Marcas de Maxiscooters => Yamaha => Tópico iniciado por: Hugo Gonçalves em 02 de Maio de 2014, 12:47
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E é assim que elas acontecem :-? a partir de uma surfada na net em sites e fóruns de outras maxiscoocters fui dar com a informação de que existe um problema com o ABS de alguns modelos Yamaha e que por isso está em vigor uma campanha para recolha das mesmas para reparação do problema!
No caso das X-MAX 400 ABS a noticia anunciava que o problema está limitado as unidades que apresentem o numero de chassis entre:
VG5SH072000000101 a VG5SH072000000694
Fiquei preocupado quando verifiquei que o numero de chassis da minha maxi estava dentro dos parâmetros. Por descargo de consciência, e porque estas noticias da internet devem ser sempre confirmadas _pensador_, enviei ontem á noite um email para a Yamaha para apurar a veracidade desta noticia. Recebi hoje um contacto do Sr Nelson da Speedcity (Leiria) local onde comprei a maxi. Ele confirmou a noticia e apontou a necessidade de ser substituída uma peça.
Neste momento estou em conversações para tratar de resolver a situação.
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A notícia a que tiveste acesso identifica o problema em concreto?
Tem que ver com sobreaquecimento?, falhas sentidas na travagem?, é o ABS que não aciona ou acciona por tudo e por nada?.....se poderes coloca por cá um link, companheiro. _convivio_
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Este foi o site onde pude reconhecer o problema!
http://www.xmaxclub.com/forum/viewtopic.php?f=99&t=10276
(http://www.xmaxclub.com/forum/viewtopic.php?f=99&t=10276)
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Pelos vistos terá que ver com a montagem e que afectou algumas unidades, podendo, tal como referido nesse link, interferir com o correcto funcionamento dos travões.
Mas ainda bem que foi identificado e que a substituição está assegurada aos proprietários. _convivio_
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Eis a resposta da Yamaha Portugalao ao email que enviei! _pol_
Ex.mo Sr.Hugo Gonçalves
Agradecemos o seu contato e preferência pela Yamaha.
A Yamaha tem, neste momento activa uma Campanha de Modificação conforme menciona na sua comunicação.
Os concessionários Yamaha foram informados, tendo instruções para entrarem em contato com os proprietários das máquinas afectadas.
Trata-se de um potencial problema na unidade hidráulica do ABS (que aconteceu num reduzido número de motos a nível Europeu).
A sua moto, inicialmente adquirida (segundo informação do nosso sistema) no Concessionário Oficial Speedcity, encontra-se na série potencialmente afetada.
Queira entrar em contato com um concessionário para agendar a intervenção.
Encontramo-nos ao dispor para prestar qualquer esclarecimento adicional.
Apresentamos-lhe os nossos melhores cumprimentos,
xxxxx xxxxxxxxx
Service Manager
YAMAHA MOTOR PORTUGAL S.A.
Rua Alfredo da Silva 10
2610-016
Alfragide
PORTUGAL
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Aroveito só para dizer que o problema é no sistema de ABS e que o mesmo sistema/peça é tambem instalado nos modelos MT-09 e XV950CU conforme é possivel constatar no site que referi no post anterior. Mas nesse site não são mencionados os numeros de chassis para estes modelos!
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É o que dá muita tecnologia nos veiculos hoje em dia! _thumbdown_
No entanto, com tanta evolução é inadmissivel que hajam falhas de construção a este nivel, seja em motos ou em carros! _thumbdown_
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Uma coisa rara nos dias que correm, uma marca assumir um defeito de fabrico e recolher as unidades defeituosas _palmas_ _palmas_
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Uma coisa rara nos dias que correm, uma marca assumir um defeito de fabrico e recolher as unidades defeituosas _palmas_ _palmas_
Interceptor, nao é raro nao senhor, pois basta leres as revistas da especialidade e ver que quase todas as marcas hoje em dia fazem recalls para modificarem algo defeituoso!
E falamos de marcas conceituadas como Ferraris, Porsches, Lexus, sei lá, hoje em dia sao quase todas! Agora começar já a ver que tambem acontecem em motos, dá que pensar!!! _pensador_
saudações
_convivio_
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A pressão para colocar novidades no mercado tem destas coisas. Aliado a, claro está, erros de concepção de projecto e, sobretudo, ao "outsourcing" que às vezes prega partidas quando a empresa fornecedora tem falhas ou um controlo de qualidade menos exigente que a casa que compra os componentes. É na tendência para baixar os custos de produção que reside a maior parte dos problemas, compra-se fora o que se fazia dentro de portas - muitos daqueles que olham demasiado para o valor do logótipo ficariam surpreendidos com a quantidade componentes que as marcas estabelecidas partilham com as menos tradicionais. Há ainda um dado mais que comprovado, não é "teoria da conspiração": as coisas hoje são feitas para durarem apenas "x" número de anos. Esqueçamos o "forte e feio", agora é o mediático/bonito e o junta dinheiro para o próximo "upgrade"...
Sobre o "recall" da Yamaha, finalmente. Prefiro uma marca que assume que se enganou a outra que esconde os erros e os procura disfarçar com um "upgrade" ou um "novo modelo" que não é mais que a troca de um plástico por outro e mais umas "luzinhas" que faz os consumidores mais fanáticos ficarem com problemas psicológicos porque não têm a última novidade...
Tive um Honda Civic que inexplicavelmente estoirou dois turbos. Um, em garantia (tive "azar" disseram-me), o um segundo meses após a dita. Já o concessionário me fazia o orçamento da substituição quando confrontei a Honda com a informação (viva a Internet!) de que tinham montado em Inglaterra uma série turbos com defeito naquele modelo de Civic. Acabaram por substituir o componente sem custos para mim, mas fiquei lixado porque nunca me chamaram, colocando-me em perigo na estrada. "Honda é Honda", está bem, "goodbye". Este "off topic" serve para lembrar o conselho de amigo das associações de defesa dos consumidores: se não é "abonado", nunca compre nada no ano de lançamento, deixe isso para os nervosos das novidades, depois fará um investimento mais seguro, só tem a perder o facto de não se apresentar com "o último grito". Mas até esta "táctica" pode falhar: o meu Honda Civic quando o comprei já tinha sido anunciado outro modelo... a "novidade" não eram só os plásticos.
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_pol_ Concordo contigo a 100% quando dizes para não nos atirarmos logo de cabeça a 1 modelo acabadinho de sair...Prefiro esperar ( mesmo quando há papel para comprar logo ) pelo menos, 6 meses pelo crivo do mercado Europeu/Mundial e agora como estou cada vez + apoiante de comprar usado, ainda tenho de esperar + tempo _Rolley_
1 abraço
Scooterado scooter_ _slb_
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O tempo de espera por um modelo é relativo. Eu sou, ou já tenho maturidade suficiente, para acreditar que os problemas não vêm porque não esperei o suficiente por este ou aquele modelo. Posso dizer que comprei este modelo, que já tinha saído à mais de 1 ano, mas esperei pela versão ABS que saiu apenas em janeiro deste ano. Azar do caraças, foi ai que aconteceu o problema…
Companheiros se for a pensar assim nem de casa saiu… ou porque aquela ponte foi acabada de construir ou porque ainda não foram vendidos suficientes modelos daquele carro… Comprar novo é um risco e usado também! Aprendi que na vida são as escolhas que fazes e a reação que tens com essas escolhas, que fazem de ti a pessoas que és! Azares nem penso neles!
Vejo esta situação como um percalço e que vai ser resolvido como isso. Já me aconteceu no passado com a Yamaha e foi resolvido dentro do que considero aceitável. A vivencia de cada um dita as escolhas que fazemos! Máquinas perfeitas ou o que quer que seja não existem, somos humanos e falhamos, as máquinas são máquinas e falham ainda mais. Aceitar e lidar com isso faz parte de nós ou então vivemos num mundo de ilusão.
Valorizo este tipo de comentários:
Uma coisa rara nos dias que correm, uma marca assumir um defeito de fabrico e recolher as unidades defeituosas
Não porque foi a Yamaha mas porque é isto que espero da marca.
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Trata-se da imagem da marca que está em jogo, assim como o honrar da qualidade e atenção para com o cliente, aspecto que considero extremamente importante.
Vejo esta acção como algo muito positivo. _pol_
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Sem dúvida que uma marca fazer um recall demonstra responsabilidade e respeito pelos seus clientes.
Acho estranho é a janela de tempo que decorre entre a identificação de um problema e o contacto com o cliente. Senão vejamos, o problema foi detectado em fevereiro e o Hugo (consumidor afectado) só teve dele conhecimento este mês e numa "surfada" pela net , não por um contacto da marca (importador ou concessionário) _thumbdown_
Eu por exemplo perguntei a um concessionário da marca da minha scooter se havia um determinado recall sobre a mesma (sei que há...ou houve) e ele não sabia de nada _thumbdown_ >:(
Não chega o fabricante reconhecer um erro e fazer um recall. Este têm de ser eficaz ou seja a informação tem de chegar ao cliente e de forma rápida. Não tem, ou não devia ter, de ser este a perguntar. Nem todos sabem, podem ou querem "surfar" na net.
Para além do prejuízo material em última instância podemos estar a falar da segurança de pessoas _pensador_
Just my opinion ;)
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Interceptor, nao é raro nao senhor, pois basta leres as revistas da especialidade e ver que quase todas as marcas hoje em dia fazem recalls para modificarem algo defeituoso!
E falamos de marcas conceituadas como Ferraris, Porsches, Lexus, sei lá, hoje em dia sao quase todas! Agora começar já a ver que tambem acontecem em motos, dá que pensar!!! _pensador_
saudações
_convivio_
Olha que nem todas,infelizmente...
Tens o caso da BMW,com problemas graves a nível de distribuição nos motores N47 (diesel entre meados de 2007 ate agora!!),e se não te queixares,podes ter o azar de partir o motor e ficas,desculpa a expressão 'agarrado' _Zang_
Hugo,tenta ver se na motobelas tevfazem isso,sempre era mais perto _Rolley_
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Sem dúvida que uma marca fazer um recall demonstra responsabilidade e respeito pelos seus clientes.
Acho estranho é a janela de tempo que decorre entre a identificação de um problema e o contacto com o cliente. Senão vejamos, o problema foi detectado em fevereiro e o Hugo (consumidor afectado) só teve dele conhecimento este mês e numa "surfada" pela net , não por um contacto da marca (importador ou concessionário) _thumbdown_
Eu por exemplo perguntei a um concessionário da marca da minha scooter se havia um determinado recall sobre a mesma (sei que há...ou houve) e ele não sabia de nada _thumbdown_ >:(
Não chega o fabricante reconhecer um erro e fazer um recall. Este têm de ser eficaz ou seja a informação tem de chegar ao cliente e de forma rápida. Não tem, ou não devia ter, de ser este a perguntar. Nem todos sabem, podem ou querem "surfar" na net.
Para além do prejuízo material em última instância podemos estar a falar da segurança de pessoas _pensador_
Just my opinion ;)
Partilho a tua opinião e o teu sentimento companheiro. Mas tenho de adicionar mais um ingrediente á discussão. O contacto que recebi do stand onde comprei a mota, contacto feito no dia seguinte a ter feito o email para a Yamaha e antes de receber a resposta da mesma Yamaha, foi a de que já teriam conhecimento e que aguardavam pela minha ida lá para a 1ª revisão para resolver o problema. _pensador_ Inclusive já tinham recebido a peça de substituição da Yamaha. _Rolley_ Ora aqui podemos especular muito sobre se foi intencional ou não a falta de contacto… Mas não vejo má conduta da marca em si e também acho que devem ser os stands a fazer o contacto com o cliente.
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Hugo,tenta ver se na motobelas tevfazem isso,sempre era mais perto _Rolley_
Já está em movimento todo o processo para resolver o problema e sim fui visitar o Sr Salgueiro da Motobelas que se mostrou pronto para resolver o problema. _pol_ A peça foi enviada por correio e amanhã será feita a reparação bem como a 1ª revisão, mal posso esperar! _lool_
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Trata-se de um elemento muito ligado à segurança do seu condutor, ainda que felizmente só ocasionalmente se faça uso do mesmo (ABS em plena acção), pelo que quanto mais depressa ficar reposta a normalidade, melhor. _convivio_
Segurança acima de tudo!
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Partilho a tua opinião e o teu sentimento companheiro. Mas tenho de adicionar mais um ingrediente á discussão. O contacto que recebi do stand onde comprei a mota, contacto feito no dia seguinte a ter feito o email para a Yamaha e antes de receber a resposta da mesma Yamaha, foi a de que já teriam conhecimento e que aguardavam pela minha ida lá para a 1ª revisão para resolver o problema. _pensador_ Inclusive já tinham recebido a peça de substituição da Yamaha. _Rolley_ Ora aqui podemos especular muito sobre se foi intencional ou não a falta de contacto… Mas não vejo má conduta da marca em si e também acho que devem ser os stands a fazer o contacto com o cliente.
Compreendo Hugo.
Não quero falar em má conduta.
E realmente esse dado aparentemente muda tudo ;)
Se realmente o contacto do stand foi feito sem a influência da marca por causa do teu e-mail parece-me correcto.
Se foi o teu e-mail para a marca que provocou o contacto que tiveste do stand...acho mal...por motivos obvios.
Provavelmente nunca virás a saber o que se terá passado.
Mas o que interessa é que tenhas ficado com o problema resolvido e que não estejas incomodado com o que se passou
Abr
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E pronto, problema resolvido!! _lool_
A Motobelas resolveu e ficou tudo 5 estrelas _palmas_ Aparentemente o problema é mesmo na bomba do ABS e por isso foi substituida _pol_
Em pouco mais de uma semana, acionou-se a garantia numa loja diferente de onde foi feita a compra da mota, reencaminhou-se a peça de um stand para o outro e reparou-se o problema. Podia ter sido feito em menos tempo mas eu não tinha urgencia na mota e a revisão já estava marcada para esse dia!
Obrigado a todos! _convivio_
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O que importa é que tudo se tenha resolvido da melhor maneira _pol_
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O que importa é que tudo se tenha resolvido da melhor maneira _pol_
É verdade meu caro, isso foi o melhor!
1abraço
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_pol_