Marcas de Maxiscooters => SYM => Tópico iniciado por: Daniel Pacheco em 14 de Abril de 2016, 22:41

Título: Spray resistente a altas temperaturas.
Enviado por: Daniel Pacheco em 14 de Abril de 2016, 22:41
Boas companheiros.
A minha GTS EVO 125, já conta 6 anos bem feitos e perto dos 30 mil, está toda irrepreensível exceto a ponteira de escape que já acusa a maldita da ferrugem. O mecânico que fez a ultima revisão à menina, e para eu poupar uns "trocos", aconselhou-me a dar uma boa lixadela e adquirir tinta em spray resistente a altas temperaturas. Algum companheiro do norte me pode aconselhar um local onde posso adquirir este material? E já agora, acham que resolve o problema?
Grato.
Cumprimentos a todos.
 _pol_  scooter_
Título: Re: Spray resistente a altas temperaturas.
Enviado por: Vince On Wheels em 15 de Abril de 2016, 00:47
Boas companheiros.
A minha GTS EVO 125, já conta 6 anos bem feitos e perto dos 30 mil, está toda irrepreensível exceto a ponteira de escape que já acusa a maldita da ferrugem. O mecânico que fez a ultima revisão à menina, e para eu poupar uns "trocos", aconselhou-me a dar uma boa lixadela e adquirir tinta em spray resistente a altas temperaturas. Algum companheiro do norte me pode aconselhar um local onde posso adquirir este material? E já agora, acham que resolve o problema?
Grato.
Cumprimentos a todos.
 _pol_  scooter_
A minha com 1 ano e 14 mil kms já está assim  :-\

A pintura poderá sempre ajudar...tem é que ser ter alguma atenção na aplicação. Pelo que me foi explicado a tinta de alta temperatura deve ser aplicada com a peça quente, caso contrario descasca mais depressa. Sugeriram-me colocar o escape no forno... Ainda n fiz mas fica a ideia... :D


Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

Título: Re: Spray resistente a altas temperaturas.
Enviado por: PITEIRA em 15 de Abril de 2016, 01:53
Companheiro Daniel

Em Fevereiro passado pintei o escape da minha Integra (4 anos) com uma tinta de altas temperaturas comprada no Leroy Merlin. A dita custou-me 8,99eur e está indicada para fornos, grelhadores, etc e indica até 650º graus. S´precisei de o lixar muito bem com lixa de água, limpar a poeira e aplicar a tinta directamente sem preocupações de maior. Havia várias côres, mas para os nossos escapes o melhor é o prata e o preto (fôsco ou brilhante).

Aqui fica uma foto do resultado final (cinza mate)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1382.photobucket.com%2Falbums%2Fah269%2FHP1979%2F20160222_161528_zpshn2didk6.jpg&hash=97c2a6b919bc7a4a250384fb144846f7cf4f12c7) (http://s1382.photobucket.com/user/HP1979/media/20160222_161528_zpshn2didk6.jpg.html)

Aproveitei e embelezei as pegas e a base da topcase
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1382.photobucket.com%2Falbums%2Fah269%2FHP1979%2F20160222_161545_zpszdgvi54v.jpg&hash=3927eb3a7744e97be9c89aa29007e955e3464904) (http://s1382.photobucket.com/user/HP1979/media/20160222_161545_zpszdgvi54v.jpg.html)

Vista geral
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1382.photobucket.com%2Falbums%2Fah269%2FHP1979%2F20160223_124705_zpstfjmoj9n.jpg&hash=03ea2cd639f5f1ea04273b1511f02906588839a8) (http://s1382.photobucket.com/user/HP1979/media/20160223_124705_zpstfjmoj9n.jpg.html)

Abraço e boas pinturas
PITEIRA
Título: Re: Spray resistente a altas temperaturas.
Enviado por: pedroareias em 15 de Abril de 2016, 09:12

E está a aguentar-se sem problemas? Não lasca, desbota ou 'apanha' toda a sujidade?

Normalmente sem selar com um verniz de 2 componentes fica poroso, mas no caso dessa tinta talvez resulte.

Qual é o feedback após estes meses?

Companheiro Daniel

Em Fevereiro passado pintei o escape da minha Integra (4 anos) com uma tinta de altas temperaturas comprada no Leroy Merlin. A dita custou-me 8,99eur e está indicada para fornos, grelhadores, etc e indica até 650º graus. S´precisei de o lixar muito bem com lixa de água, limpar a poeira e aplicar a tinta directamente sem preocupações de maior. Havia várias côres, mas para os nossos escapes o melhor é o prata e o preto (fôsco ou brilhante).

Aqui fica uma foto do resultado final (cinza mate)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1382.photobucket.com%2Falbums%2Fah269%2FHP1979%2F20160222_161528_zpshn2didk6.jpg&hash=97c2a6b919bc7a4a250384fb144846f7cf4f12c7) (http://s1382.photobucket.com/user/HP1979/media/20160222_161528_zpshn2didk6.jpg.html)

Aproveitei e embelezei as pegas e a base da topcase
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1382.photobucket.com%2Falbums%2Fah269%2FHP1979%2F20160222_161545_zpszdgvi54v.jpg&hash=3927eb3a7744e97be9c89aa29007e955e3464904) (http://s1382.photobucket.com/user/HP1979/media/20160222_161545_zpszdgvi54v.jpg.html)

Vista geral
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1382.photobucket.com%2Falbums%2Fah269%2FHP1979%2F20160223_124705_zpstfjmoj9n.jpg&hash=03ea2cd639f5f1ea04273b1511f02906588839a8) (http://s1382.photobucket.com/user/HP1979/media/20160223_124705_zpstfjmoj9n.jpg.html)

Abraço e boas pinturas
PITEIRA
Título: Re: Spray resistente a altas temperaturas.
Enviado por: Rodrigues em 15 de Abril de 2016, 09:37
Eu também pintei a panela toda da Sym Gts a preto mate mas de 900 º comprado no Aki

Andou sem problemas 2 anos até a vender.

Passei primeiro com esfregão verde e desengordurei com limpa travões.

Resultado

(https://lh6.googleusercontent.com/-4noO5yoB8sk/VxCzNai3GdI/AAAAAAAADmw/ShStolbBslI_u0mcmRJDVAu9NE54kZtmQCL0B/w737-h553-no/20140621_164223.jpg)
Título: Re: Spray resistente a altas temperaturas.
Enviado por: pedroareias em 15 de Abril de 2016, 10:39
Está excelente, se ficou assim durante 2 anos.

Perguntei pelo seguinte:
Eu tenho lido que para os escapes, o calor ajuda à cura e é (por vezes) suficiente. Para motores, onde pode existir algum pingo de óleo a cair ou solventes, é necessário usar tinta catalizada.

Para as pegas das mãos na NC700 é que surgiu a dúvida, porque a tinta não é catalizada.

Tenho lido bastante sobre isso e uso apenas tinta catalizada com receio dos problemas do costume.

Um companheiro de Évora que tem uma SW-T, estacionada junto aqui ao meu trabalho usou tintas em spray nas carenagens e descascou tudo, desbotou, sofreu desgaste pelo contacto. Não tiro fotos para não chatear ninguém.


Obrigado.



Eu também pintei a panela toda da Sym Gts a preto mate mas de 900 º comprado no Aki

Andou sem problemas 2 anos até a vender.

Passei primeiro com esfregão verde e desengordurei com limpa travões.

Resultado

(https://lh6.googleusercontent.com/-4noO5yoB8sk/VxCzNai3GdI/AAAAAAAADmw/ShStolbBslI_u0mcmRJDVAu9NE54kZtmQCL0B/w737-h553-no/20140621_164223.jpg)
Título: Re: Spray resistente a altas temperaturas.
Enviado por: PITEIRA em 15 de Abril de 2016, 11:27
Pedro, devo acrescentar que lavei também para desengordurar. O aspecto do escape está como no primeiro dia, impecável ! Já as pegas nem por isso, mas nao por culpa da tinta, mas sim dos meus pés que la batem quase sempre que saio da mota. Nao sendo entendido nas técnicas de pintura, segui todas as recomendações que vinham na lata, em conjunto com pesquisa feita neste e noutros foruns.

Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk

Título: Re: Spray resistente a altas temperaturas.
Enviado por: Carlos Faria em 17 de Abril de 2016, 20:35
A minha com 1 ano e 14 mil kms já está assim  :-\

A pintura poderá sempre ajudar...tem é que ser ter alguma atenção na aplicação. Pelo que me foi explicado a tinta de alta temperatura deve ser aplicada com a peça quente, caso contrario descasca mais depressa. Sugeriram-me colocar o escape no forno... Ainda n fiz mas fica a ideia... :D


Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk
Ha tintas e tintas, entao tintas de spray normalmente sao mais fracas. Aconselho a passar numa casa de salamandras e afins e comprar um spray de marca"Trilac". E resistente a altas temperaturas e anti-corrosiva, a aplicacao deve ser feita em varias camadas. Agora o mais IMPORTANTE, depois da pintura seca por a mota a trabalhar 5 minutos, desligar e aguardar 15 minutos para arrefecer, ligar novamente a mota 10 minutos e voltar a desligar e aguardar 15 minutos, por fim ligar 15 minutos. Aguardar pelo menos 2 ou mais horas antes de voltar a utilizar a mota.
Título: Re: Spray resistente a altas temperaturas.
Enviado por: pedroareias em 18 de Abril de 2016, 15:18
Estou 100% de acordo.

Por experiência própria, tinta em spray não funciona em termos de acabamento.

Dissolve-se facilmente, ou é mole e risca-se com tudo ou é dura e estala. A durabilidade é sempre terrível.

Basta passar um pano e vem tinta agarrada atrás. Se tiver algum solvente, então vem mesmo tudo atrás.

Para pintar é melhor usar-se produtos profissionais de 2 componentes (catalizados). Perguntem por exemplo na Álvaro Sousa Borrego, que são especialistas em produtos auto, cf. http://www.asborrego.pt/.

Produtos 1k (1 componente) simplesmente não têm lugar num trabalho profissional. Há muita literatura sobre o tema.

Ha tintas e tintas, entao tintas de spray normalmente sao mais fracas. Aconselho a passar numa casa de salamandras e afins e comprar um spray de marca"Trilac". E resistente a altas temperaturas e anti-corrosiva, a aplicacao deve ser feita em varias camadas. Agora o mais IMPORTANTE, depois da pintura seca por a mota a trabalhar 5 minutos, desligar e aguardar 15 minutos para arrefecer, ligar novamente a mota 10 minutos e voltar a desligar e aguardar 15 minutos, por fim ligar 15 minutos. Aguardar pelo menos 2 ou mais horas antes de voltar a utilizar a mota.
Título: Re: Spray resistente a altas temperaturas.
Enviado por: Vince On Wheels em 22 de Abril de 2016, 22:51
Ha tintas e tintas, entao tintas de spray normalmente sao mais fracas. Aconselho a passar numa casa de salamandras e afins e comprar um spray de marca"Trilac". E resistente a altas temperaturas e anti-corrosiva, a aplicacao deve ser feita em varias camadas. Agora o mais IMPORTANTE, depois da pintura seca por a mota a trabalhar 5 minutos, desligar e aguardar 15 minutos para arrefecer, ligar novamente a mota 10 minutos e voltar a desligar e aguardar 15 minutos, por fim ligar 15 minutos. Aguardar pelo menos 2 ou mais horas antes de voltar a utilizar a mota.
Obrigado pela partilha. Parece-me uma boa tatica!!!  :D

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