Geral => Segurança => Tópico iniciado por: rui.goncalves em 18 de Setembro de 2013, 12:31
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Boas companheiros,
Não encontrei aqui este tema e se estiver a repetir desculpem...
Então e que me dizem da condução com e sem ABS, vantagens e desvantagens...
Afecta na nossa condução normal?
Diferenças em piso seco e molhado??
Nunca tive o prazer de conduzir com ABS e até a urgência de uma travagem mesmo DAQUELAS...e ter que utilizar este sistema, até porque nunca o tive...
Mas nas minhas já tive até de quase me agarrar a tudo com pneus a chiar, traseiras a sacudir e tudo o resto que sabemos...Sempre com alguma sorte...porque nunca tive uma queda...
Saudações
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Eu sou um gajo de experiencia limitada, mas tenho ideia que o ABS é sempre uma mais valia.
Tanto é que qualquer mota nova vendida a partir de 2015 vai ser obrigatório o ABS.
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De preferência, sempre com ABS.
Podes ver aqui (http://www.youtube.com/watch?v=2BTVwL0GvBk) as diferenças entre os dois casos... scooter_
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Sei que as há e respeito as opiniões contrárias à minha, mas eu sou apologista do ABS e da segurança que o mesmo proporciona.
Tenho pena de a minha apenas ter apenas o sistema combinado CBS, mas numa futura maxi que eu compre, o ABS será colocado no topo das prioridades.
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EXCELENTE VÍDEO!!! _pt_ scooter_
De preferência, sempre com ABS.
Podes ver aqui (http://www.youtube.com/watch?v=2BTVwL0GvBk) as diferenças entre os dois casos... scooter_
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Exactamente Sapiens21 essa tbm é a minha ideia, e também respeito as opiniões dos outros, desde que respeitem a minha e debato-me seja com quem for, tbm já tive motas com e sem ABS, com as quais curti e aprendi muito, mas é como tudo ....
TEM DE SE APRENDER A ANDAR COM UMA MOTA/MAXI COM ABS , tal como se fosses andar pela primeira vez .... isso de não travar na areia, agua e tal , é falta de experiência e não querer perceber como funciona o ABS !! Este video é a prova disso e está muito bem feito!
Se repararem, em seco ate travam as 2 quase as mesmas distancias ....!! Com agua já se sabe o que acontece !! É espalho na certa, e os arranjos nao estão baratos, custam bem mais que um ABS certamente !!!
Imaginem a ter de se desviar de um cão em cima de areia, agua, numa curva, ou outro senario qualquer, depois pensem o que preferem .... cair ou desviar do obstáculo em segurança sempre com os travões a fundo se necessário para abrandar a marcha!
Tal como já foi referido, está em vista que apartir de 2015 não haverá mais motas nenhumas a serem vendidas sem ABS, e eu acho muito bem, APRENDAM A CONDUZIR COM ABS.
Digo ainda mais que, tal como tem acontecido com os enlatados, cada vez os sistemas são aperfeiçoados, cada vez mais ha menos acidentes mortais, graças ao ABS .... não há melhor evidência que essa, essa é que é a verdade dos factos. Mas cada um é livre de ter a opinião que quer, só temos de respeitar isso e tentar nao induzir as pessoas em erro só porque sim!
Boas curvas
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Boas
Eu em Maio troquei de Mota por causa do ABS. Tinha uma Burgman 400 de 2008 e comprei uma Yamaha Majesty 400 ABS.
Neste momento o amigo CRATO disse que para eu trabalhar tinha de fazer 270km por dia......sendo assim a minha experiência com ABS já tem uns km valentes por essas AE, IC, nacionais,
etc.
O que posso dizer é que se calhar sem ABS deveria ter uma media de uma queda por dia, não estou a gozar, nem sou mau condutor mas com estes km apanho quase todas as situacoes possiveis de queda diariamente.
Penso que, ao contrário de alguns colegas, quem não tem Mota com ABS é que deve aprender a dominar a máquina, porque com ABS a mota é muito mais segura, o ABS é que resolve algumas das situações. Mais, nao é só com o piso molhado, experimentem travar bem em curva com paralelos, com passadeiras sem ABS.......
ABS sem dúvida nenhuma.
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já aqui foi dito muita coisa com a qual estou em concordância _pol_
apenas deixo um exercício simples para raciocínio/analise que acontece a todos e com mais frequência do que se imagina...
Entras numa rotunda (mesmo com piso seco) o veiculo que está imediatamente a tua frente em plena rotunda (curva) trava de repente porque ficou indeciso por onde ir ou porque foi em frente e queria continuar pela esquerda e a tua reacção imediata é travar... ter ABS ou não poderá ser a diferença entre a roda da frente bloquear e "trancar" ou travares e seguires o teu caminho... bem sei que haverá um sem numero de alternativas que quem não defende o uso de ABS poderá argumentar... mas como aqui já foi dito não é por acaso que será obrigatório em Portugal a todas as duas rodas o ABS e já o é na Europa.
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Boas companheiros,
Na minha opinião, penso que o ABS faz toda a diferença quando ele é chamado para desempenhar as suas funções. Oferece segurança, estabilidade e conforto não só na travagem, como durante a mesma.
Claro que para não falar no depois do susto!!!
Um abraço
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Sei que as há e respeito as opiniões contrárias à minha, mas eu sou apologista do ABS e da segurança que o mesmo proporciona.
Tenho pena de a minha apenas ter apenas o sistema combinado CBS, mas numa futura maxi que eu compre, o ABS será colocado no topo das prioridades.
Concordo com o companheiro Sapiens, numa próxima compra, colocarei o ABS no topo das minhas prioridades.
Até agora, felizmente não tive sustos de maior, também muito graças às velocidades comedidas a que me desloco. No entanto, já houve situações em que necessitei de travar de repente e com piso molhado a roda da frente tem logo tendência a fugir. Aconteceu-me uma vez, e consegui corrigir dando uma sapatada no alcatrão para endireitar a maxi...
Sinceramente, mais vale prevenir e comprar a próxima com ABS. _pol_
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Viva,
Sabendo que a minha opinião é mais uma repetição do que foi dito noutras antes da minha,não posso deixar de opinar porque penso que esta situação tem a maior das relevâncias e o ABS é sem qualquer dúvida uma mais valia na nossa segurança, basta ver os vários testes que existem para consulta na net.
Um abraço,
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Se tivesse ABS na minha SW-T não teria ido ao chão há 3 semanas. E foi a menos de 20km/h num local que conhecia bem...
E isto são 3 semanas sem poder ir trabalhar, e com bastantes dores à mistura...
Vale o investimento.
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Viva TwisteR,
Espero que essas dores estejam realmente a passar, a continuação de boas melhoras...
Um abraço,
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Sempre com abs.
E os ultimos sistemas só entram mesmo em acção nas ultimas pelo que nada tem de intrusivos na condução.
Eu tenho o exemplo das minhas. A V-strom apesar de ser de 2010 monta um sistema que se não engano provem de 2007, altura que sairam as primeiras v_strom abs ( e resta saber se o sistema não é anterior a esta data).
Já a Sh que é de 2012, trás um sistema que saiu nesse ano (e já ainda a sair em motos mesmo de topo) e raramente actua e quando actua não sinto prolongar as travagens nem reações estranhas excepto o normal tremer das manetes.
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Bem, não sei se o ABS da minha só funciona nas últimas, mas que das vezes que funcionou, e foram 3, quase não dava por ele se não fosse a tremideira nas manetes e que mesmo assim se nota pouco.
Um abraço,
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Bem, não sei se o ABS da minha só funciona nas últimas, mas que das vezes que funcionou, e foram 3, quase não dava por ele se não fosse a tremideira nas manetes e que mesmo assim se nota pouco.
Um abraço,
É tal e qual na minha SH. Se não agisse na ultima sentias tal muitas vezes como eu sinto na V-Strom. Nesta basta ir a travar e entar num buraco mesmo não sendo grande e sente-se logo a actuar, o que por vezes até assusta...
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MSC melhor que ABS....
[ Invalid YouTube link ]
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Por acaso já tinha conhecimento da existência recente desse sistema aplicado à mais recente trail da KTM.
As melhorias são mais do que evidentes e existe um vídeo na net que até faz o slow motion da sua eficácia em curva, mantendo sempre uma segurança acima de qualquer suspeita. Será o futuro para a generalidade dos modelos daqui por uns anos... _pol_
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Mas pelo que eu percebo MSC não tem a ver com travagem mas sim com estabilidade em curva...
Estou enganado ?
boas curvas
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Não estás enganado _AXE_.
Este sistema foi aqui falado pelo companheiro Jjota muito provavelmente devido à sua eficácia e na capacidade que tem em transmitir uma enorme segurança na ligação da roda ao asfalto, evitando perdas de motricidade quando a transmissão de forças laterais é levado a extremos.
Isto, conjugado com o ABS tornar-se-á um equipamento muito valioso para qualquer modelo de 2 rodas....e para o seu condutor, claro.
Falar de qual será o melhor é que poderá ser discutível, até porque são sistemas em que não convém ter um sem o outro.
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Bem, só posso dizer que é fabulástico...
Um abraço,
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De facto é fantástico!
É sempre bom quando a tecnologia é utilizada em nosso benefício, e neste caso, será mais um equipamento muito importante a acrescentar na lista de equipamento de série dos futuros modelos de 2 rodas _pol_
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Parece-me que já foi tudo dito...mas sendo eu um exemplo dessa dúvida...ou seja....só tive a Forza no final de Outubro (com ABS)....poderia ter tido logo no final de Agosto (sem ABS)...para quem consegue controlar o bichinho vale a pena a espera, como no meu caso; só ainda tinha conduzido motos sem ABS, mas pelo que fui lendo e vendo por aqui, não hesitei,mais 2 ou 3 meses de espera...mas sem dúvida com ABS!! Acho que muito se fala de habituação ao ABS e sinceramente não vejo a diferença penso que a condução é quase a mesma, mas para melhor pois agora dou por mim a travar seja em recta, em curva, no meio de rotundas...a fundo em paralelo, asfalto....a máquina nunca mexe....penso realmente que é uma enorme mais valia.
abraços
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Com ABS melhor opção _pol_
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Companheiro,
Como qualquer instrumento de segurança, é preciso saber aprender a utilizá-lo.
Como qualquer instrumento, este não é perfeito e é susceptível a falhas, ao que convém controlar excessos de confiança. A condução não deve ser diferente porque temos ABS: ele está lá para os imprevistos, e não para os abusos.
Isso de travar assim em curvas e rotundas e a fundo em paralelos, pode ter um final mais previsível do que parece!
Não há aqui milagreiros.
Acho que muito se fala de habituação ao ABS e sinceramente não vejo a diferença penso que a condução é quase a mesma, mas para melhor pois agora dou por mim a travar seja em recta, em curva, no meio de rotundas...a fundo em paralelo, asfalto....a máquina nunca mexe....penso realmente que é uma enorme mais valia.
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Ok...acho que a maioria compreendeu...já agora será importante quem opina no sentido (quase) contrário ou desconfiado relativamente ao ABS dizer se já o experimentou...aí sem dúvida será uma enorme mais valia e permitirá refrear este meu excesso de confiança...que não digo que não esteja a sentir...tb já pensei nisso...mas que travo sem problemas em qq situação...travo _pol_
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O sistema ABS é uma mais valia, na minha opinião inequívoca e, mesmo os mais experientes e dotados de competências em 2 rodas, numa situação limite e em piso de aderência afectada pelas condições meteorológicas, não lhe negam a suprema utilidade e segurança proporcionada.
Quando comprei a minha actal montada, não havia a possibilidade de a ter com ABS (tem apenas CBS), mas a futura vai tê-lo de certeza. ;)
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Viva,
Convém esclarecer que o ABS funciona mas a direito, com forças laterais a sua eficácia é quase nula, pois o sensor só deteta quando a roda bloqueia e se esta escorrega para o lado não deixa de rolar e desta forma o ABS não irá funcionar, como tal a curvar em curva só com os cuidados normais como se não existisse ABS, no caso da Forza, na minha opinião consegue-se travar em curva porque tem realmente uns pneus muito bons.
Um abraço,
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A minha próxima scooter será com ABS. Seja ela a X-Max 400, a Kymco Xciting 400i ou a Forza 300... _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_
E concordo com os companheiros: o ABS é e está lá para os imprevistos, e não para os abusos!
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Sem qualquer duvida, o ABS faz bastante falta e quando se torna necessário, isso sente-se e nota-se.
É claro que, idealmente, nunca o deveríamos usar. Mas depois aparecem aquelas situações que, mesmo a baixa velocidade, fazem toda a diferença.
Sim... Com ABS.
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Companheiros façam o teste com e sem ABS em dia seco, pois em dias de chuva ou piso molhado, penso que nem se deve discutir a eficácia do ABS, porque realmente faz toda a diferença. _Rolley_
Agora em dia de Sol e com o asfalto seco numa recta, acelerem e depois travem a fundo com e sem ABS. Só assim conseguirão conhecer melhor a vossa moto a travar, saber com o que podem contar e tirar as vossas devidas ilações.
E um conselho aos mais inexperientes; Nunca se trava em curva, a não ser que tenhamos mesmo de o fazer, porque caso contrario arriscamo-nos só com um toque a ir lamber alcatrão. A travagem é sempre feita antes de entrarmos a curvar, pois é ai que largamos os travões para a moto fazer a sua correcta trajetória. _pol_
Saudações
_convivio_
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Saúde!
ABS, sim ou não?
Este vídeo desfaz as dúvidas: no preço de uma scooter/mota há 500 euros (em média) que podem ser os que valem mais.
Não pude deixar de deixar aqui o link (espero que seja o sítio certo).
http://www.youtube.com/watch?v=IJ0tQS1_P9k (http://www.youtube.com/watch?v=IJ0tQS1_P9k)
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_pol_ _pol_ _pol_
Excelente video.
Conclusão, em seco não se nota quase nenhuma diferença, agora em molhado a coisa muda de figura.
_palmas_
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Excelente _pol_ _pol_ _pol_
Está demonstrado que faz a diferença, em piso molhado.
Mesmo em seco, penso que com o ABS, travamos com mais segurança.
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Muito bom _palmas_ _palmas_
E, do ponto de vista pessoal, sinto que faz uma grande diferença, em molhado e em piso com areia, etc. Na minha amarelinha vou dando toques de travão, para não travar logo a fundo, é o chamado "auto ABS" _lol_ _lol_
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"auto ABS" _lol_ _lol_
_lol_ _lol_ _lol_
Depois dispo informo que a minha Maxi é uma Sym Maxsym 400i "auto ABS"
_convivio_
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Muito bom _palmas_ _palmas_
E, do ponto de vista pessoal, sinto que faz uma grande diferença, em molhado e em piso com areia, etc. Na minha amarelinha vou dando toques de travão, para não travar logo a fundo, é o chamado "auto ABS" _lol_ _lol_
Exatamente isso!! não não se tem cão, caça-se com gato!!! :)) :)) :)) _pol_ _pol_
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Mas porque pretendes investir no ABS? Achas que vai mesmo valer a pena? nao te sentes confiante ao ponto de seres tu a conhecer a moto e afinares os teus "skills" em travagem?
Ainda à uns dias uns quantos amigos meus puxaram deste tema, e chegámos à conclusão que o ABS é algo inutil, no sentido de que raramente o vamos usar.
E de facto começámos a ver e antigamente nao existiam estes sistemas, as motos eram mais bruscas, e os mais astutos sabiam dosear o travao dianteiro, pois raramente as motos bloqueavam em travagens fortes.
Para os mais puristas, quando investes num sistemas destes, vais dar mais peso à moto, vais pagar bem mais, e vais confiar num sistema que sem te aperceberes, vai-te tirar a experiencia que podias ganhar a seres tu a controlar a travagem da tua montada.
E olhem que visto isto é bem verdade, porque metemos para trás aptidões\qualidades que poderiamos aplicar bem mais, e com experiencia de condução é algo que vamos ficando cada vez melhor.
Assim com muita "ajuda" todos nós perdemos esse feeling! bem todos não, porque muitos preferem (como eu), serem eles a terem o controlo da moto.
Ainda à dias na nacional vinha a uns 115kms, e entra-me uma carrinha num entroncamento quase parada, só tive tempo de me agarrar aos travoes e controlar a travagem sem bloquear e sem bater na traseira obvio. A travagem combinada é algo que me parece bem mais acertada e util que um ABS.
Nunca tinha travado tao forte na Majesty, mas os Duplos BREMBO fizeram o seu trabalho!
E para quem vem de motos, travar com os dois manipulos, inicialmente faz muita confusao. A mim fez-me.
Por isso pensa bem se compensa essa alteração. Tens motos que nao têm mas já vêm preparadas, pois o ABS ainda é um Extra luxuoso. ;)
Saudações
_convivio_
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Mas porque pretendes investir no ABS? Achas que vai mesmo valer a pena? nao te sentes confiante ao ponto de seres tu a conhecer a moto e afinares os teus "skills" em travagem?
Ainda à uns dias uns quantos amigos meus puxaram deste tema, e chegámos à conclusão que o ABS é algo inutil, no sentido de que raramente o vamos usar.
E de facto começámos a ver e antigamente nao existiam estes sistemas, as motos eram mais bruscas, e os mais astutos sabiam dosear o travao dianteiro, pois raramente as motos bloqueavam em travagens fortes.
Para os mais puristas, quando investes num sistemas destes, vais dar mais peso à moto, vais pagar bem mais, e vais confiar num sistema que sem te aperceberes, vai-te tirar a experiencia que podias ganhar a seres tu a controlar a travagem da tua montada.
E olhem que visto isto é bem verdade, porque metemos para trás aptidões\qualidades que poderiamos aplicar bem mais, e com experiencia de condução é algo que vamos ficando cada vez melhor.
Assim com muita "ajuda" todos nós perdemos esse feeling! bem todos não, porque muitos preferem (como eu), serem eles a terem o controlo da moto.
Ainda à dias na nacional vinha a uns 115kms, e entra-me uma carrinha num entroncamento quase parada, só tive tempo de me agarrar aos travoes e controlar a travagem sem bloquear e sem bater na traseira obvio. A travagem combinada é algo que me parece bem mais acertada e util que um ABS.
Nunca tinha travado tao forte na Majesty, mas os Duplos BREMBO fizeram o seu trabalho!
E para quem vem de motos, travar com os dois manipulos, inicialmente faz muita confusao. A mim fez-me.
Por isso pensa bem se compensa essa alteração. Tens motos que nao têm mas já vêm preparadas, pois o ABS ainda é um Extra luxuoso. ;)
Saudações
_convivio_
Eu, no meu entender, discordo de todas as frases.
A confiança da travagem não tem nada a ver com ABS!
O ABS é um sistema que só entra em acção em caso de emergência, logo é MUITO, IMENSAMENTE útil, basicamente é para salvar a vida por isso é dos sistemas mais críticos que se tem no veículo.
Os mais puristas hoje usam sistemas electrónicos que nem sonhas...... para protegerem o que? a vida... claro :)
No meu ver a travagem que fizeste foi muito bem feita mas se fosse em curva secalhar sentias a falta de um sistema como o ABS.
Ao contrário de outras opiniões acho que o ABS não é um luxo e acredito que deveria ser como o capacete, obrigatório.
É só a minha opinião .
Cumprimentos
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ABS sempre, o ano passado um amigo nosso faleceu.
Pelo que vi no local do acidente e a scooter tivesse ABS acho que poderia ainda estar aqui connosco
Na minha ultima viagem, com pendura, tive de trava a 80 km/h a fundo com areia à mistura, se não fosse o ABS ....nem quero pensar
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Ainda à dias na nacional vinha a uns 115kms, e entra-me uma carrinha num entroncamento quase parada, só tive tempo de me agarrar aos travoes e controlar a travagem sem bloquear e sem bater na traseira obvio. A travagem combinada é algo que me parece bem mais acertada e util que um ABS.
Nunca tinha travado tao forte na Majesty, mas os Duplos BREMBO fizeram o seu trabalho!
E para quem vem de motos, travar com os dois manipulos, inicialmente faz muita confusao. A mim fez-me.
Companheiro, não sei há quanto tempo andas de mota, mas numa situação de pouca aderência (água/areia/óleo) a mais suave travagem com a roda frontal é queda CERTA. É humanamente impossível mimicar o ABS nessa circunstância.
Com piso seco e alcatrão novo, sim, até certo ponto, é possível.
O ABS salva vidas. Ter-me-ia salvo o pé esquerdo. Compará-lo com travagem combinada é como comparar os travões do carro do Fred Flintstone com os travões da série de 2014 de F1!
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Respeito muito a opinião de todos vós, e mais de quem é sensato no uso de motos com sistemas de ajudas, contudo refiro sensato porque falando em meu redor, crescemos a conduzirmos motos sem nenhum tipo de ajuda, e gostamos muito desse feeling.
Na minha particular e humilde opinião, não compensa o investimento. Com ABS ou sem ele, acidentes com ou sem gravidade continuam a acontecer.
Já dizia o grande Barry Sheene "antes de saber acelerar, tens de saber travar. A maneira como travas define o piloto que és."
O que quis fazer ver nomeadamente ao companheiro TwisteR, era se valeria o investimento vs uso, dando aqui umas comparações e nada mas que isso. _convivio_
Caro companheiro Limpinho, uma pergunta simples; Se o ABS é tao eficiente em travagens de panico, sabes porque razão as motos de competição minadas de Hi-TECH não usam este sistema? ;)
Saudações
_convivio_
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Respeito muito a opinião de todos vós, e mais de quem é sensato no uso de motos com sistemas de ajudas, contudo refiro sensato porque falando em meu redor, crescemos a conduzirmos motos sem nenhum tipo de ajuda, e gostamos muito desse feeling.
Na minha particular e humilde opinião, não compensa o investimento. Com ABS ou sem ele, acidentes mortais continuam a acontecer.
Já dizia o grande Barry Sheene "antes de saber acelerar, tens de saber travar. A maneira como travas define o piloto que és."
Caro companheiro Limpinho, uma pergunta simples; Se o ABS é tao eficiente em travagens de panico, sabes porque razão as motos de competição minadas de Hi-TECH não usam este sistema? ;)
Saudações
_convivio_
Nunca me ouviste dizer que não precisas de saber travar. Nem sei porque é que o ABS tira o feeling.... tu próprio disseste que nunca se usa?!?!
Acredito que o ABS é uma ajuda muito importante.
É lógico que acidentes acontecem mas aqui a questão é prevenir ao máximo. Acredito que a travagem define a qualidade do piloto mas acredito ainda mais que não é só a travagem mas isto é só a minha opinião. É certo que há um dogma em aceitar alguns tipos de tecnologia mas repito que o ABS não ajuda a travar bem (ver na wikipedia para que serve e como funciona o ABS).
Da pesquisa rápida que fiz, as motos de competição tem normas e regras quando se quer introduzir algum tipo de tecnologia.
Não sei porque não usam, secalhar os pilotos nao entram em pânico, mas isso não quer dizer que seja mau, apenas pode envolver polémica ou algo do género.
Também não sei porque o ABS apareceu nas motas topo de gama da BMW e depois se alastrou por todos os modelos sendo quase de origem em todos eles. Não deve ser porque prejudica....
Mas felizmente que há lugar para todos usarem o que lhes parece melhor.
Sem ABS ou com ABS é preciso é ter sorte. Eu como sei como funciona e para que serve não dispenso o ABS.
Cumprimentos
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Mas para que é que as motas de competição precisam de ABS ???
Atravessa-se algum cão à frente ?
Por acaso têm areia, agua ou Óleo numa curva assim do nada ? ... normalmente se tem, caiem todos e depois limpam a pista e os que se safaram continuam em competição!
E por acaso vão assim a acelerar numa recta e aparece assim uma carrinha do nada e temos de travar.... alguém com experiência consegue safar-se ........... ou não!!!! basta ir ao Hospital ver alguns expert's
Tal como já foi referido, o ABS equipara-se com o K7 (capacete) ..... precisamos dele para quê ?
Pois, caso haja um acidente e nos livre de ficar-mos com os miolos à vista .... não acham ?
Fora isso, prescindo do K7!
No meu ver, sendo a minha opinião, todas as travagens têm um limite, e o ABS ajuda-nos simplesmente a ultrapassar esse suposto limite, pois só aí ele acciona ..... se accionar antes atrasa a travagem e é pior para o condutor, o que acontecia no antigamente .... sim antigamente o ABS servia pouco, pois atrasava um pouco a travagem que era feita. Mas isso era nos primórdios tempos, e até entendo que o pessoal mais antigo (chamada velha guarda) prefiram não ter ABS confiando-se sempre no "pico" da sua própria travagem (alguns desses já têm platina inserida no corpo por descuidos de milímetros)
Para mim, todas e quaisquer mota, deveria trazer ABS, sendo da responsabilidade do próprio desliga-lo ou não.
Para mim, o ABS é imprescindível, tal como todos os outros conceitos de segurança que vão sendo impostos, e apenas se tem de aprender a conduzir com eles.
Tal como aprender a andar, aprender a correr, andar de bicicleta, conduzir carro ou mota, é preciso aprender a conduzir com CBS ou ABS .... entre outras coisas
Tal como diz o Limpinho ...........
Sem ABS ou com ABS é preciso é ter sorte. Eu como sei como funciona e para que serve não dispenso o ABS.
É tbm a minha opinião, nada mais que isso.....
ABS SEMPRE !!!
Boas curvas
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Em vez de Editar a minha anterior resposta, acrescento esta....
Existem uns "reguladores de pressão", que não deixam as rodas bloquearem, mas não sei o nome disso ao certo.
As motas de competição normalmente usam isso para que não lhes bloqueiem as rodas.
Deve haver alguém que pode esclarecer melhor o que eu estou a dizer, apenas tenho conhecimento da existencia disso mas não sei dizer exactamente o que é nem onde se compram.
Esse acessório que se usa é como que um substituto do "ABS" e fica bem mais barato que mandar colocar o ABS.
Mas ABS é ABS, e nem o CBS se chega lá perto.....
Boas curvas
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Porque será ?
http://www.andardemoto.pt/actualidade/379-abs-obrigatorio-para-todas-as-motos-125cc-em-2016/ (http://www.andardemoto.pt/actualidade/379-abs-obrigatorio-para-todas-as-motos-125cc-em-2016/)
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O (maior) problema não é ter ou não ter ABS.
É saber/aprender a travar os veículos com ABS.
Deve-se apertar o máximo da manete/pedal, mas por instinto (por muitos anos a conduzir sem ABS), só os apertamos a 80 ou 90% da sua capacidade por...termos medo de bloquear.
Sempre que posso, vou treinando em estrada aberta e sem transito a travagem a fundo, para me ir habituando.
E mais importante que a travagem é que o ABS permite a direccionalidade das rodas (mais aplicável ainda nos carros).
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Caro companheiro _AXE_
O que as motos de competição têm, sao apenas modos de repartidores de travagem, e de força da mesma, aplicada ao gosto de cada piloto, nada mais do que isso.
E dizes ironicamente porque é que as motos de competição precisariam de ABS? Pois bem, se o ABS é accionado em travagens fortes, na competição vais dos 300 aos 50 em menos de 300mtrs, queres melhor justificação para um ABS sem as rodas bloquearem com a força brutal que é aplicada na travagem?
Mas é evidente que nao usam pelo simples facto que:
- ABS atrapalharia o piloto, afinal ele é treinado para saber quando travar, ele é quem decide, e o ABS atrapalharia por completo toda e qualquer intenção que o piloto tenha. Actualmente para se fazer curvas os pilotos fazem drift, e saiem de punho enrolado que até entorta aquele chassis, o ABS torna esse recurso e essa forma de pilotar impossível.
Por ultimo o sistema ABS acaba por aumentar os espaços de travagem, daí o ABS não equipar motos de competição.
Mas eu volto a frizar, se voçes acham que devem ter equipado nas vossas montadas, tenham, e aconselho até ao mais inexperientes e menos destemidos, esperando no entanto que nunca venham a fazer uso dele!
Para mim a nao ser que ja venha equipado, nunca optarei por esse extra, pois o azar se tiver de acontecer acontece!!
Saudações
_convivio_
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Caro companheiro _AXE_
O que as motos de competição têm, sao apenas modos de repartidores de travagem, e de força da mesma, aplicada ao gosto de cada piloto, nada mais do que isso.
E dizes ironicamente porque é que as motos de competição precisariam de ABS? Pois bem, se o ABS é accionado em travagens fortes, na competição vais dos 300 aos 50 em menos de 300mtrs, queres melhor justificação para um ABS sem as rodas bloquearem com a força brutal que é aplicada na travagem?
Mas é evidente que nao usam pelo simples facto que:
- ABS atrapalharia o piloto, afinal ele é treinado para saber quando travar, ele é quem decide, e o ABS atrapalharia por completo toda e qualquer intenção que o piloto tenha. Actualmente para se fazer curvas os pilotos fazem drift, e saiem de punho enrolado que até entorta aquele chassis, o ABS torna esse recurso e essa forma de pilotar impossível.
Por ultimo o sistema ABS acaba por aumentar os espaços de travagem, daí o ABS não equipar motos de competição.
Mas eu volto a frizar, se voçes acham que devem ter equipado nas vossas montadas, tenham, e aconselho até ao mais inexperientes e menos destemidos, esperando no entanto que nunca venham a fazer uso dele!
Para mim a nao ser que ja venha equipado, nunca optarei por esse extra, pois o azar se tiver de acontecer acontece!!
Saudações
_convivio_
A única diferença é que não somos todos pilotos, companheiro.
Numa travagem de emergência, acredito que apenas uns 2/3% dos condutores tenham sangue frio para saberem travar. Os restantes apertam as manetes e pedal com toda a força que têm, e aí o ABS passa a ser crucial.
Felizmente vai passar a ser obrigatório e vai sair de origem em tudo o que é mota.
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Caro companheiro _AXE_
O que as motos de competição têm, sao apenas modos de repartidores de travagem, e de força da mesma, aplicada ao gosto de cada piloto, nada mais do que isso.
E dizes ironicamente porque é que as motos de competição precisariam de ABS? Pois bem, se o ABS é accionado em travagens fortes, na competição vais dos 300 aos 50 em menos de 300mtrs, queres melhor justificação para um ABS sem as rodas bloquearem com a força brutal que é aplicada na travagem?
Mas é evidente que nao usam pelo simples facto que:
- ABS atrapalharia o piloto, afinal ele é treinado para saber quando travar, ele é quem decide, e o ABS atrapalharia por completo toda e qualquer intenção que o piloto tenha. Actualmente para se fazer curvas os pilotos fazem drift, e saiem de punho enrolado que até entorta aquele chassis, o ABS torna esse recurso e essa forma de pilotar impossível.
Por ultimo o sistema ABS acaba por aumentar os espaços de travagem, daí o ABS não equipar motos de competição.
Mas eu volto a frizar, se voçes acham que devem ter equipado nas vossas montadas, tenham, e aconselho até ao mais inexperientes e menos destemidos, esperando no entanto que nunca venham a fazer uso dele!
Para mim a nao ser que ja venha equipado, nunca optarei por esse extra, pois o azar se tiver de acontecer acontece!!
Saudações
_convivio_
Eu ao contrário do companheiro Marco46 penso que não é usado porque, em vez de ser uma atrapalhação, é algo que beneficiaria imenso o piloto dado que poderiam travar com toda a força impedindo que se entrasse em despiste.
Eu não consegui ler em lado algo que o ABS aumenta a distância de travagem!!!
Cumprimentos
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E dizes ironicamente porque é que as motos de competição precisariam de ABS? Pois bem, se o ABS é accionado em travagens fortes, na competição vais dos 300 aos 50 em menos de 300mtrs, queres melhor justificação para um ABS sem as rodas bloquearem com a força brutal que é aplicada na travagem?
Marco 46
Se fosse assim tão facil, com ou sem ABS, não haveria sequer pilotos de competição, todos conseguíamos fazer o que eles fazem....
Repito-me..... será que se atravessassem carrinhas à frente assim do nada tbm não precisariam do ABS ?
........ afinal ele é treinado para saber quando travar, ele é quem decide.....
Acho que com isso dizes muita coisa....
Quem é que no quotidiano é treinado para saber quando travar ?
Só a ocasião, nada mais que isso!! E é aí que o ABS salva as vidas dos que andam diariamente de mota, sempre a fugir, desviar, evitar acidentes, mais ou menos graves, sabendo-se que qualquer toque pode causar lesões sérias para o resto da vida.
Marco46
Eu tenho a mesma opinião que tu, no que diz respeito aos mais inexperientes e menos destemidos, esperando no entanto que nunca venham a fazer uso dele! Nem eles, nem os mais experientes _Rolley_
Uma queda/acidente, por mais pequeno que seja, só para reparar uma lateral de uma mota pode ascender até os 1000€, e um ABS é mais barato que isso, para não falar nas marcas permanentes no corpo ......
Tenham ou não tenham ABS, .........vão devagar, não se atrasem....... _pol_
Boas curvas
Nota:
Eu não consegui ler em lado algo que o ABS aumenta a distância de travagem!!!
Limpinho
Não precisas de ler em lado nenhum especificamente, antigamente e em algumas situações sim, o ABS aumentava e bem a distância de travagem, basta falar com alguém com mais idade e experiência de aventureiro
Hoje em dia isso está muito mais perfeito _pol_
Abraço
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Viva,
Parece-me que os que supostamente sabem andar de mota acham que conseguem controlar as travagens de emergência e perceber se existe óleo água com lama etc. na estrada e sabem quando lhes vai aparecer um imprevisto o que está sempre a acontecer em pista, como é de todos sabido os pilotos profissionais nunca caem e nunca morrem em pista pois têm o controlo total sobre a máquina.
Para quem não sabe, o ABS só funciona quando a roda inicia o bloquear da mesma e não existe nenhum ser humano que consiga ter sensibilidade suficiente para responder mais rápido que o dito.
Ora depois do que escrevi chega-se á conclusão que para os ditos grandes pilotos deste Portugal o ABS nunca funciona, pois, sabem dosear a travagem sem que a roda chegue a bloquear, para os ditos aselhas mas que gostam do seu corpinho o ABS é uma mais valia em caso de aflição.
Um abraço a todos,
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Caro companheiro _AXE_
O que as motos de competição têm, sao apenas modos de repartidores de travagem, e de força da mesma, aplicada ao gosto de cada piloto, nada mais do que isso.
E dizes ironicamente porque é que as motos de competição precisariam de ABS? Pois bem, se o ABS é accionado em travagens fortes, na competição vais dos 300 aos 50 em menos de 300mtrs, queres melhor justificação para um ABS sem as rodas bloquearem com a força brutal que é aplicada na travagem?
Mas é evidente que nao usam pelo simples facto que:
- ABS atrapalharia o piloto, afinal ele é treinado para saber quando travar, ele é quem decide, e o ABS atrapalharia por completo toda e qualquer intenção que o piloto tenha. Actualmente para se fazer curvas os pilotos fazem drift, e saiem de punho enrolado que até entorta aquele chassis, o ABS torna esse recurso e essa forma de pilotar impossível.
Por ultimo o sistema ABS acaba por aumentar os espaços de travagem, daí o ABS não equipar motos de competição.
Mas eu volto a frizar, se voçes acham que devem ter equipado nas vossas montadas, tenham, e aconselho até ao mais inexperientes e menos destemidos, esperando no entanto que nunca venham a fazer uso dele!
Para mim a nao ser que ja venha equipado, nunca optarei por esse extra, pois o azar se tiver de acontecer acontece!!
Saudações
_convivio_
Boas pessoal,
Aproveito para dar também minha opinião acerca do ABS.
Primeiro ponto nem todos nós somos pilotos, além de que o sistema ABS salva vidas, não sou eu que o digo, são as estatísticas. Reduz as distancias de segurança em situações de emergência...significativamente...e percam a ideia que o sistema de ABS aumenta a distância de travagem em piso seco, é mito e está provado...Em estudos não diminui mas mantém a mesma distância sem deixar que as rodas bloqueiem e nos atirem ao tapete, e já me aconteceu...TODOS NÓS SABEMOS QUE ÀS VEZES É UMA QUESTÃO DE 1 METRO ÀS VEZES ATÉ 50 CM, e o ABS (principalmente em piso molhado) reduz bem mais do que isto...E se alguém disser o contrário é porque não anda de mota...(Peço desculpa pela frontalidade).
Ponto 2: Motas de competição: Concordo com o MaARCO46. Não utilizam sistemas de ABS pois, aumenta o peso, logo reduz a relação peso/potência, não ajuda nas curvas e como disses-te bem a maioria dos pilotos já atravessam as motas um pouco como se faz nas corridas de karts e com o ABS isso não seria possível...Não é uma questão de segurança. Agora pergunto-te MARCO46, na via pública somos pilotos? atravessamos as motas a curvar?? É ou não pouco seguro?? Todos nós gostamos de não nos aleijarmos e de manter todos os ossos no corpo...Eu pelo menos não quero cair, não posso ficar de baixa, tenho uma casa para pagar, mulher em casa que não iria gostar muito de me ver cair porque ando na via pública a PILOTAR E NÃO A CONDUZIR...Quero pilotar vou para o Autódromo...
Ponto 3: Passo a informar que mesmo os pilotos de competição já tem sistemas de ajuda à condução ao contrário do que as pessoas pensam...Um dos maiores sistemas é o ESP, para quem não sabe como funciona, simplesmente é um sistema que regula a potência que é transmitida à roda traseira, se sentir que a roda está a derrapar, reduz a potência à roda, e assim que sinta que o pneu já não está a patinar, volta a dar a potência que está a ser transmitida pelo acelerador...
Como é que as rodas no MOTO GP derrapam perguntam vocês?? Percentagem que é atribuída ao sistema mais baixo, quero dizer com isto que este sistema entra em acção mais tarde do que numa mota de stock...Prova disto é a nova BMW 1000 RR apenas considerada a melhor mota de competição até agora fabricada de stock...Para permitir as entradas agressivas de lado e as saídas a derrapar...Mas podem ter a certeza que se o piloto cometer um erro o sistema vai ajudar...
Mais um vez desculpem a frontalidade...
Boas curvas.
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É pá estão a comparar o incomparável!
Motos de competição com motos de venda ao publico?
Pilotos de competição com Motociclistas de estradas, ruas e avenidas ...
E os pneus? e as suspensões? e os quadros? e por ai fora... tudo isso é parte interveniente no processo de travagem e não só!
Será que nós conseguimos andar no circuito, com mota de circuito e dizer: ainda bem que não tem abs?
E os pilotos andam com as motas de circuito na rua?
E caso tenham mota para uso particular a mesma tem ou não abs?(eu desconheço)
Desejo a todos os Motociclistas que não tem abs nunca os ouvir dizer que se tivessem abs provavelmente, e repito provavelmente o desfecho da situação teria sido outro.
Aos Motociclistas que felizmente puderam despender de uns €uros já tenho ouvido dizer que o extra adquirido foi fundamental, SEGURANÇA em primeiro plano, isto claro numa condução normal por estradas e caminhos mundo fora.
Ha quem goste e há quem dispense, esta minha primeira maquina com abs já me levou a concluir que o mesmo será sempre presença nas futuras aquisições, excepto se for um negócio irrecusável e dependendo do fim a que se destina.
(E sim também já me levantei do chão mas nunca teve a ver com a discussão em questão)
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No meio de tanta opinião o pessoal já percebeu que o ABS só entra em acção se o condutor falhar no controlo da força aplicada aos travões de tal forma que a queda é garantida? Nestas circunstâncias (queda garantida) agradeço toda e qualquer ajuda, seja ou não do ABS. Leram o post do Barcas?
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Boas pessoal,
Aproveito para dar também minha opinião acerca do ABS.
Primeiro ponto nem todos nós somos pilotos, além de que o sistema ABS salva vidas, não sou eu que o digo, são as estatísticas. Reduz as distancias de segurança em situações de emergência...significativamente...e percam a ideia que o sistema de ABS aumenta a distância de travagem em piso seco, é mito e está provado...Em estudos não diminui mas mantém a mesma distância sem deixar que as rodas bloqueiem e nos atirem ao tapete, e já me aconteceu...TODOS NÓS SABEMOS QUE ÀS VEZES É UMA QUESTÃO DE 1 METRO ÀS VEZES ATÉ 50 CM, e o ABS (principalmente em piso molhado) reduz bem mais do que isto...E se alguém disser o contrário é porque não anda de mota...(Peço desculpa pela frontalidade).
Ponto 2: Motas de competição: Concordo com o MaARCO46. Não utilizam sistemas de ABS pois, aumenta o peso, logo reduz a relação peso/potência, não ajuda nas curvas e como disses-te bem a maioria dos pilotos já atravessam as motas um pouco como se faz nas corridas de karts e com o ABS isso não seria possível...Não é uma questão de segurança. Agora pergunto-te MARCO46, na via pública somos pilotos? atravessamos as motas a curvar?? É ou não pouco seguro?? Todos nós gostamos de não nos aleijarmos e de manter todos os ossos no corpo...Eu pelo menos não quero cair, não posso ficar de baixa, tenho uma casa para pagar, mulher em casa que não iria gostar muito de me ver cair porque ando na via pública a PILOTAR E NÃO A CONDUZIR...Quero pilotar vou para o Autódromo...
Ponto 3: Passo a informar que mesmo os pilotos de competição já tem sistemas de ajuda à condução ao contrário do que as pessoas pensam...Um dos maiores sistemas é o ESP, para quem não sabe como funciona, simplesmente é um sistema que regula a potência que é transmitida à roda traseira, se sentir que a roda está a derrapar, reduz a potência à roda, e assim que sinta que o pneu já não está a patinar, volta a dar a potência que está a ser transmitida pelo acelerador...
Como é que as rodas no MOTO GP derrapam perguntam vocês?? Percentagem que é atribuída ao sistema mais baixo, quero dizer com isto que este sistema entra em acção mais tarde do que numa mota de stock...Prova disto é a nova BMW 1000 RR apenas considerada a melhor mota de competição até agora fabricada de stock...Para permitir as entradas agressivas de lado e as saídas a derrapar...Mas podem ter a certeza que se o piloto cometer um erro o sistema vai ajudar...
Mais um vez desculpem a frontalidade...
Boas curvas.
Faço minhas as palavras deste nosso companheiro.
Boas curvas,
_convivio_
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Especificamente no caso das 125cc é rara a q tem ABS. Falo do q o pessoal compra, n necessariamente do q o mercado oferece (sempre vai oferecendo qqr coisinha, especialmente nas maxiscooters). Acho q a maioria das pessoas n esta disperta para este tópico.
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Especificamente no caso das 125cc é rara a q tem ABS. Falo do q o pessoal compra, n necessariamente do q o mercado oferece (sempre vai oferecendo qqr coisinha, especialmente nas maxiscooters). Acho q a maioria das pessoas n esta disperta para este tópico.
Isso é quase verdade, na realidade as 125 são motos de entrada de gama, parte delas tentam ser económicas ao máximo, as marcas, essas, tentam retirar os extra para conseguir preços competitivos. No caso da PcX um exemplo de relação preço -qualidade , no modelo anterior ao 2014, até o relógio foi dispensado, que falar do Abs _Rolley_. ?
Nas Maxiscooters 125 topos de gamas, onde a estabilidade, conforto, segurança são prioritárias face ao preço baixo, o ABS já surge nem que seja como opção _pol_
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Eu não consegui ler em lado algo que o ABS aumenta a distância de travagem!!!
Podes ler aqui: O ABS aumenta a distancia de travagem!
E verdade! aumenta mesmo! ainda esta semana passei ao lado de um peão numa passadeira, porque o ABS actuou, e em vez de conseguir parar antes da passadeira (ainda que com dificuldade, e indo um bocado de rasto) simplesmente fui parar depois da passadeira, e em vez de assustar o peão parando, ou caindo ao lado dele, assustei-o passando em frente dele _lol_
Claro que só tem piada a contar aqui, e só mesmo porque não aconteceu nada, mas bricadeira áparte, e já que ainda não paga impostos, vou partilhar a minha opinião sobre o dito:
Alguns sabem que em Março troquei uma mota nova por outra exactamente igual, ainda mais nova, e a razão porque o fiz, foi exclusivamente o ABS que a GTS 300 não tinha em 2013 e passou a ter em 2014.
Não foi por vontade minha, mas sim uma quase imposição do meu marido, e confesso que nem gosto muito daquilo, mas como eu sou marreta nisto, aceito o que os entendidos me dizem, e eles dizem que o ABS salva vidas _pensador_
Felizmente só tive oportunidade de sentir o ABS actuar por duas vezes. A primeira foi com a IZzi (Yamaha Magesty 400) e a 2ª foi esta semana com a OLga (Sym GTS 300). Em ambas as situações fui apanhada desprevenida, porque não senti quelquer deslizamento da mota, mas pelos vistos a mota sentiu por mim, e actuou. Em ambos os casos, fiquei com a sensação que estorvou mais do que ajudou, mas será mesmo assim?
A verdade é que não sei, e na dúvida, aceito o que me diz quem sabe.
Aliás, eu conduzo á alguns anitos _corado_ ( também não são tantos assim _careta_ ) e o meu carro é um excelente exemplo de veículo com muita potência de aceleração e pouca potencia de travagem: o (Maxi)Lupo 1400 TDI (o meu tem AC para ajudar á travagem _lol_ )
Á 14 anos que deslizo com ele, e estou tão habituada a dosear a travagem e a soltar o travão para logo de seguida calcar de novo á mínima sugestão de derrape, que quando pego noutro carro, no primeiro cruzamento só costumo parar depois _Rolley_
Claro que quando regresso ao Lupo, na primeira travagem quase saio pelo para brisas, mas isto tudo é só para dizer que na mota travo da mesma forma, por instinto e por habituação de alguns anos de travagem sem qualquer assitência (o primeiro carro, era tão velhote que nem tinha travões _confuso_ ) e acredito que consigo quase sempre dosear a travagem, mas o que me dizem é que em derrapagem, seja no carro, ou seja na mota, não conseguimos controlar a direcção do veículo (e isso eu sei que é verdade _corado_ ) e com o ABS, segundo os entendidos, já conseguimos _pensador_ . Como felizmente ainda não tive oportunidade de testar, acredido que seja verdade, mas confesso que depois de tantos anos, duvido que eu tenha a capacidade de aproveitar essa benesse para fazer alguma coisa.
Espero nunca vir a saber _Rolley_
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Podes ler aqui: O ABS aumenta a distancia de travagem!
E verdade! aumenta mesmo! ainda esta semana passei ao lado de um peão numa passadeira, porque o ABS actuou, e em vez de conseguir parar antes da passadeira (ainda que com dificuldade, e indo um bocado de rasto) simplesmente fui parar depois da passadeira, e em vez de assustar o peão parando, ou caindo ao lado dele, assustei-o passando em frente dele _lol_
Claro que só tem piada a contar aqui, e só mesmo porque não aconteceu nada, mas bricadeira áparte, e já que ainda não paga impostos, vou partilhar a minha opinião sobre o dito:
Alguns sabem que em Março troquei uma mota nova por outra exactamente igual, ainda mais nova, e a razão porque o fiz, foi exclusivamente o ABS que a GTS 300 não tinha em 2013 e passou a ter em 2014.
Não foi por vontade minha, mas sim uma quase imposição do meu marido, e confesso que nem gosto muito daquilo, mas como eu sou marreta nisto, aceito o que os entendidos me dizem, e eles dizem que o ABS salva vidas _pensador_
Felizmente só tive oportunidade de sentir o ABS actuar por duas vezes. A primeira foi com a IZzi (Yamaha Magesty 400) e a 2ª foi esta semana com a OLga (Sym GTS 300). Em ambas as situações fui apanhada desprevenida, porque não senti quelquer deslizamento da mota, mas pelos vistos a mota sentiu por mim, e actuou. Em ambos os casos, fiquei com a sensação que estorvou mais do que ajudou, mas será mesmo assim?
A verdade é que não sei, e na dúvida, aceito o que me diz quem sabe.
Aliás, eu conduzo á alguns anitos _corado_ ( também não são tantos assim _careta_ ) e o meu carro é um excelente exemplo de veículo com muita potência de aceleração e pouca potencia de travagem: o (Maxi)Lupo 1400 TDI (o meu tem AC para ajudar á travagem _lol_ )
Á 14 anos que deslizo com ele, e estou tão habituada a dosear a travagem e a soltar o travão para logo de seguida calcar de novo á mínima sugestão de derrape, que quando pego noutro carro, no primeiro cruzamento só costumo parar depois _Rolley_
Claro que quando regresso ao Lupo, na primeira travagem quase saio pelo para brisas, mas isto tudo é só para dizer que na mota travo da mesma forma, por instinto e por habituação de alguns anos de travagem sem qualquer assitência (o primeiro carro, era tão velhote que nem tinha travões _confuso_ ) e acredito que consigo quase sempre dosear a travagem, mas o que me dizem é que em derrapagem, seja no carro, ou seja na mota, não conseguimos controlar a direcção do veículo (e isso eu sei que é verdade _corado_ ) e com o ABS, segundo os entendidos, já conseguimos _pensador_ . Como felizmente ainda não tive oportunidade de testar, acredido que seja verdade, mas confesso que depois de tantos anos, duvido que eu tenha a capacidade de aproveitar essa benesse para fazer alguma coisa.
Espero nunca vir a saber _Rolley_
Quando li que passas-te ao lado peão a primeira coisa que me veio ao pensamento foi que não apertaste o travão com força suficiente. Quando se sente o ABS a actuar devemos efectivamente aumentar a força no manipulo.
As distâncias de travagem podem parecer maiores mas na realidade, em situações de pouca aderência, o espaço que demora a parar é efectivamente o necessário, atenção sem cair, pois com ABS podemos perceber quando o pneu perdeu aderência.
Mas respeito todas as opiniões.
cumps
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Olá a todos e a todas.
Com ou sem ABS?
Começo por deixar aqui um sugestivo vídeo com origem na Kymco:
http://www.autobild.es/videos/kymco-prueba-diferencia-frenar-una-moto-con-sin-abs-186201 (http://www.autobild.es/videos/kymco-prueba-diferencia-frenar-una-moto-con-sin-abs-186201)
Elucidativo, não é?
Depois, sobre a travagem com ABS, lembro que nos testes feitos pelas boas revistas uma das coisas que costumam apreciar é a sensibilidade do ABS. Isto é, a regulação de fábrica do sistema de anti-bloqueio dos travões. O ABS, "Antiblockier-Bremssystem", na origem alemã, mas mais conhecido por "Anti-lock Breaking System", não é igual em todas as marcas, é aqui que aparece o termo "intrusivo" (lembram-se?) quando se acciona demasiado cedo e prega sustos ao pobre do condutor que só queria dar "toque".
E uma estória.
Ias na tua, tudo calmo à tua frente, nem um carro estacionado suspeito de abrir as "asas" de repente ou de arrancar sem avisar (há coisas que põem nos carros só para lhes aumentarem o preço, aquela alavanca do lado esquerdo do volante é uma delas), népia de possibilidade de peões abordarem a passadeira à "kamikaze", e nem sequer um "street racer" para te dar uma abada e cantar vitória com a embraiagem do motão. Tudo calmo.
De repente saiu-te um grunho armado de um automóvel que procura comprovar a teoria segunda a qual "a distância mais curta entre dois pontos é uma linha recta", ou explicado de outra forma: passa sobre um separador de faixas para entrar numa rua perpendicular.
Ias na tua e não esperavas por esta, o gajo atravessou-se à tua frente. Travas a fundo, nem te lembras bem como, nem tens tempo para te lembrares que percentagem da "Travagem Combinada" se faz à frente e atrás, só sabes que a scooter ganhou vontade própria e desapareceu debaixo de ti e tu caíste para o lado e bateste com o braço e ombro direito no chão - olha se não lavasses o casaco com protecções, o tal que faz os "motards" de fim-de-semana de sol e "T-shirt" a condizer olharem para ti com desdém... "maricas!".
Só uma semana depois é que te lembraste que ficaste no chão a ver a tua linda 125 cair sobre um lado e depois sobre o outro... até parecia que tentava ir atrás do enlatado que fugiu, e te conseguiste recordar que a levantaste do chão sozinho porque a adrenalina fez os 150 quilos pesarem como penas... e que enquanto o fazias pensares com os teus botões qual seria a cotação dos plásticos laterais da Suzuki.
Afinal por que caíste? Até nem ias depressa... A perspectiva de ires bater fez-te travar com os dois a fundo? Ah, pois, o manual diz "travar com os dois ao mesmo tempo" mas refere-se a uma situação normal, e esqueceste que a Travagem Combinada, os tais 80% à frente e 20% atrás, não substituem saberes que se deve travar sempre com mais força à frente e compensar com o traseiro... e ter fé que nada bloqueie.
Caíste porque terás doseado mal a travagem, coisa que e a travagem combinada não emendou, só pode ter sido... e a roda traseira bloqueou. Fez-te falta um sistema que evitasse o bloqueio das rodas.
Alguns conselhos que te dou: aprende a travar porque a mota não faz tudo sozinha, treina isso até mecanizares (lembra-te: se costumam colocar dois discos de travões à frente isso quer dizer qualquer coisa, certo?). E para a próxima se quiseres poupar dinheiro não poupes no ABS. O ABS, aprendeste na escola de condução, é uma elemento de Segurança Passiva. A Segurança Activa é o teu comportamento, não o que tu pensas que sabes mas o que tu fazes e nem dás por isso.
Já com ABS na nova montada, só o conheci uma vez: olhava para o espelho retrovisor para controlar um automóvel atrás e quando olhei para frente o condutor do carro dianteiro havia parado por uma razão inexplicável qualquer (as razões inexplicáveis são aquelas que nos fazem cair) travei com o da frente, compensei com o traseiro, "tac-tac", firme e hirto. "Afinal és tu o ABS, prazer em conhecer-te".
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Excelente texto ... _pol_
parabéns pela prosa! Espero que seja assim mesmo porque a minha nova montada vem com ABS e tal como aos AirBags, espero não vir a conhecê-los _Rolley_ _Rolley_
Pelo menos o video é elucidativo relativamente aos comportamento e vantagens do ABS.
Lembro que quando os carros começaram com o ABS também houve algumas teorias contra, e de facto na altura o ABS estava no "very begining" :-? e de vez em quando dava umas travagens bem longas, embora hoje ninguém se queixe...acho que nas motas será o mesmo, tecnicamente estão mais evoluídos daí os resultados mais garantidos... _palmas_
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Bem, eu até ja escrevi neste tópico, mas agora vou fazer-lo ironicamente esperando que ngm venha cá desdenhar nada _Rolley_
Ao ver este VIDEO ABS KYMCO (http://youtu.be/2BTVwL0GvBk) ou este VIDEO RACING KYMCO (http://youtu.be/TJToJxUtm4M) (clicar nos videos para os ver)
Vendo o desfecho final de cada um, e depois de todos os relatos que se lê, apenas posso concluir uma coisa..... _pensador_
ABS KYMCO são os melhores do Mundo .................................. _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_
OS das outras marcas não travam ........................... _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Agora mais a sério ......!!
Já disse isto várias vezes, mas vou repetir.
Quem compra uma mota com ABS, vindo de uma mota sem ABS tem de "aprender" a travar com ela.
Quem está habituado a andar com motas sem ABS, já interiorizou que não pode travar ao máximo senão caí e o instinto constante faz com que nunca trave o Máximo!! (quanto mais anos, mais se interiorizou)
Por isso, quem passa para uma mota com ABS ....TÊM MESMO DE APRENDER A TRAVAR O MÁXIMO para que pare rapidamente..... se mantiver a manete naquela posição de "chove e não molha" a mota não agarra o suficiente para travar, mas o ABS não para de funcionar..... travem a fundo mesmo !!!!
Devem fazer "praticas" de travagem em cima de areia, em cima de água e em piso seco para saberem o que fazer em caso de perigo! Isso é o mais importante fazerem...
Usem e abusem diariamente e frequentemente do ABS para aprenderem!
Boas curvas
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_pol_