Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: mpaneves em 04 de Dezembro de 2017, 21:53
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Ora como muitos já perceberam está frio ,🤧muito,temos sítios em Portugal com temperaturas negativas e mesmo assim temos pessoal que não larga as duas rodas.
Convém lembrar ,ou relembrar ,por isso crio o tópico,que qualquer motor agradece nem que seja um minuto ao ralenti para aquecer ,para que o óleo circule por onde deve.
Pode ser por exemplo enquanto nos equipamos .
O óleo com baixas temperaturas é mais espesso do que a quente ,logo o seu poder de lubrificação difere.
Para quem não sabe um 5w40 por exemplo ,lubrifica melhor a frio que um 10w 40, melhor ainda se for sintético.
Nos óleos lubrificantes o primeiro número diz respeito a sua " capacidade de lubrificação " a frio ,o segundo número será a quente ,isto em temperaturas ambientes.
Existem ainda construtores que colocam gráficos com os lubrificantes recomendados e suas temperaturas recomendadas ,isto falando de maneira simples.
Fica a dica(para quem não sabe) e conduzam com cuidado ,já há gelo em certos pontos das estradas ️
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20171204/57b7e7a9521050e338a805929c56b6a2.jpg)
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20171204/bb456587267c28f4bb3bd5dfd048d31a.gif)
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Nunca é demais relembrar sim senhor.
Eu por acaso já tenho esse hábito de enquanto me equipo coloco ela a aquecer.
Este inverno irei apostar nos punhos aquecidos. Penso que em termos de conforto e segurança seja para mim uma mais valia.
Boas curvas.
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Sabes ,custa tanto ver ,nestes dias ,a malta dar a chave e roda logo punho quase a fundo
Se soubessem o desgaste que estão a dar....
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Sabes ,custa tanto ver ,nestes dias ,a malta dar a chave e roda logo punho quase a fundo
Se soubessem o desgaste que estão a dar....
Eu por acaso desde que me lembro de ter carros sempre deixei aquecer pelo menos 1min antes de arrancar e com a scooter é igual, acho que não custa nada e como referiste só ajuda na vida do motor.
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Também tenho esse hábito de ligar o motor e só depois ir colocar as luvas, fechar o capacete, etc.
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Bom tópico..
Eu seja verão ou inverno , enquanto meto as luvas e fecho a porta da garagem está a máquina aquecer..., Quando chego ao destino a mesma coisa enquanto tiro luvas e capacete está a máquina a trabalhar .. de preferência no descanso central...( No meu caso sempre )
Enviado do meu T06 através de Tapatalk
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Boa dica!!!
Obrigado
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
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Ontem a noite depois de ter colocado a bateria a carga, coloquei na mota dei ao start e pegou logo.
Hoje as 6h30 vou a meter a pegar dou ao star roda mas não pegou, dou a segunda vez rodou e não pegou de novo _Zang_ comecei logo a rezar para dentro.... lembrei-me de acelerar um pouco ao dar o start e pegou logo, alguem sabe me dizer se isto terá alguma coisa relacionada com as valvulas ou será outra coisa?
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Ou isso ou um reset ao módulo do ralenti por causa da alteração da bateria ,nunca se sabe...
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Ou isso ou um reset ao módulo do ralenti por causa da alteração da bateria ,nunca se sabe...
A bateria é a mesma apenas levou carga porque julgava que era problema da bateria, mas hoje de manhã as duas tentativas com o star ela deu sinal rolou só que não pegou, ao acelerar um pouco e dar o star pegou logo, será que tem de ser feito reset ao modulo?
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É uma ipotese forte
Edito só para falar na folga da vela se estará ok ?
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É uma ipotese forte
Edito só para falar na folga da vela se estará ok ?
Bem agora a hora de almoço fui dar uma volta a mota pegou logo a primeira, amanhã de madrugada vou ver se volta a ter o mesmo sintoma, pode ser que ela seja fina e não goste de trabalhar de madrugada agora que esteja frio.