Marcas de Maxiscooters => Suzuki => Mecânica => Tópico iniciado por: DIN em 01 de Maio de 2012, 17:01

Título: [burgman 650] interruptor do descanso lateral.
Enviado por: DIN em 01 de Maio de 2012, 17:01
Boas Companheiros!
Tal como já tinha dito aqui no fórum, hoje aproveitei o péssimo dia de feriado no que toca ao tempo, para fazer “operação CHUNT” na burgman.  _Rolley_
Afinal foi mais fácil do que pensava… munido de um multímetro, ferro de soldar, interruptor, fio e outras ferramentas, lá me dediquei á causa.
Não demorou mais de uma hora, contando para apreciar as “tripas” da máquina. Ainda pensei seguir a sugestão do companheiro paulojvc que era tentar rodá-lo e por consequência inibi-lo, mas preferi a primeira que era a colocação de um interruptor, ficando sempre que quisesse com opção de ativar esta função. Obrigado paulojvc pela dica!  _pol_

Aqui ficam algumas:

Interruptor do descanso lateral. Para ter total acesso, tinha de desmontar a proteção lateral… muita trabalheira!
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg39.imageshack.us%2Fimg39%2F4515%2Fdsc06368t.jpg&hash=1e8f35eb34301d8ca4fadc1940c9289d7fecdc4a) (http://imageshack.us/photo/my-images/39/dsc06368t.jpg/)

Ficha (verde) que liga ao interruptor do descanso. Optei por fazer duas incisões no cobre de cada fio depois do retirar o pvc, estanhar, colocar manga térmica e fita adesiva. Assim só foi “violada”  a peça que se compõe pelo interruptor, cabo elétrico e ½ da ficha.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg43.imageshack.us%2Fimg43%2F2088%2Fdsc06369q.jpg&hash=37883cf7128b542fc24b9c17bf0017c312bef335) (http://imageshack.us/photo/my-images/43/dsc06369q.jpg/)

Depois de ter andado ás voltas para encontrar um lugar seguro e prático para colocar o interruptor, acabei por coloca-lo na proteção que está no topo da bateria. Assim quando quiser que o interruptor no descanso central volte a estar ativo é só desliga-lo… simples!
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg217.imageshack.us%2Fimg217%2F7391%2Fdsc06371c.jpg&hash=e26da32ccb2bfbd5db852d0e2953bb06b9651851) (http://imageshack.us/photo/my-images/217/dsc06371c.jpg/)

E pronto! Eu sei que é arriscado, mas pesando os prós e contras, ganham os primeiros…
Cumprimentos,
Título: Re: [burgman 650] interruptor do descanso lateral.
Enviado por: jacreis em 01 de Maio de 2012, 18:43
Parabéns . Excelente brico. _pol_ _pol_
Título: Re: [burgman 650] interruptor do descanso lateral.
Enviado por: paulojvc em 01 de Maio de 2012, 20:45
De uma maneira ou de outra tinha solução...e eu tive a primeira e depois montei a segunda...está no meu diário de bordo _lol_

PS.: Dias assim são os melhores para os bricos...o bom tempo é para andar nelas ou aproveitar para estar com a família _pol_
Título: Re: [burgman 650] interruptor do descanso lateral.
Enviado por: _AXE_ em 01 de Maio de 2012, 21:43

Bem engendrado  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Assim ja podes meter a Maxi a trabalhar com o descanso lateral posto....ando tbm á tempos para fazer o mesmo, vamos ver se tbm faço isso brevemente.

Boas curvas
Título: Re: [burgman 650] interruptor do descanso lateral.
Enviado por: DIN em 01 de Maio de 2012, 22:38
Boas Companheiros!
Pois foi o primeiro brico com sucesso na “possante”. Ainda tive oportunidade de sair numa “aberta” e deu para experimentar e confirmar a comodidade de deixar a mota no descanso lateral (travão de mão puxado) a trabalhar, abrir o portão, voltar a montar e estacionar. _pol_

Companheiro _AXE_, fazer este brico na KYMCO é muito fácil. Basta retirar o parafuso que segura o interruptor que é rotativo, voltar a coloca-lo no sítio para não se perder e fixar o dito interruptor no chassis da mota com uma abraçadeira plástica. Claro está que pode fazer o mesmo que eu fiz, chantando o circuito com um pequeno interruptor e coloca-lo no melhor sítio.
Cumprimentos,
Título: Re: [burgman 650] interruptor do descanso lateral.
Enviado por: José em 02 de Maio de 2012, 00:36
 _Rolley_ Eu não teria realizado esse brico!!!!  _reg_ o sistema existe para segurança das
"meninas"  scooter_, imagina teres a  scooter_ com o motor a trabalhar e vai lá um curioso
dar uma aceleradela!!!!!  _Zang_ _Zang_
Título: Re: [burgman 650] interruptor do descanso lateral.
Enviado por: paulojvc em 02 de Maio de 2012, 12:28
O sistema de recolha automático do descanso é igualmente bom mas para mim o melhor é o da MP3 e Fuoco que tem um sensor no banco...aí quando se acelera ela corta combustível _lool_
Título: Re: [burgman 650] interruptor do descanso lateral.
Enviado por: _AXE_ em 02 de Maio de 2012, 12:49
Boas Companheiros!
Pois foi o primeiro brico com sucesso na “possante”. Ainda tive oportunidade de sair numa “aberta” e deu para experimentar e confirmar a comodidade de deixar a mota no descanso lateral (travão de mão puxado) a trabalhar, abrir o portão, voltar a montar e estacionar. _pol_

Companheiro _AXE_, fazer este brico na KYMCO é muito fácil. Basta retirar o parafuso que segura o interruptor que é rotativo, voltar a coloca-lo no sítio para não se perder e fixar o dito interruptor no chassis da mota com uma abraçadeira plástica. Claro está que pode fazer o mesmo que eu fiz, chantando o circuito com um pequeno interruptor e coloca-lo no melhor sítio.
Cumprimentos,

Eu sei como se faz....so ainda nao me apeteceu deitar por de baixo da Maria Felisberta.....pura preguiça  _corado_ mas obrigado pela dica  _pol_


 _Rolley_ Eu não teria realizado esse brico!!!!  _reg_ o sistema existe para segurança das
"meninas"  scooter_, imagina teres a  scooter_ com o motor a trabalhar e vai lá um curioso
dar uma aceleradela!!!!!  _Zang_ _Zang_

José.... acho/penso eu que todos sabemos dos riscos e perigos  _pensador_
Todos nos sabemos que aquilo é uma segurança para que a Moto/Maxi nao arranque só pelo tal curioso mexer no acelerador, ou entao e principalmente para que nao arranques com o descanso posto que podes cair ao fazer uma curva, esse sim o mais importante problema (a segurança em andamento).
Mas se vamos falar em segurança....dou só uma dica....fazer uma curva e cair por causa da tinta das passadeiras.... ai já não importa a segurança do Condutor....enfim....

Mas para mim .... resalvo.... PARA MIM é um assunto que nem se discute, tem mais vantagens para mim ter aquilo desligado que ligado e podia estar aqui a descrever-los todos, mas é mais facil um dia destes demonstrar-te pessoalmente  _pol_

Ha tanta regra  _reg_ que foram feitas para se quebrar....... _Rolley_

Um abraço jose  _convivio_

Boas curvas

Título: Re: [burgman 650] interruptor do descanso lateral.
Enviado por: DIN em 02 de Maio de 2012, 19:15
Boas Companheiros!
Eu concordo com tudo o que atrás foi dito sobre segurança… mas também assumi que teria que abarcar com as consequências se correr mal.  _anjo_
O pior vem aí! Quem já experimentou ou tem uma burgman 650, sabe que ao contrário da maioria das maxis com variador, esta não dá hipótese… basta rodar ligeiramente o punho e ela começa de imediato a andar… é esta situação que me assusta!
Por esta e por outras é que lá tenho o interruptor para utilizar em alturas que o bom senso assim o dite. Lembro-me de um episódio com um colega de batente que estava a falar comigo, ainda tinha a Kymco, estava eu a colocar o capacete quando ele por curiosidade rodou o punho… felizmente a aceleradela não foi suficiente para “espantar” a máquina. Se fosse a B650, tenho a certeza que as consequências eram outras.  _Zang_
Enfim, como diz o companheiro _AXE_ as regras também se quebram…
Em jeito de “dar palpites”, bastava que na centralina fosse programada com um comando que reconhece-se o descanso lateral e permitisse que se inadvertidamente se rodasse o punho nessa situação das duas umas; ou mantinha a mesma rotação do ralentim ou simplesmente fosse “abaixo”.  _pensador_
Pode ser que algum “olheiro” da marca faça desta dica um grande novidade técnica de marketing!!!  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Cumprimentos,
Título: Re: [burgman 650] interruptor do descanso lateral.
Enviado por: paulojvc em 02 de Maio de 2012, 21:18
O da MP3 é assim mesmo...como não tem descanso lateral e ela aguenta-se na vertical sozinha desde que tenha a suspensão bloqueada só arranca com condutor sentado.

Para tirares as teimas sempre podes experimentar se o travão de mão está bem afinado _lol_