Geral => Segurança => Tópico iniciado por: cristina em 21 de Dezembro de 2009, 23:09

Título: Manual do Bom Pendura
Enviado por: cristina em 21 de Dezembro de 2009, 23:09
A pedido de algumas famílias algarvias  ;) aqui vai:

Não é original, mas desconheço quem foi o autor, e como está espalhado por quase todos os fóruns e blogues de motociclismo e mototurismo (este foi tirado do Motonline), não deve haver problema com direitos de Autor.

Eu li e aprendi muito, quando comecei a andar á pendura, e com algum humor aqui vai:

..::: MANUAL DO BOM PENDURA :::..

Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a pendura.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância,sobretudo se a experiência de pendura é pouca: O PENDURA É CARNE MORTA!
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada,vamos então às regras, para recortar, plastificar e agrafar nas costas do blusão do condutor (Heheheheh).

1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do condutor. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o condutor é de perna curta, ou se a moto está carregada.

2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário 'engrenar' a marcha-atrás.

3. Em andamento, evitar movimento bruscos, do género de olhar para trás, no final das rectas e dizer:"Olha que já não vejo nenhuma moto!"

4. O pendura é o tesoureiro da equipa no que toca ao pagamento de portagens. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.

5. Igualmente, é o navegador da equipa.

6. O pendura pode ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as peseiras. A transferência de peso para as peseiras torna a moto mais manobrável.

7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas peseiras quando a moto circula,devagar, entre o trânsito.

8. Idem,quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no sítio onde a espinha muda de nome.

9. Não adormecer,sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.

10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nas pegas e não no condutor.

11. Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra.

12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação. Se o condutor não for muito 'largo',apoiar-se no depósito.

13. O pendura está, rigorosamente, proibido de olhar para o conta quilómetros e expressar a sua aprovação com apertos de joelhos, punhadas nas costas, etc, etc...

14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.

15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.

16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete, os óculos ou o penteado.

17. O Pendura deve estar tão bem equipado como o condutor (luvas,botas, capacete, etc);

18. O Pendura deve-se ajeitar na moto quando esta está ainda estacionada, antes de iniciar a marcha; mexer-se, virar-se para trás, acenar ou qualquer outro tipo de movimento constante podem desequilibrar o conjunto, e, no mínimo, atrapalhar a concentração do condutor; um aconchego ao iniciar o trajeto, tudo bem, mas ter bichos carpinteiros durante a viagem toda não dá...

19. É preciso ter consciência de que "moto+condutor" formam um único corpo; ao fazer parte do conjunto, é preciso estar "integrado", ou seja, participar na condução, avisando o condutor de factores importantes que possam ter passados despercebidos;

20. O Pendura deve estar atento ao trajeto, especialmente às ruas, lombas, valetas, esquinas, peões... tudo isso pode mudar de repente e originar uma travagem brusca, desequilibrando a moto.

Resenha de vários autores com o contributo dos membros CPM.
A. Monge da Silva, Moto Clube da Costa do Sol
in Motojornal: http://forum.motonline.pt/forum_posts.asp?TID=4716 (http://forum.motonline.pt/forum_posts.asp?TID=4716)
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: Ferro em 22 de Dezembro de 2009, 00:38
Excelente Cristina!!


proponho que este manual seja acrescentado pelas experiências dos (as) penduras do CPM e depois se torne tópico fixo.


 8)
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: Paulo Varela em 22 de Dezembro de 2009, 09:05
Concordo com o Ferro...
E vou colocar, se não te importas, no Fórum 125cc...
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: ahlagos em 22 de Dezembro de 2009, 22:31
Obrigado Cristina! Eu e a pendura agradecemos.....
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: big_waves em 08 de Janeiro de 2010, 10:31
Obrigado cris tenho de por a minha pendura a ler isto  _pol_  _pol_
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: Paty em 08 de Janeiro de 2010, 13:35
Ora,

aqui está um assunto, no qual sou entendida e do qual até me posso gabar, pois parece que sou uma boa pendura, pelo que diz o condutor, claro...

Relativamente ao "Manual" todos os pontos são importantes, mas sendo óbivios, não os vou comentar todos. Saliento apenas alguns, por entender que são de extrema importância.

O acompanhar a curva, quer junto ao corpo do pendura, quer encostado ao encosto ou top-case é sem dúvida colaborar para a estabilidade na condução. Nem me atrevo a não o fazer!!

O apoiar-me mais fortemente nas peseiras quando a moto circula,devagar, entre o trânsito, sempre o fiz por instinto, não sei se por me sentir mais segura, mas o facto é que resulta também na estabilidade da scooter.

"Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra." - Bem... nesta dei uma mega gargalhada! Nem no lugar de condutor chego com os pés ao chão! No lugar do pendura, então!... ;)

O juntar-me o mais possível ao corpo do condutor por causa da oscilação quando está vento, é outra coisa que também faço por instinto. O meu marido, até já me disse que quando está muito vento, prefere andar comigo na mota, porque sente mais estabilidade... será que foi alguma indirecta e me está a querer dizer que engordei?  _policia_

Mesmo que olhe para o conta quilómetros, não me manifesto, pelo menos nunca o fiz. A única manifestação que faço, e já tem sido útil, é apertar um bocadinho, com as mãos de lado (no rabo, claro que me aproveito da situação :) ) quando algum carro está a mudar de faixa ou a entrar ao nosso lado, demasiado perto, para ele perceber e percebe logo que temos alguém junto demais. Normalmente ele já sabe que se faço isso é para ele ver o que se passa.

E por norma, estou sempre atenta ao trajeto... mesmo assim, quando acontece  dar um saltinho no banco e ficar desajeitada, para me colocar bem novamente, espero por uma recta, levanto simultaneamente os pés das peseiras, apoio-me nas pegas, levanto o rabiosque e ajeito-me. As primeiras vezes que fiz isto, quando parávamos, perguntava-lhe sempre se o tinha desiquilibrado quando me ajeitei e a resposta era sempre a mesma: "não dei por nada!", portanto, percebi que posso continuar a fazê-lo sempre desta forma, que é também a mesma forma que uso para me chegar para a frente, quando o vento aperta e me colo a ele :D

Espero ter ajudado ;)

Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: Rider em 12 de Setembro de 2010, 20:17
Companheiros, quando paramos a mota, quem sai primeiro o pendura ou o condutor?
Caso seja o condutor, qual o procedimento a seguir, primeiro sai o pendura enquanto o condutor segura a moto ou colocamos o descanso lateral ou o central (neste caso ja custa pois existe o peso do pendura) e depois sai o pendura?
Obrigado.   ;)
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: cristina em 13 de Setembro de 2010, 00:03
Normalmente desmonta 1º o pendura e só depois o condutor, mas quem como eu não tem muita força, pode ser necessário apoiar a mota no descanso lateral, e assim pode sair 1º o condutor  _pol_


Colocar no descanso central com o pendura montado, não sei se é possível  _pensador_
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: samuelpsousa em 05 de Setembro de 2011, 10:33
Olá,

Embora apergunta possa parecer um pouco descabida nunca andei com pendura nem a pendura andou de moto.
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: Nelson Bruno em 05 de Setembro de 2011, 12:16
Bom companheiro, apesar de eu ter apenas 3 meses e 2800 Kms da Maria, eu também á poucos dias iniciei pequenas viagens com uma pendura.

Pareceu-me que voltei ao inicio, tremo bastante nos arranques e paragens...
Custa-me ainda imenso fazer as curvas mais apertadas e rotundas bem feitas...
Ainda não consigo passar pelos carros como sem pendura...

Conclusão:

Voltei ao inicio a andar devagarinho, com muito cuidado e aprender a conduzir a Maria...

 _careta_
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: CCM em 05 de Setembro de 2011, 12:28
Viva!

Confiança

O pendura tem de sentir confiança.
Confiança na máquina. Não pode estar a pensar se vai rebentar o pneu, se vão em frente na curva, se vão bater no enlatado....
Confiança no condutor. Se o condutor inclina a máquina em curva é porque sente que a pode inclinar. O pendura deve seguir o mesmo movimento.

Descontracção

Ter um pendura firme e hirto, não dá!!! O pendura quer-se flexível e em harmonia perfeita com a máquina. Os três (máquina, condutor e pendura) deverão funcionar como só um corpo. O pior que pode acontecer é termos uma força contrária ao movimento, nomeadamente se a curva é para a esquerda e o pendura inclinar-se para a direita!!

Tive uma pendura que me agarrou na zona dos rins e puxava-me a camisola para a esquerda se a curva fosse para a esquerda e vice-versa. Eu parecia uma marioneta!!! Sem dúvida hilariante mas nada funcional....

Atenção

O pendura deverá ir com atenção à condução de forma a se preparar para o próximo movimento. Com a experiência isto já sai naturalmente.

No inicio, sempre que travava levava uma carolada da minha pendura... Também é necessário aprender a segurar o corpo!!!

Prazer

Sem dúvida que este é o ponto mais importante. Se o pendura não sente prazer em viajar de Maxi, será sempre um sofrimento qualquer viagem.

É normal nas primeiras viagens sentir-se desconfortável, com os kms e experiência este desconforto vai-se transformando em prazer. Há quem nunca chegue a este estado....

Abraço ;)
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: cristina em 05 de Setembro de 2011, 12:43
Tens aqui algumas dicas:
 
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=141.msg36215#msg36215 (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=141.msg36215#msg36215)
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: ZeZeZoom em 05 de Setembro de 2011, 14:47
O 'manual' de que a Cristina deu o link é muito útil e contém as informações essenciais.
Como uma das principais razões k me levaram a comprar a minha SYM 125 Evo foi, justamente, transportar os meus filhos aos e dos treinos deles, esta informação interessou-me.
Por outro lado, como não tinha qualquer experiência de conduzir motas quando comprei a minha, em Julho de 2011 (excepção feita a uma Maxi Puch que conduzi há mais de 30 anos  :o), talvez o meu contributo seja relevante. Porquê? Porque, apesar de só agora ir começar a transportar os meus rapazes de forma mais regular, entretanto já os levei como penduras vezes suficientes para ter uma ideia das diferenças entre conduzir com e sem pendura. Então, comigo é assim:
- o pendura monta depois e desmonta a Roncinante antes do condutor;
- o pendura não deve ir demasiado descontraído (como o meu filho mais velho), pois, à primeira travagem mais brusca, acerta uma cabeçada com o capacete dele no capacete do pai; _martelada_
- o pendura deve apresentar uma postura corporal relativamente descontraída, de forma a deixar-se transportar, procurando que o seu corpo constitua uma massa com movimentos idênticos, na forma e no tempo, aos do condutor e da mota (e não como o meu rapaz mais novo, nas suas primeiras vezes, que parecia um pinheiro plantado atrás de mim, de tão hirto que ia); _polb_
- o pendura, pelo seu peso, agrava as dificuldades de progressão da mota nas condições de circulação em que esta mais dificuldades tem (por exemplo, uma 125 cc, numa subida, se levar pendura, é muito mais lenta) e torna a direcção da mota substancialmente mais leve, circunstâncias que o condutor deve ter sempre presentes; 
- o pendura deve ir quietinho, pois os seus movimentos influenciam muito negativamente a condução, já que os seus efeitos são transmitidos (à mota e ao condutor) como que amplificados. Por isso, o pendura deve sentar-se no banco da forma mais confortável possível e fazer todos os ajustes necessários para encontrar a melhor posição com a mota ainda parada, nunca em movimento (como fazia o meu filho mais novo até eu chamar a atenção  _Zang_). Se tiver necessidade absoluta de se movimentar no banco com a mota em movimento, o pendura deve apoiar-se o mais possível nas peseiras antes de dar ao rabinho  _Rolley_, por forma a disfarçar o mais possível a sua movimentação.
E pronto, o que considero essencial está dito. Embora tudo isto já tenha sido escrito por outros membros, pareceu-me relevante dar conta da minha própria experiência, por ser também a de um motard  scooter_ (??) muito recente.
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: samuelpsousa em 05 de Setembro de 2011, 22:20
Olá,

Muito obrigado a todos os que responderam.
Vou ler com atenção e tentar passar a mensagem á pendura.

Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: sin_laden em 13 de Novembro de 2011, 04:29
Manual óptimo, vou tentar passar aos penduras que levar, para não estar perto de cair como me aconteceu na primeira vez que tentei levar alguém na minha Marisa Cruz.
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: Su Salvador em 25 de Abril de 2012, 13:13
 Muito interessante mesmo!!!

Eu nas minhas primeiras voltas como pendura _polb_ fui um desastre.
Nas curvas fazia exatamente o contrario da regra, ou seja, o Luis inclinava a Cementina para a direita e eu inclinava-me
Para a esquerda _corado_ Ainda teimava com ele que assim é que devia ser para equilibrar...eu nunca tinha andado de mota
mas tinha a mania  _Rolley_
Agora que conduzo sei mesmo o que define um bom de um mau pendura, a minha filha mais velha quase que dança a salsa
la atrás, sobe sem avisar e quase sai em andamento, confia demasiado em mim e de vez em quando tem de levar um berro _mau_
Muito bom topico sem duvida, vou imprimir as regras e esfregar o papel naquela cara gira de adolescente com a mania  _reg_
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: Ramos em 25 de Abril de 2012, 18:10
Excelentes dicas  _palmas_ obrigado Cristina e Companheiros  _palmas_ vou obrigar a minha pendura a lêr  _pol_
Título: Manual do Bom Pendura
Enviado por: Jorge Valente em 23 de Janeiro de 2013, 08:49
Obrigado Crstina,

Mais uma boa ajuda para quem como eu se está ainiciar nestas lides.
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: Zapman em 22 de Março de 2013, 21:31
Grande "post".

Extremamente útil... _pol_
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: Vaporeon em 22 de Março de 2013, 21:45
Realmente bom post, nunca tinha lido estas regras, contudo a minha esposa (maioritariamente a minha pendura nos tempos em que tinha a Keeway TX125) ela sempre fazia as coisas bem,tirando as cabecadas com o capacete as vezes nas travagens mais bruscas...

Muitos deviam ler este topico  _pt_
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: NadiaConceicao em 03 de Dezembro de 2013, 16:18
Tópico muito útil,  _palmas_principalmente para quem está a começar, como eu, e provavelmente vai já começar a andar com pendura.

Obrigada scooter_
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: Algarvia40 em 06 de Dezembro de 2013, 14:55
Os meus parabéns a quem postou este tópico!!! Excelente!  _pol_ _pol_ _pol_

Já agora no que toca a pendura, já o fui ( pouquissímas vezes) e detesto sê-lo!!

1º sou mais alta que o meu marido ( questões de cm) mas que faz diferença a quem anda atrás

2º ele detesta andar comigo de pendura ( hihih diz que estou pesada )

3º cada 1 tem a sua maxi

Agora no que toca a quem anda connosco de pendura, no meu caso são os meus filhos, mais a rapariga, que é a minha "co-piloto" em quase, senão todas, as saídas na maxi. é como se não desse por ela....e parece que toda a curta vida ( 15 anos) andou de moto. Quem já a viu comigo e costuma andar atrás em passeios, diz que tem uma sintonia perfeita com a condutora. Apenas ainda não consegue é evitar algumas "cabeçadas" que me dá, por vezes quando tenho de travar e ela não repara.

Em relação ao descer e subir, todos eles ( são 3 filhos) já sabem a regra do mesmo....pergunta sempre se pode, tanto descer como subir, além de que, para as duas situações eu chego-me à frente do banco, e eles já sabem que é para......

Nas situações de vento, acompanham muito bem a condutora. O que mais dizer sobre?!?! Mais uma vez excelente tópico e acho que as vou imprimir....hehehe nem que seja para posteriores penduras!!! :)
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: RogerNeto em 06 de Dezembro de 2013, 18:55
 Bom Post. _palmas_  _palmas_  _palmas_

Posso-me gabar de ter uma boa pendura, é como se fosse sozinho, para subir ou descer mete-me a mãozinha no ombro, dá um apertãozinho e já sei pés bem firmes no chão, que ela vai montar ou desmontar. Sempre muito atenta aos outros que circulam, sejam enlatados duas rodas ou peões.

Mesmo assim vou alertá-la para ler este tópico, nunca é demais.

Cumps.
R.Neto
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: Blackpanther em 17 de Março de 2014, 23:56
Mto bom mesmo...a brincar a brincar mas informação fundamental para quem anda à pendura!   _palmas_ _palmas_ _palmas_
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: Morgas em 01 de Agosto de 2014, 22:34
Obrigado Cristina tenho de por a minha cara metade a ler isto.  _lol_
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: Curtinights em 26 de Agosto de 2014, 13:55
Muito bom tópico sem duvida.
Nos milhares de km que fiz durante os 16 anos em que andei de moto fazia-o quase sempre com a minha pendura que nas viagens mais longas adormecia, quer na DTR quer na Suzuki 500, é sempre bom levarmos um elástico daqueles para atar a bagagem para prendermos a pendura ao nosso corpo LOL.

Já agora só mais uma achega, alem de tudo o que foi dito e que ensinei aos meu filhos

1- Monta o condutor depois o pendura
2- o Pendura só monta com "ordem" do condutor
3- MUITO IMPORTANTE montar e desmontar da moto sempre pelo lado contrario ao escape.
4-Só desmonta da mota com "ordem" do Condutor
5- se monta pelo lado esquerdo, pé esquerdo no estribo, apoia nos ombros do condutor, alça a perna direita e senta.
se for pela direita é o inverso, pe direito no estribo etc...
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: albertomssilva em 02 de Setembro de 2014, 11:41
muito bom. obrigado!
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: jiujiman em 25 de Dezembro de 2014, 19:40
Muito bom obrigado
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: playerfoxinot em 22 de Setembro de 2015, 18:08
Ora bem como sou novo estas andanças, ainda não levei a ''minha pendura'' , mas estará para breve.

Uma questão, tendo eu uma pcx com um banco assim:
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.motociclismocomseguranca.com.br%2F2015%2Fwp-content%2Fuploads%2F2013%2F05%2FDH8R4861b1.jpg&hash=46627090ff4f51f067b79d26909ff47096834f71)

a pendura deve ir atras daquele pequeno encosto certo?

agarrada a mim e de costas firmes? é que se se encostar a mim pode correr o risco de bater capacete com capacete, não?

desculpem a chatice  :))
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: Carlujo em 23 de Setembro de 2015, 11:52
Ora bem como sou novo estas andanças, ainda não levei a ''minha pendura'' , mas estará para breve.

Uma questão, tendo eu uma pcx com um banco assim:
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.motociclismocomseguranca.com.br%2F2015%2Fwp-content%2Fuploads%2F2013%2F05%2FDH8R4861b1.jpg&hash=46627090ff4f51f067b79d26909ff47096834f71)

a pendura deve ir atras daquele pequeno encosto certo?

agarrada a mim e de costas firmes? é que se se encostar a mim pode correr o risco de bater capacete com capacete, não?

desculpem a chatice  :))

Exatamente, a pendura tem que ir atrás desse encosto.
Se for muito junto a ti, prepara-te para levares "capacetadas" nas travagens, desacelerações... Pode ir um pouco mais atrás e agarrar-se às pegas laterais.
Eu, na minha maxi e na da minha esposa (Keeway Cityblade, muito idêntica à PCX), coloquei top-case com encosto. Além do espaço de carga aumentar imenso, é mais seguro e muito mais confortável para o pendura.
Espero ter ajudado.  _convivio_
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: playerfoxinot em 23 de Setembro de 2015, 16:57
o top case será compra no futuro.

ela ir agarrada as laterais ou seja, mais hirta,  não causa desiquilíbrio?
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: EMNovo em 16 de Novembro de 2016, 15:04
o top case será compra no futuro.

ela ir agarrada as laterais ou seja, mais hirta,  não causa desiquilíbrio?

O meu filho começou a andar comigo há cerca de 3 semanas e desde o início que lhe disse para se agarrar às pegas laterais. Tem-se portado muito bem e não causa desequilíbrio.
Só a título de comparação, esta semana, pedi-lhe para se agarrar a mim em vez das pegas. Demos uma pequena volta e piorou para ambos: ele sentiu-se menos seguro e eu senti todos os puxões, empurrões e algumas capacetadas. Voltámos de imediato às pegas.
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: salervav2014 em 26 de Fevereiro de 2017, 00:01
Boas companheiros
De realçar um Optimo topico este Manual do bom pendura.
Verifiquei, que ao fim e ao cabo pela pouca experiência que tenho os parcos 4000km , e tavez praticamente metade
Com a minha pendura Céu,  as regras foram intuitivas,
Fizemos desde o inicio como mandam as regras.
Mas considero de grande valor todas as opinioes aqui partilhadas.
Unica coisa diferente é que ela se sente mais segura segurando nas cintas de aperto da cintura do meu blusao. E desde o inicio nao dou por ela a nao ser numa paragem e depois arrancar..
Muito Bom. Parabens a todos.
Boas voltas
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: Vitor Silva em 09 de Janeiro de 2018, 18:29

Excelentes mandamentos! Para imprimir, encadernar e oferecer a minha pendura...que bem precisa!
Abraço. ..e boas passeatas?


A pedido de algumas famílias algarvias  ;) aqui vai:

Não é original, mas desconheço quem foi o autor, e como está espalhado por quase todos os fóruns e blogues de motociclismo e mototurismo (este foi tirado do Motonline), não deve haver problema com direitos de Autor.

Eu li e aprendi muito, quando comecei a andar á pendura, e com algum humor aqui vai:

..::: MANUAL DO BOM PENDURA :::..

Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a pendura.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância,sobretudo se a experiência de pendura é pouca: O PENDURA É CARNE MORTA!
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada,vamos então às regras, para recortar, plastificar e agrafar nas costas do blusão do condutor (Heheheheh).

1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do condutor. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o condutor é de perna curta, ou se a moto está carregada.

2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário 'engrenar' a marcha-atrás.

3. Em andamento, evitar movimento bruscos, do género de olhar para trás, no final das rectas e dizer:"Olha que já não vejo nenhuma moto!"

4. O pendura é o tesoureiro da equipa no que toca ao pagamento de portagens. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.

5. Igualmente, é o navegador da equipa.

6. O pendura pode ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as peseiras. A transferência de peso para as peseiras torna a moto mais manobrável.

7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas peseiras quando a moto circula,devagar, entre o trânsito.

8. Idem,quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no sítio onde a espinha muda de nome.

9. Não adormecer,sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.

10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nas pegas e não no condutor.

11. Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra.

12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação. Se o condutor não for muito 'largo',apoiar-se no depósito.

13. O pendura está, rigorosamente, proibido de olhar para o conta quilómetros e expressar a sua aprovação com apertos de joelhos, punhadas nas costas, etc, etc...

14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.

15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.

16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete, os óculos ou o penteado.

17. O Pendura deve estar tão bem equipado como o condutor (luvas,botas, capacete, etc);

18. O Pendura deve-se ajeitar na moto quando esta está ainda estacionada, antes de iniciar a marcha; mexer-se, virar-se para trás, acenar ou qualquer outro tipo de movimento constante podem desequilibrar o conjunto, e, no mínimo, atrapalhar a concentração do condutor; um aconchego ao iniciar o trajeto, tudo bem, mas ter bichos carpinteiros durante a viagem toda não dá...

19. É preciso ter consciência de que "moto+condutor" formam um único corpo; ao fazer parte do conjunto, é preciso estar "integrado", ou seja, participar na condução, avisando o condutor de factores importantes que possam ter passados despercebidos;

20. O Pendura deve estar atento ao trajeto, especialmente às ruas, lombas, valetas, esquinas, peões... tudo isso pode mudar de repente e originar uma travagem brusca, desequilibrando a moto.

Resenha de vários autores com o contributo dos membros CPM.
A. Monge da Silva, Moto Clube da Costa do Sol
in Motojornal: http://forum.motonline.pt/forum_posts.asp?TID=4716 (http://forum.motonline.pt/forum_posts.asp?TID=4716)
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: moto2cool em 10 de Fevereiro de 2019, 20:01
Só para dar uma achega a este tema, dois vídeos interessantes


https://www.youtube.com/watch?v=G_W0_wboaJE (https://www.youtube.com/watch?v=G_W0_wboaJE)

https://www.youtube.com/watch?v=Y6Y21aDYUKI (https://www.youtube.com/watch?v=Y6Y21aDYUKI)

para quem não dominar o inglês pode recorrer ao tutorial para colocar legendas em português: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,35406.msg90172512.html#msg90172512 (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,35406.msg90172512.html#msg90172512)
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: Paulo Renato Ferreira em 10 de Julho de 2019, 08:08
Pela sua importância e pela forma como estão apresentados, há tópicos que, de tempos a tempos, devem ser realçados, para não caírem no esquecimento, este é um deles...
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: Paulo Renato Ferreira em 02 de Março de 2020, 19:15
Pela sua importância e pela forma como estão apresentados, há tópicos que, de tempos a tempos, devem ser realçados, para não caírem no esquecimento, este é um deles...
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: davidsantos em 03 de Março de 2020, 14:38
Pelo que vejo a minha pendura está bem ensinada lol
Título: Re: Manual do Bom Pendura
Enviado por: Paulo Renato Ferreira em 19 de Setembro de 2021, 12:59
Companheiros

Agora que estamos a recomeçar a participação em Eventos CPM no post-pandemia, é sempre bom recordar alguns tópicos, além de que, pode ajudar os mais novos nestas andanças