Geral => Equipamento => Sistemas de comunicação/GPS/Vídeo => Tópico iniciado por: TMaxer em 12 de Dezembro de 2014, 10:54
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GPS tracker
Apesar da TMax ter garagem, algo que sempre me causou algum receio foi o elevado risco de furto de todos os veiculos de 2 rodas.
A Tmax já vem com o imobilizador, mas pela informação que corre pelos jornais e redes sociais, só isso não é uma garantia, pois qualquer moto ser facilmente roubada usando o sistema de a carregar para outro carro e vendida para peças.
Assim, e porque não sou grande apologista de alarmes, para alem do cadeado de disco frontal Xena e do Traseiro da Kryptonite, resolvi instalar um GPS tracker para que a qualquer altura, mediante o envio de um simples SMS, obter a confirmação se a T ainda se encontrava onde a deixei.
Este tipo de sistemas encontram-se à venda no Ebay e foi lá que procurei uma solução, sendo que procurava algo pequeno, barato e o mais simples de operar possível.
Rapidamente percebi que a grande maioria dos dispositivos à venda no Ebay são fabricados na China pela Coban, tendo esta firma um portfolio diverso com aplicações que vão desde o GPS pessoal, tracking de veículos ou até animais.
http://www.coban.net/
Há 2 modelos cuja aplicação, tanto pelo tamanho, cablagem e uso de caixa estanque se presta a utilização em motociclos, sendo estes os modelos GPS303 e GPS304. Dentro destes modelos há ainda varias versões, indicadas por letras, que incluem um sem numero de extras tais como alarme ou possibilidade de desligar o veiculo remotamente.
Optei pelo 303. Como não tinha interesse em nada muito complicado, escolhi a versao B que apenas permite a ligação à bateria da TMax. Outras versões são mais completas permitindo ligação à bomba de gasolina, à buzina ou até a ligacao de alarme via comando radio.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs30.postimg.org%2Ftzpi5d51t%2FIMG_4765.jpg&hash=857a6262bcaf9ae4f006e9c6cda85abf7e0f2f96)
A compra foi feita dentro do espaco comunitario para evitar o pagamento de taxas aduaneiras e de ter que esperar varias semanas pelo tracker. O preço rondou os 40€
Na caixa veio o tracker, o manual, um CD com o manual e uma pequena chave de parafusos especifica para se retirar os 6 parafusos da traseira e ter acesso à bateria interna e à ranhura do cartão SIM.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs30.postimg.org%2Fqhdi8z45t%2FIMG_4759.jpg&hash=235b11e3f5265f589369aae224e5ad46008a1fc0)
o botao on/off desliga a bateria interior
o cartão SIM usado é do tamanho normal, podendo ser de qualquer operador. No meu caso optei por um pre-pago que carreguei com 5€. O tracker também permite o modo de ligação permanente via GPRS ou 3G, mas optei apenas pelo uso via SMS, dispensando assim ter um plafond de trafego que é uma solução mais onerosa.
A instalação foi fácil, usei algum termo-retractil para reduzir a extensão da cablagem e numa fase inicial de experimentação, liguei apenas os fios positivo e negativo diretamente à bateria.
Usando velcro industrial e algumas braçadeiras de serrilha, fixei o tracker numa zona escondida da carenagem, à qual apenas se pode ter acesso desmontando vários painéis.
O modo de funcionamento é bastante simples: basta fazer uma chamada normal para o numero do cartao SIM que instalaram no tracker. Aos primeiros toques o tracker recusa a chamada, desligando-a e passado uns segundos recebem um sms no seguinte formato:
lat:38.725292
lon:-9.150151
speed:0.00
T:01/01/2014 12:00
http://maps.google.com/maps?f=q&q=38.725292,-9.150151&z=16
Pwr: ON ACC: OFF
No caso de receberem o SMS num smartphone ligado à net, basta clicar no hiperlink e a localizacao é imediatamente mostrada no Google Maps.
Este tracker tem um grande numero de outras características que possibilitam outro tipo de utilização, como por exemplo o estabelecer-se um perímetro de segurança, alarme por movimento, etc. Aconselho a leitura do manual aos interessados para se inteirarem das potencialidades do aparelho.
Manual (https://drive.google.com/open?id=0B6nB14M67bkGbUt4UUxKRUl4ZU0&authuser=0)
Felizmente até à data nunca foi preciso dar uso ao tracker. Fiz inúmeros testes e a localização que é enviada no SMS é sempre correta e muito precisa.
O meu receio com o uso deste tipo de aparelhos prende-se com a bateria da moto. O tracker tem uma bateria própria, do tipo "telemóvel" que lhe garante 8 a 12 horas de utilização, nessa altura carregar a sua bateria interna a partir da bateria da moto, sendo que no caso de a moto não ser usada durante vários dias ou semanas poderá descarrega-la parcialmente ou até mesmo na totalidade
Neste momento retirei o tracker da TMax para o mostrar a um companheiro que pretende adquirir um para a sua Scooter. Antes de a montar irei liga-la a uma bateria de gel previamente carregada para ver em quantos dias esta a descarrega.
Outra situação que gostaria de focar, é o plafond do cartao. Não carreguem com mais de 5 € pois quando retirei o tracker da TMax, ele começou-me a enviar sms de 10 em 10 minutos alertando para o facto de estar sem alimentação. Para já no manual não consegui configurar o intervalo de envio de SMS de aviso, pelo que possivelmente irei contactar a Coban para ver se posso espaçar mais o intervalo entre o envio de SMSs.
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Obrigado pela partilha! Está perfeito!
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Grande Miguel! Tópico informativo como sempre! Algo a ver no futuro!
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Excelente topico mas gosto mais do meu sistema. _lol_
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=18928.0
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GPS tracker
O meu receio com o uso deste tipo de aparelhos prende-se com a bateria da moto. O tracker tem uma bateria própria, do tipo "telemóvel" que lhe garante 8 a 12 horas de utilização, nessa altura carregar a sua bateria interna a partir da bateria da moto, sendo que no caso de a moto não ser usada durante vários dias ou semanas poderá descarrega-la parcialmente ou até mesmo na totalidade
Neste momento retirei o tracker da TMax para o mostrar a um companheiro que pretende adquirir um para a sua Scooter. Antes de a montar irei liga-la a uma bateria de gel previamente carregada para ver em quantos dias esta a descarrega.
Bom dia
Adquiri este tracker depois de ler o teu post.
fiquei com curiosidade em relação à duração da bateria ecomo referiste que ias fazer um teste, estou a perguntar-te se chegaste a alguma conclusão.
Um abraço
Carlos
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Boas _pol_
o aparelho quando ligada a uma bateria em bancada já me durou mais de 10 dias ligado interruptamente sem que a bateria de sinais de descarga.
O problema é ligado à bateria da mota que já tive 2 episódios de não lhe tocar durante uma semana e quando a fui por a trabalhar, a carga da bateria não chegava para o starter. :( :(
De forma que, que quando para a T 2 ou 3 dias, tenho sempre o cuidado de o ligar ao CTEK que carrega a bateria e vai-a mantendo carregada _pol_
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Ok obg pelo feed back
_pol_
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Boas!
Estou a pensar comprar uma coisita dessas mas mais em conta, como este (€10 com portes).
Parece-me porreiro pelo preço vs. funcionalidades.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.imgur.com%2F0vpPp50.png&hash=ff5dc5d776099daa18b66d210feb0312bc7b036a)
Como a mota só tem ainda um par de meses não queria estar a ligar nada directo à bateria para já _pensador_
Será que posso ligar um desses a uma bateria externa (as tais de Gel que referiste), ou um powerbank ou algo assim? Alguma recomendação e/ou advertência?
Obrigado
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Esse é em tudo identico ao que uso com a unica diferenca que pode trabalhar autonomamente sem estar ligado a uma bateria.
A questão ao usar este tipo de aparelhos é a seguinte: a moto anda (quase) todos os dias? _pensador_ se sim é avançar sem problemas o aparelho nao vai criar problemas de descarga da bateria, sendo este tipo de aparelhos é uma grande mais-valia pois a cada instante temos sempre a possibilidade de saber onde anda a nossa scooter e em caso de roubo podemos localizar o seu paradeiro (mesmo que se use o GPS jammer, o aparelho consegue localizacao via 3G) o que poderá ser uma grande ajuda para a recuperação da scooter.
No caso de a scooter andar apenas 1 ou 2 vezes por semana, entao aí já a descarga poderá ser um factor _Rolley_ _pensador_
Se nao quiser ligar directo à bateria, pode-se sempre usar um Powerbank ou uma bateria auxiliar para ajudar o tracker a manter a carga _pol_ ,mas aconselho a montagem do tracker bem escondido dentro da carenagem da PCX
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Sim, para já anda todos os dias scooter_
A questão de usar para já bateria externa tem mesmo que ver com a questão da garantia por um lado, e eventual descarga da bateria da mota por outro.
Já encomendei, aguardo a entrega.
Vamos ver se consigo ligar isto a uma bateria externa sem problemas _pensador_
Já agora, e porque assumo que deves estar mais por dentro do assunto:
Onde se arranjam essas "de gel" e porquê essas? São mais eficientes, mais capacidade...?
Tens alguma marca/modelo que sirva de referência?
Obrigado!
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Boas!
Estou a pensar comprar uma coisita dessas mas mais em conta, como este (€10 com portes).
Parece-me porreiro pelo preço vs. funcionalidades.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.imgur.com%2F0vpPp50.png&hash=ff5dc5d776099daa18b66d210feb0312bc7b036a)
Como a mota só tem ainda um par de meses não queria estar a ligar nada directo à bateria para já _pensador_
Será que posso ligar um desses a uma bateria externa (as tais de Gel que referiste), ou um powerbank ou algo assim? Alguma recomendação e/ou advertência?
Obrigado
Estive a ver no aliexpress esse que mencionas e os comentários não são muito favoráveis:
"Not Recomended does not work , pirate product! do not buy , the product does not work , does not give location ."
"no real gps :-/"
Pode ser nabice de quem comprou ou então o produto ser mesmo mau. Tens lá outras opções pouco mais caras (3/4€) que me parecem melhores.
Eu optava por este:
http://www.aliexpress.com/item/Guaranteed-100-4-band-car-GPS-tracker-GT02A-Google-link-real-time-tracking-free-shipping/1257279802.html?spm=2114.01020208.3.11.IxtJO9&ws_ab_test=201556_3,201527_2_71_72_73_74_75,0_0
Video youtube:
Em relação ao gasto de bateria, se for configurado para apenas responder às sms em vez de estar permanentemente ligado a enviar dados por gprs fica com um consumo marginal. Bastando pegar na mota uma vez por semana para devolver a carga à bateria.
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Quando encomendei só tinha dois comentários e eram favoráveis, mas atenção que existem imensos muito parecidos entre si, diferindo nas funcionalidades.
Curiosamente, o link já não está disponível... _pensador_
O que indicas realmente aparenta ser melhorzito, especialmente se dá para por no modo de responder apenas a SMS e assim gastar o mínimo possível de bateria.
Vou aguardar, se este não estiver à altura, mando vir um desses ;)
Obrigado pelas dicas
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Boas TMaxer,
Ainda usas o gps tracker, estou a pensar em comprar o 303b para a minha mota. Este aparelho funciona com localização gps ou só usando as antenas de telefonia móvel?
O compraste no ebay? Acho que no ebay há muitas "copias" que não são Coban...como diferenciar-las??
Obrigado,
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Boas Camponubla!
Tenho montado e estou contente com ele _pol_ O facto de ter GPS tranquiliza-me perante a possibilidade de me furtarem a TMax pois sei que tenho algumas hipoteses de a recuperar _pol_ Ha outros companheiros que tambem adquiriram e instalaram e estao contentes _pol_
A localização é obtida através de GPS _pol_
Comprei no Ebay. Sei que ha varios rebrandings deste modelo e de outros da Coban, não sei se serão copias... _pol_
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Também tenho que pensar em adquirir um aparelho desses _pol_ _convivio_
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Convem adquirir um Coban origial - andam por ai muitas imitações.
Pessoalmente uso o sistema do companheiro r16 e não me tenho dado mal.
Como ponto de energia uso um power bank que me dá para mais de quinze dias de energia suplementar
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gosto muito do projeto do r16 mas, este aqui apresentado parece mais simples.