Marcas de Maxiscooters => Gilera => Mecânica => Tópico iniciado por: jfelizardo em 05 de Julho de 2015, 17:42
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Boa tarde
Tenho uma gilera typhoon de 94-95
Estou a fazer uma manutenção paos muito tempo parada...
Estou com dificuldade em encontrar o nível do óleo e onde posso colocar o óleo!!!
Alguem com modelo semelhante que me possa ajudar?
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A gilera typhoon 50 é uma scooter a dois tempos, a lubrificação é feita por oleo misturado na gasolina automáticamente através de uma bomba.
Também leva oleo na transmissão, provavelmente valvulina.
Podes seguir este link para ver todos os pormenores dessa scooter
https://www.oemmotorparts.com/oem5.asp?M=gilera&T=typhoon%20%2050&Y=1994&L=GI_TPH&O=OIL%20TANK&F=GI_TPH-aw&L2=GI_TPH-aw
Podes também procurar no google pelo manual.
Diverte-te
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A minha dificuldade é essa mesmo.... encontrar nível do óleo da transmissão e o respectivo bujon....
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Já podias ter dito...
No cárter na parte de dentro da roda de trás tens lá os ditos ,o nível é até sair pelo que estas a meter...
Usa uma amotolia com acrescento para ser mais fácil,o óleo é 80w90 se não estou em erro .
Reconstruí a do meu pai da mesma idade e está CA o seu dB na respetiva marca
Marco Neves
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Já podias ter dito...
No cárter na parte de dentro da roda de trás tens lá os ditos ,o nível é até sair pelo que estas a meter...
Usa uma amotolia com acrescento para ser mais fácil,o óleo é 80w90 se não estou em erro .
Reconstruí a do meu pai da mesma idade e está CA o seu dB na respetiva marca
Marco Neves
Pois parece impossível mas já retirei todas as carnegsn e do lado esquerdo da mota, não vejo nada....
podes enviar uma foto da tua??
Vi os teus vídeos no youtube e gostei bastante!!! Qual o site que aconselhas para peças???
abraço
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Companheiro clica no link abaixo e tens a mota toda desmontada e o preço das peças.... _pensador_
https://www.oemmotorparts.com/oem5.asp?M=gilera&T=typhoon%20%2050&Y=1994&L=GI_TPH&O=CLUTCH%20COVER&F=GI_TPH-af&L2=GI_TPH-af
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Companheiro clica no link abaixo e tens a mota toda desmontada e o preço das peças.... _pensador_
https://www.oemmotorparts.com/oem5.asp?M=gilera&T=typhoon%20%2050&Y=1994&L=GI_TPH&O=CLUTCH%20COVER&F=GI_TPH-af&L2=GI_TPH-af
Em nenhum dos esquemas encontro onde ver o nível--..... :(
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No cárter do lado da roda ,gira devagar e vês os ditos ,tenho de encontrar as fotos.
Lado oposto da tampa do vareador.
Marco Neves
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No cárter do lado da roda ,gira devagar e vês os ditos ,tenho de encontrar as fotos.
Lado oposto da tampa do vareador.
Marco Neves
Agradecia imenso as fotos...pois ainda agora estive a tentar encontrar e nada.,,, ja retirei caixa filtro ar para ver e nada,,,,, havera maquima s diferentes......
E já agora, podes confirmar se o óleo em causa é mesmo 80w90!?
Amanha pretendo ir as compras... se houver por ca o que o pretendo...
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Hoje já não consigo,mas amanhã tenho de passar lá no meu pai e já vejo,ta prometido
Marco Neves
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Hoje já não consigo,mas amanhã tenho de passar lá no meu pai e já vejo,ta prometido
Marco Neves
Obrigadíssimo!! COnfirma me também o tipo de óleo, sffv.
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(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages.tapatalk-cdn.com%2F15%2F07%2F07%2Fb63402794af994e7bad34010f6078723.jpg&hash=124f6e2f9f270e33ce09b53992d003fa68af5dfd)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages.tapatalk-cdn.com%2F15%2F07%2F07%2F472bb79c887a0fb42db9eecfc776cc81.jpg&hash=c67b08eaae68648a8485e1e04e69dd3d48c0b5f1)
O óleo é o 75w80
Abraço
Marco Neves
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(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages.tapatalk-cdn.com%2F15%2F07%2F07%2Fb63402794af994e7bad34010f6078723.jpg&hash=124f6e2f9f270e33ce09b53992d003fa68af5dfd)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages.tapatalk-cdn.com%2F15%2F07%2F07%2F472bb79c887a0fb42db9eecfc776cc81.jpg&hash=c67b08eaae68648a8485e1e04e69dd3d48c0b5f1)
O óleo é o 75w80
Abraço
Marco Neves
obrigado mais uma vez.
O parafuso mais abaixo ė bujon e o mais acima é 9nde vemos o nivel e atestamos de oleo. Correcto?
Caso tena mais duvidas posso chatear. ...???
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Claro não exites,
Sim tiras o debaixo para drenar,depois enches pelo de cima até deitar fora,tapas e já está, no óleo não tenho 100% de certeza se é este ou outro mas a diferença é nula pois as x já levam só 10w 40 e são iguais ,mas mete a confiança
Marco Neves
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Ao fim de 13 anos sem trabalhar, ja deu sinal de vida...embora pareça ter falta de força. ...
tslvez me aventure s mudar correia distribuição.
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Da transmissão queres dizer ,vê os roletes e a embraiagem
Marco Neves
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Da transmissão queres dizer ,vê os roletes e a embraiagem
Marco Neves
Os roletes trocam se... e a embraiagem. Troco?l
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A embraiagem passa lixa nos 2 calços e vê se ainda tem material para durar ou se está gasto.
Os roletes se tiverem arestas troca ,aqui aconselho os dr pulley que são MT bons,vê se a correia aparenta cortes,uso excessivo,etc mas seria melhor trocar também
Marco Neves
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A embraiagem passa lixa nos 2 calços e vê se ainda tem material para durar ou se está gasto.
Os roletes se tiverem arestas troca ,aqui aconselho os dr pulley que são MT bons,vê se a correia aparenta cortes,uso excessivo,etc mas seria melhor trocar também
Marco Neves
Irei fazer isso mesmo. Depois das minhas ferias irei tratar disso mesmo. Tens algum site de onde mande vir os roletes de pulley?
Colocastes na tampa do motor, apos a intervenção alguma junta "química" (penso que é assim que e chama aquelas bisnagas)?
Abraço
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Na tampa não levou nada,tem normalmente uma junta e estava boa.
Os roletes é na loja mesmo deles, drpulley ,ou via eBay mas convém veres as aplicações dos mesmos,referência.vou tentar ver se a encontro....
Marco Neves
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Encontrei: sr 1613 peso entre os 7 e 8 gr ,eu mandei de 7,5
Marco Neves
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Em que influencia os pesos dos roletes?
Que achas disto http://www.acessmotos.com/app/search.php?page=5&ipp=10&
Fara muita diferença??
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Os roletes são o que controla o rácio de abertura e fecho do vareador,mais peso=mais velocidade ,menos arranque,menos peso=arranque forte mas menos topspeed por isso tem de ser equilibrados, os dr pulley devido a sua forma consegues um pouco de ambos
Na loja deles há um documento com todas as aplicações para as scooters e o aconselhado
Marco Neves
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Desculpa estar so a chatear!
Achas que devo fazer isto também:
Se sim qual a massa consistente que recomendas???
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Claro, que sim é sempre bem vindo.
Um pouco da grafitada ou então da marca da wd40 que até o xines tem e se boa
Marco Neves
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Hoje não aguentei e meti mãos à obra!!
Vi me aflito para desenroscar os parafuso para desmontar os roletes e o parafuso da embraiagem....
Achas que as maxilas da embraiagem estão aceitáveis??
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Falojaimagens.com%2Fimages%2Fapn2br80kdjvn9ocl5yw_thumb.jpg&hash=ba9a8b95a231ca710a22a2bcd74b6552c8b1c5e5) (http://alojaimagens.com/viewer.php?file=apn2br80kdjvn9ocl5yw.jpg)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Falojaimagens.com%2Fimages%2Ftpr8qi9xxj4gqcz3qqu_thumb.jpg&hash=f98daac13c5d49f1e3bddac90e654af36910d966) (http://alojaimagens.com/viewer.php?file=tpr8qi9xxj4gqcz3qqu.jpg)
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Sim estão,passa lixa fina só para tirar o vidrado e nessa zona nada de gorduras!!
Marco Neves
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Sim estão,passa lixa fina só para tirar o vidrado e nessa zona nada de gorduras!!
Marco Neves
Boas..
Ja recebi os roletes....agora é mão a obra....
com o que limpas onde estão os roletes???? No seu interior tem resíduos de corrente e sugidade.... basta assoprar com compressor???
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O mais barato ,ou petróleo ou gasolina na minha opinião melhor pq depois evapora e não deixa gordura
Marco Neves
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Ainda quanto a lubrificação que acha da minha intensão de lubrificar todos os pontos assinalados com setas nas imagens!!??
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Falojaimagens.com%2Fimages%2Fpysngih8asi66qdizz8_thumb.jpg&hash=1e613cf08bd8d9917340b67edd27f129f02113c2) (http://alojaimagens.com/viewer.php?file=pysngih8asi66qdizz8.jpg)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Falojaimagens.com%2Fimages%2Fvenzxjw6r0v09mbqt99g_thumb.jpg&hash=9e97cb86a5448726c480bc12265bd1cb5be8deb5) (http://alojaimagens.com/viewer.php?file=venzxjw6r0v09mbqt99g.jpg)
Com esta MAssa ?
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Falojaimagens.com%2Fimages%2Fplcne4j817i497rqvsno_thumb.jpg&hash=b2746e914d8f5ec20c2446ca7652eb74cc678e71) (http://alojaimagens.com/viewer.php?file=plcne4j817i497rqvsno.jpg)
E quanto a ordem de colocação das peças (já não me recordo bem e no site assima indicado não me oriento) concorda com a numeração??
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Falojaimagens.com%2Fimages%2F1f7h0blcoo0uv94jwo2o_thumb.jpg&hash=ca32e5ffb2ab469d54ca717d2c1e511e00c06b71) (http://alojaimagens.com/viewer.php?file=1f7h0blcoo0uv94jwo2o.jpg)
Obrigado pela tua paciência!!
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Boas
Com tanta coisa já fiz asneira....
Coloquei tudo como falei (Roletes, correia, mola variador) e amota ficou sem força...
Apos pensar e comparar a mola do variador, vi que a que comprei e me colocaram na rspectiva peça era bem maior que a de origem e pensei que o problema seria dai...mas apos varias tentativa de colocar e ver o que se passava ei as asneira!!
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Falojaimagens.com%2Fimages%2Flol6wzssk0k6o1200x5y_thumb.jpg&hash=05c872c60a778dbb6d7f4611e2dec973ecdc0258) (http://alojaimagens.com/viewer.php?file=lol6wzssk0k6o1200x5y.jpg)
A caixa nova da mola em comparação a original....
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Falojaimagens.com%2Fimages%2For8a69rm8fc7z32ftm_thumb.jpg&hash=17b16f35f1cd5f9f5ab7200dbe0c6107de16f482) (http://alojaimagens.com/viewer.php?file=or8a69rm8fc7z32ftm.jpg)
Agora nem consigo tirar esse prato nem a dita porvcaria da mola do variador...O parafuso que aperta a mola esta muito apertadoe pior ainda acho que para alem de uma mota sem força devido a mola do variador ... tenho um eixo danificado!!!
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Uiiiiiii
Nem sei que dizer,mas a foto em CIma é da frente do vareador?
Marco Neves
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Não a peça da foto é esta a do prato mais a esquerda!!
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Falojaimagens.com%2Fimages%2Fpysngih8asi66qdizz8_thumb.jpg&hash=1e613cf08bd8d9917340b67edd27f129f02113c2) (http://alojaimagens.com/viewer.php?file=pysngih8asi66qdizz8.jpg)
Acho que estou lixado!!!
A mota não ter força no arranque pensas que seja do que??
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Boas,pode ser MT coisa,correia, roletes,molas,carburador ,filtro de ar etc
A do meu pai estava assim e o carburador tb não estava bem afinado,mais a correia,roletes
Marco Neves
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Mas esta estava tudo ok ate substituir roletes, molas...
Comos echama aquele eixo que danifiquei??
Sera que aquela massa que pus e todos os veios faz com que a corre oa patine???
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Mas esta estava tudo ok ate substituir roletes, molas...
Comos echama aquele eixo que danifiquei??
Sera que aquela massa que pus e todos os veios faz com que a corre oa patine???
O veio d traz é o que vem da caixa dos carretos,cuidado,já pus 2,massa nessa zona é pouca ,só para ter gordura pq se é demais vai para a correia ou embraiagem e depois já foste.
Limpa e Desengordura tudo e monta pondo só uma muito pequena camada de massa nessas zonas,para desengordurar usa limpa travões a venda até na Norauto ou casa de peças. Se o veio está estragado acho que custa uns euritos e alguma paciência a montar
Marco Neves
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E sabes algum link onde possa ver essa montagem???
Pelo que te descrevi do facto da mota não ter força, pensas que seja da mola do variador forte de mais, ou gordura na embraegem ??
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Pode ser as 2 coisas.
Isso não sei pq fui eu que desmonte a mota toda e voltei a montar ,ia abrindo e pondo novo,não é complicado,tens de seguir o que já está ,conselho tira fotos para consultares se for preciso
Marco Neves
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Acho que não vou tirar o veio... é que tenho de mexer no piston e biela.... Vou levar a oficina e tentar perceber o que esta mal, para proxiam já saber...
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Bem depois de o mecânico recusar o trabalho,para tem muito.... é por não confiar em mais nenhum..., e depois de receber as carenagens todas pitadinhas enchi me de força e decidi voltar a carga.... hoje desengordurei tudo e lixei as pastilhas.,...tive bom resultado,...
Não consegui perceber muito bem se estava ok, tive de para o motor pois a porca do veio da frente soltou se e como tinha a tampa aberta soltou se tudo..... uma estupida ideia que tinha visto no YouTube e lá queria perceber como funciona a coisa...penso que o mal inicial era gordura, pois depois disto tudo apareceu mais gordura nas pastilhas.... vou limpar tudo mais uma vez e retirar toda a gordura.... a massa que utilizei era muito liquida... tenho de arranjar uma mais consistente..... é só vou colocar as um pouco no rolamento da embreagem.... que achás???
retifiquei o eixo que tinha engado as estrias...
Agora também se soltou a mola do pedal, será que tens para ai alguma foto????
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Foto não tenho,aliás percebi que a minha já foi arranjada as 3 pancadas pelo sr antigo proprietário,pois tem um parafuso a segurar a mola.
Marco Neves
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Ontem andei com a menina, e arte gostei ,os roletes dr pulley são do melhor que há e se tivesse mais cv esgotava o conta na boa ,assim só da e bem os 70 em reta,a descer....
Marco Neves
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Boas... a máquina ja anda...consegui resolver... tive sinda de limpar os trsvoes de tras...agora é so ver dd uns punhos. .m
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Muito obrigado pela tua ajuda