Geral => DIY - Faça você mesmo => Tópico iniciado por: TMaxer em 31 de Janeiro de 2016, 22:43
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Este fim-de-semana tive mais uma prova em como a correcta utilização do material de detalhe faz autentico milagres.
No meu DB já tinha dado conta de uma avaria no conta kilometros na TMax que fazia com que esta apenas marca-se precisamente metade da velocidade a que circulava.
Na altura não consegui perceber se a avaria vinha do sensor da roda ou do próprio conta kilometros, pelo que tive que comprar um sensor novo para verificar se o erro vinha daí e como no Ebay também encontrei um quadrante oriundo de um salvado (espero eu… _Rolley_) arremetei-o por um preço simpático.
A avaria era do sensor magnético da roda, pelo que nunca cheguei a colocar o conta-kilometros e como não necessitava dele, coloquei-o de volta no Ebay.
Entretanto, perdi de o vender uma serie de vezes pois os compradores tinham sempre a curiosidade em saber quantos kilometros marcava… certamente porque o interesse na peça não seria para resolver nenhuma avaria, mas sim para valorizar a venda das suas maquinas… _Zang_ _policia_
Este fim-de-semana, finalmente lá me dispus a ver qual o valor no odómetro para ver se finalmente despachava a venda e deixava de receber emails… A ligação foi fácil, basta desligar o cabo de um lado e ligar no outro e rodar a chave.
O número de Kms era cerca de 41 mil e para minha surpresa este conta-kilometros tinha uma cor branca e não vermelha como na minha, mas notei que a mancha que trazia no acrílico ficava muito mal e dificultava a leitura dos dígitos.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs21.postimg.org%2Fi5uhnxf5j%2FIMG_0667.jpg&hash=d82a898cd6efac8e5e89295b175192d7991a6db1)
Resolvi usar um produto adequado ao polimento de plásticos: Mothers Plastic Polish e usar uma esponja “flexipads”, que tem 3 zonas de dureza. Comecei a esfregar com a amarela e terminei com a preta (mais macia).
Em menos de 5 minutos o resultado foi este (sem orbital): _lool_ _pol_
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs21.postimg.org%2Fu6fxonmk7%2FIMG_0668.jpg&hash=f0c944b1dd34c577189a7ccc76577a83ed546339)
Este tipo de produto é fantástico para eliminar este tipo de riscos de zonas em acrílico, como estes visores e os faróis. Também pode tirar os riscos do ecrã, dependendo do tipo que a vossa scooter tem (fazer experiência antes numa zona que fique escondida)
Não querendo fazer publicidade, podem encontrar este produto na Car Care Europe na net ou na Tom Details em Queluz. _pol_
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs21.postimg.org%2F73pephl2v%2FIMG_0676.jpg&hash=49cbef10141fbb30c840887f12086353e6c5dd2f)
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Ficou muito bem, são os mostradores da T white max :)
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O resultado final ficou excelente. _palmas_
Parabéns Miguel por este DIY e que mostra com clareza resultados tão bons entre o antes e depois.. _pol_
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Excelente DYI, o meu problema com a bricolage não é encontrar bons materiais, é que tenho tanto jeito para a a bricolage, como um elefante tem para ser ourives. _lol_
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Caro Tmaxter,
Fantástico resultado. Obrigado pelo post.
Inesperada reacção dos compradores no ebay! Incrível.
Também usei em tempos um produto de nome NOVUS comprado no ebay com 3 frascos para três etapas de polimento em plásticos. Funcionou também muito bem em diversos plásticos desde que correctamente aplicado.
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Belo DYI _palmas_ Obrigado _convivio_
scooter_
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Espetáculo boa dica!!!
Marco Neves
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Tem bom aspecto tem :)
Quanto pagas.te de portes?
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Companheiro
Ficou muito fixe.
Também eu ando sempre à procura de material "em condições" para limpar os plásticos, tanto da maxi como no enlatado.
Nunca comprei nada destinado ao "detalhe", pelo que desconheço por completo este material.
Descobri na FORZA uns riscos (pequenos) em alguns painéis bem como junto às pegas do pendura e que são provavelmente do uso diário.
Já experimentei com alguns sprays mas por serem de uso generalizado não tenho obtido os resultados esperados.
Obrigado pelas dicas.
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JViegas: não sou nada especialista. Já concluí que, para os riscos, não há soluções. Podes por um produto que aparentemente "preenche" os riscos, mas é uma questão de semanas até voltar a aparecer.
Ainda por cima a Honda aplica um verniz que fica bem no stand, mas passado pouco tempo tem riscos. A Africa-Twin de Test-Drive da MotoDiana está toda riscada.
Se quiseres por verniz outra vez, vai a um pintor auto em quem confies. Tem de ser lixado e envernizado outra vez (e polido).
O polimento requer uma polidora verdadeira, não é uma esponja. Vejam por favor a Rupes: http://www.rupestool.com/p/us/en/polishers (http://www.rupestool.com/p/us/en/polishers).
E as massas de corte e polimento são também caras.
Para além disso, posso dizer-vos que os painéis de instrumentos, os faróis e farolins possuem um verniz (2K) de protecção que pode romper facilmente.
Esse verniz poderá ter de ser reposto. Não dá para fazer em casa facilmente.
É, preferencialmente, um trabalho para Profissionais e com experiência
P.
Companheiro
Ficou muito fixe.
Também eu ando sempre à procura de material "em condições" para limpar os plásticos, tanto da maxi como no enlatado.
Nunca comprei nada destinado ao "detalhe", pelo que desconheço por completo este material.
Descobri na FORZA uns riscos (pequenos) em alguns painéis bem como junto às pegas do pendura e que são provavelmente do uso diário.
Já experimentei com alguns sprays mas por serem de uso generalizado não tenho obtido os resultados esperados.
Obrigado pelas dicas.
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Pois acho que devo considerar as marcas na Forza como sinais de experiência. Sabem o que era fixe? Um pequeno workshop sobre o assunto. O pessoal comprava o material, juntava se e em conjunto aprendia mais umas dicas sobre manutenção de plásticos. Huuuumm.
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Excelente DYI, o meu problema com a bricolage não é encontrar bons materiais, é que tenho tanto jeito para a a bricolage, como um elefante tem para ser ourives. _lol_
_lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Olha que esta brico é fool proof... _pol_ _pol_ _pol_
Sapiens, CB500X7 e mpaneves: _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _convivio_ _convivio_ _convivio_
las125: essa marca nao conhecia _pol_ ja fui a net percebi que é uma marca prestigiada no sector mas que nao tem representante cá em PT _pol_ . Geralmente opto pelos produtos do Pedro Pinto pois tenho a facilidade de ir a loja e dar 2 dedos de conversa com o Pedro e pedir algumas recomendacoes e dicas de aplicacao _pol_ _pol_
Diogo: comprei o produto na loja da tomdetails em Queluz... se mandares vir da Car Car Europe (Madrid) penso que da para ver o custo dos portes no site _pol_
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Jviegas, O pedroareias é master nessa area de vernizes... _pol_ _pol_
Por experiencia, confirmo que os vernizes das motos sao geralmente finos e muito macios... se os riscos nao forem muito profundos podem tentar com uma orbital equializar a superficie usando uma esponja macia (verde ou preta) e um polish de pouco corte ou de "final finish".
No caso de os riscos estarem numa zona de facil acesso podes tentar fazer o processo usando a flexipads (esponja de 3 cores)
Como ele tambem disse, ha produtos que eliminam os riscos... sao tipo "fillers" que "enchem" o risco por forma a tornar a superfice lisa, mas sao produtos que saiem ao fim de algum tempo.
Se quiseres da proxima vez que estivermos junto, eu dou uma olhada e vejo o que se pode fazer _pol_ _pol_
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Dá imenso jeito quando este DIY pois por vezes as coisas estão boa mas de aspeto....
A minha questão relativamente a esse produto é saber se também funciona nas viseiras dos K7 pois tenho uma escura que posso usar no verão mas está toda riscadinha :(
já agora depois de fazer esse "tratamento" poderão dar um verniz BOM para manter esse aspeto novo