Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: Lourenço em 11 de Janeiro de 2019, 23:53
-
Boas. No caso dos carros a gasolina fui aconselhado muitas vezes a não andar com o depósito na reserva ou frequentemente abaixo de 1/4 por causa da bomba de gasolina que está no interior deste.
Nas nossas scooters a gasolina vai por gravidade para a bomba ou tb se verifica a necessidade de seguir este conselho?
Na scooter deixo frequentemente ir á reserva porque me xateia a pouca autonomia e cada vez que vou á bomba perco tempo e até já tive de palmilhar 500 mts com um jerrican. Com os carros nunca me aconteceu.
-
Sempre desaconselhável. Os resíduos do fundo do depósito acabam nos injetores e nos cilindros e acabam por dar cabo deles.
-
Sempre desaconselhável. Os resíduos do fundo do depósito acabam nos injetores e nos cilindros e acabam por dar cabo deles.
_pol_ _pol_
-
Boas Companheiros. _convivio_
As impurezas que se vão acumulando no depósito, pois, apesar de filtros de gasolina etc. ficam mais disponíveis para ir para a injeção e provocar potencialmente mais estragos se estiverem menos diluídas. Esta é uma situação.
A outra sobre a qual eu me interrogo é se, como as latas, que possuem a bomba de combustível dentro do depósito, (com ou sem retorno, não é relevante, se estiverem a trabalhar, e algumas funcionam constantemente, com pouca gasolina ficam a trabalhar em seco quanto mais tempo, periodicamente, quanto menos gasolina existir no depósito) as nossas scooters possuem o mesmo tipo de bomba dentro do depósito e imperativamente submersa no combustível?
-
Será que essa sujidade não fica toda em suspensão dado o tamanho do depósito e mesmo pela quantidade de gasolina que jorra para dentro do mesmo sempre que vamos as bombas abastecer... _Rolley_
-
Companheiro Lourenço
Como já foi dito é desaconselhável andar na reserva por causa das impurezas que são aspiradas pela bomba
Na minha Forza 300 foi substituida a bomba de gasolina na garantia e eu vi substituir, o sistema é igual aos carros a bomba está dentro do depósito, tem uma tampa com parafusos que se tira para tirar a bomba de dentro do depósito e foram quase 2 horas para fazer o serviço tiveram que desmontar as carenagens laterais para ter acesso à tampa de depósito
Na tua SH o sistema deve ser igual assim como na maioria das scooters, nas motos como têm o depósito mais alto que o motor deve ser diferente,talvez algumas por gravidade mas não sei bem ainda há motas novas 125 com torneira de gasolina nas grandes não tenho reparado mas vou ver como é
-
Sinceramente acho que tem mais a ver com a qualidade da gasolina que com o que se encontra no fundo do depósito. No depósito de uma mota a reserva é meio litro mais ou menos. Se a bomba está no fundo aspira a gasolina sempre no mesmo sitio esteja o depósito cheio ou mais vazio, supostamente as impurezas que falam vão ao fundo portanto a bomba aspira sempre esteja o depósito cheio ou não.
-
António Ferreira, respondeste a grande parte da minha dúvida, ou seja o sistema é o mesmo, a bomba está dentro do depósito.
Ou seja, quando há menos quantidade de gasolina para a mesma quantidade de impurezas, estarão diluídas em menor quantidade de combustível.
Se em alguns carros houve problemas de bomba por se circular frequentemente abaixo de 1/4 porque a bomba ficava com deficiente lubrificação, que é feita pelo próprio combustível nas nossas scooters penso então que haverá também ainda mais este inconveniente, agravado eventualmente pelo facto de com os movimentos de uma mota a pouca gasolina que existir deixar de a submergir mais facilmente.
-
As impurezas não ficam diluidas em mais ou menos gasolina, se passarem pelo filtro são microscopicas e passam também no bico do injector. Se forem maiores ficam retiras na malha do filtro de gasolina, não voltam ao depósito.
Uma vez que a gasolina é sempre aspirada da parte inferior do depósito não existem também grandes depositos no fundo.
A unica diferença que poderá existir, no caso de bombas submersas é que o arrefecimento e lubrificação da bomba de combustivel é feita pela própria gasolina e se andarem regularmente com o nivel baixo, pode danificar a bomba.