosto de motos, nunca compraria uma mota.
A velocidade de 100, 120 para mim é suficiente.
Tirar a carta com a minha idade não vou ter tempo de utilização suficiente para ser uma mais-valia.
O que eu sinto é que com pendura,(e geralmente andamos os dois) a 125cc morre um pouco nas subidas e mesmo em recta não tenho uma pequena margem que me permita, em segurança, fazer certas ultrapassagens.
Se com esta alteração conseguir um bocadinho mais de força nas subidas e ficar com uma margem para poder fazer certas ultrapassagens sem estar a pisar sistematicamente a red line, para mim chega perfeitamente, não preciso mais, daí a possibilidade de encarar esta alteração com alguma (muita) curiosidade.


Um abraço

Paulo Renato
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: José Bairrada em 28 de Janeiro de 2014, 12:51
Com todo o respeito que opiniões de upgrade me merecem, dizer-se que com esse preço se tira a carta e novas possibilidades surgem, na minha modesta opinião, não será bem assim, senão vejamos:
- 300€ da alteração da Sym GTS 125 dão para tirar a carta? Talvez...
- Quanto custa o IUC de uma 125cc e quanto custa o IUC de uma 300cc, 400cc ou 600cc?
- Quanto custa o seguro de uma 125cc e quanto custa um seguro para uma 300cc, 400cc, 600cc ou, por aí fora... para um condutor recém-encartado?
- Consumos, será que o consumo de uma 125cc tem alguma coisa a ver com uma 400cc ou 600cc?
- E as despesas de manutenção (revisões, pneus, roletes, correias...) de uma 125cc tem alguma coisa a ver com uma 300cc, 400cc ou 600cc?

É que a questão não tem só a ver com os 300€ da alteração, tem a ver com tudo o resto, isto numa perspectiva meramente economicista.
Mas há outros aspectos a ter em consideração.
Para mim, gosto da Sym GTS 125, até gosto mais deste modelo do que do novo por isso apesar de ser de carburador optei por este modelo mais antigo.
Gosto de scooters e não gosto de motos, nunca compraria uma mota.
A velocidade de 100, 120 para mim é suficiente.
Tirar a carta com a minha idade não vou ter tempo de utilização suficiente para ser uma mais-valia.
O que eu sinto é que com pendura,(e geralmente andamos os dois) a 125cc morre um pouco nas subidas e mesmo em recta não tenho uma pequena margem que me permita, em segurança, fazer certas ultrapassagens.
Se com esta alteração conseguir um bocadinho mais de força nas subidas e ficar com uma margem para poder fazer certas ultrapassagens sem estar a pisar sistematicamente a red line, para mim chega perfeitamente, não preciso mais, daí a possibilidade de encarar esta alteração com alguma (muita) curiosidade.


Um abraço

Paulo Renato


Como disse antes, PESSOALMENTE não acho que alteração seja uma mais valia, com isto não estou a criticar quem o faz, quem sou eu para o fazer.

- Quanto ao seguro, quando mudei da GTS 125 para a Maxsym, fiquei a pagar o mesmo.
- No iuc uma 300cc paga 7,77.
- O consumo da GTS 300 em alguns casos é menor que a 125cc.
- A manutenção da GTS 300 deverá ser muito idêntica á da 125cc
- As prestações de uma 300cc deverão ser um pouco superiores a esta alteração.

Estou só a referir a GTS300, por estarmos a debater a alteração na marca SYM e neste modelo especifico e ser uma cilindrada que de alguma forma possa ser comparada com a alteração aqui debatida, se vamos falar de outras cilindradas, penso que os termos de comparação já não se aplicam.


Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: interceptor em 28 de Janeiro de 2014, 13:00
Eu pessoalmente também sou um pouco céptico em relação a estas alterações tão profundas. Penso que quando a vender vais ser difícil convencer alguém que kitei o motor todo só para andar com menos rotação e ter potencia disponível para ultrapassar. Um particular que procura uma mota usada ou até mesmo uma concessão vai ficar reticente ao receber esta informação e vai pensar: esta mota andou sempre a fundo! Isto é uma ideia minha até porque paralelamente haverá pessoas que ate valorizem estas alterações.

Esta opinião vale o que vale (nada :) ) o mais importante seria mesmo saber a opinião dos utilizadores que já fizeram esta alteração.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Octaviano em 29 de Janeiro de 2014, 03:46
Ok... Aqui vão os meus "two cents"...

Eu meti o kit da Sym no Lombas e Curvas. Antes já tinha instalado os Dr. Pulley. O que senti de diferente na mota? Muita coisa.
 
Vamos por pontos...:

Velocidade maxima, aumentou 10 a 15 quilometros/hora, antes de cortar. Depois do kit, passou a cortar aos 130. Mas atenção, este valor começa a baixar com o desgaste da correia, voltando a cortar aos 120.
Mas para mim, a grande vantagem tem a ver com o binario. Aqui a diferença na condução é de facto muito diferente. Muito mais solta a subir de rotação, mais rapida numa ultrapassagem, mais segura. Sente-se mais mota, a anemia do 125cc face ao peso da mota, (e do meu, que vai aos 3 digitos), vai-se, e ganha-se um vigor que não existia. E aqui, sim, é a grande vantagem do kit.

Não se fica com um maquinão nas mãos, mas fica-se com uma maxy muito mais agradavel de conduzir, mais divertida, e mais segura.

Isto tambem se reflete, e muito,  nas subidas, mais energicas. Da mesma forma, a condução com pendura fica mais agradavel, por não se sentir tanto o aumento de peso a deslocar...

O som do escape fica tambem mais agradavel, mais grave.... Não é uma vantagem pratica....mas eu gosto...!

Senti um ligeiro aumento do consumo, na casa dos 0.2, 0.3 l/100. Mas aqui pode ser tambem por ter mais motor disponivel, e por isso puxar um pouco mais do que fazia antes...

Fui, pelo que sei, dos primeiros, senão o primeiro a ter o kit instalado... Se hoje me perguntassem se o instalaria sabendo o que sei, a resposta seria um rotundo SIM.

Este kit já tem uns 8000 km, mais coisa, menos coisa, sem problemas....e com viagens/passeio de 1500km....

Espero que tenha sido elucidativo....!
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: RCEu em 29 de Janeiro de 2014, 07:29
Agora resta apareceres para uma cafézada


Sent from my iPhone using Tapatalk
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Carreta em 29 de Janeiro de 2014, 09:03
Um bom investimento é o kit 200cc da SYM (não sei se foi esse que meteste  _Rolley_).
Não perdes garantia e ficas com outra alma  _pol_
E claro com outro variador e escape ficaria no ponto  _vinho_

Isto se realmente pertendes ficar com a mota senão 300€ cartinha na mão e tens um leque de opções uma 250/300 não te fica assim muito mais caro em termos de consumos/manutenção.

Sinceramente uma 125 com cerca de 160kg ou mais acho que não faz muto sentido (seja que marca for)....as 250 estão ali no ponto  _vinho_

Bem haja!
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Paulo Silveiro em 29 de Janeiro de 2014, 09:55
E a polícia senhores, sim sei que no livrete aparece 125cc, mas será que no futuro não haverá problema?
Já agora qual é o aumento em temos de  CV?
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: mauricius em 29 de Janeiro de 2014, 10:09
Bem

Achas que a policia vai la ver esta pequena diferenca? Não me acredito.......
A nivel de cavalos não sei pois para por a scotter num banco de potencia não custa 5 €, por isso ninguem sabe. Mas como já referi atrás este kit que são 175cc é igual a da SYM 200,scotter que já não se comercializa em Portugal
Paulo Renato sou da tua opinião em tudo, mas mesmo tudo pois a minha também é a carburador e gosto muito dela.
Agora cada um faz o que quer do seu orcamento e cada um opina a sua maneira, mas por mim chega-me e sobra.  _palmas_
Abracos

Boas Curvas  scooter_
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: José Bairrada em 29 de Janeiro de 2014, 10:35
Eu meti o kit da Sym no Lombas e Curvas. Antes já tinha instalado os Dr. Pulley. O que senti de diferente na mota? Muita coisa.
 
Velocidade maxima, aumentou 10 a 15 quilometros/hora, antes de cortar. Depois do kit, passou a cortar aos 130. Mas atenção, este valor começa a baixar com o desgaste da correia, voltando a cortar aos 120.

Eu tive uma GTS 125 a carburador, com uma alteração no variador (não era nenhum variador XPTO) e cortava aos 128 km/h, mesmo com o desgaste da correia, esta velocidade era atingida a descer, em plano atingia os 120 kms/h, onde o kit realmente faz a diferença é nas subidas e viagens a dois.

A que eu experimentei com estas alterações (kit 200cc + mexida no variador), segundo um video que já vi dá 140 kms/h, o meu test ride não foi em AE para testar esta informação, mas o que realmente gostei foi que a 100 kms/h ia nas 7500 rotações.

Companheiros, apenas comento para que este aspecto seja amplamente debatido e não gastem uma pipa de massa e amanhã estejam a dizer mal empregue o dinheiro que gastei, penso que quanto mais e melhor informação houver disponível, melhor.

Se é que possivel ser racional nas duas rodas, racionalizem o mais possivel essa decisão, se acharem que ela vos favorece, pois claro que devem avançar.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Paulo Silveiro em 29 de Janeiro de 2014, 10:40
Na resposta do Lombas e Curvas ao nosso companheiro foi respondido que ao nível de problemas podem acontecer alguns "desliganços" coisa que pelo que tenho visto aqui no fórum acontece com alguma frequência nas SYM de várias  cilindradas. O conceito do KIT é bom mas temo que a longo prazo estas alterações possam a vir dar problemas noutras partes do motor, visto que ele de raíz não foi feito para esta cilindrada. Por outro lado já existem relatos de 8000 Km sem problemas. Eu por princípio não gosto de mexer no motor, se quiser mais "power" tiro a carta  e subo de CC. E amigo Paulo Ferreira, estamos sempre em idade de aprender mais, eu tenho 50 anos e só ando de scooter desde maio, e se achar que tenho de subir para uma 300 tiro a carta sem problemas.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Carreta em 29 de Janeiro de 2014, 10:43
Deixa-me dicordar,e posso estar errado no que estou a diz...mas acho que os motores são os mesmos da 125,150,200 e talvez mais...o que muda conforme o país são as peças que fazem ser esta ou aquela cc.

Espero não estar a dizer barbaridade nenhuma  _martelada_
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: José Bairrada em 29 de Janeiro de 2014, 11:09
Sei que algumas desligaram-se, mas as que eu tenho conhecimento é uma questão de acertar o relanti.

Se esta alteração dá problemas, apenas o futuro e os kms feitos o dirão.

Quanto aos desliganços serem comuns nas várias cilindradas da SYM é falso, aconteceu em algumas unidades e se formos a avaliar pela percentagem, veremos que é muito baixa. (Sorry pelo off-topic)
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Octaviano em 29 de Janeiro de 2014, 12:33
O Carreta tem razão, o bloco é o mesmo, o que muda e faz a diferença nas cilindradas 125 e 200, neste motor, é o conjunto de peças que lá estão (pistons, cilindro, cambota....). Como a alteração não é completa, porque demasiado cara, a subida dos cc andará pelos 175cc, mais coisa menos coisa....

Os "desliganços", esqueci-me de referir, acontecem. Mas depois de uma afinação, baixaram bastante de frequencia, e isso deverá ficar resolvido na proxima afinação.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Paulo Renato Ferreira em 29 de Janeiro de 2014, 12:41
Há ainda outro aspecto a ter em consideração, senão veja-se (e isto sou eu a pensar em voz alta):

- Sym GTS 125 Evo – preço €2.800
- Sym GTS 300 – preço €4.500

Independentemente do facto de eu não gostar no novo modelo da Sym GTS, tal como acima me referi (o que exlui logo, quer a nova 125 quer a 300) a diferença de preço da minha Sym GTS 125 Evo para a nova Sym Gts 300, cujo preço é €4.500, é de €1.700 diferença essa muito superior à diferença entre a GTS 300 para a Maxsym (sem ABS que custa €5.322) cuja diferença é de €822, e para a Maxym com ABS (preço €5.699) e cuja diferença para a GTS 300 seria de €1.199.

E isto por aí fora…

Ora, a diferença mais significativa é entre a minhaGTS 125 Evo e a GTS 300 (€1.700)
Se eu tivesse optado pela carta de condução para comprar uma scooter com outra cavalagem pensaria duas vezes e acabaria por preferir a Maxsym em detrimento da GTS 300 e aqui seria mais oitocentos, menos oitocentos mas também pansaria, por mais €377 preferiria uma com ABS sem qualquer tipo de dúvida e teria acabado por comprar uma scooter por €5.699 e não por €2.800 (menos de metade).

E o Seguro? E o IUC e as Revisões e…

E iria por aí fora até à Burgman 650 Executive.

Mas a questão não é só esta. A questão que, na minha modesta opinião, é a principal é a seguinte:
Antes de comprar a scooter tive que pensar:
Para que é que eu quero a scooter?
O que penso fazer com ela?
Quais as distâncias que, me proponho percorrer?
A Sym GTS 125 chega-me?

E a resposta que tive é que a Sym GTS 125 Evo, para aquilo que me proponho, chega, até a própria velocidade de ponta (115/120 Kms/h) me chega; no entanto, se através de uma transformação, da própria marca, me vai permitir, sobretudo quando ando com pendura, o que é a maior parte das vezes, ter um bocadinho mais de força nas subidas e em recta me sobre um bocadinho para quando precisar, para mim está optimo, não preciso de mais.

Estou a pensar na próxima Primavera proceder a esta alteração; no entanto, primeiro vou ao Lombas e Curvas, com a pendura, fazer um teste drive à GTS que eles lá têm, mas em princípio vou avançar.

Penso que a questão fundamental é saber-se para que se quer uma scooter e a partir daí escolher no mercado, dentro das capacidades económicas e gostos pessoais.

Paulo Renato
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: _AXE_ em 29 de Janeiro de 2014, 13:31

Apenas indico uma 300cc pelo preço de uma 125cc, exactamente com o mesmo motor (SYM modelo antigo) que em termos de motor é o que se tem visto ......

Reparem bem os preços neste Topico..... TGB (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=13709.0)

É evidente que não se consegue demover as opiniões fixas, de pessoas que sabem o que querem e não vale a pena estar com opiniões que é isto, é isto, e nada mais que isto......!

Uma coisa é o que queremos efectivamente, outra coisa é o que podemos ou não ter.

Antigamente, quando se andava de carroça, diziam o mesmo....

"EU JÁ TENHO CARROÇA QUERO UM CARRO PARA QUÊ"

O carro tem de se meter gasolina, paga-se seguro, e toda aquela manutenção muito mais cara .... a minha carroça chega e muito bem ! (Ponto final)

Quantas carroças é que existem ?

E porquê andar de BMW ou Mercedes se podemos andar de Clio ? É outra segurança né ? Quem tem sabe a diferença né ? .......

Adiante ......


Se, nos chega uma 125cc normal, para quê Kitar ?
Para ganhar mais força, velocidade, rapidez! Acho que até aí todos estamos de acordo!

Mas Kitar para quê ? Para ficar satisfeito com mais esse pequenino avanço ? Ok !! Seja feita a vossa vontade!

Lembrem-se ..... vão gastar mais gasolina..... ahhh isso já nao conta, ok !

O que gasta uma 125cc gasta uma 300cc às mesmas velocidades (Atenção.... eu disse às mesmas velocidades)
Uma 300cc paga quase o mesmo que uma 125cc, o imposto são uns trocos ao fim do ano (a diferença é irisória) mas o que prevalece é a diferença de preço na compra! Pois se temos uma coisa melhor é mais cara... é evidente !! Mas na venda passado 1 ano tbm são diferentes de preço ? ahhh pois....

Não conheço ninguém, mas ninguém mesmo que tenha gasto dinheiro em Kit's e que passado uns anos não tenha subido de cilindrada, mesmo os mais cépticos (e conheci alguns)!
Se preferem gastar dinheiro em Kit's gastem, esperemos é que pelo passar do tempo não se arrependam...

Nunca é tarde para se fazer seja o que for ......!

Queremos compramos, não queremos não compramos......mas por favor, quem não tem carta, quem não sabe o que é ter uma mota/maxi  e só depois de experimentar é que podem então afirmar que não vale a pena!

Cada um sabe de si é verdade, mas há quem tenha a experiência e dá única e simplesmente a sua opinião, mas quem quer quer, não não quer paciencia, mas lembrem-se que apenas se dá uma opinião, não se obriga ngm a
fazer seja o que for ......
Opiniões dão-se quer se queira quer não, quer se goste quer não se goste, mas é para isso que existe o Forum, e é exactamente isso que todos estamos a fazer! Quer se concorde ou não aceita-se e respeita-se!

Boas curvas
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Paulo Silveiro em 29 de Janeiro de 2014, 13:51
 _pol_

Bem dito, o que se vai gastar em $ e problemas futuros, pode-se investir  numa 300 que é melhor em tudo.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: mpaneves em 29 de Janeiro de 2014, 17:33
O pessoal deixem se de tretas o que o octaviano disse e mesmo assim,o kit dura como outra coisa qualquer quem tem medo destas coisas e diz que mais vale mais cc sao opinioes,nunca levaram "tareia" de uma aerox? Bws?
A que mexi em 2005 anda com o mesmo kit na mao mal cuidada do meu sogro e mesmo assim ainda brinca com a minha xcity e se tem seguranca? Bem nao conheco mais nenhuma tao boa em tudo nas 50,quanto gastei?mais de 500 eur de puro prazer em meter 16 cv numa scooter destas e brincar com qualquer 125(menos a dtr).
E entao tirar a carta?
Nao me cheirou bem pois gostei mais do que fiz pq fui eu que fiz e nao tive mais encargos .andei em coisas maiores mas ponderei tudo,hoje tenho uma 125 pq saiu a lei,nao tiro a carta pq nao necessito e por outro lado ainda me matava com uma tmax,gastei mais no que tenho pq quiz pois ate a bws 125 ja era boa,nao me queixo das questoes que mts dizem por falta de potencia mesmo em AE (xega p passar um pesado na boa) ,se se pode tornar estas 125 mais eficientes?claro que sim. Isto ja foi aqui discutido noutros topicos e ha sempre as mesmas criticas e opinioes que se tem de respeitar.eu tb ja dei uns mimos a minha pquena e tem melhores resultados,o filtro de ar nunca mais compro outro,a vela dura mais e e mais eficiente etc etc
Se o rapaz quer mexer que mexa mas com juizo e com quem saiba bem nao com falsos "artistas"
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: José Bairrada em 29 de Janeiro de 2014, 17:38
Acho que apenas se pode compara para esta modificação as cilindradas 250/300cc, tudo o que for acima destas cilindradas, não tem termo de comparação em nada.


Eu não advogo para os outros, pois cada um sabe de si, nem mais cc, nem o kit, apenas tento lançar alguma luz sobre o tema e que para que quem esteja indeciso, possa ter o maior numero de elementos possivel para tomar uma decisão.

Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: mosh em 29 de Janeiro de 2014, 18:33

Opiniões dão-se quer se queira quer não, quer se goste quer não se goste, mas é para isso que existe o Forum, e é exactamente isso que todos estamos a fazer! Quer se concorde ou não aceita-se e respeita-se!

Boas curvas

Subscrevo esta e outras mais ...
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Marco46 em 29 de Janeiro de 2014, 19:00
Viva caro Golag,

depois de tantos posts com pros e contras deves andar com essa cabecinha em agua eheheheh!! :)

olha meu caro, eu na minha opinião, e mais sincero nao posso ser, acho que se estas a fim de kitares a moto, força nisso, pois ganhas um tudo e consegues um bom aproveitamento de toda a mecânica!  _pol_

Primeiro tem que se desmistificar muita coisa referente aos kitanços. Como já leste aqui uns sao a favor e outros totalmente contra e falam ou porque alguem teve azar e fez upgrades mal feitos, ou porque nao tiveram a atenção necessaria com a moto, ou porque um amigo nao gostou e etc etc etand so on..........

Nada mais errado caro golag, pois com um upgrade bem feito jamais terás problemas, e digo-te isto com conhecimento de causa, porque já lido com motos desde os 12 anos, e porque tenho amigos que andam neste mundo da competição e das motos, pois a vida deles é isto, e, é com eles que eu aprendo, porque têm um profundo conhecimento desta paixão. :)

Eu proprio já fiz em varias motos que tive, e actualmente tenho uma 125cc com 5000kms e já mudei muita coisa! Se estou satisfeito? Epá, sem duvida alguma que estou porque estou a tirar muito rendimento dela.

Portanto aconselha-te com quem tem experiencia, e nao te deixes influenciar por alguem que é ceptico em relaçao a este assunto.
Acho graça o pessoal comentar para que kitar se podes subir de cilindrada? Bem, na minha opinião é errado porque uma moto de 125cc para cima custa muito, mas muito mais que uns upgrades - tirar a carta sem duvida, mas depois a moto? Voltas ao mesmo e das por ti com carta ou sem moto, ou sem carta e sem moto, ou com carta e uma 125.  _pensador_
Eu com 400€ fiz o que queria na minha, e mais nao faço (escape), porque a vou vender uma vez que vou subir de CC. Mas eu já tenho carta desde 97, nao comecei agora com as 125, e comprei esta para ver se gostava das Maxis.

A moto fica em tudo melhor, porque o material só de si já é melhor que o que vem de origem, pode ter um maior desgaste, mas nao tem comparaçao possivel. Quem nao gosta nao gosta e pronto, respeita-se, mas por favor falem com fundamento.

Agora, quanto aos upgrades em si, tens muita variedade, pelo que percebi tens tudo de origem, nao conhecendo esses kits da marca Sym, só te posso aconselhar ires para os Italianos, porque esses sabem o que fazem e já andam nisto à anos.

Se queres bom material, é Malossi, Athena ou Polini, e por favor não me digam que este kit da sym é de melhor qualidade!

Para pores essa nina com melhor performance entao o que tens de alterar é:

- Variador Malossi Multivar 2000 para esse modelo
- ao Mudares o variador, tens de trocar a correia e para uma de kevlar, para durar mais e suportar mais rotaçao.
- Correia Malossi Kevlar
- Roletes da Malossi em CNC ou entao da Dr Pulley em carbono. nos roletes tens varias pesos (gramas), que te alteram a moto. Mais leves melhor aceleração e performance em subidas, mas menos vel. de ponta.
Mais pesados, tens menos aceleração, é mais linear e ficas com mais ponta. Os roletes podes trabalhar com varias gramas. O propro manual do variador, indica-te qual o ou os melhores pesos.
Depois podes tirar peso a mais na moto. Eu tirei quase 10kgs de peças que não usava e estavam ali a mais para mim.
- Coloquei um Filtro K&N e depois troquei por um DNA. O motor fica a respirar melhor +/- 20% de incremento de ar face aos filtros de Stock.
- O Escape é importante porque a par do variador tiras mais rendimento. Existe tambem quem defenda que o escape de origem retirando o miolo, catalizadores e filtros, obtens o mesmo fim que se tivesses um Akrapovic, Arrow, etc.
-Por fim, podes sempre aumentar a cilindrada de uma moto, com Kits de cilindro, piston, culaça. Estes kits sao excelentes, pois sao de uma precisao unica, com materias bem resistentes e de qualidade, não é nada chinoca......nota-se realmente bastante diferença, entao se andares com pendura, logo verás. Ao mudares kits de CC, tens de mexer tambem na transmissão, mais resistente e mais longa para puxares mais da caixa e do motor.
Aqui tens um exemplo:
http://www.malossistore.eu/en/products/MAXI-FLY-CLUTCH-NOT-adjust-autom-clutch_5212544?M=300&MM=MO%2FYAMA125&FG=TRASM&Type=M (http://www.malossistore.eu/en/products/MAXI-FLY-CLUTCH-NOT-adjust-autom-clutch_5212544?M=300&MM=MO%2FYAMA125&FG=TRASM&Type=M)

Tens de ter em conta uma coisa. Muitos modelos apenas variam nas cilindradas porque de resto são completamente iguais. Como exemplo tens a minha majesty que é igual seja 125,150 ou 180cc, a kymco DT com a 125 e a 300cc e por ai!

Deixo-te aqui um bom artigo para te dissipar as duvidas, para assim perceberes como funcionam certos componentes e quais as suas funções!

http://www.scooterclube.com.br/index.php/aumento-de-perfomance-dados-tecnicos (http://www.scooterclube.com.br/index.php/aumento-de-perfomance-dados-tecnicos)

http://www.motosblog.com.br/4531/comportamento-dos-motores-parte-7-cabecote/ (http://www.motosblog.com.br/4531/comportamento-dos-motores-parte-7-cabecote/)


Desvantagens:

Tens manutenções ou pouco mais curtas embora variável....dependendo do que mudares,  _pensador_  passas a ter um aumento de consumo se andares rápido, caso contrario como a mecanica anda em menos esforço, consomes menos.

Em algumas marcas destes tipo, as marcas do motos podem nao dar garantia com material deste montado.
Por exemplo; eu tenho uma Yamaha e a ATHENA é uma marca que tem o aval da Yamaha, até porque fazem peças originais para alguns modelos. Logo aqui nao perdias garantia. 

De resto nao tenho mais nada a dizer-te a nao ser que pensa por ti, tira as tuas proprias duvidas, conclusoes e depois se de facto estas numa de gastar alguns €€€, manda-te sem medo!!

grande abraço e força ai com a tua montada!


saudações

 _convivio_
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: S800 em 29 de Janeiro de 2014, 19:30
Esse kit Sym com o grupo térmico maior não parece mal quer pelo preço, quer pela manutenção da garantia, quer pelos resultados apregoados pela marca..
Se a marca garante é porque saberá que as alterações que implica não acarretam excessivo stress noutros componentes.   Quando se fala em kitanços, tanto em 2 como em 4 tempos, tenham sempre em atenção que uma moto é um conjunto que é suposto estar dimensionado para um determinado equilíbrio. O que isto quer dizer é que eu não posso (devo), grosso modo, pôr 27cv onde antes estavam 15cv, sem mexer na transmissão, carb/injecção, escape, travões etc, etc... É nesse sentido que é verdadeira aquela frase dos livros  que diz que kitar (leia-se, bem e "muito") é a forma mais cara de aumentar (muito) a performance.

Nesse caso do kit da Sym, parece evidente que os ganhos nunca podem ser gigantes e influenciar muito o equilíbrio geral, é uma diferença quase residual na performance, e a marca sente-se confiante para manter a garantia.

Justifica? Eu diria que pode justificar para alguns utilizadores, e para outros ser dinheiro deitado à rua. Depende da expectativa e necessidades de cada um.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: sepossivel em 31 de Janeiro de 2014, 11:14
LOl .. uma 125 cc da-nos um enorme gozo lol :) sem duvida foi por onde comecei .. mas meus senhores ...

Prazer de conducao? ponham-se numa 600 seja ela de que tipo for .. seja scooter seja trail , seja adventure costum o k mais vos convier .. se ainda acharem que o prazer de conduzir seguranca etc se equipara a uma 125 entao deixem-se estar oelas 125 ...
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Octaviano em 31 de Janeiro de 2014, 11:51
Não é essa a questão, Sepossivel.... Se em vez de uma 600, andares numa 1000 ou 1200, ainda mais prazer terás.... A questão posta aqui é o que se pode fazer para melhorar as prestações e o prazer de condução de uma 125....mantendo a 125. Claro que com outra vontade e outro investimento, pode-se sempre subir a cilindrada...
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: sepossivel em 31 de Janeiro de 2014, 11:53
Não é essa a questão, Sepossivel.... Se em vez de uma 600, andares numa 1000 ou 1200, ainda mais prazer terás.... A questão posta aqui é o que se pode fazer para melhorar as prestações e o prazer de condução de uma 125....mantendo a 125. Claro que com outra vontade e outro investimento, pode-se sempre subir a cilindrada...

Verdade .. mas para que perder tempo?

Octaviano sugeri uma 600 por ser a gama media em que tens motor mais do que suficiente para estares acima de qualquer limite .. mas sim .. se optares por uma 800 e por ai fora ganhas em prazer de conducao e conforto .. mas .. ha sempre o cotra do peso que para algumas pessoas ainda se torna um entrave
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: José Bairrada em 31 de Janeiro de 2014, 12:36
Respondendo á pergunta inicial, penso que ficam as seguintes opções:

- Colocar o Kit 200cc = 300€
- colocar o kit 200cc + alteração no variador de origem = 400€
- Filtros XPTO + variadores XPTO = ???€

- Tirar a carta de mota = 250 a 350€ + investimento numa mota nova ou usada (aqui para os resultados serem comparáveis, terá que ser uma 300cc).

De referir que este kitanço desde que bem feito não terá qualquer problema, eu se fosse fazer essa alteração, tinha que ser feita por alguém de confiança, mesmo não sendo mais barato.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Octaviano em 31 de Janeiro de 2014, 12:49
Sepossivel, acho que neste caso tambem se aplica bem o ditado "Tempo é dinheiro"!!! _lol_
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: _AXE_ em 31 de Janeiro de 2014, 13:47
Respondendo á pergunta inicial, penso que ficam as seguintes opções:

- Colocar o Kit 200cc = 300€
- colocar o kit 200cc + alteração no variador de origem = 400€
- Filtros XPTO + variadores XPTO = ???€

- Tirar a carta de mota = 250 a 350€ + investimento numa mota nova ou usada (aqui para os resultados serem comparáveis, terá que ser uma 300cc).

De referir que este kitanço desde que bem feito não terá qualquer problema, eu se fosse fazer essa alteração, tinha que ser feita por alguém de confiança, mesmo não sendo mais barato.

Apenas acrescento o seguinte, penso que não é a marca SYM que te dá garantia nenhuma, nem pelo KIT nem pela montagem do mesmo, mas sim a Oficina onde o fizeres/montares.

Seria a primeira vez que alguma marca se responsabilizaria por uma alteração "Fora da LEI" (sim porque no registo tem 125cc e X cv é o que está no registo) e certamente que a própria SYM não se responsabiliza por isso! Se a loja se responsabiliza ... isso é outra questão, mas mesmo assim meus amigo ..... só com carta escrita !!!
Imaginem que algo corre mal (se entretanto há outro motor Sym que rebenta) quem se vai responsabilizar ? nem a Sym repõem o motor, isso podem ter a certeza disso !

Respondendo agora aos "transformistas" de cilindradas e afins ......
Meus amigos, eu sei o que escrevo, eu sei o que digo, eu tbm já alterei muita coisa, já fiz muitas coisas.
A ultima que reparei cilindro (eu) e montei KIT (faz uns belos aninhos) ainda hoje anda !!!
Deixei-me disso....

UMA 125CC KITADA OU NÃO NUNCA DEIXA DE SER UMA 125CC ....... o resto é conversa!!

Sepossivel, acho que neste caso tambem se aplica bem o ditado "Tempo é dinheiro"!!! _lol_


Otaviano.... eu acrescento aquela dos S'es

Se............se eu isto, se eu aquilo se..... se.... se.....

Se............ muitos não precisassem de economizar, nem existia este Forum, continuava a haver 99% deste pessoal a andar de enlatado (ou perto disso)

Se eu não tiver dinheiro para comprar uma maior (por enquanto), porque já tenho carta faz tempo, então equaciona-se a possibilidade de adquirir um Kit, para a 125cc ter mais pica, mas a minha já passou a garantia, e para ajudar mais um pouco, mas não deixa de ser uma 125cc cheia de limitações, muitas delas que provocam situações de insegurança.....bla bla bla e bla ...... não chega para quem deseja viajar em segurança. Para casa trabalho/ trabalho casa e pouco mais ... até desenrrasca. Andar em AE's nem sempre resolve.

Por fim digo..... uma dia destes ha noite, numa daqueles FDS do Guerreiro..... eu não consegui sequer passar dos 80kmh, havia alturas que nem passava dos 60kmh .....pois ....!!
Havia tanto vento que foi "dificil chegar a casa!!

Ainda dizem que chega .....ya aceita-se as opiniões! Tá bem..... chega, mas não para 99% dos casos!

Boas curvas
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Paulo Silveiro em 31 de Janeiro de 2014, 14:46
Sim mas todos remos consciência das limitações das 125, agora quando eu comprei uma 125 queria, acima de tudo, ECONOMIA. Para subir de CC e tirar a carta, tinha de vender um carro e passar a andar 100% de moto o que hoje em dia, devido ao agregado familiar com 4 pessoas, é muito difícil. Por outro lado  usar e manter uma moto de 400/500cc fica igual a um pequeno utilitário de mil de cilindrada, em termos de consumos e revisões. O meu carro mais pequeno Citroen C1, faz revisões a 120 euros de dois em dois anos e gasta 4,5 litros de gasóleo aos cem. Eu já vi aqui scooters 125 com revisões perto dos 200 euros de 4.000 em 4.000 km.
Falando da parte emocional eu prefiro andar de moto e se estivesse sozinho não trocaria nenhuma moto por um carro, comprava uma 300/400cc que pudesse sustentar.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: José Bairrada em 31 de Janeiro de 2014, 15:44
Sim mas todos remos consciência das limitações das 125, agora quando eu comprei uma 125 queria, acima de tudo, ECONOMIA. Para subir de CC e tirar a carta, tinha de vender um carro e passar a andar 100% de moto o que hoje em dia, devido ao agregado familiar com 4 pessoas, é muito difícil. Por outro lado  usar e manter uma moto de 400/500cc fica igual a um pequeno utilitário de mil de cilindrada, em termos de consumos e revisões. O meu carro mais pequeno Citroen C1, faz revisões a 120 euros de dois em dois anos e gasta 4,5 litros de gasóleo aos cem. Eu já vi aqui scooters 125 com revisões perto dos 200 euros de 4.000 em 4.000 km.
Falando da parte emocional eu prefiro andar de moto e se estivesse sozinho não trocaria nenhuma moto por um carro, comprava uma 300/400cc que pudesse sustentar.

Penso que quem sonha com uma 400/500cc ou mais, não pensa nesta alteração, se pensa está a perder duas coisas, tempo e dinheiro.

Agora para quem, não pensa subir muito acima da 125cc, tem duas opções, ou altera a mota ou tira a carta e compra uma 300cc e fica com mesmos consumos e a mesma manutenção.


A questão da garantia é pertinente.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: mpaneves em 31 de Janeiro de 2014, 20:45
Limitacoes de uma 125?
Eu proprio criei um topico com essa questao e quanto ao preconceito que alguns tem com esta cilindrada,nao andei ainda de sym ou outras ,conheco bem a pcx e a bws 125 e mais uma vez digo se elas tem limitacoes e gracas as questoes ambientais e graca a nova lei em que existe mt gente que nunca andou de mota a andar nesta cilindrada .
Limitacoes? Eu nao me queixo dos 15 cv e mesmo com170 kg e a 2 na semana passada fui a fernao ferro passo todoso os pesados e ai sim o punho vai a fundo xegando bem aos 120 e depois retiro e para ir a105 vai quase a meio em reta,corta aos 140 ,nao xega? Se tem seguranca? Bem os 4200 eur que custou estao a sua altura,ja travei so com o da frente a 130 e parece colar ao chao.alteracoes? Pois claro que tem um filtro que dura a vida da mota e deixa o motor respirar melhor,vela que dura bem mais que a de origem,com isto o que ja e bom ficou melhor ,melhor resposta do acelarador,mais rapidez a ultrapassar,isto sim e o que interessa.
Companheiro se tens duvidas e/ou receios ou esclareces ou nao avances,quem cuida bem o material retribui,quem nao cuida paga a fatura.
Nao ha maus motores so maus utilizadores

Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: António fialho em 14 de Maio de 2014, 12:00
Olá companheiros em relação ao kit de potência que eu pus na minha  scooter_ ela ficou brutal mas não podemos esquecer que eu tenho mais umas coisitas como variador - escape-e filtro de ar KN.  Relatório ---- tem um excelente arranque mais força e melhor disponibilidade do autor, e a rotação mais baixa.  Está semana fiz um passeio ao Alentejo, foram 600 km com uma velocidade média de 100 -110  kmh e o motor com as rotações pelas 7000 -7500 e fez o excelente consumo de 3 litros. Qualquer dúvida podem dispor.  Abraço.   scooter_ _slb_
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: António fialho em 14 de Maio de 2014, 12:13
Em relação aos euros gastos eu tenho a noção que é um pouco alto , e que vendendo a minha maxi e pondo os euros que gastei nos extras teria outra mota de outra cilindrada,  mascomo esta há poucas.  São opções e gostos de cada um.  ;-)
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Rponte em 14 de Maio de 2014, 12:14
Olá companheiros em relação ao kit de potência que eu pus na minha  scooter_ ela ficou brutal mas não podemos esquecer que eu tenho mais umas coisitas como variador - escape-e filtro de ar KN.  Relatório ---- tem um excelente arranque mais força e melhor disponibilidade do autor, e a rotação mais baixa.  Está semana fiz um passeio ao Alentejo, foram 600 km com uma velocidade média de 100 -110  kmh e o motor com as rotações pelas 7000 -7500 e fez o excelente consumo de 3 litros. Qualquer dúvida podem dispor.  Abraço.   scooter_ _slb_

Relamente faz diferença.

Em termos de Valor o que podemos esperar?

Obrigado
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: António fialho em 14 de Maio de 2014, 12:23
Boas companheiro eu fiquei satisfeito com tudo.  Agora em questão dos euros faz diferença de Oficina para Oficina, e não se perde a garantia. Eu fiquei com uma mota complemente diferente , estou satisfeito.   _convivio_
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: RicardoGP em 13 de Junho de 2014, 05:41
Boas companheiros

Eu andava com ideias de ir até ao Lombas e Curvas e ver este Kit...e continuo com essa ideia. Terça Feira já se trata disso ;)

Já vi que há aqueles que defendem um aumento de CC, outros que apoiam a montagem do Kit, outros que passam para outras motas com mais potência etc etc....sobre isso tenho a dizer o seguinte:
"Conduzo motas desde dos 11 anos (já lá vão 14 sobre duas rodas) e já tive várias montadas: Gilera DNA 50cc (a minha escola), Hornet 600, CBR 600 F, XT600 E e, agora a 1000 RR de 2004. Quando era puto e ainda havia os encontros na Avª da Índia aquando do MotoGP Portugal, houve um Senhor que tinha uma Pan European que me disse: Miúdo, quando comprares mota pensa em 90% da utilização que lhe vais dar e parte daí para uma escolha...ora, tenho a CBR 1000 e adora a mota, mas em cidade esqueçam e venha de lá a minha SYM GTS 125 EVO."

Quem quer o Kit e pode pagar, porque não o montar e desfrutar dos melhoramentos na mota? Cada um sabe de si, e eu vou tratar do kit...vamos ver no que dá!

Abraços
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Rponte em 13 de Junho de 2014, 10:52

Boas companheiros

Eu andava com ideias de ir até ao Lombas e Curvas e ver este Kit...e continuo com essa ideia. Terça Feira já se trata disso ;)

Já vi que há aqueles que defendem um aumento de CC, outros que apoiam a montagem do Kit, outros que passam para outras motas com mais potência etc etc....sobre isso tenho a dizer o seguinte:
"Conduzo motas desde dos 11 anos (já lá vão 14 sobre duas rodas) e já tive várias montadas: Gilera DNA 50cc (a minha escola), Hornet 600, CBR 600 F, XT600 E e, agora a 1000 RR de 2004. Quando era puto e ainda havia os encontros na Avª da Índia aquando do MotoGP Portugal, houve um Senhor que tinha uma Pan European que me disse: Miúdo, quando comprares mota pensa em 90% da utilização que lhe vais dar e parte daí para uma escolha...ora, tenho a CBR 1000 e adora a mota, mas em cidade esqueçam e venha de lá a minha SYM GTS 125 EVO."

Quem quer o Kit e pode pagar, porque não o montar e desfrutar dos melhoramentos na mota? Cada um sabe de si, e eu vou tratar do kit...vamos ver no que dá!

Abraços

Boas,

Também tenho interesse no kit, depois podes dar o feedback?

Obrigado
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Paulo Renato Ferreira em 13 de Junho de 2014, 19:45
Vou estar atento...
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: cdomin em 14 de Junho de 2014, 19:52
tb meti kit e gosto do resultado até agora... se bem q ainda falta uns ajustes (por vezes vai abaixo) e falta tb dar um toque no variador. Completei ontem os 500 km de "rodagem" e só agora vou começar a rodar punho. Mas mais força e subir mais rapidamente as rotações notei desde que meti o kit.

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: nolimit em 22 de Junho de 2014, 15:49
Mas esse Kit sobe a cilindrada para quando exactamente?
Que escape e que tem montado Antonio Fialho e o preço?
e que eu como ando quase sempre com pendura estava mesmo interessado em dar alguma força a minha Sym, apesar de ela estar em rodagem sinto que com pendura deixa um pouco a desejar em viagens mais grandes.
cumps.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: joao paulo em 22 de Junho de 2014, 16:28
Boas.... o Kitt normalmente é composto por : cilindro, pistom e segmentos de 150 cm3
                                                                  transmissão final e carreto da sym 200
                                                                  casquilho no variador

 com este kitt és capaz de ganhar talvez mais 2 ou 3 cavalos de força

 abraço
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Mateus77 em 12 de Maio de 2015, 16:09
Boas.... o Kitt normalmente é composto por : cilindro, pistom e segmentos de 150 cm3
                                                                  transmissão final e carreto da sym 200
                                                                  casquilho no variador

 com este kitt és capaz de ganhar talvez mais 2 ou 3 cavalos de força

 abraço

Sabem se existe kit de 175cc ou mesmo de 200cc para adaptar ás 125cc?

O orçamento que me deram é o Kit 150cc. Caso exista o kit 200cc seria preciso mudar algo mais que no kit de 150cc?

A minha GTS vai a caminho dos 9000km e noto que está a começar a ser cada vez mais dificil chegar aos 120km/h... deve estar a começar a ficar mais gasta a correia.

abraço  _pt_
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Nunes em 12 de Maio de 2015, 16:34
A minha nunca deu 120. Ainda hoje na descida da A1 soluçava, leia-se cortava, quando ultrapassava os 110 de ponteiro. Tem 13000 kms.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Mateus77 em 12 de Maio de 2015, 16:55
A minha nunca deu 120. Ainda hoje na descida da A1 soluçava, leia-se cortava, quando ultrapassava os 110 de ponteiro. Tem 13000 kms.

Ja levou correia nova?

A minha em qualquer descida dava 120km/h e nem era preciso ser muito inclinada, agora para chegar aos 120km/h tem de ser mesmo a descer e nem sempre corta...

Estou cada vez com mais vontade de meter o KIT, mas a mexer metia logo algo "melhor/bom" mais diferença para os nossos 125cc.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Nunes em 12 de Maio de 2015, 17:00
Não, tem a correia de origem. Acho que corta às 9500 rpm.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Rponte em 12 de Maio de 2015, 17:01
Ora viva
A minha evo corta aos 115km, já tem 16000km e vou colocar uns dr pulley e umas molas para a embraiarem e correia.

Depois digo como ficou.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Mateus77 em 12 de Maio de 2015, 17:20
Ora viva
A minha evo corta aos 115km, já tem 16000km e vou colocar uns dr pulley e umas molas para a embraiarem e correia.

Depois digo como ficou.

Com essas alterações, muda logo de comportamento parece uma mota nova, basta uma correia nova muda logo a velocidade a que vai cortar.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Mateus77 em 05 de Junho de 2015, 14:42
Ora viva
A minha evo corta aos 115km, já tem 16000km e vou colocar uns dr pulley e umas molas para a embraiarem e correia.

Depois digo como ficou.

Companheiro, tens algum feedback sobre a tua alteração?
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: Rponte em 05 de Junho de 2015, 15:45
Companheiro, tens algum feedback sobre a tua alteração?

Ora viva,

Já mudei os roletes (dr pulley 10g), penso que a gramagem foi um pouco elevada.

Vou trocar por uns de 9g e talvez intercale a os pesos.

Quanto ao mito de mais peso mais velocidade, não é bem assim, quando coloquei os de 10g pensei que pudesse andar nos 110km/h com menos rotação, o que acontece é que o motor não tem força.

Ainda não tive tempo para colocar as molas da embraiagem para ter um arranque mais potente.

Quanto à correia nova, nota-se logo um arranque melhor e mais constante.
Título: Re: Melhoramentos numa Sym GTS 125i 2013
Enviado por: PSH72 em 06 de Fevereiro de 2017, 09:53
Sabem se existe kit de 175cc ou mesmo de 200cc para adaptar ás 125cc?

O orçamento que me deram é o Kit 150cc. Caso exista o kit 200cc seria preciso mudar algo mais que no kit de 150cc?

A minha GTS vai a caminho dos 9000km e noto que está a começar a ser cada vez mais dificil chegar aos 120km/h... deve estar a começar a ficar mais gasta a correia.

abraço  _pt_

Em relação ao seu comentario, se com o kit ganha entre 2 a 3cv, qual a alteração entre as sym 125i gts 11cv e a de 15cv tera sido o kit instalado de origem ou é outra alteração que a marca fez nos modelos de 15cv?