Geral => Assuntos Diversos => Tópico iniciado por: sardas30 em 04 de Junho de 2015, 09:26
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Bom dia.
Tenho uma questão que me está a dar que pensar.
Esta historia da carta de carro dar para conduzir motas até 125cc.
Peço desculpa se estiver errado, mas o código muda se tivermos uma 125cc ou uma 600cc?
A condução sei que é diferente, mas só no facto da velocidade, porque a meu ver a condução é exactamente a mesma.
A meu ver, se dá para uma cilindrada, deveria dar para todas.
Não cosigo entender o porque de querer tirar a carta de mota e pedirem valores exorbitantes.
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Tenho pensado o mesmo e apenas chego a conclusão de que é uma forma de "mamarem dinheiro", estado e escolas de condução.
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Bom dia.
Tenho uma questão que me está a dar que pensar.
Esta historia da carta de carro dar para conduzir motas até 125cc.
Peço desculpa se estiver errado, mas o código muda se tivermos uma 125cc ou uma 600cc?
A condução sei que é diferente, mas só no facto da velocidade, porque a meu ver a condução é exactamente a mesma.
A meu ver, se dá para uma cilindrada, deveria dar para todas.
Não cosigo entender o porque de querer tirar a carta de mota e pedirem valores exorbitantes.
Pode não fazer sentido, mas o código de carta de mota, é especifico de mota e foca bastante os termos de segurança, que se vai alterando conforme a cilindrada vai subindo. Também não acho que faça muito sentido, pois podes errar perguntas, sobre um qualquer equipamento, que nem é obrigatório usar, mas é o que temos.
Quanto ao preço, andam por aí em algumas escolas, promoções bem aliciantes.
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Boas
Mas a minha pergunta é se o código das 125 é diferente das outras cilindradas?
Acho que não.
As escolas que tenho visto o preço é sempre o mesmo por volta dos 500€
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500€ a carta de mota? Grande roubo.
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Sem querer fazer publicidade sinto-me tentado. http://www.escolaelite.pt/ (http://www.escolaelite.pt/)
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500€? Isso é muito caro, mas atenção que existem valores diferentes para quem tem carta B ou não, para quem não tem é mais caro. No meu caso que tenho carta B, paguei apenas 200€ para tirar a carta A.
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Eu também.
http://www.sempremlinha.pt/
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O preço médio, para quem já tem a carta B, é de 200 euros, com variações de 20 euros para cima ou para baixo.
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Ahhh, assim está melhor. Eu estou a pensar tirar a A mas tenho a B há mais de 22 anos.
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Eu tenho a B há 27 anos e agora estou a tirar a A por 250 € com as taxas de exame incluidas. O código teve algumas alterações ultimamente e, para mim está a ser uma boa reciclagem. Além disso alerta para questões de segurança importantes, como refere o José Bairrada Quanto à condução acho indispensável esta formação. Claro que preferia não ter de pagar mas paciência. O 'vírus' instalou-se e agora não há retorno.
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escola segurança maxima sao 200€ e oferecem uma exame a escolha. podes tirar a partir dos 16 anos a categoria valida para essa idade.
isto sei porque fui saber para a minha filha que daqui a 1 ano e pouco ja vai tira-la, e como queria saber estas novas modalidades, dai estar a dizer-te os preços!
saudaçoes
_convivio_
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Eu pela carta paguei 36€+70€+70€ = 176 €
Aulas + exame + exame
Procurei um vocher no www.forretas.com
ab
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Eu paguei 270 mais exames 90
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250€
Enviado do meu SM-T550 através de Tapatalk
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Já tenho carta B há 16 anos.
Agora para tirar A , é necessario ter novamente aulas de código ou como é que isso agora se processa?
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Já tenho carta B há 16 anos.
Agora para tirar A , é necessario ter novamente aulas de código ou como é que isso agora se processa?
Tens de ter quatro aulas de código e fazer exame, são 10 perguntas relacionadas com motociclos. Só depois de passar no código é que começas as aulas de condução.
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obrigado companheiro
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O exame teórico de B para A quase não tem nada de código geral tem mais a ver com condução de motas. Vê o site "bom condutor" ou " exames de código grátis" não tenho a certez a que sejam nomes exatos
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Para quem quer :
Escola de Condução x-pto em odivelas.
149 euros.
mais 120 exame.
4 aulas codigo.
6 aulas conducao depois marcacao de exame e de seguida acabar outras 6 de conducao.
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Para quem quer :
Escola de Condução x-pto em odivelas.
149 euros.
mais 120 exame.
4 aulas codigo.
6 aulas conducao depois marcacao de exame e de seguida acabar outras 6 de conducao.
A Elite em Alvalade está com 175€ tudo incluído!
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Esse preço... Exames são uns 80€ cada, com esse valor só dá para um depósito de gota... Falta a renovação da carta e pagar a luz e o instrutor... Acho esses preços estranhos.
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Neste momento, escola "segurança máxima": 220 Eur com oferta de ambos os exames (até ao final do mês).
Mais um inscrito hoje ;)
scooter_
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Esse preço... Exames são uns 80€ cada, com esse valor só dá para um depósito de gota... Falta a renovação da carta e pagar a luz e o instrutor... Acho esses preços estranhos.
eu tirei na Elite e foi esse o preço 175 + 30€ da renovação para o imtt(mas isso já não é com a escola),
só paguei mais 2 aulas porque fui parvo e faltei a aulas marcadas sem justificação e tive de pagar 22€ por cada aula, e mesmo com a minha parvoíce ainda ficou mais barato que a maior parte das escolas
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Permitam-me que fuja um pouco aos últimos posts sobre preços de escolas e regresse ao tópico inicial: na minha opinião não é estranho que se exija formação dos condutores para cilindradas elevadas. O que é de facto estranho é que eu possa conduzir motociclos de 125cc sem qualquer formação e apenas com carta de carro (B). Atenção, eu sou beneficiário desta regra, que o permite. Acho, no entanto, que é bastante perigoso. Tenho mais de 20 anos de carta de automóvel, mas à exceção do código da estrada, nada é semelhante à condução de um motociclo. scooter_
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Permitam-me que fuja um pouco aos últimos posts sobre preços de escolas e regresse ao tópico inicial: na minha opinião não é estranho que se exija formação dos condutores para cilindradas elevadas. O que é de facto estranho é que eu possa conduzir motociclos de 125cc sem qualquer formação e apenas com carta de carro (B). Atenção, eu sou beneficiário desta regra, que o permite. Acho, no entanto, que é bastante perigoso. Tenho mais de 20 anos de carta de automóvel, mas à exceção do código da estrada, nada é semelhante à condução de um motociclo. scooter_
Em relação ao código tem pouco sentido, de facto a instrução e o exame focam-se essencialmente no ponto de vista da moto e em alguns pontos em que os condutores de ligeiros se esquecem, mais por falta de prática em reparar nesses detalhes... _thumbdown_
Existem uma componente de mecânica e da nomenclatura das motas que por acaso se encontra desactualizada em vários pontos. _thumbdown_
Sobre a prática acho que faz falta e essencial..nada que não se pratique , mas de facto uma mota de 280 kms e com power exige experiência e alguma formação.
Já os oitos..não sei em que podem ser úteis _martelada_
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Já os oitos..não sei em que podem ser úteis _martelada_
Inversões de marcha em espaços reduzidos (é claro que só se faz meio 8 ) sem por os pés no chão????
O que me explicaram na escola de condução sobre os 8, é servem para garantir que o condutor tem pericia suficiente para controlar a mota em baixas velocidades e em situação de potêncial desiquilibrio.
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Inversões de marcha em espaços reduzidos (é claro que só se faz meio 8 ) sem por os pés no chão????
O que me explicaram na escola de condução sobre os 8, é servem para garantir que o condutor tem pericia suficiente para controlar a mota em baixas velocidades e em situação de potêncial desiquilibrio.
Sim, isso é verdade... serve para testar a perícia, só para isso, é que nunca dei por mim a fazer oitos _martelada_ a não ser na véspera do exame de condução com a 125 ...fiz uns mil _lol_ _lol_ _lol_
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A escola elite em Lisboa está com promoção 175 euros tudo incluído, estou lá a tiar a minha :)
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Alguém me pode dar uma dica, que escola escolher à volta de Algés?
A Segurança máxima (Miraflores) diz 220€, mas tem de se pagar ou o exame de código ou condução.
Fica tudo em 300€.
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A escola elite em Lisboa está com promoção 175 euros tudo incluído, estou lá a tiar a minha :)
+1
Fica na Praça de Londres.
Só fica de fora o valor do atestado médico. Podes tratar por ti, ou se quiseres tratar lá, são mais 20€, os unicos que tens que pagar além dos 175€
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a São Lazaro tem esse valor 175€ tudo incluído. (eu tive de ir ao médico pedir atestado)
http://www.sempremlinha.pt (http://www.sempremlinha.pt)
_pol_ preço
_pol_ têm alguma simpatia no centro de exames pois têm 95% de aprovações em prática _pol_
_pol_ estão no centro de Lisboa e fazem as aulas na zona de exame
_thumbdown_ estado das motas
_thumbdown_ aulas teóricas :-?
_thumbdown_ demasiada gente
_thumbdown_ personalização no atendimento zerinho :o
_thumbdown_ estão no centro de Lisboa, Av. Almirante Reis, perde-se muito tempo a subir a mesma, consome-se tempo de prática em transito até chegar á Av. EUA
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Boas,
Eu vou me inscrever hohe ( _lool_ _lool_ _lool_) na Segurança Maxima em Miraflores, 220€ tudo incluído e perto de casa.
Vamos la ver se até ao Natal tenho a carta!
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Inversões de marcha em espaços reduzidos (é claro que só se faz meio 8 ) sem por os pés no chão????
O que me explicaram na escola de condução sobre os 8, é servem para garantir que o condutor tem pericia suficiente para controlar a mota em baixas velocidades e em situação de potêncial desiquilibrio.
Companheiros, eu também comecei agora as aulas práticas e também a instrução incide muito nos oitos. Alguns correm bem, outros nem por isso. O instrutor diz também que é para se verificar o equilíbrio a baixas velocidades.
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Companheiros, eu também comecei agora as aulas práticas e também a instrução incide muito nos oitos. Alguns correm bem, outros nem por isso. O instrutor diz também que é para se verificar o equilíbrio a baixas velocidades.
Eu não sei qual mota que usas na aulas de condução mas, no meu caso andava numa Yamaha XJ6, e os 8s eram feitos ao ralenti pois a mota tinha força suficiente para andar comigo em cima. Por vezes pode "assustar" um bocado (parece que vai cair) e há sempre a tendência de "meter a mota ao alto" para evitar a queda mas, uma coisa que costumo fazer, tanto na scooter como na mota da escola de condução, é aconchegar o travão traseiro (aconchegar não é travar como se fosse parar a mota) enquanto realizo as manobras a baixa velocidade pois ajuda bastante a manter a mota estável. Aliás, esta técnica de usar o travão traseiro foi-me ensinada no ano passado quando frequentei o curso na escola de pilotagem da Honda, no kartrodomo de Palmela.
Independentemente do numero de aulas que já tens feitas (não é preciso ter carta para fazer o curso), aconselho vivamente fazer esse curso pois o formador ensina muita coisa que não se aprende nas aulas de condução e que ajudam bastante no dia-a-dia.
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Os oito são tão difíceis assim, o mais importante é saberes que em caso algum podes usar o travão da frente, se bloqueias a roda da frente a mota cai (se não a segurares :) ), usa a embraiagem para ajustar a velocidade, se necessário corrige com o pé direito levemente antes de começar a curva, e de resto normalmente o motor aguenta uma velocidade mínima para não ir abaixo (nas escolas costumam dar um jeitinho !) )e só tens que te concentrar em fazer a curva usando ao máximo a largura da via. Nestas curvas lentas não ser inclina a mota, deves corrigir a posição porque instintivamente se tenta inclinar a mota para facilitar. ( Tens um método japonês que ensina a fazer a curva em velocidade com inclinação). Quando não tiveres medo de cair fazes o oito na perfeição :)
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Os 8 ! É ver aqui
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Companheiros, muito obrigado por estas dicas! Vão ser bem úteis, de certeza _pol_
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Boas,
Eu vou me inscrever hohe ( _lool_ _lool_ _lool_) na Segurança Maxima em Miraflores, 220€ tudo incluído e perto de casa.
Vamos la ver se até ao Natal tenho a carta!
tudo incluido?
lá diz:
categoria A
220€*
ou 3x 80€ ou 5x 59€
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Documento de Identificação Válido
Nº Contribuinte
1 Foto
OFERTAS
Livro de código com 50% desconto (9€) exclusivamente no ato da inscrição Oferta de 1 dos exames à escolha (Código=80€ ou Condução=98€)
Logo ainda vais ter de pagar pelo menos um exame ... _pensador_
e o atestado médico,fazes lá e esta incluído?
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OFERTAS
...exames à escolha (Código=80€ ou Condução=98€)
_confuso_ _confuso_ _confuso_
Eu paguei 30€ pelo exame de código e 60€ pelo exame de condução
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Boas,
Apanhei a promoção onde oferecem os dois exames.
Não sei se este mês a campanha continua.
Telefona para a linha verde deles.
O atestado foi à parte, tenho sorte em ter amigos médicos. _Rolley_
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Boas ,alguns ja sabiam ::) e foi que la consegui dar a volta a Maria e no final de Setembro aproveitei uma promoção numa escola de condução no Estoril e la fui...
A primeira etapa ja foi superada sem erros,ainda este mes sera e segunda e ultima .
Espero trazer boas novidades,entretanto começam as enormes duvidas na escolha...
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Boas ,alguns ja sabiam ::) e foi que la consegui dar a volta a Maria e no final de Setembro aproveitei uma promoção numa escola de condução no Estoril e la fui...
A primeira etapa ja foi superada sem erros,ainda este mes sera e segunda e ultima .
Espero trazer boas novidades,entretanto começam as enormes duvidas na escolha...
Parabéns Marco, venha a segunda parte para uma feliz conclusão.
A máquina virá depois _pol_
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Parabéns Marco, venha a segunda parte para uma feliz conclusão.
A máquina virá depois _pol_
Obrigado companheiro
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E nesta data tirei o dia para umas voltas diferentes mas a mais importante estava marcada para as 14h.
Esperar por outro companheiro que iria dar essa volta em primeiro, os nervos a flor da pele, o companheiro foi traído por eles mesmos e com experiência das 2 rodas.
Eu a ouvir o sr que dava as ordens e que Seia ele a ordenar ou não o tão aguardado carimbo que nos possibilita voar mais alto, mais nervos ainda tinha eu....
Falhamos o percurso pretendido , o companheiro voltou a errar , paramos , trocamos, eu para os comandos da cb500 , ele chorava,errou nos 20 minutos mais importantes.
Calcei as luvas , liguei o auricular para receber as instruções, fui questionado por coisas de mecânica , consegue os 8 aqui mesmo? Sim, fiz 2 , segui para o centro de exames via a5 e cumprindo tudo com o que eu sabia e conseguia naquele momento, disse à cb, não me tramas, até em segunda arrancava, não falhei, nem um reparo, consegui!!!!
Ficam as palavras do examinador :
" respeita às 2 rodas
Não queiras ser um motard, mas sim um motociclista "
Obrigado , boas festas☺
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Parabéns Marco..agora não queiras ser um Motard mas sim um Scootard ...
Espirito SCOOTARD ... _pol_ _pol_
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Parabéns companheiro e bem vindo ao clube dos A. _palmas_ _palmas_
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Parabéns Marco..agora não queiras ser um Motard mas sim um Scootard ...
Espirito SCOOTARD ... _pol_ _pol_
Obrigado
Sim é mais por aí mas talvez o sr não soubesse o que isso queria dizer
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Também tirei há 3 dias a minha carta A. Tanto eu como o meu colega passámos, mas aconteceu uma coisa um bocado insólita comigo.
A meio do exame comecei a ouvir instruções que não faziam sentido nenhum.
"esquerda" "direita" "esquerda" "mantém à direita" ouvia eu. Epá, mas querem ver que o examinador andou na pinga de manhã?
Lá virei eu à esquerda, que me pareceu o mais correto, e parei no semáforo vermelho.
E voltam as instruções estranhas: "agora volta à direita" "cuidado que é uma via de dois sentidos, não te ponhas em contra mão". E eu parado no semáforo, não dava para voltar à direita e tampouco era uma via de dois sentidos.
Vim a descobrir que aquelas trampas de intercomunicadores que usam não têm muitos canais, e havia mais um na nossa frequência.
Felizmente depois parou (deve ter saído fora do alcance), mas não percebo como é que fazem exames nestas condições.
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Também tirei há 3 dias a minha carta A. Tanto eu como o meu colega passámos, mas aconteceu uma coisa um bocado insólita comigo.
A meio do exame comecei a ouvir instruções que não faziam sentido nenhum.
"esquerda" "direita" "esquerda" "mantém à direita" ouvia eu. Epá, mas querem ver que o examinador andou na pinga de manhã?
Lá virei eu à esquerda, que me pareceu o mais correto, e parei no semáforo vermelho.
E voltam as instruções estranhas: "agora volta à direita" "cuidado que é uma via de dois sentidos, não te ponhas em contra mão". E eu parado no semáforo, não dava para voltar à direita e tampouco era uma via de dois sentidos.
Vim a descobrir que aquelas trampas de intercomunicadores que usam não têm muitos canais, e havia mais um na nossa frequência.
Felizmente depois parou (deve ter saído fora do alcance), mas não percebo como é que fazem exames nestas condições.
Talvez algum engracadinho que se entretem a interferir nas comunicacoes. _martelada_
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Talvez algum engracadinho que se entretem a interferir nas comunicacoes. _martelada_
Não.... comigo aconteceu o mesmo.
O que se passa é que os aparelhos têm 4 frequências, e se dois tiverem na mesma frequência vai sempre fazer esse tipo de interferências , no meu caso fiz sinal que não ouvia e o engenheiro da escola foi mudar a frequência... _pol_ _pol_
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Eu também tive interferências em Monsanto depois passou mas dizem ser normal
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não sei se é o local certo, mas coloco aqui, alguém que me corrija se estiver errado
aproveite quem não tem carta para moto e que more perto do Porto/Lisboa ( devia ser obrigatótio _Rolley_), não faço ideia se tem avaliação ou não...
http://prp.pt/formacao/duas-rodas/conducao-de-motociclos-ate-125cc/ (http://prp.pt/formacao/duas-rodas/conducao-de-motociclos-ate-125cc/)
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não sei se é o local certo, mas coloco aqui, alguém que me corrija se estiver errado
aproveite quem não tem carta para moto e que more perto do Porto/Lisboa ( devia ser obrigatótio _Rolley_), não faço ideia se tem avaliação ou não...
http://prp.pt/formacao/duas-rodas/conducao-de-motociclos-ate-125cc/ (http://prp.pt/formacao/duas-rodas/conducao-de-motociclos-ate-125cc/)
Devia de ser obrigatorio...
Dar 180€ por uma formação é puxado _martelada_, mas vale dar mais 100€ e tirar a carta.
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Bom dia,
alguém sabe se há algo online do genero do livro " o motociclo" de preparação para os testes e exame de código?
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Bom dia,
alguém sabe se há algo online do genero do livro " o motociclo" de preparação para os testes e exame de código?
Bom dia,
Tens o site do Bom Condutor para os testes , serve perfeitamente
https://www.bomcondutor.pt/teste
scooter_
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Bom dia,
Andei à procura do tópico adequado para colocar este post e este pareceu-me o mais indicado por se falar na questão da licença em função das cilindradas.
Ora acontece que acabei de me deparar com um anúncio de uma mota importada, com cerca de 1.800cc, e que pode ser conduzida com carta de carro. Espanto? Talvez, mas agora vou esmiuçar.
https://motodiana.pt/produto/honda-goldwing-gl1800-trike-c-atrelado-2004/ (https://motodiana.pt/produto/honda-goldwing-gl1800-trike-c-atrelado-2004/)
Se clicarem no anúncio do link, podem ver na descrição da moto que ela pode ser conduzida com carta de ligeiros, e porquê? Porque no processo de legalização foi registada como triciclo.
Muito embora não a esteja a pensar comprar (mas só porque marca a distância em milhas em vez de kms _Rolley_), não deixo, na minha mais pura ignorância de mundo de duas rodas, de pensar no seguinte:
- Afinal trata-se de um carro ou de uma mota?
- Tratando-se de uma mota como tudo indica, porque é que é autorizada a legalização da mesma com permissão de condução de categoria B?
- Qual é a diferença entre este triciclo e uma MP3 de cilindrada superior a 125cc, por exemplo?
Certamente que esta situação permissiva será óbvia, evidente e que faça todo o sentido para alguns de vocês.
No meu entender ou seria necessária licença específica para toda e qualquer cilindrada ou então não haveria licença específica de todo.
Muito menos faz sentido abrir uma excepção para um veículo deste tipo...
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Também me parece um exagero grande o enquadramento dado a uma mota com esta cilindrada, conduzi lá sem carta nem me parece justo para quem tem efetivamente a carta.