Marcas de Maxiscooters => Yamaha => Tópico iniciado por: marb em 08 de Julho de 2013, 23:23
-
Viva,
Já há algum tempo que não escrevia aqui no forum. Relativamente à minha X-Max-125, que já conta com 8000 km, estou super satisfeito, pela condução, bagageira, estabilidade, performance e principalmente pelo consumo (3 litros na cidade, 2,5 em estrada).
No entanto o problema é quando preciso um pouco mais de motor para fazer uma ultrapassagem ou para andar na AE, é limitada, por causa da cilindrada.
Recentemente fui experimentar uma X-Max 400 e apesar de ter gostado, pareceu-me um pouco instável à frente. Para além disso, os porta-luvas são de fraca qualidade, os consumos um pouco assustadores e acima de tudo, não tem ABS, só para janeiro.
Entretanto também experimentei alguns motociclos e gostei das novas CB500 da Honda, em especial da CB500X, apesar de achar a CB500F mais bonita.
E agora tenho a cabeça feita em água. Pensei ficar com a X-Max 125 e comprar a CB500F, mas ficar com 2 motos é complicado financeiramente.
A X-Max 250 também seria uma boa opção (um pouco mais de performance e consumos pouco maiores) mas o facto de fazer mudança de óleo a cada 3000 km e de se calhar daqui a algum tempo achar a 250cc limitada, fazem-me pensar se será a melhor opção.
Gostava de continuar com uma X-Max (independentemente dos cc) por causa da bagageira, facilidade de condução, proteção do vento e essencialmente para uso citadino.
Mas ao mesmo tempo gostava de ter uma moto, pois gostei muito dos test-drive que fiz, para uso extra-urbano, embora a capacidade de carga e proteção da chuva sejam diminutas.
Atualmente ando mais na cidade, mas dentro em breve farei mais estrada.
Gostava de ir nestas férias fazer uma viagem até ao Gerês (acampar) e fazer uma viagem pelo norte.
Ponderadas as várias situações, chega a hora da decisão final: X-Max 250 ou CB500F?
Aceito sugestões. _martelada_
-
A X-Max 250 também seria uma boa opção (um pouco mais de performance e consumos pouco maiores) mas o facto de fazer mudança de óleo a cada 3000 km e de se calhar daqui a algum tempo achar a 250cc limitada, fazem-me pensar se será a melhor opção.
Companheiro isto nem sei se chega a ser um problema, porque estamos a falar de uma mudança de 1,3L de óleo que até tu próprio podes fazer.
A 250 para mim está-se a revelar cada vez mais a escolha acertada, têm um consumo bastante contido (3,4L/100), anda bem (max 150 km/h) e recupera bem a velocidade mesmo em subidas, é ágil e é confundida muitas vezes por uma 125cc o que pode provocar por vezes situações bem engraçadas...
Eu que a uso essencialmente em percursos urbanos com vias rápidas a mistura ainda não me desiludio. Experimentei este fim de semana pela 1ª vez em andar com ela na A1 e o que notei é que usar a faixa mais à esquerda torna-se mais complicado... mas a uma velocidade de 120/130 circulas em segurança sem grande sacrifício para ti ou para o motor numa AE.
-
A decisão é muito pessoal e são ambas (nas respectivas categorias), grandes máquinas.
Se fizeres realmente muita estrada e A.E. e pouca cidade, porventura a bi-cilindrica da Honda seja mais indicada e poupada para as mesmas velocidades (sim...porque esse 500cc tem consumos assustadoramente baixos e intervalos de manutenção bem mais alargados);
Se a tua utilização da mesma abarca todo o tipo de vias, pretendes o seu uso mesmo em dias de Inverno e não abdicas da capacidade de carga que a X-Max proporciona...então será esta a indicada.
É tudo uma questão de pensar nos prós e contras e juntar o gosto pessoal. _pol_
-
Xmax sempre! Por ser scooter e por isso e mais pratica protege mais etc etc,a cb tem mais motor e verdade mas nao e so isso que conta
A scooter e o melhor meio de transporte que existe...
-
Kymco 300i ABS _pol_
Scooterado scooter_ _slb_
-
Olha pois outra opçao valida...
-
Existe sempre a possibilidade
X-MAX 400cc
_pol_
-
:)) Eu ficava com a mesma, :)) :)) :))
Ou então esperas mais 1/2 meses e tens a nova Kimco xciting 400cc _pol_ _pol_
Ah, e a sym 300i, super-económica, 3/3,5 lts aos 100kms,
-
Obrigado pelas vossas opiniões.
A decisão não foi fácil mas decidi-me pela opção mais realista, trocar a 125 pela 250 (ficar com a 125 e comprar a CB500F era complicado e deixar de andar de X-Max ainda pior!)
Já a recebi na semana passada hoje já fez a 1ª revisão, pois já ultrapassou os 1000 km. scooter_
Diferenças: Apesar de estar na rodagem deu para sentir um motor com outra alma, com outra genica para as ultrapassagens (nomeadamente quando circulo a 80-90-100 km/h) e um som mais suave.
Consumos: Atestei 4 vezes: 3.06 - 2.96 - 2.87 - 3.4 (com algum gasto extra em fila de trânsito na serra da Arrábida)
Até aos 500 km rodei nas 5000 rpm, depois aumentei para as 5500 rpm e para as 6000 rpm a partir dos 750 km. Depois da muda de óleo fui um pouco às 6500 rpm e vou subindo aos poucos até chegar ao redline, lá para os 2000 kms.
Quanto ao resto, tudo igual, apenas me falta ver o uso citadino (arranque, consumos) pois tenho andado mais em estradas nacionais e auto-estradas.
_lool_
-
Também ficás-te bem servido, _pol_ _pol_ _pol_ _pol_
-
Parabéns!!!!!
E que tal trocar a moto no perfil _Rolley_
Grande abraço
-
Aqui ficam as primeiras imagens:
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg809%2F2169%2Fwlg0.jpg&hash=c410847f503770778e64f967fbda06eda1569e1b)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg823%2F1995%2Fg5w0.jpg&hash=9eec424523e50ed9e84fe84b6c409abbbea90802)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg69%2F8476%2Fvoqy.jpg&hash=ef58aa13449e4c5a2229b900d91a819de734ebaf)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg16%2F8840%2Felhi.jpg&hash=14aaac2bb28d9cfd3e7da065e34667d7000e5918)
-
Parabéns pela aquisição companheiro! _palmas_ _palmas_ _palmas_
Que bela máquina aí tens e bem bonita! _pol_
Espero que desfrutes muitíssimo dela e que faças ziliões de kms sem problemas ou avarias.
Abraço e boas curvas.
-
Marb, não devias pedir para trancar este DB e abrires um para a tua linda X-Max 250?
Eu ainda ando a ver, e vou tirar a carta A agora... Mas a X-Max 400 está no topo das opções! Quero uma que me dure uns bons anos, tenho receio que a 250 seja "curta".. _pensador_ _mau_
Sent from my iPhone using Tapatalk
-
E sai mais uma branquinha prás estradas Portuguesas ehehe
Sempre linda a X-Max _pol_
-
Bem bonita a branquinha _pol_ parabéns _palmas_
Boas curvas _pol_
Belas fotos ;)
-
Parabéns Companheiro a scooter_ é lindaaaaaaaaa _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
_lool_ _lool_ _lool_ _lool_
Abraços
scooter_
_pt_
-
Tiraste ums belas fotos à nova máquina. _pol_
Parabéns pelo upgrade de 125cc para 250cc e esperamos que nos teus percursos habituais te consigas sentir muito mais à-vontade para a grande maioria das situações e sempre em segurança. _pol_
-
Um espetaculo. _pol_ _pol_ _pol_ _pol_
Parabéns companheiro !
-
Ai que belezura e que saudades da minha branquinha.....
Provavelmente a opção + inteligente que se pode adquirir, dá para quase tudo e gasta quase nada!!
Xmax ainda Rules.....
Scooterado scooter_ _slb_
-
Marb, não devias pedir para trancar este DB e abrires um para a tua linda X-Max 250?
Eu ainda ando a ver, e vou tirar a carta A agora... Mas a X-Max 400 está no topo das opções! Quero uma que me dure uns bons anos, tenho receio que a 250 seja "curta".. _pensador_ _mau_
Sent from my iPhone using Tapatalk
Sim, vou abrir outro tópico. Quanto à 250 para mim é suficiente, aliás, como já alguns membros opinaram, a 125 é suficiente na maioria das situações (80 % da utilização que faço), mas entendi que precisava de um pouco mais de potência para fazer ultrapassagens mais seguras, outro desempenho nas subidas e um pouco mais de velocidade em AE.
Se fosse a ti, não optaria pela 400, ou iria para a 250 ou ... para T-Max. É uma questão de experimentares bem antes de comprar.
Novo tópico:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=16254.msg236675#msg236675
-
Sim, vou abrir outro tópico. Quanto à 250 para mim é suficiente, aliás, como já alguns membros opinaram, a 125 é suficiente na maioria das situações (80 % da utilização que faço), mas entendi que precisava de um pouco mais de potência para fazer ultrapassagens mais seguras, outro desempenho nas subidas e um pouco mais de velocidade em AE.
Pois, o meu caso ainda é mais critico, tenho uma PCX, que é muito limitada, especialmente comparando com uma X!
Se fosse a ti, não optaria pela 400, ou iria para a 250 ou ... para T-Max. É uma questão de experimentares bem antes de comprar.
O Pedro/Busas está a tentar evangelizar-me, mas a verdade é que uma T é simplesmente overkill para o que pretendo! Eu preciso de uma Scooters económica para o dia a dia e não uma moto disfarçada de Scooter!
E uma 250 vai com certeza ser curta muito mais rapidamente!
A 400 está para mim no sweet spot!
Mas faço tenções de testar todas as opções! Até a T, embora tenha a certeza que me vou arrepender! He he he
Sent from my iPhone using Tapatalk
-
Pois, o meu caso ainda é mais critico, tenho uma PCX, que é muito limitada, especialmente comparando com uma X!
O Pedro/Busas está a tentar evangelizar-me, mas a verdade é que uma T é simplesmente overkill para o que pretendo! Eu preciso de uma Scooters económica para o dia a dia e não uma moto disfarçada de Scooter!
_lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
É pena realmente gastar um pouco porque de restos é bastante agil e "maneirinha" para o dia a dia _pensador_ _pol_
E quando precisas de acelerar sabes que estás à vontade,para não falar no factor gozo _vinho_ >:D >:D >:D
A cena é que consegues ter uma grande máquina por um preço relativamente baixo (2ª mão,claro).
Acabas por ficar "servido" para o resto da vida _Rolley_
É tudo uma questão de € e coração _anjo_
Bem haja!
-
Marb, desculpa raptar o teu DB... Se assim entenderes posso "ajusta-lo" da minha parte!
Carreta, o factor gozo está sempre presente nas duas rodas! Mesmo na PCX é o meu elixir de boa disposição depois das m€rd@s que tenho que aturar e resolver no trabalho (e gerir pessoas é muito complicado)... Voltar para casa ela Marginal/N6 a 80/90 km/h de curva em curva e a apreciar a paisagem é uma experiência libertadora! E um dos melhores momentos do dia!
As T são as minhas scooters de eleição, não fosse a crise e não havia duvida! Todos me dizem que é o melhor que se faz, desde o "mal amado" Veiga até aos meus amigos das R's, mesmo que estes últimos digam que o problema das T é que é um "aspirador"! _lol_
Mas levando tudo em consideração, uma X-Max 400 é a minha melhor opção, e a próxima scooter será para manter o máximo de tempo que puder, não vou poder fazer upgrade a seguir!
Apesar da patroa não concordar _Rolley_, a PCX sempre foi para mim a escola para outros voos, e continuo a vê-la assim! Mas passar da escola para um "Ferrari" não é boa ideia, por várias razões.
Para alguém como o Busas, cujo CV se calhar tem mais motas que mulheres ( _careta_) ou como o DrifterX, que é um grande aficionado das belas maquinas (mecânicas) e com (penso eu de que) experiência de velocidade mesmo que em 4 rodas, as T são a opção lógica. Não podia ser outra a opção, excepto se uma Ducati ou Kawa fizessem scooters racing!
Para mim, não tanto! Sou cauteloso (para não dizer mesmo medroso) e uma T seria uma faca de 2 gumes onde eu provavelmente iria cortar-me. A X-Max 400 chega e sobra!
Marb, voltando ao teu DB, as condições actuais para aquisição da X-Max 250 são excelentes é fizeste uma grande compra! No próximo ano serei eu, mas na 400. Boas curvas e vai aparecendo nas tertulias CPM e não só! Queremos por dedadas em tudo! Nada que o pronto multisuperfícies anti-estático não resolva e bem!
Já agora, manda-me, se entenderes que é oportuno ou possível, PM com o concessionário onde compraste a tua e a tua opinião das oficinas Yamaha que conheces... Da Honda a opção é claramente a L&L, mas da Yamaha conheço muito poucas!
-
Grande máquina e linda como sempre!
Parabéns pela aquisição scooter_
-
Parabéns Marb, grande maquina... eheheheh felicidades e muitos km de prazer!
-
A 400 está para mim no sweet spot!
Mas faço tenções de testar todas as opções! Até a T, embora tenha a certeza que me vou arrepender! He he he
Sent from my iPhone using Tapatalk
Por aquilo que tenho lido, acredita que a T-Max não gasta muito mais do que X-Max 400 (se é que gasta mais). O problema é mesmo a diferença (exagerada) de preço _confuso_.
Mas nada como experimentar. Pelo que tenho lido, a T-Max é mais divertida, mais fácil de guiar e mais segura. A X-Max 400 foi feita um pouco à pressa e acho que é "motor a mais" para aquela estrutura. Eu já experimentei a X-Max 400 e não me senti muito seguro. Em breve irei testar a T-Max 530 e logo poderei opinar sobre a mesma.
Só espero não perder a cabeça, hehehe
-
Marb, desculpa raptar o teu DB... Se assim entenderes posso "ajusta-lo" da minha parte!
Já agora, manda-me, se entenderes que é oportuno ou possível, PM com o concessionário onde compraste a tua e a tua opinião das oficinas Yamaha que conheces... Da Honda a opção é claramente a L&L, mas da Yamaha conheço muito poucas!
Ora essa, estás à vontade, é um prazer falar sobre T's e X's.
Quanto ao concessionário, comprei na SpeedCity em Leiria (Já lá tinha comprado a 125).
O atendimento é *****, é difícil sair de lá sem vir montado numa bike, hehehe.
A assistência também é ótima e por isso é um concessionário que recomendo tanto para comprar uma Yamaha, como para fazer as revisões/manutenções. Na altura que comprei a 125 (em abril de 2012) visitei vários stands, mas para além deste só fiquei com boa impressão da Motor7. Na SpeedCity fui muito bem recebido e o negócio foi melhor. _pol_