Marcas de Maxiscooters => Honda => Mecânica => Tópico iniciado por: fantasma do lençol em 31 de Outubro de 2013, 10:47

Título: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: fantasma do lençol em 31 de Outubro de 2013, 10:47
Bom dia companheiros

O manual da pcx indica que a muda de oleo na pcx devera ser de 8 em 8 k. Refere contudo que, numa utilizaçao mais agressiva, essa muda devera ser de 4 em 4 k.
Pergunto-me o que significa isto? Sera seguro mudar o oleo apenas de 8 em 8? Alguem tem esta experiencia?

Desculpem a escrita e ausencia de pontuaçao. O telemovel nao facilita.
Título: mudança de oleo na pcx
Enviado por: twin-pt em 31 de Outubro de 2013, 11:12
Olá!

Como faço muita AE a fundo, e já reparei que a minha PCX pode ter tendência a consumir algum óleo (especialmente no verão) não me importo de mudar de 4k em 4k... Até porque não posso correr o risco de ter problemas com ela...

Mas isto sou eu!


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Título: Re: mudança de oleo na pcx
Enviado por: Manhas em 31 de Outubro de 2013, 12:30
Normalmente, e tendo em conta o que se passam com os carros, um utilização agressiva decorre do serviço de estafetagem, frio ou calor extremos, circulação frequente em estradas de terra batida e situações afins.

Para quem se orgulha de anunciar que faz 2,1 l/100km de consumo, acho que a tua máquina não sofre de uma condução agressiva.
Título: Re: mudança de oleo na pcx
Enviado por: twin-pt em 31 de Outubro de 2013, 12:44
Concordo com o Manhas!

Eu para fazer 2.2 l/100km tenho que andar a "pisar ovos".

Os meus consumos são aproximadamente 2.5 se ir pela A5 a cerca 90 km/h e voltar pela Marginal e 2.8 se fizer a A5 nós dois sentidos... E isso se não for sempre a fundo!

Penso que podes fazer de 8 em 8... Mas cada cabeça a sua sentença!




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Título: Re: mudança de oleo na pcx
Enviado por: fantasma do lençol em 31 de Outubro de 2013, 14:59
Eu não ando a 60km/h para fazer estes consumos. Também não ando a fundo. A minha velocidade de cruzeiro na pcx anda nos 80/90. Faço é arranques quase sempre calmos. Isso aliado à minha ser o modelo ESP creio que fará a diferença nos consumos.
Por outro lado, e como o Manhas referiu a estafetagem, a minha piquena apanha alguns kms em cidade.
Título: Re: mudança de oleo na pcx
Enviado por: B_Black em 31 de Outubro de 2013, 21:25
E se for um meio termo???  Mudar o óleo de 6000 em 6000 km?
Sempre dá para fazer alguma poupança.
Título: Re: mudança de oleo na pcx
Enviado por: hugoagostinho em 08 de Novembro de 2013, 00:12
Eu não ando a 60km/h para fazer estes consumos. Também não ando a fundo. A minha velocidade de cruzeiro na pcx anda nos 80/90. Faço é arranques quase sempre calmos. Isso aliado à minha ser o modelo ESP creio que fará a diferença nos consumos.
Por outro lado, e como o Manhas referiu a estafetagem, a minha piquena apanha alguns kms em cidade.

Já agora o oleo que usas nao terá tb influencia no baixo consumo? Qual é que usas?
Neste momento ando a pesquisar o [url]http://www.belray.com/bel-ray-friction-modified-thumper-racing-4t/url] nao é caro, tem as viscosidades 10w30 API SM JASO MB(inverno) e 10w40 API SM JASO MB (verao) disponiveis e até excede os requisitos da Honda! Já alguem experimentou?
Título: Re: mudança de oleo na pcx
Enviado por: Pdiniz em 17 de Dezembro de 2013, 17:53
Caríssimos,
Na PCX aconselho um oleo de viscosidade 10w30, o 10w40 retira performance ao motor (testado por mim e confirmado por um Eng da Honda).
Já agora, nunca atestar o cárter para além de 0,7l ( é o que muitos concessionários estão a fazer).
Abraços
Título: Re: mudança de oleo na pcx
Enviado por: Manhas em 17 de Dezembro de 2013, 21:25
Tu ou o Eng da Honda recomendam algum/alguns óleo(s) em particular (verão/inverno)?
Título: Re: mudança de oleo na pcx
Enviado por: Pdiniz em 17 de Dezembro de 2013, 22:35
Penso que os concessionários da honda passaram a utilizar óleo Honda.  Quando tinha a PCX colocava óleo Castrol 10w30. Na Forza, pelo menos para já, vai levando com o oleo Honda.
Título: Re: mudança de oleo na pcx
Enviado por: pgomes78 em 17 de Dezembro de 2013, 23:36
Serio que gostava de saber como a viscosidade altera o rendimento. Há tantos factores num óleo sendo a viscosidade apenas um. E no nosso clima,  na maior parte dos meses um 10w40 é mais indicado que um 10w30. Tal pode ser confirmado no proprio manual da moto.

Quanto ao mudar de 8000em 8000km, se está no manual é porque os testes feitos na marca demonstraram que não haveria problema.  Aliás,  os intervalos recomendados são sempre inferiores ao que realmente aguentará por motivos obvios.
Um abraço,
Título: Re: mudança de oleo na pcx
Enviado por: twin-pt em 18 de Dezembro de 2013, 00:14
Tanto quanto sei, o oleo da Honda é fornecido pela Castrol... _pensador_ Pelo menos da pesquisa que fiz porque queria adquirir uma embalagem de 1l para ter em casas, só a Castrol é que tem a referência 10w30 para motos 4T...

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Título: Re: mudança de oleo na pcx
Enviado por: Prendas em 05 de Fevereiro de 2014, 03:43
A minha mudo-lhe o óleo aos 6000 Km's e uso o óleo da Bel Ray que o companheiro acima referiu. E coloco sempre menos 100mL. O manual recomenda 0,9L  e eu coloco 0,8L.

Normalmente uso Bel Ray e Putoline, pois são as marcas que usam especificações bastante elevadas.
Título: Re: mudança de oleo na pcx
Enviado por: AlexMontenegro em 12 de Fevereiro de 2014, 10:49
Relativamente à mudança de óleo, só devemos fazer de 8.000 em 8.000 Km`s, independentemente do tipo de condução. Os óleos sintéticos possuem determinadas características (moleculares) que se alteram com o funcionamento do motor ao longo dos 8.000 Km`s, ao longo de etapas. Essas características servem para limpeza do motor, lubrificação, protecção de peças, etc.

Se alteramos as mudanças de óleo determinados pela marca, alteramos também o comportamento molecular do óleo e interrompemos este processo.

Devemos verificar periodicamente (semanal ou a cada 2 semanas) o nível do óleo e alertar nas revisões, algum consumo de óleo anormal.

Penso que a Honda é dos principais fabricantes de óleo do mundo mas vou confirmar esta informação.
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: _AXE_ em 12 de Fevereiro de 2014, 12:53

Quer dizer.... se eu tiver a minha mota parada, mas ponho-a todos os dias a trabalhar durante 30min (vamos fazer a coisa por menos..... ponho a minha mota a trabalhar PARADA, durante 5horas por mês, e andar 1h por mês, fazendo apenas 10km.

Ora bem ..... o motor afinal trabalha 6horas por mês e apenas anda 10km.

Fazendo contas assim muito por alto  _pensador_

Uma média de 50kmh (não sei propriamente que media fizeram, mas vamos fazer esta de 50kmh) para fazer 8.000km tinha de fazer 160h (aquela temperatura especifica) para o Oleo ter as tais características de limpeza de motor e afins ..... o tal melhor Óleo da Honda XPTO....

Mas .............. porque há sempre um mas......

Seguindo aquilo que eu estava a dizer ..... eu somente faço 100km por mês, mas o motor trabalha 6h a mais nesse mês.....
Vamos fazer então as tais medias, ou tentar fazer-las. _Rolley_

São precisos perto de 6 anos e meio para eu ir à revisão (para ter esses tais 8.000km)
O motor trabalhou nesses 6,5 anos perto de 650h de trabalho !! isto porque tem o tal óleo, de fazer a limpeza programada pelo Óleo da Honda aos 8.000km ....

Então mas já repararam que 160h é diferente de 650h de trabalho ?

Então mas já repararam que uma mota leva 6 anos para fazer a revisão a outra leva muito menos (não fiz contas a quanto menos) 

E as propriedades do Óleo são as mesmas ao fim de alguns anos, fazendo ou não fazendo kilometros ? Podem estar motas paradas!
As propriedades dos Óleos são programadas para chegar aquela altura especifica e tungas ..... está na hora da limpeza para depois dar alarme para ir mudar ????

Companheiros......

Não se pode "vender" tudo o que se ouve.....

Há óleos específicos para este e aquele tipo de motor, para zonas frias e zonas mais quentes, sintéticos e não sintéticos etc etc.... agora com programação ..... naaaaa

Façam as mudanças de Óleo conforme as marcas dizem, mas se o óleo estiver parado, mesmo que não cheguem à quantidade de quilómetros, mudem o Óleo a mesma !!
Todos os óleos perdem propriedades, basta estarem parados oxidam, perdem propriedades.

Deveria ser bonito, um motor com Óleo XPTO programado para limpeza, com tantas horas de trabalho o motor ficava a brilhar por dentro ..... brilhava tanto da limpeza que gripava .....

Tentem pelo menos fazer uma muda de Óleo por ano extra (para quem tem a mota parada de inverno)
Os que andam diariamente sigam o que os fabricantes recomendam, mas com os Óleos tbm recomendados por eles para os motores poderem duram um pouco mais que o normal.

E não esquecer de ir vendo o nível de Óleo e Agua, isso sim devem fazer periodicamente.

Eu sou daqueles que alem do conta quilómetros deveriam tbm ter conta horas. Todos os motores mudavam Óleo às "X" Horas de trabalho, fosse qual fosse os quilómetros que tivessem.

Boas curvas
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: Manhas em 12 de Fevereiro de 2014, 13:12
AXE,

O exercício que fizeste é interessante mas não me parece que tenha grande utilidade prática.

Duvido que tenhamos companheiros no fórum que metam a mota a trabalhar meia hora dia para estar parada. Por outro lado e segundo julgo saber, o óleo deve mudado assim que se verificar uma das seguintes condições:
- Seja alcançada a quilometragem prevista para a substituição do óleo;
- 1 ano desde a última mudança de óleo.

Assim, se a PCX fizer 8.000 km em menos de 1 ano, não deverá haver problema. De notar que este valor de 8.000 km não foi inventado pelos utilizadores da PCX uma vez que o manual do proprietário da Honda PCX apresenta o seguinte texto na página 99:
«Substitua o óleo do motor nos intervalos prescritos no calendário de manutenção (página 89). Quando conduzir em condições de muita poeira, a substituição do óleo deve ser feita com maior frequência do que prescrito no calendário de manutenção.»
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: AlexMontenegro em 12 de Fevereiro de 2014, 14:40
Caro Axe,

Apesar do exercício que fizeste, na minha opinião não ter utilidade prática nenhuma, devemos procurar informação e não contrariar a informação dada por outros membros da comunidade.

Qualquer membro que coloque em funcionamento a mota como tu descreves, deverá ser dono de um museu ou não gosta de andar de mota e só a tem parada na garagem porque sim.

Bastaria um pouco de tentativa de busca de informação da tua parte, para entenderes e aceitares o que escrevi.

Refereste a um óleo da Honda todo XPTO, nunca me referi a marcas de óleo e esta informação é válida para todas as marcas.

Retirado da wikipédia e com pouco esforço, poderás ver o seguinte:

"Aditivos

Para conferir, retirar ou melhorar certas propriedades especiais dos lubrificantes, que não condizem com o desejado, especialmente quando o lubrificante é submetido a condições severas de trabalho, são adicionados produtos químicos aos óleos lubrificantes, que são chamados aditivos.
Os principais tipos de aditivos são: anti-corrosivos, anti-espumantes, detergente-dispersante, melhoradores do Índice de Viscosidade, agentes de extrema pressão, etc."

Estes aditivos já se encontram adicionados pelos fabricantes e quando menciono limpeza de motor, não me refiro a uma limpeza de vassoura e pá como efectuamos em nossas casas, mas sim a libertação de partículas metálicas e limalhas de ferro, resultantes da fricção existente nas partes internas e móveis, que serão removidas com a substituição do filtro de óleo mantendo a lubrificação do motor.

Cumprimentos
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: pgomes78 em 12 de Fevereiro de 2014, 15:09
Axe.

Compreendi onde queres chegar mas por algum motivo o oleo no livro manda mudar aos 8000km ou 1ano, logo o que acontecer primeiro.
Mas teu exercicio mostra algo que já cansei de comentar com amigos. Erradamente usa-se os quilómetros para a manutenção dos componentes do motor quando, deveria ser as horas de trabalho como se faz em quase tudo que é máquina de trabalho.

Alex, agradecia que fornecesses a fonte das tuas afirmações para me entreter a ler.
Não pondo em causa o que foi por ti escrito pois não tenho base para contrariar tal mas duvido muito que a Honda fabrique oleos. Em relação aos aditivos existem mas pelo que sei funcionam no inverso do que afirmastes, ou seja, com o tempo perdem as propriedades e por isso existe a quilometragem/tempo para serem mudados.

Um abraço,
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: _AXE_ em 12 de Fevereiro de 2014, 17:09


 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Bem ... por onde começar  _pensador_

Primeiro que tudo, eu falei sempre num modo subjectivo, e dei apenas um exemplo com números bizarros para perceberem que por mais propriedades que tenham os Oleos, só servem para o quotidiano, pois, penso eu, que é nessa base que todas as marcas, sejam elas quais forem, Honda, Yamaha, Sym, Kymco, Suzuki, etc, fazem os testes para que possam dizer que .......... esta marca (normalmente é referente ao Motor em causa) faz revisões de X em X tempo.

Falando do meu exemplo, visto que até pensam que são pessoas que têm museus em casa, digo que há, existe companheiros, felizmente ou infelizmente, que não chegam sequer a fazer 1500km anuais ....!!

Têm as motas paradas na garagem, vão 2 ou 3 vezes ao Cabo da Roca (tbm estou a dar como exemplo) e depois fazem uma viagem até Faro. Sim até vão à concentração de Faro.

Com o Exemplo que eu dei, fiz 100km por mês, o que dá 1200km por ano (mais coisa menos coisa e só serviu de exemplo) mas se repararem, não é um museu, é apenas alguém que só gosta de ir a concentrações e normalmente só vai a Faro!!!

Ora bem, segundo o que eu a algum tempo estudei de Óleos (já não me lembro de nada claro), mas o que me lembro de Óleos, a sua mineralização, composição, entre outros nomes esquisitos, tudo não passa de "como fazer um óleo bom, que dura bastante, que aguente intempéries, e principalmente que seja o mais barato possível.
Agora algumas coisas mudaram, concordo e aceito (embora pensem que não) mas a evolução vem trazendo outras especificações, outros nomes "sonantes" para que se distingam dos outros ÓLEOS TODOS IGUAIS !

É evidente, e não disse que não há bons Óleos, que de tão bons que sejam não consigam lubrificar o suficiente aquele tempo todo (tempo de revisão) no seu "máximo" de utilização sem que provoque desgaste ou algo que faça haver fissuras nas partes metálicas devido a falta de propriedades.
Talvez por isso tenham agora apostado em ter lubrificantes que durem mais, que para mim continua a ser um erro ser calculado em quilometros e não em Horas .....!

Agora e já que estamos a falar de Horas.....
Porque é que as maquinas industriais (que usam os mesmos Oleos que estamos aqui a falar) em vez de ter conta quilometros, têm conta Horas ???

Vamos dar mais um exemplo para que percebem o meu ponto de vista, sem ser agora irónico como fui na outra resposta, à qual responderam logo os defensores da marca Honda (mas Honda não tem nenhuma petrolífera, que eu saiba) que é motores dos que andam na cidade.
Os que andam na cidade, tem muito mais desgaste em tudo, estão mais horas a trabalhar no para arranca, estão mais horas parados a trabalhar nos semáforos, estão mais horas a trabalhar em acelerações absurdas sem ser constantes, etc, etc. e por acaso há diferenciação para os que são de fora das cidades ou centros urbanos ??? Não, a marca não faz distinção dos que moram (exemplo outra vez) no Alentejo, dos que moram em Lisboa.

Não me vão dizer que as circunstancias são as mesmas ou que o "Oleo está programado para lavar o Motor" (ironia pegando no que foi dito) de um ou de outro .......Fiz-me entender ?

O que eu referi, e o que no final quis dizer, é que não há características nenhumas de limpeza, ha sim é aditivos principalmente químicos, que fazem com que as "impurezas" sejam melhor "arrastadas/levadas/transportadas" pelos Óleos, mas que não voltem a subir, (não consigo explicar melhor) daí chamarem a essa "característica" detergente-dispersante onde "penso" que tbm tem características "anti-magnéticas".

Felizmente, e digo isso porque é bom inovar, mas não façam com que as pessoas se ajoelhem só a uma marca, seja ela qual for.
Honda é Honda, como outras marcas são outras marcas..... mas não passam de unica e exclusivamente NEGOCIO.

pgomes78, o que o AlexMontenegro que dizer de Oleos Honda, é uma coisa deste genero --> LINK  (http://www.revistaduasrodas.com.br/site/noticia/visualizar/916)
Onde o Imperio Honda (feito por muitos) impera com compras exclusivas de muita coisa. (e muito bem!)
Conseguem comprar e ser exclusivos de muitos projectos de "inventores" que andam sempre à procura de melhorar tudo e mais alguma coisa!

Qualquer dia temos Honda nas naves espaciais e nos Satelites, e não me admiro.

Companheiros, não concordar, não quer dizer que não é aceite da minha parte, mas que seja aceite tbm da vossa, ok ?

Vou reformular .... eu não disse para não fazerem revisões como manda a Honda.....apenas quis dizer que ha quem deva fazer antes só pelo facto da mota estar parada.
Não disse que o Oleo Honda (ou outra marca qualquer) não presta, apenas disse e volto a dizer, que tem de ser mudado mesmo que não se ande com a mota os tais 5.000, ou 6.000, ou 20.000 km que diz no papelinho que mandou o fabricante ....!

Ahhhh, outra coisa.....

Eu ou quem quer que seja, pode contrariar seja o que for que foi dito, basta não concordar, ou achar que a informação não está totalmente correcta.
Ainda estamos em democracia ..... por enquanto

Ngm têm é de levar a mal ......  _Rolley_

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Boas curvas
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: twin-pt em 12 de Fevereiro de 2014, 18:03
Que eu saiba o "Óleo Genuíno Honda" é feito pela Castrol Limited de acordo com as especificações definidas pela Honda Motor Co., Ltd. (especificamente o CASTROL POWER 1 4T 10W-30) _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

Neste caso a Honda não inventou nada, apenas compra a alguém que sabe o que faz (óleos). O que a Honda sabe fazer (e bem, na minha modesta opinião) é motos, carros, etc. ...

 _pol_ _pol_ _pol_
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: _AXE_ em 12 de Fevereiro de 2014, 22:24
Que eu saiba o "Óleo Genuíno Honda" é feito pela Castrol Limited de acordo com as especificações definidas pela Honda Motor Co., Ltd. (especificamente o CASTROL POWER 1 4T 10W-30) _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

Neste caso a Honda não inventou nada, apenas compra a alguém que sabe o que faz (óleos). O que a Honda sabe fazer (e bem, na minha modesta opinião) é motos, carros, etc. ...

 _pol_ _pol_ _pol_

Concordo  _pol_

Boas curvas
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: mpaneves em 13 de Fevereiro de 2014, 15:03
Sera que alguem se dedica a ler os manuais das motas/carros?
Esta bem explicito em qualquer manual os tempos de manutencao e ,sublinho,em condicoes fora do normal funcionamento,encurtar sempre os intervalos das manutencoes.
Ah e atencao pq uma revisao nao e manutencao,isto pq nao vejo nenhuma oficina seja de quem for a respeitar o que o construtor manda fazer(reapertos em sitios mais profundos,lubrificacao de fechaduras,descansos,afinacoes,etc,etc)
Fazem sim a chamada muda de oleo e as vezes filtros e querem chamar a isso revisao,e o resto do veiculo?
Bom deixa estragar que se vende mais e as oficinas precisao de quem acredite no pai natal....

Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: nribeiro em 09 de Outubro de 2014, 11:51
O que é que me aconselham? Usar o 10w30 da Honda ou o 5w40 da Castrol?
Estou para mudar agora o óleo a PCX.
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: furianix em 05 de Janeiro de 2015, 13:08
Não sei quantos km tens mas aconselho a usar o mesmo que tens usado até agora,
como se costuma dizer se a equipe está a ganhar não vale a pena estragar a táctica.
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: pgomes78 em 05 de Janeiro de 2015, 13:22
O que é que me aconselham? Usar o 10w30 da Honda ou o 5w40 da Castrol?
Estou para mudar agora o óleo a PCX.


Eu optaria pelo 5w40. Além de ser superior a lubrificar a frio é mais indicado para nossas temperaturas de verão. O 10w30 fica no limite do aceitável para temperatiras altas de verão.
Um abraço,
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: vicente em 05 de Janeiro de 2015, 13:36
Boas, eu não li  os comentários anteriores, não sei se o que vou dizer já foi dito, mas a marca aqui ainda é o menos importante, claro se for Motul melhor, mas o importante é o grau 10W30 este óleo é especifico para a obtenção de baixos consumos ou seja poupança de combustivel , por isso é utilizado na Integra tb. mas já não o é na CB500X por exemplo, claro que podes mudar para 5w40 ou 10w40 agora os consumos é que vão ficar mais altos.

Por exemplo tens o Motul 7100 10W30 que é excelente, melhor que este não encontras.
 _convivio_
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: mpaneves em 05 de Janeiro de 2015, 13:36
Companheiro,óleo bom e recomendado é 10w40 e mete o motul 5100 que aguenta até aos 40graus ambiente ,o 5w40 é ainda melhor especialmente a frio mas valerá a pena?? E se ficar a gastar óleo??
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: pgomes78 em 05 de Janeiro de 2015, 14:03
Essa do oleo ser para gastar menos.  Falamos que percentahem e que percentagem representa isso numa pcx?

Em relação ao ficar a beber óleo com o 5w40 até poderá acontecer, mas apenas a frio. E eu prefiro que beba nos arranques a frio mas tenha melhor e mais rápida lubrificação o que é igual a maior protecção dos componentes.
Um abraço,
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: vicente em 05 de Janeiro de 2015, 14:19
Essa do oleo ser para gastar menos.  Falamos que percentahem e que percentagem representa isso numa pcx?

Em relação ao ficar a beber óleo com o 5w40 até poderá acontecer, mas apenas a frio. E eu prefiro que beba nos arranques a frio mas tenha melhor e mais rápida lubrificação o que é igual a maior protecção dos componentes.
Um abraço,

Penso que pode dar as seguintes contas, mais ou menos claro, nada é certo, certa só a morte, numa PCX que gasta 2,3 por exemplo com um óleo 5w40 ou 10w40 pode vir a consumir 2,7 .
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: pgomes78 em 05 de Janeiro de 2015, 14:25
Essa diferença nem num carro ligeiro se verifica.
Nem mesmo em circuito e condução controlada (ideais ).
Nem o "stop and start" permite poupanças de metade dessas. Seriam cerca de 17%.
Era bom era!
Um abraço,
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: vicente em 05 de Janeiro de 2015, 14:43
Pois olha que na minha carrinhaé muito mais que isso, por exemplo se fizer uma condução ´calma até 120 kms. faz 5 lts se ultrapassar os 120 kms faz 8  lts  ou mais, portanto esta diferença é muito maior do que aquela que estava a mencionar.
Um abraço
 _convivio_
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: pgomes78 em 05 de Janeiro de 2015, 15:13
Pois olha que na minha carrinhaé muito mais que isso, por exemplo se fizer uma condução ´calma até 120 kms. faz 5 lts se ultrapassar os 120 kms faz 8  lts  ou mais, portanto esta diferença é muito maior do que aquela que estava a mencionar.
Um abraço
 _convivio_

Clemente, não me leves a mal mas com o óleo da mesma gama e com mesma condução,  não acredito que ser 10w30 ou 10w40 faça essa diferença.  E atenção,  falo por experiência própria em dois carros, um deles taxi em Lisboa onde qualquer diferença para baixo é bem vinda. Infelizmente nada se notou.
Alias, nem as marcas  de oleo, por norma super optimistas para vender seus produtos (tal como as marcas dos automóveis com os consumos declarados ) prometem tal.
Um abraço,
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: vicente em 05 de Janeiro de 2015, 15:22
Clemente, não me leves a mal mas com o óleo da mesma gama e com mesma condução,  não acredito que ser 10w30 ou 10w40 faça essa diferença.  E atenção,  falo por experiência própria em dois carros, um deles taxi em Lisboa onde qualquer diferença para baixo é bem vinda. Infelizmente nada se notou.
Alias, nem as marcas  de oleo, por norma super optimistas para vender seus produtos (tal como as marcas dos automóveis com os consumos declarados ) prometem tal.
Um abraço,

Pedro, não sou eu que o digo, são os próprios engºs tanto dos óleos como os da Honda e de outras marcas tb ao escolherem este óleo , eu ainda não vi qual o óleo indicado da Kymco Agility 300   a nova que vai sair este ano,  sendo ela publicitada para obter consumos baixos quase que apostava que vai ser o 10w30 a ver vamos, por isso eu digo que são os engºs os homens que mais percebem da matéria que aconselham e é com esses pequenos ganhos que chegámos a consumos tão baixos como os das PCX e outras que estão a caminho.
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: pgomes78 em 05 de Janeiro de 2015, 15:48
Clemente, testa tu ambas hipoteses em circuito fechado e velocidade constante para não existirem oscilações  (valor ignorar valores de pressão,  humidade e temperatura) e tira tuas conclusões.
Além disso,  se vires nos manuais  dos próprios contrutores (manual de intruções ou manutenção ), e independentemente do que  colocam nas oficinas oficiais e verás que muitos não recomendam o 10w30 para temperaturas ambientes acima de 30°c.
Um abraço,
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: vicente em 05 de Janeiro de 2015, 18:06
Clemente, testa tu ambas hipoteses em circuito fechado e velocidade constante para não existirem oscilações  (valor ignorar valores de pressão,  humidade e temperatura) e tira tuas conclusões.
Além disso,  se vires nos manuais  dos próprios contrutores (manual de intruções ou manutenção ), e independentemente do que  colocam nas oficinas oficiais e verás que muitos não recomendam o 10w30 para temperaturas ambientes acima de 30°c.
Um abraço,

Pedro , isso tb eu costumo dizer que para temperaturas altas tem que aumentar a graduação para 10w ou 15w  40 , 50 ou 60, mas aqui o objetivo é outro é a poupança de combustível ,  e como as mudanças são mais curtas colocam em pleno verão de 35 ou 37 graus de calor este 10w30.
De qualquer das formas tb concordo contigo se fosse-mos nós a fazer o teste aquilo era tudo quase igual.
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: TiagoF em 06 de Janeiro de 2015, 21:35
Boas
Andava com duvidas em relação ao óleo a por na minha menina. E Ex que uma menina da Honda Portugal mandou o seguinte email:

Citar
Exmo. Senhor,
Acusamos a receção do seu contacto que desde já agradecemos e que mereceu a nossa melhor atenção.

A PCX deverá utilizar um óleo 10W30 cuja graduação aplicável é a MB, conforme especificado do respetivo Manual do Proprietário.

Neste manual, para além de informação adicional sobre o óleo recomendado para a sua PCX, poderá também encontrar informação sobre o respectivo plano de manutenção bem como todos os cuidados a ter com o seu motociclo.

Relativamente ao óleo MA, informamos que também este é indicado para utilizar na PCX (embora apenas no motor) sendo que a diferença reside no resultado que se obtém em termos de consumo, que poderá ser um pouco mais elevado com o óleo MA.

Resumindo: O óleo ideal para a pcx é o 10w30 MB da Honda, pelos consumos e performance segundo testes e foi desenvolvido especialmente para a pcx.

Cumps
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: vicente em 06 de Janeiro de 2015, 21:52
Boas,  ó Tiago vai chamar o Pedro para ler isto , que é para continuar o bate papo comigo,  _lol_ _lol_ _lol_
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: pgomes78 em 06 de Janeiro de 2015, 22:53
Boas,  ó Tiago vai chamar o Pedro para ler isto , que é para continuar o bate papo comigo,  _lol_ _lol_ _lol_


 _lol_ _lol_


Mas  não se livram da resposta.... _careta_

Adoro as respostas pelos senhores da Honda Portugal.
E como já tive algumas trocas de palavras com eles sei bem o que digo.
Lembro-me bem da conversa que tive com eles pelos créditos sem juros mas com taeg de x valor.....logo juros.
Não se paga juros mas paga-se custo.....no final pagamos mais x.... mas qual a diferença se pagarmos juros e não pagarmos custos e no final pagarmos a mais precisamente o mesmo que o exemplo anterior (a taeg ser igual em ambos casos)?? Nenhum. Mas os senhores tentaram justificar-me por a e mais b que era diferente. Para mimpagar no fim mais 200€, seja de juros ou de custos, apenas difere o nome que criam para enganar o consumidor...enfim.
Também lembro de ter reclamado a autentica porcaria que eram os punhos aquecidos de origem que a minha SH trazia e eles a dizer que era um produto de qualidade. Eram tão bons que só aqueciam numa pequena parte ao longo do punho e nem faziam muito calor. Resultado, apenas aquecia uma pequena parte da mão e quando estava frio era igual a nada. Nunca o assumiram. Os Oxford que são muito mais baratos aquecem muito mais. Enfim

Mas voltando ao assunto da PCX.
Estranho os senhores da Honda Portugal não referirem que no manual também refere o 10w40. Certamente colocaram lá essa referencia para efeitar a página do manual. E falar da temperatura ambiente??

Em relação ao óleo MA supostamente fazer consumir mais, é verdade mas explicar os porquês, está de chuva pois quem responde deve perceber tanto de mecânica como a minha esposa _Rolley_ _Rolley_

O óleo MA é o vulgar óleo para motores que usam caixas de velocidades banhadas a óleo, sendo esse oleo o mesmo que lubrifica o motor. Assim sendo, este óleo tem componentes específicos para que os discos de embraiagem não patinem, algo que poderia acontecer com um óleo MB pois estes contém aditivos diferente que reduzem ainda mais a fricção dos componentes que o óleo MA.
Assim sendo, ao haver menos fricção, logicamente haverá menos consumo bem como mais potência (coisa que esses senhores esqueceram de mencionar). Este tipo de oleo é o usado nos automóveis, logo em scooteres podemos usar vulgar óleo de "carro" pois estas não tem caixa de velocidades e os variadores funcionam a seco. E nas Hondas estes óleo até servem para lubrificar as transmissões!!
Já à uns anos, nas Ducati de competição, (que usavam embraiagem multidiscos mas com funcionamento a seco, logo sem óleo), metiam oleo de carro de forma a ganharem potência extra.

Mas numa PCX falamos do quê? 0,1-0,2cv??? 0,5cv (que duvido imenso)???? No meu caso ganhava mais  se perdesse uns Kgs  _Rolley_ _Rolley_
Em consumos falamos de quê??? 10% (que também não acredito)??? 10% em 2,5l são 0,25l. Com a mesma condução, percurso, temperatura e pressão é impossível conseguir essa redução.
Volto a dizer, nem o "Stop and Start" consegue essa redução. E atenção, falamos de desligar o motor, maior poupança não há! E vejam bem a diferença declarada pela própria Honda. Sem "stop and start" 2.2l/100km. Com "stop and start" activo: 2.1l/100km ou seja 4.5% menos.....volto a frisar...desligando o motor.



Um abraço,
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: fantasma do lençol em 19 de Março de 2015, 15:30
Muita tinta já se gastou a debater a questão da periodicidade da muda de óleo na pcx.

Diz o manual que esta deve ser feita de 8 em 8, dizem as oficinas que esta deve ser feita de 4 em 4.

Como muitos outros, enquanto a motinha esteve na garantia as mudas foram efectuadas de 4 em 4. Uma vez que tinha de ir à revisão eram mais 10 euros e mal não lhe faria certamente.

Passada a garantia não mudei o óleo ao fim dos 4k e fui controlando o seu aspecto e nível periodicamente. O mesmo sempre se manteve a nível e bem transparente e limpo. Hoje, passados 7k desde a última muda verifico o óleo novamente e posso dizer que está a nível, transparente e limpo, e que o mesmo aguenta bem mais que os cerca de mil quilómetros que faltam para completar os 8k, o que me deixa a pensar o que fazer.

Como diria o saudoso Fernando Peça:

E esta, hein???!!!
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: Santos em 26 de Janeiro de 2018, 17:48
Aproveitando o tópico, tenho aqui umas duvidas em relação ao óleo para um PCX de 2010.

Recomendaram me o Motul 7100 10w30, disseram que é dos melhor e eu acredito mas... o preço...

Falando em preços, o mais barato que encontro é ~44€/4l o que dá cerca de 11€ por litro, em alternativa posso comprar apenas 1l por 16€.

Para não ir para os 10w40 fui procurar uma alternativa e encontrei uma que acho boa, trata se do Liqui Moly Motorbike Street 4T 10W30, que arranjo por 26€/4l, o que dá 6,5€/litro, ou seja pouco mais de metade do preço.

Alguém com opinião formada sobre o assunto? Quero algo bom, mas não preciso do supra-sumo.
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: davidsantos em 26 de Janeiro de 2018, 18:21
A única questão é que julgo que esse liqui moly que referes se não estou em erro  é semi sintetico , e o motul julgo ser 100 %sintetico daí a diferença de valores.
Ficavas melhor com um óleo 100% sintetico.
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: Santos em 26 de Janeiro de 2018, 19:09
Talvez seja por isso, no site dizia só sintético.

Mesmo assim, indo para o 7100 10w40 são cerca de 5€ a menos
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: Saparugaman em 27 de Janeiro de 2018, 02:21
coloca óleo de carro api sn 100 % sintetico vai pagar 1/3 do preço do motul

engenheiro sabe muito

infelizmente

eles tem que obedecer o departamento de marketing e o departamento comercial para cumprir acordos com os fabricantes de óleo, de peças, etc...
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: mpaneves em 27 de Janeiro de 2018, 09:15
coloca óleo de carro api sn 100 % sintetico vai pagar 1/3 do preço do motul

engenheiro sabe muito

infelizmente

eles tem que obedecer o departamento de marketing e o departamento comercial para cumprir acordos com os fabricantes de óleo, de peças, etc...
Já testaste? Efeitos? Resultados?
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: Saparugaman em 27 de Janeiro de 2018, 11:44
sim numa citycom 300

o beneficio maior é a economia

oleo de primeira linha de moto versus oleo primeira linha de carro

consumo e ganho é irrisorio

a kymco assim que fizer 1000 km
vou trocar pra de carro
ainda esta com o oleo que veio de fabrica
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: mpaneves em 27 de Janeiro de 2018, 12:43
sim numa citycom 300

o beneficio maior é a economia

oleo de primeira linha de moto versus oleo primeira linha de carro

consumo e ganho é irrisorio

a kymco assim que fizer 1000 km
vou trocar pra de carro
ainda esta com o oleo que veio de fabrica
Eu também já testei em duas e não gostei ,da cor ao fim de 2000km e do consumo de óleo,depois perdi algum tempo nas comparações dos dois tipos de óleo e voltei a usar o recomendado.
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: Santos em 27 de Janeiro de 2018, 12:55
Acho que vou apostar no 7100 10w40, o nosso clima não é tão agreste e não me parece que faça mal
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: mpaneves em 27 de Janeiro de 2018, 13:06
O índice de temperatura vs viscosidade já o coloquei algures por cá...
Título: Re: Mudança de oleo na pcx
Enviado por: davidsantos em 27 de Janeiro de 2018, 16:29
O motul 7100 é o que a minha está usar até agora 5 estrelas.