Geral => DIY - Faça você mesmo => Tópico iniciado por: piedade em 26 de Fevereiro de 2015, 16:48
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Como faço viagens longas com alguma frequência, já me questionei algumas vezes sobre a possibilidade de instalar um sistema que permita manter automaticamente a velocidade... como existe em alguns carros
Conhecem alguma coisa ?
Abr,
Piedade
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Vê no eBay. Uma vez vi um sistema para harley.
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Por exemplo:
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Obrigado pelas dicas.
Dos puramente mecânicos apenas aqueles que libertam por acção do travão me inspiram alguma confiança. Tudo o resto me parece perigoso. No entanto o que andava a procura era algo mais inteligente com controlo electronico que não se limitasse a manter o punho numa determinada posição mas que fosse também capaz de compensar automaticamente perdas de velocidade por exemplo em subida acelerando automaticamente.
No cap. Da segurança seria interessante que não fosse apenas desligado pela acção do travão mas que olhasse tb para outros parâmetros como velocidade de rotação das rodas e aumentos repentino de rotação do motor que me parecem dados que podem denunciar situações de perigo. Teria de ser algo muito próximo do que se encontra em carros com cx. Automatica
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Por exemplo:
Companheiro Branco, obrigado pela partilha _palmas_ _palmas_ _palmas_ _pol_
Para mim o Brake Away é o mais eficiente!
http://www.brakeawayproducts.com/
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Amigo Piedade
tens aqui esta hipótese na qual ando a magicar...
https://www.facebook.com/edmotoparts/photos/pcb.501977663282886/501977349949584/?type=1&theater
Abraço
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O tipo de cruise control que queres existe. Não tenho presente o site mas se fores ao fórum da deauville e procurares encontras. Não é barato e também depende da mota e modelo que tens. Esse cruise funciona como o dos carros, selecionas a velocidade e ele mantém.
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Pois era algo parecido com o dos carros mas se obrigar a muitas alterações aliado ao preço... aí começa a não valer a pena.
Das soluções puramente mecânicos que os colegas aqui tem sugerido só mesmo aquelas que apoiam no travão me dão alguma segurança.
Estou a ver que vou ter de meter as mãos na massa :P
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Caro Pneto,
Depois da tua dica acho que encontrei o modelo a que te referias
http://www.motorcyclecruise.co.uk/index.html
mas costa +-900 euros, UI!
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O preço anda por esses valores. Custa um pouco a dar mas é o sistema que é o verdadeiro Cruise control. Os outros sistemas bloqueiam o acelerador não compensando em subidas ou descidas, bem mais baratos, na ordem dos 100€ ou até menos. Opções...
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Amigo Piedade
tens aqui esta hipótese na qual ando a magicar...
https://www.facebook.com/edmotoparts/photos/pcb.501977663282886/501977349949584/?type=1&theater (https://www.facebook.com/edmotoparts/photos/pcb.501977663282886/501977349949584/?type=1&theater)
Abraço
Eu uso um throttlerocker destes, custou cerca de 5€ na HM e dá um geitaço _pol_
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Amigo Piedade
tens aqui esta hipótese na qual ando a magicar...
https://www.facebook.com/edmotoparts/photos/pcb.501977663282886/501977349949584/?type=1&theater
Abraço
Eu tenho uma "coisa"dessas que mandei vir do Aliexpress por 30 Cêntimos e dá um jeitão. aconselho !
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devias arranjar uma mão mecanica comprida e passares aao pendura para te acelarar a mota kkkk tem piedade
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Eu uso um throttlerocker destes, custou cerca de 5€ na HM e dá um geitaço _pol_
Cristina,
Conheces algum local aberto ao publico onde se possa adquirir este acessório?
Obrigado
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Cristina,
Conheces algum local aberto ao publico onde se possa adquirir este acessório?
Obrigado
HM Motos em Algés. Foi lá que comprei o meu por 5,00 € ;)
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fase1:
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/20150525_202447.jpg)
....
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/20150525_202503.jpg)
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HM Motos em Algés. Foi lá que comprei o meu por 5,00 € ;)
Obrigado Cristina!
Também há na Motoveste! 6.5€ _pol_
Beijinhos!
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fase1:
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/20150525_202447.jpg)
....
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/20150525_202503.jpg)
Boas
Agora fiquei curioso. Isto é o DCI / ECU ou algo parecido?
Parece que temos experiência...
vou ter atenção ao que ai vem :))
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Boas,
A mecânica não é a minha praia, sou um mero curioso... portanto os meus comentários sobre o assunto podem estar errados...
a DCI/ECU controla esta peça entre outros componentes da injecção que se encontram distribuídos a volta do motor. A esta peça creio que chamam "throttle body" e daquilo que percebo controla a entrada de ar no motor. Nesta é definido o relanty do motor e onde chegam os cabos do acelerador para actuar a borboleta que controla o fluxo de ar que vai para o motor.
Do outro lado da borboleta está um potenciómetro que dá uma leitura eléctrica para a ECU da posição da borboleta imposta pelo condutor e a partir daí a ECU sabe o que queremos do motor e calcula e controla os demais componentes da injecção(injector, vela,etc).
A experiência tem a ver com o cruise control, o que se vê na imagem é ainda o início, o acoplamento de um servo motor à polie do "throttle body" onde chegam os cabos do acelerador para assim conseguir comandar electronicamente a aceleração.
As dificuldades começam logo aqui, pois com o Cruise control ligado não quero perder a possibilidade de comando manual do acelerador ou seja o comando manual tem de prevalecer sempre sobre o automático.
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Ah ok já percebi por onde vai a coisa. Um crise control à séria. Tens aí pano para mangas....
O servo seria um acelerador tipo by wire. Assim analisando a borboleta e ou outros sinais dos outros sensores que estão ai acho dos gases do escape ou admissão por exemplo algo, pode-se actuar o servo e compensar nas subidas e aliviar nas descidas. Existe também nas ECUs o sinal que vem do ABS ou rotação que dá a velocidade que seria necessário creio.
Isto com um Arduino chega e pode ser possível. Será necessário converter alguns sinais claro, com PWM ou analógicos já deve dar.
Mas não seria mais facial ter um sensor no deslocamento do cabo adicional?
E o servo (razoável) a actuar no cabo também para o puxar assim tinha prioridade o sistema manual e desligava quando desacelerava? Seria mais simples.
Tudo isto é o que faz a ECU mas com todos esses sistemas proprietários sacar de lá os dados não sei se será facil! Pode ser que exista sistemas de programar ou kitar as ECUs a um preço razoável que seja mais fácil partir de aí.
De qualquer modo sucesso na tua aventura!
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Não podia estar mais de acordo. Pano para o fato completo! E com o tempo que tenho para dedicar a isto...
Não quero mexer na ECU. Isto passa por criar uma CCU (aka. Cruise Control Unit) ;D
O que estou a criar e um banco de testes para não andar a mexer na mota. Então acoplado ao que já se vê na imagem estou a pensar utilizar 2 arduinos 1 para a CCU e outro para criar cenários de simulação da mota (velocidade, travagem, subidas, descidas, situações que comprometam a segurança que devem provocar o desligar automático do cruise control). No fim se chegar a alguma coisa concreta desenho uma electrónica à medida, mas para já os arduinos servem perfeitamente.
Os sinais que estou a prever utilizar da mota são o sensor de velocidade o sinal de travão e o valor analógico do potenciómetro da aceleração. Com esses dados acho que consigo inferir as subidas, descidas... quando muito posso ir buscar tb a rotação do motor se bem que nestas meninas com CVT essa info não deve ser muito útil
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fase2:
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/20150526_152505.jpg)
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1ª grande duvida desfeita o SERVO tem força mais que suficiente para vencer a força da mola do acelerador ;D
como os limites estavam mal definidos no soft moeu a coroa de acionamento da borboleta ... de volta à impressora, fazer uma nova _martelada_
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resolvido, limites ajustados e agora sim em teste como deve de ser!!
scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_
https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/20150526_175841.mp4
no filme travo com o dedo o mecanismo original do acelerador que mostra que este continua independente do C.Control caso seja necessário mexer no acelerador manualmente
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Boas,
Isso promete! Bastante avançado já... _confuso_
Vejo agora o detalhe das peças de suporte do servo e do throttle body. Dá muito jeito ter uma impressora 3D assim é só imprimir...
Agora é por um botões para o set/reset , para o mais e para o menos.... Acho que a biblioteca do arduido suporta tudo isso portanto nada de especial.
Um mecanismo "tipo embraiagem" é que dava jeito entre o freio e o disco que move o mecanismo assumo do acelerador... assim quando se carregava no reset ou qualquer outro modo de desligar o cruise control,travar etc... ele rodava livremente e imediatamente pela recuperação da mola e não arrastava o servo porque tem inercia até chegar ao ponto zero do acelerador.
continua que está a ficar excelente.
Já vi que ainda vais vender umas coisas dessas aqui ao pessoal .... _convivio_ scooter_ scooter_ scooter_
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boas,
isto é so "casca" quando entrar no miolo é que a coisa complica.
o Botão já esta na imagem do lado direito, é tipo joystick "cogumelo" como os utilizados nos comandos da Play Station, up e down (analógico) aumenta e diminui a aceleração alvo, a ideia é aproveitar o facto de ser analógico para que possibilite acelerações mais suaves ou mais energicas dependendo do curso do movimento que utilizas. quando pressionas o cogumelo do joystick na vertical actuas um switch que conto utilizar para a função de reset do CC. Desta forma consegue-se concentrar quase toda a interface com o utilizador num unico botão... só quero acrescentar um led bicolor para indicar se o CC esta armado ou não ... ( verde/amarelo). Com poucos componentes a caixa a colocar no volante tb será pequena o que me parece bastante importante.
Sobre a embraiagem tb já me tinha ocorrido quando isto ainda estava na "cloud" _lol_, mas a verdade é que a mola que mantem a borboleta fechada no throttle body é tão forte que quando retiras o PWM de comando do SERVO aquilo recua com toda a velocidade é como se não estivesse lá nada(o retorno que se vé no filme é controlado o SERVO está a receber comando para recuar lentamente não está "solto")... dai o meu receio inicial se o servo iria conseguir mexer aquele conjunto. Tenho de ir ver as specs. do servo mas faz qq coisa prox. de 20Kg.cm
Normalmente desenho o hw de raiz e acho que é a primeira vez que utilizo um arduino, mas para fazer uma prova de conceito é muito prático. Se as coisas se tornarem mais serias logo se faz uma board em condições sem "legos" ;)
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Compreendo a curiosidade e, principalmente, que o vencer dificuldade atrás de dificuldade seja muito aliciante, mas, já que sou um completo zero à esquerda nessas coisas, comprei um cruise control por cerca de 18 euros que consiste apenas numa peça de plástico. Prende o acelerador e solta-se sem dificuldade ou perigo. Fácil!
Bom trabalho!
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é isso mesmo companheiro,
80% curiosidade e vamos lá aprender umas coisas novas ... apesar de que "burro velho não aprende línguas" :)) e 20% se resultar em alguma coisa com utilidade tanto melhor.
Pela descrição deve ser o ThrottleRocker que os companheiros já tem vindo a referir neste tópico. Esse prende sobre a borracha do punho e depois o que fazes é apoiar a palma da mão na patilha plástica para manter a posição do acelerador libertando assim os dedos certo? Se retirares a mão completamente do punho do acelerador volta a zero ou estou a ver mal o funcionamento?
Abraço
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é isso mesmo companheiro,
80% curiosidade e vamos lá aprender umas coisas novas ... apesar de que "burro velho não aprende línguas" :)) e 20% se resultar em alguma coisa com utilidade tanto melhor.
Pela descrição deve ser o ThrottleRocker que os companheiros já tem vindo a referir neste tópico. Esse prende sobre a borracha do punho e depois o que fazes é apoiar a palma da mão na patilha plástica para manter a posição do acelerador libertando assim os dedos certo? Se retirares a mão completamente do punho do acelerador volta a zero ou estou a ver mal o funcionamento?
Abraço
Tenho o ThrottleRocker há vários anos, mas não é um cruise control. É apenas um apoio para descansar o punho, e, diga-se, cumpre muito bem essa função.
O cruise control que tenho é o Go Cruise Throttle Assist que encosta na manete do travão impedindo o punho de desenrolar, a não ser que o façamos nós
Abraço e votos de boas pesquisas!
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esse já é outra fruta :)
Abraço
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boas,
isto é so "casca" quando entrar no miolo é que a coisa complica.
o Botão já esta na imagem do lado direito, é tipo joystick "cogumelo" como os utilizados nos comandos da Play Station, up e down (analógico) aumenta e diminui a aceleração alvo, a ideia é aproveitar o facto de ser analógico para que possibilite acelerações mais suaves ou mais energicas dependendo do curso do movimento que utilizas. quando pressionas o cogumelo do joystick na vertical actuas um switch que conto utilizar para a função de reset do CC. Desta forma consegue-se concentrar quase toda a interface com o utilizador num unico botão... só quero acrescentar um led bicolor para indicar se o CC esta armado ou não ... ( verde/amarelo). Com poucos componentes a caixa a colocar no volante tb será pequena o que me parece bastante importante.
Sobre a embraiagem tb já me tinha ocorrido quando isto ainda estava na "cloud" _lol_, mas a verdade é que a mola que mantem a borboleta fechada no throttle body é tão forte que quando retiras o PWM de comando do SERVO aquilo recua com toda a velocidade é como se não estivesse lá nada(o retorno que se vé no filme é controlado o SERVO está a receber comando para recuar lentamente não está "solto")... dai o meu receio inicial se o servo iria conseguir mexer aquele conjunto. Tenho de ir ver as specs. do servo mas faz qq coisa prox. de 20Kg.cm
Normalmente desenho o hw de raiz e acho que é a primeira vez que utilizo um arduino, mas para fazer uma prova de conceito é muito prático. Se as coisas se tornarem mais serias logo se faz uma board em condições sem "legos" ;)
Sim é verdade esta na foto e não vi bem. Sendo analógico é ainda melhor porque assim pode-se escalonar o deslocamento do botão e não ser apenas on/off, excelente ideia porque com um botão contras tudo.
Já vi que tens tudo pensado. ;)
A embraiagem OK se assim é a mola é forte suficiente para recuperar perfeito não é necessário inventar mais.
Sobre o HW acho que tens experiência nisso portanto é uma boa opção nesse caso e se quiseres seguir com a coisa para diante, mas um Arduino ou compatível ao preço que estão hoje em dia e o tamanho e fiabilidade que têm não vale a pena estar a desenvolver específico para um DIY.... Tenho ums trinkets da adafruit que custam cerca de 5 euros ou menos... Se formos aos chineses sem marca ainda menos mas desses é só mesmo para testes...
é isso mesmo companheiro,
80% curiosidade e vamos lá aprender umas coisas novas ... apesar de que "burro velho não aprende línguas" :)) e 20% se resultar em alguma coisa com utilidade tanto melhor.
Pela descrição deve ser o ThrottleRocker que os companheiros já tem vindo a referir neste tópico. Esse prende sobre a borracha do punho e depois o que fazes é apoiar a palma da mão na patilha plástica para manter a posição do acelerador libertando assim os dedos certo? Se retirares a mão completamente do punho do acelerador volta a zero ou estou a ver mal o funcionamento?
Abraço
Já tinha visto este em outro posto aqui no fórum, mas a sensação que dá é que sempre temos que fazer força para desacelerar enquanto que o breakaway é um simples click ou toque no travão e liberta totalmente!
Mas de qualquer modo é uma solução que permite descansar competente a mão.
Os preços sim são muito diferentes...
Boas curvas:)
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bem este BreakAway está 5* os preços que vi no ebay em média próximos dos 200USD é que não são nada simpáticos mas estive a ver o video de instalação e sem duvida que é um producto muito interessante e de grande qualidade.
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_pt_ Modo de instalação / configuração quase concluído! _pt_
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/20150611_161316.jpg)
https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/20150611_163138.mp4
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_pt_ Modo de instalação / configuração quase concluído! _pt_
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/20150611_161316.jpg)
https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/20150611_163138.mp4
Boas isso parece que o CCU já saiu do forno! ;)
Com esses parâmetros parece que queres calcular a velocidade e definir intervalos mas sempre conseguiste sacar os dados da ECU e/ou do ABS ou vai ser mesmo ajuste manual para a compensações?
Continua que isso parece um trabalho mais profissional que DIY. Acho que o pessoal vai ficar de boca aberta quando virem o produto final 8)
Quem sabe sabe.... E quem não sabe aprecia!
Boas curvas
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Piedade, se precisares de alguma peça feita numa impressora 3D, sou capaz de te conseguir isso. No laboratório da minha esposa tem uma e ela pode pedir que façam tal. Tens é de ter o desenho feito do que queres!
Um abraço,
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Caro PGomes,
Muito obrigado!!
Em principio as peças mais complexas já estão bem definidas (*) , no entanto se conseguir levar isto até uma fase de teste real ... ai vou ter mais um problema sério, pois não vou poder utilizar peças em ABS em contacto directo com o corpo do motor e portanto em principio vou ter de encontrar alguém para maquinar isto em aluminio ou melhor ainda num outro material que ofereça resistência ao calor e ao mesmo tempo uma baixa condutibilidade térmica para não afectar o servo a montante... ( mas esta será uma luta mais para a frente) :))
Obrigado
Um abraço,
Piedade
(*) dos componentes mecânicos falta só desenhar um suporte... chapa quinada... para fixar estas peças no motor, ainda tenho de ver volúmetria disponível por baixo dos plásticos nesta zona e pontos de apoio/fixação no motor que possa utilizar para este fim.
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Caro PGomes,
Muito obrigado!!
Em principio as peças mais complexas já estão bem definidas (*) , no entanto se conseguir levar isto até uma fase de teste real ... ai vou ter mais um problema sério, pois não vou poder utilizar peças em ABS em contacto directo com o corpo do motor e portanto em principio vou ter de encontrar alguém para maquinar isto em aluminio ou melhor ainda num outro material que ofereça resistência ao calor e ao mesmo tempo uma baixa condutibilidade térmica para não afectar o servo a montante... ( mas esta será uma luta mais para a frente) :))
Obrigado
Um abraço,
Piedade
(*) dos componentes mecânicos falta só desenhar um suporte... chapa quinada... para fixar estas peças no motor, ainda tenho de ver volúmetria disponível por baixo dos plásticos nesta zona e pontos de apoio/fixação no motor que possa utilizar para este fim.
Olá.
A nível de outros materiais já não consigo ajudar excepto no teste de qualidade e saber a real composições dos mesmos pois é a area da minha esposa e trabalha com esses equipamentos.
Se precisares, apita!
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Boas Cross,
UI... isto está tão longe de sair do forno _pensador_ infelizmente não consigo dedicar o tempo que gostaria a este assunto.
Com esses parâmetros parece que queres calcular a velocidade e definir intervalos mas sempre conseguiste sacar os dados da ECU e/ou do ABS ou vai ser mesmo ajuste manual para a compensações?
Eu não pretendo mexer nos dados da ECU para este projecto, preciso sim de alguns dos dados que vão para a ECU proveninentes de sensores instalados na mota, como é o caso do do TPS e do sensor do ABS. Não quero de forma alguma alterar componentes na mota.
Não sei se dá tempo suficiente para ver no video mas um dos parâmetros de config. da CCU é o numero de impulsos do sensor do ABS que são gerados a cada revolução completa da roda. Com esta informação e a dimensão da roda espero saber a velocidade a que me desloco, bem como definir ainda seguranças automáticas para desligar o CC em caso de emergência.
Não sei se percebi muito bem qando falas de "ajuste manual para compensações" mas a ideia é ao dar ordem para ligar o CC ele vai ver a velocidade actual e se esta se encontrar dentro da "janela de operação" Vmin(25Kmh) < Vel. alvo CC < Vmax, então o CC entra em funcionamento tentando manter a velocidade à qual entrou em funcionamento. De forma automática, se a mota começar a perder velocidade a CCU vai calcular e acelerar o motor, se começar a ganhar velocidade então faz o contrário tentanto sempre manter a velocidade alvo definida.
A qualquer momento se decidires aumentar ou diminuir a velocidade alvo do CC então ai sim actuamos o botão de comando "Joystick" para incrementar/decrementar aquilo que será a nova velociade alvo do CC.
Agradeço-te as palavras de incentivo, mas olha que isto é mesmo o que é! Uma bricolage um DIY uma brincadeira para aprender umas coisas.
Abraço,
Piedade
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Obrigado _pol_
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E que tal este "crise control" home made? É simples e muiiitttooo barato 👍🏼
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Sal, isso é uma daquelas fitas para prender por exemplo cabos?
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Parece-me ser uma braçadeira daquelas de plástico, bastante grossa. Há quem chame braçadeira de zip, há quem lhes chame tie rep.
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Parece-me ser uma braçadeira daquelas de plástico, bastante grossa. Há quem chame braçadeira de zip, há quem lhes chame tie rep.
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_pol_ Tenho que experimentar
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_pol_ Tenho que experimentar
Também eu! _convivio_
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_pol_ Tenho que experimentar
Reactivando este tópico... já experimentaram?
Resultados?
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É pena o vídeo não mostrar o artefacto de outro ângulo, e o "link" que o acompanha não funcionou, pelo menos para mim.
Mas, de facto, parece uma abraçadeira de afilamento (o nome por que é conhecida entre os electricistas) das mais grossas.
Não custa nada tentar. Num sítio onde se possa fazer face a algum imprevisto da experiência.
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Boas.. _pt_
Eu tenho estes na minha mota e estou extremamente satisfeito _lool_
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(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimagizer.imageshack.us%2Fv2%2Fxq90%2F921%2FYWSzDg.jpg&hash=c7955a9410f173df2cda9b9cbb5a1d82f4b50b8c) (https://imageshack.com/i/plYWSzDgj)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimagizer.imageshack.us%2Fv2%2Fxq90%2F922%2FamidFV.jpg&hash=b61b3214bdef7fb893caad703e9534f770bc679b) (https://imageshack.com/i/pmamidFVj)
O meu cruise control é este feito custo zero
Boas curvas
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(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimagizer.imageshack.us%2Fv2%2Fxq90%2F921%2FYWSzDg.jpg&hash=c7955a9410f173df2cda9b9cbb5a1d82f4b50b8c) (https://imageshack.com/i/plYWSzDgj)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimagizer.imageshack.us%2Fv2%2Fxq90%2F922%2FamidFV.jpg&hash=b61b3214bdef7fb893caad703e9534f770bc679b) (https://imageshack.com/i/pmamidFVj)
O meu cruise control é este feito custo zero
Boas curvas
O que usaste para fazer isso companheiro?
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Companheiro Sal o mais banal possivel um gancho de Cabide velho.
Abraço
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Boas
Alguem me consegue explicar por é que eu não consigo visualizar as fotos que eu postei neste post?
Obrigado e boas curvas
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Boas
Alguem me consegue explicar por é que eu não consigo visualizar as fotos que eu postei neste post?
Obrigado e boas curvas
Eu também não vejo.
Acho que está relacionado com o local onde estão alojadas as fotos.
Também já me aconteceu _martelada_ _martelada_ _martelada_ _Zang_
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Boas
Alguem me consegue explicar por é que eu não consigo visualizar as fotos que eu postei neste post?
Obrigado e boas curvas
Tens aqui o link para o tópico que te explica como fazer: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,20046.0.html
Um abraço e boas curvas! scooter_
António Caiado
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Tens aqui o link para o tópico que te explica como fazer: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,20046.0.html
Um abraço e boas curvas! scooter_
António Caiado
Companheiro, ele sabe como fazer.
A prova disso é que já o fez.
O problema é no local onda as fotos estão alojadas
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Exacto
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(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fuploads.tapatalk-cdn.com%2F20160720%2F43df30a7ea084c8dc574943684a5c6b3.jpg&hash=f15c23d896b8634aad6e06fbe7408f3ee1310c31)
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(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fuploads.tapatalk-cdn.com%2F20160720%2F97ed435f8585fe21ac11908719e31e96.jpg&hash=278ac631e80748f03d863bc07c9642577a1c9889)
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Boas tma conseguiste por as fotos hehehe. Tinha curiosidade em ver como funcionava.
Segundo vejo o "cabide" vai apoiar em cima da manete e no punho está meio fixo certo? E se fizeres uma travagem não fica a acelerar na mesma?
Obrigado pela partilha
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Boas CoutoJr sim como tu dizes fica apoiado em cima da manete e é so desacelarar funciona na perfeição.
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Ok tens de ser tu a desacelerar.
Assim já fico mais esclarecido ;). Está simples e parece fácil de fazer.
Se calhar vou-te "roubar" a ideia e tentar fazer igual, mas com um sistema em que acionando a travão alivia o gancho.
Obrigado pela partilha!
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Esta poderá ser a base tudo o que se possa melhorar será sempre util.
Boas curvas scooter_
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Já vi e achei muito prático e fácil. Se reduzir a velocidade não fica preso.
Genial
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Tenho estado aqui a pensar e se calhar estou a complicar porque é impossível ir ao travao sem ter o instinto de desacelerar por isso acho que não vou inventar e vou mesmo replicar primeiro ;).
Volto a dizer: obrigado pela partilha
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(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fuploads.tapatalk-cdn.com%2F20160720%2F97ed435f8585fe21ac11908719e31e96.jpg&hash=278ac631e80748f03d863bc07c9642577a1c9889)
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Boas
Mais um brico ou melhor uma alteração ao Cruise control caseiro penso que ficou melhor que anterior e já foi testado.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170607/ca5cdb6e4a1d006c3382483cd73c675d.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170607/ea3a28faae3aa3084db5173e89de0523.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170607/be7d1972a1e91bc93da0b7b393b31911.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170607/119ec72cdda2d53d970c239de89ed594.jpg)
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boas,
Na minha DN-01 tenho um sistema para cruise control. podem ver aqui http://carloswoodcock.com/Dn01/DN01.html (http://carloswoodcock.com/Dn01/DN01.html)
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Boas
Mais um brico ou melhor uma alteração ao Cruise control caseiro penso que ficou melhor que anterior e já foi testado.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170607/ca5cdb6e4a1d006c3382483cd73c675d.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170607/ea3a28faae3aa3084db5173e89de0523.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170607/be7d1972a1e91bc93da0b7b393b31911.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170607/119ec72cdda2d53d970c239de89ed594.jpg)
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Ficou espetacular companheiro
Parabéns
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