Geral => Mecânica => Pneus => Tópico iniciado por: balasteiro em 15 de Novembro de 2014, 18:50
-
Pois é verdade, desta vez venho aqui para contar o que se passou comigo.
Eu tão cuidadoso que era com a minha Conquistadora, a minha menina NC, não o fui, vai daí os pneus estão no mato, com atualmente, 20 mil km, estão quadrados, a mota vibra por todo o lado, a faz uma zueira muito grande.
Fui à Honda, e fui ao meu mecânico e aquilo que, fui informado, tanto num como no outro, confirma se tenho de trocar pneus.
Apesar dos pneus, terem bastante piso tanto o de trás como o da frente, mas pronto, estou sem palavras, eu tão cuidadoso que sou e esta passou me, nunca mais me lembrei de tal coisa.
A razão de tudo isto é muito simples, andei durante um e meio sem ver a pressão dos pneus, e vai daí toma lá e embrulha.
Portanto meus amigos das duas rodas, existe 4 coisas fundamentais a meu ver que nós, Motocilistas não podemos descuidar,
Ar dos pneus
Afinar a corrente
Òleo do motor
Água do radiador ( caso o motor seja refrigerado á água)
Aquele abraço e boas curvas
-
Embora a escola do CPM já me tivesse feito adquirir essa informação, ela foi repetida vezes sem conta quando tirei a carta de mota entre outras sobre segurança.
-
Eu pessoalmente verifico todas as semanas, quase sempre aos sabados visto ser o dia em que não há o stress do transito e idas para o trabalho.
Deixo aqui uma foto, já com uns anos, dos meus tempos das R´s. Uma viagem Faro - Porto, em que, entre Faro e Lisboa tudo parecia normal.
Tinha constatado que a pressão não estaria correcta, mas com a conversa, nas estações de serviço onde se parou sempre me esqueci de verificar.
Quando cheguei a casa, verifiquei que me tinha saído um totobola!!
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi45.photobucket.com%2Falbums%2Ff88%2FPauloSBorges%2FPneu3_zps6dc6072b.jpg&hash=8e087926a681f1cc9b1ef74fd74533139f99f671)
-
Não posso dizer que é sempre mas eu na maioria das vezes não saio de casa sem ver os pneus.
Tenho um aparelho portátil digital ( existe imensos tipos de aparelhos à escolha) para verificar a pressão que faço sempre que as motas ficam paradas alguns dias.
Os pneus são que mais me preocupa sinceramente. Baixa pressão vão aquecer demasiado e muita pressão não vão aquecer o suficiente para obter o melhor comportamento do mesmo afectando a aderência.
Corrente leva o spray com teflon da praxe lá de mes a mes quando faço os checks do óleo, travões, etc... Neste caso dou menos importância...
BC